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Aletheuo
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Você Realmente Acredita em Tudo o Que Esta Escrito na Bíblia?
Marcones- - Moisés / Zípora -
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Boa noite
*EDITADO*
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Tzaruch- - Áqüila / Priscila -
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.
Vai FUGIR de responder ou não lhe convém dar resposta ?
Olá Marcones.
Os crentes que debatem tem como motivo lógico a sua participação num
assunto que para eles é verdade,, e assim tem motivo e até finalidade.
Então para você qual é o motivo lógico que lhe leva a manter debates sobre
aquilo que não acredita mais e não lhe vai trazer nada de novo para o futuro ?
Porque gasta o seu tempo e energia num "tema" que supostamente já encerrou ?
Está a tentar convencer alguém para também ser cético como você é,, ou o seu ceticismo
ainda não é definitivo e procura provar (convencer) a si mesmo de que fez a escolha certa ?
Vai FUGIR de responder ou não lhe convém dar resposta ?
Olá Marcones.
Marcones escreveu:Agora sou cético. Um dos argumentos decisivos que me fizeram parar de acreditar
na Bíblia foi quando percebi suas falhas.
Os crentes que debatem tem como motivo lógico a sua participação num
assunto que para eles é verdade,, e assim tem motivo e até finalidade.
Então para você qual é o motivo lógico que lhe leva a manter debates sobre
aquilo que não acredita mais e não lhe vai trazer nada de novo para o futuro ?
Porque gasta o seu tempo e energia num "tema" que supostamente já encerrou ?
Está a tentar convencer alguém para também ser cético como você é,, ou o seu ceticismo
ainda não é definitivo e procura provar (convencer) a si mesmo de que fez a escolha certa ?
Marcones- - Moisés / Zípora -
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Tzaruch
*EDITADO*Vai FUGIR de responder ou não lhe convém dar resposta ?
Tzaruch- - Áqüila / Priscila -
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.
Para ficar AINDA mais claro, você é LIVRE para não responder, e os outros são LIVRES para perguntar.
E independentemente de não responder, pode ter a certeza que continuará a ser questionado,
citado ETC ETC, e isso em qualquer assunto que é de livre participação neste fórum.
As perguntas que se seguem são de fato inconvenientes para qualquer cético que diz ser cético
mas não descola da religião, e em vez de seguir a vida como um verdadeiro cético, fica atacando
os crentes e debatendo com eles como se precisasse de provar alguma coisa a alguém.
A falta de argumentos também costuma ser um dos motivos de desviarem do assunto,
e não se preocupe, não é o primeiro cético que não sabe (não quer) responder a essas questões.
Olá Marcones.
Os crentes que debatem tem como motivo lógico a sua participação num
assunto que para eles é verdade,, e assim tem motivo e até finalidade.
Então para você qual é o motivo lógico que lhe leva a manter debates sobre
aquilo que não acredita mais e não lhe vai trazer nada de novo para o futuro ?
Porque gasta o seu tempo e energia num "tema" que supostamente já encerrou ?
Está a tentar convencer alguém para também ser cético como você é,, ou o seu ceticismo
ainda não é definitivo e procura provar (convencer) a si mesmo de que fez a escolha certa ?
Para ficar AINDA mais claro, você é LIVRE para não responder, e os outros são LIVRES para perguntar.
E independentemente de não responder, pode ter a certeza que continuará a ser questionado,
citado ETC ETC, e isso em qualquer assunto que é de livre participação neste fórum.
As perguntas que se seguem são de fato inconvenientes para qualquer cético que diz ser cético
mas não descola da religião, e em vez de seguir a vida como um verdadeiro cético, fica atacando
os crentes e debatendo com eles como se precisasse de provar alguma coisa a alguém.
A falta de argumentos também costuma ser um dos motivos de desviarem do assunto,
e não se preocupe, não é o primeiro cético que não sabe (não quer) responder a essas questões.
Olá Marcones.
Marcones escreveu:Agora sou cético. Um dos argumentos decisivos que me fizeram parar de acreditar
na Bíblia foi quando percebi suas falhas.
Os crentes que debatem tem como motivo lógico a sua participação num
assunto que para eles é verdade,, e assim tem motivo e até finalidade.
