F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???


    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 652
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qui 06 Nov 2014, 21:31


    Em parte alguma o texto de Heb. 9:27 diz que ao morrer o homem, IMEDIATAMENTE ocorre o juízo. Não existe tal declaração, e a passagem é citada segundo o pressuposto da ideia de imortalidade da alma. Essa não é a forma correta de interpretar a Bíblia.

    “Vindo DEPOIS o juízo”, significa, no seu devido tempo, quando se der a “ressurreição da vida” e a “ressurreição do juízo (ou condenação)”.

    Claro que o juízo ocorre DEPOIS DA MORTE, mas não de imediato, pois não é o que o texto isoladamente diz, nem o teor geral do ensino bíblico a respeito.

    Se se dessem ao trabalho de examinar nosso questionário tira-teima com 30 perguntas aos crentes na imortalidade da alma não iriam mais perder tempo com tantas especulações e tiroteio de textos avulsos, descontextualizados. Vejam abaixo novamente o endereço do referido questionário, com uma preciosa concatenação de textos que vão aos ALICERCES da questão de como foi a criação do homem por Deus e o que se dá com o retorno do pó ao pó, e do ruach-fôlego de vida a Deus.

    Vamos lá, amigos. Criem coragem e pelo menos LEIAM as perguntas. . . Mesmo que não sejam respondidas, servirão para sérias reflexões a respeito desse importante tema, podem crer. . .


    http://www.forumevangelho.com.br/t4529-perguntas-pertinentes-aos-crentes-na-imortalidade-da-alma

    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2508
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sex 07 Nov 2014, 13:18

    Prof. Azenilto (eu pensei que você ainda estava morando nos EUA).

    Minha pergunta:

    Por que o apóstolo Paulo considerou a hipótese de ter ido ao paraíso fora do corpo?

    "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
    E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
    Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar"
    (2 Coríntios 12:2-4).



    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 07 Nov 2014, 22:23


    Veja que Paulo nem sabia se tinha ido ou não. Ele tece comentários sobre uma visão que lhe pareceu tão real, que perguntava-se se aquilo havia ocorrido com ele inteiro, ou se uma parte dele apenas ali foi.

    Mas é incrível alguns quererem deduzir disso que haja uma alma que deixe o corpo durante as visões. Então, temos uma situação incrível. Paulo tinha uma visão, o seu “espírito” deixava o seu corpo, que permanecia morto em algum lugar (pois “o corpo sem o espírito está morto”--Tiago 2:26). Daí, ele saía da visão, e ressuscitava. Entrava em nova visão, o “espírito” saía do corpo, que permanecia morto, daí voltava da visão, e ressuscitava. Entrava em nova visão, o “espírito” saía-lhe do corpo, que ficava morto. . .

    Assim não dá, né gente. . .


    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Tzaruch Sex 07 Nov 2014, 22:38

    .

    Olá irmão Azenilto.

    Tente citar as respostas, para se ter a certeza a quem está a responder, ou indique um nome,
    assim evita-se equívocos.



    Azenilto escreveu-
     Em parte alguma o texto de Heb. 9:27 diz que ao morrer o homem, IMEDIATAMENTE ocorre o juízo.
    .
    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
    vindo depois disso o juízo,

    Hebreus 9:27

    Na verdade só neste texto não diz que é imediatamente que ocorre o juízo, MAS TAMBÉM NÃO DIZ
    que não SERÁ IMEDIATAMENTE.


    Azenilto escreveu-
     Não existe tal declaração, e a passagem é citada segundo o pressuposto da ideia de imortalidade da alma.
    .
    Não existe tal declaração ?.... ou você ainda não leu o texto que a apresenta ?

    Será que você pressupôs essa afirmação com a ideia da mortalidade da alma ?


    E propôs-lhe uma parábola, dizendo:
    A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
    E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei?
    Não tenho onde recolher os meus frutos.
    E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros,
    e edificarei outros maiores,

    e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;

    Lucas 12:16-18

    E direi a minha alma: Alma,
    tens em depósito muitos bens para muitos anos;
    descansa, come, bebe e folga.

    Lucas 12:19


    Mas Deus lhe disse:
    Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
    e o que tens preparado, para quem será?

    Lucas 12:20

    Então irmão Azenilto, chega-lhe esta confirmação em Lucas ??, para você entender
    que pode não ser de IMEDIATO "no minuto seguinte" , mas com certeza é nessa mesma noite.


    Assim é aquele que para si ajunta tesouros,
    e não é rico para com Deus.

    Lucas 12:21


    Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo;
    e em alguns manifestam-se depois.

    1 Timóteo 5:24

    Também este texto diz que os pecados de alguns são manifestos, precedendo o juízo,
    e que em outros manifestam-se depois, e claro o juízo seguirá para estes também depois,
    e nem se fala que tenham de morrer para preceder esse juízo.

    Portanto, quem irá a juízo em Hebreu 9:27 é a alma, e isto depois da morte do homem, "carne",
    sendo que, essa alma não poderá estar morta para ir a juízo.


    Azenilto escreveu-
     Essa não é a forma correta de interpretar a Bíblia.
    .
    Por certo a forma correta de interpretar a Bíblia, é em caso de dúvida, procurar em outros textos
    a confirmação,
    e com a apresentação dos mesmos mostrar e provar que as DECLARAÇÕES EXISTEM.

    Vamos ver de seguida, se você também interpretou a Palavra com outros textos.



    Azenilto escreveu-
     “Vindo DEPOIS o juízo”, significa, no seu devido tempo, quando se der a
    “ressurreição da vida” e a “ressurreição do juízo (ou condenação)”.
    .
    Você, no seu entender e forma própria de interpretar a Bíblia, diz que significa, ora, o seu significado
    jamais terá maior valor que o seguinte texto.

    Mas Deus lhe disse:
    Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
    e o que tens preparado, para quem será?

    Lucas 12:20


    Azenilto escreveu-
     Claro que o juízo ocorre DEPOIS DA MORTE, mas não de imediato,
    .
    Isso é o que você diz, porém DEUS DISSE, "Louco! esta noite te pedirão a tua alma;",
    e pelo texto se entende, que o que esse homem tinha preparado não era para DEUS.

    Dai a questão anterior, de para quem (ou o quê) viria esse juízo, se tudo no homem morre-se.


    Azenilto escreveu-
     pois não é o que o texto isoladamente diz, nem o teor geral do ensino bíblico a respeito.
    .
    O texto sozinho não diz nem uma coisa nem outra,
    mas Lucas 12:20 dá a confirmação que é na mesma noite.

    Quanto ao "teor geral" do ensino bíblico, por certo está a falar do que lhe foi ensinado,
    e não do que se poderá ler, assim como a afirmação que fez, e estava errada.



