Por que o argumento unitaristas baseado em somente um texto também não mostra a onisciência citada abaixo?
20 Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito.
21 Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei. (Gn 18:20,21).
Questionamentos a cerca da ONISCIÊNCIA ou ONIPOTÊNCIA ou até ONIPRESENÇA de YHVH são argumentos válidos para se atribuir deidade a Jesus Cristo?
Tentar atribuir deidade a Cristo alegando que YHVH não era onisciente ou onipotente ou onipresente não é um bom caminho.
Respondendo à questão acima:
Primeiro: Não é verdade a afirmação de que seja somente um argumento baseado em verso isolado. Isto está fartamente comprovado e com base na escritura em postagens anteriores.
A onisciência ou a falta de onisciência no texto citado acima, somente existe para quem faz uso de argumentos, construções ou montagens falaciosas.
Este tipo de argumento não é um argumento válido.
Vamos avaliar esta história toda, nos versos iniciais lemos:
Verso 1: Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.
Verso 2: Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,
YHVH nomeia mensageiros para interagir com Abraão.
Nos versos 16 e 17, a mensagem acerca das intenções de YHVH é transmitida através destes homens e decide que não ocultaria de Abraão suas intenções (verso 17,18,19).
Verso 16: E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os.
Verso 17: E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
Verso 18: Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
Verso 19: Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
Deus sabia de antemão tudo que aconteceria, sua intenção era liquidar com aquelas cidades não há falta de onisciência alguma aqui. Porém como transmitir esta mensagem a alguém com capacidade de compreensão limitada? Mais adiante escrevo sobre isto.
Verso 20: Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
Verso 21: Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
Verso 22: Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
Quando YHVH diz: “descerei agora”, ele faz isto em que sentido, indo fisicamente, como alguém que não é onipresente, ele faz uso dos seus enviados para esta tarefa, e sobre a afirmação de que em função desta “missão enviada a Sodoma/gomorra” ficaria sabendo de algo que não sabia. É isto verdadeiro de fato? Implica em falta de onipresença e onisciência nestes versos? Estava YHVH esperando um relatório daqueles mensageiros onde constaria todas as informações para uma tomada de decisão? NÃO, não é isto que lemos em Isaías 40:13, ninguém poderia aconselhar YHVH, sua decisão não dependia da informação que lhe fosse por ventura trazida.
Primeiramente a escritura traz muitos termos temporais, fixos no tempo e que facilitam ou viabilizam o entendimento dos diálogos.
Imagine alguém ONISCIENTE, que sabe de todas as coisas, com esta faculdade ele não precisaria perguntar nada à ninguém, pois sabe de todas as coisas e também de antemão as respostas das questões. Diante desta situação simplesmente não haveria diálogo. Então termos como “desceu para ver”, “agora eu sei” ou “assim saberei” utilizados pela divindade ou por aqueles que o representavam em determinadas situações, não denotam uma falta de onisciência ou onipresença e sim a viabilidade de comunicação entre alguém que é sabedor de tudo e outro que é limitado em compreensão, para tornar possível a comunicação com homens e/ou com os destinatários das mensagens, nas escrituras é frequente este tipo de conotação.
Observe, temos os seguintes textos bíblicos, abaixo, onde tu poderias alegar (descuidadamente) que YHVH não fosse onisciente e outros onde não fosse onipresente.
Em Gênesis 3:9 lemos o seguinte texto: Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Isto por acaso denota alguma falta de onisciência? YHVH não sabia mesmo onde Adão estava? Afinal de contas lemos em Jeremias 16:17 que seus olhos estão sobre toda a terra.
Como deveria começar este diálogo? Como alguém que é espírito sabedor de todas as coisas, dialogaria com alguém limitado como o homem. Imagine uma relação interpessoal, um diálogo onde não fosse possível fazer perguntas, visto que uma das partes já sabe das respostas, se tornaria inviável o diálogo. Isto não fere a atribuição de onisciência a YHVH, neste caso e nos que citarei a seguir, os termos temporais quando aplicados não implicam que exista falta de onisciência por parte de YHVH, apenas ele se torna possível/acessível a um diálogo com um ser inferior em entendimento.
Vamos ao texto citado (verso 20 e 21 de gênesis 18):
V 21: Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei.
Primeiro, YHVH precisaria “descer” para “ver” o que estava acontecendo para somente então “saber” que decisão tomar? É com este texto que queres mostrar que YHVH não é onisciente, ou que existe falta de onisciência na questão?
Vamos avaliar, alguém ONISCIENTE não precisaria perguntar nada para ninguém, afinal de contas sabe de todas as coisas e não precisaria nem mesmo se comunicar, pois que perguntas faria sabendo de antemão as respostas? Por tornar um diálogo possível, estaria a divindade falhando na sua prerrogativa ou característica de saber todas as coisas ou isto ocorre para viabilizar um diálogo? Sem o qual a mensagem não chegaria nem mesmo a nós hoje?
Segue alguns versos onde isto ocorre nas escrituras:
Genesis 11:5. “Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam"
Ele realmente “desceu” pois precisava “ver”, pois de onde estava não enxergava?
Outro exemplo: em Jó 1:7 e Jó 2:2, lemos "Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela".
Ora, YHVH não sabia a resposta da pergunta?
Mas como a divindade vai começar um diálogo sem perguntar alguma coisa? O fato de questionar, de começar um diálogo não implica em não saber, em não ter ciência, em não ter pleno conhecimento da resposta. Mas a pergunta tem a finalidade de obter uma resposta de um interlocutor e não é indicativo de falta de conhecimento acerca da resposta em questão.
Se isto ferisse a onisciência de YHVH, ele seria simplesmente um mudo, pois não poderia lhe perguntar coisa alguma, nem mesmo dialogar pois caracterizaria falta de conhecimento, o que é logicamente um absurdo.
Outros exemplos, Oséias 8:4: Constituíram reis sem minha aprovação, e chefes sem meu conhecimento. Fizeram para si ídolos de sua prata e de seu ouro, para a sua própria perdição. Neste verso, onde diz que YHVH “não sabia” significa falta de ciência, falta do atributo divino da onisciência ou é mais coerente entender que o povo tomou decisões sem consultá-lo?
Outro exemplo, deuteronômio 8:2: E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. Aqui também, o termo “para saber” relacionado à YHVH está relacionado à falta de ciência, a falta de onisciência, ele não sabia o que ia acontecer? Ou é mais razoável se concluir acerca de um resultado que a divindade esperava daqueles cidadãos? Lemos em salmos 44:21, que YHVH sabe os desejos dos corações.
Sempre que YHVH dialogou ou transmitiu sua mensagem para o entendimento humano, o fez com termos temporais, compreensíveis para o entendimento e limitações do homem. Ao passo que inúmeros versos atemporais, não limitados ao tempo ou a um diálogo ou inseridos em um contexto de diálogo, instrução ou ensino mostram a onisciência ou onipresença da divindade absolutas, o que dizer de versos como:
Salmos 139:7-8, que diz: Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também.
Salmos 44:21, que diz: Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.
Provérbios 15:3 que diz, Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Jeremias 23:24, que diz: Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? -- diz o SENHOR. Porventura, não encho eu os céus e a terra? -- diz o SENHOR".
Jeremias 16:17 que diz: Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem perante a minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos.
Os argumentos que inferem falta de onisciência ou onipresença de YHVH com a intenção de aferir divindade à Cristo não tem fundamento lógico nem escriturístico.
Márcio