Boa noite
Mas qual seria a definição da palavra "Psicopata"!
Psicopata é a designação atribuída a um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela presença de uma atitude de dominância desmedida. (Wikipédia)
A psicopatia está entre os distúrbios mentais mais difíceis de diagnosticar e detectar. O psicopata pode parecer normal e até mesmo ser encantador. No entanto, ao psicopata falta consciência e empatia, tornando-o manipulador, volátil e muitas vezes (mas não é sempre) criminoso. Este distúrbio é objeto de fascínio popular e angústia clínica: a psicopatia adulta é amplamente impermeável ao tratamento, embora existam programas para tratar jovens insensíveis e sem emoção na esperança de impedir que eles se transformem em psicopatas.
Também tem alguns tipo de psicopata crônico que é inconveniente, inoportuno com síndrome de sabe-tudo e seu ego excessivo que impede de ser humilde e delicado com as pessoas, cheios de ofensas, com grosserias, com argumentos cheio de rancor, não tem uma ideia, uma proposta, nenhuma iniciativa de valor que venha acrescentar novos valores.
Agora com essa sintomas, digo referencia em mente “transtorno da personalidade Anti-Social, leia a saga de Sansão que é detalhada em Juízes, capítulos 13 a 16. É como uma longa e violenta novela. Por uma questão de brevidade, vamos apenas atingir apenas um resumo detalhado enquanto apresento evidências em duas partes dos sintoma psicótico desse herói da fé (Hebreus 11:32) que era apenas um infame vivendo uma vida de bandido..
Em primeiro lugar, deixe-me começar a história dizendo que no capítulo 13 de Juízes, descobrimos imediatamente que Sansão vai ser especial porque sua mãe é infértil e o 'anjo do Senhor' aparece e a informa que ela vai ter um bebé. Há um padrão definido em toda a Bíblia de mulheres que engravidam após a visita de um anjo. Senhoras, só para garantir, se alguma vez receberem a visita de um anjo, fiquem de joelhos!
De qualquer forma, sua mãe é informada de que ele não deve beber, comer alimentos proibidos ou cortar o cabelo. Ele fica com o visual de estrela do rock, sem festas. Mas, ele vai pegar os pintinhos, ah sim ele vai!
Um dia, quando Sansão estava em Timna, uma das filisteias chamou sua atenção. Quando voltou para casa, disse ao pai e à mãe: “Uma jovem filisteu de Timna chamou minha atenção. Eu quero casar com ela. Pegue-a para mim. " Seu pai e sua mãe se opuseram. "Não há pelo menos uma mulher em nossa tribo ou entre todos os israelitas com quem você poderia se casar?" eles perguntaram. “Por que você deve procurar os filisteus pagãos para encontrar uma esposa?” Mas Sansão disse ao pai: “Pegue-a para mim! Ela me parece bem. ” Seu pai e sua mãe não perceberam que o Senhor estava trabalhando nisso, criando uma oportunidade de trabalhar contra os filisteus, que governavam Israel naquela época. Juízes 14: 1-4
Basicamente, Sansão é um ninfomaníacos, que namora mulheres pagãs. Ele tem todo o charme de um homem das cavernas: "Eu quero mulher!" Não é o melhor exemplo para crianças cristãs. Mas, felizmente, o desejo de nosso herói por garotas más faz parte do plano secreto de Deus para acabar com os filisteus.
Quando Sansão e seus pais estavam indo para Timná, um jovem leão atacou repentinamente Sansão perto dos vinhedos de Timná. Naquele momento, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele, e ele rasgou as mandíbulas do leão com as próprias mãos. Ele fez isso tão facilmente como se fosse um cabrito. Mas ele não contou a seu pai ou mãe sobre isso. Quando Sansão chegou a Timnah, ele conversou com a mulher e ficou muito satisfeito com ela. Juízes 14: 5-7
É amplamente conhecido que torturar animais como tocar fogo no rabo de 300 raposas é um indicador de alerta de que você pode ser um psicopata. Isso, junto com acender fogueiras e fazer xixi na cama até tarde. A Bíblia não diz se Sansão tinha problemas de incontinência, então somos um em cada três na lista de psicologia, mas chegaremos à piromania em breve. De qualquer forma, está tudo bem porque foi o Espírito do Senhor que o fez fazer isso. Como você verá, toda vez que Sansão é tocado pelo Espírito, ele entra no modo John Wick e a morte e a destruição são desencadeadas. De qualquer forma, a filisteia era realmente uma linda mulher gostosa, e isso deixou Sansão feliz.
Mais tarde, quando voltou a Timna para o casamento, ele saiu do caminho para olhar a carcaça do leão. E ele descobriu que um enxame de abelhas havia feito um pouco de mel na carcaça. Ele pegou um pouco do mel nas mãos e comeu ao longo do caminho. Ele também deu um pouco para seu pai e sua mãe, e eles comeram. Mas ele não disse a eles que havia tirado o mel da carcaça do leão. Juízes 14: 8-9
Ok, então o cara agora está tirando mel do cadáver do leão em decomposição e dando para seus pais comerem. Assustador e doente! Sua depravação não conhece limites; este herói da Bíblia é um psicopata, com certeza.
Em seguida, Sansão faz uma aposta de enigma com trinta jovens cavalheiros. Se eles resolverem o enigma, ele terá que comprar togas novas e sofisticadas para todos. Eles acabam pressionando a noiva de Sansão, que arranca a informação dele. Eles então dão a resposta correta para Sansão, e cara, ele está chateado. Aparentemente, o Espírito do Senhor também estava chateado, como veremos.
Então o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele. Ele desceu até a cidade de Ascalom, matou trinta homens, pegou seus pertences e deu suas roupas aos homens que haviam resolvido seu enigma. Mas Sansão ficou furioso com o que havia acontecido e voltou para casa para morar com seu pai e sua mãe. Portanto, sua esposa foi dada em casamento ao homem que havia sido o padrinho de Sansão no casamento. Juízes 14: 19-20
Olá! Isso é simplesmente errado. Sansão vai e mata trinta estranhos para que possa roubar suas roupas e pagar aos vencedores da adivinhação. Só podemos esperar que ele pelo menos lavasse as roupas antes de presentear, mas a Bíblia realmente não diz. Aparentemente, assassinar estranhos para roubar suas roupas estava perfeitamente normal neste caso, porque o Espírito do Senhor o capacitou para isso. Quando Deus nos move para matar e roubar, quem somos nós para discutir com ele - certo? Depois de toda essa confusão, ele está tão magoado que decide voltar a morar com a mãe e o pai. A humilhação final? O padrinho de Sansão marca sua noiva. Nem é preciso dizer que Sansão não fica feliz quando descobre.
É hora de uma boa e velha vingança! Mas isso ficará na segunda parte