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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação


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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por David Qua 06 Ago 2014, 15:59

    QUANTO AO TEXTO DO SITE MONERGISMO, INDICADO POR VOCÊ.
    - Ele elenca 4 razões para rejeitar o arrebatamento secreto:

    1 - "Nenhuma das três palavras gregas usadas no Novo Testamento para descrever o Retorno de Cristo sugere um arrebatamento secreto pré-tribulacional". Esqueceu (?) outra palavra-chave: "harpazo", presente em 1 Ts 4.17, Atos 8.39, 2 Coríntios 12.2-4, Apocalipse 12.5 e que significa "agarrar, capturar, arrebatar, apanhar com rapidez". CURIOSAMENTE, o autor do texto passa ao largo desse termo; por que será ?


    Se o amigo mudasse a metodologia de leitura "pre-tribulacionista", que consiste em arrancar pequeninos versículos de seu contexto, para atribuir valores a eles, me pouparia muito trabalho. Mas vamos lá:

    O texto de 1 Tes 4:17 não registra sobre um “arrebatamento secreto”, principalmente porque no verso anterior, o apóstolo Paulo fala de “parousia”.

    1 Tes 4:15
    Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

    1 Tes 4:15
    toῦto gὰr ὑmῖn lέgomen ἐn lόgῳ kyrίoy, ὅti ἡmeῖς oἱ zῶnteς oἱ perileipόmenoi eἰς tὴn parousίan toῦ kyrίoy oὐ mὴ fthάswmen toὺς koimhthέntaς·


    Esta palavra grega é a mesmíssima usada pelo Apóstolo em 2 Tes. 2:8

    2 Tes 2:8
    E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;

    2 Tes 2:8
    καὶ τότε ἀποκαλυφθήσεται ὁ ἄνομος, ὃν ὁ κύριος [ἰησοῦς] ἀνελεῖ τῶ πνεύματι τοῦ στόματος αὐτοῦ καὶ καταργήσει τῇ ἐπιφανείᾳ τῆς parουsίαs αὐτοῦ,


    Tambem Mateus citou as palavras proferidas pelo Senhor Jesus, usando da mesma palavra grega:

    Mateus 24:27
    Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.


    Mateus 24:27
    ὥsper gὰr ἡ ἀstrapὴ ἐksέrchetai ἀpὸ ἀnatolῶn kaὶ faίnetai ἕwς dysmῶn, oὕtwς ἔstai ἡ parousίa toῦ yἱoῦ toῦ ἀnthrώpou.


    O retorno do Messias será publica e visível a todos, e seus discípulos serão arrebatados até Ele, no momento de sua “parousia”, e virão até a terra onde se iniciará o milênio.

    Depois continuo essa postagem...

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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por David Qui 07 Ago 2014, 14:10

    1 - "Nenhuma das três palavras gregas usadas no Novo Testamento para descrever o Retorno de Cristo sugere um arrebatamento secreto pré-tribulacional". Esqueceu (?) outra palavra-chave: "harpazo", presente em 1 Ts 4.17, Atos 8.39, 2 Coríntios 12.2-4, Apocalipse 12.5 e que significa "agarrar, capturar, arrebatar, apanhar com rapidez". CURIOSAMENTE, o autor do texto passa ao largo desse termo; por que será ?

    A palavra grega “harpazo”, embora correto o significado dado pelo colega, nunca foi usada, em qualquer passagem do Novo Testamento para indicar, ou sugerir, um “evento secreto”. Muito pelo contrário, como já foi mostrado, quando é utilizada por exemplo, na passagem de 1 Tes. 4:15-17, é usada em “parceria” com a palavra grega “parousia”. Esta palavra enseja o significado da presença do Senhor, durante o evento de sua vinda. E por isso é a palavra escolhida pelos escritores bíblicos para registrar a volta do Senhor, com poder e muita glória.

    Com relação ao texto de Atos 8:39, que diz:

    Atos 8:39
    E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.


    Embora seja a palavra “harpazo” bem usada na passagem acima, o texto não discorre sobre um “arrebatamento secreto” de todos os salvos, no momento de uma suposta "volta invisivel" do Senhor, ao mundo. O fato acima é um evento isolado, como o foi por exemplo, Daniel ter escapado dos leões. Estevão não teve a mesma “sorte” de Daniel, e acabou sendo apedrejado! Deus age como quer e quando quer, pois Ele é Soberano!

    Assim, não há como se pegar ao versículo acima, para tentar se defender um evento completamente secreto, de todos os crentes salvos, numa suposta vinda invisível do Senhor Jesus ao mundo! Como já disse, volto a repetir: A esperança de todos os cristãos, de todas as épocas, inclusive apóstolos e escritores do Novo Testamento, nunca foi num evento secreto e invisível, mas na manifestação visível, pública, com poder e muita glória do Senhor Jesus Cristo!

    Com relação ao texto de 2 COrintios 12:2-4

    2 Corintios 12:2-4
    2  Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
    3  E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
    4  Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.