Então para você qual é o motivo lógico que lhe leva a manter debates sobre
aquilo que não acredita mais e não lhe vai trazer nada de novo para o futuro ?
Porque gasta o seu tempo e energia num "tema" que supostamente já encerrou ?
Está a tentar convencer alguém para também ser cético como você é,, ou o seu ceticismo
ainda não é definitivo e procura provar (convencer) a si mesmo de que fez a escolha certa ?
Marcones- - Moisés / Zípora -
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Tzaruch
Concordo, TchauPara ficar AINDA mais claro, você é LIVRE para não responder, e os outros são LIVRES para perguntar.
Maicon- - Moisés / Zípora -
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Eu sou daqueles que acham que não se precisa ter fé e crenças para debater questões textuais. É texto, contexto, referência e inferência e ponto. Existe um testamento anterior, o testamento posterior se coaduna com ele em interpretação ? É isso simplesmente. Isso não tem nada a ver com acreditar no que os judeus interpretam.
Se alguém quiser falar das problemáticas do AT textualmente, eu também aceito dialogar. O problema é que os cristãos que dizem que o AT também é santo, os judeus não dizem a mesma coisa do NT. Nesse sentido, o NT deveria entrar em concórdia com o Antigo, que os cristãos acreditam da mesma maneira ser verdade, e é aí que entra textualmente a minha divergência: Não consigo ver que o NT seja complemento do Antigo, estou aberto ao debate.
Eu não debato fé, eu debato textos. Ou o texto não tem o seu contexto ? Histórico, cultural, social e etc ? Obviamente tem, e não se precisa exatamente de fé pra conversar sobre esses pontos, dá pra se debater logicamente sobre eles.
Argumentos são utilizados em nome da fé, só que esses argumentos utilizados em nome da fé são coerentes ? Contraditórios ? Tem sentido ?
Como o tópico sobre o Messias que foi bloqueado. Eu estava argumentando que a visão de Messias do NT, textualmente, não tem nada a ver com a do AT. Então qual a coerência de falar-se que o NT é complemento do AT se está contradizendo justamente a esse Antigo que também dizem ser santo ?Dei só um exemplo aqui, não quero correr o risco de se reacender esse debate e o Moderador bloquear novamente o tópico todo.
Eu sou do tipo que gosta de debater e dialogar sobre tudo. Quer falar de religião ? Eu dialogo; quer falar de política, eu dialogo; quer falar de ciência, eu dialogo. Especificamente sobre religião, tem como se debater sobre tais assuntos sem se apelar pra um sobrenatural não verificável.
Se alguém quiser falar das problemáticas do AT textualmente, eu também aceito dialogar. O problema é que os cristãos que dizem que o AT também é santo, os judeus não dizem a mesma coisa do NT. Nesse sentido, o NT deveria entrar em concórdia com o Antigo, que os cristãos acreditam da mesma maneira ser verdade, e é aí que entra textualmente a minha divergência: Não consigo ver que o NT seja complemento do Antigo, estou aberto ao debate.
Eu não debato fé, eu debato textos. Ou o texto não tem o seu contexto ? Histórico, cultural, social e etc ? Obviamente tem, e não se precisa exatamente de fé pra conversar sobre esses pontos, dá pra se debater logicamente sobre eles.
Argumentos são utilizados em nome da fé, só que esses argumentos utilizados em nome da fé são coerentes ? Contraditórios ? Tem sentido ?
Como o tópico sobre o Messias que foi bloqueado. Eu estava argumentando que a visão de Messias do NT, textualmente, não tem nada a ver com a do AT. Então qual a coerência de falar-se que o NT é complemento do AT se está contradizendo justamente a esse Antigo que também dizem ser santo ?Dei só um exemplo aqui, não quero correr o risco de se reacender esse debate e o Moderador bloquear novamente o tópico todo.
Eu sou do tipo que gosta de debater e dialogar sobre tudo. Quer falar de religião ? Eu dialogo; quer falar de política, eu dialogo; quer falar de ciência, eu dialogo. Especificamente sobre religião, tem como se debater sobre tais assuntos sem se apelar pra um sobrenatural não verificável.
Aletheuo- MODERADOR
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O tópico levou as devidas correções e fica liberado para participar.
