F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+12
Marcelo Almoedo
Gilcimar
Jose Nildo
Gleison Elias
Chico Costa
Valdomiro
Lúcio Monteiro
Norberto
Maria Madalena
RBianch
Anderson Luiz Louzada
Vasuilvan
16 participantes

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qui 10 Out 2013, 21:31

    De quantas maneiras podemos reescrever este versículo, mantendo-se fiel à mensagem passada por ele?.

     

    E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    Marcos 2:27



      -  E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem,
          -
          -
          -

      - e não o homem por causa do sábado.
          -
          -
          -
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Sex 11 Out 2013, 00:39

    Boa noite!

    Vasuilvan, vejo que tenta até hj q seus irmãos do Forum aceitem o Sábado como vc aceitou pela sua doutrina. Vc realmente precisa disso? Acho q não. Importante é o q vc sente.

    Escrevi isso acima porque é a impressão q me causou.

    Anderson

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Sex 11 Out 2013, 07:39


    Grato amigo Anderson, pela sua posição. Não fui chamado por DEUS, para fazer outra coisa, simplesmente pregar a verdade que a mim era oculta.

    Queria realmente descobrir o porque de algumas pessoas não compreenderem as passagens como eu entendo. Percebo claramente que aí mora todo o segredo. Enquanto para mim está muito claro o entendimento, para outros parece totalmente obscura a mensagem. E, sua opinião pra mim significa muito. Poderia deixar a sua opinião?.

    Até mesmo porque acredito que na hora decisiva, serão as verdades que sustentarão os fieis. Penso assim...
    RBianch
    RBianch
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 658
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Ipatinga/MG
    Religião : Espírita
    Igreja : Desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 61
    Pontos de participação : 1029
    Data de inscrição : 12/08/2013

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por RBianch Sex 11 Out 2013, 09:05

    Bom dia a todos!

    Vasuilvan, creio que Deus conhece o coração de cada um, que Ele sabe no nosso íntimo o que nós fazemos de certo e errado, portanto meu amigo, não precisa se preocupar se os outros também tem como verdade a doutrina do sábado ou não, pois, se você a segue sinceramente e isto lhe faz bem, Deus com certeza considerará seu esforço.

    Aqui na minha cidade eu conheço alguns adventistas (que eram de outras denominações evangélicas antes) que só o são por causa do sábado, para se "beneficiar" tendo um dia de "descanso" na semana.

    Podemos escolher se iremos crescer com a nossa doutrina ou se iremos nos "beneficiar" dela. Mas, como eu disse, nosso coração é um livro aberto para Deus, e o que "na hora decisiva" irá pesar será o quanto você amou a Deus e ao seu próximo, não qual doutrina você seguiu ou deixou de seguir.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Maria Madalena Sex 11 Out 2013, 09:46


    Vasuilvan escreveu:E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    Marcos 2:27


    A Paz de Deus a todos

    Podemos fazer a seguinte leitura dessa passagem: "Deus não criou o homem com o propósito do descanso e adoração no sábado, mas criou o sábado com o propósito de beneficio do homem, para que pudesse descansar e adorar nesse dia".
    Marcos 2:27
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Sex 11 Out 2013, 10:45

    Bom dia!

    Vasuilvan escreveu:Grato amigo Anderson, pela sua posição. Não fui chamado por DEUS, para fazer outra coisa, simplesmente pregar a verdade que a mim era oculta. Queria realmente descobrir o porque de algumas pessoas não compreenderem as passagens como eu entendo
    O emprego da verdade é algo sublime mesmo, mais que uma missão a colocaria até como um Sacerdócio. Mais a liberdade de ir e vir, onde começa a liberdade do outro termina a sua, também é uma verdade dada por Deus ao homem, "O livre-arbítrio", então meu irmão algumas pessoas entendem sim a mensagem do sábado, mas não aceitam por algum motivo que para elas justificam tal atitude e temos que aceitar pois assim como nós possuem seu Livre-Arbítrio, alias uma outra verdade é que não se impõe conhecimento seja ele verdadeiro ou não é a pessoa que o aceita.

    Veja quem vai na sua Igreja, e se identifica com ela está mais pré-disposto a aceitar seus ensinos e você como foi chamado por Deus e também nela se encontrou tem o dever, até a obrigação de ensinar aqueles que bateram a porta.

    Vasuilvan, você diz que foi chamado por Deus, pois bem cada filho de Deus, cada um também será chamado por ele no seu tempo e hora certa, não é nos que decidimos o dia e hora, nós devemos buscar mais a permissão vem de Deus.

