F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Sex 30 Jul 2010, 22:08

    Irmãos,

    Creio que todos nós temos muitos pré-conceitos; e esses principalmente em se tratando da palavra de Deus.
    Isso pode ser decorrente:
    • De denominações religiosas (grejas ou seitas).
    • De pré-entendimento pessoal.
    • De fatores desse mundo.
    • E também da própria leitura bíblica, quando feita sem a devida compreensão do que está escrito.


    Desta forma obtèm-se um pré-conceito - depois de firmado (isso até inconcientemente), ele passa a prevalecer até sobre a literalidade da palavra de Deus.
    Isso também é muito comum, porque todos precisamos ler a palavra de Deus, e o entendimento só pode ser adquirido e assimilado conforme a fé, e conforme a leitura ou explanação da palavra de Deus - para que, como disse Jesus: Examinando-a, possamos encontrar nela a vida eterna.
    E também, para que nela permanecendo, conheçamos a Verdade, e a Verdade possa nos tornar livres, em Cristo.

    Diante disso, gostaria de debatermos esse tema ou dogma:

    A alma do homem é eterna???
    Acaso isso não é um pré-conceito???
    Qual a base nas Escrituras para afirmarmos isso??

    avatar
    Wil
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 14
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Conselheiro Lafaiete ( Uberlândia) / MG
    Religião : Protestante
    Igreja : Batista Livre
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 16
    Data de inscrição : 27/07/2010

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Wil Sex 30 Jul 2010, 22:30

    A alma do homem é eterna???

    Entendo que a alma não é eternidade, mas tem eternidade (ou seja, não existe desde sempre, mas, uma vez criada, tende a existir infinitamente)


    Acaso isso não é um pré-conceito???

    sim, mas é uma pré-concepção com fundamento bíblico, na minha opinião

    Qual a base nas Escrituras para afirmarmos isso??

    Mateus 25:41

    Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

    Apocalipse 21:8


    Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

    se a alma humana fosse mortal, não seria necessária a eternidade no inferno. Bastava para Deus promover a aniquilação total.

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Sex 30 Jul 2010, 22:54

    Olá irmão Wil

    Sobre:
    A alma do homem é eterna???

    Você diz:
    Entendo que a alma não é eternidade, mas tem eternidade (ou seja, não existe desde sempre, mas, uma vez criada, tende a existir infinitamente)

    Acaso isso não é um pré-conceito???

    sim, mas é uma pré-concepção com fundamento bíblico, na minha opinião

    Qual a base nas Escrituras para afirmarmos isso??

    Mateus 25:41

    Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
    Irmão Wil
    Nessa última parte do texto acima, creio que já houve um pré-conceito formado, pois o verso diz:
    "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos."
    Ora, tem dois pontos a ser levados em conta nesse verso:
    O fogo é eterno!
    E esse fogo eterno foi preparado p/ o diabo e seus anjos, não diz que é p/ os homens.
    Por isso digo, muitas vezes formulamos um pré-conceito devido a não atentarmos bem ao que a palavra diz.
    A única coisa que se pode afirmar neste verso, é que o fogo é eterno e que foi preparado para o diabo e seus anjos; e que haverá homens que serão lançados nele, porém não está dito que os homens ficarão nesse fogo p/ sempre!
    Pois, o mesmo foi preparado p/ o diabo e seus anjos.
    Mas com base em Apocalipse 20:13 - o inferno, a morte e o mar devolverão os seus mortos no juízo final (sinal de que vão sair dele); atentando também que para serem julgados no juízo, os mortos sairão de três lugares distintos: a morte, o inferno e o mar. (Apc. 20:13)
    Ora, por aqui já se vê que nem todos os mortos estarão no inferno.

    Quanto a Apocalipse 21:8
    Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

    Ele termina o verso dizendo: "o que é a segunda morte."

    Se olharmos p/ o que é dito sobre a morte do homem, nela não há consciência, não há saber, nem lembrança; também não há ódio nem amor nem inveja.

