F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+70
Roberto Costa
Betho
Arcolino
Tzaruch
Leo Carvalho
McLiano
Jorge Paulo Barbosa
Waiky
DiaconoJonas
Kellyne
Jaecio
Pires
Janete
Julio Celestino
Paulo Moraes
Edivagna
Tiago Garcia
Rodrigues
Mario Wellington
Elielson Ribeiro
Dannilo Stelio
Clayton Lima
Célio Saldanha
Gilcimar
Rasabino
Prof. Azenilto G. Brito
Fabio dos Santos
Ademar
RBianch
Juliano Toledo
Diephe
Bruno Azeredo
Vasuilvan
CarlosB
Gleison Elias
Flavio da Silva
Edinêr
Cintia Mendonça
Gerson Witezak
Thigo
Cassia Santos
EmanuelFFPavoni
Maristela
José Pereira
Márcio
Celia Carvalho
Claud.CJJ
Marcelo Almoedo
Cardoso
Diego
Francisco Ewerton
Edison
Leonardo
Marcia
Pr. Francisco Belvedere
Pereira
Lanes
Samuel Matos
Maria Madalena
Jefté
Anamim
--d@niel--
Clovis
Bruno
Devaney
Norberto
José Herminio
Márcio Gomes
Valdomiro
Zilton Alencar
74 participantes

    O Dizimo e a Nova Aliança

    Votação

    Qual a sua opinião sobre o dízimo na igreja?

    [ 36 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Bar_left33%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Bar_right [33%] 
    [ 48 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Bar_left44%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Bar_right [44%] 
    [ 25 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Bar_left23%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Bar_right [23%] 

    Total de votos: 109

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Seg 14 Jul 2014, 15:58

    Célio, Paz!

    Tanto avareza é pecado como roubo de herança alheia. Qualquer um que tenha se detido o mínimo na história da instituição do dízimo, sem o interesse financeiro de hoje, verá que o dízimo da lei é herança de uma das doze tribos de Israel. E o dízimo dado por Abraão e Jacó são voluntários. Então por nenhuma das duas vias a Igreja é obrigada ou mesmo aconselhada a dar o dízimo.

    Paz!
    Valdomiro.

    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3455
    Data de inscrição : 17/11/2011

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Vasuilvan Seg 14 Jul 2014, 22:12

    ;;;;;;


    Gleison... escreveu:Jacó e Abraão dizimaram, uma única vez,


    Gleison, de qual texto bíblico, vem essa certeza?...
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gilcimar Seg 14 Jul 2014, 22:16

    Valdomiro escreveu:E o dízimo dado por Abraão e Jacó são voluntários.

        Onde está escrito que esta prática era voluntária ?

        Quem inventou esta prática chamada dizimo ?

        Qual a razão da origem disso ?

        E por que seria voluntário ?

        Eu ainda sinceramente aguardo respostas as postagens 416 e 414....

        Com toda honestidade e sinceridade que alguém pode ter....

        Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Ter 15 Jul 2014, 11:48

    Gilcimar, Paz!

    A pergunta oposta também é válida: "Onde está escrito que esta prática era obrigatória?"

    Alguém só pode dizer que algo é obrigatório quando esse algo está expressamente dito ser, porque obrigação necessita ser determinada. A não obrigação, em vias normais, não precisa ser determinada. Nada, não essencial, que não esta determinado pode, pela via natural, ser considerado obrigatório. Além do mais NÃO HÁ SENTIDO em Jacó, por exemplo, VOTAR fazer algo que ele já era obrigado a fazer. O voto reflete a voluntariedade do votante e da coisa com que se vota. Não haveria qualquer mérito no voto de Jacó se o dízimo fosse obrigatório. Entre perceber que, do ponto de vista bíblico, a partir das coisas escritas, o dízimo não era obrigatório e buscar uma origem, sei lá onde, que determine que ele era (e depois transportar isso para dentro da Bíblia), prefiro ficar só com a Bíblia e sua suficiente informação para o caso.

    Não me convide a especular sobre o que não está escrito. Pouco importa para o caso saber quem determinou o dízimo. De especulação, por especulação, poderia ser dito que foi o próprio Abraão que resolveu estabelecer ali ao praticar o primeiro exemplo bíblico.

    Você não precisa de respostas às postagens 414 e 416, ao menos dadas por mim, pois não vejo muito sentido em tuas perguntas. Alguém que veja poderá te responder com mais propriedade. Vou dar um exemplo rápido.

    Você perguntou na postagem 416 quando falei do fato de Deus determinar que fosse dada aos levitas: "A origem do Dizimo esta ligado com este propósito ?" Mas, isso pouco (ou NADA) importa, pois mesmo que Deus houvesse determinado a Adão que ele desse o dízimo do fruto da árvore do Bem e do Mal, no pentateuco o dízimo passou a ser de Levi de todo jeito. Logo vejo os teus "questionamentos" como algo que visa por óbice a se chegar ao ponto que a Bíblia já chegou.

    Peço perdão a você por não sentir ânimo para responder esse tipo de questionamento. Falei da 416 só para te mostrar a ausência de sentido, ao menos assim entendo, dessas tuas perguntas.

    Acho até que se você parasse um pouco para pensar nem faria a pergunta, a não ser que "sinceramente" os motivos o impeça de ver o fato simples.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gilcimar Ter 15 Jul 2014, 15:21

    Valdomiro escreveu: A pergunta oposta também é válida: "Onde está escrito que esta prática era obrigatória?"

    Eu concordo com você..

    Logo cria-se um impasse  e eu e você não podemos afirmar nada sem apresentar o algo escrito...

    Valdomiro escreveu: Além do mais NÃO HÁ SENTIDO em Jacó, por exemplo, VOTAR fazer algo que ele já era obrigado a fazer.

