F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sex 26 Jun 2015, 11:28

    Vamos Stanley, um pouco do mais do mesmo...


    Eu disse:

    O que o restante altera no que estamos discutindo Stanley?

    O Stanley respondeu:

    Tudo. Isto aqui é teologia irmão, não se trata de resolver com um único verso.


    Tudo??? Que teologia poderosa hein! Mas percebo que para você é tudo mesmo, deixou de ser um Único Deus verdadeiro, Fulano. E passou a ser, um único Deus verdadeiro, Fulano, Beltrano e Ciclano.

    Deus no A.T. se comunica com os homens apenas pela palavra (Jesus). Ele escolhe alguns poucos para que por meio da ação do E.S. estes homens inspirados por ELE escrevam Sua palavra em forma de diretrizes e leis para o povo que ELE escolhe pra se manifestar. O povo como já previsto por Ele não cumpre suas diretrizes, no geral desobedecem gravemente. Nos é revelado que por isso o homem não pode se salvar, não há chances, o homem está inclinado a pecar, a fazer o mal. Deus no cumprimento de TODO o seu propósito se manifesta em carne, como homem aqui na terra, se faz servo no papel e cumprimento de Seu propósito de derramar seu próprio sangue em resgate de muitos, aqueles que conforme está escrito através deste sacrifício de Jesus Cristo alcançaram o direito de se tornarem filhos e logo herdeiros DELE, não herdeiros de uma criatura, mas herdeiros de Deus para em Cristo estarmos também em unidade com ELE e vivermos também como Ele eternamente. Isto ocorre quando o eleito crê genuinamente em Cristo como seu Senhor e Salvador e no propósito divino é assim que alcançamos o direito de receber imediatamente o E.S. que é a outra parte que nos garante estar em Cristo, pois Ele também é Deus. Cristo não está mais aqui, já voltou para seio do Pai, logo como então poderíamos estar Nele, em unidade?!

    2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
    Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
    E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
    E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
    Atos 19:2-6


    36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

    Este processo é importantíssimo e Paulo neste episódio já havia compreendido este processo salvífico, onde a todos que receberem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador crendo Nele, recebem de imediato o E.S., este é o selo conquistado, e nesta unidade que estamos em Cristo Jesus, e a todos quanto selados estão salvos.

    Este processo Stanley, não pode gerar o resultado que você quer que gere, senão ele estará gerando o resultado que Jesus quer que não gere, entende? O resultado final do processo deverá levar ao entendimento de que existe só um Deus, o Pai. Se não for este o resultado, o processo é falso, pois foi para este resultado que Jesus orou condicionando a vida eterna. É tipo a prova real na matemática, sabe? Implante ai fórmula que você desejar, se no final as contas forem: 1Deus = 1 personagem, o Pai. Pronto, as contas bateram, e o professor Jesus te dará a nota 10.

    Eu disse:

    O Pai e o Filho devem ser conhecidos, mas segundo o Filho, só o Pai deve ser conhecido como o único Deus verdadeiro.

    Ai o Stanley retruca:

    Então irmão Clayton, você tem certeza do que significa este conhecer biblicamente? Tem? O Valdomiro tem? Este conhecer é ter intimidade meu irmão, é estar ligado intimamente, insisto que estão a ver navios com o unitarismo neste verso. Esta de conhecer o Pai como único Deus verdadeiro não são meras palavras a ponto de eu dizer: Reconheço o Deus de Abraão, de Isaque, e de Jacó como o único Deus verdadeiro, se você pensa ser isso o conhecer, sinto muito, por isso digo o problema é teológico, e não de um verso só.
    Percebe então o verso completo na trindade?

    3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


    27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mateus 11

    Dois problemas gravíssimos aqui irmão: 1 - o conhecer e 2 - estar em Jesus Cristo pra se salvar e assim no Pai que quer dizer ter o E.S. habitando em nós. Percebeu isso ou não irmão?? Não crer na trindade desmorona esta providência divina irmão. Percebeu?


    Só vejo aqui um problema gravíssimo, aliás, um problema e três pessoas, a trindade. Vou resumir mais ou menos o que você sugere:

    Jesus sabe que Ele é parte de uma trindade, ai ele se põe a orar sabedor de que sua oração será registrada para as nações futuras, na cabeça dele passa o seguinte: ok, vou orar neste momento usando palavras que certamente levarão ao entendimento de que só a primeira pessoa da trindade é o único Deus, só que Depois, meus discípulos me conhecendo melhor, tcharam!!! eles saberão que eu sou o único Deus também, e depois, tcharam!!! Perceberão que não parou por aí, existe um terceiro! Stanley, poupe-nos.
    Não faça as palavras de Jesus sem sentido amigo.