    "Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?" (Sal. 6:5)
    "Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança ( porque melhor é o cão vivo do que o leão morto ). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Ec. 9:4-6)

    Se a morte do homem é assim, e por causa da morte e ressurreição de Cristo se pode haver ressurreição, o que será da segunda morte que é eterna??

    Creio que essa dúvida quando à segunda morte (de não ser morte como são a dos animais, é devido ao pré-conceito, como você mesmo definiu.
    Não acha???
    Pereira
    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1100
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
    Religião : Evangelico
    Igreja : Nao tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 3856
    Data de inscrição : 18/04/2009

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Pereira Sáb 31 Jul 2010, 09:21

    Concordo com o amado Wil,

    Seu entendimento está afinado com as escrituras.

    A alma humana proveniente do Altísimo Criador, jamais poderia acabar. Sim é eterna (possui a Eternidade)

    O que a cristandade não entende é que o próprio Criador Eterno possui ALMA>

    A alma que o ser humano possui proscede de YAOHU ULHIM, o Altíssimo Criador.


    avatar
    Wil
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 14
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Conselheiro Lafaiete ( Uberlândia) / MG
    Religião : Protestante
    Igreja : Batista Livre
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 16
    Data de inscrição : 27/07/2010

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Wil Sáb 31 Jul 2010, 09:43

    É uma questão que exige muita reflexão...


    Acho que a "segunda morte" não seria a aniquilação total, mas a separação total de Deus.

    Creio eu que, se a alma humana fosse moral, o inferno e o lago de fogo não fariam sentido.

    Te, que ser ressaltado, ainda que a alusão ao fogo eterno deve ter algum sentido. Mesmo que o inferno tenha sido criado para satanás e seus anjos. Não faria sentido lançar algo "mortal" para o fogo eterno, bastava a simples aniquilação, creio eu...
    Pereira
    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1100
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
    Religião : Evangelico
    Igreja : Nao tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 3856
    Data de inscrição : 18/04/2009

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Pereira Sáb 31 Jul 2010, 09:49

    Amado Wil,

    É sim uma questão de crer nas Escrituras.

    O homem foi criado imagem e semelhança do Altíssimo Criador.
    avatar
    Marcos S. de Moraes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 5
    Idade : 69
    Cidade/Estado : Salvador - BA
    Religião : Cristão
    Igreja : Aquela de Mt 16.18 e 1Tm 3.15
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 7
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Marcos S. de Moraes Sáb 31 Jul 2010, 12:16

    Não apenas o fogo é eterno, mas o castigo também.

    Mt 25.46 - "E irão estes para o CASTIGO ETERNO, porém os justos para a vida eterna.

    Este texto não fala apenas de um castigo temporário em um lugar eterno, mas de duas realidades distintas que fluem pela eternidade. A vida dos justos e o castigo dos ímpios.

    Antigamente, quando eu estava no mundo, tinha um pré-conceito. Julgava que Deus seria mau e injusto se houvesse um castigo eterno. Pensava em algo do tipo aniquilação da alma. Para minha mente natural isto seria mais justo. Mas desde que vim a Cristo, renunciei minha mente com seus pré-conceitos. Não para me tornar irracional, sem mente. Mas para ser transformado pela renovação de minha mente (Rm 12.2). Então passei a aceitar como justo o que diz o texto acima.
    Pereira
    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1100
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
    Religião : Evangelico
    Igreja : Nao tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 3856
    Data de inscrição : 18/04/2009

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Pereira Sáb 31 Jul 2010, 12:49

    Amado Marcos,

    E voc~e fez muito bem.
    Infelizmente muitos vivem um evangelho sem bíblia.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Sáb 31 Jul 2010, 16:13

    Olá Wil

    Você diz:
    É uma questão que exige muita reflexão...

    Acho que a "segunda morte" não seria a aniquilação total, mas a separação total de Deus.

    Creio eu que, se a alma humana fosse moral, o inferno e o lago de fogo não fariam sentido.