    É possível sim votar cumprir o que deveria...

    Eu fiz uma voto que sempre obedeceria minha mãe e que nunca mais deixaria de agir fora disso.....

    Não existe está ideia que se é voto logo é porque não era obrigatório ...

    Estas situações tem exceções....

    Agora Jacó só poderia dizimar aquilo que tivesse posse  e foi ele isso que votou ...


    Não me convide a especular sobre o que não está escrito.

    Então na define nada pelo que não está escrito....

    Não  esta escrito que o Dizimo foi estabelecido por causa dos levitas...
    Já existia antes dos levitas  e você não pode definir o dizimo da forma que definiu sem saber com que proposito isto veio a existência .....

    Quem a estabeleceu ?

    Não esta escrito...

    Será que foi Abraão ?

    Deus ?


    Você não precisa de respostas às postagens 414 e 416, ao menos dadas por mim, pois não vejo muito sentido em tuas perguntas.

     Você já imaginou sem todos aqui deixar de responder as perguntas dos outros por simplesmente dizer que não viu sentido nelas ?

     Se eu fizer isso com você , você talvez possa pensar que seja uma estratégia minha  para fugir de alguma situação....

     Mesmo que você não aceite é lógico que as informações anteriores aos levitas são importantes sim para compreender o dizimo....

     Se o dizimo já existia antes não pode ser dito que Findou  por causa do fim de um outro  proposito que foi dado para ele depois e que não está ligado com sua origem....


    Você perguntou na postagem 416 quando falei do fato de Deus determinar que fosse dada aos levitas: "A origem do Dizimo esta ligado com este propósito ?" Mas, isso pouco (ou NADA) importa, pois mesmo que Deus houvesse determinado a Adão que ele desse o dízimo do fruto da árvore do Bem e do Mal, no pentateuco o dízimo passou a ser de Levi de todo jeito. Logo vejo os teus "questionamentos" como algo que visa por óbice a se chegar ao ponto que a Bíblia já chegou.

    Aqui se usa aquele argumento do Silêncio...

    E faz com incoerência pois eu comecei a tratar o dizimo a partir de Abraão....

    Eu tratei quando a Bíblia começa a falar dele e foi você que trabalhou coisas na frente sem pensar nas coisas anteriores...

    Por isso fiz aquelas perguntas pois as fiz sobre cada afirmação tua....

    Pois  é Verdade que o dizimo foi dado aos levitas para suprir suas necessidades mas isso não tem haver com a origem desta prática a ponto de determinar o fim....

    Coisas são dispensáveis quando a razão de sua existência ou uso  acaba....


    Peço perdão a você por não sentir ânimo para responder esse tipo de questionamento. Falei da 416 só para te mostrar a ausência de sentido, ao menos assim entendo, dessas tuas perguntas.

     Não precisa pedir desculpas...

     Meu estado de animo não dependia disso...


     Se você não ver sentido nas perguntas não precisa responder...

     Eu posto mais aos outros e aos leitores para que possam cada um tirar suas conclusões....

     Você pensa que mostrou ausência de sentido mas outros podem pensar diferente e é isso é que é importante numa discussão ...

     Eu respeito o teu lado subjetivo de Ser ....


     
    Acho até que se você parasse um pouco para pensar nem faria a pergunta, a não ser que "sinceramente" os motivos o impeça de ver o fato simples.
     
    Pelo contrário , eu pensei e muito.....

    Fatos simples que você determinou e eu posso discordar...

    O problema é você determinar uma coisa que pensa  ser simples é pensar que este algo simples não tenha como ser ou possa ser  discordado em hipótese nenhuma com sinceridade...

    Eu as discordo com sinceridade e quem é você para julgar que minha discordância não seja  sincera...

    De qualquer forma cada um tire suas conclusões pois não podemos impor nada a ninguém e todos podem discordar...

    Eu discordo de você com muita força e tu pode fazer o mesmo...



    Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Ter 15 Jul 2014, 16:51

    Gilcimar, Paz!

    Gilcimar escreveu: Eu concordo com você..

    Logo cria-se um impasse  e eu e você não podemos afirmar nada sem apresentar o algo escrito...
    Pois é, mas você não fez a pergunta a si mesmo. Achou que fazendo esse tipo de pergunta a mim resolveria a tua questão ao invés de apontar a fragilidade da tua.
    Mas, de qualquer forma, o exigido precisa estar expresso, mas o não exigido não precisa estar expresso. Se não há nada escrito exigindo o dízimo será especulação afirmar que ele era exigido. Por exemplo, quando eu me acordar eu devo colocar o pé direito ou o pé esquerdo no chão segundo a Bíblia? Eu dizer que o dízimo era obrigado será o mesmo que dizer que eu tenho que colocar primeiro o direito, por exemplo. Não tem qualquer respaldo.

    ”Gilcimar” escreveu: É possível sim votar cumprir o que deveria...

    Eu fiz uma voto que sempre obedeceria minha mãe e que nunca mais deixaria de agir fora disso.....
    Pois é! Para você talvez esse voto tenha algum sentido, mas para alguém no mundo que saiba que isso é o mínimo que você DEVE fazer, não tem qualquer valor.  Isso era sua obrigação que você chamou de voto. Você apenas deu outro nome.

    Não  esta escrito que o Dizimo foi estabelecido por causa dos levitas...
    Eu disse que os dízimos foram dados aos levitas e com uma razão absolutamente pertinente. Eles não tinham posses próprias.

    Já existia antes dos levitas  e você não pode definir o dizimo da forma que definiu sem saber com que proposito isto veio a existência .....
    E você prefere inventar um propósito?
    É como eu disse antes, você está preocupado em criar algo que lá na frente a Bíblia definiu para quem seria.