    É usando de metodologia semelhante que se defende muito a chamada “doutrina da prosperidade”: Salomão foi rico, e recebeu muita sabedoria, assim você também será muito rico e também receberá muita sabedoria, pois Deus agiu assim com Salomão.
    A passagem acima é mais um acontecimento isolado! Não existe nenhuma referencia ou mesmo insinuação, de que o apóstolo estivesse querendo ensinar um “arrebatamento secreto” de todos os salvos, no momento de uma vinda invisível ao mundo, do Senhor Jesus. Isso é tão fora de questionamentos, que a palavra “parousia” é sempre utilizada, quando o assunto se refere a vinda do Senhor, para indicar que ela será pública e visível a todo olho!

    Também o texto de Apocalipse 12:5 não possui qualquer relação com o suposto “arrebatamento secreto”.

    Cristo nunca prometeu a Sua Igreja um arrebatamento pré-tribulação deste mundo. Este seria o terceiro motivo alegado pelo autor. Novamente, ele labora em grave equívoco ao não vislumbrar o sentido correto das expressões "livrar DO mal" e "guardar DA hora da provação", que expressam a ISENÇÃO de algo, não a proteção em meio a algo. Para que o autor do texto estivesse correto, a Bíblia deveria usar as expressões "livrar NO mal" e "guardar NA hora da provação".

    O amigo percebe o nível dos argumentos usados pelo “Pre-tribulacionismo”? É utilizando desse argumento, que essa linha doutrinária ensina que as pessoas serão retirados do planeta terra! Mas em parte alguma do contexto se fala que a igreja seria retirada do planeta!

    Esse tipo de argumento utilizado pelo “pré-tribulacionismo” é completamente contra todas as orações do Messias, em favor de seus discípulos:

    Mateus 6:13
    E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal;

    João 17:15
    Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.


    "Ser livre do mal": Foi precisamente isto, que aconteceu com a igreja de Filadelfia, e que pode acontecer com qualquer verdadeiro crente, que encontrar graça diante do Senhor!
    Creio que o amigo não poderá apresentar um único texto, que mostre a mim e a todos os colegas do fórum, o evento secreto defendido pelo “pré-tribulacionismo”. Diante disso, encerro minha participação no assunto. Embora possa voltar, se um novo argumento for apresentado!

    Que o Senhor continue a nos abençoar


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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Samuel Qui 07 Ago 2014, 14:23

    Considerando o arrebatamento pós-tribulacionista, quem são os que vão gozar do milênio conforme o texto:

    Is 65.22-25
    Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles. E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.
    ___________

    Seriam eles os incrédulos sobreviventes da tribulação?
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Dannilo Stelio Qui 07 Ago 2014, 15:36

    SAMUEL, o texto de Isaías retrata o reino milenial, mencionado em Apocalipse 20.6.
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Samuel Qui 07 Ago 2014, 15:40

    Exato Dannilo! Este é o problema. Todos os santos serão arrebatados e terão seus corpos glorificados pós-tribulação. Como encaixar este texto (Is 65.22-25) no que vem depois - o reino milenar?

    Mateus 22:30  Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.

    Lembrando que numa visão pós-tribulacionista a ressurreição é antes do milênio.

    Portanto, quem são os desfrutadores do milênio descrito em Isaías que terão filhos, trabalharão e habitarão em casas?

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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por David Qui 07 Ago 2014, 16:04

    Esta é uma boa pergunta, Samuel!

    Alguns bons teólogos de hoje, como Wayne Grudem e George Ladd, são “pré milenistas históricos”.

    Entre os pós tribulacionistas existe uma pequena divergência sobre o texto: alguns defendem que essas pessoas serão de fato, apenas alguns ímpios sobreviventes, convidados a entrar no reino, mas uma “ala”, chamada de “históricos” defende que haverá a conversão de Israel, no momento da vinda do Senhor Jesus, somado as pessoas que serão convidadas a entrar no reino milenar.

    Sendo assim, existiriam dois tipo de pessoas durante o milênio: Aqueles que possuirão corpos transformados e outros ainda com corpos mortais. Isso seria deduzido do registro de Isaías, onde o profeta relata da possibilidade de morte em seus escritos, em passagem que os pre-milenistas ligam seu cumprimento ao milênio.

    Isaías 65:20
    Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.


    Tendo em vista que todas as profecias do Antigo Testamento relativas ao Messias, se cumpriram literalmente, é de se esperar que esta, e outras, também se cumpra integralmente! Dessa forma, o Texto de Zacarias 12:10 seria usado para defender o momento da conversão de Israel:

    Zacarias 12:10
    Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.


    Vários, dos chamados “pais da igreja” defendiam essa premissa, baseada no entendimento literal do cumprimento das Escrituras. Assim, Inácio, Papias, Irineu, Justino de Roma, e vários outros “pais” defendiam essa questão!