    Vasuilvan, quanto a minha opinião a respeito de guardar o sábado penso assim: Aqueles que se setem chamados por Deus a cumprirem esta guarda deve faze-lo. Mais o chamado também pode ser outro amigo, explico, eu por exemplo atendo muitos que batem a minha porta precisando as vezes que vc apenas os escute, outros que vc mostre o quanto Deus é presente em nossas vidas. Algumas dessas pessoas meu irmão as vezes chegam no templo pensando em suicídio, então como negar o atendimento a estes irmãos filhos de Deus no sábado. ha também aqueles que trabalham material no sábado para ganhar o pão de cada dia e não podem mesmo por não terem outra opção.
    Se um pai aqui da terra quer o bem do seu filho, quanto mais Deus que ama incondicionalmente cada filho, jamais acredito eu exigiria dele tal atitude que lhe prejudicaria e até outros que dependesse deste.

    Anderson Louzada
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Norberto Sex 11 Out 2013, 11:30

    .
    "O sábado foi feito por causa do homem e não ao contrário, tendo como fator principal o seu descanso físico, além dos seus animais e hóspedes estrangeiros."


    Dt 5.12-15:

    Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

    .
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Lúcio Monteiro Sex 11 Out 2013, 14:56

    "O sábado foi feito por causa do homem", e não, por causa dos anjos. Precisarão os homens - que serão como os anjos e habitarão moradas celestiais, onde "não há necessidade de sol nem de lua" - guardar um sábado semanal ?  E se o sábado não é uma lei também para os anjos, será que é mesmo uma lei moral? Ou não será uma provisão de Deus  para garantir o descanso de quem trabalha, como bem comentou o Norberto, e tempo para o trabalhador se lembrar com gratidão de seu Criador? Que acha, Vassuilvam?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Valdomiro Sáb 12 Out 2013, 14:06

    Vasuilvan, Paz!

    Caro irmão, acredito que apenas uma verdade emana deste versículo ainda que nossos entendimento divirjam.

    Acredito que o contexto de Mc. 2.27 é a base para seu correto entendimento.

    Em que contexto este verso foi proferido?

    Os discípulos haviam acabado de colher espigas, com as mãos, numa seara alheia em um dia de sábado.

    Aqui tem-se dois fatos: o colher na seara dos outros e o fato daquele dia ser sábado.

    Havia algo errado em colher espigas no campo dos outros? Não, não havia! Dt. 23.25 “Quando entrares na seara do teu próximo, com as mãos arrancarás as espigas; porém na seara não lhe meterás a foice”

    Mas, isso não poderia ser feito no dia de sábado. Lembremos que quando o maná foi dado por Deus, não se poderia colher mais do que a porção diária e na sexta-feira deveria se colher em dobro pois não haveria no sábado. O que equivale dizer que colheita no sábado, mesmo para saciar a fome, não era permitida.

    O que foi que os discípulos fizeram? Colheram em dia de sábado!

    Os fariseus, evidentemente, reclamaram! A questão é: a reclamação era indevida?

    Jesus justifica a ação dos discípulos citando ocorrências havidas sob a égide da lei.

    Davi juntamente com os seus companheiros comeram dos pães da proposição, os quais não era lícito comer.  (Mc. 2.25) Foi ou não um transgressão?

    A passagem paralela, em Mt. 12.5, ainda fala dos sacerdotes. Está textualmente dito: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam (βεβηλοῦσιν) o sábado, e ficam sem culpa? ”

    O verbo “violam” ai é a mesmo ocorrido em At. 24.6: “O qual intentou também profanar (βεβηλῶσαι) o templo”.

    E é o mesmo que os LXX usaram em Ex. 31.14: “aquele que o profanar (ὁ βεβηλῶν) certamente morrerá”.

    A pergunta subjacente a esta, feita por Jesus, é: Isso é possível? Os sacerdotes todos os sábados violavam o Quarto Mandamento da Lei de Deus, e ficavam sem culpa?

    É provável que a única resposta possível a esta pergunta seja “Sim”. Ou reconhecermos um erro de julgamento de Jesus, que seria a negativa. Os sacerdotes não tinham culpa alguma por nunca violavam o sábado.

    Bem, em que contexto tal reivindicação foi buscada? Claro que foi em um contexto de busca de defesa dos discípulos por causa da espiga colhidas no sábado.  Será que Jesus resgatou um fato que os judeus tinham compreensão deturpada ou foi um fato concreto, notado por ele mesmo como violação?

    Acredito que a essa altura não há como negar a possibilidade de violação sem imputação de culpa. A não ser, como eu disse, que Jesus esteja enganado ou não quis dizer o que disse.

    Então, qual era a condição da violação sem culpa nos sábado? O texto é claro: Estar no templo a serviço de Deus!

    A surpreendente conclusão de Jesus para justificar os discípulos foi “aqui está quem é maior do que o templo.” (Mt 12:6).