    Você já imaginou sem todos aqui deixar de responder as perguntas dos outros por simplesmente dizer que não viu sentido nelas ?
    Nem me passou pela cabeça. Mas, é direito de cada um responder a quem quer, ou não.

    Mesmo que você não aceite é lógico que as informações anteriores aos levitas são importantes sim para compreender o dizimo....
    Caro amigo, mas tu és cabeça dura mesmo rsrs. Amigo, o que quer que tenha acontecido antes é supérfluo, pois Deus os deu a tribo de Levi (PONTO). NENHUMA contraordem foi dada desde então (PONTO). Diz ai para mim a importância do que você pretende considerando o fato que Deus já determinou o destino do dízimo!!!

    Se o dizimo já existia antes não pode ser dito que Findou  por causa do fim de um outro  proposito que foi dado para ele depois e que não está ligado com sua origem....
    E A LUZ SE FEZ!!! Estava evidente que o dízimo denominacional estava por trás da proposta. Rsrsrs Para que tua proposta tivesse alguma lógica bíblica, os dois precisaram existir em todo o período da história de Israel, mas depois dos esporádicos de Abraão e de Jacó, só se perpetuou o determinado, explicitamente, por Deus.

    Quando falei sobre tua postulação da origem do dízimo que “ isso pouco (ou NADA) importa, pois mesmo que Deus houvesse determinado a Adão que ele desse o dízimo do fruto da árvore do Bem e do Mal, no pentateuco o dízimo passou a ser de Levi de todo jeito. Logo vejo os teus "questionamentos" como algo que visa por óbice a se chegar ao ponto que a Bíblia já chegou.” Você disse:
    Aqui se usa aquele argumento do Silêncio...
    Nada tem a ver com argumento do silencio. Pelo contrário o que eu estou dizendo é que se você listar todos os homens da face da terra e que se você pudesse provar que todos davam dízimo, e se pudesse provar que o dízimo foi instituído antes de Abraão ou antes de qualquer outro, NO PENTATEUCO ele teria sido dado a tribo de Levi. Logo, nada há de incoerente pelo fato de você tratar o dízimo a partir de Abraão ou não. Tente ao menos alcançar o que eu pretendi dizer antes de escrever.

    Eu tratei quando a Bíblia começa a falar dele e foi você que trabalhou coisas na frente sem pensar nas coisas anteriores...
    Isso! Tratei o FIM pois (seja qual for o fundamento que você queira especular sobre ele) o dízimo ao final das contas foram dados aos levitas: Nm 18:24 “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem a YAHWEH em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.” NÃO IMPORTA se Deus mandou os anjos darem o dízimo,  ou se Adão, Matusalém, Noé, Abraão ou seja lá quem for foram determinado por alguém a dar o dízimo. Mesmo que você pudesse provar isso pela Bíblia, que sabemos não ser possível. Na Bíblia, no pentateuco, deu-se um destino específico.

    Por isso fiz aquelas perguntas pois as fiz sobre cada afirmação tua....
    Sobre cada afirmação minha? Nada do que eu disse tem a ver com alguma suposta anterioridade de obrigação do dízimo? Quem reivindica Abraão e Jacó são os que hoje cobram dízimos de seus fiéis e você os citou, evidentemente porque acha que deve ser dado o dízimo hoje à “igreja”. Em flagrante agressão a determinação bíblica.

    Eu respeito o teu lado subjetivo de Ser ....
    Mais subjetivo do que querer ver obrigação de dízimo em Abraão e Jacó, quando não há uma linha na Bíblia que diga isso, caro Gilcimar, impossível. Estou muito longe de chegar perto de você nessa questão.

    Eu as discordo com sinceridade e quem é você para julgar que minha discordância não seja  sincera...
    Pois é! Eu sou aquele que para não expor meu julgamento é melhor não responder a complicação do simples que você pretende fazer para manter a cobrança indevida do dízimo hoje.

    Eu discordo de você com muita força
    Eu não discordo de você com muita força, porque não preciso fazer força para isso. Você é que está procurando uma razão para o dízimo anterior a promulgação da Lei para fazer as pessoas acreditarem que devem dar o dízimo. Eu não preciso fazer força porque isso não existe. NÃO PRECISO ESPECULAR por uma SUPOSTA causa anterior aos Levitas para impor aos crentes de hoje, a partir da ausência, ou dispersão, dos levitas.

    Ficarei muito feliz que os irmãos tirem suas conclusões como você sugeriu.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gilcimar Ter 15 Jul 2014, 20:13

    Pois é, mas você não fez a pergunta a si mesmo. Achou que fazendo esse tipo de pergunta a mim resolveria a tua questão ao invés de apontar a fragilidade da tua.
    Mas, de qualquer forma, o exigido precisa estar expresso, mas o não exigido não precisa estar expresso. Se não há nada escrito exigindo o dízimo será especulação afirmar que ele era exigido. Por exemplo, quando eu me acordar eu devo colocar o pé direito ou o pé esquerdo no chão segundo a Bíblia? Eu dizer que o dízimo era obrigado será o mesmo que dizer que eu tenho que colocar primeiro o direito, por exemplo. Não tem qualquer respaldo.

    Esta regra não se aplica para determinar a razão da existência de uma prática e o termino da existência da mesma...

    Se tudo que existe , existe por alguma razão ou causa....

    Qual a causa ou razão  da existência  do dizimo...?

    Pois o proposito da existência desta prática foi algo que foi estabelecido depois segundo você.....

    Pois é! Para você talvez esse voto tenha algum sentido, mas para alguém no mundo que saiba que isso é o mínimo que você DEVE fazer, não tem qualquer valor.  Isso era sua obrigação que você chamou de voto. Você apenas deu outro nome.

    Não importe o nome que dê pois isso não muda nada em relação aquilo que veio existir por algum motivo...

