F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+9
Edison
Prof. Azenilto G. Brito
Célio Saldanha
Gilcimar
Ernesto
Clébio
Vasuilvan
Norberto
Julio Celestino
13 participantes

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"


    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 652
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qua 08 Abr 2015, 04:42

    Olá, Júlio Celestino

    Eu não sei por que cita esses documentos, como se eu já não os tivesse citado. Pois os citei todos, e sei muito bem o que dizem. E se você NÃO PRATICA o que dizem, para que citá-los?

    Eles defendem UMA GUARDA DO DOMINGO COMO O ADVENTISTA DEFENDE A GUARDA DO SÁBADO, e não essa ambiguidade de apenas dedicar umas horinhas no domingo para ir à Igreja, e depois fazer o que bem entende com o tempo--comprar, vender, ver o esporte no estádio ou na TV. Não é esse o ESPÍRITO da verdadeira observância do 4o. mandamento segundo esses documentos que citou.

    Aliás, a própria Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal, da CPAD, na pág. 112, após defender a adoção do domingo pelos apóstolos devido à ressurreição de Cristo num domingo (fato que não tem respaldo bíblico algum), declara que esse “dia do Senhor” é para ser inteiramente dedicado ao culto. Só que os assembleianos e outros crentes que leem isso NÃO LEVAM A SÉRIO isso coisa nenhuma, como eu bem sei.  Ou seja, quando citam arguementos em defesa do domingo, é só pra contrariar, para lembrar um sambinha famoso. . .  Só como contraponto ao “inconveniente” mandamento do sábado, pois também não morrem de amores pelo domingo.

    Mas não é essa a POSIÇÃO OFICIAL desses documentos oficiais, pois até documentos mais modernos dos batistas, como a Declaração Doutrinária dos batistas da CBB e CBN falam do “sábado cristão”, em termos da tradição dominical (na verdade, tradição católica-romana) devendo tal dia ser respeitado, sem atividades seculares nem recreativas (ver seus respectivos artigos X e XV).

    Então, defender o domingo só pra contrariar o sábado termina sendo DIANENHUMISMO DISPENSACIONALISTA do mesmo jeito. E embora você garanta que não é dispensacionalista, termina que é, pela sua argumentação sobre 'lei abolida' e coisas nessa linha. O dispensacionalismo, como é explicado num dos links que eu indiquei da seção de Estudos Bíblicos deste fórum, tem dois vieses--o da mirabolante escatologia israelocêntrica, e o da Lei X Graça, que termina desembocando na ambiguidade sobre o 4o. Mandamento, o que em termos práticos é o “dianenhumismo” da maioria esmagadora dos crentes evangélicos.

    Então, seus ataques sutis, ou nem tanto, contra a Igreja Adventista não servem para acobertar a verdadeira ambiguidade de sua atitude (e de tantos outros evangélicos) sobre o tema da lei divina. Afinal, o que pensa dos 10 Mandamentos? São ainda a norma de conduta cristã integralmente ou não? Isso creio que não ficou claro nas suas exposições.

    Abraços

    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 652
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 27 Set 2015, 15:49


    Aloha amigos e irmãos, desde Kaunakakai, Molokai, HI:

    Tanto tempo se passou, e até agora não apareceu ninguém para nos dar TRÉPLICA a nossa RÉPLICA às bem intencionadas respostas ao nosso questionário pelo amigo Julio Celestino.

    Bem, vamos continuar esperando. . .  Mas saibam que certa vez encontrei num fórum em espanhol um questionario intitulado "40 Preguntas a los Adventistas del Séptimo Día". Pois bem, eu as respondi todas, uma por uma, mas acrescentei uma PREGUNTA DE RETRIBUCCIÓN para cada resposta dada. Estas JAMAIS foram respondidas. . .

    Alias, eis a tradução ao português do referido questionário, minhas respostas e as PERGUNTAS PARA RETRIBUIÇÃO, jamais respondidas pelos de língua portuguesa também (são três segmentos, e ao final de cada um há indicação do link que conduz ao seguinte):


    http://www.c-224.com/40a-1-10-a.html
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Vasuilvan Seg 28 Set 2015, 22:44

    ;;;;;;


      Muito boas as perguntas feitas sobre a crença adventista...
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Betho Ter 29 Set 2015, 16:49

    O tópico é herculoso.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 03 Out 2015, 01:27

    Betho escreveu:O tópico é herculoso.

    Podes traduzir isso para nós? O que queres dizer com esse adjetivo até ambíguo, “herculoso”?

