Passagens que esclarecem a salvação pela graça no AT.
"Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado"
(Lucas 18:10-14).
Esta passagem ocorreu antes da morte e ressurreição de Cristo, por isso envolve claramente uma pessoa que não tem conhecimento da mensagem do evangelho como articulada hoje no Novo Testamento.
Na declaração: "Deus, sê propício a mim, o pecador!" o cobrador de impostos reconhece o pecado e sabe que somente a misericórdia pode salva-lo. Reconhecemos também a fé em Deus.
Então Jesus afirma: " este desceu justificado para sua casa"
Justificado, o termo exato usado por Paulo para descrever a posição do santo no Novo Testamento.
Será que havia a compreensão de um Messias que estava por vir? Sim, pelo texto acima pode ter sido um ensino comum.
"Eu sei que vem o Messias {que se chama o Cristo}; quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas"
João 4:25
Claramente, a mulher samaritana sabia da vinda do Messias.
Outros versículos:
“E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça”
Gênesis 15:6
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Joel 2:32
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho”
Hebreus 11:1-2
"o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo"
Atos 14:16
LS Chafer, escreve: "Há duas maneiras pelas quais uma pessoa pode ser salva? Em resposta a esta pergunta pode-se afirmar que a salvação de qualquer criatura é sempre a obra de Deus em favor do homem e nunca uma obra do homem em nome de Deus. . . . Há, portanto, apenas uma maneira de ser salvo e isso é pelo poder de Deus tornado possível pelo sacrifício de Cristo. "
Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
João 1:17
Realmente aqueles que querem tomar este versículo de forma literal, fiquem avisados de devem tomar os outros deste mesmo capítulo da mesma forma.
Vejam o que diz os versículos anteriores.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia.
Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça.
Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
João 1:14-17
Considerando o texto entendemos:
- Jesus não veio trazer graça e verdade, Ele é a graça e a verdade;
- Jesus existia antes, então a graça também; ( desde tempos eternos )
- Pela encarnação de Jesus, veio a plenitude da graça, não a graça passou a existir a partir dai, por isso diz graça sobre graça.
Deus não muda verdade, a verdade sempre existiu. Mesmo que se refira a salvação, há somente um meio de salvação, pela graça.
O próprio texto esclarece: a plenitude da graça apareceu na pessoa de Jesus. Versículo 16.
Um texto fora do contexto é pretexto!
Se uma parte lhes é literal, a outra também. Se uma não o é, assim também outra.
Graça existia mesmo antes da criação:
que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
2 Timóteo 1:9
Este versículo não deixa dúvidas sobre a graça existir antes, e no antigo Testamento. Porém podemos ir além...
Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Romanos 5:20
Além das passagens que já citei acima, e que são ignoradas...
"Eu sei que vem o Messias {que se chama o Cristo}; quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas"
João 4:25
Claramente, a mulher samaritana sabia da vinda do Messias.
Outros versículos:
“E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça”
Gênesis 15:6
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Joel 2:32
Foram salvos, pela graça no antigo Testamento!
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho”
Hebreus 11:1-2
"o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo"
Atos 14:16
Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada achou graça no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel.
De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.
Jeremias 31:2,3
Consideremos também.
Antes da lei ser dada a Moisés, podiam matar? Podiam mentir, adulterar etc...?
Se não, então existia lei antes de Moisés, assim como existe graça antes da vinda de Jesus.
João 1.17 nos diz isto.