    Quando você ignora as palavras de Jesus que dizem que só o Pai é Deus, e conduz o assunto para o lado de "oras, será que vocês Unitaristas conhecem realmente ao Pai e ao Filho? Você me faz lembrar um ilusionista. O ilusionista pra ter sucesso no seu truque, ele precisa desviar a atenção da plateia para longe da realidade. Você está procedendo assim amigo, a realidade para Jesus é: "só existe um Deus, o Pai." Você ignora esta sentença de Jesus, que é a realidade, e desvia a atenção da platéia para: "será que eles realmente conhecem ao Pai ao Filho e ao Espírito?" Para  quem sabe, eles não vejam a realidade.

    Meu amigo, se o conhecimento de Jesus me levar a entender que a oração que ele fez estava errada, primeiro eu vou ter que entender, que não conheço a Jesus coisíssima nenhuma. Pense nisto.

    Eu disse:

    Sei que é duro admitir amigo, mas quando você apoia a trindade, você ignora a quantidade de personagens que Jesus quer que você conheça como o único Deus verdadeiro, ele orou pra você conhecer só o Pai como Deus verdadeiro, e não ao Pai, ao Filho e ao ES, e acrescentando mais, você não está acrescentando pessoas, mas Deuses. Não se trata de um espantalho, pois vc está sim pregando o politeísmo, você só fala que não está.

    Querem ver o Stanley desviar:

    Leia lá meu irmão, ninguém conhece (intimamente) o Pai, senão o Filho.




    Eu disse:

    Para Jesus, o Deus verdadeiro é só o Pai.


    Aí o Stanley ia começar a concordar:

    O Deus verdadeiro é o Pai, ok.  Opa, opa, opa, não está ok. Corrija-se pela décima terceira vez (rsrs) conserte seu teclado ai amigo, pois parece que as teclas S e Ó não estão funcionando bem e você sempre quando as digita, elas não saem. Vou colocar aqui pois o meu teclado está bom: Para Jesus, o Deus verdadeiro é SÓ o Pai. Vou te dar uma dica, da próxima vez quando for escrever esta frase, copia daqui e cola, ok?

    Concordo, eu descordo quando você exclui o Filho e o E.S. que são da mesma essência e estão no Pai. Por isso fazendo parte desta essência, logo também são Deus, isso não quer dizer mais dois Deuses, parece que é neste ponto (**) que você por não entender (eu também não) quer inferir politeísmo. Sempre admiti que isso (**) não se entende racionalmente falando.



    Eu não excluo porque quero, eu excluo porque Jesus se excluiu ao Dizer: Conheçam a TI só (PAI) como o único Deus verdadeiro. Jesus se exclui de ser único Deus verdadeiro, não foi eu que o-excluí.

    Na analogia, Jesus pergunta:

    eu seria irresponsável desta forma e oraria desta forma se isso não fosse a verdade?

    E ai, seguindo o raciocínio do Gilcimar, Stanley indaga:

    Ora Clayton, é o Filho do homem orando ao Pai. Como você queria que Ele dissesse?


    Eu queria que Ele dissesse a verdade. Pra mim ele disse, pra você não.


    A analogia continua:

    Percebe Gilcimar que eu condicionei a vida eterna a este exato entendimento???

    A trindade, que possui os direitos autorais de interpretação das escrituras, responde:

    Na trindade este entendimento está claro, conhecer o filho é conhecer o Pai, porque Ele e o Pai são um. São iguais.

    Pra trindade está claro o que ela criou para crer, pra Jesus outro entendimento é claro, pois ao dizer "eu e o Pai somos um" e ainda assim Dizer "conheçam só o Pai como o único Deus verdadeiro" mostra que ele pode ser um com o único Deus verdadeiro sem ser o próprio e único Deus verdadeiro, seremos também um com Eles amigo, sem sê-los.


