F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1084
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Betho Qua 17 Jun 2015, 10:39

    Começo a ter intimidade, não conhecia sabelianismo ou modalismo dinâmico, tudo bem que elas estão descritas em algum livro ou internet, mas aparecendo assim, vivas em um contexto de debate, são mais aprazíveis de entende-las.

    Muitos argumentos aqui postados pelo Valdomiro neste post, são excelentes e são claramente difíceis de refutar, a maioria apena usa lógica, simples e clara, mas é inevitável associar a redundância a isto, está em todo lugar do fórum! Aceito a verdade dessa simples lógica e parto para outra, sem ofender a fé de alguém, existem outras referências complexas que devem ser objeto de estudo, não posso ficar em uma situação de perder no pequeno pensando que vou dar munição para o inimigo, não estou acusando ninguém de fazer isto intencionalmente, porém, a citada redundância nos leva a pensar o que? Tudo bem, os tópicos e post são ilimitados, caminhemos.

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 17 Jun 2015, 11:16

    Caro Betho, Paz!

    Você está em uma posição muito boa que é o da pesquisa e, certamente, deve estar buscando a imparcialidade no julgamento do que tem lido.

    Sobre Inácio, considere um trecho que trago aqui do site http://www.unitarismobiblico.com/1/?p=792 que aconselho você ler a postagem completa lá para mensurar em que terreno andamos na questão que envolvem os testemunhos patrísticos.

    Um escritor da safra do segundo século é Inácio1. O detalhe deste é que, ao menos nos escritos atribuídos a ele, é reconhecido por seus estudiosos como um antissemita2. É, também, dos chamados “pais apostólicos”3, o mais usado pelos que defendem a deidade de Jesus pois nas cartas que ele teria escrito há, pelo menos, cinco ou seis supostas ocorrências de expressões onde ele teria chamado Jesus de Deus. Antes de considerar essas afirmações algumas coisas, porém, precisam ser ditas acerca de Inácio. Além das características antissemitas de seus escritos o que explica a tendência de desapego ao monoteísmo como apresentado pelos judeus; precisamos, também, atentar para algumas coisas: Ainda que a existência de Inácio entre o primeiro e o segundo século d.C seja atestada por historiadores como Eusébio de Cesareia, os escritos atribuídos a ele estão envoltos em muitas discussões, chegando mesmo a desconfiança de não serem autênticos, seja o todo ou parte.
    No geral, costumamos associar a data da carta ao período de vida do escritor. Este raciocínio é correto e óbvio, mas em se tratando de escritos antigos temos um problema que deve ser levado em consideração. O fato de Inácio ter vivido no segundo século não significa que o que temos em mãos, alegados com seus escritos, tenham sido realmente escritos por ele ou em sua época. A suspeita a esse respeito se deve, não porque não tenhamos os autógrafos, teoricamente produzidos por ele, mas, pelo fato de haver relatos em seus escritos que são considerados por alguns de seus analistas como anacrônicos para a época. Sheldon comenta o trato que é dado ao episcopado: Inácio, no entanto, parece ter sido uma exceção à sua época no grau de ênfase que ele colocou sobre a dignidade episcopal. Ele fica tão praticamente só a esse repeito que alguns se dispuseram a questionar a autenticidade das epístolas atribuídas a ele. Baur declara ser impossível que qualquer escritor de uma época tão precoce pudesse ter proferido tais noções episcopais elevadas, como as que aparecem nas chamadas epístolas inacianas4. Nessas epístolas há cerca de 125 vezes a ocorrência da palavra “bispo” sempre o colocando em uma posição de destaque em uma época em que a igreja não estava definida com o tipo de estrutura eclesiástica que ele apresenta. Alguns escritores até mesmo consideram muito do que se fala de Inácio um resultado posterior de elaboração histórica e não de um fato histórico propriamente dito: Toda a história de Inácio é mais lendária do que real, e seus escritos estão sujeitos a grave suspeita de interpolação fraudulenta5. Algumas coisas na história supostamente escrita por Inácio não se harmonizam com o que ocorria à época sugerida de sua autoria. Na carta de Inácio aos Romanos, por exemplo, ele introduz: à Igreja que preside na Região dos Romanos dando a entender uma primazia romana que não se verá senão somente séculos mais tarde.


    1 - Falecido em 110 d.C
    2- Inácio faz, em todo compêndio atribuído a ele, somente três vezes alusões ao Antigo Testamento.
    3 - Diz-se daqueles que estavam vivos enquanto alguns dos apóstolos também estavam.
    4 - Henry C. Sheldon em História da Igreja Cristã,, Vol 1, p 147
    5 - Philp Schaff em História da Igreja Cristã, Vol.2, ch 4


    Paz!
    Valdomiro
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 17 Jun 2015, 11:44

    .
    Aos membros e leitores do Fórum:

    Comunicamos que houve a abertura do seguinte tópico, com o objetivo de centralizar, de forma organizada, os versículos bíblicos mais utilizados na defesa da Trindade e respectivas argumentações a favor e contra:

    > TRINDADE: lista de versículos bíblicos mais utilizados na defesa da TRINDADE

    Administrador
    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 17 Jun 2015, 14:07

    Caro Betho, Paz!


    Betho escreveu:a maioria apena usa lógica, simples e clara, mas é inevitável associar a redundância a isto, está em todo lugar do fórum

    É verdade, mas essa redundância decorre muito mais da reincidência da citação desses versos para atentar apoiar um cristoteísmo, que qualquer outra coisa.


    existem outras referências complexas que devem ser objeto de estudo

    Será uma satisfação poder estudarmos essas referências que você pode sugerir, dentro da medida do possível.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 17 Jun 2015, 15:01

    .
    Valdomiro escreveu:É verdade, mas essa redundância decorre muito mais da reincidência da citação desses versos para atentar apoiar um cristoteísmo, que qualquer outra coisa.

    Valdomiro,

    Foi por esse motivo e outros que tivemos a ideia de abrir o seguinte tópico:

    > TRINDADE: lista de versículos bíblicos mais utilizados na defesa da TRINDADE

    Lá, serão centralizados todos os principais versículos que, aparentemente, apoiam a doutrina da Trindade.

    E uma novidade não vista neste Fórum é que a Administração se encarregará de fazer constar um índice na mensagem de abertura do tópico.

    Toda vez que um versículo bíblico for apresentado a debate, se já discutido, convidaremos quem propôs a reler o que já foi discutido para saber se da parte dele tem algo a acrescentar.

    Um tópico que será muito útil e evitará a redundância mencionada pelo Betho.
    .
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Rasabino Qua 17 Jun 2015, 15:54

    Graça e Paz Norberto!
    Norberto escreveu:Se os termos sugeridos para o versículo 1Tm 3.16 fosse, de fato, o apresentado pelo Rasabino, seria esse texto o tira-teima de qualquer discussão sobre a deidade de Jesus, principalmente no Concílio de Niceia.

    Mostrei na minha mensagem 166 o seguinte:

    "Se Cristo é chamado de Deus deve ser determinada a partir de João 1: 1 ; João 20:28 ; 1 João 5:20 ; Romanos 9: 5 ; Tito 2:13 ; Hebreus 1: 8 f, etc .; o assunto ainda está em discussão entre os teólogos cf. Grimm, Institutio theologiae dogmaticae, edição 2, p. 228ff (ea discussão (em Romanos 9: 5 .) pelos Professores Dwight e Abbot no Jornal da Sociedade de Literatura Bíblica, etc., como acima, em especial, pp 42ff, 113ff)".

    De forma que o texto de 1 Tm 3:16 não é um forte argumento para a deidade de Cristo, visto apresentar a palavra "que" no lugar de "Deus" tanto no códice sinaíticos como no códice vaticanos (os mais antigos existentes hoje).

    Porém nos textos supra citados, a palavra "DEUS" não está escrita na forma reduzida como demonstrou o nosso irmão Valdomiro.

