Clayton a paz do Senhor Jesus!
Stanley, entendi que você está sem tempo por isso não detalhou mais precisamente a inconsistência que você vê na "minha teologia".
Olá irmão! estou mesmo sem tempo, mas a minha resposta foi dada. Vamos continuar, neste post irei mostrar como lhe respondi.
"E porei dentro de vós o meu Espírito" e depois ter dito para os Coríntios "Vós sois o templo do Deus vivente" e daí você concluir: - Tá vendo, o Espírito Santo é Deus.
Me diga, Deus caberia dentro de nós se Ele não cabe na terra? Se a terra é apenas o estrado dos pés dele? Como caberia neste "templo" que é o nosso corpo?
Então, você captou!
Vamos recapitular rapidamente:
Eu estava dizendo que o verso preferido dos unitaristas, o qual o Valdomiro citou como "decisivo" e você endossou, não faz confluência no próprio verso, pra nós que cremos na trindade o próprio verso é suficiente pra mostrar que o ímpeto na parte do Pai não se sustenta porque fica a pergunta: Como é isso então?!
O verso: (A) E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro,(B) e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3
Eu havia dito que pra supostamente sustentar o unitarismo no verso e não dar possibilidades para a trindade, a adição de Jesus Cristo na parte B, não deveria estar ali. O fato é que se o unitarismo fosse possível, poderíamos parar na parte A e tudo ficaria certo, porque em outros versos sabemos que Jesus afirma que Ele é o único caminho para o Pai, todavia não é este o ponto, mas sim que quando paramos na parte A, ficamos com um gigantesco problema nas costas e como já disse antes, pra ser fiel a isto estão a ver navios....
É apenas conveniência unitarista, a Bíblia afirma categoricamente que ninguém conhece ao Pai, mas sim ao Filho, e ainda a quem o Filho quiser revelar, sendo que em outro verso temos que ninguém vem ao Filho a não ser que o Pai traga. Contraditório!!? Não. Na verdade é porque ambos são Deus. O problema para a compreensão dos unitaristas é teológico como já disse, eu havia citado antes:
O resultado final do processo deverá levar ao entendimento de que existe só um Deus, o Pai. Se não for este o resultado, o processo é falso, pois foi para este resultado que Jesus orou condicionando a vida eterna
Quis mostrar que principalmente pela Bíblia, não há respaldo teológico para esta suposta "teologia" unitarista: Quando eu disse:
Jesus sabe que Ele é parte de uma trindade, ai ele se põe a orar sabedor de que sua oração será registrada para as nações futuras, na cabeça dele passa o seguinte: ok, vou orar neste momento usando palavras que certamente levarão ao entendimento de que só a primeira pessoa da trindade é o único Deus, só que Depois, meus discípulos me conhecendo melhor, tcharam!!! eles saberão que eu sou o único Deus também, e depois, tcharam!!! Perceberão que não parou por aí, existe um terceiro!
E quando mostra de novo que desconsidera a Bíblia por causa de um trecho de verso isolado,
Sei que é duro admitir amigo, mas quando você apoia a trindade, você ignora a quantidade de personagens que Jesus quer que você conheça como o único Deus verdadeiro, ele orou pra você conhecer só o Pai como Deus verdadeiro, e não ao Pai, ao Filho e ao ES, e acrescentando mais, você não está acrescentando pessoas, mas Deuses. Não se trata de um espantalho, pois vc está sim pregando o politeísmo, você só fala que não está.
Eu lhe respondo:
E é o que está escrito no contexto, mas você diz que eu desvio...todavia eu estaria a desviar o que citando o contexto??!
Novamente você ignorando a doutrina da trindade quando eu digo:
Você responde:
Opa, opa, opa, não está ok. Corrija-se pela décima terceira vez (rsrs) conserte seu teclado ai amigo, pois parece que as teclas S e Ó não estão funcionando bem e você sempre quando as digita, elas não saem.
Quando na verdade você não percebe uma certa distorção de sua parte quando no texto diz conheça somente a Ti, e não que Deus é exclusivamente o Pai como você sugere ao supostamente me corrigir, todavia equivocadamente.