    O que questiono é que você esta dando  fim para uma coisa apontando como  razão um proposito  que findou   como algo que veio depois da existência da própria coisa como se este  proposito vindo  depois  foi a razão da existência desta coisa que já existia antes...

    Isso não faz sentido....


    E você prefere inventar um propósito?
    É como eu disse antes, você está preocupado em criar algo que lá na frente a Bíblia definiu para quem seria.

    Foi dado como herança e não foi feito anteriormente  anos antes com este fim somente......

    Mas quem recebeu antes não era ( levita) a qual você disse para quem foi feito...

    Estranho que algo tenha sido feito antes  e dado a outros para quem realmente foi feito depois......

    Você pode pensar assim mas não pode determinar que isso é respaldado pelas escrituras..

    É verdade que foi dado a uma povo depois mas isso não quer dizer que só para isso veio a existência esta prática....


    Nem me passou pela cabeça. Mas, é direito de cada um responder a quem quer, ou não.
      Também é regra do fórum que quando alguém agi assim não possa ser julgado que esteja fugindo de responder por orgulho ou outras intenções....


       
    E A LUZ SE FEZ!!! Estava evidente que o dízimo denominacional estava por trás da proposta. Rsrsrs Para que tua proposta tivesse alguma lógica bíblica, os dois precisaram existir em todo o período da história de Israel, mas depois dos esporádicos de Abraão e de Jacó, só se perpetuou o determinado, explicitamente, por Deus.

     Esta regra é você que cria.....

     Abraão deu dizimo sem algum proposito ?

     Deu por esporte ?

     Por que ele fez aquilo ?

     

    Isso! Tratei o FIM pois (seja qual for o fundamento que você queira especular sobre ele) o dízimo ao final das contas foram dados aos levitas: Nm 18:24 “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem a YAHWEH em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.” NÃO IMPORTA se Deus mandou os anjos darem o dízimo,  ou se Adão, Matusalém, Noé, Abraão ou seja lá quem for foram determinado por alguém a dar o dízimo. Mesmo que você pudesse provar isso pela Bíblia, que sabemos não ser possível. Na Bíblia, no pentateuco, deu-se um destino específico.


    Eu não neguei que o dizimo foi dado aos levitas mas você parece dizer que o dizimo veio a existir só para isso e com este proposito e fim.....

    Logo não teria sentido Abraão ter dado a Outro...

    Os próprios Levitas veio depois do dizimo e na pessoa de Abraão os próprios Levitas deram o dizimo a um outro...

    Isso aconteceu por acaso sem proposito e simplesmente por um ato opcional e voluntario...?

     
    Nada tem a ver com argumento do silencio. Pelo contrário o que eu estou dizendo é que se você listar todos os homens da face da terra e que se você pudesse provar que todos davam dízimo, e se pudesse provar que o dízimo foi instituído antes de Abraão ou antes de qualquer outro, NO PENTATEUCO ele teria sido dado a tribo de Levi. Logo, nada há de incoerente pelo fato de você tratar o dízimo a partir de Abraão ou não. Tente ao menos alcançar o que eu pretendi dizer antes de escrever.

    Eu não disse que o dizimo foi instituído antes de  Abraão e minha questão não  é a obrigatoriedade mas  do porque da prática sendo que antes da razão que você apresenta já tinha gente praticando isso....
     
    É isso que questiono....

    Não faz sentido dizer que algo feito só para alguém e outro praticar e dar a um terceiro sem proposito por esporte ou como algo opcional sem uma explicação interessante...


    Isso! Tratei o FIM pois (seja qual for o fundamento que você queira especular sobre ele) o dízimo ao final das contas foram dados aos levitas: Nm 18:24 “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem a YAHWEH em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.” NÃO IMPORTA se Deus mandou os anjos darem o dízimo,  ou se Adão, Matusalém, Noé, Abraão ou seja lá quem for foram determinado por alguém a dar o dízimo. Mesmo que você pudesse provar isso pela Bíblia, que sabemos não ser possível. Na Bíblia, no pentateuco, deu-se um destino específico.

    Foi dado  depois e não se diz que se originou somente  para isto.....

    Deu-se depois mas alguém já havia praticado antes dando para outros que não eram levitas....

    Ninguém aqui nega que Deus destinou o dizimo para os levitas mas sim se questiona que não só para este fim que o dizimo veio a existir...

    Sobre cada afirmação minha? Nada do que eu disse tem a ver com alguma suposta anterioridade de obrigação do dízimo? Quem reivindica Abraão e Jacó são os que hoje cobram dízimos de seus fiéis e você os citou, evidentemente porque acha que deve ser dado o dízimo hoje à “igreja”. Em flagrante agressão a determinação bíblica.

     Cada afirmação sobre o proposito da origem e fim  do dizimo e não obrigatoriedade em si ...

     Eu apenas questiono que o proposito que foi apresentado para o fim de uma coisa não seja  o proposito que deu a existência esta  mesma coisa...

     
    Mais subjetivo do que querer ver obrigação de dízimo em Abraão e Jacó, quando não há uma linha na Bíblia que diga isso, caro Gilcimar, impossível. Estou muito longe de chegar perto de você nessa questão.

      A questão é com que proposito eles deu o  dizimo .....

      Não Há linha para nenhum dos lados...

      Pois não se pode determinar que o faziam por esporte ou opção sem algum proposito e sem alguma intenção por falta de algum registro  explicito do proposito porque deram.......

      De qualquer  forma isso não serve de base para dizer que o unico proposito do Dizimo é a que foi dada depois.....

      Isso não pode ser regra para determinar ou negar pensamentos....

     
    Pois é! Eu sou aquele que para não expor meu julgamento é melhor não responder a complicação do simples que você pretende fazer para manter a cobrança indevida do dízimo hoje.

