F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+2
Jefté
Marcones
6 participantes

    Qual é o propósito da nossa criação?


    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 157
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 22 maio 2021, 16:15

    Fiquei curioso prezado amigo Flávio Santos quando você ressalta.
    A pessoa de consciência carnal não consegue enxergar o óbvio de que se trata de alegoria. Tudo tem um engenho lógico-alegórico construído pelos de consciência não-dual antigos. Eles não falam da criação deste mundo planeta Terra. Só os carnais mais ingênuos contrapõem a ciência astronômica com a temática do Gênesis.
    Quer dizer que o relato de Gênesis é alegórico, esta mais para metafórico que literal, a única coisa que tenho em dizer é, coitado de Jesus, ele dependia tanto dessa narrativa para coexistir e assim salvar as pessoas de consciência carnal.

    Para facilitar o meu questionamento, sou forçado a fracionar esse seu texto em algumas parte.
    01 - A pessoa de consciência carnal não consegue enxergar o óbvio de que se trata de alegoria
    Você quer dizer que, para enxergar o ato da criação narrado na primeira pagina do gênesis, seria necessário uma pessoa que não seja de consciência carnal, ou seja, (lascividade carnal), em outra palavra pecador. Então caro amigo quem na face na terra esta apto a enxergar esse seu ponto de vista? Você?
    02 - Tudo tem um engenho lógico-alegórico construído pelos de consciência não-dual antigos
    Acho que sou um desses pecadores que não consegue enxergar a resenha contida no capitulo 01 de Gênesis. 
    Eles não falam da criação deste mundo planeta Terra. Só os carnais mais ingênuos contrapõem a ciência astronômica com a temática do Gênesis.
    E o que esta a descrever no 1ª verso de Gênesis quando relata:No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1

    Vamos lá caro amigo e abre o jogo e nos diz qual o mundo que esta sendo criado em gênesis?
    Entretanto, nos dias da criação do Gênesis, o luminar maior, que governa o dia, e o luminar menor, que governa a noite, vulgos "sol" e "lua", só foram criados no quarto dia da criação do Gênesis. O nome DIA é batismo para a LUZ de Deus.
    Essa é uma das centenas de incoerências contida na bíblia, ou seja, se o Sol foi criado no quarto dia, como poderia haver dia (tardes e manhã) no primeiro dia...Ate hoje ninguém tem uma resposta satisfatória. Mas em se tratando do Flávio Santos, quem sabe ele consigo responder e tirar de vez esse contrassenso das costas dos grandes apologista e fundamentalista que carregam esse infortúnio por milhares de anos.
    O apóstolo Paulo dá sensatez à narrativa do Gênesis:
    2Corintios 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. (ARA)
    Vejo que a consciência carnal, em determinado estágio dela, não consegue sair da cúpula do historicismo de forma alguma. Está preso ao plano espacial-temporal histórico de forma concreta. Mas isso eu já disse anteriormente. Mas vamos prosseguindo. Tenho tarefa a cumprir, embora saiba que a mente carnal não conseguirá - não por culpa dele - compreender de todo. Dialogando sempre, presto meu respeito.
    Nem vou comentar esse verso de Coríntios, vou deixar a cargo de sua imaginação, ela é fértil
    Não irei fazer comentário nenhum sobre o verso de Coríntios, vou deixar a cargo de sua imaginação, poie ela é bastante fertil

     Amigo me desculpe te perguntar, mas você pertence a esse mundo?

    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 157
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 22 maio 2021, 16:26

    Alguém aqui presente esta entendendo a ideologia que o Flávio Santos que aplicar? 
    Nunca ouvir falar de tais pensamentos, por mais que me esforce não chego nem perto, aliás não consigo nem arranhar qual o raciocínio logico para tal atividade que ele desenvolveu..
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sáb 22 maio 2021, 16:59

    Caro amigo Alberto Guido, eu estou bastante contente com o seu último parágrafo da mensagem 46, referindo-se a mim:

    Amigo me desculpe te perguntar, mas você pertence a esse mundo?

    As minhas colocações são deveras heterodoxas para o fórum e seu público mais assíduo, acho. Entretanto, nada há de extraordinário. Eu poderia me refugiar na passagem do apóstolo Paulo:

    (ARA) 1Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

    O ser humano "crente" mítico-literal, e um degrau mais liberto de intelecto, o ateu clássico, não tem ainda estatura espiritual para compreender as Escrituras, porque ainda está imerso no complexo do ego ilusório, dizendo rebuscadamente. Acima do ateu clássico, há ainda um outro degrau de consciência ainda carnal, tomando vários modelos psicológicos de estudo de estágios de consciência.

