F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Sargento
Tzaruch
Papista
Anaderson
Washington Ruiz
Betho
MateusAlcântara
Devaney
Goncaze
Norberto
14 participantes

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?


    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 346
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Seg 19 Out 2015, 20:01

    Prezado Betho,
    tenho restrições sobre a hipótese de um Tiago irmão de Jesus proeminente. Com mais tempo, amanhã eu tratarei contigo do assunto.

    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1084
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Seg 19 Out 2015, 20:02

    .
    James, the Brother of Jesus: Pierre-Antoine Bernheim escreveu: escreveu:Teoria epifaniana:  Há pouca coisa a dizer a propósito da interpretação segundo a qual os irmãos e irmãs de Jesus teriam nascido de um primeiro casamento de José. Se nenhuma passagem do Novo Testamento a sugere, nenhuma nos permite refutá-la.  Essa interpretação não é incompatível nem com a utilização da palavra adelphós, nem com a associação dos irmãos de Jesus com Maria. Entretanto, torna difícil a compreensão da insistência de Lucas (2, 7 e 2, 22-24) com a primogenitura de Jesus porque, se José tivesse tido outros filhos mais velhos, o fato de que Jesus tenha sido o primeiro filho de Maria não lhe teria dado nenhuma preeminência família quanto à herança do reino de Davi.
    .
    O texto em itálico, já está sendo extremamente refutado aqui no tópico, vide a Mensagem nº70 e Mensagem nº71, o autor não tem conhecimento completo do assunto.


    Última edição por Betho em Seg 19 Out 2015, 20:06, editado 1 vez(es)
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Seg 19 Out 2015, 20:06

    Papista escreveu:Prezado Betho,
    tenho restrições sobre a hipótese de um Tiago irmão de Jesus proeminente. Com mais tempo, amanhã eu tratarei contigo do assunto.
    .
    Colega, se escreveu desta forma, é porque já sabes que trabalho com o que tem chegado as nossas mãos. Será muito importante para o tópico.
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Ter 20 Out 2015, 09:02

    Prezado Betho,
    Os críticos modernos levantaram uma hipótese de que haveria um outro Tiago, irmão do Senhor, além dos já conhecidos na bíblia. Esse Tiago o qual você pesquisou teria caráter de proeminência na igreja primitiva. Isso não seria possível por dois motivos:

    1 - A bíblia diz (Paulo) que Tiago, irmão do Senhor era apóstolo e um suposto Tiago irmão de Jesus não se encaixaria nas exigências de ser apóstolo:

    Usando a versão Tyndale(que a tradução não é horrível):]
    Atos 1

    Wherefore of these men which have companied with us (all the time that the Lord Iesus went out and in among us, 22beginning at the baptism of Ihon unto that same day that he was taken up from us) must one be ordained to be a witness with us of his resurrection.

    Portanto, para ser apóstolo o pré-requisito era ter convivido com Jesus desde início do batismo até a morte e Sua posterior ressurreição.
    Repare que a bíblia diz os supostos irmãos de Jesus não acreditavam Nele, Jesus. Então não teria como um Tiago, irmão do Senhor, ter desacreditado em Jesus, não ter convivido com Ele e ainda não ter testemunhado Sua morte e ressurreição ser Apóstolo.

    2 - Como poderia uma pessoa que no início não fazia parte do colégio apostólico, que não acreditava em Jesus e Seus milagres ter assumido um cargo de proeminência tão rápido no lugar dos outros? Ainda correria o risco de ser desmoralizado e desmoralizar o evangelho porque seria motivo de chacota. Já que como irmão, nem acreditava em Jesus no princípio e veio a acreditar depois?

    Vamos continuar com as reflexões.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Ter 20 Out 2015, 10:41

