Desconheço. Existe?E qual seria o dispositivo em nosso meio que seria capaz de comprovar evidências sobrenatural? Ou deuses?
Talvez o pessoal ligado ao paranormal, caçadores de entidades ou forças psíquicas tenham algum meio ou equipamento para comprovar o que quer que seja. Esse ou aquele documentário aponta isso, mas eu não tenho como avaliar a seriedade dessas pessoas.
Concordo em partes, há certas perguntas que seria mais fácil dizer “NÃO SEI” do que reivindicar um ser sobrenatural como resposta, um exemplo simples seria, como o universo surgiu... Bom, universo podemos constatar a sua existência porém como surgiu a resposta mais lógica e racional ainda é NÃO SEI OU NÃO SABEMOS
Por enquanto. Estou mordendo a própria lingua.
A serventia para aplicação de uma analogia tem como assemelhar entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada no campo científico, mas precisamente no campo filosófico
A finalidade é mostrar que a dificuldade de desmentir uma hipótese não torna esta verdadeira, e que não compete a quem duvida desmenti-la, mas quem acredita nela é que deve provar sua veracidade. Este tipo de argumento é similar em muitos pontos ao argumento do "Ônus da prova", utilizado para contestar a Fé e a Religião.
Esse é o problema. Você contesta a fé desse ou daquele. O crente de uma facção contesta a fé de outros de outras facções. A sua fé(!) na inexistência de qualquer entidade que nos influencie e escape de nossos sentidos ou de nossa capacidade de raciocício, é contestada por crentes…
E a caravana passa.
Alguns filosófico aplica analogia especificamente no contexto de religião. (…)
Filosofia é café com leite.
Eu sou um ateu porque eu não tenho motivo especial para acreditar em Deus (mais do que eu tenho razões para acreditar em fadas) e ninguém me mostrou nenhuma evidência de que tenha me convencido. Quando vejo boas evidências, posso ficar convencido.
Uma pessoa pode ser agnóstica sobre qualquer coisa: agnóstica significa apenas não sei. Portanto, sou agnóstico quanto à vida em Marte, simplesmente não sei se ela existe ou não. Ninguém sabe. Sou agnóstico sobre muitas coisas. Agnóstico não é uma palavra que se relacione particularmente com os deuses.
Novilíngua.
Sobre a vida em Marte, você não é agnóstico… você é ignorante… no significado positivo do termo.
No entanto, vou mais longe no que diz respeito aos deuses: também digo que tu também não sabes! Eu sugiro que você espere, deseje, diga, cante, cante e geralmente continue, o tempo todo agindo como se deuses existissem (ou um deus). Mas afirmo que, ainda assim, você não sabe. Certamente, você não sabe usar nenhum significado da palavra saber que eu já tenha ouvido falar. Saber requer boas evidências, e isso você não tem. (E não, um livro não é uma evidência.)
Quem disse que eu sei? Minha memória me trai. Aponte onde eu disse que sei, por favor.
E se eu soubesse, de que me serviria a palavra fé?