    Stanley, percebo que agora pouco há pra se extrair deste debate, você continuará com a lógica da sua teologia que diz:

    Jesus o Filho do Homem, diz que só o Pai é Deus, mas espera que o conheçamos também, mais o ES, para ai sim sermos revelados, sobrenaturalmente é claro, mesmo que contrariando suas palavras, que não só o Pai é o único Deus. Ele ora por uma coisa, esperando por outra. Ora que você conheça só um, desejando que o resultado seja três. Estranho isso né? Ilógico? Mas pra que lógica né Stanley, temos a trindade.




    Uma última pergunta Stanley:


    Você oraria para que eu conhecesse somente o Pai, e mais ninguém como o único Deus?

    Pois é, Jesus orou.


    Graça e paz.

    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 757
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Sex 26 Jun 2015, 12:15

    A paz do Senhor Jesus!

    Irmão Tzaruch, com todo respeito, não dá pra responder seus questionamentos. Eles estão sem vínculo quanto ao que eu escrevi. Irei apenas comentar alguns pontos pra mostrar isso. Não pra você, já sei que não irá aceitar, mas para algum leitor.

    Para não falar que em nenhum texto o Espírito Santo é chamado de um "deus".

    Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
    Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
    Atos 5:3,4

    Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
    Salmos 139:7,8

    Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.1 Corintios 2:10

    Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
    Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
    Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras.
    Hebreus 3:7-9

    Então DEUS é UMA CRIATURA que você ADORA.

    Jesus Cristo foi adorado Tzaruch, não tem pra onde fugir disso. Deus na forma humana é diferente de dizer que Ele é uma criatura. Sabemos que somos uma criatura porque além de nascermos de acordo com todas as determinações de Deus, o que chamamos de "natural" a narrativa bíblica deixa claro que com Jesus foi diferente.

    Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.”Mateus 14.33

    “E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.” Mateus 28.9

    6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1
    Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.Mateus 2.11

    Então o homem disse: "Senhor, eu creio". E o adorou.
    João 9:38

    28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! João 20

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Sex 26 Jun 2015, 12:26

    A paz do Senhor Jesus!

    Betho,

    Há várias luzes

    Existe uma única luz verdadeira, Jesus Cristo. Se ele é a luz verdadeira, como pode haver uma outra verdadeira? Sabemos que não há duas verdades.

    6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
    7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
    8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
    9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

    João 1

    Existe a luz do Sol, das estrelas etc, mas a luz verdadeira é só uma.

    Graça e paz!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Betho Sex 26 Jun 2015, 13:41

    Olá,
    .
    A Luz, a Verdadeira, este termo, está com artigo neutro, salvo engano, teria que olhar em 1 João 5:20 esta situação.
    .
    Sabemos que Jesus é a luz do mundo, a Verdadeira. O que significa mundo? Não sei, não pesquisei. Pode-se concluir daí que sendo Deus Luz, Jesus é Deus? Não sei. A Luz, a Verdadeira, é referente a Palavra, ora a Palavra estava em Deus, que é Luz, e a Palavra era Deus, era Luz, saindo de Deus e encarnada em Jesus, ela, a Palavra perde sua qualidade de Luz? Acredito que não, mas dai concluir que é Deus, é preciso o irmão explicar melhor, porque isto sinceramente ainda não enxerguei, ou talvez estou fazendo confusão.


    Atenção aos tempos verbais:

    Nele estava a Vida, e a Vida era a luz dos homens. João 1:4

    Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5

    Já vimos que a Vida Eterna que está em Deus, foi manifestada no Filho, tendo Ele Vida em Si, por vontade de Deus.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 26 Jun 2015, 13:46

    Betho, Paz!

    Para você adicionar às tuas pesquisas:

    Lc. 2. 27 Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
    28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
    29 Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
    30 porque os meus olhos já viram a tua salvação,
    31 a qual preparaste diante de todos os povos:
    32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.


    Veja também
    Jo. 1.4 Jo 1:4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
    Jo 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
    Jo 9:5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
    Jo 12:46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.


    Analise o caso de Paulo:
    At. 13.46 Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.
    47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.


    A fonte dessas luzes:
    Tg 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

    O verso relacionado a "luz".
    Ap 21:23 A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.



    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Betho Sex 26 Jun 2015, 14:30

    Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

    Então podemos concluir que a Palavra encarnada antes da glorificação, antes de ressurgir, possuía a Vida, esta Vida é a Luz, a Verdadeira. Ele mesmo, Jesus, disse, Eu sou ... a Vida.