     Você determina que a coisa é simples e minhas questões não é para manter nada mas apenas questionar a principio que a razão que você deu para um fim de uma coisa não é o proposito da origem ...

    Eu tenho o direito de discordar e você tem que respeitar...

    Você acha que a coisa é simples mas eu não preciso aceitar se não entender como você...

    Eu não discordo de você com muita força, porque não preciso fazer força para isso. Você é que está procurando uma razão para o dízimo anterior a promulgação da Lei para fazer as pessoas acreditarem que devem dar o dízimo. Eu não preciso fazer força porque isso não existe. NÃO PRECISO ESPECULAR por uma SUPOSTA causa anterior aos Levitas para impor aos crentes de hoje, a partir da ausência, ou dispersão, dos levitas.

    Ficarei muito feliz que os irmãos tirem suas conclusões como você sugeriu.

    Eu não estou procurando nada por mim mesmo...
    Está nas escrituras que o dizimo existiu antes da promulgação da Lei....
    Você é que diz que Abraão deu o dizimo por  opção sem algum proposito...
    Eu não acredito nisso pois não preciso acreditar em você...
    Quando falo força falo pelo que esta escrito e não por suposição...
    Eu não preciso preciso criar suposições para dizer que a proposta para a existência do dizimo não só o que você disse....
    Eu não imponho nada aos crentes de Hoje...
    Apenas questiono as coisas que você disse...
    Eu creio naquilo que creio por convicção e isso não é imposição....
    Sem alguém tiver a mesma convicção vai agir da mesma forma...
    Não  há   imposição de minha parte....

    Abraão deu o dizimo antes sem nenhum proposito e sem alguma razão aparente fazendo a coisa por opção sem algum objetivo nobre e necessária  pois o que fazia só seria feito depois com proposito  estabelecido onde o dizimo seria dado a alguém diferente pois Anteriormente foi dado a outro...

    Muito estranho algo que existiu antes sendo praticada de uma maneira diferente da  proposta que foi colocada depois  como Unica e  foi apontada como a real causa da própria existência de algo que já tinha praticada antes......


    Ficarei muito feliz que os irmãos tirem suas conclusões como você sugeriu.

    Que bom ....

    Então que façam isso os outros pois talvez já postamos o suficientes para isso ....

    Obrigado por expor teu sincero entendimento....

    Deus esteja contigo também..!
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Qua 16 Jul 2014, 14:12

    dízimosO Dízimo é um tributo obrigatório para os cristãos e facultativo aos crentes e dispensável aos incrédulos.

    Um cidadão paga taxa em percentual para sindicatos, organizações, planos de saúde, bobagens diversas, mas quando se fala de contribuir na igreja, a conversa é outra. Pra começar, o dízimo é um tributo único para todos, que iguala todos no percentual independente de família, despesas pessoais e outros motivos torpe. Por causa dos avarentos (que são idólatras - Ef 5.5) vão surgindo novas e novas denominações com placa de igrejas e cada um querendo uma "ofertinha" de amor para promoverem suas ideias patéticas sem revelação. Quem não paga seus tributos é sonegador e não deve usufruir de direitos, já que não cumpre seus deveres. Para se associar a uma igreja, a primeira coisa que deve saber é que não existe culto grátis, já que a manutenção desse serviço depende de despesas geradas que devem ser supridas por todos os que possuem recursos. Um por achar que é rico e outro por achar que é pobre tenta fazer a parte do outro, mas acaba gerando um problema maior. Pra começar, nem mesmo era pra existir igrejas sem dízimos, já que todos devem contribuir para sua subsistência, mas os rebeldes tentam de qualquer modo entrar no reino de Deus como na torre de Babel sem cumprir os mandamentos básicos.

    Por desconhecerem seus direitos na associação que estão filiados, preferem sonegar ou criar novas doutrinas para justificar suas avarezas. Se não sabem o que acontece com o dinheiro das suas igrejas, a culpa é de vocês que financiam. Da mesma forma que um drogado é culpado da manutenção do tráfico de drogas que gera roubos e crimes diversos.

    Para negar o dízimo, tem que negar o Velho testamento. Se no Novo tem algo que cita sobre o assunto, logo é necessário que se faça um dogma para desmentir e assim vão surgindo novas heresias até que o avarento esteja satisfeito, acreditando que vai entrar no reino dos céus de graça, enquanto sustenta seus vícios e necessidades carnais para satisfação própria.

    A coisa é simples - não quer contribuir por achar caro - não vai na igreja. Por que uns tem que pagar para que outros sejam salvos? Na verdade, só quem não possui renda que não deve nada para a igreja, já que Deus abençoa quem Ele quer. Se não ganhou nada, não deve nada, mas se ganhou alguma coisa e professa ser cristão, deve retirar a décima parte sem murmuração, mas com alegria. As ofertas comuns é do que sobeja e a oferta alçada é um acordo com a igreja por um determinado tempo para um determinado objetivo, já o dízimo - que é voluntário - é perpétuo e deve ser a primeira coisa a ser feita antes até mesmo de querer ser alguma coisa na igreja.

    No mundão, tudo é pago e nem sempre há retorno. Já na igreja, o dízimo é uma pedra de tropeço que doi mais que na hora de pagar um plano de saúde, um sindicato ou coisas que o devorador oferece como benésses. Uns dão dízimos como se fosse esmolas, mas assim como o jovem rico, logo vão perceber que esse ato é só um dos requisitos para a salvação.

    A graça é uma coisa que não se compra ou se vende, pois dinheiro nenhum ou sacrifício nenhum pode superá-la, por isso a salvação é dada gratuitamente. Aquilo que o homem não pode fazer, Deus supre por ele, mas aquilo que ele tem condição de fazer e não faz, se revela um praticante de iniquidade e consequentemente um desprovido do reino de Deus, ainda que ande com a Bíblia na Mão.