    Agora, busco encontrar quais os textos no NT que apresentam "DEUS" na forma reduzida para tentar entender porque ora os escribas escreviam: Θεοῦ e oras escreviam “ΘΣ” (abreviação de "DEUS")

    Estou agora a pesquisar onde exatamente nos códices mais antigos esta abreviação aparece. Por enquanto não encontrei ainda.
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Rasabino Qua 17 Jun 2015, 16:10

    Graça e Paz Valdomiro!

    Valdomiro escreveu: 3 – Sobre Johann J. Wettstein  veja em : https://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Jakob_Wettstein ;

    Interessante este Johann J. Wettstein:

    Em julho 1717 Wettstein voltou a assumir o cargo de vigário de uma grande ( communis Diaconus ) em Basel, cargo que ocupou durante três anos, após o qual ele se tornou colega e sucessor de seu pai na paróquia de St Leonard. Ao mesmo tempo, ele perseguiu seu estudo favorito, e deu palestras privados no Novo Testamento exegese . Foi então que ele decidiu preparar uma edição crítica do Novo Testamento grego . Ele tinha entretanto rompido com Bentley, cuja famosa Propostas apareceu em 1720. Seus professores anteriores, no entanto, JC Iselin e JL Frey , que estavam engajados em trabalhos semelhantes ao seu, tornou-se tão hostil para com ele que depois de um tempo ele foi proibido qualquer outro uso dos manuscritos na biblioteca. Em seguida, um rumor começou esse texto projetada de Wettstein levaria o Socinian lado, no caso de passagens como I Timothy III. 16; e de outras formas (por exemplo, a respeito de Jesus tentação 's como uma experiência subjetiva, explicando alguns dos milagres de uma forma natural) deu ocasião para a suspeita de heresia . Por fim, em 1729 a taxa de projetar uma edição do saborear Testamento grego de Arian e vistas Socinian foi formalmente colocado contra ele. O final do julgamento longo e pouco edificante era sua demissão, em 13 de Maio 1730, do seu cargo de pároco de São Leonardo da.

    Foi este homem que levantou a questão do nome reduzido (abreviado) de Deus em I Timóteo 3:16?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 17 Jun 2015, 16:29

    Paz a todos!


    Rosabino escreveu:João 1: 1 ; João 20:28 ; 1 João 5:20 ; Romanos 9: 5 ; Tito 2:13 ; Hebreus 1: 8
    ...
    Porém nos textos supra citados, a palavra "DEUS" não está escrita na forma reduzida como demonstrou o nosso irmão Valdomiro.
    Eles estarem abreviados ou não, não foi a questão de I Tm. 3.16. A questão da abreviação afeta I Tm. 3.16 porque é fácil alterar OC para uma abreviação de Theos. A ideia foi mostrar que existem provas ilegítimas usadas em benefício do dogma trinitário.

    Sobre esses versos citados já os comentei acima, com exceção de Hb. 1.8, que já havia comentado em outro momento. Mas, vamos lá!

    Hb 1:8 "Mas sobre o Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e o cetro do teu reino é cetro de equidade."

    Alguém sabe de onde esse verso foi tirado?

    Resposta: Sl. 45.6

    Alguém sabe a quem o Salmo chama de Deus nesse verso?

    Reposta: O Rei de Israel.

    Alguém já leu Hb. 1.9 que diz: "Amaste a justiça e odiaste o pecado; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;"

    Pergunta: Será que O Deus dos Céus, O Altíssimo, O Todo-Poderoso tem um Deus sobre ELE?

    Resposta: NÃO

    Conclusão: A palavra "Deus" em Hb. 1.8 não se refere ao Altíssimo, O Todo-Poderoso, mas ao título protocolar aplicado ao rei de Israel, que profeticamente é simbolizado em Jesus.

    A Bíblia de Estudo Anota, de edição evangélica, informa que: “O rei é tratado por 'Deus' no versículo 6 mas é distinguido de Deus no versículo 7” O Verso 7 do Salmo 45 é o verso 9 de Hb. 1.

    Ainda em nota de rodapé na Bíblia de Jerusalém se encontra: “O grego traduz: 'Teu trono, ó Deus...', vendo no termo elohim um vocativo qualificando o rei; este título protocolar é de fato aplicado ao Messias (Is.9.5), assim como aos chefes e aos juízes (Ex. 22.6/ Sl. 82.6), a Moisés (Ex. 4.16/ 7.1) e à casa de Davi (Zc. 12.8 ).

    Paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 17 Jun 2015, 16:36

    Rosabino, Paz!

    Sim, ele foi um dos! Mas, se não estiver a teu gosto você pode acrescentar o famoso Cientista Inglês, Sir Isaac Newton, que em sua obra "Um relato histórico de duas notáveis corrupções das escrituras", abordou as adulterações feitas pelos copistas em I Jo. 5.7 e I Tm. 3.16.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 17 Jun 2015, 18:06

    Olá irmãos

    Gostaria de fazer alguns comentários sobre a conclusão do irmão Valdomiro referente às cópias manuscritas do Novo Testamento grego postada pelo irmão Norberto - mens. 167:
    Eu já havia feito algo semelhante na lista de e-mails do FÉ
    E perdoe-me a intromissão!

    Valdomiro, você diz assim:
    Quando falamos de “ΘΣ” nessa passagem de Timóteo estamos referenciando o Texto Receptus (TR) e quando falamos de “ΟΣ”, estamos falando do Texto Crítico (TC). Os defensores da variante constante do TR invocam a legitimidade de “ΘΣ” pela quantidade de manuscritos que a contém, estima-se cerca de 600. É, de fato, um bom número de testemunhos. No entanto, a recenticidade desses testemunhos enfraquece esse argumento, pois se um ou dois copistas alteraram o texto de “ΟΣ” para “ΘΣ” por suas convicções trinitárias ou de identificação de Jesus com sendo Deus, e em um ambiente eclesial já completamente trinitário passou a ser produzidas copias do texto com essa alteração, então, todas as cópias subsequentes (ainda que fossem 1000 ou 10.000) que a contém estão apenas reproduzindo o erro dos copistas anteriores. Deve-se observar que praticamente todos os manuscritos que trazem o texto conforme está no TR são cursivos, e, os cursivos têm todos suas existências a partir do século IX, quando os cristãos, já há muito tempo, estavam subordinados a Igreja Romana e a grande maioria das cópias dos manuscritos eram produção exclusiva daquela Igreja. Assim, a busca deve ser feita não pela quantidade de manuscritos gerados dentro do seio de uma igreja trinitária que já era aquela altura a dominante Igreja Católica Apostólica Romana, mas recuarmos o tanto quanto possível no tempo, na investigação de como teria surgido a variante em estudo.
    -----------------------------------------
    Refutação e análise dos argumetos e conclusões:

    Ora, segundo o parecer do (do irmão Valdomiro), à época dos manuscritos - era em um ambiente eclesial já completamente trinitário - ou seja, em prol da crença da Trindade.

    Também diz: "No entanto, a recenticidade desses testemunhos enfraquece esse argumento, pois se um ou dois copistas alteraram o texto de “ΟΣ” para “ΘΣ” por suas convicções trinitárias ou de identificação de Jesus com sendo Deus, e em um ambiente eclesial já completamente trinitário passou a ser produzidas copias do texto com essa alteração, então, todas as cópias subsequentes (ainda que fossem 1000 ou 10.000) que a contém estão apenas reproduzindo o erro dos copistas anteriores."

    E também diz: "Assim, a busca deve ser feita não pela quantidade de manuscritos gerados dentro do seio de uma igreja trinitária que já era aquela altura a dominante Igreja Católica Apostólica Romana." (todos esses textos são da passagem acima).

    Agora vejamos as contradições:
    Eu pergunto: No texto de I Timóteo - diz:
    "Aquele que se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória."