    Valdomiro, com mais tempo, penso que iria descobrir os argumentos do seu post, Mensagem nº305, por isso, falei em cautela. O Contexto deve ser respeitado.

    Lendo Tiago 1:17, a oração o "Pai das luzes" e que a Vida Eterna, caracterizada por ser manifestada em Jesus, sendo esta Vida a Luz, enquanto estivesse no mundo, isto reafirmado (a manifestação da Vida 1 João 1:2) por ser a vontade do Pai, passo a compreender que a parte final de 1 João 5:20 "Vida Eterna" refere-se obviamente ao Pai.
    .

    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Sex 26 Jun 2015, 16:33

    A paz do Senhor Jesus!

    Ratificando, Jesus é a luz!

    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
    Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.(na luz)
    João 3:19-21


    O Valdomiro faz confusão em pensar que Jesus é apenas luz do mundo. No mundo os que estão Nele, os eleitos também se tornam luz:

    Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
    Mateus 5:14


    Graça e paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 26 Jun 2015, 17:11

    Stanley, Paz!

    Eu não confundi nada,(rsrs) nem mesmo opinei. Apenas citei os versos. Se você acha que eu fiz confusão é porque simplesmente você mesmo deduziu nos versos que leu.

    Valdomiro.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Sex 26 Jun 2015, 17:31

    Valdomiro a paz do Senhor!

    Você tem razão irmão.
    Eu só achei que os seus destaques inferiram assim, como Jesus sendo luz por ser enviado de Deus,(exclusivamente).
    E eu já expus os versos em que afirmam que Ele é a luz e a luz verdadeira.

    Graça e paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Sex 26 Jun 2015, 17:56

    .
    Resposta à Mensagem Nº297


    Olá Betho.

    Betho escreveu:Concluí que a Verdade é ......... Que o Espírito de Verdade guia a toda Verdade. .....Deus é único e Verdadeiro.
    Que a Palavra é a Verdade. ........, plena de Verdade. Que este corpo possuía a Verdade........ A Palavra é a Verdade. ............

    Já descobri que a Palavra, a Verdadeira, ........ Que a Palavra é a Verdade q.............

    Então tenho duas alternativas:

    1) Deus continua .........

    2) Em algum momento possa Deus, .........

    Portanto, resultará em novas pesquisas, não sendo possível responder sua pergunta agora.

    Na verdade é sim possível responder à pergunta que foi feita, mas para isso você terá de aceitar a verdade,
    em vez de fazer conclusões e ficar a pensar nas descobertas que fez, além de que a pergunta feita já está
    a dar somente duas alternativas.

    Fica então uns versos, e no fim a pergunta, se ainda assim você não tiver como responder, é porque a verdade

    que é apresentada você não quer crer, e que irá continuar a pesquisar, descobrindo "novas coisas" e fazendo
    outras conclusões diferentes da verdade que está a ler.


    Louvai ao Deus dos deuses;
    porque a sua benignidade dura para sempre.

    Salmos 136:2


    E Jesus respondeu-lhe:
    O primeiro de todos os mandamentos é:
    Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

    Marcos 12:29

    Um só Deus e Pai de todos,
    o qual é sobre todos,
    e por todos e em todos vós.

    Efésios 4:6

    Todavia para nós há um só Deus, o Pai,
    de quem é tudo e para quem nós vivemos;
    e um só Senhor, Jesus Cristo,
    pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

    1 Coríntios 8:6

    E a vida eterna é esta:
    que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro,
    e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    João 17:3


    Para que concordes, a uma boca,
    glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Romanos 15:6

    Disse-lhe Jesus: Não me detenhas,
    porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos,
    e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai,
    meu Deus e vosso Deus.

    João 20:17

    A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus,
    e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus,
    e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu,
    do meu Deus, e também o meu novo nome.

    Apocalipse 3:12


    O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
    que é eternamente bendito, sabe que não minto.

    2 Coríntios 11:31


    Então para você é um só DEUS, ou são 3 deuses para fazer um ÚNICO DEUS VERDADEIRO ?

    Lembre-se Betho, se alguma das sua pesquisas ou conclusões disser que são 3 deuses, 
    estará claro a todos que NEGOU a verdade escrita nesses textos e outros.



    Agora é com você, é a VERDADE que é UM SÓ DEUS, ou as interpretações erradas dos homens 
    que dizem ser 3 deuses para fazer um ÚNICO DEUS VERDADEIRO.