    Jesus não disse que os fariseus estavam errados na observação, não falou nada contra suas observações ali, mas lançou mão de um fato que os judeus estavam habituados com o objetivo de mostrar a isenção de culpa dos discípulos ao estarem no Maior que o Templo. E quem está em Jesus está além da letra da Lei, mas no espírito da Lei. Guardados nEle a servido de Deus, quais sacerdotes. Nada do que um verdadeiro crente faz o faz para si, mas para Deus, através de seu Filho: Cl 3:17 “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” e ainda “e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus”. (Gl. 2.20). Essa consciência nos coloca dentro do Maior que o Templo, fazendo tudo para Deus, que era o que os sacerdotes faziam dentro do templo.

    Se um crente se prontificar fazer tudo o que faça para Deus (toda e qualquer ação), certamente ele não terá oportunidade de viver em pecado. Guardar um dia em especial abre margem para se descuidar nos outros. Ao passo que estar no Maior que o Templo nos permitirá viver para Deus sempre.


    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Chico Costa
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1736
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Gravataí/RS
    Religião : Sem Religião
    Igreja : Sem Igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 58
    Pontos de participação : 3478
    Data de inscrição : 02/01/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Chico Costa Sáb 12 Out 2013, 14:44

    Pelo que entendi da passagem bíblica, a semana deveria ter apenas 6 dias. É isso? Por causa do Homem, Deus criou mais um dia.

    E ese dia deve servir para o Homem trabalhar, tirar o atraso das atividades que não conseguiu durante o resto da semana. É isso?
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qua 16 Out 2013, 08:29


    R bianch disse...

    Vasuilvan, creio que Deus conhece o coração de cada um, que Ele sabe no nosso íntimo o que nós fazemos de certo e errado, portanto meu amigo, não precisa se preocupar se os outros também tem como verdade a doutrina do sábado ou não, pois, se você a segue sinceramente e isto lhe faz bem, Deus com certeza considerará seu esforço.

    Aqui na minha cidade eu conheço alguns adventistas (que eram de outras denominações evangélicas antes) que só o são por causa do sábado, para se "beneficiar" tendo um dia de "descanso" na semana.

    Um absurdo meu amigo. Sendo isso verdade, segundo seus corações. Penso que o benefício da guarda do sábado, seja algo recebido diretamente de DEUS, em forma de bênçãos, em consequência da obediência, mas querer receber deste mundo os benefícios da guarda do sábado, é algo não bíblico , muito menos divino...

    Podemos escolher se iremos crescer com a nossa doutrina ou se iremos nos "beneficiar" dela. Mas, como eu disse, nosso coração é um livro aberto para Deus, e o que "na hora decisiva" irá pesar será o quanto você amou a Deus e ao seu próximo, não qual doutrina você seguiu ou deixou de seguir.


    Só não posso fechar os olhos para o fato de que existam doutrinas que levam à perdição...
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qua 16 Out 2013, 08:42

    Partes da mensagem do Anderson...

    O emprego da verdade é algo sublime mesmo, mais que uma missão a colocaria até como um Sacerdócio. Mais a liberdade de ir e vir, onde começa a liberdade do outro termina a sua, também é uma verdade dada por Deus ao homem, "O livre-arbítrio", então meu irmão algumas pessoas entendem sim a mensagem do sábado, mas não aceitam por algum motivo que para elas justificam tal atitude e temos que aceitar pois assim como nós possuem seu Livre-Arbítrio, alias uma outra verdade é que não se impõe conhecimento seja ele verdadeiro ou não é a pessoa que o aceita.

    Grato amigo Anderson,,,não é à toa que o tenho como referência neste forum...

    ha também aqueles que trabalham material no sábado para ganhar o pão de cada dia e não podem mesmo por não terem outra opção.
    Se um pai aqui da terra quer o bem do seu filho, quanto mais Deus que ama incondicionalmente cada filho, jamais acredito eu exigiria dele tal atitude que lhe prejudicaria e até outros que dependesse deste.

    Anderson Louzada

    Sim, penso que aquele que não compreendeu e não aceitou o convite da guarda do sábado, não possui qualquer compromisso com essa obediência...
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qua 16 Out 2013, 08:49



    Maria Madalena disse...