    Ora, qual seria a necessidade ou qual seria o problema para quem acreditasse em Jesus-Deus quanto ao verso de I Timóteo 3:16 ???
    Primeiro: - Por exemplo: Eu sempre tive minha Bíblia na versão Almeida Revista e Corrigida - a qual traz o texto acima - e nunca esse verso foi para mim algum problema;  ou impecílio, porque sempre que o lia, sabia perfeitamente que se referia a Jesus e isso de maneira alguma pôe descrédito à Divindade de Cristo. (1º ponto).
    Segundo: - Se o ambiente esclesial já era completamente trinitario - por que a necessidade de se mudar uma Escritura que não desabonava ao Senhor em nada??? Sendo que todos eram trinitarianos???  (2º ponto)
    Terceiro: - Por que alguns copistas alterariam o texto de “ΟΣ” para “ΘΣ” por suas convicções trinitárias ou de identificação de Jesus como sendo Deus - sendo que todos os que criam já tinham essa convicção (afinal a igreja já era completamente trinitariana)??? qual o sentido dessa teoria???
    Quarto: E por que agora (os copistas que eram displicentes e apenas desenhistas de letras) agora se preocupariam em até alterar o texto de “ΟΣ” para “ΘΣ” sendo que o irmão já várias vezes defendeu e afirmou e que os mesmos muitas vezes não estavam nem aí com o texto e agora já passaram a ter suas convicções trinitárias???
    Quinto: Por que os ditos "trinitarianos, com suas supostas tendenciosidades e/ou convicções trinitarianas", não alteraram João 17:3 (nem sequer uma vírgula, posicionamento ou inversão de palavras para abonar Cristo!!!! ???) e todos os versos nos evangelhos falando do Pai como maior que o Filho ???

    Aguardo se possível sua definição- pois não mais sei o que considerar como verdade, peso ou testemunho em prol do que você defende!!!  Ou seja, os copistas eram displicentes???
    eram todos tendenciosos?? eram desenhistas ???
    Ou cada hora eles eram uma das coisas ????

    Agora deixo o meu parecer:
    Ora, os copistas eram contratados p/ escreverem (principalmente nos séculos primeiros) e o traço no meio da letra - se alguém não dominasse bem a língua grega era bem fácil e susceptível  esquecê-lo.
    Quanto à questão de o traço na referida letra “ΟΣ” para “ΘΣ” - repito: Não testemunha a favor de adulteração ou fraude do texto (a não ser por quem tem tendência a defender um dogma) - mas pode perfeitamente ser CORREÇÃO do texto - ou errata do mesmo texto mediante a ciência de que se havia um erro.
    E eu pergunto a você, irmão:
    Se você possuísse um manuscrito grego do Novo Testamento (datado do século IV) e em I Timóteo 3:16, constasse: “ΘΣ”  - você não cuidaria de tirar tais traços na referida letra??? deixando-a conforme “ΟΣ” ???
    E pra você - ainda que fizesse isso hoje, isso seria fralde ou adulteração???
    Ou seria Correção e Errata do Texto???

    Também:
    O irmão diz:
    "No livro Qual o Texto Original do Novo Testamento, o Dr. Norma Wilber Pinkering, que a a favor da identificação de Jesus como sendo Deus, por ser trinitariano, reconhece que “A hipótese de ambas as linhas se desvanecerem, como aqui no Códice A, é presumivelmente um evento infrequente. A hipótese de um copista inadvertidamente omitir ambas as linhas também seria um evento infrequente, presumivelmente, mas deve ter acontecido pelo menos uma vez, provavelmente bem cedo no segundo século e em circunstâncias que produziram um efeito que se propagou amplamente.” Aqui se percebe que mesmo defendendo a leitura “ΘΣ” o Dr. Pinkering reconhece ser muito difícil que o tempo tenha apagado dois traços da letra, um em cima e outro no centro, sem ter, também, apagado o restante da letra, de igual modo considera difícil um copista omitir ambas as linhas ao mesmo tempo, mas, mesmo reconhecendo ser infrequente e apenas presumível a suposta alteração de “ΟΣ” para “ΘΣ”, ele rejeita “OΣ” alegando que seria uma leitura grega aberrante, pois, segundo ele, soaria estranho “o mistério ... quem”, atribuindo a essa palavra um único significado, nesse caso reconhecendo apenas “quem” como tradução, ignorando desse modo os outros significados dessa partícula grega conforme atesta os léxicos: “aquele” ou “o que” (Léxico do Novo Testamento Grego - Edições Vida Nova, pág. 149 . O Dicionário do Grego do Novo Testamento - Paulus Editora, pág. 338 traduz por que, o qual, a qual. Esse dicionário alista como tradução possível “quem” quando a partícula está em uma construção interrogativa.) Como já dissemos é possível constatar por exame grafológicos e de material que em alguns manuscritos antigos houve o acréscimo posterior dos traços que mudam a palavra atestando a fraude. Agora considere: Deus precisa ser JUSTIFICADO no Espírito??? Não tem sentido.
    ------------------------------------------------------
    Sobre as afirmativas acima gostaria de frizar a última parte do texto acima em negrito, mas precisamente esse:
    "Esse dicionário alista como tradução possível “quem” quando a partícula está em uma construção interrogativa.) Como já dissemos é possível constatar por exame grafológicos e de material que em alguns manuscritos antigos houve o acréscimo posterior dos traços que mudam a palavra atestando a fraude. Agora considere: Deus precisa ser JUSTIFICADO no Espírito??? Não tem sentido."
    Ora, você já começa fazendo a sua análise dizendo que o traço entre as letras gregas foram fraudes - acaso isso não seria por causa da sua visão de Jesus - nunca Deus??? (olha a tendenciosidade???)
    Vejamos mais:
    Você diz:
    "Agora considere: Deus precisa ser JUSTIFICADO no Espírito??? Não tem sentido."
    Meu irmão! Como você pode dizer isso???
    Acaso Jesus é injusto sendo que nem conheceu pecado??? e não pecou???
    E o Senhor acaso não pecou - por viver segundo a carne, ou segundo o espírito???
    E se o Senhor viveu segundo o espírito (pois até Paulo diz que devemos andar em espírito p/ não cumprirmos as concupiscências da carne. Acaso o Senhor andaria na carne???
    Isso mostra não só uma falta de compreensão (de sua parte) como também mostra um desconhecimento do caminho da fé!
    Sem comentários, irmão!
    O que você quer dizer com isso??
    Queria que o Senhor se fizesse carne igual a nós e fosse justificado na carne???
    Então me diga:
    Como pode (segundo o seu entendimento) alguém ser justificado na carne???
    Não conhecemos I Coríntios 13??? acaso seria doando toda a fortuna p/ o sustento dos pobres???
    ou será que é entregando o corpo a ser queimado??
    ou como os espíritas fazem em caridades???
    Onde diz na Palavra de Deus que exista alguma obra da carne - que justifique a alguém????
    Estou no aguardo...

    Por enquanto é só!
    Depois escrevo mais, porque tenho mais, muito mais a dizer!
    Digo isso, porque você lança os argumentos e eles ficam no ar; e se ninguém os percebe; parece ter toda a razão; mas não vi essa razão, e não vi verdade.
    Paz!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 17 Jun 2015, 18:20

    Olá Valdomiro

    Sobre a mensagem 180 - a qual se inicia desta forma:

    Caro Jefté, Paz!

    Essa lista não traz nenhuma novidade e repete os mesmos desvirtuamentos contextuais de sempre.

    Mas, vamos aos versos que você apresentou.

    Meu amigo, não queira tomar um lugar que não pertence ao homem assumir!?
    Quererá me explicar, dizer e desdizer como são ou devem ser as coisas??? e acatar tudo você acha que seja ???? sobre o que envolve a verdade do Novo Testamento de Cristo ???

    Bom, sinto muito, mas a homem nenhum darei este direito, ou aval!