Mostrando que você não vê o que não quer mesmo, porque quando digo que o Deus verdadeiro é o Pai, na trindade é normal, e Jesus também o é e o E.S. também, como já expus diversos versos e contextos inferindo assim.
E ainda me concentrando no mesmo verso em que você "elabora" toda uma teologia sobre parte de um verso, e por isso não sou unitarista, pois na teologia a Bíblia interpreta a si mesmo como um todo, você cita sobre eu dizer que a Bíblia não nos permite excluir o Filho e o E.S. como é feito no unitarismo:
Eu não excluo porque quero, eu excluo porque Jesus se excluiu ao Dizer: Conheçam a TI só (PAI) como o único Deus verdadeiro. Jesus se exclui de ser único Deus verdadeiro, não foi eu que o-excluí.
Mais uma vez uma distorção do que está escrito, Jesus está se referindo a conhecer.
Na minha teologia que é prática, não fica apenas em achar que é assim e assado e ter fé na palavra sendo que na palavra está escrito que sem o E.S. em nossas vidas esta mesma palavra é morta, a única maneira de conhecermos o Pai HOJE mesmo, é por meio de Jesus Cristo recebendo pela vontade Dele (Jesus) o E.S., aí sim, na minha teologia se concretiza o propósito salvífico de Deus para o homem, o que irei mostrar mais a frente uma outra distorção e equívoco feito por você no que tange o que está escrito.
Então, na continuidade, eu já surpreso com sua intenção de sustentar uma teologia diferente da bíblica (trindade), demonstrei muita curiosidade como isso seria então e disse:
2 Cor 5
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Então é mais ou menos assim o processo, você lê a palavra (ou escuta), por esta leitura você é apresentado por Jesus a Deus, só que esta apresentação não é somente formal do tipo: "Pai, este é o Clayton que também foi alcançado pela graça da salvação que o Senhor lhe proporcionou ao me enviar e eu cumprir com seu propósito, e Clayton, este é Deus, o único Deus, meu Pai e seu Pai, meu Deus e seu Deus". Esta apresentação tem um detalhe que faz toda a diferença que é o seguinte:
Ezequiel 36:
26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
É a partir daqui que ocorre de fato a apresentação, e a reconciliação com Deus.
Foi assim que ocorreu comigo Stanley, fui apresentado pelas escrituras ao Pai, por Jesus, e realmente o conhecí por conta do Espirito que foi posto em mim.
Observe que na minha resposta estou me concentrando na sua "teologia", estou utilizando o contexto do que você mesmo utilizou como suposta referência à sua "teologia".
Eu respondo:
Veja agora os artifícios criados pelo Clayton para ir contra o que está escrito na Bíblia (Sublinhado):
**Observação minha entre parenteses.
"E porei dentro de vós o meu Espírito" e depois ter dito para os Coríntios "Vós sois o templo do Deus vivente" e daí você concluir: - Tá vendo, o Espírito Santo é Deus.
Me diga, Deus caberia dentro de nós se Ele não cabe na terra? Se a terra é apenas o estrado dos pés dele? Como caberia neste "templo" que é o nosso corpo? (faltou uma exclamação aqui, você quem está em dúvidas do que está escrito)
A forma de Deus habitar em nós é pondo seu Espírito dentro de nós. Ele não se auto-minituariza em várias partes e habita em vários corpos ao mesmo tempo.
Fora isso o final do questionamento do Clayton, ficou uma incógnita, pois não dá pra entender se o irmão concorda ou descorda que o Espírito de Deus habita em nós sendo o próprio Deus ou não, o que o Clayton parece negar, ao mesmo tempo parece que quer admitir.
Na continuidade o Clayton diz:
A sua teologia que não fecha, pois ela vai ter sempre o empecilho das escrituras, vai ter sempre um numeral menos que três, menos que dois, vai ter um exato 1, e sabe aquele outro que você diz fazer parte deste 1? Ele vai te dizer: Cara, eu orei pra você conhecer só um de nós três como o único Deus, não os três.
