Valdomiro a paz do Senhor Jesus!
Você citou:
Sobre João 14.1 tua fuga foi: Eu disse:
Há distinção de personalidades na trindade irmão. (Risos)
Além de isso não responder absolutamente nada da questão pois você ainda não provou que isso é verdade (por enquanto é só alegação tua), será que devemos, então, entender que essa distinção faz com que apenas um deva ser reconhecido como o Verdadeiro Deus pelo outro?
Jo. 14.1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. Então, segundo Jo. 14.1, quem deve ser crido como Deus?
Irmão Valdomiro, o que não consigo entender bem nestes seus argumentos é que você direciona os problemas pra mim, quando na verdade não há problema algum na trindade no verso.
Se na trindade temos duas personalidades divinas e em igualdade, quando se diz creia em Deus e creia também em mim, dá na mesma. Em um ou em outro é crer em Deus.
Mas e no unitarismo? Você não vê o problema? Vamos comentar:
Você precisa ter duas crenças e duas fé. Percebeu?
Na continuidade do capítulo, percebemos que na verdade cremos no Filho, (e isso é em Deus) é Nele que estaremos.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Esta pergunta de Tomé e a de Felipe, me impele a repetir que João 14 definitivamente é uma péssima ideia pra ti. Aqui fica extremamente difícil contestar a divindade de Cristo.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?A resposta de Jesus fecha tudo.
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.Tomé pergunta no sentido de mostrar que estava perdidinho. Tipo Senhor você diz que está a ir a algum lugar, nós não sabemos como é isso, e como podemos saber o caminho pra te acompanhar e encontrar a Deus nos céus??
Jesus não diz apenas que é o caminho, mas diz também que é a verdade e a vida, e que ninguém vem (não diz vai) junto com Ele à Deus senão por Ele (estando Nele).
Veja o que vem depois:
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Quando Jesus diz se me conhecer o que Ele quer dizer? Isso significa o da fé, o eleito Nele (em Cristo) nascido de novo no Espírito (isso é espiritual). Ele continua também conhecereis (futuramente no reino dos céus) a meu Pai. Esta indicação de futuro é que estive questionando quanto à João 17:3, não há como acontecer isso agora. Mas veja o que Jesus continua a dizer: Já desde agora o conheceis e o tendes visto.
Ora, por que Jesus diz isso? Nos leva a entender que não há diferença em conhecer Jesus e conhecer o Pai. E por que?! Só pode ser por ser o mesmo, a mesma essência.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.Pra ratificar a divindade de Cristo, observe que se Deus Pai estivesse separado do Filho, no mínimo Jesus diria que Ele os levaria ao Pai. Porque poderíamos supor separá-los mas dizer que Jesus é o único caminho para o Pai, vocês dizem isso. Mas não é o que Jesus responde, veja:
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; [b]e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Ao contrário Jesus chega ser irônico com Filipe, "como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"
Não tem como conciliar as afirmações de Jesus supondo que estejam separados, no sentido de o Pai ser um e o Filho ser outro (separadamente). Isso nos leva a crer que apesar de três pessoas, a uniformidade dos três formam o único Deus.
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Resolvi comentar o 10 também porque sei que é bem provável dizer que pulei este por causa da parte B.
Jesus diz que está no Pai, e que o Pai está Nele. Se só o Pai é Deus, não bastava dizer que Ele está no Pai?! Mas não, Jesus diz que o Pai está Nele também.
"As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras."
Você critica muito eu dizer coordenação, mas eu já disse que é apenas uma palavrinha que encontrei pra ao menos tentar descrever isso, pois assim vejo na Bíblia. A Obra começa em Deus e termina Nele, Pai, Filho e E.S. .
2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
1 Pedro 1:2
Graça e paz!