    Porque não terá como dizer serem 3 deuses sem jogar esses versículos NO LIXO.

    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 26 Jun 2015, 18:09

    Infelizmente os argumentos dos Unitaristas se resumem a nomenclaturas e titulos atribuídos pois a condição do Filho não parece ser resultado daquilo que concluem dos textos...

    Felipenses 2:6 explodiu com todo o castelo que construíram....

    Pois se Jesus segundo eles tem tudo aquilo que qualquer outro ser precisa ter para ser servo de Pai pois só passou a ser depois de um processo....

    Não deveria ser natural?

    Tentam resolver isso pegando textos do Apocalipse de um Jesus ainda servo e sujeito como se foi sempre assim ou como se ele tivesse voltado a ser o que era antes....

    Seria impossível Jesus ter tido todas essas atitudes antes sem ser servo...

    Todo servo tem forma de servo mesmo que nem todos que tem forma de servo é servo...

    Logo como vão defender um servo que não tinha forma de servo?

    Impossível...

    Pior ainda é tentar explicar um servo que teve que se esvaziar só para ter uma forma de servo daquele que já deveria ser por natureza ter essa forma...

    Todos os seres diante de Deus que não é igual a Ele na posição tem forma de servo porque é servo...

    Mas se acham complexo explicar Deus em três pessoas muito mais complexo talvez seja explicar as situações acima..

    Abraços..!!!
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Sex 26 Jun 2015, 18:29

    .
    Stanley K,

    Quanto eu perguntei a você o seguinte:

    O problema é que para você Deus tem que morrer. É isso?

    você respondeu:

    Stanley K, na M291 escreveu:Conforme a Bíblia sim. Mas não é um problema e sim uma solução grandiosa, magnífica, do contrário TODOS se perderiam.

    E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
    Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
    Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
    Hebreus 9:15-17


    A não ser que você diga que não é de Deus os testamentos?!

    Então vamos ver o que temos.

    Quem é o testador? O Pai.

    Quem é o mediador?

    Hb 12.24: "e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

    Não dá para perceber que Deus elegeu um mediador para o novo testamento? E que foi esse mediador que morreu?

    Por que tenho que ter em mente que Deus Pai que morreu? Só porque o texto de Hebreus diz que "um testamento tem força onde houve morte"?

    De fato houve a morte, mas do mediador, seu Filho Jesus Cristo, que morreu em nosso lugar, pois Deus não pode morrer.

    "Exorto-te, perante Deus," 1Tm 6.13 (...) "o único que possui imortalidade," 1Tm 6.16



    Em determinado momento quando eu disse que você foi injusto e omitiu parte do texto bíblico, fazendo, na minha opinião, a mesma coisa que você acusou o Clayton Lima de ter feito, acho que te tirei do foco da minha resposta e, ao invés de você comentar a minha resposta, foi comentar o que você tinha respondido ao Clayton Lima. Então devo repetir aqui, mas sem fazer a menção do diálogo entre você e o Clayton Lima, pois senão você não vai focar nos seus argumentos e nos meus.

    Vamos lá.

    Você havia escrito na sua mensagem 245:

    Stanley K, na M245 escreveu:Sobre a lógica que disse ao Clayton estava relacionada a conhecer Deus Pai literalmente. Me referia a isso fugir a lógica da realidade. Pra nós da trindade, Jesus elevou-se aos céus, todavia nos deixou o E.S., que também é Deus. A nosso realidade é está, estamos em Jesus quando o E.S. habita em nós, e estamos também em Deus quando o E.S. habita em nós, e assim estamos em unidade com o Pai e seremos salvos.

    No unitarismo o texto perde totalmente esta "lógica" no sentido literal, "conheçam a Ti só como único Deus verdadeiro" no unitarismo isto é conhecer a Deus Pai. Nas prerrogativas unitaristas isso não faz sentido, pois o Pai não veio em carne, e nem é o E.S.

    Observe que você não menciona o texto completo. Você citou só "o Pai como único Deus verdadeiro", mas Jesus continua no mesmo verso: "e a Jesus Cristo a quem enviaste".

    Então, Stanley K a sua afirmação que "No unitarismo o texto perde totalmente esta "lógica" no sentido literal, "conheçam a Ti só como único Deus verdadeiro" no unitarismo isto é conhecer a Deus Pai" não tem sentido, pois nós não deixamos de conhecer, TAMBÉM, a Jesus Cristo que é o caminho, a verdade e a vida.