    Depois comentarei os versos!
    Paz!
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Rasabino Qua 17 Jun 2015, 18:47

    Graça e Paz Valdomiro!
    Valdomiro escreveu: Mas, como é possível estarmos nesse Deus (no Verdadeiro)? Só é possível estarmos no Verdadeiro estando em SEU Filho.

    Só faz sentido se mantermos esta verdade:

    Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto...Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. João 14: 7;10

    Se o Pai que é divino (qualidade) está no Filho, e o Filho diz que está no Pai, como separá-los na divindade? Não está escrito que em Jesus habita corporalmente TODA PLENITUDE da divindade?

    Estando dois (Pai e Filho) num mesmo corpo, poderíamos dizer : Este é o Verdadeiro Deus e a vida eterna?
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qua 17 Jun 2015, 19:45

    .
    Resposta à Mensagem Nº163


    Olá Betho

    Betho escreveu:
    Tzaruch--
    "Você está INDO naquele sistema doutrinário dos homens que acreditam em um TRI-DEUS = trindade".
    .---------

    Betho--
    Mas Tzaruch ou qualquer outro, "No principio era um só Deus, em seu seio a Palavra e o Espírito."

    Você fez uma pergunta para saber qual sistema doutrinário está indo,, teve a resposta,
    de onde vem então esse "Mas" ????

    Já está a querer defender a trindade é ?


    Betho escreveu:Estou afirmando que de certo é um só Deus, nEle a Palavra e o Espírito, depois disso, a Palavra que era Deus nEle,
    está em Jesus na terra sem esta glória!

    Tanto é que esta Palavra sente falta dessa glória divina:

    .

    Isso é você a divagar irmão, esse entendimento está completamente errado.


    Santifica-os na tua verdade;
    a tua palavra é a verdade.

    João 17:17

    Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo,
    vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

    João 10:36

    JESUS não é a PALAVRA no sentido literal,, tanto é que JESUS foi santificado por essa mesma
    Palavra, e Ele mesmo o confirma.


    Betho escreveu:"E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse"

    Esta é, ao meu ver, a Glória da Palavra no seio de Deus, um só Deus. Porém, é dito de Jesus Glorificado:


    Novamente a entender errado, você está a imaginar CRISTO ter perdido aquela glória antes da
    fundação do mundo,,, e só à 2000 anos ter sido glorificado ?,,, fica difícil de explicar não é ?

    Também não faz sentido, porque em Gênesis quando DEUS falava e tudo ia acontecendo,, já ai existiam
    as fundações do mundo,, porque a fundação é a primeira a ser feita, portanto também não poderia

    ser JESUS ali como se fosse a Palavra,, porque as Palavras de DEUS nunca deixarem de ter Glória,
    e isso pode-se vem em tudo quanto foi feito.


    Entretanto você já está a falar de duas pessoas para fazer um "DEUS", o que é errado, porque o Pai é
    só UM, e não dois ou três como muitos acreditam.

    Betho escreveu:"E uma vez mais, quando Deus introduz o primeiro nascido "dos mortos" no mundo, declara:
    “Todos os anjos de Deus o adorem” Hebreus 1:6.

    Isso não está escrito dessa forma, porque assim dá a entender que a ressurreição de JESUS foi antes
    de DEUS o introduzir novamente no mundo.

    Também se fizer atenção não tinha sido a primeira vez que JESUS foi introduzido no
    mundo
    ,, pois o texto diz "uma vez mais",, que aponta outras vezes anteriores.


    Betho escreveu:Ora, este Jesus glorificado e adorado, que possui um trono com certeza não é IGUAL a Deus, explicando melhor.

    A Palavra era Deus em Deus! A Palavra encarna em Jesus, por isso, Ele é Plena Gratia e Plena Veritas.

    Por as palavras de alguém serem guardadas por outro alguém, isso não transforma o primeiro no segundo,
    e você acabou de dizer que JESUS não é igual a DEUS
    .

    E assim confirma que JESUS não é DEUS.



    Betho escreveu:No batismo de Jesus, Ele recebe o Espírito Santo que permanece nEle. Então em Jesus temos:

    A Graça de Deus, a Palavra de Deus (A Verdade), o Espírito de Deus, a carne e o sangue.

    TER não é SER,,, e isso é fácil de entender.

    Veja como o mesmo que está em JESUS CRISTO também está em cada um de nós.

    ((
    A Graça de Deus))

    Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu,
    como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele;
    mas veja cada um como edifica sobre ele.

    1 Coríntios 3:10

    A graça também foi dada a Paulo mas Paulo era "Paulo" e não DEUS.

    Mas a graça foi dada a cada um de nós
    segundo a medida do dom de Cristo.

    Efésios 4:7

    A graça foi dada a todos.



    ((
    a Palavra de Deus (A Verdade)))

    JESUS aprendeu com DEUS e veio nos ensinar, e quem permanecer Nele
    também a Palavra de DEUS estará nessa pessoa.

    Mas, quando vier o Consolador,
    que eu da parte do Pai vos hei de enviar,
    aquele Espírito de verdade, que procede do Pai,
    ele testificará de mim.

    João 15:26

    Entretanto ainda tem o Espírito da Verdade, que para ser enviado
    JESUS teria de subir para rogar ao PAI por outro consolador.


    ((
    o Espírito de Deus))

    Não sabeis vós que sois o templo de Deus
    e que o Espírito de Deus habita em vós?

    1 Coríntios 3:16

    Está escrito, o Espírito de DEUS habita em nós.



    ((
    a carne e o sangue))

    Todos estamos na carne, também JESUS veio na carne, e na mesma carne foi
    ressuscitado e nesse corpo vive PARA TODO O SEMPRE.


    Então diga lá,,, DEUS estar em alguém,, isso vai fazer dessa pessoa o próprio DEUS ?


    Betho escreveu:Jesus no ministério terreno, possuía interiormente a plenitude divina.

    Será que foi no ministério,, ou após a morte na cruz ?

    Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
    Colossenses 1:19

    A plenitude da divindade habitar em alguém, não significa esse alguém
    ser a DIVINDADE,,, porque uma coisa é o vaso, e a outra é o que está lá dentro.


    E ele é a cabeça do corpo, da igreja;
    é o princípio e o primogênito dentre os mortos,
    para que em tudo tenha a preeminência.

    Colossenses 1:18

    Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

    Colossenses 1:19

    Como pode ver,,, só após ser ressuscitado é que passou a habitar
    em JESUS a plenitude da divindade,,, mas JESUS em si mesmo
    não é essa divindade.


    Betho escreveu:Se a tradução estiver correta, e assim é o mais lógico, foi o Espírito de Deus que retirou-se de Jesus na cruz,
    fazendo o sentir abandonado, porque uma vez vindo no batismo das águas, retirou-se no batismo da morte.

    Talvez isto seja um mistério ou uma conjectura mal formada.

    E qual seria a tradução que diz isso ?


    Betho escreveu:Em resumo, no passado era um só Deus, não três (Daí, dizer que assumo que a essência de Deus variou,
    não convêm para quem está estudando a questão) com a encarnação da Palavra, é fato que a Palavra Glorificada,
    o Jesus ressurgido, não se "integra", "retorna" ao seio do Pai como no início, pode ser que no final de tudo, sim?

    E se no passado era um só DEUS,, como agora podem ser 3 deuses para fazer esse mesmo SÓ UM DEUS ?

    Betho escreveu:(Não tenho palavras melhores agora e não encontrei isto na Bíblia); pois temos dois santuários, dois tronos, etc,
    e por fim, é explicito a submissão da Palavra Encarnada Glorificada a Deus.

    Que submissão é essa que você está a falar ?

    DEUS falou e depois as suas palavras tiveram de se submeter a si mesmo ?

    Betho escreveu:Olhei os posts aqui desse tópico e os argumentos deles, talvez seja mais fácil para um sem denominação
    aceita-los do que para outros.

    É indiferente irmão Betho, com ou sem denominação a trindade cega qualquer um, para não falar que
    a maioria das denominações seguem o mesmo engano e ninguém o admite.