    Te, que ser ressaltado, ainda que a alusão ao fogo eterno deve ter algum sentido. Mesmo que o inferno tenha sido criado para satanás e seus anjos. Não faria sentido lançar algo "mortal" para o fogo eterno, bastava a simples aniquilação, creio eu...
    Wil,
    O caso é que ao criar Deus ao homem (e esse passar a ser alma vivente), Deus lhe diz:
    "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gen. 2:17)
    Eu pergunto: Quem vai voltar ou invalidar a palavra de Deus quanto à morte???
    Acaso os animais, sem isso ouvir, não morrem e para sempre???

    Pois, nem Cristo c/ Sua morte pelo homem, pôde anular a morte na carne, quem então o fará???
    Porque Deus não volta nem mentiu quanto a Sua palavra jamais!
    O Senhor não disse que se o homem pecasse certamente seria atormentado no fogo p/ sempre, mas que certamente morreria.
    Então, essa é a sentença final do pecado, e ainda que vá ao inferno, o final será a morte, decreto do Senhor Deus ao homem que pecou.
    Portanto é dito: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus." (Rom. 6:23)

    Então, esse é o final que espera a todo o que pecou e não creu! ou seja, a morte!
    E Cristo veio ao mundo resgatar nossa alma, porquanto o corpo já está morto e há de morrer, porém, a alma, única que poderia ser resgatada e ter o perdão e a vida eterna, mas se não crer, está dito:
    Se não credes que eu sou morrereis em vosso pecado. (Jo. 8:24)
    Ora, o que significa esse dizer de Cristo???
    Significa que o homem morrerá no seu pecado, e que por esse pecado, seu salário é a morte.
    Quem vai tirá-lo da morte, se é a determinação do Senhor Deus a ele???
    Por isso é que só há ressurreição e vida em Cristo, quem não estiver em Cristo, assim como todos no dilúvio pereceram e somente os da arca viveram, assim muito mais o é agora; quem não estiver em Cristo morrerá, física e espírito e alma.
    Isso no seu determinado tempo, após o juízo.
    E é justamente no dia do juízo que tanto o inferno, a morte e o mar devolverão cada qual os seus mortos p/ serem julgados. (Apc. 20:13)

    E lá, quem não for achado no livro da vida, será lançado no lago de fogo; e c/ relação ao homem não é dito que será atormentado p/ sempre (como é o diabo que nunca nem morreu).
    Aos homens é dito: “Esta é a segunda morte”. (Apc. 21:8 )
    Assim sendo eu pergunto:
    Queres saber como é a morte???
    Olhe p/ todos os animais!

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Sáb 31 Jul 2010, 18:28

    Olá Marcos

    Você diz:
    Não apenas o fogo é eterno, mas o castigo também.

    Mt 25.46 - "E irão estes para o CASTIGO ETERNO, porém os justos para a vida eterna."

    Este texto não fala apenas de um castigo temporário em um lugar eterno, mas de duas realidades distintas que fluem pela eternidade. A vida dos justos e o castigo dos ímpios.

    Antigamente, quando eu estava no mundo, tinha um pré-conceito. Julgava que Deus seria mau e injusto se houvesse um castigo eterno. Pensava em algo do tipo aniquilação da alma. Para minha mente natural isto seria mais justo. Mas desde que vim a Cristo, renunciei minha mente com seus pré-conceitos. Não para me tornar irracional, sem mente. Mas para ser transformado pela renovação de minha mente (Rm 12.2). Então passei a aceitar como justo o que diz o texto acima.
    Bom, de novo digo: Devemos atentar com mais diligência à palavra de Deus e no que ela está dizendo e afirmando.
    Principalmente porque somos homens desse mundo e nada sabemos ou saberemos sobre o mundo espiritual, se para ele não atentarmos.

    Mateus 25.46 - "E irão estes para o CASTIGO ETERNO, porém os justos para a vida eterna."

    Ora, o Senhor disse que os injustos irão para o tormento eterno, mas não disse que esse tormento eterno é no fogo.