Moderador Geral
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Alberto Guido- - Abraão / Sara -
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Boa noite
Obviamente, muitos dos lugares como Jerusalém Síria, Israel e Egito, existiam nos períodos de tempo relevantes. Também algumas pvos, como hebreus, romanos e, claro, ofícios como Faraó, César e assim por diante. Em alguns casos, conhecemos pessoas como Pôncio Pilatos.
Mas não há evidências para muitos dos eventos e, em muitos casos, há várias contradições que começam deste dos primeiros capítulos iniciais da Bíblia, onde histórias de criação inconsistentes são contadas. Gênesis capítulo 1 diz que o primeiro homem e a primeira mulher foram feitos ao mesmo tempo, e depois dos animais. Mas Gênesis capítulo 2 apresenta uma ordem diferente da criação: o homem, depois os animais e depois a mulher.
O capítulo 1 de Gênesis lista seis dias da criação, enquanto o capítulo 2 se refere ao “dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus”. Gênesis 1: 2-3 afirma que Deus criou a luz e a separou das trevas no primeiro dia; mas Gênesis 1: 14-19 nos diz que o sol, a lua e as estrelas não foram feitos até o quarto dia.
O capítulo 1 relata que as árvores frutíferas foram criadas antes do homem, enquanto o capítulo 2 indica que foram feitas depois dele. Gênesis 1:20 diz que as aves foram criadas fora das águas; Gênesis 2:19 alega que eles foram formados do solo.
Contradições também são vistas na história bíblica de um dilúvio mundial. De acordo com Gênesis 6: 19-22, Deus ordenou a Noé que trouxesse “de cada ser vivente de toda a carne, dois de cada espécie. . . na arca. ” Não obstante, Gênesis 7: 2-3 relata que o Senhor ordenou a Noé que levasse para a arca os animais limpos e os pássaros aos sete, e apenas os animais imundos aos dois.
Gênesis 8: 4 relata que, à medida que as águas do dilúvio baixaram, a arca de Noé pousou nas montanhas de Ararate no sétimo mês. O versículo seguinte, entretanto, diz que o topo das montanhas não poderia ser visto até o décimo mês.
Etc... etc...etc
Não há base histórica para acreditar em qualquer um dos eventos sobrenaturais, como por exemplo que o sol parou, e a lua se deteve, por quase um dia inteiro
No filme King Kong de 1976, é historicamente correto que o WORLD TRADE CENTER existiu em Nova York em 1976, mas isso é o mais longe que se chega para a precisão histórica do filme.
Obviamente, muitos dos lugares como Jerusalém Síria, Israel e Egito, existiam nos períodos de tempo relevantes. Também algumas pvos, como hebreus, romanos e, claro, ofícios como Faraó, César e assim por diante. Em alguns casos, conhecemos pessoas como Pôncio Pilatos.
Mas não há evidências para muitos dos eventos e, em muitos casos, há várias contradições que começam deste dos primeiros capítulos iniciais da Bíblia, onde histórias de criação inconsistentes são contadas. Gênesis capítulo 1 diz que o primeiro homem e a primeira mulher foram feitos ao mesmo tempo, e depois dos animais. Mas Gênesis capítulo 2 apresenta uma ordem diferente da criação: o homem, depois os animais e depois a mulher.
O capítulo 1 de Gênesis lista seis dias da criação, enquanto o capítulo 2 se refere ao “dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus”. Gênesis 1: 2-3 afirma que Deus criou a luz e a separou das trevas no primeiro dia; mas Gênesis 1: 14-19 nos diz que o sol, a lua e as estrelas não foram feitos até o quarto dia.
O capítulo 1 relata que as árvores frutíferas foram criadas antes do homem, enquanto o capítulo 2 indica que foram feitas depois dele. Gênesis 1:20 diz que as aves foram criadas fora das águas; Gênesis 2:19 alega que eles foram formados do solo.
Contradições também são vistas na história bíblica de um dilúvio mundial. De acordo com Gênesis 6: 19-22, Deus ordenou a Noé que trouxesse “de cada ser vivente de toda a carne, dois de cada espécie. . . na arca. ” Não obstante, Gênesis 7: 2-3 relata que o Senhor ordenou a Noé que levasse para a arca os animais limpos e os pássaros aos sete, e apenas os animais imundos aos dois.