    Azenilto escreveu-
     Se se dessem ao trabalho de examinar nosso questionário tira-teima com 30 perguntas
    aos crentes na imortalidade da alma não iriam mais perder tempo com tantas especulações
    e tiroteio de textos avulsos, descontextualizados.
    .
    Irmão,,, tem a certeza que quer resposta ás suas 30 perguntas ?,,, será que quer
    mesmo ver, como aquilo que pergunta não faz sentido e é descontextualizado ?

    Se for respondido ás perguntas do "vosso" questionário, você por cada uma respondida,
    também será capaz de responder a outra pergunta que lhe for feita intercaladamente ?

    Azenilto escreveu-
     Vejam abaixo novamente o endereço do referido questionário, com uma preciosa concatenação de
    textos que vão aos ALICERCES da questão de como foi a criação do homem por Deus e o que se
    dá com o retorno do pó ao pó, e do ruach-fôlego de vida a Deus.
    .
    Vocês tem perguntas que mostram claramente, que pergunta porque não entende o que está
    a citar, porque se entendesse, jamais faria certas perguntas.


    Azenilto escreveu-
     Vamos lá, amigos. Criem coragem e pelo menos LEIAM as perguntas. . .
    Mesmo que não sejam respondidas, servirão para sérias reflexões a respeito
    desse importante tema, podem crer. . .
    .
    Se você confirmar que irá criar coragem para pelo menos responder ao que lhe for perguntado,
    então você terá as respostas a essas perguntas, UMA a UMA, e entre cada ser-lhe-á feita outra pergunta.


    Além da confirmação, diga se prefere essas 30 questões respondidas aqui neste tópico,
    ou se pretende em outro separado.


    Um abraço, fique em paz.




    .
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Washington Ruiz Sáb 08 Nov 2014, 13:03

    Olá, Azenilto,

    Sobre os escritos de 2Co 12.2-4.

    Saiba, irmão, que esses escritos não estão se referindo a Paulo, mas a um homem que ele conhecia, isto é, não tem a menor coerência você pensar que tenha sido Paulo que tenha sido arrebatado, porém, se você puder me explicar que Paulo está se referindo a si mesmo, eu lhe serei grato.
    =
    Não é nas visões que a alma sai do corpo do homem, mas na sua morte, irmão. É a alma que precisa da reconciliação, e não o corpo nem o assopro.

    Quando Jesus morreu, o espírito (que é o fôlego ou assopro de Deus) que fazia o seu corpo físico viver voltou para o Pai (Lc 23.46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou), quer dizer, o MEU ESPÍRITO, da expressão: Pai, nas tuas mãos entrego o MEU ESPÍRITO, é o assopro/fôlego que fazia o corpo físico de Jesus viver.

    Se você acha que o corpo/espírito (corpo com assopro/fôlego, corpo vivo) não tem alma, mas é uma alma, devido a essa junção corpo/espírito, devido o corpo estar vivo, então, meu irmão, quando o espírito/assopro/fôlego não estiver mais no corpo, implica que, depois disso, segundo o que você acha que é certo, não pode haver uma alma, não é?

    Quando Jesus entregou o seu espírito/assopro/fôlego a seu Deus (Jesus tem um Deus, sabia?) e Pai, o seu corpo morreu, e ficou morto por três dias, inerte, na laje do seu sepulcro, não foi?

    O que será que de Jesus desceu aos infernos e foi pregar aos espíritos em prisão, senão a sua alma? Ou será que Jesus desceu aos infernos enquanto estava vivo?

    Até mais!
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 08 Nov 2014, 23:03


    Eu respondi todas as perguntas que me foram dirigidas. Se as respostas não agradaram, aí já é outra questão. Não confundam respostas a perguntas que não agradam, com perguntas não respondidas.

    E o “esta noite te pedirão a tua alma” é traduzida tranquilamente como ESTA NOITE DE PEDIRÃO A TUA VIDA. É só comparar diferentes versões bíblicas. A “alma” aí tem diferentes sentidos, inclusive no de pronome reflexivo, pois o homem diz a sua alma. O sentido seria, em português moderno, o homem disse de si para si. A Bíblia na Linguagem de Hoje traz o sentido contemporâneo em nosso idioma--”disse para si mesmo”, e “Tolo! Esta noite você vai morrer”.

    Pronto, Jesus apenas diz que o homem iria perder a vida naquela noite, sem dar a MÍNIMA pista de que era uma alma ou espírito imortal dele que sairia do seu corpo para ir a algum lugar do universo (no caso, um local de condenação, pois o homem não seria salvo).

    Quanto às 30 perguntas, basta começar com a concatenação de textos que antecede o questionário. Aliás, tal concatenação de textos já responde a objeção do Washington Ruiz, pois o “espírito” que deixa o corpo é realmente o ruach no hebraico--fôlego de vida, que volta para Deus. Mas é o espírito de TODOS OS HOMENS, assim como o corpo de TODOS OS HOMENS volta para o pó, como didaticamente informa Salomão em Ecl. 12:7.

    Então, quero que me apresentem uma concatenação de textos que vá aos ALICERCES do ensino bíblico da criação do homem provando o dualismo--ou seja, que Deus criou o homem com um corpo material e uma alma imortal. Seriam capazes de fazer isso?!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Tzaruch Dom 09 Nov 2014, 06:52

    .

    Olá irmão Azenilto.

    Pode por gentileza, ao menos citar o Número da mensagem de quem está a responder ?


    Azenilto escreveu-
      Eu respondi todas as perguntas que me foram dirigidas.
    .
    Respondeu ????

      Tzaruch perguntou na resposta que agora "cita".
    Se for respondido ás perguntas do "vosso" questionário, você por cada uma respondida,
    também será capaz de responder a outra pergunta que lhe for feita intercaladamente ?

    Onde está esta resposta ?? para se poder começar a responder ás suas 30 perguntas ?

    Ou pensa que só pode ser você a perguntar e a questionar a imortalidade da alma,
    e os outros não podem questionar você sobre a mortalidade TOTAL do homem ?

    Azenilto escreveu-
      Se as respostas não agradaram, aí já é outra questão.
    .
    Por certo, não lhe agradou foi dar a confirmação, que responderia também a uma questão sobre
    a mortalidade da alma, por cada resposta que lhe seja dada dessas 30 questões.

    Deve ser essa a outra questão.

    Azenilto escreveu-
      Não confundam respostas a perguntas que não agradam, com perguntas não respondidas.
    .
    É mesmo sobre perguntas que ainda não confirmou ir responder que reside a questão, mas se
    não
    lhe agrada ser questionado,,, qual o motivo de questionar os outros com 30 perguntas ?


