Estamos caminhando...
Graça e paz.
Gilcimar escreveu:Quero saber qual é a consequência de pensar como vocês com relação aquilo que as escrituras falam da relação Servo X Senhor no relacionamento do Pai com Filho...
Norberto escreveu:.
Notamos aqui a defesa de que:
Jesus era Deus, que se tornou servo. A partir daí, apos sua ressurreição e já à destra de Deus, continua servo, pois no livro de Apocalipse Jesus declarar possuir um Deus acima dele.
Notamos mais, a afirmação de que se alguém é sujeito a Deus Pai, este sujeito se torna um servo, pois sujeição leva a serventia. Será?
A título de ilustração somente e não de ensinamento gostaria de fazer uma simples analogia.
Numa família, o pai (vamos chamá-lo de Abraão) e o filho (vamos chamá-lo de Isaque, numa relação por mais íntima que seja de pai para filho e de filho para pai, o bom senso nos leva a entender que não temos como rejeitar que todo filho é sujeito ao pai por natureza.
Pois bem, Abrão possui seus empregados (servos) pois trabalham para ele, serve a ele.
Seu filho Isaque, parte da família, como já relatado, é sujeito ao pai, mas não pode ser considerado como servo.
A não ser é claro, que em determinado momento e propósito, Abraão, seu pai, lhe dê uma missão que é estar juntos com seus empregados, assumindo a forma de servo, em atendimento aquilo que o seu pai lhe condicionou a fazer.
Nota-se nesse exemplo dado que:
Nem todo sujeito é servo.
Mas que todo servo é sujeito.
Espero ter contribuído em algo.
http://www.forumevangelho.com.br/t1867p165-filho-unigenito-de-deus-jesus-e-uma-criacao-de-deus#84787
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Clayton Lima escreveu:
Norberto, entao poderiamos entender Filipenses da seguinte forma:
Filipenses 2
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus (filho de Deus, sujeito por ser filho, mas nao servo), não teve por usurpação ser igual a Deus (igual ao Pai),
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo (ainda sujeito, agora tambem por tornar-se servo), fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Pra mim faz muito sentido Norberto.
Graca e Paz.
Valdomiro escreveu:Clayton, Paz!
Para mim também! E essa é apenas uma das linhas em que se pode entender o texto, sem anular o que Jesus disse acerca do Pai ser o único e Verdadeiro Deus.
A explicação além de fazer sentido é infinitamente mais simples do que transformar Deus em três personalidades diferentes e ainda assim ser considerado o mesmo Deus.
Fico feliz em ver que com as propostas, biblicamente fundamentadas, do unitarismo (verdadeiro monoteísmo) nada do que Jesus disse com relação a Deus, seu Pai, precisa ser anulado, ajustado ou temporalizado.
Paz!
Norberto escreveu:.
Clayton Lima,
Quando escrevi a analogia, nem tinha me atentado se poderia ou não ser adequado ao texto de Filipenses 2 citado por ti.
Ficou perfeito!
E continuando mais um pouco a analogia que fiz:
Quando o Isaque a pedido de seu pai Abraão apareceu diante dos servos, foi de grande estranheza destes.
Alguns passaram a questionar o Isaque:
-- Sabemos que você Isaque é filho do nosso senhor e respeitado Abraão. O que fazes aqui no meio de nós, dentre os servos do seu pai? Isso é de se estranhar. É de se estranhar ainda mais o fato de estarmos percebendo que você, filho do nosso senhor, está de certo modo nos servindo, além de submeter ao seu pai. Explique-nos. O que está ocorrendo?
De imediato Isaque se explica:
-- não vim aqui, dentre vocês, para ser servido, mas para servir, e para dar a minha vida em resgate de muitos.
Isaque continua com seu pronunciamento:
-- De certo, da parte de vocês, é de estranhar servir aos que já são servos do meu pai. No entanto, percebestes bem que estou submisso ao meu pai, pois eu, que fui enviado, não é maior que meu pai, quem me enviou.
E todos entenderam o plano daquele que era seu senhor.
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Gleison Elias escreveu:--
Ue
Mas essa é justamente a ideia do unitarismo não-preexistencialista....
Que se resume em
Jesus sendo Filho de Deus não se aproveitou disso muito pelo contrário viveu como Filho do Homem, sendo obediente até a morte.
Mas o não-preexistencialista usa como analogia o primeiro Adão, que era figura de Cristo mas viveu de forma contrária, querendo se aproveitar de sua imagem e mais que isso ser como Deus.
.Clayton Lima escreveu:Entao o Norberto encontrou a analogia perfeita, agrada aos unitaristas gregos e troianos...
Graca e paz.
Gilcimar você aceitou na veia jugular de cada cristão, porque esta é uma pergunta muito complicada. Muitos cristãos, inclusive os unitarianos têm intrigado com isso por muitos anos, por isso é bastante normal que se esforce e se enrole todo para entender qual a relação entre Deus e Jesus funciona.Quem era Jesus antes de ser o Cristo e ele tinha outra condição de filho associada a essa condição antes da condição de ser o Cristo?
Stanley K escreveu:Uma das passagens prediletas dos adeptos da dupla predestinação calvinista, é também uma das minhas prediletas. Eles (calvinistas) só esquecem de observar que a passagem diz que a eleição é em Cristo Jesus.
Está escrito antes da fundação do mundo, que tempo é este senão a eternidade?!
Logo pra mim está claro a eternidade do nosso Salvador, Deus Jesus. Amém!
Tzaruch. No Grande Livro em lugar nenhum do Novo testamento registra Jesus dizendo as palavras precisas: "Eu sou Deus." porém, Isso não significa que Ele não proclame que Ele é Deus .Tome como exemplo as palavras de Jesus em João 10:30: "Eu e o Pai somos umE então o que você vai tentar dizer ?,,,, que JESUS é DEUS ?