Gênesis 8: 4 relata que, à medida que as águas do dilúvio baixaram, a arca de Noé pousou nas montanhas de Ararate no sétimo mês. O versículo seguinte, entretanto, diz que o topo das montanhas não poderia ser visto até o décimo mês.
Etc... etc...etc
Não há base histórica para acreditar em qualquer um dos eventos sobrenaturais, como por exemplo que o sol parou, e a lua se deteve, por quase um dia inteiro
No filme King Kong de 1976, é historicamente correto que o WORLD TRADE CENTER existiu em Nova York em 1976, mas isso é o mais longe que se chega para a precisão histórica do filme.
Anderson Luiz Louzada gosta desta mensagem
Tzaruch- - Áqüila / Priscila -
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Olá Alberto.
Alberto escreveu:Não há base histórica para acreditar em qualquer um dos eventos sobrenaturais,
como por exemplo que o sol parou, e a lua se deteve, por quase um dia inteiro
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que se não vêem.
-Hebreus 11:1 ACF-
E a FÉ ?,, você já ouviu falar dela ou nem se lembra mais ?
Anderson Luiz Louzada- - Áqüila / Priscila -
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Concordo com as primeiras respostas de alguns colegas deste tópico.
As escrituras devem ser lidas, analisadas e questionadas, ou seja Fé e Razão.
Fé sega leva a fanatismo, superstições, enquanto a Razão demasiada leva ao ceticismo, materialismo.
Estes 2 poderes Fé e Razão, devem andar de mãos dadas.
Então pra mim não se trata de acreditar ou não, mas, de ter uma visão critica não só em relação ao livro mais também a você mesmo.
As escrituras devem ser lidas, analisadas e questionadas, ou seja Fé e Razão.
Fé sega leva a fanatismo, superstições, enquanto a Razão demasiada leva ao ceticismo, materialismo.
Estes 2 poderes Fé e Razão, devem andar de mãos dadas.
Então pra mim não se trata de acreditar ou não, mas, de ter uma visão critica não só em relação ao livro mais também a você mesmo.
Alberto Guido- - Abraão / Sara -
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Boa noite
Anderson
Porque se você valoriza a fé acima da razão, inevitavelmente chegará a um impasse em relação à ciência e à religião
A razão do eterno conflito entre ciência e religião, é que a ciência continua a evoluir e nos mostrar evidencias que seja contraria com as afirmações bíblica, ou mostrar o número de vezes que uma explicação natural de um fenômeno tem sido substituído por um sobrenatural? alguém aqui já viu algum? O número de vezes que a humanidade já disse: Nós costumávamos pensar que assim, foi causado por causa física e efeito, mas agora entendemos que ela é causada por Deus, ou espíritos, ou demônios, ou a alma"?
Você pode acreditar em algo razoavelmente se tiver boas evidências para isso. Você não precisa ter provas; se você tivesse provas, saberia que isso é verdade e não mais simplesmente acreditaria. Se você tiver boas evidências, é razoável acreditar que algo é verdadeiro antes de prová-lo.
A fé, por outro lado, requer uma crença irracional. Você acredita que algo é verdade, embora não tenha boas evidências.
Tenho fé em mim mesmo, uma razão principal pela qual não preciso ter fé nas alegações supersticiosas e sem fundamento dos outros. Tenho fé em minhas habilidades, minha capacidade de escolher minha própria direção, distinguir o certo do errado, o bom do mau, minha capacidade de ser justo, honesto e usar meus sentidos, habilidades, recursos, pensamentos, imaginação, criatividade, conhecimento, inteligência , emoções, palavras, opiniões, experiências, autoconsciência e consciência do que me rodeia para levar uma vida produtiva, honesta e significativa, sem arrependimentos ou medo das consequências
Não, Porque onde existe fatos (evidência) Jamais existirá fé, essa é a razão
Anderson
Acredito que isso seja praticamente improvável.Estes 2 poderes Fé e Razão, devem andar de mãos dadas.