    Sugiro o texto: A sétima trombeta - Dízimos
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Qua 16 Jul 2014, 14:36

    Valdomiro escreveu:Célio, Paz!

    Tanto avareza é pecado como roubo de herança alheia. Qualquer um que tenha se detido o mínimo na história da instituição do dízimo, sem o interesse financeiro de hoje, verá que o dízimo da lei é herança de uma das doze tribos de Israel. E o dízimo dado por Abraão e Jacó são voluntários. Então por nenhuma das duas vias a Igreja é obrigada ou mesmo aconselhada a dar o dízimo.

    Paz!
    Valdomiro.


    Paz do Senhor

    Temos dois extremos que levam a igreja ao fracasso e possível falência. Tenho visto inúmeros argumentos favoráveis e contrários, mas sem proposta real de praticidade. Claro que esses erros partem da gênesis de cada um e dependendo da ótica em que foi formado, vai ter uma opinião em particular. Mas em nossos dias, é imprescindível que tenhamos uma noção madura sobre o assunto.

    A Bíblia pode ser apenas um livro de história ou então a palavra viva de Deus, que determina o que devemos ou não fazer, sendo o nosso absoluto ou não. Se eu viver a mensagem de Noé, Moisés, de Jesus na cruz, dos apóstolos.. minha mente vai estar presa no passado, mas se eu levantar os testemunhos da história e trazer para o meu dia, então será uma coisa completamente viva e eficaz.

    Por hora, bastamos somente o seguinte: Mateus 23.23 - "deveis fazer isso"
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gleison Elias Qua 16 Jul 2014, 18:20

    --

    Célio, não estamos negando que os judeus deviam dizimar conforme pedia a lei (Mateus 23:23) .

    O que negamos é que seja uma lei para cristãos.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Qua 16 Jul 2014, 20:20

    Gilcimar Paz!

    Gilcimar escreveu:Esta regra não se aplica para determinar a razão da existência de uma prática e o termino da existência da mesma...
    Mas, querer criar uma razão que salte todo o período da lei e caia no colo da igreja, para cobrar aos crentes de hoje revela uma pretensão impossível de ser prova a partir da Bíblia.

    Se tudo que existe , existe por alguma razão ou causa....
    O que não significa que tudo foi ordenado. Às vezes uma mera iniciativa vira uma prática.

    Sinceramente eu preferiria não ter que ficar mostrando coisas óbvias o tempo todo!

    Pois o proposito da existência desta prática foi algo que foi estabelecido depois segundo você.....
    Segundo eu não. Você está chamando de prática algo que como foi feito não revela uma prática. Revela apenas um ato. E segundo a Bíblia tudo era sombra. Hb. 10.1.

    O que questiono é que você esta dando  fim para uma coisa apontando como  razão um proposito  que findou   como algo que veio depois da existência da própria coisa como se este  proposito vindo  depois  foi a razão da existência desta coisa que já existia antes...
    E você com todos os ventos contrários quer achar uma razão que possa manter uma cobrança de TAXA à igreja. Isso sim, NÃO FAZ SENTIDO.

    Se pudesse ser provado A PARTIR DA BÍBLIA que havia alguma obrigação para se dar o dízimo antes da promulgação da LEI, ainda assim, não se pode dizer que isso deveria ser TRANSPORTADO e ADAPTADO para a igreja. Só o interesse financeiro é capaz de fazer esse tipo de coisa hoje.

    Você pode pensar assim mas não pode determinar que isso é respaldado pelas escrituras..
    Eu ao menos tenho algo escrito, mas você fala em respaldo de algo que não tem como provar dentro da Bíblia. Está procurando uma “obrigação”  ou "motivo" que não foi declarada hora nenhuma para constranger os outros a dar algo que não lhes foi cobrado pela Bíblia. Isso se chama denominacionalismo!

    É verdade que foi dado a uma povo depois mas isso não quer dizer que só para isso veio a existência esta prática....
    Você pode catar (ou inventar) os motivos que quiser, mas não há contraordem, nem orientação a se voltar para alguma antiga suposta prática, seja ela qual for. Simples assim!

    Também é regra do fórum que quando alguém agi assim não possa ser julgado que esteja fugindo de responder por orgulho ou outras intenções....
    É verdade. Pode acontecer ou não!!!

     Esta regra é você que cria.....
    Você é que está a procura de uma para cobrar dízimo do povo. Onde está dito que com o fim do dízimo levítico algum suposto dízimo, supostamente obrigatório anteriormente, voltaria a vigorar? NÃO TEM SENTIDO e NEM FUNDAMENTO.

     Abraão deu dizimo sem algum proposito ?

     Deu por esporte ?

     Por que ele fez aquilo ?
    Como não está determinado dentro da Bíblia, então, invente-se um fora da Bíblia e cobre do povo! É isso?

    Os próprios Levitas veio depois do dizimo e na pessoa de Abraão os próprios Levitas deram o dizimo a um outro...
    Pois é! Isso confirma a autoridade do sacerdócio. Mas, você notou que a Bíblia em Hb. 7.2 diz: “A quem também Abraão DEU o dízimo de tudo”. Está dito "continuamente dava" ou "DEU"?

    Isso aconteceu por acaso sem proposito e simplesmente por um ato opcional e voluntario...?
    E qual a razão (a base motivadora) de querer especular, além do que está Escrito? Sugerir que os membros deve dar dízimo à Igreja? Denominacionalismo!!!

    Eu não disse que o dizimo foi instituído antes de  Abraão e minha questão não  é a obrigatoriedade mas  do porque da prática sendo que antes da razão que você apresenta já tinha gente praticando isso....
    Então, meu amigo, nos poupe a todos desse diálogo sem propósito. A bíblia não fala do porque do ato (PONTO). E não que “já tinha gente praticando isso”. Você nem percebeu que está chamado UM ATO de "prática", como se fosse corriqueiro. Há apenas dois exemplos que por si sós não são suficientes para estabelecer uma prática (PONTO).