    A Paz de Deus a todos

    Podemos fazer a seguinte leitura dessa passagem: "Deus não criou o homem com o propósito do descanso e adoração no sábado, mas criou o sábado com o propósito de beneficio do homem, para que pudesse descansar e adorar nesse dia".
    Marcos 2:27



    Sim a miga Madalena, é desta forma que o entendo. O que me motiva a buscar entendimentos diversos, é o fato de que, Eu, em particular uso este verso para justificar minha prática da guarda do sábado e o intrigante é que os não defendem esta guarda, também utilizam este mesmo verso, com se ele estivesse dizendo algo completamente oposto ao que diz. Então, fico curioso com esta capacidade de enganação que o inimigo das almas é capaz de produzir na capacidade de discernimento das pessoas...
    RBianch
    RBianch
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 658
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Ipatinga/MG
    Religião : Espírita
    Igreja : Desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 61
    Pontos de participação : 1029
    Data de inscrição : 12/08/2013

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por RBianch Qua 16 Out 2013, 09:08

    Bom dia Vasuilvan,

    Pois é meu caro, infelizmente há muito mais falsos cristãos do que cristãos de fato.

    Em relação as doutrinas, todas elas podem nos levar a perdição, depende apenas de como vamos interpretá-la e utilizá-la. No exemplo que citei, dos meus conhecidos que se tornaram adventistas com o único objetivo de obter o "benefício" próprio, está claro que podemos nos perder em qualquer lugar, depende apenas de nossa intenção. Concordo com você que existem doutrinas imorais, mas também, dependem apenas de nossa interpretação e consciência para não segui-las. O conceito de bem e mau é intrínseco do ser humano, seguir uma doutrina moralmente e eticamente incorreta é, no mínimo, imprudência, ignorância e/ou negligência, pra não dizer coisas mais pesadas.

    Ricardo Bianchini
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qua 16 Out 2013, 12:26

    Prezado Vassuilvam

    Admiro seu zelo e sinceridade, obedecendo aos ditames da consciência, que também é "lei de Deus" para nós. Mas, o pensamento da IASD vai muito além que ouvir a voz da própria consciência. Acham que é ilegal desobedecer à Lei de Deus mesmo quando o objetivo desta Lei já foi cumprido. Isto se chama LEGALISMO.

    Um exemplo de legalismo: Num cruzamento, há um semáforo enganchado no vermelho. Todos os motoristas passam com cuidado. O legalista para o veículo e telefona para o Departamento de Trânsito para resolver o problema, pois ele não pode passar. Por que? Ele não discerniu o propósito da lei de trânsito e do semáforo.

    Madalena opinou e Vassuilvam escreveu:Madalena: "Deus ... criou o sábado com o propósito de beneficio do homem, para que pudesse descansar e adorar nesse dia. (Marcos 2:27).

    Vassuilvam: "Sim, amiga Madalena, é desta forma que o entendo... Eu, em particular uso este verso para justificar minha prática da guarda do sábado e o intrigante é que os não defendem esta guarda, também utilizam este mesmo verso, com se ele estivesse dizendo algo completamente oposto ao que diz."
    Você concordou com Madalena, mas 'captou' o que ela disse? "  O propósito de Deus era que o homem pudesse descansar e adorar pelo menos nesse dia. Observe como foi repetido o quarto mandamento aos israelitas que antes trabalhavam de sábado a sábado, sem tempo para descansar nem se lembrar de Deus:

    "E tens de lembrar-te de que te tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a fazer-te sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Jeová, teu Deus, te mandou observar o dia de sábado" (Deuteronômio 5:15 - NM - O grifo é meu).

    Note, também, que se lembrar de Deus com gratidão e adorá-lo aos sábados é apenas um ponto de partida. O propósito de Deus é despertar um amor tão grande por ele em seus adoradores por transformar todos os dias da semana num dia igual ao Sábado. Veja:

    "E será que, desde uma Festa da Lua Nova até a outra e desde um sábado até ao outro [sábado], virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR" (Isaías 66:23 - Almeida RC).

    Observe que no cenário de Isaías 66, a adoração não é só "de sábado em sábado", sobrando os outros seis dias para outras atividades. A adoração seria feita "de um sábado ao outro [sábado]", ou seja, todos os dias da semana, indicando uma atitude permanente de gratidão e adoração a Deus.

    É por esta razão que um cristão não considera o Sábado como um dia superior aos outros da semana (Romanos 14:5). Não porque o Sábado diminuiu de importância, mas porque os Outros Seis Dias da semana aumentaram de importância, sendo elevado ao mesmo patamar que era o Sábado semanal para os judeus.

    A "obra" de  "não fazer nenhuma obra no sábado" evidentemente não estava relacionada ao fim, mas ao meio de se atingir o fim. Qual era o fim ou finalidade do Quarto Mandamento e dos três anteriores? Era induzir o homem a "Amar ao SENHOR teu Deus de todo o coração, alma, mente e forças". Isto não se restringe à ideia pequena ou embrionária de a pessoa apenas não fazer nenhuma obra no sábado. Ela abrange o cristão fazer de toda a sua vida um grande SÁBADO.

    Lúcio

    Conteúdo patrocinado


    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 05:34