    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Betho Sáb 03 Out 2015, 08:38

    O tópico foi lido é grandioso em todos os sentidos. Qual é dentre ele, um argumento preciso e de padrão ouro ou um verso que aponte ou não a legalidade atual do Sábado?
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Betho Sáb 03 Out 2015, 11:24

    Por exemplo:
    .
    εγενομην  G1096:V-2ADI-1S Tornei a ser
    εν  G1722:PREP em
    πνευματι  G4151:N-DSN ao espírito
    εν  G1722:PREP em
    τη  G3588:T-DSF à
    κυριακη  G2960:A-DSF pertencente ao Senhor
    ημερα  G2250:N-DSF data  
    Rev 1:10

    Tradução “Tornei a ser no espírito na data pertencente ao Senhor”.
    .
    Que não vos movais facilmente do “vosso” entendimento, nem “vos” perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. ACF 2 TS 2:2.
    .
    Fica evidente que o dia/data do Senhor não é NECESSARIAMENTE Sábado ou Domingo. A questão é investigar item por item do "herculoso" tópico,  isto não significa o desmérito dele, muito pelo contrário!
    .
    Nunca encontrei até hoje nas Escrituras, um entendimento que abolisse os Mandamentos e a Lei Judaica, porém, observo que dependendo das circunstâncias e de qual povo judeu ou gentílico, inicialmente, somente a Lei do Ungido Jesus é cumprida, na qual resume-se todos os outros mandamentos.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty BYE, BYE, MOISÉS. . .

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 14 Nov 2015, 22:19


    Olá, Betho

    Estranho sua religião ser indicada como “ateísmo”, mas preocupar-se com um tema bíblico. Na verdade, eu discordo de você quando fala em “lei de Moisés” como válida atualmente, pois o que temos que seguir é a lei de Cristo/lei de Deus (que são uma só e a mesma). Como já tenho dito em diferentes discussões aqui no FE, Moisés já veio, já cumpriu a sua missão, já se foi dentre nós, bye, bye Moisés. Agora temos que nos preocupar com a “lei de Deus”. Paulo diz que a tem em mente visando a obedecê-la, ainda que acossado pela “lei do pecado e da morte”, que é a forma em que retoricamente se refere ao pecado, como uma lei “concorrente” a essa “lei de Deus” (Rom. 7:25). E ele identifica tal “lei de Deus” como a que traz o preceito “não cobiçarás” (vs. 7 e 8'). E utilizando o tempo verbal presente diz que essa “lei de Deus” É (não diz ‘era’) santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22).

    Então, essa é a “lei de Deus” para a Era Cristã, enquanto a “lei de Moisés” representou tudo aquilo que era uma legislação para Israel, sob o Velho Concerto, mas visando também a transformar o mundo. Muita gente não entende as razões de Deus ter estabelecido esse concerto com Israel que envolvia tantas leis, de caráter moral, cerimonial, civil, higiênico, penal. Num estudo que temos na seção de estudos se pode entender melhor isso. Por ele a pessoa pode ter uma noção se sua visão sobre Deus e Seus modos de agir pela humanidade, por Israel ou pela Igreja é MICRO ou MACRO:


    http://forumevangelho.com.br/t4854-sua-visao-sobre-as-acoes-divinas-e-micro-ou-macro
    avatar
    Jorge Paulo Barbosa
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 211
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Vila Velha - ES
    Religião : CRISTÃ
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 432
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Jorge Paulo Barbosa Qui 04 Fev 2016, 16:29

    Matou a pau professor.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Betho Qui 04 Fev 2016, 19:34

    Jorge Paulo Barbosa escreveu:Matou a pau professor.

    E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde. Atos 28:23

    Já abandonei, portanto, façam o mesmo.
    avatar
    Jorge Paulo Barbosa
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 211
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Vila Velha - ES
    Religião : CRISTÃ
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 432
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Jorge Paulo Barbosa Sex 05 Fev 2016, 10:09

    .
    Betho,

    Abandonar o que especificamente?
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Tzaruch Seg 30 Jan 2017, 00:41

    .
    Olá a todos.





    5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.





    Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.


    .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Tzaruch Sex 29 Dez 2017, 02:43





    Olá a todos.








    5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.



    Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.







    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 P_up_en

    avatar
    Jonas
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 5
    Idade : 33
    Cidade/Estado : Bento Gonçalves
    Religião : Cristão
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 63
    Data de inscrição : 23/02/2016

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Muito bom!

    Mensagem por Jonas Seg 05 Mar 2018, 21:47

    Azenilto está de parabéns, refutou com maestria todos os argumentos antibíblicos apresentados pelo Julio Celestino. Parabenizo os dois pela forma como foi conduzida a discussão.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Tzaruch Ter 19 Dez 2023, 01:51





    Olá a todos.








    5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.



    Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.







    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 P_up_en


    Conteúdo patrocinado


    Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina  e do sábado" - Página 5 Empty Re: Minha resposta as "40 perguntas verdadeiramente tira-teima sobre o tema da Lei Divina e do sábado"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 14:50