    Não é menosprezar, de forma alguma, mas reconhecer como a humanidade tem feição psicológica, e respeitar cada qual. Eu dialogo com o meu (sinto no coração um sentimento de bem-querer) amigo Alberto Guido, pois ele é de estágio "Racional" (explicarei em mensagem futura essa denominação), portanto não tem apego mítico-literal como a "Bíblia" é o Livro único de Deus, só Jesus Salva, e assim por diante, o que impede qualquer diálogo.

    Eu tinha uma tarefa a cumprir anteriormente, sobre Isaías, mas me sinto desembaraçado, pois na mensagem 47, o querido Alberto Guido pondera:

    Alguém aqui presente esta entendendo a ideologia que o Flávio Santos que aplicar?
    Nunca ouvir falar de tais pensamentos, por mais que me esforce não chego nem perto, aliás não consigo nem arranhar qual o raciocínio logico para tal atividade que ele desenvolveu..


    Eu vejo que minha abordagem não seria compreendida por Alberto Guido e talvez muitos dos outros circunstantes. Só complicaria a situação, levando a desencontros maiores.

    Entretanto, vou estabelecer uma meta realística e compreensível agora: abordar a questão dos estágios de consciência que tanto enfatizei, com parâmetros da Psicologia. Assim também facilitará uma mútua compreensão e colaboração entre nós maiores, mais positiva. Sei que serei bem útil nesse quesito, e a questão da abordagem da espiritualidade ficará mais clara.
    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 22 maio 2021, 19:00

    Prezado amigo Flávio Santos,

    Estou a dialogar com você e confesso que deste do início ate a sua ultima postagem, ainda não entendi onde você que chegar com esse tipo de raciocínio sobre a narrativa bíblica. que ao meu ver,  foge completamente a compreensão e a intepretação dela, além claro da introdução textual complicada e ate certo ponto desconhecida da maioria dos ouvintes que nos acompanha.

    É na sua introdução que nós, os leitores, ficamos totalmente perplexo e desorientado com o tipo de conteúdo apresentado no desenvolvimento de cada conclusão sua,c ada mensagem surge algo novo, incompreensível, enigmático para mim e para a maioria aqui presente

    Portanto, para continuar a nossa questão sobre o tema, é necessário saber com quem estou a debater, e para isso é fundamental que seja mais objetivo, mais direto em sua abordagem a cada mensagem refutada.

    Note que cada mensagens que você refuta, os enigmas de vez de subtrair é somada cada vez mais e isso acontece deste do início, um exemplo seria esse seu ultimo post. Lamento, mais é complicado dialogar assim.  

    Portanto precisamos saber de imediato, qual a sua religião, caso a tenha uma. Qual crença que professa, em que se baseia essa tal ideologia. Como e onde a raíz brotou desse pensamento veio aflorar. Quem seria o autor dessa concepção e como chegou a essa conclusão .

    Então peço-lhe humildemente que se apresente e nos forneça a base da atividade que se espelhou e a defende, porque nós aqui estamos as cegas sem entender bulhufas nenhuma.
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Dom 23 maio 2021, 10:05

    Alberto Guido escreveu:Prezado amigo Flávio Santos,

    Portanto precisamos saber de imediato, qual a sua religião, caso a tenha uma. Qual crença que professa, em que se baseia essa tal ideologia. Como e onde a raíz brotou desse pensamento veio aflorar. Quem seria o autor dessa concepção e como chegou a essa conclusão .

    Então peço-lhe humildemente que se apresente e nos forneça a base da atividade que se espelhou e a defende, porque nós aqui estamos as cegas sem entender bulhufas nenhuma.

    Caríssimo Alberto Guido,

    li agora há pouco sua mensagem e fiquei pensando em como te responder adequadamente. Não vou responder de uma só vez. Quero meditar bem profundamente, escolher as palavras para que os leitores não se confundam com a minha intenção.

    Você me pergunta se eu tenho alguma religião. Não, não tenho nenhuma religião. Antes eu disse que eu era filiado a RELIGIÃO em maiúscula, mas essa palavra que empreguei não significa religião no sentido comum. Disse que uma pessoa podia se situar nela tendo credo religioso ou não. Pois não tenho credo algum, nunca segui alguma.

    Amigo Guido, antes de eu ter adentrado mais especificamente em passagens bíblicas e me dedicar a elas, eu fiz referência anterior genérica à RELIGIÃO em maiúscula, em NÃO DUALIDADE, TRANSCENDÊNCIA. Eu acho que para entender o que você chama de minha "ideologia", que não é ideologia, na verdade, e acho que você concluirá no final por isso também, eu devo abordar profundamente esses termos de forma a ser assimilável a todos.

    Você é possivelmente partidário do Evolucionismo, e a RELIGIÃO, que destaco em maiúscula, comunga disso também. Não só comunga como é prova concreta da evolução que ocorre na consciência humana, respaldada pela ciência.