Porque se você valoriza a fé acima da razão, inevitavelmente chegará a um impasse em relação à ciência e à religião
A razão do eterno conflito entre ciência e religião, é que a ciência continua a evoluir e nos mostrar evidencias que seja contraria com as afirmações bíblica, ou mostrar o número de vezes que uma explicação natural de um fenômeno tem sido substituído por um sobrenatural? alguém aqui já viu algum? O número de vezes que a humanidade já disse: Nós costumávamos pensar que assim, foi causado por causa física e efeito, mas agora entendemos que ela é causada por Deus, ou espíritos, ou demônios, ou a alma"?
Você pode acreditar em algo razoavelmente se tiver boas evidências para isso. Você não precisa ter provas; se você tivesse provas, saberia que isso é verdade e não mais simplesmente acreditaria. Se você tiver boas evidências, é razoável acreditar que algo é verdadeiro antes de prová-lo.
A fé, por outro lado, requer uma crença irracional. Você acredita que algo é verdade, embora não tenha boas evidências.
Tenho fé em mim mesmo, uma razão principal pela qual não preciso ter fé nas alegações supersticiosas e sem fundamento dos outros. Tenho fé em minhas habilidades, minha capacidade de escolher minha própria direção, distinguir o certo do errado, o bom do mau, minha capacidade de ser justo, honesto e usar meus sentidos, habilidades, recursos, pensamentos, imaginação, criatividade, conhecimento, inteligência , emoções, palavras, opiniões, experiências, autoconsciência e consciência do que me rodeia para levar uma vida produtiva, honesta e significativa, sem arrependimentos ou medo das consequências
Não, Porque onde existe fatos (evidência) Jamais existirá fé, essa é a razão
Anderson Luiz Louzada gosta desta mensagem
Anderson Luiz Louzada- - Áqüila / Priscila -
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Boa tarde!
Alberto Guido
Alberto, não é valorizar a fé acima da razão ou vice-versa, isso é o que acontece hoje. Dentro desta linha de pensamento você está correto.
É o fio da meada, é justamente este, porque um poder desconsidera o outro, por ver a fé como algo irracional e a razão o seu oposto.
A Fé sega, sem questionamento, misticismo, fanatismo, sem conhecimento do porque e pra quê e como, essa sim é irracional e não combina com a razão que no caso daria a Fé um norte, a deixaria mais concreta, mais pé no chão, mais pé no sistema Cristico.
Alberto
Isso Alberto, exatamente isso quero dizer, a Fé tem que ser em você, este é fiel da balança, a razão é buscar em você, não no externo. A isso que você descreveu ai acima eu chamo de Fé Racional.
Você falou também em "fundamento", pois bem a razão fundamenta a fé, ela tira as superstições, fanatismos, etc... Logo é necessária que você conheça por você mesmo, como acredita que deva ser e, não por outros, uma religião ou doutrina.
Para quê? Para que você mesmo possa sentir, analisar e fundamentar.
Se vc não conhece algo por se mesmo e, dizer não gosto, não acredito, eu acho no mínimo contraditório ao inicio deste texto que vc diz "Tenho fé em mim mesmo, uma razão principal pela qual não preciso ter fé nas alegações supersticiosas e sem fundamento dos outros".
"A Ciência e a Fé, distintas em suas forças e reunidas em sua ação, para dar ao espírito do homem uma regra,
que é a razão universal, porque a Ciência que nega a Fé em Deus é tão inútil como a Fé que nega a Ciência".
Alberto Guido
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Acredito que isso seja praticamente improvável.
Porque se você valoriza a fé acima da razão, inevitavelmente chegará a um impasse em relação à ciência e à religião
Alberto, não é valorizar a fé acima da razão ou vice-versa, isso é o que acontece hoje. Dentro desta linha de pensamento você está correto.
É o fio da meada, é justamente este, porque um poder desconsidera o outro, por ver a fé como algo irracional e a razão o seu oposto.
A Fé sega, sem questionamento, misticismo, fanatismo, sem conhecimento do porque e pra quê e como, essa sim é irracional e não combina com a razão que no caso daria a Fé um norte, a deixaria mais concreta, mais pé no chão, mais pé no sistema Cristico.
Alberto
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Tenho fé em mim mesmo, uma razão principal pela qual não preciso ter fé nas alegações supersticiosas e sem fundamento dos outros.