    Nos passou esse seu entendimento porque comeu parte do texto que diz "e a Jesus Cristo a quem enviaste".



    Gilcimar,

    Gilcimar, na M311 escreveu:Pior ainda é tentar explicar um servo que teve que se esvaziar só para ter uma forma de servo daquele que já deveria ser por natureza ter essa forma...

    Já foi respondido isso, mas considerando que pelo menos para mim fica chato ler toda vez esses chavões, deixando a entender aos demais que nada foi respondido sobre, decidi por recapitular o assunto mas de uma forma diferente. Não será hoje. No entanto será de uma forma que simplificará as coisas para todos, inclusive aos leitores, e trará um benefício: você não precisará ficar repetindo como se fosse um problema para o Unitarismo e que não foi dada resposta. Peço que aguarde.
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 26 Jun 2015, 18:59

    Noberto..

    Quando foi respondido?

    Pois responder todo mundo responde aqui....

    Trazer uma  resposta que justifique  a afirmação ou a forma como pensam é outra coisa...

    Vocês pregam que Jesus nem sempre foi Senhor e nem sempre foi Servo mas sempre teve um Senhor?

    Por favor amigo  isso é muito ilógico...

    Todo mundo sabe que o conceito de Senhor para funcionar na prática  depende do conceito de Servo pois ambas se  dependem  quando se aplica a dois seres pessoais....

    O conceito de Servo por natureza faz parte  de muitos outros  conceitos( Empregado, funcionário, serviçal , adorador,  subordinado e por aí vai)...

    Não podem empobrecer esses  conceitos tirando deles  um conceito que faz parte deles....

    Não podem pregar de  alguém que sempre foi adorador,  subordinado,  Teve um Deus, Teve um Senhor  antes de ser servo se tudo isso citado e listado  é atitudes próprias  e inegáveis de Servo....

    Como ter atitudes próprias de servo e não ser servo?

    É como  eu tendo   coisas próprias de homem mas fosse mulher...

    Se defenderem essa possibilidade acima logo os homossexuais masculinos podem defender que são mulheres  e ninguém poderia usar as coisas próprias de homem  deles para provar que não são o que afirma ser....

    Eu sempre  disse que para definirmos quem é Jesus tinhamos que ir mais além  mas vocês ficam agarrados em suas declarações sobre o Pai como se fosse suficientes...

    Assim aquelas atitudes de Jesus citadas por você para confirmar aquilo que entendem de suas declarações  não  são coisas próprias de sua natureza inferior  ao Pai segundo vocês  mas produto de um esvaziamento de si mesmo...

    Eu sempre disse que quero entender o Unitarismo mas  vocês julgam que  quero  fundamentar o trinitarianismo...

    Vocês já mostraram para mim  muito argumento estranho no trinitarianismo e eu aceitei e até em algum momento os apoiei   quando refutavam eles   no debate com uma outra pessoa...

    Mas o que adianta o  pensamento Trinitariano ser um "horror" se o outro que tem propaganda de ser ideal é complexo também?

    Como disse o Gleison: "É trocar seis  por meia duzia  onde é meia duzia é pior..."

    Neste caso fico com seis por me trazer menos problemas.....

    Enquanto me julgar um apaixonado  pelo trinitarianismo  vão errar comigo ...


    Mesmo que o trinitariano fosse aquilo tudo que vocês acreditam  eu não teria opção  e nada melhor no lugar....

    Tudo por causa dessas situações que postei...

    Tem outros detalhes  ainda mas  esse só já é um problema mesmo que pensem que não...

    Vão dizer que deram respostas  mas se eu mexer com elas  talvez possa surgir mais coisas complexas e depois vão dizer que nego até a lei da gravidade  porque vou continuar negando aquilo que  não é claro mas quando for claro aceitarei assim como aceitei muitas  coisas...

    Só não pode  me julgar que nunca vou aceitar pois eu julgaria que julgam assim por não ter capacidade de continuar explicando...

    Abraços..!!!

    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Betho Sex 26 Jun 2015, 19:12

    Tzaruch, quem quer ensinar, deve ser apto para ser ensinado, pois a unção, sobre todos os que creem em Jesus, está sendo.
    .
    O irmão depois de ter desprezado uma definição simples, a da Palavra encarnada, não investigando a questão, volta de novo criticando a busca pela Verdade, discretamente respondi o seu texto desprezador anterior, mas o irmão não está na busca da Verdade, toda palavra de Deus é a Verdade.