    Peço que tenha paciência pois estou trabalhando, e vou destacar um exemplo concreto, base de todo o entendimento futuro para minhas explanações.

    Só agradeço de coração a oportunidade que você me dá para expor melhor as ideias. Tenha você e demais leitores um ótimo dia.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Dom 23 maio 2021, 13:09

    Preado amigo Flávio Santos.
    Você me pergunta se eu tenho alguma religião. Não, não tenho nenhuma religião. Antes eu disse que eu era filiado a RELIGIÃO em maiúscula, mas essa palavra que empreguei não significa religião no sentido comum. Disse que uma pessoa podia se situar nela tendo credo religioso ou não. Pois não tenho credo algum, nunca segui alguma.
    Em sua tentativa de nos fornecer uma explicação satisfatória com a finalidade de elucidar certas ocorrência enigmática que você propôs deste no início desse tópico, pois lamento em dizer, mas essa só fez somar a outras sem um respaldo devido. 
    Amigo Guido, antes de eu ter adentrado mais especificamente em passagens bíblicas e me dedicar a elas, eu fiz referência anterior genérica à RELIGIÃO em maiúscula, em NÃO DUALIDADE, TRANSCENDÊNCIA. Eu acho que para entender o que você chama de minha "ideologia", que não é ideologia, na verdade, e acho que você concluirá no final por isso também, eu devo abordar profundamente esses termos de forma a ser assimilável a todos.
    E o que vem a ser isso "RELIGIÃO em maiúscula, em NÃO DUALIDADE, TRANSCENDÊNCIA, nunca em minha vida ouvir falar de alguma tipo de manifestação sobre essa ideologia ou seja o que for.
    Você é possivelmente partidário do Evolucionismo, e a RELIGIÃO, que destaco em maiúscula, comunga disso também. Não só comunga como é prova concreta da evolução que ocorre na consciência humana, respaldada pela ciência.
    E você irá utilizar a bíblia como suporte para remodelar essas ocorrências que nos trouxe para elucidar textos totalmente incompreensivos e abstrusos aos nossos olhos
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Dom 23 maio 2021, 13:55

    Caro Alberto Guido,

    todos nós temos direito ao esperneio antes de ouvir a parte contrária, não é? Isso é da humanidade e muito compreensível.

    Mudando o que deve ser mudado, fazendo uma analogia grosseira, a RELIGIÃO que destaquei em maiúscula, é na verdade uma dissipação de toda a crença.

    Uma criança muito pequena, nesta parte do mundo ocidental principalmente, está envolta no conto da existência do Papai Noel. Muitos pais a enganam com esse conto. Essa criança mal suporta a chegada do Natal e aguarda o presente que o Papai Noel trará a ela. Quando vai se tornando mais adulta, aquela crença no Papai Noel naturalmente se dissipa e a criança vê que foi enganada pelos pais. A criança já tem autonomia para fazer a crítica e concluir pelo óbvio.

    Só que há crenças ilusórias em vários graus, um mais sofisticado que o outro, e o ateu clássico, situado na consciência denominada de "Racional" no estudo de Jean Gebser, está ainda imbricado num desses estágios ainda ilusórios. É isso que minha exposição deixará nu.

    Novamente, reforço o agradecimento ao Alberto Guido, pois vamos adentrar aqui na ciência e falar de ciência, especificamente da Psicologia do desenvolvimento, que tantas contribuições e revolução está trazendo ao campo do conhecimento humano.

    Agora eu me calarei, e cuidarei somente das minhas argumentações prometidas. Abraço ao Alberto Guido.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Dom 23 maio 2021, 14:16

    O Prezado Flávio Santos Escreveu
    Uma criança muito pequena, nesta parte do mundo ocidental principalmente, está envolta no conto da existência do Papai Noel. Muitos pais a enganam com esse conto. Essa criança mal suporta a chegada do Natal e aguarda o presente que o Papai Noel trará a ela. Quando vai se tornando mais adulta, aquela crença no Papai Noel naturalmente se dissipa e a criança vê que foi enganada pelos pais. A criança já tem autonomia para fazer a crítica e concluir pelo óbvio.
    Que coisa meu bom amigo, quando crianças também fui condicionado em acreditar em fadas e mitos, mas me dei conta que tudo não passava de fantasia e ilusão... Mais cresci e deixei as magias e os contos para trás como fiz com o Papai Noel...