Tenho fé em minhas habilidades, minha capacidade de escolher minha própria direção, distinguir o certo do errado, o bom do mau,
minha capacidade de ser justo, honesto e usar meus sentidos, habilidades, recursos, pensamentos, imaginação, criatividade,
conhecimento, inteligência , emoções, palavras, opiniões, experiências, autoconsciência e consciência do que me rodeia para levar uma vida
produtiva, honesta e significativa, sem arrependimentos ou medo das consequências
Isso Alberto, exatamente isso quero dizer, a Fé tem que ser em você, este é fiel da balança, a razão é buscar em você, não no externo. A isso que você descreveu ai acima eu chamo de Fé Racional.
Você falou também em "fundamento", pois bem a razão fundamenta a fé, ela tira as superstições, fanatismos, etc... Logo é necessária que você conheça por você mesmo, como acredita que deva ser e, não por outros, uma religião ou doutrina.
Para quê? Para que você mesmo possa sentir, analisar e fundamentar.
Se vc não conhece algo por se mesmo e, dizer não gosto, não acredito, eu acho no mínimo contraditório ao inicio deste texto que vc diz "Tenho fé em mim mesmo, uma razão principal pela qual não preciso ter fé nas alegações supersticiosas e sem fundamento dos outros".
"A Ciência e a Fé, distintas em suas forças e reunidas em sua ação, para dar ao espírito do homem uma regra,
que é a razão universal, porque a Ciência que nega a Fé em Deus é tão inútil como a Fé que nega a Ciência".
Alberto Guido- - Abraão / Sara -
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Boa noite
Anderson, realmente gostei da sua dissertação argumentativa, me parece que é sincera e verdadeira, mas tem algo que não estou de acordo com o mesmo pensamento que se fez tão bem inicialmente, porém irei resgatar apenas um pequeno texto para que possamos avaliar. ok
Fora do mundo da natureza, entretanto, a ciência não tem autoridade, não tem declarações a fazer, não tem nada a ver com assumir uma posição ou outra. A ciência não tem nada de decisivo a dizer sobre os valores, sejam econômicos, estéticos ou morais; nada a dizer sobre o significado da vida ou seu propósito.
A ciência também não tem nada a dizer sobre as crenças religiosas, exceto quando essas crenças transcendem o escopo apropriado da religião e fazem afirmações sobre o mundo natural que contradizem o conhecimento científico. Essas afirmações não podem ser verdadeiras.
À medida que ela evolui se torna cada vez mais secular e as descobertas da biologia evolutiva e cosmologia diminuem as fronteiras da fé, as afirmações de que ciência e religião são compatíveis ficam mais altas. Se você é um crente que não quer parecer anticientífico, o que pode fazer? Você deve argumentar que sua fé - ou qualquer fé - é perfeitamente compatível com a ciência, mesmo sendo provado ao contrário?.
E assim vemos reclamações após reclamações de crentes , cientistas religiosos , organizações científicas de prestígio e até céticos (ateus) afirmando não apenas que ciência e religião são compatíveis, mas também que podem realmente ajudar-se mutuamente. Essa afirmação é chamada de “ acomodacionismo ”.
Mas eu argumento que isso é equivocado: que ciência e religião não estão apenas em conflito - mesmo na “guerra” - mas também representam maneiras incompatíveis de ver o mundo.
Métodos opostos para discernir a verdade
eu entendo e meu argumento é assim. Vou interpretar “ciência” como o conjunto de ferramentas que usamos para encontrar a verdade sobre o universo, com o entendimento de que essas verdades são provisórias e não absolutas. Essas ferramentas incluem observar a natureza, enquadrar e testar hipóteses, tentar ao máximo provar que sua hipótese está errada para testar sua confiança de que está certa, fazer experimentos e, acima de tudo, replicar seus resultados e os de outros para aumentar a confiança em sua inferência.
Sistemas sociais cujos participantes confessam acreditar em um agente ou agentes sobrenaturais cuja aprovação deve ser buscada”. É claro que muitas religiões não se encaixam nessa definição, mas aquelas cuja compatibilidade com a ciência é alardeada com mais frequência - as religiões abraâmica do judaísmo, cristianismo e islamismo - preenchem essa permissa.