    Azenilto escreveu-
      E o “esta noite te pedirão a tua alma” é traduzida tranquilamente como ESTA NOITE DE PEDIRÃO
    A TUA VIDA.
    .
    Tranquilamente ???,,,, deveria ler e ENTENDER os versículos POR COMPLETO, em vez de ter
    acrescentado "a tua vida", pois o texto não diz isso, mas sim "a tua alma".


    Lembre-se que o homem estava vivo no momento que DEUS falou, e confira nas palavras
    do próprio homem, o que ele dizia para si mesmo.

    E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei?
    Não tenho onde recolher os meus frutos.
    E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros,
    e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas
    as minhas novidades e os meus bens
    ;

    Lucas 12:17-18

    Ajuntou bens em vez de fazer o que DEUS pede.

    E direi a minha alma:
    Alma,
    tens em depósito muitos bens para muitos anos;
    descansa, come, bebe e folga.

    Lucas 12:19

    Se você tranquilamente traduz "tua alma" por "tua vida", então veja como fica
    os textos anteriores, fazendo uso do seu critério de tradução.

                             (VERSÍCULOS ALTERADOS SÓ COMO EXEMPLO)

    E direi a minha VIDA:
    Vida,
    tens em depósito muitos bens para muitos anos;
    descansa, come, bebe e folga.

    Lucas 12:19 

    Mas Deus lhe disse:
    Louco! esta noite te pedirão a tua VIDA;
    e o que tens preparado, para quem será?

    Lucas 12:20

    Explique lá então "tranquilamente",se TUDO morre, o que irão pedir ?? ISTO FAZ ALGUM SENTIDO ?


    Azenilto escreveu-
       É só comparar diferentes versões bíblicas. A “alma” aí tem diferentes sentidos, inclusive no de
    pronome reflexivo, pois o homem diz a sua alma. O sentido seria, em português moderno,
    o homem disse de si para si.
    .
    Pois é irmão, isso de comparar diferentes versões bíblicas, se der diferentes sentidos a "alma",
    com certeza que uma dessas versões estará errada, porque a Verdade só tem um sentido.

    Se o português moderno muda-se o sentido, iria dar uma grande confusão, assim como o texto de
    Lucas 12:19 quando se trocou "tua alma" por "tua vida".


    Azenilto escreveu-
      A Bíblia na Linguagem de Hoje traz o sentido contemporâneo em nosso idioma--
    ”disse para si mesmo”, e “Tolo! Esta noite você vai morrer”.
    .
    ""em nosso idioma"".... você é Português ?""


    É comum alguns irmãos ao debater certos assuntos, de um momento para o outro começam a
    citar diferentes versões, e até diferentes traduções, ao ponto de irem os próprios tentar fazer
    a tradução, para dar um sentido, ao que eles pelos textos já traduzidos não conseguem dar.

    Azenilto traduziu tranquilamente-
    disse para si mesmo”, e “Tolo! Esta noite você vai morrer”. --- (antes era "pedirão a tua vida")

    Isso que você diz é quase da NVI, Nova Versão Internacional, que por sinal é uma tradução ao gosto
    das crenças de quem fez a tradução, nem a Sociedade Bíblica Britânica, nem a Versão Católica
    traduziram "tua alma" por "tua vida", muito menos a ACF.

    Acha mesmo que a língua Portuguesa mudou assim tanto nos últimos tempos que só agora
    é que conseguíram dar uma tradução correta para fazer sentido ?

    Que não só muda o que está traduzido faz muitos anos, como muda por inteiro o sentido do
    próprio texto, acabando por o mesmo deixar de fazer sentido.

    De seguida a tradução na Nova Versão Internacional.

    E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens,
    armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.

    Lucas 12:19   (NVI)

    "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato!
    Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida.
    Então, quem ficará com o que você preparou? ’

    Lucas 12:20    (NVI)

    "quem ficará" nem bate certo, pois o que fizer-mos para DEUS são as
    coisas certas e boas que estão na Palavra, não é "algo" a entregar.

    "Assim acontece com quem guarda para si riquezas,
    mas não é rico para com Deus".

    Lucas 12:21    (NVI)

    Quem duvidar confira as traduções de Lucas 12 em outras traduções....

    Em latim --    Anima=Alma
    Grego Moderno-- Ψυχη = Alma
    Finlandês--   sielu = Alma
    Versão Americana Standard--   soul = Alma
    Inglês Básico-- soul = Alma
    Lucas 12:19
    etc etc etc.


    Portanto, o sentido contemporâneo, neste caso foi uma tradução a seu gosto, certos
    "alma" traduziu por "disse para si mesmo" e onde se pode ler "esta noite te pedirão a tua alma"
    você (habilmente) traduziu por "pedirão a tua vida" e ainda "Esta noite você vai morrer”.


    Azenilto escreveu-
      Pronto, Jesus apenas diz que o homem iria perder a vida naquela noite, sem dar a MÍNIMA pista de que
    era uma alma ou espírito imortal dele que sairia do seu corpo para ir a algum lugar do universo
    (no caso, um local de condenação, pois o homem não seria salvo).
    .
    Pronto, você respondeu, mas nem com a sua tradução conseguiu dizer o contrário do que se pode ler.

    Entretanto, JESUS falou o texto, mas é DEUS o PAI quem pergunta ao homem de quando nessa noite
    lhe pedissem a alma, para quem seria as "riquezas" que ele tinha preparado.

    Recapitulando.........

    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
    vindo depois disso o juízo,

    Hebreus 9:27

    Sobre este texto tinha ficado a pergunta sobre para quem viria o JUÍZO.

    Você respondeu que esse texto não diz que ao morrer o homem, imediatamente
    ocorre o juízo, disse que não havia tal declaração.

    Mas é DEUS quem declara.

    Mas Deus lhe disse:
    Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
    e o que tens preparado, para quem será?

    Lucas 12:20

    Ao lhe apresentar Lucas 12 a provar que seria a alma pedida nessa noite, você veio nesta
    resposta e traduziu tranquilamente, e também ERRONEAMENTE "tua alma" por "tua vida".

    E isso não faz sentido, nem para esse texto, nem para o anterior, entretanto, nesta ultima
    citação, você alega que o homem nessa noite iria perder a vida, e diz que isso não dá
    a MÍNIMA pista que era alma ou espírito imortal.

    Mas a pergunta antes feita ainda não foi respondida, VOCÊ NÃO SABE DIZER para quem
    é que virá o juízo
    , embora Lucas 12:20 já lhe tenha mostrado que é para a ALMA que virá
    esse JUÍZO, pois é a alma que será pedida nessa noite e irá dar contas.