    Agora, cada um tem o direito de acreditar em qualquer coisa, em qualquer coisa mesmo, por mais absurdo que possa transparecer,  pode ser imagem de madeira ou de gesso, no cantor de rock, no fantasma, não importa deste que cada acredite em uma fantasia que melhor deseja, 

    O problema é gerado quando querem repassar essas fantasias que foram adquiridas deste de criancinha como sendo uma verdade absoluta para outras pessoas sem as devidas evidencias envolvidas.
    Adauto
    Adauto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 970
    Idade : 60
    Cidade/Estado : São Paulo
    Religião : Cristão
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 17
    Pontos de participação : 1921
    Data de inscrição : 13/04/2015

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Adauto Dom 30 maio 2021, 10:12

    Alberto Guido escreveu:Prezado amigo Adauto escreveu;
    Alberto Guido
    Uma pessoa pode ser agnóstica sobre qualquer coisa: agnóstica significa apenas não sei. Portanto, sou agnóstico quanto à vida em Marte, simplesmente não sei se ela existe ou não. Ninguém sabe. Sou agnóstico sobre muitas coisas. Agnóstico não é uma palavra que se relacione particularmente com os deuses.  
    Adauto
    Novilíngua.
    Sobre a vida em Marte, você não é agnóstico… você é ignorante… no significado positivo do termo.
    Quer dizer que sou ignorante por não saber se existe vida em Marte ou Não?

    Sobre a vida em Marte, sim.

    Então na sua perspectiva você tem certeza que não há vida nesse planeta?

    Não. Também sou ignorante.
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Qua 02 Jun 2021, 19:15


    Vou expor aqui um link de um vídeo de uma prova de Piaget relativa à cognição entre crianças de 5 a 7anos:

    Provas Piagetianas


    O que quero demonstrar com isso?

    Se observar a parte inicial do vídeo, dois copos de mesma conformação contendo a mesma quantidade de líquido é identificada corretamente pela criança de cinco e outra de sete anos como tendo o mesmo volume. Mesmo à vista delas, se o líquido de um dos copos é derramado em copo de largura menor e mais alto, ficando com aparência mais alta, as duas crianças dizem que tem volumes diferentes.

    Veja o limite cognitivo das crianças! Elas não tem cognição desenvolvida para o óbvio.

    O que quero dizer com isso? Venho em resposta breve e não definitiva dizer que muitos "crentes" e ateus não conseguem (não todas as pessoas, naturalmente), por causa do seu estágio de consciência, compreender as palavras das seguintes passagens:

    JFA Atualizada (Atos: 17:24-28)

    O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;

    e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;
    para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;

    porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.



    Bíblia de Jerusalém (Isaías 45:5-7)

    “Eu sou Iahweh, e não há nenhum outro, fora de mim não há Deus. Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, fora de mim, não há ninguém: eu sou Iahweh e não há nenhum outro! Eu formo a luz e crio as trevas, asseguro o bem-estar e crio a desgraça: sim eu, Iahweh, faço tudo isso.”


    Não adianta argumentar, essas palavras que identificam o ser humano em Deus, ou no Ser, ou no Absoluto, não são entendidas por essas pessoas. Elas não podem identificar a si mesmas numa identidade única com Deus.

    Como as crianças que erram na cognição, não sabem enxergar o óbvio, vivem a altercar dizendo que é "deus" criador distinto do mundo. O apóstolo Paulo é claro, em Deus existimos, nos movemos e vivemos; é Deus a quem a todos dá vida. Deus é o transparecer da Natureza. Alguém aqui diz que não está inserido na natureza?

    Quando há a transcendência, que é assunção do estágio de conhecimento espiritual, a mente de um "crente" mítico-literal, de um ateu ingênuo, é demonstrada como aquela das crianças que estão em erro. Nunca enxergam o óbvio, mesmo quando lavradas nas escrituras. Mas isso requer um progredir da alma, um olhar transformador interior. E isso requer um profundo trabalho em si mesmo.

    Veja-se que no vídeo as crianças dizem que tem volume diferente de líquido quando na verdade são de igual volume em copos de conformação diferente. Assim, se duas crianças tivessem que escolher dois copos diferentes, um mais fino e alto e outro baixo e largo com o mesmo volume de refrigerante, elas certamente brigariam entre si. Elas lutariam para escolher o copo que lhes aparenta de volume maior. Assim são os "crentes" não maduros e ateus dogmáticos, elas vivem a altercar entre si, disputando por um "liquido" maior, quando há igual volume. Vivem a disputar em torno da palavra "crença", quando não avançam para o "conhecimento" do óbvio.

    Sobre estágios de consciência, cabe um capítulo à parte. Mas confesso que estou esmorecido. É melhor o fórum prosseguir sossegado. Que o ateu dogmático se foque em sensatez, que o "crente" tradicional se inspire também na sensatez. Há até certas pessoas que se declaram ateias mas que muitos respeitam como se fossem cristãs, pelo temperamento manso, cordial, pluralístico, não dado a insensatez, que respeita a todos incondicionalmente. Sim, os cristão são poucos, e é por natureza do coração e agir com os semelhantes que identificamos eles.
     

    Conteúdo patrocinado


    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 4 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 08:44