O que o Norberto diz eu friso aqui Stanley, o Espírito que habita nos Unitaristas, foi o profetizado em Ezequiel, os Unitaristas são também o templo de Deus, e Deus, através do seu Espírito, constrange-nos a insistir em dizer a vocês trinitaristas, DEÊM OUVIDOS A ORAÇÃO DE JESUS, ela foi feita a vocês, não a desvirtuem.
Desculpe irmão, mas você definitivamente está criando coisas, quem está a respeitar o que está escrito teologicamente falando, e não em um pedaço de verso, somos nós defensores da trindade, vou trazer o texto e comentar, pois parece que você está pulando parte do texto:
No contexto de 2 Coríntios que você citou eu citei:
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:16
Esta parte vem logo depois dos versos que você citou, é uma continuidade....
Você está ignorando o apóstolo dizer que somos o templo do Deus vivente??!! Que está dizendo que ELE mesmo habitará em nós, no povo escolhido?!
Tem certeza que está considerando o que está escrito no contexto do que você mesmo me apresentou?!
Ezequiel 36:
26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
Então, quando isso acontecer, o próprio Deus habitar em nós por meio do seu E.S., o apóstolo de acordo com a teologia que eu lhe apresentei ratifica o que eu já disse antes, e citei também na minha resposta anterior:
E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
2 Coríntios 6:18
Logo a sua citação de que não detalhei, não tratei com a sua suposta teologia, não confere, eu respondi sim e muito bem respondido. Está escrito que Deus irá habitar em nós pelo seu Espírito, Ele Deus, e que nos tornamos assim templo Dele, e por isso o conhecemos e somos salvos como filhos.
Minha teologia: De alguma maneira (ação divina) ouvimos e cremos na pregação de alguém, logo na palavra, tal genuinidade pelo crer em Cristo é ratificada e determinada por Deus, logo a pessoa crê em Seu Filho enviado (nas palavras) o recebe como Senhor e Salvador, Jesus nesta mesma essência intercede por este escolhido que creu verdadeiramente, e por meio de Jesus Cristo tal pessoa recebe o direito assim como Ele (Jesus) de se tornar filho de Deus para a eternidade (em Cristo), e assim Cristo junto do Pai neste propósito derrama sobre este eleito o seu E.S., consequentemente o próprio Deus passa a habitar no eleito como está escrito. E é neste processo que alguém conhece verdadeiramente o único Deus verdadeiro, o qual tem a essência no Pai, o qual só conhecemos por este processo do próprio Deus em outras duas personalidades divinas, o seu Filho Jesus Cristo, e o Espírito Santo.
Pra encerrar a minha teologia, e ratificar ainda mais a sua tentativa de criar uma outra, ainda dentro deste mesmo tema, a manifestação de Deus em nós através da conquista do nosso SALVADOR JESUS CRISTO, lhe deixo mais uma reflexão, pra embolar mesmo suas tentativas de contrariar a trindade e supor uma nova que não cabe à Bíblia.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
João 20:21-23
Perguntinha Clayton: Jesus diz que a quem os apóstolos perdoarem os pecados, serão perdoados os pecados, e aqueles a quem não perdoares, não serão perdoados, antes Jesus lhes deu o E.S..
Logo: Sabendo que o único que pode perdoar pecados é Deus, neste caso quem estava a perdoar os pecados?? Os apóstolos?? Ou Deus??
1 - Você não pode dizer que os apóstolos, pois contraria a Bíblia (acredito ser pacífico entre nós aqui).
2 - No caso Jesus não está a dizer que os apóstolos fariam tal coisa unicamente por causa do E.S. que Ele soprou sobre eles???
Então, eu não sei quanto à sua teologia, mas quanto à minha, quem faz isso na verdade é o E.S. de Deus, e os pecados são perdoados por causa do E.S. que também é Deus e está a habitar nos apóstolos.
Agora quanto a sua teologia aguardo seus comentários....
No mais meu tempo varia muito, não tenho muito de sobra às vezes. Mas te desafio, não como por ameaça, todavia pacificamente, como querendo aprender contigo, ou quem sabe lhe acrescentar algo, mas te desafio a continuar apresentando se há consistência teológica no unitarismo, e também os outros, Norberto e Valdomiro.