    Betho

    Li as definições diversas vezes, mas não entendi, em qual sistema doutrinário estou indo?

    Você queria saber qual o sistema doutrinário que está indo, agora já sabe, e também já sabe que 
    terá sempre alguém a lhe mostrar os entendimentos errados acerca desse sistema.



    .
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Qua 17 Jun 2015, 20:38

    A paz do Senhor Jesus!

    Minha esposa retornou e está em casa com nossos filhos, agora meu tempo diminuiu muiittoo...Compreensão em especial do Valdomiro, a quem estou respondendo.

    Valdomiro,

    Essa não é a questão, bom amigo Stanley, apenas procurei ser abrangente o tanto quanto possível

    Irmão, acontece que sua abrangência é muito exclusiva ao que você crê. O que quero dizer com isso é que responder sendo coerente com o problema apresentado não é o que está acontecendo, esta sua abrangência na verdade não passa de uma resposta que “satisfaz”, a você, se você respeitasse o problema proposto, eu não iria dizer que você de certa forma desvia o foco.

    Uma coisa que você podia fazer para evitar isso é focar mais os argumentos e menos a pessoa!

    Ao contrário, quanto a sua pessoa, excepcional irmão, é mesmo uma pena você ter sido engodado e convencido ao ponto de abandonar a verdade de Deus e defender uma proposta que restringe o inexplicável amor e misericórdia de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Mas Deus sabe o que faz.

    Teológica? Se os próprios teólogos chegam a um beco sem saída chamado “mistério” todas as vezes que tentam manter a trindade

    Você às vezes é muito injusto no que diz. E por perceber que tem equilíbrio, não creio que você seja injusto, mas faz isso sem perceber. O mistério o qual os teólogos admitem irmão, no fundo você sabe qual, está relacionado à grandeza de Deus em Sua essência. Agora se você acredita que a Bíblia é suficiente pra que o homem conheça a Deus na Sua essência, a modo de não haver mistérios além de nossa compreensão sobre ELE, ok. Mais uma vez posso te afirmar que no grupo dos mais sensatos, humildes e sinceros sobre tal opinião não te inclui porque você não esta pensando desta forma.

    prefiro trazer um verso onde a trindade não se sustenta: João 17.3: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Esse a contraria!

    Eu só posso dizer que você baixa o nível conosco supondo colocar a doutrina da trindade abaixo com um único verso, argumentos semelhantes ao do irmão Tzaruch agora.
    Homens que dedicaram anos em estudos pra fazer um estudo sistemático da doutrina e você vem com uma dessa?! Você sabe como é um estudo sistemático, logo não é no mínimo desrespeitoso dizer assim?

    Digo que é montagem, não querendo dizer que eles tiveram má intenção

    Uma montagem não pode ser com boas intenções irmão.

    mas que eles tiveram intenção de convencer seus leitores.

    Não existe isso. Você precisa mostrar que as citações e fontes escritas são falsas pra cogitar isso. Não se utiliza de fontes verdadeiras sobre um assunto para sustentar o mesmo assunto ou tema. Pra isso você precisa provar que as fontes anteriores já eram falsas, você não consegue fazer isso.

    Se você leu meu debate com o Marcos Lopes, notou que não há outra conclusão possível. Alguns argumentos são partes podadas de um contexto que não diz exatamente o que eles quiseram dar a entender.

    Eu já mostrei que você fez isso com o texto do Tertuliano, o qual o Gustavo postou na íntegra. O que está prevalecendo aqui? O que você quer sustentar irmão? Por isso vi claramente que a realidade destes debates é o que o Marcos disse e o Jefté observou e ratificou.

    Veja lá! Se não conseguir achar me diga que eu trago exemplos para cá!

    Você já trouxe muitos irmão, todavia a mudança contextual é sua, não nossa. Eu não sou de dar crédito a diplomas acima de pessoas, realmente não faço isso. Mas no seu caso, você quer que venhamos a excluir o contexto, a teologia, as conclusões dos homens da teologia do mais alto nível de reconhecimento que conhecemos na história da igreja, acreditando que todos estavam errados e você certo, que de certa forma aconteceu na igreja uma conspiração para sustentar a doutrina da trindade? Não dá né Valdomiro.

    Você acredite ou não, se me mostrasse alguma coisa razoável, digo razoável como o primeiro argumento que me trouxe para este debate, de que até Niceia não havia relatos de trindade pelos pais, eu abri um parênteses, mas verifiquei e foi até muito bom, ao contrário reforçou minhas convicções sobre a trindade, porque a trindade e divindade de Cristo foi trabalhada e apresentada pelos pais da igreja com toda certeza pelo que já pesquisei e verifiquei.

    Jefté concordou com o Marcos porque quer manter um verso dentro da Bíblia que não tem apoio em pesquisa séria. Aos que descobriram o problema a saída é chamar de “liberais”. Isso acontece muito em religião.

    Não. O Jefté concordou porque ambos concordam, aí é aceitável. Agora já que você diz pesquisa séria, cita então o nome de quem é mais sério que os chamados reformadores dentre eles nomes dos quais eu já citei. Só pra constar com diz o Norberto.

    Prezado Stanley, é esse tipo de presunção que me faz escrever mais que o necessário. Houve postagem tuas que realmente nem li. E acho que você poderia dizer que “venho me esquivando” se você viesse me perguntando recorrentemente.

    Perguntei recorrentemente. A primeira, ai você disse que estava sem tempo, eu disse tudo bem, mas quando lhe cobrei sobre os temas lá no tópico onisciência de Jesus, você até comentou sobre o fato de Jesus saber os pensamentos das pessoas, uma resposta pra mim sem nexo ao proposto, mas pra você respondeu, todavia sobre esta questão da ressurreição da filha de Jairo em que destaquei você não respondeu. Lá mesmo na continuidade do debate, no resumo que fiz destaquei mais uma vez sobre esta questão, e você não respondeu, até chegar até aqui.
    Se você lê um e pula outros o problema não está em mim irmão. Certo?

    Mas, faça-me um favor! Qualquer colocação tua que você acha imprescindível uma resposta minha me avise.
    Foi o que fiz no meu post anterior, só que pela quarta vez.

    Mostrei que há uma dependência de Jesus para a realização do milagre. A frase final do meu argumento que você trouxe é: “Se ele não precisasse do Pai para o milagre não haveria motivos para orar. ” Jesus diz: “eu sei que sempre me ouves, MAS eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste”. Jesus deixa claro que essa declaração audível tinha um propósito e que essa não era a sua única súplica ao Pai. “EU SEI QUE SEMPRE ME OUVES” disse ele.
    O fato de Jesus não ter expresso verbalmente ou “audivelmente” as súplicas ao Pai em outros relatos não quer dizer que ele não esteja sob a dependência do Pai. E eu já mostrei isso aqui e repito:

    Mais uma vez percebemos a falta de consistência nos argumentos unitaristas.
    Primeiro, Jesus diz que falou com o Pai em oração pra ressuscitar Lázaro em resposta conforme o que está escrito, “por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste” este ponto de Jesus ser enviado pelo Pai, é ponto pacífico entre unitarismo e trindade, agora o que não é de jeito nenhum é o fato do unitarista (Valdomiro) afirmar que Jesus precisava orar ao Pai pra fazer porque era dependente do Pai do contrário não podia fazer. Ora, podemos observar que o Valdomiro está recuando no que disse, ele havia concordado de que Jesus precisava orar para tal feito assim como foi nos outros casos de homens que fizeram tal milagre na bíblia, não fizeram sem recorrer em oração ao Pai. Veja o que o Valdomiro disse:

    Irmão, você diz isso porque não está juntando as informações que estou te passando. Ele havia dito que iria ressuscitar Lázaro, mas não o fez sem antes pedir ao Pai.

