Norberto a paz do Senhor Jesus!
Em outra resposta você citou que você e o Valdomiro eram trinitários e "defenderam" a doutrina por aqui mesmo....ainda mais você do que o Valdomiro, não parece ter consistência quando cita objeções à trindade. Mais você do que ele, aparenta não ter estudado, conhecido, profundamente a doutrina. Além do mais, eu me arrisco a dizer que você foi na onda dele. É só uma opinião.
Ambos vocês, conhecem vários pontos como força da trindade na Bíblia, mas fica claro que todas às vezes que citam objeções à trindade, fazem isso sempre de FORMA abrupta. Falam muito da ponta dos cabelos, das unhas grandes e da barba mas se esquecem do corpo, coração e mente. Em suma se concentra em superficialidades e ignoram o que há de mais essencial quanto à doutrina.
Você disse:
Até umas horas atrás sua defesa estava para dizer que o "verdadeiro" era Jesus e nem se quer o Pai era citado no seu entendimento, salvo engano da minha parte.
A TODO momento estou me concentrando que Jesus é o verdadeiro no verso, isso sim.
E esse ajuste de entendimento se deu porque nos parece que você ficou convencido que se só deixássemos a pessoa de Jesus em todo verso, você teria que reconhecer que Jesus tem um filho chamado Jesus. Por isso o ajuste foi necessário.
Por toda essa observação que fiz, não poderei deixar de destacar aqui, uma mensagem do Marcelo Almoedo que tenho para mim que fez você meditar nela a ponto de ajuste de entendimento. Citarei a seguir.
Viu a inconsistência? Na trindade os três são o Verdadeiro, Pai, Filho e E.S..
Eu nunca neguei que o Pai também é o Verdadeiro, acontece que quando eu debato, procuro me focar no que está contrariando a doutrina em oposição (neste caso unitarismo), por isso trago a realidade do verso que Jesus é o verdadeiro no verso, mas nunca neguei que o Pai não seja também. Por isso concordei com a observação do Almoedo.
O que fiz depois foi trazer o Pai também a respeito do que o Almoedo citou. Não mudou nada Norberto. Acabei de citar acima que na verdade o E.S. também está lá no verso, e agora? Tenho que citar sempre o E.S. também?!....
Pra você não está claro que o fracasso absoluto do unitarismo está exatamente na divindade de Cristo? Se eu digo que o Pai é divino e o E.S. também, que eu saiba vocês concordam...
Porque tenho que trazer entrelinhas pra debater com vocês? Me faz lembrar quando comecei com aquela do espantalho....
Todas às vezes que vocês levarem o debate para este lado, fica complicado. Você mesmo é o primeiro a pedir pra que nas postagens tenha conteúdo, mas vem com ressalvas como argumentação?!
Espero que tenha entendido o que estou dizendo.
Ex: Imagina se o meu argumento contra vocês fosse insistentemente em cima de que Jesus é o Filho de Deus, e por isso não é homem.....entendeu?
Ou que pegasse um trecho de seus escritos em que você escreveu que quem fez foi o E.S, e ai eu uso como argumento que você admitiu que ele é uma pessoa....
Gosto de seus argumentos, sério, mas infelizmente você às vezes utiliza artifícios como argumentação. Escreve algumas coisas que não afeta em nada a trindade a qual você disse ter conhecido e conhecer. Então, vamos nos focar no "problema" para que a solução continue transparente aos leitores.
Concluindo: não posso negar que Jesus é verdadeiro. Não posso negar que nosso Deus Pai é verdadeiro. Porém um só, o Pai é destacado na Bíblia como o "Deus verdadeiro". Não temos nenhuma passagem expressando a "verdade" Deus Filho ou Deus Espírito Santo, muito menos Deus Filho verdadeiro ou Deus verdadeiro relacionado a Jesus.
Agora sim.
Você acaba de assumir que existem mais de um verdadeiro e isso em relação ao unitarismo não tem como.
Só te peço que explique isso melhor. Se no verso você assume que Jesus é o verdadeiro, e o Pai também, como você nega que no fim o autor ao dizer que este é o verdadeiro Deus, esteja excluindo que Jesus também seja este Deus, sendo que ele apresenta o Filho como o verdadeiro?!
E também concordo que a conclusão do Stanley K fica deficiente. Até indica uma verdade, ou seja, que tanto Jesus quanto Deus Pai são verdadeiros. No entanto, só o Pai é indicado como Deus verdadeiro. Isso porquê a Bíblia é clara em afirmar que Deus é um e único.
Eu desafio você e qualquer unitarista trazer um único verso que satisfaça isso... um só basta.
Traga um no N.T. que nos indique que somente o Pai é o Deus verdadeiro, apenas isso no verso. Isso iria contrariar a teologia que venho defendendo, percebe né?
Mas veja os que você traz pra supostamente apresentar isso, vai contra você unitarista e você nem percebe.
Porque estes ai
Além de João 17.3 que você citou Clayton Lima podemos citar também os seguintes versículos bíblicos:
João 17:3 mesmo sendo a oração de Jesus, Ele também está incluso ali, e eu já refutei este verso explicando que é uma ilusão pensar conhecer o Pai como Deus sem a inclusão de Cristo e o E.S.. E mesmo vocês admitindo isso como teológico insistem que só o Pai é Deus, é aceitar a verdade e abrir uma aspas para a verdade. A verdade não tem meio termo.
João 5.44 (RA):[/b]
Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?
O que tem ai? Deus é único.
Romanos 16.27 (RA):
ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
Exatamente, a glória de Deus é em Jesus Cristo. É pelo Jesus Cristo divino e o E.S. divino que damos glória a Deus Pai divino, estes três são um.
1 Timóteo 1.17 (RA):
Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Tem certeza que a Bíblia não apresenta Jesus como o Rei eterno? Se você tem esta dúvida eu não. Que eu saiba o Rei eterno da profecia feita em Davi é Jesus Cristo.
Judas 25 (RA):
ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!
Viu que eu grifei Senhor nosso ai?
Agora veja quem o autor Judas chama de Senhor:
4 Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
5 Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor (outro Senhor?!)salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
14 E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
Então, quem é o Senhor que Judas cita no verso?
Outrossim outras traduções as quais eu utilizo está um pouco diferente:
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
Judas 1:25
E só complica pra vocês, afinal, se perguntarmos também quem é o Salvador ao qual Judas se refere, o que será que Judas responderia?
É a inconsistência unitarista de sempre, não há dois Salvadores e dois Senhores na perspectiva unitarista, todavia na perspectiva trinitária isto não é nenhum problema, pois ambos são Deus.
Graça e paz!