Sei que no fim a glória é do Senhor!!! E quem tem que ganhar ganha, e quem tem que perder perde, é Deus quem julga, é Ele quem sabe.
Graça e paz!
Stanley, entendi que você está sem tempo por isso não detalhou mais precisamente a inconsistência que você vê na "minha teologia".
Olá irmão! estou mesmo sem tempo, mas a minha resposta foi dada. Vamos continuar, neste post irei mostrar como lhe respondi.
"E porei dentro de vós o meu Espírito" e depois ter dito para os Coríntios "Vós sois o templo do Deus vivente" e daí você concluir: - Tá vendo, o Espírito Santo é Deus.
Me diga, Deus caberia dentro de nós se Ele não cabe na terra? Se a terra é apenas o estrado dos pés dele? Como caberia neste "templo" que é o nosso corpo?
Então, você captou!
Vamos recapitular rapidamente:
Eu estava dizendo que o verso preferido dos unitaristas, o qual o Valdomiro citou como "decisivo" e você endossou, não faz confluência no próprio verso, pra nós que cremos na trindade o próprio verso é suficiente pra mostrar que o ímpeto na parte do Pai não se sustenta porque fica a pergunta: Como é isso então?!
O verso: (A) E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro,(B) e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3
Eu havia dito que pra supostamente sustentar o unitarismo no verso e não dar possibilidades para a trindade, a adição de Jesus Cristo na parte B, não deveria estar ali. O fato é que se o unitarismo fosse possível, poderíamos parar na parte A e tudo ficaria certo, porque em outros versos sabemos que Jesus afirma que Ele é o único caminho para o Pai, todavia não é este o ponto, mas sim que quando paramos na parte A, ficamos com um gigantesco problema nas costas e como já disse antes, pra ser fiel a isto estão a ver navios....
É apenas conveniência unitarista, a Bíblia afirma categoricamente que ninguém conhece ao Pai, mas sim ao Filho, e ainda a quem o Filho quiser revelar, sendo que em outro verso temos que ninguém vem ao Filho a não ser que o Pai traga. Contraditório!!? Não. Na verdade é porque ambos são Deus. O problema para a compreensão dos unitaristas é teológico como já disse, eu havia citado antes:
Em parte sua réplica foi:Deus no A.T. se comunica com os homens apenas pela palavra (Jesus). Ele escolhe alguns poucos para que por meio da ação do E.S. estes homens inspirados por ELE escrevam Sua palavra em forma de diretrizes e leis para o povo que ELE escolhe pra se manifestar. O povo como já previsto por Ele não cumpre suas diretrizes, no geral desobedecem gravemente. Nos é revelado que por isso o homem não pode se salvar, não há chances, o homem está inclinado a pecar, a fazer o mal. Deus no cumprimento de TODO o seu propósito se manifesta em carne, como homem aqui na terra, se faz servo no papel e cumprimento de Seu propósito de derramar seu próprio sangue em resgate de muitos, aqueles que conforme está escrito através deste sacrifício de Jesus Cristo alcançaram o direito de se tornarem filhos e logo herdeiros DELE, não herdeiros de uma criatura, mas herdeiros de Deus para em Cristo estarmos também em unidade com ELE e vivermos também como Ele eternamente. Isto ocorre quando o eleito crê genuinamente em Cristo como seu Senhor e Salvador e no propósito divino é assim que alcançamos o direito de receber imediatamente o E.S. que é a outra parte que nos garante estar em Cristo, pois Ele também é Deus. Cristo não está mais aqui, já voltou para seio do Pai, logo como então poderíamos estar Nele, em unidade?!