    Mas eu e os outros, que somos cristãos de bem em todos os pontos, estamos convictos de que haverá uma ressurreição dos mortos, e mil anos em Jerusalém, que será construída, adornada e alargada, como os profetas Ezequiel e Isaías e outros declaram (Justino, Diálogo com Trifão, Cap.80)

    Irineu, combatendo alegorização indiscriminada do texto bíblico, que não foi registrada para esse propósito escreveu:

    Se alguns quiserem interpretar estas profecias em sentido alegórico não chegarão a acordo entre si sobre todos os pontos e serão refutados... Todas estas profecias se referem, sem contestação, a ressurreição dos justos, que se realizará depois do advento do anticristo e da eliminação de todas as nações que se submeteram a sua autoridade, quando os justos reinarão sobre a terra, aumentarão pela aparição do Senhor e se acostumarão, por ele, a participar da glória do Pai e participarão da vida, da comunhão e da unidade espirituais, neste reino. Os que o Senhor encontrar na carne, esperando-o vindo dos céus, depois de ter suportado a tribulação e escapado das mãos do iníquo, são aqueles dos quais fala o profeta: “Os abandonados sobre a terra se multiplicarão”, e também todos os que, dentre os pagãos, o Senhor tiver preparado, para que, após ser deixados, se multipliquem sobre a terra, sejam governados pelos santos e sirvam Jerusalem. (Contra as Heresias – Irineu de Lion, Livro 5, cap. 35)

    Tambem Papias, que segundo a tradição foi discípulo do Apóstolo João, é citado por Eusebio, nessa questão, da seguinte forma:

    Isto também atesta por escrito Papias, que foi ouvinte de João, companheiro de Policarpo e varão dos antigos, no quarto livro dos que escreveu, porque efetivamente tem cinco livros escritos. Entre elas diz que, depois da ressurreição dentre os mortos, haverá um milênio, e que o reino de Cristo se estabelecerá fisicamente sobre esta terra.
    (Eusebio de cesareia – Livro III – Dos Escritos de Papias - XXXIX)

    Alem desses, outros dos chamados “pais” defendem essa linha.

    Que o Senhor nos abençoe

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    Mensagem por Dannilo Stelio Qui 07 Ago 2014, 16:40

    Samuel escreveu:Exato Dannilo! Este é o problema. Todos os santos serão arrebatados e terão seus corpos glorificados pós-tribulação. Como encaixar este texto (Is 65.22-25) no que vem depois - o reino milenar?
    Mateus 22:30  Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.
    Lembrando que numa visão pós-tribulacionista a ressurreição é antes do milênio.
    Portanto, quem são os desfrutadores do milênio descrito em Isaías que terão filhos, trabalharão e habitarão em casas?

    As nações que restarem da Grande Tribulação (Zacarias 14.16, início), incluindo os judeus.


    Miquéias 4:3
    "E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra."

    Isaías 2:4
    "E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear."
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Dannilo Stelio Qui 07 Ago 2014, 16:43

    DAVID (REF. MENSAGEM N. 90)

    - "A “Ira de Deus” se refere a segunda morte", disse vc, procurando refutar com essas poucas palavras tudo que eu mencionei na mensagem n. 86. Não logrou êxito, até porque não fundamentou sua afirmativa. Ao invés disso, saiu pela tangente com um arrazoado sobre o "dia do Senhor" que nem vou me dar ao trabalho de comentar, já que não auxilia em nada o ponto crucial do debate.

    - Para vc, IRA DE DEUS é uma coisa (e vc não fundamentou) enquanto que para mim é outra (eu fundamentei e vc não refutou adequadamente). Ninguém que seja intelectualmente honesto aceitará o seu ponto de vista.

    "CREIO QUE o termo bíblico mais apropriado para o período seria “dia do Senhor”. PENSO QUE o termo “grande tribulação” é um conceito que TALVEZ apresente bem, aquilo que os homens, mais
    especificamente os ímpios, sentirão no “dia do Senhor”, que será caracterizado por vários juízos de
    Deus, que trarão como consequência, tribulação nos homens."

    - Permita-me observar que sua afirmativa está eivada de conjecturas e subjetivismos. Vamos manter o foco objetivamente nos pontos do debate.

    - "Com relação ao “seremos salvos” usado por Paulo, entendo que ele se refere ao dia do julgamento de Deus, quando alguns serão condenados a segunda morte!"
    - Se vc refere-se ao Juízo Final, está equivocado, pois não encontramos no texto bíblico respaldo para entender que alguém nele foi absolvido.

    - "Principalmente porque todos os cristãos (...)registraram a esperança, não num evento secreto, mas num evento público, em que o Senhor Jesus viria com poder e muita glória!"
    - O fato de existirem registros bíblicos da manifestação em glória, visível, de Cristo, NÃO EXCLUI sua manifestação invisível. Argumento inválido da sua parte.

    - Sua explicação sobre o livramento da ira futura peca no seguinte: Noé foi salvo do dilúvio pela sua entrada na arca e sua saída do mundo antediluviano; os hebreus no Egito foram salvos das pragas pois habitavam na terra de Gósem.