Em seguida, perceba que tanto a religião quanto a ciência se baseiam em “afirmações da verdade” sobre o universo - afirmações sobre a realidade. O edifício da religião difere da ciência por lidar adicionalmente com moralidade, propósito e significado, mas mesmo essas áreas se baseiam em afirmações empíricas. Você dificilmente pode se considerar um cristão se não acredita na Ressurreição de Cristo, um muçulmano se não acredita que o anjo Gabriel ditou o Alcorão a Muhammad, ou um mórmon se você não acredita que o anjo Morôni mostrou a Joseph Smith as placas de ouro que se tornaram o Livro de Mórmon. Afinal, por que aceitar os ensinamentos oficiais de uma fé se você rejeita suas afirmações de verdade?
Anderson, realmente gostei da sua dissertação argumentativa, me parece que é sincera e verdadeira, mas tem algo que não estou de acordo com o mesmo pensamento que se fez tão bem inicialmente, porém irei resgatar apenas um pequeno texto para que possamos avaliar. ok
No meu entender, o escopo da ciência é o mundo da natureza: a realidade que é observada, direta ou indiretamente, por nossos sentidos. A ciência avança explicações sobre o mundo natural, explicações que são aceitas ou rejeitadas pela observação e experimento ao longo de cada descoberta.Você argumentou "A Ciência e a Fé, distintas em suas forças e reunidas em sua ação, para dar ao espírito do homem uma regra,
que é a razão universal, porque a Ciência que nega a Fé em Deus é tão inútil como a Fé que nega a Ciência".
Fora do mundo da natureza, entretanto, a ciência não tem autoridade, não tem declarações a fazer, não tem nada a ver com assumir uma posição ou outra. A ciência não tem nada de decisivo a dizer sobre os valores, sejam econômicos, estéticos ou morais; nada a dizer sobre o significado da vida ou seu propósito.
A ciência também não tem nada a dizer sobre as crenças religiosas, exceto quando essas crenças transcendem o escopo apropriado da religião e fazem afirmações sobre o mundo natural que contradizem o conhecimento científico. Essas afirmações não podem ser verdadeiras.
À medida que ela evolui se torna cada vez mais secular e as descobertas da biologia evolutiva e cosmologia diminuem as fronteiras da fé, as afirmações de que ciência e religião são compatíveis ficam mais altas. Se você é um crente que não quer parecer anticientífico, o que pode fazer? Você deve argumentar que sua fé - ou qualquer fé - é perfeitamente compatível com a ciência, mesmo sendo provado ao contrário?.
E assim vemos reclamações após reclamações de crentes , cientistas religiosos , organizações científicas de prestígio e até céticos (ateus) afirmando não apenas que ciência e religião são compatíveis, mas também que podem realmente ajudar-se mutuamente. Essa afirmação é chamada de “ acomodacionismo ”.
Mas eu argumento que isso é equivocado: que ciência e religião não estão apenas em conflito - mesmo na “guerra” - mas também representam maneiras incompatíveis de ver o mundo.
Métodos opostos para discernir a verdade
eu entendo e meu argumento é assim. Vou interpretar “ciência” como o conjunto de ferramentas que usamos para encontrar a verdade sobre o universo, com o entendimento de que essas verdades são provisórias e não absolutas. Essas ferramentas incluem observar a natureza, enquadrar e testar hipóteses, tentar ao máximo provar que sua hipótese está errada para testar sua confiança de que está certa, fazer experimentos e, acima de tudo, replicar seus resultados e os de outros para aumentar a confiança em sua inferência.
Sistemas sociais cujos participantes confessam acreditar em um agente ou agentes sobrenaturais cuja aprovação deve ser buscada”. É claro que muitas religiões não se encaixam nessa definição, mas aquelas cuja compatibilidade com a ciência é alardeada com mais frequência - as religiões abraâmica do judaísmo, cristianismo e islamismo - preenchem essa permissa.
Em seguida, perceba que tanto a religião quanto a ciência se baseiam em “afirmações da verdade” sobre o universo - afirmações sobre a realidade. O edifício da religião difere da ciência por lidar adicionalmente com moralidade, propósito e significado, mas mesmo essas áreas se baseiam em afirmações empíricas. Você dificilmente pode se considerar um cristão se não acredita na Ressurreição de Cristo, um muçulmano se não acredita que o anjo Gabriel ditou o Alcorão a Muhammad, ou um mórmon se você não acredita que o anjo Morôni mostrou a Joseph Smith as placas de ouro que se tornaram o Livro de Mórmon. Afinal, por que aceitar os ensinamentos oficiais de uma fé se você rejeita suas afirmações de verdade?