    .
    Entendi a argumentação, sim, ela é tão pertinente, que na mensagem nº129, após a leitura da citação em História Eclesiástica, fiz a seguinte pergunta:
    .
    Está a descrever sobre qual Tiago? O Apóstolo Tiago, o menor ou um líder Tiago em Jerusalém?  Não sei, pois não tive o hábito de ler os escritos dos pais apostólicos. O estudo ficou prejudicado. Esperando mais informações. A paz.
    .
    Com esta dúvida, estou a perguntar, se foi uma sucessão ao trono de Apóstolo ou de Presbítero, após a morte do Tiago em Jerusalém. A título de informação, não é o apóstolo Tiago, irmão de João. Atos 12:2.
    .
    Então, temos então as seguintes possibilidades:
    .
    1) O líder Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus, não satisfazia os requisitos do apostolado, pois os irmãos de Jesus não criam nele e desejaram a morte dele. (Já demonstrado no fórum)
    .
    2) O líder Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus é o apóstolo Tiago, filho de Cleófas/Alfeu, desta forma, teremos que rever toda a exegese que transcorreu naturalmente neste tópico, para reanalisar os "conflitos" desta similitude. (Irei analisar os conflitos)
    .
    3) O líder Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus, foi eleito presbítero em Jerusalém. (Existem fontes históricas contra ou a favor?)
    .
    4) Existe um outro Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus, irmão de Judas, que não seja, filho de José, pai de Jesus ou filho de Cleófas/Alfeu?  Rever Mensagem nº126.
    .
    Quais são os requisitos para o ofício de ancião/presbítero?
    .
    3a)  Fiel é a Palavra: Se alguém anela-chegar-ao ofício-de-supevirsor-superintendente (Bispo), intensamente-deseja uma excelente obra;  É necessário, pois, o supervisor-superintendente ser irrepreensível, ser marido de uma só esposa, ser vigilante, ser sóbrio- autocontrolado, ser de decorosos costumes5 , ser hospitaleiro6 , ser apto para ensinar, Não chegar junto a vinho, não ser espancador, não ser cobiçoso de torpe ganância, mas (, sim,) ser benigno, não contencioso, não amante de dinheiro, Superintendendo- cuidando bem da sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a respeitabilidade (Mas, se alguém não tem sabido superintender- cuidar da sua própria casa, como terá cuidado da assembleia  de Deus?), Não ser um neófito na fé, para que não suceda que, havendo sido exaltado- pela- fumaça- do- orgulho, caia para dentro da mesma condenação do caluniador; Também é necessário ele ter bom testemunho da- parte- daqueles que estão de fora, para que não caia para dentro de vitupério e para dentro do laço do caluniador. 1 Timóteo 3:1-7
    .
    3b)  Por esta causa te deixei em Creta: Para que pusesses em boa ordem aquelas coisas que ainda estão faltando; bem como, em cada cidade, estabelecesses anciãos (presbíteros) , como eu já te ordenei: Se algum varão é irrepreensível, marido de uma só esposa, tendo filhos crentes- fiéis ((filhos) não (passíveis de estar) sob acusação de dissolução, nem insubordinados).Porque é necessário o supervisor-superintendente (bispo) ser irrepreensível como servo- administrador- da- casa de Deus, não ser arrogante auto- agradador, nem ser iracundo, nem chegar junto a vinho, nem ser espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;  Tito 1:5-9
    .
    3c) Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas. 1 Coríntios 9:5
    .
    Os chamados irmãos/adelphos do Senhor, eram casados, portanto, por 3c) preenchiam em parte, os requisitos de 3a) e 3b) e isto favorece 3).
    .
    Continuação do estudo:
    .
    1) Ao observar a leitura do relato de Hegesipo em História Eclesiástica - Livro III Cap XI, tenho por opinião pessoal de que seja a sucessão de um ofício de ancião/presbítero em Jerusalém, não de um apostolado, pois para o apostolado, poderia ter sido feito em qualquer outra cidade, porém, será muito infantil da minha parte defender isto, haja vista, a minha total ignorância e falta de domínio da literatura cristã primitiva.
    .
    2) Reanalisar a exegese da qual o líder Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus NÃO é o apóstolo Tiago, filho de Cleófas/Alfeu, desta forma, rever toda os "conflitos" desta suposta similitude.
    .
    3) Pesquisar fontes históricas contra ou a favor do suposto líder Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus, ter sido eleito presbítero em Jerusalém.
    .
    4) Existe um outro Tiago, o proeminente, chamado adelphos de Jesus, irmão de Judas, que não seja, filho de José, pai de Jesus ou filho de Cleófas/Alfeu?  Rever Mensagem nº126.
    .
    Infelizmente, é notório que estou fragilizado na pesquisa.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Ter 20 Out 2015, 11:01

    Papista escreveu:Prezado Betho, Os críticos modernos levantaram uma hipótese de que haveria um outro Tiago, irmão do Senhor, além dos já conhecidos na bíblia.