    Não faz sentido dizer que algo feito só para alguém e outro praticar e dar a um terceiro sem proposito por esporte ou como algo opcional sem uma explicação interessante...
    Ninguém falou em “esporte”, MAS faz menos sentido ainda alguém querer transformar um ato em uma prática a partir do QUE NÃO ESTÁ DECLARADO na própria Bíblia.

    Você é que diz que Abraão deu o dizimo por  opção sem algum proposito...
    Quem falou em sem propósito!!!??? "Voluntariedade" não é antônimo de "propósito". Quando você dá uma esmola voluntariamente ela não tem qualquer propósito? Como eu disse no começo: Sinceramente eu preferiria não ter que ficar mostrando coisas óbvias o tempo todo!

    ]Quando falo força falo pelo que esta escrito e não por suposição...
    PELO QUE ESTÁ ESCRITO? Se fosse pelo que está escrito você não estaria buscando supor uma razão para que os crentes se sintam impelidos a dar o dízimo a alguma igreja hoje.

    Muita coisa de tua postagem parece um disco de vinil arranhado que vou ignorar por ser mera repetição.

    Os leitores avaliem!

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.[/quote]


    Última edição por Valdomiro em Qui 17 Jul 2014, 10:26, editado 1 vez(es)
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Clayton Lima Qui 17 Jul 2014, 10:15

    Não encontro no NT a herança do dízimo, o que encontro é superior, está fundamentado em Atos 2, e embora não tenha seu percentual estipulado, exige deveras mais do cristão....


    40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
    41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
    42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
    43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
    44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
    45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
    46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
    47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.



    Graça e paz.
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Márcio Qui 17 Jul 2014, 14:27

    Prezados,

    lendo o texto de malaquias 3:

    Verso 10: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

    Onde é a casa do tesouro?

    Verso 11: E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

    Quem é o devorador de que fala o texto?

    Márcio

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Norberto Sex 18 Jul 2014, 10:47

    .
    Márcio escreveu:Onde é a casa do tesouro?

    Quem é o devorador de que fala o texto?

    Marcio,

    A casa do tesouro não existe mais, foi destruído pelos Romanos.

    Quanto ao devorador, os que pregam o dízimo, têm que espiritualizar transformando os gafanhotos em demônios que devoram as finanças de cada indivíduo não fiel ao dízimo.

    O interessante do espiritualizar é que o devorador é espiritualizado, mas o dízimo não é, mas se exige em espécie (dinheiro).

    Antes, o dízimo era alimento, para não faltar comida. Hoje, o dízimo, tem outros fins.

    Obs.: não estou criticando a boa utilização do dinheiro do dízimo. Sei que há, como também sei que muitas vezes os bons propósitos são desviados para longe do que é declarado pelo defensor do dízimo, no púlpito.
    .
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Sex 18 Jul 2014, 12:42

    Zilton Alencar escreveu:
    Norberto escreveu:Aquele que não vê o dízimo como obrigação na igreja, e venha estabelecer a si próprio - sem imposição de outrem, que sua oferta deva ser de, no mínimo, 10%, acho válida. Essa pessoa, sempre que possível, ofertará mensalmente, no mínimo 10%, porque foi isso que ela propôs de coração a ofertar.
    Norberto, você postou exatamente aquilo que eu entendo ser a postura mais coerente.

    Quando eu falo em "tomar a lei dos dízimos como referencial" quero transmitir exatamente a idéia de que o dízimo deve servir de "piso" para as minhas ofertas, sem limite de "teto". Assim, se os meus ganhos mensais são de R$ 1 mil, ao invés de eu ter a obrigação de "devolver" R$ 100, eu tenho o referencial de que as minhas ofertas naquele mês devem ser de R$ 100, podendo este valor ser ultrapassado de conformidade com a minha prosperidade e a minha liberalidade (generosidade para com a Ora do Senhor).

    Eu costumo fazer assim. Contudo, para não haver escândalo eu dou as minhas ofertas no envelope de dízimos da igreja, e tudo fica em paz!
     
     
     
    Irmão, sei que cada um tem sua própria revelação, mas em se tratando de Bíblia temos um absoluto e não dá pra ter duplicidade de opinião.
    Vejo que é uma forma ingênua e imatura essa postura e isso é agradável aos sonegadores. Sei que a culpa não é sua, mas da formação didática que tens recebido.
    Não se pode dizer que "pau é pedra" e tentar sustentar isso. O fato do dízimo ser um tributo voluntário, pois deve ser feito somente pelo convertido, não pode ser tratado como oferta, pois para isso existe outra aplicação. Dízimo é dízimo, oferta é oferta e oferta alçada é oferta alçada diferentemente de ser uma oferta comum, pois tem tempo determinado. Seria mais verdadeiro dizer que não dá dízimos por discordar do percentual ou da má aplicação no destino do que dizer que dízimo é oferta e doar o tanto que quer. A escolha de associar é voluntária, mas uma vez associado e não paga o tributo voluntário, passa a ser sonegador e inadiplente.
    O problema hoje das nossas "igrejas" está mais na prática do que é aparente, pois não ensinam corretamente o uso correto do dízimo para não terem que explicar seu destino. Como a grande e esmagadora maioria das denominações tem seus fundamentos católicos baseados no imperialismo, todos fazem parte de argumentos extrabíblicos para lucrar com atitudes mesquinhas. Essa prática maligna de se governar através de reis ainda subsiste nas igrejas evangélicas, que sustentam déspotas e mercenários que fazem da política religiosa uma forma de domínio. Assim como Israel esteve mais de quatrocentos anos sob domínio de faraó, a igreja cristã desde a reforma protestante permanece sobre esse domínio no Brasil, que mesmo com o centenário da indepedência e a posterior república já estabelecida, a grande maioria prefere ser súditos do que participantes desse governo teocrático. Se os governadores são corruptos, a culpa na verdade são dos que perpetuam esse sistema falido de idolatria. O dinheiro do tributo numa república é somado num montande único e posteriormente distribuido por percentuais aos seus ministérios secundários, mas infelizmente a igreja evangélica sequer conhece seus direitos, sustentando pastores déspotas e anciões ou líderes psicóticos que roubam o patrimônio da igreja por ignorância dos que são participantes desse governo. Se a república brasileira é corrupta, a culpa são dos eleitores, mais precisamente dos crentes que insistem em manter no poder mercenários que sustentam suas doutrinas imperialistas. Já pensou se o Brasil fosse sustentado pelas "ofertinhas" dos brasileiros? Por isso qualquer um se torna pastor, profeta, bispo, etc.. sempre vai ter alguém querendo ser salvo através das suas revelações pessoais agradáveis ao ego.
    Paz
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Sex 18 Jul 2014, 13:01