    Para compreender isso, precisamos notar que isso se dará no c/ Jesus no trono de Sua glória.
    "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;" (Mat. 25:31)

    E que será um diálogo entre Jesus c/ todos os que lhe creram! (Mat. 25:31-33)
    Tanto c/ as ovelhas (à sua direita) quanto c/ os bodes (à sua esquerda); todos esses pertencem aos crêem, porque os que não crêem jamais poderão alcançar vida ou ressurreição.
    Como disse o Senhor: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus..." (Mat. 7:21)
    Ou seja, todo o que diz-lhe, Senhor, Senhor é porque crê!

    Então, por isso mesmo, os bodes são daqueles que creram mas desprezaram o amor, a fé, os irmãos (sendo que quando o faziam, o faziam-no a Cristo).
    Todos esses ressuscitarão; tanto os da vida eterna quando os da condenação eterna.
    São duas ressurreições distintas e a seu tempo, são as mesmas ditas em Daniel 12:2 quando diz:
    "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno."

    Quanto aos incrédulos... os que nunca creram em Jesus: vejamos o que será dito a eles na mesma época do juízo:
    "E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim." (Luc. 19:27)
    Ora, essa parábola em Lucas 19:12-27 é similar em tudo a parábola de Mateus 25:14-30.
    a única coisa que diferente na parábola de Mateus 25, foi o verso de Lucas 19:27 que faltou em Mateus.

    Então, aos inimigos do Senhor, os que nunca lhe conheceram ou reconheceram e que nunca lhe creram e não quiseram que Ele reinasse sobre eles (incrédulos), assim lhes será feito; o reino de Deus vai ser instaurado em TODO O UNIVERSO - e eles serão desfeitos, na morte!
    Isso também é uma condenação eterna, porquanto uma vez mortos p/ sempre, deixarão de ser como se nunca houvera sido!


    E sobre os bodes que receberão condenação eterna, essa condenação eterna se dará pelo fato de não terem crido em Deus, em Cristo, o bastante p/ amá-lo; não tiveram a fé suficiente de crê-Lo e amá-Lo dando-lhe crédito em tudo o que o Senhor determinou, por isso mesmo, enfrentarão o inferno, e depois o desprezo e vergonha eterna (Dan. 12:2b).
    Digo isso, porque haverá dois destinos diferentes aos que crêem em Cristo: os da vida eterna (indo à Nova Jerusalém) portanto inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. (Apc. 21:27 - Apc. 13:8 )
    Só esses, do livro da vida do Cordeiro é que verão a Deus e c/ Ele habitarão!

    E os do livro da vida (aberto no dia do juízo), e que vão viver (não recebendo a segunda morte).
    E p/ onde eles irão???
    Acaso irão ao fogo eterno???
    Não!
    Irão p/ onde diz o salmo 115:16, ou seja:
    "Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens."

    Por isso é que se irá criar Nova Terra, p/ que seja habitada, e por homens, homens que creram.
    Porque quem não crê, ao morrer, jamais ressuscitará p/ a vida eterna! (Is. 26:14a)
    E nessa nova terra haverá nações e reis. (Apc. 21:24 e 26)
    Serão curados pelas folhas da árvore da vida (Apc. 21:2c), mas nunca poderão ver a Deus, nem jamais se esquecerão que tiveram em vida nesse mundo todo o amor, atenção, benignidade, perdão, longanimidade, esperança, apreço e graça do Senhor Deus (que deu por eles a vida) para que alcançassem o Reino... e desprezaram... e não creram... e duvidaram... e menosprezaram... e não deram a devida consideração ao amor do Senhor (sendo sabedores do mesmo) e tudo isso desprezaram em troca dos bens passageiros desse mundo...
    Portanto, é um tormento e uma vergonha eterna em si mesmo, no seu ser, na sua mente e interior, que jamais será esquecido em toda a eternidade, sendo que verão a própria Nova Jerusalém e a glória de Deus a iluminando, como também a glória de Deus iluminando própria terra, mas jamais serão novamente chamados ao Reino de Deus.
    Isso também se pode ver e explicar por dois versos de Apocalipse:
    “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.“ (Apc. 14:11)