    Quanto a sua nova mensagem nº 310, ela é como um baú, do qual se tira coisas novas e velhas, limpai-vos das velhas.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sex 26 Jun 2015, 19:33

    Gilcimar, vamos conversar amigo, do seu Jeito....

    Quem sabe o Pai deixe de ser o único Deus verdadeiro, e a oração de Jesus perca a validade...

    Vou trazer a frase que acredito resumir seu entendimento quanto a atitude unitarista perante aos textos bíblicos:


    Eu sempre disse que para definirmos quem é Jesus tinhamos que ir mais além mas vocês ficam agarrados em suas declarações sobre o Pai como se fosse suficientes...


    Gilcimar, o que eu destaquei talvez indique o entrave que há de entendimento entre os debates travados neste assunto, trinitarismo vs unitarismo. Lhe explico porquê:

    Unitaristas partem para o debate com algo em mente, e o que isto vem a ser: "O único Deus é o Pai". Sendo que, em nome disto, Unitaristas levantam um "escudo" para defender esta afirmação, o foco é a defesa desta declaração que está de diversas maneiras explícita nas escrituras. Sendo assim, não há, digo pelo que observo, a motivação de "definir Jesus", e sim de impedir que a definição seja: "Jesus é o único Deus", assim colocamos muitos esforços em desqualificar a definição trinitarista, e bem pouco em defini-lo. (Isto falo observando os debates)




    Assim aquelas atitudes de Jesus citadas por você para confirmar aquilo que entendem de suas declarações não são coisas próprias de sua natureza inferior ao Pai segundo vocês mas produto de um esvaziamento de si mesmo...


    Ainda que você tenha razão, não seria admissível e assimilável a concepção de que Jesus é o único Deus, simples e justamente pelas declarações que ele faz, mesmo que sua condição atual seja fruto do esvaziamento, suas declarações são verdadeiras, e não poderia ser diferente, poderíamos questionar um comportamento ou outro por parte de Jesus tendo em conta seu esvaziamento, mas não podemos e nem devemos dizer que por conta deste esvaziamento, quando Jesus diz, há 1, signifique, há 3, esvaziamento não pode ser justificativa para uma mentira.



    Comente e continuamos.



    Graça e paz.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Betho Sex 26 Jun 2015, 19:34

    De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Filipenses 2:5,6

    Porque em forma de Deus? Não vou de pronto estudar a palavra "forma" no grego, nem o uso dela, vou partir da leitura simples em portugues:

    a) ser em forma de Deus, não significa necessariamente ser igual a Deus, porém, Deus tem a forma de Deus!

    b) A usurpação só ocorre quando você realmente e de fato, não tem o direito!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 26 Jun 2015, 19:52

    Clayton escreveu:Unitaristas partem para o debate com algo em mente, e o que isto vem a ser: "O único Deus é o Pai". Sendo que, em nome disto, Unitaristas levantam um "escudo" para defender esta afirmação, o foco é a defesa desta declaração que está de diversas maneiras explícita nas escrituras. Sendo assim, não há, digo pelo que observo, a motivação de "definir Jesus", e sim de impedir que a definição seja: "Jesus é o único Deus", assim colocamos muitos esforços em desqualificar a definição trinitarista, e bem pouco em defini-lo. (Isto falo observando os debates)


    Querido , talvez você esteja  discutindo só as declarações  dos Trinitarianos  e as dos Unitaristas sobre a expressão " O Pai é o Único Deus"  mas os outros Unitaristas usam essa expressão  para definir Cristo por isso trago também este foco...

    Por isso fui além  das declarações , agora se as atitudes de subordinação de Jesus  não fossem reflexos da sua natureza  de "NÃO -SER-DEUS"  isso traria  ao Unitarismo   graves problemas...

    Pois Jesus falaria que o Pai é o Unico Deus  mas isso não provaria que ele teria uma natureza inferior a Ele ...

    Porque todos que tem natureza  inferior ao Pai só podem lhe ser servos  por natureza e ninguém precisaria  ficar se esvaziando de si para atingir  essa condição...

    Viu   que situação?

    Abraços..!!!!

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 21 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 12 maio 2024, 15:54