    Márcio escreveu:Prezados,

    lendo o texto de malaquias 3:

    Verso 10: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

    Onde é a casa do tesouro?

    Verso 11: E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

    Quem é o devorador de que fala o texto?

    Márcio



    Para onde vai o tributo recolhido dos impostos no Brasil? Para a casa da moeda, certamente.. Na prática, a casa do tesouro segundo a Bíblia é um único lugar onde era feito o montante arrecadado de tudo.

    Quem é o devorador no texto? São os exércitos de Deus para destruir os pecadores que estão sob maldição, ou seja, as pragas, doenças e outras malignidades enviadas para esse fim.

    Mas nessa citação, deve-se lembrar que tem os versículos anteriores, que fala dos roubadores, que é tanto os que sonegam como os que desviam os valores doados, como tributo e ofertas. Tem pessoas que pensam que por ter um empreguinho estável ou uma renda bem elevada já é dono da própria vida, desprezando os desprovidos. "O dinheiro é meu e faço o que quero" mas quando se encontram na adversidade, então a coisa muda completamente. Jó se torna apenas uma historinha bíblica e os ensinamentos recebidos pra nada serve. Quando pobre e enriquece, também esquece as raízes e já não precisa mais viver em sociedade. Na verdade, o evangelho é para os pobres, para torná-los ricos. Não da riqueza mundana, mas de valores infinitos do reino de Deus, que certamente se materializam em prosperidades diversas. Agora, se a lei determina e não tem como anulá-la, então a única forma é negar a existência da lei. Assim os sonegadores e os praticantes de simonia se divertem cumprindo rituais mórbidos em defesa de uma fé carnal.
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Sex 18 Jul 2014, 13:25

    Gleison Elias escreveu:--

    Célio, não estamos negando que os judeus deviam dizimar conforme pedia a lei (Mateus 23:23) .

    O que negamos é que seja uma lei para cristãos.

    Infelizmente irmão, esse é um problema generalizado - o passado. Essa tendência de viver a Mensagem de Noé, de Moisés, Abraão é a causa dessa confusão. Até mesmo Cristo já ficou no passado para muitos, pois ainda veem ele como sendo o filho que está na manjedoura ou ainda na cruz.
    O presente sempre se torna um problema quando o passado não é prescrito. O que foi abolido no Velho Testamento está claramente explicado no Novo Testamento, mas o que não foi ab rogado está em pleno vigor. O problema mais sério em nossos dias se revela na questão contextual das duas bíblias implícitas na Bíblia. Veja que para conduzir um veículo você precisa de regras estabelecidas na lei. Se andar em conformidade com a lei, não está debaixo da lei, mas aprendendo o certo e cumprindo a lei estará em harmonia com ela. Assim como outros inúmeros códigos legislativos, as normas bíblicas são para serem observadas (aprendidas) e cumpridas. Não se trata de ser uma lei para "judeus" e outra para "cristãos" mas sim, a praticidade bíblica para os que vão herdar a salvação. Se está escrito para não cobiçar a mulher do próximo no Velho testamento, então é crime se praticar. Se a lei diz para não roubar, então o roubo é crime, ainda que eu despreze a lei e queira fazê-lo. Os dez mandamentos deixam claro a utilidade da lei para formação inicial dos candidatos ao reino de Deus e a inobservância mostra ignorância e possível rebeldia. Jesus cumpriu a lei e Paulo orienta os cristãos a serem seus imitadores como ele foi de Cristo. Sei que entregar dez por cento dos rendimentos numa igreja fria e formal, ou apimentada de heresias não é fácil, mas quando se tem consciência do papel do crente na participação da igreja a coisa muda de figura. Veja a igreja como uma teocracia republicana e seu conceito mudará completamente, já que sustentar imperadores é uma coisa mórbida e ultrapassada para os que creem na Mensagem do dia. Inclusive, irmão, a Lei de Cristo é muito mais dura que a lei de Moisés e não existe possibilidade para duplicidade de interpretação, por melhor que seja o advogado. A lei de Moisés matava apenas o corpo e livrava o pecador do sofrimento, na Lei de Cristo o sofrimento é estendido até ao inferno e posterior destruição da alma. Para Jesus é: sim sim ou não não, o que passa disse é de procedência maligna. Quer ser crente, tem que cumprir toda a lei, caso contrário será taxado como profano e herege. Infelizmente não tem outro modo, ainda que muitas igrejas tentem criar outros caminhos para aliviar o "fardo" para Deus só há um caminho a ser pecorrido pelo cristão, e esse é através da Lei de Cristo que está inserida tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento.

    Conteúdo patrocinado


    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 29 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 23:11