    - Que bom vc ter mudado de idéia e concordado que Ap 3.10 também serve para nossa época, assim como João 17.15 ! Até porque essa passagem bíblica fala "da provação que há de vir SOBRE O MUNDO INTEIRO, para pôr à prova OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA". O sentido aqui é o mais amplo possível, e não podemos restringi-lo apenas ao mundo conhecido daquela época, portanto aponta para um CUMPRIMENTO FUTURO.

    - Muito bem. Então vamos à aplicação hodierna. O texto fala que a Igreja será guardada DA provação, e não guardada NA provação.

    - Além disso, a palavra traduzida por "guardarei" (τηρήσω) significa "tirarei de um lugar e guardarei em outro lugar".

    - Os termos "ek" e "tis" (ἐκ e τῆς) formaram o "da" (hora da tentação). "ek" geralmente tem sentido de FORA DE UM LUGAR ONDE ANTES ESTAVA, mas existe outra corrente que entende significar "a partir de". Se tomarmos este sentido, teremos o texto dizendo que Deus irá guardar a partir da hora da provação. Tanto num caso como no outro, não se expressa no texto a ideia de que Deus irá guardar/preservar EM MEIO à provação.

    - Vc alegou que a igreja de Filadelfia foi guardada de ser perseguida. Onde encontramos tal informação histórica ?
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    Mensagem por Samuel Qui 07 Ago 2014, 16:51

    Dannilo escreveu:As nações que restarem da Grande Tribulação (Zacarias 14.16, início), incluindo os judeus.

    Então os incrédulos desfrutarão 1000 anos de paz e ainda terão a chance de se arrependerem?
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    Mensagem por Dannilo Stelio Qui 07 Ago 2014, 17:04

    Caro DAVID (REF. MENSAGEMN. 91 E 92)
    - A mensagem n. 91 trata lindamente do termo "parousia", mas não foi esse o termo em debate, e sim "harpazo". Vc deu uma linda resposta para uma pergunta inexistente.

    - Sobre sua mensagem n. 92. Não vejo como "agarrar, arrebatar com rapidez" (significado de "harpazo) indicaria um evento público e manifesto a todos. Pelo contrário, indica mais a atitude de um ladrão que rapidamente arrebata a bolsa do transeunte e sai correndo. E quem foi mesmo que disse que viria como ladrão ?

    - "parousia" não exclui "harpazo". O primeiro termo refere-se ao EVENTO, o segundo termo a uma CARACTERÍSTICA do evento. Se vc quis dizer que os significados são os mesmos, equivocou-se novamente.

    - Não ficou claro sua comparação com Daniel e Estevão. Olhando por um viés pós-tribulacionista, sugere que uns serão poupados das pragas e castigos da Grande Tribulação (como Daniel), enquanto que outros (mesmo fiéis como Estevão) vão tombar. Muito animador...

    - O texto de 2 CO 12.24 e Ap 12.5 não foram usados para caracterizar o arrebatamento, mas sim a ocorrência da palavra HARPAZO com o significado de "arrebatar", portanto seus argumentos nesse sentido se perderam em face do seu equívoco. Releia com atenção a Mensagem n.85.

    - Já que vc encerrou sua participação neste tópico, só me resta registrar que não vi em seus argumentos nada de novo que me permita rever minha posição. Ao contrário, a maior parte de suas postagens é simplesmente desqualificando a posição pré-tribulacionista, de forma subjetiva, sem enfrentar os argumentos objetivos de forma eficaz (um conselho: liberte-se dessas manias do pessoal do fórum gospel...).

    - Entenda bem. Se o pós-tribulacionismo estivesse correto, deveria ser capaz de responder os questionamentos que coloquei. Mas não foi o que se observou.
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    Mensagem por Dannilo Stelio Qui 07 Ago 2014, 17:07

    Samuel escreveu:
    Dannilo escreveu:As nações que restarem da Grande Tribulação (Zacarias 14.16, início), incluindo os judeus.
    Então os incrédulos desfrutarão 1000 anos de paz e ainda terão a chance de se arrependerem?

    - Isso mesmo. É a chamada DISPENSAÇÃO MILENIAL. Deus em pessoa (através de Cristo) reinará neste mundo e trará a paz perfeita.
    - E os salvos arrebatados, bem como os ressuscitados na primeira ressurreição, reinarão com Cristo nesse período.
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Samuel Qui 07 Ago 2014, 17:19

    Bom, Dannilo. Aí é que mora a minha dúvida.

    Os sobreviventes da tribulação - incrédulos que provavelmente adoraram a besta e foram desertores - vão ganhar de presente 1000 anos de vida e a vida mais próspera jamais vista nesta Terra?

    Isso seria justo da parte de um Deus justo?
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Dannilo Stelio Qui 07 Ago 2014, 17:29

    .
    Samuel,

    Quem recebeu a marca da Besta não tem perdão (Ap 14.9), esses não irão participar do milênio. Sobram os que não foram marcados (cristãos que ficaram do arrebatamento E os que se converteram durante a GT, bem como, os que nasceram nesse período).
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Dannilo

    Mensagem por Samuel Qui 07 Ago 2014, 17:36

    Dannilo.