    Como é que você concilia isto tudo para responder ao seguinte ?


    Morre o homem, e você diz que morre TUDO do homem, Hebreus 9:27 afirma que
    após o homem morrer vem o juízo, Lucas 12:20 diz que a alma seria pedida nessa
    mesma noite
    .

    Irmão Azenilto, qual o motivo de irem pedir a alma ao homem depois dele morrer,
    se a alma estiver morta ?


    Imagine a pergunta se trocar "tua alma" por "tua vida".

    Qual o motivo de irem pedir a VIDA ao homem depois dele morrer,
    se a VIDA estiver morta ?

    E ainda, qual a razão ou motivo, de essa VIDA, ter de prestar contas do que
    tinha preparado ?


    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
    vindo depois disso o juízo,

    Hebreus 9:27

    Será mesmo a VIDA quem irá a juízo quando o homem morrer ?


    Você ainda não entendeu que se trocar, mudar, ou der um sentido diferente àquilo que é a VERDADE,
    a sua conversa NUNCA IRÁ BATER CERTA com o restante das coisas que falar ou do que está na bíblia ?


    Você não terá mais o que falar deste assunto, porque já viu que se tentar, ainda irá dizer coisas
    mais contrárias e erradas do que aqui falou
    .




    Portanto, aos homens está ordenado morrerem um vez, vindo depois o juízo para a alma
    que será pedida
    , a qual não poderá estar morta, porque terá de responder acerca das coisas
    que havia preparado durante o tempo na carne, que no caso apontado não era coisas para DEUS.




    Azenilto escreveu-
      Quanto às 30 perguntas, basta começar com a concatenação de textos que antecede o questionário.
    .
    Quanto às 30 perguntas, falta você confirmar, se por cada uma respondida, você também irá criar
    coragem para responder a outra questão que lhe for colocada acerca da mortalidade da alma.

    Se quer que os outros aceitem o seu "desafio", então aceite também o "desafio" deles.

    Após a sua confirmação, o começo será concatenado, e depois as 30 perguntas serão "dissecadas".





    Um abraço irmão, fique na paz.











                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                               PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                 TE AMO MEU PAI
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Dom 09 Nov 2014, 10:05

    Olá irmãos
    Como estão?!
    Paz a todos!
    Peço permissão p/ me intrometer no debate...

    Olá irmão Tzaruch, bem-vindo ao Fórum!
    Tzaruch escreveu:Olá a todos.
    Alguns irmãos dizem que quando o homem morre, TUDO "nele" morre.

    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
    vindo depois disso o juízo,
    Hebreus 9:27

    Então quando o homem morre, para quem (ou o quê) é vindo
    depois disso "dessa morte" o juízo ?

    Qual das "partes" que compõe o homem vai a juízo ? 
    Olá irmão
    Realmente, quando o homem morre, TUDO "nele" morre, conforme o mesmo Tiago descreve: Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
    Ora, o que Tiago diz em relação ao corpo, também se ocorre ao espírito, pois se o corpo sem o espírito é morto; logicamente que o espírito sem o corpo também o está; porque Deus fê-los ser um; assim sendo, ao se separarem, a morte lhes sobrevém: decreto de Deus em Gêneses.
    Principalmente que, após Deus formar do pó da terra o corpo, e soprar-lhe fôlego de vida e o homem passar a ser alma vivente; é desta forma que o homem recebeu um mandamento da palavra do Deus sobre si lhe dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do meio do jardim, árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás nem tocarás, porque no dia em que o fizerdes, certamente morrerás.
    Desta forma; não importa o que o homem seja; nem o que tenha (se corpo e alma/espírito) desta mesma forma a morte pela palavra de Deus lhe será dada, pois foi desta forma quando criado, que Deus lhe dirigiu seu mandamento da morte; e o homem composto de corpo e espírito é que cometeu o ato que lhe daria morte; então, desde quando a morte decretada pela palavra de Deus (palavra inquebrantável e eterna); desde quando o corpo (que já era morto sem o espírito) morre voltando ao pó e o espírito (que da mesma forma recebeu o mandamento) se livraria da sentença divida, indo-se a outro lugar qualquer ???  sendo que é Deus (quem os formou) e lhes deu UM mandamento a cumprir para não morrer ????
    Selá !

    Ora, ora, disse Jesus:
    "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei aquele que pode fazer perecer no inferno o corpo e a alma." (Mat. 10:28)
    Nesta verdade da palavra de Cristo, já está dito que Deus tanto tem poder para fazer perecer no inferno corpo e alma (mesmo depois do homem morto); quanto também pode matar a alma (coisas das quais o homem jamais teria o poder de fazê-las uns aos outros); mas Deus sim.
    Então, são verdades inquebrantáveis que se cumprirão sobre os homens; o corpo acompanhará a alma ao inferno; pois foi assim que Deus criou o homem; e do mesma forma que o homem pecou; assim também ele o há de pagar.
    E outra verdade: Deus tem poder p/ matar a alma; fato ignorado pelos cristãos!  
    Outro fato ignorado pelos cristãos: no juízo os mortos comparecem p/ serem julgados: (pois Deus não carece de ter o homem vida para ser por Ele julgado); no juízo, os mortos recebem o dano da segunda morte; segunda morte, porque estando já sob a primeira, receberão uma segunda; segunda e eterna morte, a saber: inexistência eterna; extinção - como os animais.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 09 Nov 2014, 10:54


    Eu gostaria de saber quais são as qualificações intelectuais, acadêmicas, teológicas do Tzaruch para se pôr a contestar diferentes tradutores internacionais, que entendem perfeitamente o sentido de “alma” no original grego, como sendo VIDA.

    E ele me atribui tradução errada, quando EU NÃO TRADUZI COISÍSSIMA NENHUMA. Estou é citando tradutores da maior competência que, se estiverem errados, então devem ser imediatamente despedidos de suas funções, e no lugar deles sugiro que Tzaruch se ofereça às Sociedades Bíblicas mundiais para possível contratação. Ele passa a ser o tradutor OFICIAL de todas as Bíblias, em todas as versões mundiais, pois os demais tradutores não sabem cumprir devidamente o seu papel, segundo ele dá a entender. . .

    Gente, temos noutro tópico uma tal que se diz “iluminada” diretamente por Jesus, que até diz que a Bíblia é “mínima” nos seus conceitos, daí tem-se que buscar iluminação extrabíblica, como no caso dela que tem a Jesus como seu consultor particular. E ainda diz que Paulo nem respaldava suas declarações todas com a Bíblia, daí que Paulo não é lá essas coisas, como autor bíblico. . .