O resultado final do processo deverá levar ao entendimento de que existe só um Deus, o Pai. Se não for este o resultado, o processo é falso, pois foi para este resultado que Jesus orou condicionando a vida eterna
Quis mostrar que principalmente pela Bíblia, não há respaldo teológico para esta suposta "teologia" unitarista: Quando eu disse:
E nas suas palavras depois Clayton mostra o quanto ignora a realidade de como é a trindade e ainda sim modificando o que está sempre escrito, você disse:Então irmão Clayton, você tem certeza do que significa este conhecer biblicamente? Tem? O Valdomiro tem? Este conhecer é ter intimidade meu irmão, é estar ligado intimamente, insisto que estão a ver navios com o unitarismo neste verso. Esta de conhecer o Pai como único Deus verdadeiro não são meras palavras a ponto de eu dizer: Reconheço o Deus de Abraão, de Isaque, e de Jacó como o único Deus verdadeiro, se você pensa ser isso o conhecer, sinto muito, por isso digo o problema é teológico, e não de um verso só.
Jesus sabe que Ele é parte de uma trindade, ai ele se põe a orar sabedor de que sua oração será registrada para as nações futuras, na cabeça dele passa o seguinte: ok, vou orar neste momento usando palavras que certamente levarão ao entendimento de que só a primeira pessoa da trindade é o único Deus, só que Depois, meus discípulos me conhecendo melhor, tcharam!!! eles saberão que eu sou o único Deus também, e depois, tcharam!!! Perceberão que não parou por aí, existe um terceiro!
E quando mostra de novo que desconsidera a Bíblia por causa de um trecho de verso isolado,
Sei que é duro admitir amigo, mas quando você apoia a trindade, você ignora a quantidade de personagens que Jesus quer que você conheça como o único Deus verdadeiro, ele orou pra você conhecer só o Pai como Deus verdadeiro, e não ao Pai, ao Filho e ao ES, e acrescentando mais, você não está acrescentando pessoas, mas Deuses. Não se trata de um espantalho, pois vc está sim pregando o politeísmo, você só fala que não está.
Eu lhe respondo:
Leia lá meu irmão, ninguém conhece (intimamente) o Pai, senão o Filho.
E é o que está escrito no contexto, mas você diz que eu desvio...todavia eu estaria a desviar o que citando o contexto??!
Novamente você ignorando a doutrina da trindade quando eu digo:
O Deus verdadeiro é o Pai, ok.
Você responde:
Opa, opa, opa, não está ok. Corrija-se pela décima terceira vez (rsrs) conserte seu teclado ai amigo, pois parece que as teclas S e Ó não estão funcionando bem e você sempre quando as digita, elas não saem.
Quando na verdade você não percebe uma certa distorção de sua parte quando no texto diz conheça somente a Ti, e não que Deus é exclusivamente o Pai como você sugere ao supostamente me corrigir, todavia equivocadamente.
Mostrando que você não vê o que não quer mesmo, porque quando digo que o Deus verdadeiro é o Pai, na trindade é normal, e Jesus também o é e o E.S. também, como já expus diversos versos e contextos inferindo assim.
E ainda me concentrando no mesmo verso em que você "elabora" toda uma teologia sobre parte de um verso, e por isso não sou unitarista, pois na teologia a Bíblia interpreta a si mesmo como um todo, você cita sobre eu dizer que a Bíblia não nos permite excluir o Filho e o E.S. como é feito no unitarismo:
Eu não excluo porque quero, eu excluo porque Jesus se excluiu ao Dizer: Conheçam a TI só (PAI) como o único Deus verdadeiro. Jesus se exclui de ser único Deus verdadeiro, não foi eu que o-excluí.
Mais uma vez uma distorção do que está escrito, Jesus está se referindo a conhecer.
Na minha teologia que é prática, não fica apenas em achar que é assim e assado e ter fé na palavra sendo que na palavra está escrito que sem o E.S. em nossas vidas esta mesma palavra é morta, a única maneira de conhecermos o Pai HOJE mesmo, é por meio de Jesus Cristo recebendo pela vontade Dele (Jesus) o E.S., aí sim, na minha teologia se concretiza o propósito salvífico de Deus para o homem, o que irei mostrar mais a frente uma outra distorção e equívoco feito por você no que tange o que está escrito.
Então, na continuidade, eu já surpreso com sua intenção de sustentar uma teologia diferente da bíblica (trindade), demonstrei muita curiosidade como isso seria então e disse:
Veja a sua resposta:Clayton, escreva algo para aprendermos então com sua teologia por gentileza já que deste modo (unitarismo) TUDO está a mudar pra mim neste sentido.