    Este Tiago, irmão do Senhor, é do relato de Hegesipo em História Eclesiástica - Livro III Cap XI ?
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Ter 20 Out 2015, 11:28

    Prezado Betho,
    Eu acredito que era o costume dos pais da igreja considerarem apenas dois Tiagos. Repare bem: Por que os pais da igreja diferenciaram eles como Maior e Menor se existiam três?
    Eu penso e a bíblia dá todo respaldo para esse Tiago ser o menor. Irmão de Judas.
    Você questiona que Tiago só exerceu o cargo de Bispo/Epíscopo e não era necessário ser apóstolo. Como eu disse, seria estranho alguém que não tinha convivido com Jesus, do nada aparecer com uma proeminência sobre os outros apóstolos. Ora, Paulo diz que Tiago, João e Pedro eram as colunas da igreja. Repare que somente ele não seria apóstolo com relação aos outros. E sabemos que Tiago tinha uma autoridade destacada.
    Agora vamos entender o ambiente judaico daquela época. Jesus como Rabi tinha sua Ecclesia, formada pelos discípulos que foram instruídos, conviveram, comeram com Ele, sofreram etc. Tanto que o colégio apostólico era chamado de "os doze", que foi preenchido por Matias. Então é muito estranho, que um Tiago, que não acreditava em Jesus e sua Ecclesia, supostamente assumisse um cargo de importância na Ecclesia/comunidade. Por outro lado, sabemos por Paulo em Gálatas que havia um Tiago, irmão do Senhor, Apóstolo que era proeminente.
    Para supor que um Tiago irmão do Senhor, não apóstolo, tenha assumido um episcopado, então essa figura não deve constar nas escrituras.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Ter 20 Out 2015, 12:19

    .
    Pesquisando:
    .
    Eusébio of Cesarea - História Eclesiástica, Livro II, Capítulo 1:  

    [2] Τότε δῆτα καὶ Ἰάκωβον, τὸν τοῦ κυρίου λεγόμενον ἀδελφόν, ὅτι δὴ καὶ οὗτος τοῦ Ἰωσὴφ ὠνόμαστο παῖς, τοῦ δὲ Χριστοῦ πατὴρ ὁ Ἰωσήφ, ᾧ μνηστευθεῖσα ἡ παρθένος, πρὶν ἢ συνελθεῖν 1 αὐτούς, εὑρέθη ἐν γαστρὶ ἔχουσα ἐκ πνεύματος ἁγίου, ὡς ἡ ἱερὰ τῶν εὐαγγελίων διδάσκει γραφή: τοῦτον δὴ οὖν αὐτὸν Ἰάκωβον, ὃν καὶ δίκαιον ἐπίκλην οἱ πάλαι δἰ ἀρετῆς ἐκάλουν προτερήματα, πρῶτον ἱστοροῦσιν τῆς ἐν Ἱεροσολύμοις ἐκκλησίας [3] τὸν τῆς ἐπισκοπῆς ἐγχειρισθῆναι θρόνον: Κλήμης ἐν ἕκτῳ τῶν Ὑποτυπώσεων γράφων ὧδε παρίστησιν ‘Πέτρον γάρ φησιν καὶ Ἰάκωβον καὶ Ἰωάννην μετὰ τὴν ἀνάληψιν τοῦ σωτῆρος, ὡς ἂν καὶ ὑπὸ τοῦ σωτῆρος προτετιμημένους, μὴ ἐπιδικάζεσθαι δόξης, ἀλλὰ Ἰάκωβον τὸν δίκαιον ἐπίσκοπον τῶν Ἱεροσολύμων ἑλέσθαι.’
    .
    Em seguida, Tiago, o irmão do Senhor é dito (como era chamado, também, filho de José: José era o pai do Ungido/Cristo e casado com a Virgem antes de se ajuntarem, verificou-se que projetou o Espírito Santo, como ensinada por instrução da escritura Evangelhos); Então, o Tiago, que os antigos chamavam apenas por causa da superioridade de sua virtude, foi dito ser o primeiro estabelecido no trono episcopal/supervisor da igreja de Jerusalém, Clemente no sexto livro de sua Hipotiposes, a respeito dele diz: "Ele diz no fato de que Pedro e Tiago e João depois da ascensão do Salvador, apesar de ter sido honrado mais do que outros por ele, não justificou essa glória, mas apenas como Tiago foi escolhido como Bispo de Jerusalém."
    .
    De acordo com Eusébio, ao citar Clemente de Alexandria, Tiago, irmão do Senhor, é apresentado como tendo sido o "primeiro?" para o trono episcopal/supervisor de Jerusalém, isto é harmônico com toda a exegese que foi feita no fórum!
    .
    Eusébio of Cesarea - História Eclesiástica, Livro II, Capítulo 23:  
    .
    [4] τὴν ἐκκλησίαν μετὰ τῶν ἀποστόλων ὁ ἀδελφὸς τοῦ κυρίου Ἰάκωβος, ὁ ὀνομασθεὶς ὑπὸ πάντων δίκαιος ἀπὸ τῶν τοῦ κυρίου χρόνων μέχρι καὶ ἡμῶν, ἐπεὶ πολλοὶ Ἰάκωβοι ἐκαλοῦντο, 1 οὗτος δὲ ἐκ κοιλίας μητρὸς αὐτοῦ ἅγιος ἦν, οἶνον καὶ σίκερα οὐκ ἔπιεν οὐδὲ ἔμψυχον ἔφαγεν, ’
    .
    Este segundo texto, irei fazer uma tradução de forma minuciosa e imparcial.
    .
    Somente pelo campo textual bíblico pesquisado, já tinha descoberto que o Tiago, chamado adelpho do senhor, o líder, tinha proeminência na Igreja Primitiva.
    .
    Papista, vou analisar os seus novos argumentos e o anterior, como dito, tenho a humildade de afirmar que estou em um campo, o histórico, o quanto tanto complicado.
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Ter 20 Out 2015, 16:14