Maicon- - Moisés / Zípora -
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Respondendo a mensagem 1090:
Tzaruch e você já ouviu falar em Crença Verdadeiramente Justificada ?
Fiquei curioso, já que você perguntou ao Alberto sobre Fé.
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Maicon- - Moisés / Zípora -
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Respondendo a mensagem 1091:
Anderson, tudo o que eu penso sobre esse ou qualquer outro assunto que eu possa debater nesse fórum está resumido na mensagem de número 1087 desse tópico.
Anderson, tudo o que eu penso sobre esse ou qualquer outro assunto que eu possa debater nesse fórum está resumido na mensagem de número 1087 desse tópico.
Tzaruch- - Áqüila / Priscila -
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Resposta à Mensagem Nº1095
Olá Maicon.
Maicon escreveu:Respondendo a mensagem 1090:
____Citação__
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que se não vêem.
-Hebreus 11:1 ACF-
E a FÉ ?,, você já ouviu falar dela ou nem se lembra mais ?
Na verdade a pergunta era para o Alberto, e tinha um contexto visto que ele
já foi crente mas deixou de ser,, e embora você diga que está "respondendo"
a essa mensagem,, o certo é que não respondeu,, fez foi uma pergunta.
Maixon escreveu:Tzaruch e você já ouviu falar em Crença Verdadeiramente Justificada ?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cren%C3%A7a_verdadeira_justificada
Maicon escreveu:Fiquei curioso, já que você perguntou ao Alberto sobre Fé.
E agora que a sua curiosidade foi satisfeita,, qual é a relação sobre a pergunta
feita ao Alberto e a crença verdadeiramente justificada ?
Mas faça atenção,, veja a afirmação do Alberto que é citada antes do verso
e da pergunta que depois foi feita.
Maicon- - Moisés / Zípora -
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Sim... eu tenho a mania no fórum de sempre colocar "respondendo" mesmo...
A Crença Verdadeiramente Justificada no básico - É a fundamentação para que se chegue a tal e tal crença. Não é só no "eu creio por que está escrito na Bíblia" e ponto, quando se trata a respeito dos cristãos é claro, pois serve pra qualquer tipo de crença.
Usar qualquer texto da epístola aos Hebreus já é um problema em si. É um texto anônimo que ninguém sabe da onde veio, que ninguém sabe por quem foi endossado ou quem escreveu. Uma epístola que ficou de fora de certas listagens de cânons.
A fé em si não pode ser um "firme fundamento", ela tem que ser consequência de uma fundamentação anterior "verdadeiramente justificada", já começa por aí alguns problemas.
Se a fé em si for o "firme fundamento", então todas as religiões e todas as divindades são verdadeiras, logo o Politeísmo se torna autêntico, pois todos farão as suas afirmações de fé como "firme fundamento". Tem que haver uma fundamentação anterior categoricamente congruente que leve a crença num único Deus, para que a afirmação em outros deuses seja falsa. De início é isso...
A Crença Verdadeiramente Justificada no básico - É a fundamentação para que se chegue a tal e tal crença. Não é só no "eu creio por que está escrito na Bíblia" e ponto, quando se trata a respeito dos cristãos é claro, pois serve pra qualquer tipo de crença.
Usar qualquer texto da epístola aos Hebreus já é um problema em si. É um texto anônimo que ninguém sabe da onde veio, que ninguém sabe por quem foi endossado ou quem escreveu. Uma epístola que ficou de fora de certas listagens de cânons.
A fé em si não pode ser um "firme fundamento", ela tem que ser consequência de uma fundamentação anterior "verdadeiramente justificada", já começa por aí alguns problemas.
Se a fé em si for o "firme fundamento", então todas as religiões e todas as divindades são verdadeiras, logo o Politeísmo se torna autêntico, pois todos farão as suas afirmações de fé como "firme fundamento". Tem que haver uma fundamentação anterior categoricamente congruente que leve a crença num único Deus, para que a afirmação em outros deuses seja falsa. De início é isso...
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