    É cada gente pretensiosa que encontramos por aqui, ¡¿verdad?!

    Vamos lá, Tzaruch, seja humilde e pare de pretensões desse tipo, pois devia saber, mas parece que NÃO SABE, que as palavras “alma” e “espírito” são polissêmicas (sabe o que significa isso?!). Em 1 Pedro 3:20, por exemplo, encontramos referência em algumas Bíblias a “oito almas” que se salvaram do dilúvio. Puxa, foram só as “almas” que se salvaram? Os corpos não foram salvos junto?

    Por isso, tradutores competentes verteram como “oito pessoas”. Isso é apenas um exemplo de sentidos múltiplos para esses termos específicos.

    Os tradutores sabem que “falar à alma”, no hebraico ou aramaico, significa--falar consigo em pensamento. É como no próprio hino famoso que diz--”canta a minh'alma, canta a Ti Senhor”. Afinal, só a alma, embutida lá no interior do indivíduo é que canta?! Ou o sentido aí é que A PESSOA CANTA INTEGRALMENTE, COM TODO O SENTIMENTO?

    E o incrível é ainda o Tzaruch ficar em dúvida se eu sou português por eu me referir a “nosso idioma”! Gente, o que é isso?! Existe um outro “nosso idioma” falado no Brasil? Será que ele imagina haver uma língua brasileira?! É esse o nível de conhecimento desse rapaz, que se apresenta aqui feito um contestador marrudão, cheio de contestações sem nexo?

    Vamos lá, Tzaruch, eu lhe apresentei as 30 perguntas tira-teima sobre este tema, que estão aí para todos verem, na seção de estudos. E também 40 perguntas tira-teima sobre a questão da lei divina e do sábado que lhe enviei para o seu correio particular.

    Em vez de vir aqui bancar o contestador marrudão, responda as perguntas uma a uma, se tem a verdade realmente sobre esses pontos. E já lhe disse que, no caso das 30 perguntas, PRIMEIRO temos nossa concatenação de textos que deve refutar, ou criar outra concatenação de textos que supere a minha, indo aos ALICERCES do relato bíblico da criação para provar que Deus criou o homem dualisticamente--com um corpo material e uma alma imortal. Essa é a PRIMEIRA tarefa na abordagem do tema da condição do homem na morte, entendeu bem?

    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 09 Nov 2014, 11:12

    Jefté escreveu:Nesta verdade da palavra de Cristo, já está dito que Deus tanto tem poder para fazer perecer no inferno corpo e alma (mesmo depois do homem morto); quanto também pode matar a alma (coisas das quais o homem jamais teria o poder de fazê-las uns aos outros); mas Deus sim.


    Olá irmão Jefté. Entre as imensas dificuldades dos crentes na imortalidade da alma para explicar o castigo final aos pecadores temos o fato de que SOMENTE AOS SALVOS será atribuído um corpo INCORRUPTÍVEL. Lendo-se o que Paulo explica detalhadamente em 1 Cor. 35-55, esse corpo incorruptível é até chamado de “celestial”, em contraste com este corpo corruptível, terreno (ver também Fil 3:20, 21; 1 João 3:2).

    Como os ímpios ressuscitam na “ressurreição da condenação” (João 5:28, 29) e não é dito absolutamente NADA de que tenham corpos incorruptíveis (seria absurdo imaginá-los com esse tipo de corpo, igual os dos remidos), como é que vão ser lançados nas chamas do geena sem serem consumidos?! Teriam que ser revestidos de corpos absoluta e eternamente refratários ao fogo para nunca se consumirem. Mas a Bíblia diz a respeito dos ímpios que não ficará “nem raiz, nem ramos” (Mal. 4:1).
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Dom 09 Nov 2014, 12:19

    Prof. Azenilto,

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    Veja que Paulo nem sabia se tinha ido ou não. Ele tece comentários sobre uma visão que lhe pareceu tão real, que perguntava-se se aquilo havia ocorrido com ele inteiro, ou se uma parte dele apenas ali foi.

    "Veja que Paulo nem sabia se tinha ido ou não......". Não é isso que está escrito.
    Paulo afirma categoricamente que foi arrebatado ao terceiro céu.
    Ele diz: "conheço um homem e sei que tal homem foi ao paraíso".
    Ele não tinha dúvidas quanto a essa ida. O que ele tinha dúvidas, o que ele não sabia afirmar, é se essa ida tinha sido com corpo ou sem corpo físico.
    Ora, se ele considera que poderia ter ido sem corpo físico, o que por lógica podemos concluir???

    "Ele tece comentários sobre uma visão........". Veja, essa é a sua interpretação. Aliás é a saída dos adventistas atribuir à visões, tudo aquilo que ocorre fora do corpo.
    Ou então "jogar" tudo para o futuro como por exemplo a Escritura que diz: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (Mat. 10:28).

    O apóstolo diz "mas passarei às visões e revelações do Senhor" (2 Coríntios 12:1). Na carta ele trata de visões e revelações.


    Mas é incrível alguns quererem deduzir disso que haja uma alma que deixe o corpo durante as visões. Então, temos uma situação incrível.

    Para mim a situação é perfeitamente crível. O apóstolo dizia constantemente que sua alma, o cerne do ser humano, desejava deixar o corpo físico para estar com Cristo.
    "Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
    Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor"
    (Filipenses 1:22-23).

    "Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor
    (Porque andamos por fé, e não por vista).
    Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor"
    (2 Coríntios 5:6-Cool.

    Paulo tinha uma visão, o seu “espírito” deixava o seu corpo, que permanecia morto em algum lugar (pois “o corpo sem o espírito está morto”--Tiago 2:26). Daí, ele saía da visão, e ressuscitava. Entrava em nova visão, o “espírito” saía do corpo, que permanecia morto, daí voltava da visão, e ressuscitava. Entrava em nova visão, o “espírito” saía-lhe do corpo, que ficava morto. . .

    Assim não dá, né gente. . .

    Professor, "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus 22:29).

    A Bíblia diz que nós somos um templo. E o templo não era um galpãozão onde tudo estava misturado como uma Babel. O templo tinha divisões e em cada uma das três divisões operavam atividades distintas, cada divisão tinha importâncias distintas, contudo as três divisões eram o templo. Não existia templo só com átrio e lugar santíssimo, assim como não existia templo só com átrio e lugar santo, ou ainda templo com lugar santo e lugar santíssimo. Só é templo para Deus quando existem as três unidades.
    E a Bíblia chega a afirmar que há divisões entre o corpo, o espírito e a alma (Heb. 4:12).