    O problema está no verso 4 do mesmo capítulo:

    "A Tiago, o justo, a João e a Pedro o Senhor concedeu a gnose, após a sua ressurreição. Eles transmitiram aos demais apóstolos e os restantes apóstolos, por sua vez, a transmitiram aos setenta, um dos quais era Barnabé."

    Sabemos que Jesus andava sempre com Pedro, Tiago e João, como nos informa as escrituras. Mas, esse Tiago, era o filho de Zebedeu. Então, Clemente pode ter se confundido. Pois fica patente, na narrativa que os três mais caminharam com Jesus e transmitiram os ensinamentos aos RESTANTES apóstolos. Portanto, todos eram apóstolos. Coisa que não se encaixa com um suposto Tiago que não acreditava e que depois foi bispo de Jerusalém.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Qui 22 Out 2015, 20:28

    [4] τὴν ἐκκλησίαν μετὰ τῶν ἀποστόλων ὁ ἀδελφὸς τοῦ κυρίου Ἰάκωβος, ὁ ὀνομασθεὶς ὑπὸ πάντων δίκαιος ἀπὸ τῶν τοῦ κυρίου χρόνων μέχρι καὶ ἡμῶν, ἐπεὶ πολλοὶ Ἰάκωβοι ἐκαλοῦντο, 1 οὗτος δὲ ἐκ κοιλίας μητρὸς αὐτοῦ ἅγιος ἦν, οἶνον καὶ σίκερα οὐκ ἔπιεν οὐδὲ ἔμψυχον ἔφαγεν, ’

    Interlinear 4):
    .
    A assembleia seguindo a decisão dos apóstolos, o irmão d(o) Senhor; o Tiago, o havendo chamado por todos justo, a partir dos tempos d(o) Senhor até ao(e) nosso, já que muitos a Tiago chamavam, porém, este desde o útero da mãe dele santo sendo, vinho e bebida forte não ingeriu, tão pouco animal com sangue comeu.
    .
    Papista, geralmente as traduções dos livros não são rigorosas, haja vista, a necessidade de conclusão rápida. De fato, Eusébio, tinha este Tiago por justo desde o tempo do ministério terreno de Jesus.
    avatar
    Aurélio Silva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 90
    Idade : 58
    Cidade/Estado : maracanaú - Ce
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -4
    Pontos de participação : 185
    Data de inscrição : 16/10/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Aurélio Silva Qui 22 Out 2015, 21:02