    Acho que entendi sua linha de raciocínio e compartilho dela (se ela for pré-tribulacionista).
    ____________________
    Mas fiz minha pergunta inicial Considerando o arrebatamento pós-tribulacionista.

    Pois, assim como o pós, ve incoerências no pré-tribulacionismo; também há essas incoerências que poucos pós-tribulacionistas se dedicam a estudar.
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por David Ter 12 Ago 2014, 16:33

    Olá amigos ir irmãos de fé no Senhor Jesus!

    Paz do Messias esteja convosco


    Apesar de já ter dito que encerraria minha participação neste tópico, estava "me coçando" para que a inatividade do forum fosse breve, para que pudesse "aparar" algumas arestas, sobre citações de alguns dos textos que enviei:

    A mensagem n. 91 trata lindamente do termo "parousia", mas não foi esse o termo em debate, e sim "harpazo". Vc deu uma linda resposta para uma pergunta inexistente.


    Desculpe, amigo... Mas eu imaginei que você conhecesse o “pre milenismo histórico”: Nós não negamos o arrebatamento. Muito pelo contrário: Defendemos que ele acontecerá no momento da última e única vinda vinda do Senhor, aquela que o pre-tribulacionismo chama de "vinda visível", como está escrito por toda a Escritura! O que não existe é a menção de que ele acontecerá, numa suposta vinda invisível do Senhor ao mundo!

    Voce, por sua vez, continua nos devendo um versículo, apenas um, sobre o “arrebatamento secreto”.

    - Sobre sua mensagem n. 92. Não vejo como "agarrar, arrebatar com rapidez" (significado de "harpazo) indicaria um evento público e manifesto a todos. Pelo contrário, indica mais a atitude de um ladrão que rapidamente arrebata a bolsa do transeunte e sai correndo. E quem foi mesmo que disse que viria como ladrão ?

    Não sei se dará para medir o intervalo de tempo, entre o aparecimento público do Senhor nos céus, e o arrebatamento. Talvez seja simultâneo. Paulo, em 1 COrintios 15:52, registra sobre um “piscar de olhos”, no momento da última trombeta!

    1 Corintios 15:52
    Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.


    Como já foi dito, e mostrado, a afirmação de vir como um “ladrão na noite”, proferido pelo Senhor, possui o sentido de que sua vinda seria num dia em que não se estivesse esperando por Ele: A vinda do Senhor será inesperada! O sentido não é “não ser visto”!

    Os discípulos, por sua vez, não serão surpreendidos, pois saberão avaliar os tempos!

    1 Tes. 5:4
    Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;


    - "parousia" não exclui "harpazo". O primeiro termo refere-se ao EVENTO, o segundo termo a uma CARACTERÍSTICA do evento. Se vc quis dizer que os significados são os mesmos, equivocou-se novamente.

    Claro que uma não exclui a outra: No momento da “parousia”, palavra que enseja o significado de revelar publicamente a pessoa do Messias a todo olho, acontecerá o “harpazo”, o arrebatamento.

    Também não disse, nem insinuei, em lugar algum, que essas são palavras sinônimas! O que disse é que o uso da palavra “harpazo” não é ligada nenhuma única vez a algum evento secreto, que é o tema de nossa divergência!  

    Muito pelo contrário, sempre que usada para ensejar o significado de arrebatamento para os santos,  a palavra é usada SOMENTE com a palavra “parousia”. Danilo, procure o significado de “parousia” mesmo em dicionários de português!

    - Não ficou claro sua comparação com Daniel e Estevão. Olhando por um viés pós-tribulacionista, sugere que uns serão poupados das pragas e castigos da Grande Tribulação (como Daniel), enquanto que outros (mesmo fiéis como Estevão) vão tombar. Muito animador...

    Confesso que as vezes sinto uma pontinha de raiva, da forma como o amigo comenta meus textos: Não acredito que o amigo tenha baixa literácia, ou que use má fé. Ao invés disso acredito que não lê com a devida atenção aquilo que escrevo! Ora, em nenhum momento tive a intenção de fazer exatamente o que a linha pré-tribulacionista faz: Usar de versículos que em nada tratam da vinda do Senhor, para tentar defender que o texto disciplina essa doutrina:  Quem faz isso é o “Pre-tribulacionismo”.

    A intenção foi mostrar que o episódio de Felipe é um fato isolado, e o uso da palavra “harpazo” ali, em nada ajuda a questão do “arrebatamento secreto”. Estava tentando mostrar que o episódio de Felipe foi tão isolado, como o foi o episódio de Daniel, ao ter escapado na cova dos leões! Assim, usei o episódio de Estevão, contrastando ao de Daniel, para mostrar que situações isoladas pessoais, ou experiências pessoais, não servem para se firmar doutrinas.

    - O texto de 2 CO 12.24 e Ap 12.5 não foram usados para caracterizar o arrebatamento, mas sim a ocorrência da palavra HARPAZO com o significado de "arrebatar", portanto seus argumentos nesse sentido se perderam em face do seu equívoco. Releia com atenção a Mensagem n.85.