    O espírito fica constantemente no corpo. O corpo não vive sem o espírito. O espírito tem o fôlego de vida para o corpo. O espírito é o elo de ligação entre a alma e o corpo. O espírito por sua vez não é somente uma "maquininha" que faz funcionar nossos pulmões. Nosso espírito tem 5 sentidos que interagem com os 5 sentidos do corpo. A alma do salvo é o trono de Deus. A alma é o controle do ser humano. É a alma que é salva. É a alma que traz a natureza divina ou maligna. É a alma que sofre o novo nascimento. É a alma que descansa, que alcança o real Sábado-Cristo (Mat. 11:29). É a alma salva resgatada, justificada, santificada e batizada com Espírito Santo, que vem revestir nossos corpos na ressurreição. A alma é o nosso corpo celestial (II Cor. 5:1-Cool. A alma é a nossa teofania.

    A alma salva já vive sob os domínios de Deus. A alma salva é "participante da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo" (2 Pedro 1:4). Nosso corpo ainda não escapou da corrupção. Nosso corpo ainda adoece, envelhece, morre. O que escapou da corrupção e da concupiscência do mundo é a alma. É ela que não pode ser morta por aqueles que podem matar nosso corpo. Só Deus apode mata-la e isso sim Ele o fara por ocasião da segunda morte, ou a morte da morte após o julgamento final.




    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Dom 09 Nov 2014, 12:37

    Um questionamento:
    Jesus sempre usou parábolas para ensinar aos seus discípulos e apóstolos. No entanto, Jesus sempre usou elementos reais para compor suas parábolas e trazer a Verdade.
    Ele usava sementes, semeador, lavradores, colheitas, árvores, casamentos, convidados, vestes, credor, devedor, dracma, fariseu, publicano, fermento, virgens, vinho, odres, etc. etc. etc.

    Então porque somente na parábola do rico e do Lázaro os elementos são irreais. Por que somente nessa parábola do rico e Lázaro Jesus usou de uma fantasia mentirosa para trazer seu ensinamento? A parábola foi perfumaria teológica? Jesus inventou uma situação impossível de existir para ensinar que devemos crer enquanto estamos vivos???

    Fica aí meu questionamento.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Dom 09 Nov 2014, 15:29

    Olá Prof. Azenilton
    Tudo bem?!
    Você diz:
    Olá irmão Jefté. Entre as imensas dificuldades dos crentes na imortalidade da alma para explicar o castigo final aos pecadores temos o fato de que SOMENTE AOS SALVOS será atribuído um corpo INCORRUPTÍVEL. Lendo-se o que Paulo explica detalhadamente em 1 Cor. 35-55, esse corpo incorruptível é até chamado de “celestial”, em contraste com este corpo corruptível, terreno (ver também Fil 3:20, 21; 1 João 3:2).

    Irmão
    Realmente não creio existir qualquer imortalidade p/ a alma, devido a ser o homem um ser vivo, e mortal.
    E não creio que devemos nos apoiar apenas na racionalidade para defendermos a verdade bíblica.
    Deus tem poder para matar a alma (Mat. 10:28) e por isso devemos temê-lo.
    E, conforme a mesma passagem (Mat. 10:28), Deus também tem o poder de fazer perecer no inferno corpo e alma - e quem nos assegura e afirma isso é Cristo nesta mesma passagem; e como posso eu defender a morte da alma e não defender o poder de Deus em lançar no inferno corpo e alma ?????
    Mas, isso não se cumpre num só tempo; pois tudo tem o seu tempo debaixo do sol e Deus fez cada coisa para atender a seus propósitos.
    Então, irmão, o inferno existe e é fogo eterne, embora o homem que não seja, seja lançado nele por tempo até que se pague pelo último ceitil devedor.
    E irmão, quem garante isso é a lei - pois é ela que estabelece a transgressão; e é também ele que insere a devida punição por tal (ou tais transgressões); e na verdade em Mateus 10:28 que são partes do evangelho, o Senhor só esta esclarecendo pequenas porções da lei; pois não é o evangelho que estabelece e traz punição aos homens, aos transgressores; não!
    Não é o evangelho do Salvador que trás isso; mas a Lei - aquela lei que os judeus se agarravam (e Jesus lhes dizia que não era Ele quem acusava aos judeus que O desprezavam diante do Pai) mas era Moisés, ou seja, a lei.

    Assim irmão; a alma é mortal; ela morre; mas, mesmo assim, Deus tem o poder de fazer perecer no inferno corpo e alma - por isso mesmo, disse Jesus, devemos temê-lo, porque tem muito poder.
    E o inferno é anterior ao juízo final; ou seja, quando se cumprir o Juízo, a punição do inferno já se deu p/ os homens; tanto é assim que diz Apocalipse 20, no dia do juízo, diz:
    E deu o mar os mortos que nele estavam, e deu a morte e o inferno os mortos que neles estavam, e foram julgados cada um segundo as suas obras. (Apc. 20:13)
    E depois diz: e a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.
    Ou seja, depois de cada qual cumprir o seu objetivo pelo qual tenha sido criado (a morte e inferno) ambos são lançados no lago de fogo.  

    E quanto a questão do corpo corruptível (como o nosso) resistir ao fogo num tormento; para isso, devemos atentar a palavra de Deus, por exemplo, na 5ª trombeta sobrevirão ao mundo gafanhotos c/ poder de escorpiões e atormentarão os homens que não têm o sinal de Deus, por 5 meses os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles; ou seja, é o poder de Deus - e p/ que Deus cumpra seus desígnios - naqueles dias os homens buscarão a morte e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. 
    Vemos que não há limite p/ o poder de Deus; aliás, como será que o mudo jumento pôde falar a Balaão c/ voz humana se ele não tinha cordais vocais e nem jamais aprendera a falar ????

    Como os ímpios ressuscitam na “ressurreição da condenação” (João 5:28, 29) e não é dito absolutamente NADA de que tenham corpos incorruptíveis (seria absurdo imaginá-los com esse tipo de corpo, igual os dos remidos), como é que vão ser lançados nas chamas do geena sem serem consumidos?! Teriam que ser revestidos de corpos absoluta e eternamente refratários ao fogo para nunca se consumirem. Mas a Bíblia diz a respeito dos ímpios que não ficará “nem raiz, nem ramos” (Mal. 4:1).