Eu não sei como conhecer o único Deus o Pai como você prega.
2 Cor 5
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Então é mais ou menos assim o processo, você lê a palavra (ou escuta), por esta leitura você é apresentado por Jesus a Deus, só que esta apresentação não é somente formal do tipo: "Pai, este é o Clayton que também foi alcançado pela graça da salvação que o Senhor lhe proporcionou ao me enviar e eu cumprir com seu propósito, e Clayton, este é Deus, o único Deus, meu Pai e seu Pai, meu Deus e seu Deus". Esta apresentação tem um detalhe que faz toda a diferença que é o seguinte:
Ezequiel 36:
26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
É a partir daqui que ocorre de fato a apresentação, e a reconciliação com Deus.
Foi assim que ocorreu comigo Stanley, fui apresentado pelas escrituras ao Pai, por Jesus, e realmente o conhecí por conta do Espirito que foi posto em mim.
Observe que na minha resposta estou me concentrando na sua "teologia", estou utilizando o contexto do que você mesmo utilizou como suposta referência à sua "teologia".
Eu respondo:
A inconsistência da tentativa do Clayton fica muito clara na continuidade da leitura de 2 Coríntios que ele mesmo citou, onde no verso 6 Paulo comenta sobre este processo, e desaba a tentativa do Clayton, porque esta é uma teologia particular dele, não da Bíblia. Vejamos:
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:16
Observem que a resposta da citação de Ezequiel é feita aqui mesmo em 2 Coríntios 6, claro que eu poderia citar muitas outras passagens pra ratificar isso, mas irei expor dentro do próprio contexto apresentado pelo Clayton.
O Clayton diz que somos apresentados ao Pai por Jesus, mas a Bíblia não diz isso em lugar algum, teologicamente não é este o plano de salvação de Deus. Jesus paga o preço de pecado por nós a Deus, não para sermos apresentados a Deus, mas sim para por meio Dele adquirirmos o direito de sermos como filhos assim como Ele é, Cristo pagou a dívida de todos nós diante de Deus não para nos apresentar ao Pai, mas sim para nos incluir como filhos. O plano de Deus é abitar em nós por meio do Espírito, e isto sim é o que salva, está escrito que é o próprio Deus que irá habitar em nós. Teologicamente esta é a unidade que alcançamos em Cristo e por causa do que Cristo fez por nós.
E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
2 Coríntios 6:18
Veja agora os artifícios criados pelo Clayton para ir contra o que está escrito na Bíblia (Sublinhado):
**Observação minha entre parenteses.
"E porei dentro de vós o meu Espírito" e depois ter dito para os Coríntios "Vós sois o templo do Deus vivente" e daí você concluir: - Tá vendo, o Espírito Santo é Deus.
Me diga, Deus caberia dentro de nós se Ele não cabe na terra? Se a terra é apenas o estrado dos pés dele? Como caberia neste "templo" que é o nosso corpo? (faltou uma exclamação aqui, você quem está em dúvidas do que está escrito)
A forma de Deus habitar em nós é pondo seu Espírito dentro de nós. Ele não se auto-minituariza em várias partes e habita em vários corpos ao mesmo tempo.
Fora isso o final do questionamento do Clayton, ficou uma incógnita, pois não dá pra entender se o irmão concorda ou descorda que o Espírito de Deus habita em nós sendo o próprio Deus ou não, o que o Clayton parece negar, ao mesmo tempo parece que quer admitir.
Na continuidade o Clayton diz:
A sua teologia que não fecha, pois ela vai ter sempre o empecilho das escrituras, vai ter sempre um numeral menos que três, menos que dois, vai ter um exato 1, e sabe aquele outro que você diz fazer parte deste 1? Ele vai te dizer: Cara, eu orei pra você conhecer só um de nós três como o único Deus, não os três.
O que o Norberto diz eu friso aqui Stanley, o Espírito que habita nos Unitaristas, foi o profetizado em Ezequiel, os Unitaristas são também o templo de Deus, e Deus, através do seu Espírito, constrange-nos a insistir em dizer a vocês trinitaristas, DEÊM OUVIDOS A ORAÇÃO DE JESUS, ela foi feita a vocês, não a desvirtuem.