    Não perca o fim do relato por causa do começo dele. Jesus disse que iria ressuscitar, mas recorreu ao Pai para que isso acontecesse. Se ele não precisasse do Pai para o milagre não haveria motivos para orar.
    É fácil observar ao ler duas partes dos relatos do Valdomiro, em que ele estava de acordo que pra tal milagre (o maior de todos) Jesus precisaria recorrer a Deus pra fazer.
    O que percebemos aqui é que o Valdomiro modifica a ótica de sua própria réplica vejam o que ele diz agora:
    O fato de Jesus não ter expresso verbalmente ou “audivelmente” as súplicas ao Pai em outros relatos não quer dizer que ele não esteja sob a dependência do Pai.

    Não mesmo irmão? Quer dizer que Jesus diz que faz a oração pra mostrar pra multidão que o Pai o enviou, exatamente excluindo assim a dependência, assim como mostrou fazer sem recorrer ao Pai em outros casos e você quer dizer que Jesus está sob a dependência do Pai pra fazer? E ao avaliarmos os versos que você expõe em seguida pra supostamente sustentar isso, percebemos que o que lhe falta mesmo é interpretá-los melhor no contexto, pois Jesus ressuscita mortos sem recorrer a Deus Pai, MUITO diferente de todos outros que vemos fazer tais milagres na Bíblia. Veja os versos do Valdomiro para possibilitar sustentação aos seus argumentos:

    Jo 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
    Vamos avaliar o capítulo 5, o contexto do capítulo, coisa que nosso irmão Valdomiro e demais unitaristas não gostam muito de fazer:

    Jesus cura o homem paralítico de igual modo que só pertence a Deus, conforme relato de curar pecados em outro evangelho, mas aqui podemos observar que a dedução não é dos fariseus, e sim uma observação do próprio escritor:
    Logo depois que Jesus diz isso:

    17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
    A observação:
    18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

    Agora observem como o verso isolado do Valdomiro (30) traz uma compreensão conveniente com o que quer acreditar os unitaristas, pois se fosse como ele (Valdomiro) quer dizer, na parte onde se diz que Jesus não pode fazer nada Dele mesmo fazer se torna altamente contraditório com:

    21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

    23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

    Avaliando o que Jesus diz, se torna altamente contraditório com a proposta do Valdomiro, então como entender?
    A resposta está neste verso:
    27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
    E este:
    31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

    Alguns outros versos citados pelo irmão Valdomiro, não altera em nada quanto à trindade, pois Jesus Cristo na trindade é o enviado de Deus, a diferença está que afirmamos que Deus veio em carne.
    Outro verso que o Valdomiro destacou:

    Jo 10:25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
    É muito interessante que os unitaristas SEMPRE precisam modificar o que está escrito pra “sustentar” a doutrina, já nós defensores da trindade, NUNCA utilizamos de tal argumento. Ao contrário sempre apontamos o contexto e que o isolar versos no unitarismo é que contraria o ensinamento bíblico.
    Exemplo: Versos como este no mesmo capítulo de João 10,

    30 Eu e o Pai somos um.

    ratifica claramente as muitas outras inferências, afirmações de Jesus e práticas em que além Dele se declarar igual ao Pai, com inferências e palavras, realizou feitos e recebeu títulos que só pertencem a Deus.

    Se você não vê dependência de Jesus nesses versos para as coisas que faz, e que você classificaria como tendo que ser o próprio Deus para poder fazer, então, eu não sei como a Bíblia pode te convencer.

    Não há dependência. O que existe é uma coordenação onde em respeito a Deus se tornar carne, Ele como homem se apresenta em uma forma verdadeiramente de homem, humana, por isso o que na verdade é uma ordem na trindade para cumprimento dos propósitos divinos pra você é uma dependência em que Deus Pai está em uma posição apenas de caráter simbólico, ou seja, pra você aquele que está realmente fazendo TUDO, criando, dando vida, salvando, libertando etc e etc não passa de uma ferramenta nas mãos de Deus, se olharmos pra esta realidade, a doutrina do unicismo é muito mais coerente que o unitarismo, onde eles qualificam Jesus como o único Deus, porque admitem que Ele é quem tudo faz e fez na verdade, já o unitarista enxerga Jesus como se fosse um mero instrumento de Deus pra fazer TODAS as coisas.

    De qualquer forma, se alguém não expressar audivelmente uma oração for significar que o tal faz as coisas independentemente de alguma fonte de poder, então, leia Mc 6:13 “E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.” Aqui está dito que os discípulos “os curavam”, expulsavam demônios e etc. Ai não está dito nada, mas por causa de outros textos sabemos que o fizeram na autoridade que lhes foi dada,

    Não irmão Valdomiro, é porque você cria coisas onde não existe mesmo.
    Facilmente lendo o contexto percebemos de onde veio a autoridade, o que você não encontra, é eles fazendo sem mostrar reverência, sem que se possa deduzir de alguma maneira que fizeram espontaneamente, não há textos na bíblia pra inferir isso em relação a ninguém se não no caso de Jesus.   Veja o contexto simples:
    7 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos;

    Eu já disse muito antes que todo lugar que você vai, não dá base pro unitarismo, o verso que explica derruba novamente a doutrina unitarista, quem deu poder aos doze conforme o texto?

    Não adianta eleger ressurreição como um “super” milagre porque Jesus disse que os discípulos fariam obras maiores. Isso não torna os discípulos Deus, assim como as obras de Jesus não o torna Deus, porque todos dependem de Deus para realização das obras.

    Ai é que está. Fique a vontade em me dizer que alguém faz obras no sentido de sinais maiores que alimentar 5 mil homens (fora mulheres e crianças) com 5 pães e dois peixinhos e ressuscitar mortos? Restaurar a orelha cortada de alguém com apenas um toque? Como sinal feito por si só, onde os textos dizem que a virtude, o poder veio Dele mesmo, Ele o fez, não há nas escrituras sinais maiores.

    Mas ao que parece você não compreende muito bem quando Jesus disse que fariam obras maiores, o que não tem nada a ver com a obra pessoal de alguém.

    No fim o que eu percebo sobre Jesus ressuscitar pessoas sem orar ao Pai pra fazer, não passou de mais um de seus argumentos que não condiz como base e fundamento para o unitarismo, e que no fim você nem mesmo foi fiel ao que admitiu, que Jesus precisa orar para fazer tal milagre. Coisa que vemos não ser verdade.

    De tudo que você escreveu sobre Apocalipse, o que eu queria saber é apenas isso:

    Além da expressão “TODO-PODEROSO” que se aplica em toda Bíblia apenas a um, e este é o Pai em todos os textos ou contextos.

    Gostaria agora que você me respondesse referente às três partes apresentadas, Deus Pai não se apresenta ali como uma das partes com tal diferença, veja:

    João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
    5 E da parte de Jesus Cristo,


    Deus Pai está sendo apresentado no texto por aquele que é, e que era, e que há de vir, e no verso 8 temos tal descrição ao todo poderoso como Pai do modo que você disse, todavia temos também a descrição Alpha e Ômega o que é, e que era, e que há de vir também é Jesus.

    Irmão Valdomiro, gostaria que você me explicasse, de que maneira no unitarismo o que é, e que era e que há de vir e também Alpha e Ômega podem ser Jesus e Deus Pai ao mesmo tempo, sendo que na trindade é normal por ser a mesma pessoa?

    Caro Stanley, Jesus é o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo. João disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O cordeiro é a oferta pelo pecado a Deus, não o próprio Deus. Percebe? Simples assim! A fé é que Jesus é o cordeiro providenciado por Deus. É por intermédio dele que aprouve a Deus salvar o mundo.

    Tá certo Valdomiro, mas temos fé em quem? Temos fé em quem como nosso salvador, aquele que morreu em nosso lugar, desde os tempos do A.T. como fica isso? Em Adão? Em Moisés? Em Davi? Ou em Jesus?