    Na verdade a ressurreição da condenação é a ressurreição da qual só tem parte o que crê (em Cristo); conforme diz Romanos: Portanto agora nenhuma condenação há para o que está em Cristo Jesus, os que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. (Rom. 8:1).
    POrém não é assegurada nenhuma condenação p/ o que está em Cristo Jesus e anda segundo a carne. 
    Porque só pode haver vida e também ressurreição p/ o que está em Cristo.
    Quando ao incrédulo, não há nada nem na lei, nem na palavra de Deus e muito menos no Novo Testamento palavra alguma ou lei que pode lhes dar vida - a não ser a que já nos foi dada, a saber, Cristo!
    Assim não é na ressurreição que os homens vão ao fogo eterno; mas na morte; e vão c/ corpo e alma; por isso diz Jesus:

    "E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.  Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei." (Luc. 12:4-5)
    Portanto, segundo Cristo, depois de matar, Deus tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
    E no inferno se vai corpo e alma. (Mat. 10:28)

    Aí alguém poderia questionar: mas como Deus poderia lançar (mortos) no inferno (e depois de mortos) eles (c/ corpo e alma) rangerem os dentes devido a suas dores ???? (vide a parábola do rico e Lázaro)

    - Resposta:
    Não se explica isso pela lógica - mas pela fé e pelo poder de Deus; pois da mesma forma que se abriu o mar vermelho (sem lei alguma da física ou biologia ou química) p/ o sustentar; e da mesma forma que a fornalha de fogo aquecida 7 vezes mais p/ se lançar Sadraque, Mesaque e Abdenego não lhes pôde impôr nenhum mal; como também o mudo jumento falou c/ voz humana sem lei da física ou biologia a lhe permitir.
    Muito mais o é para todo o cumprimento da palavra de Deus após o Senhor ter definido o que e como se cumprirá; e  bendito somos se o crermos; pois estes podem ser livrados da palavra dita pelo temor da mesma; já os que a ignora, se fazem semelhantes aos do dilúvio que não creram a palavra a eles apregoada, tampouco os de Sodoma, embora a sofressem.
    Amém!
    Então, Prof. Azenilton; eu sei que a alma não é eterna, nem ficará eternamente no fogo eterno criado para o Diabo e seus anjos; mas que o homem ao fogo eterno irá, para pagar pela desobediência prescrita devido a lei e o poder de Deus, e de lá não sairá enquanto não tiver pagado pelo último ceitil, isso se cumprirá, pois é parte dos js e tis da lei - os quais não cairão nem se omitirão da lei sem que sejam primeiramente cumpridos e isso até que o céu e a terra passem; ou seja, antes.
    Espero que compreenda.
    Paz!


    Última edição por Jefté em Dom 09 Nov 2014, 15:57, editado 2 vez(es)
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 09 Nov 2014, 15:37


    Olá, Edison.

    Primeiro, que suas explicações sobre as divisões do corpo não desfazem o que Tiago declarou--que o corpo sem o espírito está morto. Se foi o espírito de Paulo que entrou no Paraíso, não há saída--ele ficou MORTO sobre a Terra. Daí, ao voltar da visão, ressuscitava.

    Sua longa explicação não traz qualquer respaldo bíblico específico à questão em debate, e só oferece uma base de lógica condicionada pela crença arraigada na visão dualista, que não é a visão bíblica. Se formos aos ALICERCES do ensino bíblico sobre a criação do homem veremos que não há espaço para nenhum “espírito” ou “alma” como elemento que sobreviva à morte do corpo, continuando com vida e consciência.

    Aliás, vou repetir aqui o que já expusemos antes do nosso questionário verdadeiramente tira-teima com 30 perguntas aos crentes na imortalidade da alma, que lhe convido para examinar e tentar responder de modo objetivo, específico, claro, conciso, ao ponto cada uma e todas as perguntas, já que acha que eu ERRO por não conhecer tão bem as Escrituras como você. Será assim mesmo? O modo de desfazer a dúvida é ter suas devidas respostas a essas perguntas.

    Enfim, eis a concatenação de textos referida:

    a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

    b) Na ‘desmontagem’ do homem (morte), como tratado por Salomão em Ecl. 12:7,  o pó volta à terra, como era, e o espírito-‘ruach’ (fôlego vital) volta para Deus que o deu. O texto fala tanto do pó quanto do espírito-‘ruach’ de TODOS os homens (não só dos salvos). Na morte do homem não consta que SAI qualquer “alma imortal”.

    c) Davi usa linguagem semelhante à de Salomão em Ecl. 12:7 no Sal. 104:25-29 falando da morte DOS ANIMAIS: Deus remove a respiração-‘ruach’, e esses ANIMAIS voltam ao pó.

    d) Temos então Salomão no Ecl. 3:19-21 falando didaticamente sobre como a sorte de homens e animais é idêntica na morte. “Assim como morre um, morre o outro” porque tanto homens como animais “têm o mesmo fôlego de vida-‘ruach’”.

    e) Davi prossegue dizendo que na morte não há a mínima consciência—Sal. 146:3, 4; pois os mortos “não louvam ao Senhor” nem os que “descem ao silêncio” (um paralelo muito instrutivo—Sal. 6:5, 115:17), sendo que a sua própria morte representaria para ele a não-existência (Sal. 39:13).

    f) E no antiquíssimo livro de Jó, aquele Patriarca confirma como a morte é a inexistência em termos bem claros: Jó 7:21, 14:7-14. E ele ainda fala de quando se encontraria com o seu Redentor—não quando morresse e fosse de imediato para o céu com sua alma, mas sim quando Ele Se levantasse sobre a Terra, e O veria com o seu próprio corpo renovado: Jó 19:25-27.

    Gostaria de ver se conseguir criar uma concatenação de textos semelhante, que trate dos ALICERCES do ensino bíblico de como Deus criou o homem, provando que Ele o criou dualisticamente--tendo um corpo material e uma alma imortal. Isso até hoje nenhum defensor do dualismo foi capaz de me apresentar. . .



    Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Dom 09 Nov 2014, 15:47, editado 2 vez(es)
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 09 Nov 2014, 15:40


    PARA ENTENDER A PARÁBOLA DO HOMEM RICO E LÁZARO


    Eis uma importante reflexão sobre a “parábola do rico e Lázaro”. Para entendê-la devidamente, vejamos uma situação bem semelhante de relato fictício no Velho Testamento, o chamado “Ode ao rei de Babilônia” (Isa. 14:9-11):

    Isaías usa o famoso “Ode ao Rei de Babilônia” para falar da derrocada do império do famoso rei e o seu triste fim. Notem o tipo de linguagem empregado:

    “O inferno-{‘sheol’} desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; DESPERTOU POR TI OS MORTOS, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós. Já foi derrubada na SEPULTURA-{‘sheol’} a tua soberba com o som das tuas violas; OS VERMES DEBAIXO DE TI SE ESTENDERÃO, E OS BICHOS TE COBRIRÃO”. -- Isa. 14:9-11.