    Talvez seja você, quem não tenha entendido: ninguém nega a ocorrência dessa palavra! O que se pede, é sua ocorrência ensejando um significado de que ela acontecerá numa “parousia secreta”, ou seja, numa “vinda secreta” do Senhor Jesus! Pois todas as vezes que ela é usada para informar sobre o arrebatamento dos santos, está ligada a “parousia” que é a vinda visível e pública do Messias! Mas isso não existe já que a expressão “parousia invisivel”, ou secreta, é uma contradição de termos, principalmente quando levamos em conta a utilização da palavra “parousia” por todos os escritores bíblicos!

    - Já que vc encerrou sua participação neste tópico, só me resta registrar que não vi em seus argumentos nada de novo que me permita rever minha posição. Ao contrário, a maior parte de suas postagens é simplesmente desqualificando a posição pré-tribulacionista, de forma subjetiva, sem enfrentar os argumentos objetivos de forma eficaz (um conselho: liberte-se dessas manias do pessoal do fórum gospel...).

    Na verdade, mostramos os princípios do pos tribulacionismo: Foi mostrado que os crentes estarão aqui, durante o “dia do Senhor”, e que serão perseguidos pelo anticristo, conforme está registrado nas Escrituras; foi mostrado o registro da intercessão do Messias pelos seus discípulos, onde o Senhor pede ao Pai, que não[os tire do mundo, como querem os “pré-tribulacionistas”. Ao invés disso, o Senhor pede que eles sejam protegidos do mal. Foi mostrado a questão do conceito da palavra “parousia”, que significa a vinda visível e pública do Senhor Jesus;  também contextualizamos todos os pequenos versículos que o amigo arrancou de seus respectivos contextos, para impor conceitos estranhos a eles, como o caso das “virgens néscias”, que o Senhor afirmou não conhece-las, mas o amigo e o pre tribualcionismo insistem que o Senhor as conhece e as salvára. Assim, não adianta o amigo tentar pousar de vencedor, principalmente porque nossos escritos estão postados! Quem lê nossos comentários verá que foi precisamente o colega quem não postou nada que comprove que:

    1 - O Senhor Jesus virá mais duas vezes, sendo uma delas de forma invisível e secreta;

    2 – Haverá três ressurreições: Uma a qualquer momento, outra sete anos após, e mais uma terceira, mil anos após a segunda.

    3 – Que os salvos passarão sete anos no céu, enquanto acontece o “dia do Senhor”.

    Quem lê perceberá que perguntei exaustivamente, e  de forma chata e repetitiva,  chamando inclusive ao “arrebatamento secreto” e a “vinda invisível” do Senhor Jesus de “fábula” e de “ficção”. Mas o pré-tribulacionismo não conseguiu mostrar um único texto que provasse que eu estou errado, e que essa é uma doutrina bíblica!

    - Entenda bem. Se o pós-tribulacionismo estivesse correto, deveria ser capaz de responder os questionamentos que coloquei. Mas não foi o que se observou.

    Não quero parece grosseiro com você, meu irmão, mas sua maneira de debater demonstra que para si,  o menos importante é a VERDADE, uma vez que o interesse parece ser apenas manter sua premissa a qualquer custo.

    - "A “Ira de Deus” se refere a segunda morte", disse vc, procurando refutar com essas poucas palavras tudo que eu mencionei na mensagem n. 86. Não logrou êxito, até porque não fundamentou sua afirmativa. Ao invés disso, saiu pela tangente com um arrazoado sobre o "dia do Senhor" que nem vou me dar ao trabalho de comentar, já que não auxilia em nada o ponto crucial do debate.

    Isso já foi respondido, mas vamos a uma última reflexão: a “ira de Deus” se refere a “segunda morte”, como vemos em João 3:38, e várias outras passagens:

    João 3:36
    Quem crê no Filho tem a vida eterna; mas quem rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.


    A passagem acima parece muito clara, principalmente quando avaliamos todo o seu contexto: Aquele que crê no Filho não sofrerá a ira de Deus, devido a seus pecados, porque o Filho tomou sobre Si a ira de Deus quando morreu em nosso lugar na cruz. Aqueles que não creem no Filho, os que não O recebem como Salvador, serão julgados no dia da ira.

    Irmão, a expressão “ira de Deus” possui o mesmo significado da expressão “segunda morte” porque sempre é usada como antítese da expressão “vida eterna”!

    "Com relação ao “seremos salvos” usado por Paulo, entendo que ele se refere ao dia do julgamento de Deus, quando alguns serão condenados a segunda morte!"
    - Se vc refere-se ao Juízo Final, está equivocado, pois não encontramos no texto bíblico respaldo para entender que alguém nele foi absolvido.

    O termo “juízo final” não é encontrado nas Escrituras. Usamos esse termo para nos referir ao julgamento do “Grande Trono Branco”.