    “E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.” (Apc. 19:3)

    Ora, notemos que os dois versos; um diz sobre o tormento dos adoradores da besta c/ fogo e enxofre diante do Cordeiro e dos santos anjos; e é dito, que a fumaça do seu tormento que sobe p/ todo sempre.
    Ora, a fumaça do seu tormento sobe p/ todo o sempre e não tem descanso dia e noite.
    E o outro que diz sobre a ação de graças: Aleluia! (feita por uma multidão nos céus), e que também fumaça dela sobe p/ todo sempre.
    Tanto um quanto o outro, são a fumaça do que aconteceu é que sobe p/ todo o sempre.
    E não o acontecimento em si!

    Espero que não tenha ficado muito confuso, contudo posso procurar explicar melhor...

    A paz!
    avatar
    Marcos S. de Moraes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 5
    Idade : 69
    Cidade/Estado : Salvador - BA
    Religião : Cristão
    Igreja : Aquela de Mt 16.18 e 1Tm 3.15
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 7
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Marcos S. de Moraes Dom 01 Ago 2010, 03:09

    Olá Jefté

    Agradeço a resposta educada, prolixa e em tom cordial.

    Pela minha mensagem anterior, talvez te surpreenda eu afirmar que concordo com algumas de tuas afirmações.

    Não creio em apenas um tipo de castigo eterno e creio como tu, que a morada na nova terra será uma forma de castigo eterno diferente do lago de fogo.

    Entretanto minha concordância termina por aqui. Penso que há alguns equívocos em tua argumentação, mas para não me alargar me referirei apenas a um deles:

    A análise interna do texto de Mt 25 jamais vai fazer concluir que este julgamento separa entre crentes fiéis e infiéis. O contexto claro no versículo 32 é: "As nações". Está falando de toda humanidade. As ovelhas são aqueles que não somente "creram" no Senhor, mas sua fé era viva e os conduziu à santificação e bons frutos. Os bodes são todo o restante da humanidade.

    Dizer que aqui se trata do julgamento apenas dos crentes, me parece uma inferência e derivação imprópria. É o típico caso em que não é o texto que forma a doutrina, mas é a doutrina, que pretende iluminar o texto. Nesta eu não entro.
    Doutrinas que não estão baseadas em textos claros, mas são "armadas" por uma série de inferências e derivações, que logo tomam corpo e depois afetam a leitura direta de muitos textos, pretendendo dar uma "luz" nova para textos simples e óbvios, requerem um tipo de comportamento para com as escrituras que eu já tive no passado, mas que há muito abandonei.

    A paz e grande abraço
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Dom 01 Ago 2010, 10:23

    Olá irmão Marcos

    Sobre sua argumentação:
    A análise interna do texto de Mt 25 jamais vai fazer concluir que este julgamento separa entre crentes fiéis e infiéis. O contexto claro no versículo 32 é: "As nações". Está falando de toda humanidade. As ovelhas são aqueles que não somente "creram" no Senhor, mas sua fé era viva e os conduziu à santificação e bons frutos. Os bodes são todo o restante da humanidade.

    Dizer que aqui se trata do julgamento apenas dos crentes, me parece uma inferência e derivação imprópria. É o típico caso em que não é o texto que forma a doutrina, mas é a doutrina, que pretende iluminar o texto. Nesta eu não entro.
    Doutrinas que não estão baseadas em textos claros, mas são "armadas" por uma série de inferências e derivações, que logo tomam corpo e depois afetam a leitura direta de muitos textos, pretendendo dar uma "luz" nova para textos simples e óbvios, requerem um tipo de comportamento para com as escrituras que eu já tive no passado, mas que há muito abandonei.

    A paz e grande abraço
    Irmão,
    O que acontece é que só há e só haverá ressurreição p/ nova vida p/ quem crê.
    Isso porque Jesus pagou como homem, a morte e o pecado do homem.
    O Senhor pagou! E somente o que crê, tem parte e recebe; e não há outra maneira.
    Jesus disse:
    "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (Jo.11:25)

    Portanto, não há como introduzir os que não crêem ou os que não creram juntamente com os que creram, pois para eles, não haverá essa ressurreição nem essa vida - a qual, o Senhor, e somente Ele, pode dar.