    Eis algo interessante: O cenário descrito NÃO É DE ALMAS NO SEOL, e sim de cadáveres nas sepulturas. O “inferno” é no original ‘sheol’, que alguns interpretam como uma espécie de depósito de almas, tendo um lado bom (“o seio de Abraão”) e uma “banda podre”--o local dos ímpios, separado do espaço dos salvos por um abismo intransponível, tudo isso sendo deduções com base numa PARÁBOLA! Só que--como regra de boa Teologia--não se firmam doutrinas sobre parábolas, textos simbólicos e pouco claros.

    E também interessante é o fato de que os reis estavam sentados nos seus tronos! Puxa, parece que se confirma aquele dito popular de que “quem já foi rei, sempre será majestade”. Até no além, no mundo dos mortos! . . .

    Seja como for, por que o profeta não ilustra a chegada do ímpio rei ao SEOL, com almas dos antigos reis, já mortos, e todas as demais “almas” o recepcionando? Qual nada, o cenário todo é de MORTOS, SEPULTURA, BICHINHOS POR BAIXO E POR CIMA. . .

    É exatamente porque o ensino bíblico não é de “almas” habitando lugar nenhum. Notem como os mortos “despertam” para interagirem, na sequência do relato fictício. Pois aí está mais uma comprovação de como os que estão nas sepulturas entraram no “sono da morte” (Sal. 13:3).

    Em Isaías ainda lemos sobre essa esperança judaica-cristã na RESSURREIÇÃO:

    “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos”. Isa. 26:19.

    Como também lemos do profeta Daniel, falando do que se esperaria no final:

    “E naquele tempo se levantará Miguel, . . . E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. (Dan. 12:1-3).

    Ah sim, e para os que insistem em que o “seio de Abraão” seria equivalente ao ‘sheol’, que tal vermos o uso que Salomão faz ao termo ‘sheol’ em Ecl. 9:10?

    “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura-{‘sheol’}, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

    E eis agora, referindo-se ao rei do Egito, mais personificação de quem partiu deste mundo e se acha no mundo dos mortos:

    “Segundo Eze. 32:21, os ímpios já no Sheol estão falando de sua destruição. יְדַבְּרוּ לֹו operada por muitos, ‘ali falam com ela {a terra do Egito e suas multidões (vs. 18)}, dirigem-se a ela, saúdam-na’, numa alusão a Isa. 14:9, onde o rei de Babel, quando descendo ao Sheol, é saudado com malicioso prazer pelos reis já ali”. -- Keil & Delitzsch (site de antologias de comentaristas bíblicos e-sword.net).

    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 09 Nov 2014, 16:05


    Olá, Jefté. Não entendi muito bem sua argumentação. Afinal, o inferno é para acolher almas imortais ou não? Eu entendo que o inferno é para DESTRUIÇÃO dos ímpios, e o tempo de tortura variará segundo a pena de cada um, em harmonia com uma rigorosa atitude de JUSTIÇA divina.

    Agora, quando em Apo. 20:14 é dito que a morte e o inferno são lançados no lago de fogo, tanto “morte” quanto “inferno” são conceitos abstratos. E uma coisa abstrata, como a morte (ou a saudade) não tem como ser atormentada e morta.

    A gente fala em “matar as saudades”, mas como isso ocorre? É dando um tiro na saudade? É enforcando a saudade? É esfaqueando a saudade no coração? Claro que é uma expessão que significa ELIMINAR essa saudade.

    Assim, o autor bíblico quer dizer exatamente isso--que a morte e o que resulta da morte--sepultura--DESAPARECERÃO com a eliminação final do mal e do pecado pelo lago de fogo.

    E por falar nisso, observe que temos a descrição clara do que se dá SOBRE A TERRA, após a ressurreição dos ímpios (a segunda ressurreição). O diabo reúne toda essa gente para tentar cercar a “cidade santa”, com todos os da primeira ressurreição--os salvos.

    Daí é que desce fogo do céu, que seria esse “lago de fogo” e os DESTRÓI TOTALMENTE, como é a repetida descrição bíblica do fim dos ímpios, tanto no Novo quanto no Velho Testamento (ver Sal. 37:9, 10, 20; 68:2; 92:7; Eze. 28:14-28; Sof. 1:14-18; Mal. 4:1-3; Mat. 10:28b; 2a. Tes. 1:7-10; 2a. Ped. 3:6-10; Apo. 21:8').

    Então, o que lemos na sequência imediata da operação desse lago de fogo nada se segue, senão o detalhamento de serem lançados nele todos os seres condenados, daí ocorrendo a descrição dos “novos céus e uma Nova Terra . . . e o mar já não existe [nem o lago de fogo]” – Apo. 21:1.

    Seja lembrado que na Bíblia original não há divisão de capítulos e versículos, portanto na seqüência natural da descrição da “destruição dos homens ímpios” não há qualquer informação de que o “lago de fogo” salte de sobre a superfície da Terra, onde clarissimamente ocorre (ver Apo. 20:7-10) para prosseguir queimando em outro local do universo.

    Não salta, não fica queimando em algum outro ponto do universo, não será uma triste demonstração de um Deus tão carrasco e terrível que propositadamente mantém a existência em torturas infinitas de bilhões de Suas criaturas, já que Nele “vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:26).


    Ah sim, e para uma discussão sobre o tão mal compreendido texto de Mateus 10:28, veja por este link como o assunto é abordado: www.c-224.com/1-CACP-1.html

    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Dom 09 Nov 2014, 16:29

    Prof. Azenilto,

    a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

    Pois é irmão, em Gen. 2:7 Deus deu forma ao homem criado e ele passou a ser, ou tornou-se, alma vivente.

    O homem em Gen. 2:7 não é semelhante nem tem a imagem de Deus.

    Deus é Espírito, ou seja um Ser espiritual.

    A primeira vez que Deus teve uma imagem não foi em Jesus.

    A primeira vez que Deus teve uma imagem, que o invisível começou a ser visível, foi em Cristo, o Filho-Palavra.
    Deus passou a ser visível em Cristo que é a Teofania de Deus. Cristo não é uma segunda pessoa. Cristo é Deus se revelando, se tornando visível, se tornando tangível, cujo ápice dessa tangibilidade se fez na encarnação de Jesus, o segundo Adão.
    Cristo é o Grande Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele é antes de todas as coisas (Col. 1). Ele é antes do "haja luz". Ele é antes das hostes celestiais. Ele é Deus.

    E assim o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, uma teofania (Gen. 1:27, cujo ápice da sua tangibilidade se deu na sua encarnação em Adão, o primeiro Adão Gen. 2:7.

    Eu sei que uma mente trinitariana encontra impossibilidades de ver isso.

    Por isso nos é necessário a mente de Cristo (I Cor. 2:16).




    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? - Página 20 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 06 maio 2024, 15:04