Relendo as últimas mensagens dos caros colegas Marcones e Tzaruch, e no tocante à última mensagem do Tzaruch (mensagem nº 1042), chego à seguinte conclusão:
a) na mensagem nº 1032, infelizmente me dá a impressão de que Tzaruch comete um equívoco, pois busca menção à escravidão no capítulo 13 do Deuteronômio feita supostamente por Marcones. Na própria citação de Marcones trazida por Tzaruch, Marcones diz textualmente:
"os ateus não estão inventando nada sobre Deus claramente tolerar a escravidão ou coisas horríveis como Deuteronômio 13. "
Veja-se: "ou coisas horríveis". O cap. 13 referido por Marcones cinge-se a "coisas horríveis". Tzaruch cita parte do cap. 13 do Deuteronômio em seguida, que confirma a ordem de "Deus" para a lapidação, cometimento de morte, nestes termos:
Não consentirás com ele, nem o ouvirás;
nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;
Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar;
e depois a mão de todo o povo. E o apedrejarás, até que morra,
pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus,
que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
-Deuteronômio 13:8-10 ACF
b) tolerância à escravidão por "Deus":
Cito o trecho longo que confirma a afirmação de Marcones quanto à tolerância à escravidão, extraído do Êxodo, capítulo 21 (Bíblia JFA - Revista e Corrigida - ed. 1995):
Êxo 21:1 ¶ Estes são os estatutos que lhes proporás:
Êxo 21:2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça.
Êxo 21:3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele.
Êxo 21:4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá só com seu corpo.
Êxo 21:5 Mas, se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro,
Êxo 21:6 então, seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre.
Conclusão: vejo que tudo não passa de um grande equívoco.
Nota. Ainda eu pretendo estudar a Bíblia adequadamente como ela merece. Adianto que tanto os que a leem de forma literal cometem um engano sério, isso incluindo os tidos como "religiosos", os ateus, os agnósticos e outros. Em relação à questão da circuncisão, todos teriam que ler literalmente a ordem de Deus, porém o próprio Deuteronômio não a interpreta dessa forma:
Deuteronômio 10:16 "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz."
Deuteronômio tira a máscara da literalidade da circuncisão peniana. Outras partes desse livro também devem ser interpretadas alegoricamente. Assim devemos proceder em todo o mal denominado Antigo Testamento, pois é um conjunto único de alegoria para expressar a expansão da consciência mundana para a espiritual, falando resumidamente. A consciência espiritual é uma condição excepcional, diga-se.
A figura de "Deus" antropomórfico da Bíblia não é jamais o conceito do que questionamos o que seja Deus de forma filosófica. Mas bem compreendido, o Deus da Bíblia não se choca com a abordagem filosófica. Depende da compreensão do contexto que é utilizado. Deus antropomórfico bíblico diz respeito ao cosmo interior do ser humano, dizendo sucintamente. É uma alegoria engenhosa, em certo aspecto.
Caros Marcones e Tzaruch, obrigado por me fazerem refletir um pouco.
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Em tempo (editado): Não vi a participação recente de Marcones nesta tarde, mas publico o tema acima. Se for requerido novo post, farei em seguida, noutra ocasião.