    É verdade, as linhas “pós” e “pré” concordam que nenhum verdadeiro discípulo do Senhor estará presente, para ser julgado  no julgamento do “Grande Trono Branco”, pois quem ali se fizer presente não irá salvar-se!

    Apesar de gostar da doutrina reformada, um arminiano responderia sua indagação dizendo que todas as conquistas que recebemos, ao nos render ao Senhor Jesus, são pela fé: pois o “real”, de fato,  ainda aconteceu. Isso equivale a dizer que estamos ainda debaixo das consequencias do pecado, e por isso morremos, possuímos corpos mortais, adoecemos e sequer conseguimos declarar que nunca mais pecaremos, seja por pensamentos obras ou palavras. A verdade é que apenas após a volta do Messias, poderemos dizer literalmente que fomos salvos da ira do Criador. Para os amilenistas essa questão seria mais fácil de ser explicada, uma vez que, segundo essa linha, acontecerá apenas uma ressurreição de todas as pessoas: Uma para a vida eterna e outra para a condenação eterna!

    O fato de existirem registros bíblicos da manifestação em glória, visível, de Cristo, NÃO EXCLUI sua manifestação invisível. Argumento inválido da sua parte.

    Desculpe Danilo, mas o nível desse argumento me fez rir sozinho, enquanto digito esta mensagem: Não é uma questão de “incluir” ou “excluir”!  Essa “manifestação invisível” sequer existe nas Escrituras! Até mesmo os teólogos dispensacionalistas confessam que a doutrina da “vinda secreta” do Senhor não “está clara” nas Escrituras!

    De minha parte, acredito que essa “manifestação invisível” do Senhor Jesus exista apenas na teoria “pre-tribulacionista”. Pois, possuo os chamados apócrifos cristãos, mas mesmo neles, não se acha tal evento! Isso parece mais coisa de testemunha de Jeová que defendem uma “manifestação secreta” do Senhor em 1914. Mas o desafio continua para o amigo mostrar um, e apenas um versículo, que mostre tal evento. Como já disse, “desconfio” que nem mesmo o Senhor Jesus sabia que viria de forma invisível, pois o Senhor nunca falou e nem mesmo sugeriu tal coisa.

    Sua explicação sobre o livramento da ira futura peca no seguinte: Noé foi salvo do dilúvio pela sua entrada na arca e sua saída do mundo antediluviano; os hebreus no Egito foram salvos das pragas pois habitavam na terra de Gósem.

    Amigo, nem Noé nem os hebreus precisaram ser tirados do planeta para serem poupados dos juízos! Era Deus quem estava no controle de tudo, e por isso, todos que estavam debaixo do sangue do cordeiro, foram poupados da grande angustia que se abateu no Egito, quando o Anjo do Senhor passou, matando todos os primogênitos!

    Que bom vc ter mudado de idéia e concordado que Ap 3.10 também serve para nossa época, assim como João 17.15 ! Até porque essa passagem bíblica fala "da provação que há de vir SOBRE O MUNDO INTEIRO, para pôr à prova OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA". O sentido aqui é o mais amplo possível, e não podemos restringi-lo apenas ao mundo conhecido daquela época, portanto aponta para um CUMPRIMENTO FUTURO.

    Eu não “mudei de ideia”. Na época em que foi escrito, o mundo povoado era aquele contexto, onde viviam aquelas pessoas. Mas apesar disso, creio que a igreja do Senhor Jesus será poupada dos juízos de Deus, que irão ser lançados durante o “dia do Senhor”, assim como o foram os israelitas, durante o episódio no Egito. No entanto, apesar de serem poupados dos juízos de Deus no Egito, o faraó, pôde perseguir o povo, aumentando o jugo, perseguindo os judeus, e quem sabe, até matando alguns. Também assim acontecerá quando surgir o anticristo.

    Muito bem. Então vamos à aplicação hodierna. O texto fala que a Igreja será guardada DA provação, e não guardada NA provação.


    Com a expressão “vamos a aplicação hodierna”, o amigo quer dizer: “Vamos a aplicação que é dada a partir de 1840”.

    Além disso, a palavra traduzida por "guardarei" (τηρήσω) significa "tirarei de um lugar e guardarei em outro lugar"


    Nada que um bom programa interlinear não resolva, para mostrar a aplicação dessa palavra grega, e provar a inconsistência da teoria pre tribulacionista!

    A palavra grega, “têrêô”, significa simplesmente “guardar”. Ela foi usada em outras ocasiões semelhantes e seu significado sempre foi o mesmo:

    2 Cor. 11:9
    Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.

    2 Cor. 11:9
    καὶ παρὼν πρὸς ὑμᾶς καὶ ὑστερηθεὶς οὐ κατενάρκησα οὐθενός: τὸ γὰρ ὑστέρημά μου προσανεπλήρωσαν οἱ ἀδελφοὶ ἐλθόντες ἀπὸ Μακεδονίας: καὶ ἐν παντὶ ἀβαρῆ ἐμαυτὸν ὑμῖν ἐτήρησα καὶ τηρήσω.