    Portanto, as nações que serão reunidas perante o Senhor, verdadeiramente são as que pertencem a fé.
    Isso é o que diz o apóstolo Paulo, sobre os filhos de Abraão.
    Ele teve dois filhos; um da escrava e um da livre; os filhos da livre, são a Jerusalém celestial, e os filhos da escrava não herdarão juntamente c/ os filhos da livre. (Gal. 4:30)
    Portanto, existem esses dois concertos. (Gal. 4:22-31)
    Por isso disse o Senhor a Abraão:
    Nações e reis sairão de ti.
    Também foi dito: E os filhos da escrava jamais herdarão c/ os filhos da livre.
    Esses são os dois concertos feitos c/ Abraão.

    Quanto aos incrédulos, vejamos o que diz:

    "E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim." (Luc. 19:27)

    "Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória." (Is. 26:14)

    Vejamos mais:
    "Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono." (Jó 14:12)

    Veja, só há ressurreição e vida em Cristo.
    Portanto, no dia do juízo, e no juízo, hão de ser julgados os mortos (e não os vivos).
    Os mortos vão comparecer diante do juízo p/ serem julgados.
    Repare, que eles estarão mortos, pois o mar, a morte e o inferno darão os seus mortos; não os ressuscitarão, apenas os devolverão. (Apc. 20:13)
    E no juízo é que poderão ressuscitar, quem se achar inscrito no livro da vida. (Apc. 20:12)

    Quem no livro da vida, não estiver; estando ainda morto, sofrerá o dano da segunda morte. Segunda morte, porque já estão sob o poder da primeira, e recebem a segunda morte no lago de fogo.
    Tudo isso, irmão, é por não crer no Senhor.
    O homem morreu em Gêneses, e jamais verá a vida, a vida espiritual (a qual é dádiva de Deus em Cristo) se não creu em Cristo.
    Portanto, como disse Jó 14:12 -
    "Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono."
    E isso se dará p/ quem tem parte no livro da vida - que está ligado a Cristo - quem no livro da vida não estiver - então além de estar sob o domínio da morte, receberá a segunda morte. Amém!

    Também assim o disse Cristo:
    "Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas." (Mat. 12:41)
    Sabe por que os ninivitas ressurgirão no juízo???
    Porque creram na palavra de Deus!
    (um detalhe: os ninivitas ressurgirão (porque creram) e ressurgirão no juízo, e não p/ o juízo, porque repito: os mortos é que serão julgados.
    Somente após o juízo, é que será definido o destino dos homens; se a vida - mediante o Livro da Vida. (Apc. 20:12)
    Ou, se a morte (segunda morte, porque já estava sob a primeira) mediante a ausência no Livro da Vida. (Apc. 20:15)

    Agora, se estou querendo encaixar a palavra numa doutrina; me mostre então, onde poderá haver ressurreição e vida p/ quem não estiver e crer em Cristo Jesus??

    A paz e um abraço cordial!
    irmão Edson
    irmão Edson
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 271
    Idade : 65
    Cidade/Estado : Santo Andre- Sp
    Religião : Filho de Deus
    Igreja : meu teclado do computador
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -15
    Pontos de participação : 287
    Data de inscrição : 31/07/2010

    A alma do homem é eterna??? Empty A alma é imortal

    Mensagem por irmão Edson Dom 01 Ago 2010, 12:48

    Prazer de conhecer a todos é a minha primeira postagem neste fórum, sinto Tb na obrigação de expor as minhas interpretações sobre o tema, acho que já conheço o Jetfe do grupo irmão não sei se é o mesmo, mais conheço o mestre Valdomiro e o Pastor Valmir Cardoso.
    Sobre a alma ser imortal é incoerente partindo da afirmação:
    Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