    E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Gênesis 13:8

    Abraão e ló eram filhos da mesma mãe?
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Qui 22 Out 2015, 21:09

    Aurélio Silva, sua citação é relevante, porém, leia o tópico desde o início, esta dúvida a respeito do uso da palavra adelphos (irmãos) já foi extremamente explanada, sendo já superada. A Paz.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sex 23 Out 2015, 13:18

    Eusébio de Cesareia - História Eclesiástica, Livro 2, Capítulo 1, verso 4
    .
    ὁ δ̓ αὐτὸς ἐν ἑβδόμῳ τῆς αὐτῆς ὑποθέσεως ἔτι καὶ ταῦτα περὶ αὐτοῦ φησιν ‘Ἰακώβῳ τῷ δικαίῳ καὶ Ἰωάννῃ καὶ Πέτρῳ μετὰ τὴν ἀνάστασιν παρέδωκεν τὴν γνῶσιν ὁ κύριος, οὗτοι τοῖς λοιποῖς ἀποστόλοις παρέδωκαν, οἱ δὲ λοιποὶ ἀπόστολοι τοῖς ἑβδομήκοντα: ὧν εἷς ἦν καὶ Βαρναβᾶς.
    .
    Interlinear 2.1.4:
    .
    Tradução:
    .
    Porém, ele ainda em a sétima hipótese dele e estas coisas a respeito dele está dizendo: Após a ressurreição dos mortos, o Senhor entregou (proferiu) a gnose (conhecimento) aos Tiago, o chamado “o Justo”, João e a Pedro, estes aos apóstolos restantes os entregaram, já os apóstolos restantes ao setenta está sendo para dentro e Barnabé estava sendo.
    .
    Comparar com a fonte citada por Papista:

    "A Tiago, o justo, a João e a Pedro o Senhor concedeu a gnose, após a sua ressurreição. Eles transmitiram aos demais apóstolos e os restantes apóstolos, por sua vez, a transmitiram aos setenta, um dos quais era Barnabé."
    .
    Examinando a Eusébio de Cesareia - História Eclesiástica, naquilo que tenho entendido, está muito evidente que Eusébio tem o Tiago, o chamado Justo e irmão/adelphos do Senhor, distinto dos demais apóstolos, confirmando a exegese bíblica feita neste tópico de fórum, porém, de forma muito clara, isto está sofrendo a "pressão" das Mensagem nº 139, 142 e 144 de Papista.
    .
    Vou ler alguns livros sobre o assunto em busca de argumentos relevantes. A paz.
    avatar
    Aurélio Silva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 90
    Idade : 58
    Cidade/Estado : maracanaú - Ce
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -4
    Pontos de participação : 185
    Data de inscrição : 16/10/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Aurélio Silva Sex 23 Out 2015, 15:09

    Muita coisa já foi dita nesse tópico e fica difícil e cansativo absorver tudo. Me desculpem se estou sendo repetitivo, mas lendo a 4ª e 5ª postagem lembrei de um livro muito antigo que não faz parte do cânon das escrituras mas com certeza tem um valor histórico e se chama a história de José o carpinteiro. Esse livro faz referencia aos supostos irmãos de Jesus;