    Também na oração do Messias, foi usada a mesmíssima palavra grega:

    João 17:11
    E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome.

    João 17:11
    καὶ οὐκέτι εἰμὶ ἐν τῷ κόσμῳ, καὶ αὐτοὶ ἐν τῷ κόσμῳ εἰσίν, κἀγὼ πρὸς σὲ ἔρχομαι. Πάτερ ἅγιε, τήρησον αὐτοὺς ἐν τῷ ὀνόματί σου ᾧ δέδωκάς μοι, ἵνα ὦσιν ἓν καθὼς ἡμεῖς. ὅτε ἤμην μετ᾽ αὐτῶν ἐγὼ ἐτήρουν αὐτοὺς ἐν τῶ ὀνόματί σου ᾧ δέδωκάς μοι,



    As palavras “guardar” sublinhadas por mim acima, é a mesmíssima palavra usada em apocalipse 3:10. Percebam que ela possui o mesmo conceito, o mesmo sentido: o de que, como discípulos do Senhor Jesus, seremos guardados do mal aqui na terra, assim como o Senhor Jesus quando esteve aqui, guardou seus discípulos no Nome do Pai!

    Assim, querer dar um significado completamente diferente à palavra “têrêsô” em Apocalipse 3:10, destoando dos significados acima, é criar um conceito novo, é criar um conceito estranho as Escrituras, é ir além do que está escrito, apenas para se tentar, a todo custo, manter uma premissa como bíblica!

    No amor do Messias


    David
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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Dannilo Stelio Qua 13 Ago 2014, 11:46

    DAVID (REF. MENSAGEM N. 105)
    "Nós não negamos o arrebatamento. Muito pelo contrário: Defendemos que ele acontecerá no momento da última e única vinda vinda do Senhor, aquela que o pre-tribulacionismo chama de vinda visível como está escrito por toda a Escritura! O que não existe é a menção de que ele acontecerá, numa suposta vinda invisível do Senhor ao mundo!"
    "Não sei se dará para medir o intervalo de tempo, entre o aparecimento público do Senhor nos céus, e o arrebatamento. Talvez seja simultâneo. Paulo, em 1 COrintios 15:52, registra sobre um “piscar de olhos”, no momento da última trombeta!"

    - Nesse caso, como justificar esse "tomar com violência e rapidez" ? Ora, imaginemos:  Cristo aparece em glória e poder, para destruir o Anticristo e seus exércitos, e implantar o seu reino milenial. O mais lógico seria que os fiéis permaneçam na Terra para ver isso ocorrer. Qual a necessidade de arrebatar os fiéis ? para quê ? e por que razão fazer isso com rapidez, como sugere a palavra "harpazo" ?  (repare que é a mesma pergunta anterior, com outras palavras).

    "Voce, por sua vez, continua nos devendo um versículo, apenas um, sobre o “arrebatamento secreto”."
    - Você é que continua devendo uma refutação válida sobre os versículos anteriores (Romanos 5.9; 1 Tessalonicenses 1:10;  e Apocalipse 3:10).

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    Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação - Página 7 Empty Re: Arrebatamento, 2ª Vinda e Grande Tribulação

    Mensagem por Dannilo Stelio Qua 13 Ago 2014, 11:48

    DAVID (REF. MENSAGEM N. 105)

    "a afirmação de vir como um “ladrão na noite”, proferido pelo Senhor, possui o sentido de que sua vinda seria num dia em que não se estivesse esperando por Ele: A vinda do Senhor será inesperada! O sentido não é “não ser visto”!"

    TAMBÉM significa isso. Mas a ideia não serve para uma manifestação VISÍVEL, como vc mencionou antes.

    Veja bem: se adotarmos o viés pós-tribulacionista, sinais de aviso da volta de Cristo se tornam desnecessários, pois bastará a reunião dos exércitos do Anticristo sobre Jerusalém para saber que chegou o momento da volta de Cristo.

    Por outro lado, se adotarmos o viés méso-tribulacionista, a figura do "ladrão na noite" continua sendo desnecessária, pois bastará aos "santos" verificar a aparição do Anticristo e calcular 3 anos e meio a partir daí.

    A figura do "ladrão na noite", além disso, não favorece uma manifestação VISÍVEL. Afinal, a regra dos ladrões na noite é NÃO SEREM PERCEBIDOS pelas pessoas vitimadas...


    "No momento da “parousia”, palavra que enseja o significado de revelar publicamente a pessoa do Messias a todo olho, acontecerá o “harpazo”, o arrebatamento."

    - De novo surge a pergunta: para quê ? com qual finalidade, se após a manifestação de Cristo Ele implantará o Milênio ?

    "O que disse é que o uso da palavra “harpazo” não é ligada nenhuma única vez a algum evento secreto, que é o tema de nossa divergência!"
    O mais correto é dizer que "Harpazo" não encontra ligação com um evento visível e público, como prega o pós-tribulacionismo, pois se assim fosse, não seria necessária a rapidez no acontecimento.

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