    A palavra” ele só” creio que exclui os homens de a possui La , mais creio que nos iremos nos revestir da imortabilidade depois da ressurreição, ou seja ,Jesus prega que temos que buscar a vida eterna (imortabilidade], demonstra que não a temos.
    Se é real que a alma é imortal, temos então como principio que ele existiu antes de ser colocada no nosso corpo ( não sei usei o termo correto),então a alma veio de Deus, logo então destruímos a alma( condenando para o Geena de fogo) que veio de Deus ,por alguns anos de vida errada aqui na terra, no mínimo isto é incoerente, se isto é real então a pior coisa que aconteceu a minha alma é ter nascido ou seja ter sido colocada no meu corpo, somos feitos almas viventes , igual as animais biologicamente falando somos iguais a maioria dos animais.
    Quanto a afirmação do irmão Pereira, qd disse que somos feitos a imagem e semelhança de Deus , faço a minha replica:
    Quanto a Gen 1;26 , o tema é mais profundo do que pensamos, todos crêem que quem criou o homem foi o Logos Criador, o Pai, mais se prestarmos atenção há muita incoerência nesta afirmação porque a carne e o sangue são corrupções
    E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
    Se a carne é corrupção não foi o Logos Criador que a criou, porque o Pai não pode gerar corrupção.
    Se o Pai não muda e nele não há nenhuma sombra de variação, então a sua suposta criação do homem teria que ser perfeita porque foi teoricamente feita a sua imagem e semelhança, Se é perfeita porque,Jesus rejeitou esta criação,dizendo é necessário nascer de novo.
    Eu acredito O Pai só teve filhos a partir a partir de Cristo, os homens oram feitos a imagem e semelhança de Jeová , por isso tanta imperfeição
    Para muitos estou dizendo a maior heresia que vocês já ouviram mais estou aqui que para defender a tese que o Pai de Jesus, O Logos Criador não é o deus do Sinai.
    Fico ao dispor. Irmão Edson.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Jefté Seg 02 Ago 2010, 19:33

    Olá Irmão Edson

    Bem-vindo!
    Bom, sobre sua postagem, gostaria de dizer algo:
    Você diz:
    Quanto a Gen 1;26 , o tema é mais profundo do que pensamos, todos crêem que quem criou o homem foi o Logos Criador, o Pai, mais se prestarmos atenção há muita incoerência nesta afirmação porque a carne e o sangue são corrupções
    E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
    Se a carne é corrupção não foi o Logos Criador que a criou, porque o Pai não pode gerar corrupção.
    Irmão, Deus é o Criador de todas as coisas: só existe Um Criador!
    E o Senhor não somente criou o homem, mas todas as coisas, até os vermes.
    Aí eu pergunto: seria o verme perfeito???
    Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e o deu vida!
    Ora, a vida dada ao homem é sua vida.
    E Deus jamais estaria controlando-a (ou tomando dela ou por ela), suas decisões!
    Isso porque não somos robôs pré-programados, nem somos marionetes, muito menos fantoches.
    Então Deus nos deu a vida e o entendimento, para eu viver e ser.
    E não me criou p/ que eu só buscasse o que Lhe agrada (isso seria pré-programação), mas criou-me livre.
    Por isso, existe o mandamento de amar a Deus!
    É um mandamento, aliás, é o primeiro e maior mandamento; porém, eu sou quem decido, eu sou o que pode crer ou não, mediante a fé.
    E tudo isso tendo o mal como agente externo e interno pois já me dominou por completo!
    Por isso mesmo, veio meu Deus se fazendo homem p/ me ajudar, levantar e amar, e p/ me levar de volta à verdadeira Vida: Cristo Jesus!