Desculpe irmão, mas você definitivamente está criando coisas, quem está a respeitar o que está escrito teologicamente falando, e não em um pedaço de verso, somos nós defensores da trindade, vou trazer o texto e comentar, pois parece que você está pulando parte do texto:
No contexto de 2 Coríntios que você citou eu citei:
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:16
Esta parte vem logo depois dos versos que você citou, é uma continuidade....
Você está ignorando o apóstolo dizer que somos o templo do Deus vivente??!! Que está dizendo que ELE mesmo habitará em nós, no povo escolhido?!
Tem certeza que está considerando o que está escrito no contexto do que você mesmo me apresentou?!
Ezequiel 36:
26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
Então, quando isso acontecer, o próprio Deus habitar em nós por meio do seu E.S., o apóstolo de acordo com a teologia que eu lhe apresentei ratifica o que eu já disse antes, e citei também na minha resposta anterior:
E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
2 Coríntios 6:18
Logo a sua citação de que não detalhei, não tratei com a sua suposta teologia, não confere, eu respondi sim e muito bem respondido. Está escrito que Deus irá habitar em nós pelo seu Espírito, Ele Deus, e que nos tornamos assim templo Dele, e por isso o conhecemos e somos salvos como filhos.
Minha teologia: De alguma maneira (ação divina) ouvimos e cremos na pregação de alguém, logo na palavra, tal genuinidade pelo crer em Cristo é ratificada e determinada por Deus, logo a pessoa crê em Seu Filho enviado (nas palavras) o recebe como Senhor e Salvador, Jesus nesta mesma essência intercede por este escolhido que creu verdadeiramente, e por meio de Jesus Cristo tal pessoa recebe o direito assim como Ele (Jesus) de se tornar filho de Deus para a eternidade (em Cristo), e assim Cristo junto do Pai neste propósito derrama sobre este eleito o seu E.S., consequentemente o próprio Deus passa a habitar no eleito como está escrito. E é neste processo que alguém conhece verdadeiramente o único Deus verdadeiro, o qual tem a essência no Pai, o qual só conhecemos por este processo do próprio Deus em outras duas personalidades divinas, o seu Filho Jesus Cristo, e o Espírito Santo.
Pra encerrar a minha teologia, e ratificar ainda mais a sua tentativa de criar uma outra, ainda dentro deste mesmo tema, a manifestação de Deus em nós através da conquista do nosso SALVADOR JESUS CRISTO, lhe deixo mais uma reflexão, pra embolar mesmo suas tentativas de contrariar a trindade e supor uma nova que não cabe à Bíblia.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
João 20:21-23
Perguntinha Clayton: Jesus diz que a quem os apóstolos perdoarem os pecados, serão perdoados os pecados, e aqueles a quem não perdoares, não serão perdoados, antes Jesus lhes deu o E.S..
Logo: Sabendo que o único que pode perdoar pecados é Deus, neste caso quem estava a perdoar os pecados?? Os apóstolos?? Ou Deus??
1 - Você não pode dizer que os apóstolos, pois contraria a Bíblia (acredito ser pacífico entre nós aqui).
2 - No caso Jesus não está a dizer que os apóstolos fariam tal coisa unicamente por causa do E.S. que Ele soprou sobre eles???
Então, eu não sei quanto à sua teologia, mas quanto à minha, quem faz isso na verdade é o E.S. de Deus, e os pecados são perdoados por causa do E.S. que também é Deus e está a habitar nos apóstolos.
Agora quanto a sua teologia aguardo seus comentários....
No mais meu tempo varia muito, não tenho muito de sobra às vezes. Mas te desafio, não como por ameaça, todavia pacificamente, como querendo aprender contigo, ou quem sabe lhe acrescentar algo, mas te desafio a continuar apresentando se há consistência teológica no unitarismo, e também os outros, Norberto e Valdomiro.
Sei que no fim a glória é do Senhor!!! E quem tem que ganhar ganha, e quem tem que perder perde, é Deus quem julga, é Ele quem sabe.
Graça e paz!