    Graça e paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Qua 17 Jun 2015, 21:12

    .
    Resposta à Mensagem Nº145

    Olá Stanley

    Stanley escreveu:Tzaruch--
    Stanley,, você só sabe debater com alguns do fórum é ?



    Stanley
    Estes últimos dias, até me sobrou mais tempo, pois minha esposa e filhos viajaram
    porque ela tem uma pós graduação e foi pra mãe dela.

    Stanley, não misture a pergunta com a sua vida pessoal, a sua família não entra no debate..


    Nem precisa vir dar esse tipo de  explicações.

    Stanley escreveu:Na verdade desde o fim de semana pra cá, o meu tempo por causa do trabalho reduziu muito.

    Estou tirando um tempinho no dia pra responder o Valdomiro e olha lá....

    Não ter tempo é um assunto, ou então debater só sobre alguns assuntos por falta de tempo
    também se entende, agora você só ter tempo para o Valdomiro e olhe lá ?

    Respondeu na Msn Nº145, e desde a Msn Nº79 você não "conseguiu"
    tempo para responder 
    a 3 ou 4 mensagens do Tzaruch ?


    Mas teve tempo de ir "provocar" e mandar umas piadas impróprias acerca do Tzaruch
    em outros tópicos
    como de seguida vai ficar mostrado que tem vindo a fazer.

    Que não precisava, mas o fez.


    Stanley escreveu:E me perdoe a sinceridade da minha opinião, mas ao menos neste tema trindade, tem sido mais
    interessante manter o debate com o Valdomiro,

    Pois, isso que agora diz, é a resposta à seguinte pergunta que foi feita.

    ((Stanley,, você só sabe debater com alguns do fórum é ?))

    E para você é interessante porque só sabe debater com alguns certos assuntos,,, nada mais.

    Stanley escreveu:porque ele além de muito sereno, mantém um nível de respeito de surtir exemplo pra nós.

    Quando você fala do exemplo do Valdomiro, terminou mal a frase,,, não é para "nós", mas sim 
    um exemplo que VOCÊ DEVERIA SEGUIR.


    Não tente colocar o seu nível de respeito e erros nos outros.


    Stanley escreveu:Já você Tzaruch, precisa mudar um pouco a sua forma de insistir e expor certas opiniões. 

    Àh é ?,,,, então depois compare o exemplo que dá, com aquilo que vai ficar de seguida,
    e sobre o qual você deverá pensar em mudar a forma de expor estas opiniões, para ver
    se consegue manter o nível de respeito que tanto admira no Valdomiro mas não imita. 



    Re: -[vote na enquete]- Entre as Escrituras e Revelação de alguém você aceita qual?

    por Stanley K em Sab 30 Maio 2015,

    Tzaruch
    Ainda que você não tenha como apontar quem é, com certeza terá como mostrar onde essa opinião
    e posição está escrita, acerca de qual é a concepção dos Apóstolos
    .

    Marcelo Almoedo
    Para você ou quaisquer pessoas compreender como os quatro evangelhos enxergava Jesus dentro
    de seus escritos, antes de tudo você tem que lê cada historia.

    [......]


    Stanley
    Jesus Tzaruch, receio que você diga que o Almoedo esteja errado neste ponto.

           Aqui o Almoedo deu uma aulinha, quem diria?

    .
    .
    O Marcelo até errou na resposta, qual foi então a sua ideia de entrar no assunto
    para elevar um e rebaixar o outro, sem sequer ter motivos para isso ? 


    O Valdomiro faz estas coisas ?



    Re: A divindade de Cristo é suficiente para suportar as bases trinitárias

    por Stanley K em Sab 30 Maio 2015

    Se abrirmos um tópico perguntando assim:

    Quem é que traz as maiores respostas do fórum?


    Seria uma coisa inédita todos aqui no fórum concordariam que é você Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Icon_biggrin .


    Estou lhe dizendo isso irmão, porque geralmente é complicado para o leitor ler coisa demais,
    detalhe demais igual você escreve. Mas ok, é o seu jeito de participar.

    ...
    Percebam o quanto o Tazruch é inconsistente, ele responde por responder,
    desse jeito eu paro irmão, não dá.
    .
    Mais uma vez vem fazer duas observações, onde a primeira não tem como o provar,
    e a segunda além de não ter como provar, aplica-se perfeitamente a você.

    Entretanto da primeira poderá ver nos seguintes links mensagem com muito maior
    conteúdo do que aquelas que o Tzaruch escreve.

    http://www.forumevangelho.com.br/t831p405-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#16822
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p405-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#16831
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p420-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#16871
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p435-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#16917
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p435-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17011
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p435-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17016



    Esta é do Valdomiro "em outros tempos", e com certeza é uma das maiores resposta escritas, ele e outros ganhariam sobre quem
    trás as maiores respostas do fórum.


    http://www.forumevangelho.com.br/t831p435-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17445
    E continua.....
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p450-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17446
    E continua.....
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p450-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17447
    E continua.....
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p450-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17448
    E continua.....
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p450-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17449
    E continua.....
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p450-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17450
    E continua.....
    http://www.forumevangelho.com.br/t831p450-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#17451

    7 mensagens seguidas em resposta, e qual delas a maior, não leve a mal Valdomiro, mas foi só para mostrar ao Stanley que
    o Tzaruch não seria vencedor desse tópico sobre quem dá as maiores respostas.




    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    por Stanley K em Seg 01 Jun 2015,

    Irmãos, o Tzaruch está a fazer igualzinho o Marcelo Almoedo disse em outro tópico,
    ele responde por responder, praticamente apenas pra contrariar.


    Observerm:

    Piedade = DEVOÇÃO, VONTADE DE DIMINUIR OU SE SOLIDARIZAR COM O SOFRIMENTO ALHEIO, COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA.

    Como o Tzaruch conseguiu cogitar que a palavra piedade pode em alguma hipótese favorece-lo?!
    .
    Uma vez mais a sua provação sem motivos nem provas, e ainda a se dirigir aos leitores, como se a procurar
    alguém que concorde com você
    , novamente são coisas que o Valdomiro ainda não fez
    .




    Re: -[vote na enquete]- Entre as Escrituras e Revelação de alguém você aceita qual?

    por Stanley K em Ter 02 Jun 2015,

    É muito complicado responder ao Tzaruch, pois as respostas dele não condizem
    em nada com uma refutação.


    Acompanhando o debate, percebi alguns pontos importantes citados pelo Almoedo.

    Um deles foi:.......

    Muito bem observado pelo Marcelo, pois não compreender como é a trindade não nos leva ao direito de negá-la. São coisas muito diferentes.

    Ah Tzaruch, não precisa se incomodar em responder não ok! É só uma observação.
    .
    De novo vem dizer coisas que não tem como provar, e acaba por vir mostrar que afinal,
    é você que vem responder por responder
    , fazendo observações desnecessárias.


    Até hoje ainda não mostrou uma resposta que não condiz com uma refutação.


    Re: Jesus é Deus ou Apenas um Deus?

    por Stanley K em Qui 04 Jun 2015,

    Todavia você está a concordar que o que está escrito tem premissas que levam a trindade (teoricamente falando).

    Está "espremendo" o Tzaruch, e ele já não sabe mais como fazer pra não assumir
    que está perdendo o rumo.
    .
    Você precisava mesmo de fazer esse tipo de comentários ?,, ou acaso eles são verdade ?

    Você não aprendeu isso com exemplos do Valdomiro pois não ?


    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    por Stanley K em Sex 05 Jun 2015,

    Você Norberto, dando apoio a este tipo de argumento do Tzaruch.
     
    Que isso, por um acaso nós da trindade dizemos que há dois Deuses? Dois pais? Então porque utilizar um argumento
    como se servisse pra quem crê na trindade quando na verdade não serve?



    Agora o problema dos dois Senhores continua pra vocês, ali está escrito que só há um Senhor.
    .
    Chamou de "tipo de argumento do Tzaruch" em forma de desconsideração ao texto apresentado,
    mas nem soube responder à Msn em questão.