    Quanto à carne e o sangue, essa se tornou mal e mortal devido ao pecado, devido à desobediência.
    Mas Deus criou o homem puro, sem pecado e sem morte, e deu-lhe um mandamento, e pela desobediência entrou o pecado, a corrupção e a morte.
    Portanto, o mal paasou a existir na vida do homem pela desobediência, e não porque Deus o fez assim!
    Quanto aos filhos de Deus, realmente, só podem ser gerados mediante a fé em Cristo, pela palavra de Deus - a qual, se antes me dizia: Certamente morrerás; isso pela desobediência.
    Hoje, me diz:
    Crê e Nele e viverá;
    crê, e nunca morrerá!
    crê, e do seu ventre fluirão rios da água viva p/ a vida eterna!
    crê e será feito filho de Deus!


    Mas tudo isso é devido a obra de Deus, primeiramente no Velho Testamento; anunciando; escolhendo, lutando, cuidando, e ditando tudo o que diz respeito ao que esse Deus haveria de fazer ao homem e pelo homem - isso requereu tempo, e vida de muitos e experiência de fé e lições tanto favoráveis quanto contrárias p/ o aperfeiçoamento dos filhos de Deus!
    E tudo isso devido a obra de Cristo no evangelho; durante por toda a Sua vida p/ pagar o pecado, pela Sua morte, como homem, pelo homem.

    E Cristo, como homem, ao viver a vida (sem pecado) e morrendo, leva sobre si o pecado, pois pagou-o em Si mesmo; o pecado que entrou, em Adão, Cristo o levou, porque pagou por ele c/ Sua morte.
    Por isso mesmo, só pode haver ressurreição e vida em Cristo, pois, Ele pagou!
    Sem Cristo não há nem haverá jamais vida ou ressurreição p/ a vida p/ o homem!

    Quanto ao Senhor Deus, do Sinai, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, é o mesmo Deus e Pai de Cristo Jesus, que amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.
    E é por isso mesmo, que Cristo manifestou-se no seu devido tempo, para manifestar e dar a todos o amor de Deus!
    De maneira que, p/ que Cristo viesse ao mundo, tudo devia ser previamente preparado para que o Senhor viesse!
    Por isso mesmo foi formada a nação de Israel.
    Por isso mesmo foi formado um povo!
    Por isso mesmo Deus cuidou, corrigiu, guardou e ensinou esse povo!
    Para que quanto o Salvador viesse, não somente as Escrituras estivessem prontas; mas também um povo e nação, p/ que o Senhor, começando por eles, trouxesse Sua graça a todos! Amém!
    Para isso, Israel teve e provou toda a fidelidade de Deus, para consigo.
    E o Rolo do livro já devidamente escrito e conhecido e o Messias, já esperado, p/ que o Filho de Deus ao nascer no mundo, pudesse ser crido e visto, pela fé e pela palavra da verdade.


    E se alguém pensar que os anteriores a Cristo não participaram de nada disso, eu quero lembrar que Cristo, não somente pregou aos vivos, mas a todos os mortos na Sua morte, de sorte que tanto vivos quanto mortos, puderam ouvir a pregação e o evangelho do Senhor. (I Ped. 4:6)
    E tudo isso só resultará em salvação, do Deus Salvador aos que lhe creram. Amém!
    Portanto, não há a mínima razão ou dúvida quanto ao Deus Pai, Aquele mesmo de Gêneses à Apocalipse.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Qua 04 Ago 2010, 20:36

    Irmão Edson,

    Penso que o irmão está equivocado ou não se expressou correto.
    Deus é O Criador.
    Gen. 1:27 diz: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou".
    Então quem criou foi Deus.
    O Logos é a Palavra, Cristo, que depois se encarnou e recebeu o Nome Jesus.
    No entanto, a Palavra é Deus (Jo. 1:1).
    O Homem foi criado em Gen. 1:27 no sexto dia e não em Gen. 2:7 depois do sétimo dia.
    Em Gen. 2:7 o homem passou a ser, ou tornou-se, alma vivente e detinha imortalidade.
    Ele tinha a eternidade em si e a perdeu em Gen. 3.

    Agora, se admitirmos que os perdidos viverão eternamente em tormento, ou se queimando num fogo que nunca se apaga, estamos admitindo que há vida eterna fóra de Cristo. E, para isso não há Bíblia.

    Um abraço.

    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 00:13