    "II
    Viuvez de José
    - Havia um homem chamado José, que veio de Belém, essa vila
    judia que é a cidade do rei Davi. Impunha-se pela sua
    sabedoria e pelo seu ofício de carpinteiro. Este homem, José,
    uniu-se em santo matrimônio com uma mulher que lhe deu
    filhos e filhas: quatro homens e duas mulheres, cujos nomes
    eram: Judas, Josetos, Tiago e Simão. Suas filhas chamavamse
    Lísia e Lídia.
    - A esposa de José morreu, como está determinado que
    aconteça a todo o homem, deixando seu filho Tiago ainda
    menino de pouca idade. José era um homem justo e dava
    graças a Deus em todos os seus atos. Costumava viajar para
    fora da cidade com freqüência para exercer o ofício de
    carpinteiro, em companhia de dois de seus filhos mais velhos,
    já que vivia do trabalho de suas mãos, conforme o que
    estabelecia a lei de Moisés.
    - Esse homem justo, de quem estou falando, é José, meu pai
    segundo a carne, com quem se casou na qualidade de
    consorte, minha mãe, Maria.
    III
    Maria no Templo
    - Enquanto meu pai José permanecia viúvo, minha mãe, a boa
    bendita entre as mulheres, vivia por sua parte no templo,
    servindo a Deus em toda a santidade. --Havia já completado
    doze anos. Passara os seus três primeiros anos na casa de seus
    pais e os nove restantes no templo do senhor. Ao ver que a
    santa donzela levava uma vida simples e plena de temor a
    Deus, os sacerdotes conversaram entre si e disseram:
    - Busquemos um homem de bem e celebremos o casamento
    com ele, até que chegue o momento de seu matrimônio. Que
    não seja por descuido nosso que lhe sobrevenha o período da
    sua purificação no templo, nem que venhamos a incorrer em
    um pecado grave.
    IV
    Bodas de Maria e José
    - Convocaram, então, as tribos de Judá e escolheram entre elas
    doze homens, correspondendo ao número das doze tribos. A
    sorte recaiu sobre o bom velho José, meu pai, segundo a
    carne. Disseram os sacerdotes a minha mãe, a Virgem:
    - Vai com José e permanece submissa a ele, até que chegue a
    hora de celebrar teu matrimônio.
    José levou Maria, minha mãe, para sua casa. Ela encontrou o
    pequeno Tiago na triste condição de órfão e o cobriu de carinhos
    e cuidados......+ Bem sei que não é um livro da bíblia mas me parece um tanto esclarecedor. E mais uma vez me desculpem se esse livro já foi citado!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sex 23 Out 2015, 16:18

    Aurélio, não conheço a fonte, a qualidade, se foi citada, datação, etc.. deste manuscrito, sei que há várias fontes apócrifas, porém, esta que citou, tecnicamente não está de em desacordo com uma das possibilidades da exegese feita neste tópico, porém, o colega Papista citou uma correção a uma referência ao pai de Jesus que trouxe ao fórum, o José, com o título "casto", isto é, castíssimo esposo de Maria, ora, quanto a esta alegação, somente alguém que detém o depósito da doutrina Católica para descrever minuciosamente, pois eu, nem ao certo sabia o título corretamente, quem dirá a doutrina ou tradição dele. A Paz.
    avatar
    Aurélio Silva
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 90
    Idade : 58
    Cidade/Estado : maracanaú - Ce
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -4
    Pontos de participação : 185
    Data de inscrição : 16/10/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Aurélio Silva Sex 23 Out 2015, 16:43

    Compreendo.

    https://docs.google.com/document/d/1fbeWpjeLC0iDiin_kng5NNdPXCJ0VyA6XObpypJOVU4/edit?hl=en&pli=1

    Esse livro também relata a idade de José quando casou com Maria, 96 anos. Isso explica duas coisas fundamentais; O declínio sexual de José, como sua união não tinha conotação sexual e sim a finalidade de proteger Maria de ser apedrejada por sua gravidez. E a segunda, a ausência de José durante a crucificação de Jesus.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sex 23 Out 2015, 19:24

    Aurélio, a título de informação, todas a literatura é interessante, no sentido que podemos analisar as discrepâncias de um limite a outro e suas interpretações históricas, porém, a primazia que norteia toda a exegese do tópico, neste fórum, é exclusivamente a bíblica, com suas variantes.

    Por exemplo, a exegese no fórum, identificou um Tiago, proeminente ( com objeções a serem estudadas, feitas por Papista), estando na Mensagem nº128.
    .
    Ao citarmos um verso do apócrifo Evangelho de Tomé:

    Os seguidores disseram a Jesus: "Sabemos que você nos deixará. Quem será nosso líder?" Jesus lhos disse: "Não importa onde estiverem, procurarão Tiago, o Justo, em consideração de quem foram criados o céu e a terra.
    .
    Temos uma importante literatura aramaica que remonta ao terceiro século, retratando em partes, os primeiros dias da igreja em Jerusalém. Assim, colega Aurélio, não é este documento que norteia o tópico, porém, ele mostra que partes da exegese feitas, estão a ser confirmadas como certas.
    .
    Neste sentido, respondidas as questões neste post, quais são as informações do link/fonte na Mensagem nº151 que corroboram com a exegese bíblica já confirmada no tópico?
    .
    A paz.

    Conteúdo patrocinado


    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 10 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 01 maio 2024, 17:53