    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    por Stanley K em Sex 05 Jun 2015, 13:41

    Então você não entendeu o que eu contestei Norberto.

    Repito, o Tzaruch responde por responder, e você foi na dele. Porque ele cita o verso destacando que só existe um só Deus o Pai como se nós da trindade não crêssemos assim? Em outro tópico eu já venho dizendo que ele escreve e escreve e não tem objetividade. Ele questiona algo que na trindade dá no mesmo a propaganda.
    .
    Novamente os seus comentários sem NEXO, ou qualquer tipo de prova do que diz,
    ainda não deu nenhuma prova de respostas por responder
    .




    Re: Jesus é Deus ou Apenas um Deus?

    por Stanley K Ontem à(s) 02:21


    No fim o Tzaruch foi vítima das próprias palavras nas "mãos" do Marcelo.
    .
    ,, "vítima" ????,,,  existe vítimas no fórum ???


    Qual o motivo ou necessidade deste comentário irmão Stanley ???

    Aconteceu que foi você que acabou por ser a verdadeira vítima do Marcelo.

    Resumindo, é mesmo você que precisa de rever a sua forma de expor certas ideias próprias,
    esse comentários impróprios que tem feito não são exemplo para ninguém.



    Stanley escreveu:Ex: Você a todo momento escreve um verso onde diz "o Pai é um" "o Pai é um" e acha que já definiu o debate,
    .
    O Tzaruch não escreveu o verso,, apenas o CITOU....

    Em todo o caso, esse verso define a VERDADE, e você só NEGANDO essas palavras consegue continuar
    a falar sobre um tri-deus que só existe nesse dogma que tomou conta de você.
     



    Stanley escreveu:ainda desconsiderando a importância de admitir que nós da trindade também dizemos que o Pai é um,
    e na mesma perspectiva quando está escrito que há um só Deus, pra nós também há um só Deus e não três Deuses.

    E qual é a perspectiva que vocês na trindade usam para esquecer que o PAI é ESSE ÚNICO DEUS ?

    Stanley escreveu:Todavia não estou evitando debater contigo, eu até quero responder alguma coisa, mas como me falta tempo por agora,
    eu prefiro manter com o Valdomiro e quando me sobrar tempo fica a dica pra ti.

    Desde que não seja ir responder em algum tópico com comentários desnecessários como tem feito, até pode tentar
    responder alguma coisa.


    Entretanto, a sua preferência mostra que só sabe debater com alguns, não desfazendo do Valdomiro claro.

    Depois quando lhe sobrar tempo para o Tzaruch, irá ver o que significa "ser espremido até perder o rumo".


    Stanley escreveu:Vamos trabalhar o problema da trindade (pra você) respeitando como ela é, pois uma crítica que desconfigure
    a doutrina por versos
    que no fim dá no mesmo pra nós se torna cansativo e chato o debate.
    .
    O que existe para respeitar no problema trindade Stanley ????

    Se considera a apresentação de versos que negam essa doutrina uma opinião, você precisa de rever o seu conceito
    de opinião, ou talvez precise de rever a sua doutrina da trindade que é SEM FUNDAMENTO ALGUM, pois é a própria
    PALAVRA que nos seus versos desconfigura tal doutrina e a NEGA.



    .
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Qua 17 Jun 2015, 21:44

    Norberto a paz do Senhor Jesus!


    Primeiramente, não utilize do termo "falácia" a quem quer que seja e/ou a qualquer argumento que seja, pois ninguém aqui é dono da verdade, só Deus.

    Sim irmão, a verdade pertence a Deus. Mas você levantar observação do termo falácia, tão usado em debates no intuito de expressar um engano pra calar o adversário, todavia de forma infundada, tal observação partindo de você como administrador, eu posso entender como uma norma e respeitar, contudo esse termo não é repudiado em debates como se fosse uma ofensa Norberto. Pra mim é o mesmo que disse ao Tzaruch que na minha opinião é prolixo, não é ofensivo. Se como uma norma for ofensivo aqui eu paro de utilizar, pois você não foi o primeiro com que usei tal termo aqui no site.

    Ainda sobre sua mensagem 152, eu havia perguntado por qual razão os pais da igreja não utilizava esse trecho das Escrituras (João 1.1), nem mesmo em Niceia (Concílio) como base para se firmar entendimento de quem é Jesus, já que João 1.1, segundo você, é um dos pontos positivos mais fortes em relação à Trindade.

    Em resposta, você me apresenta o link, que não respondeu, pelo menos a mim.
    Na verdade eu já imaginava que você não aceitaria, mas eu disse que seria pra constar.

    O estudo apresentado não responde que, de fato, João 1.1 foi utilizado para mostrar com clareza a deidade de Jesus no Concílio de Nicéia.

    Na verdade minha resposta não foi quanto ao Concílio de Niceia, mas sim do inicio de sua contestação, veja:

    "Na sua opinião, por qual razão os pais da igreja não utilizava esse versículo bíblico"

    Se pra você não serviu o link, seria preciso então mostrar que há citações falsas quanto às referências, mostrando que as citações feitas ali com as fontes citadas não existem nos escritos dos quais foram utilizados como fonte.

    Eu até iria destacar vários trechos do artigo que você indicou, mas não vale a pena.
    Se considerarmos o que você disse que eu citei ai acima, acredito ser interessante sim, pois o link tem várias citações dos pais sobre o verso.

    A título de amostra, veja como o autor do estudo enxerga Trindade nos seguintes termos de Irineu:

    Norberto, isso não vem ao caso, está exposto objetivamente o que foi dito por ti "que não houve por parte dos pais".

    Lembre-se, Stanley K, que você afirmou: “João 1.1 é um dos pontos positivos mais fortes em relação à Trindade”.

    Exatamente, eu reafirmo, por isso digo que foi até bom sua contestação, pois depois dela ficou claro que tem fundamento forte sim, desde os chamados pais da igreja.

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Qua 17 Jun 2015, 22:12

    Tzaruch, a paz do Senhor Jesus!

    Li sua postagem de n 195 e fiquei com uma leve impressão de que você de alguma maneira se ofendeu com a minha opinião sobre a sua forma de debater e outras mais com inferência a você.

    Irmão, meu sincero pedido de perdão pela possível falha minha, na verdade nem de longe minha intenção foi te colocar sob inferioridade de alguém independente da minha opinião, ao contrário, mesmo se na minha humilde opinião o Norberto, o Valdomiro, Jefté ou outro tem uma característica subjetiva de debater que me agrada mais que a sua, isso não quer dizer que eu esteja lhe ignorando, gostaria que acreditasse de verdade que o meu tempo às vezes se reduz de maneira significativa a ponto de ter sequência de dias que não consigo nem mesmo tirar um tempo pra ler as postagens em geral do site.

    Sobre você pensar que mesmo sem tempo fui lá ler o seu debate com o Almoedo e fazer comentários, pode se atentar que foi observações muito isoladas, como que uma aspas, um parenteses.

    Só lhe peço que compreenda igual sobre o Norberto, respondi alguns dos comentários dele, todavia por ser de conteúdo muito pequeno, não gostaria de lhe responder ignorando praticamente tudo que você escreveu, por isso digo que precisava de mais tempo pra responder.

    Espero que compreenda, e me perdoe por ter causado uma suposta impressão de te tratar de forma diferente, pra mim independente de debatermos aqui, nós todos, somos todos iguais, o problema dos debates às vezes, é que realmente vez ou outra não conseguimos nos expressar da maneira que deveria para todos entenderem o que gostaríamos de transmitir, e de fato no geral isso é normal, sempre digo que 10 pessoas leem um livro de 100 páginas, e temos 8 ou 9 narrativas diferentes sobre o livro do que o autor propôs ao escrever. É preciso sermos compreensíveis também neste sentido.

    Graça e paz!

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 13 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 11:18