Continuação da Resposta à Mensagem Nº284
Olá Pires.
Agora é a parte da gramática, e você não é o
único que erra, outras pessoas já cometeram o mesmo erro.
Primeiro ficam 3 links, quem sabe você precise de confirmar
e ir verificar se realmente é assim o Português que fala.
https://gramaticaonline.com.br/lingua_no_dia_dia/a-con-juncao-se-condicional-ou-causal/
https://www.todamateria.com.br/conjuncoes-subordinativas/
https://www.infoescola.com/portugues/funcoes-do-se/
https://www.todamateria.com.br/conjuncoes-subordinativas/
Conjunções Subordinativas
As conjunções subordinativas são os termos que ligam duas orações sintaticamente dependentes.
É o contexto da frase o que determina o tipo de relação estabelecida pela conjunção.
As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos.
As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais,
comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
O "SE" é uma conjunção subordinada,, que pode ser CONDICIONAL ou CAUSAL ETC,
e claro que condição e causa são duas coisas diferentes.
E o erro é quando alguém TROCA aquilo que é CAUSA com aquilo que é condição,
e ai inverte a relação de contexto e faz a frase dizer o que não está lá escrito,
que foi o seu caso quando leu o texto de Romanos.
__Pires__
O autor diz se, e isso está longe de ser afirmação.
De fato o SE não é uma afirmação, mas também não é uma NEGAÇÃO,
e no caso em questão o "SE" é uma causa para o que Abraão pode
ou não pode fazer pelo que antes tinha feito.
https://gramaticaonline.com.br/lingua_no_dia_dia/a-con-juncao-se-condicional-ou-causal/– "Se" será conjunção causal quando, obviamente, indicar causa,
podendo ser substituída por outra conjunção (ou locução conjuntiva) causal.
Eis algumas delas: porque, porquanto, já que, visto que, como (só no início de frase), uma vez que.
Veja este exemplo:
– Se suas riquezas foram a causa de sua perdição, seria melhor que as não houvesse conseguido.
Essa frase equivale às seguintes:
– Já que suas riquezas foram a causa de sua perdição, seria melhor que as não houvesse conseguido.
– Uma vez que suas riquezas foram a causa de sua perdição, seria melhor que as não houvesse conseguido.
– Seria melhor que não houvesse conseguido suas riquezas porque elas foram a causa de sua perdição.
No caso do verso de Romanos o "SE" indica uma causa para Abraão
não poder se gloriar diante de DEUS,, e isso acontece porque Abrão
praticou um obra.
Se alguém trocar a conjunção condicional "SE" por outra, a frase irá manter
o mesmo sentido,, porque existe mais de uma conjunção que diz o mesmo.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
-Romanos 4:1-2 ACF-
Este é o verso em questão, de seguida vão ficar repetições mas com
com o uso de outra conjunção, e poderá ver que o sentido se mantém.
Exemplos.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, porquanto Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, como Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, uma vez que Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, visto que Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, já que Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Como pode confirmar, o sentido da frase não é alterado, e a conjunção
é CAUSAL porque indica a causa de Abraão não poder se gloriar diante DEUS.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado
o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
-Romanos 4:4 ACF-
E a causa foi ter praticado uma obra, dai que não pode se gloriar
diante DEUS,, pois isso lhe foi imputado SEGUNDO a DÍVIDA.
Assim, o seu erro foi ter pensado que a conjunção subordinada era CONDICIONAL...
Quando a conjunção subordinada é condicional ela exprime CONDIÇÃO,
hipótese, o que não acontece em Romanos.
E a causa é o que faz parte do contexto do verso em questão
como ficou acima mostrado.
Confira mais uns exemplos da gramática.
-
https://www.infoescola.com/portugues/funcoes-do-se/
Como CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA, o “SE” pode ser:
a) CausalPode ser substituída pelas construções ‘já que’, ‘visto que’ e ‘por que’. É utilizada na oração subordinada para indicar a causa da oração principal.Exemplo:
- Se você não chegou, tivemos que improvisar um apresentador.
b) CondicionalIndica uma condição para a oração principal.Exemplo:
- Se você não chegar cedo, teremos que improvisar um apresentador.
Nesses dois exemplos acima pode ver em como a causa é facilmente distinguida da condição.E assim se entende, porque, se Abraão foi justificado pelas obras,ele pode se gloriar, mas não pode se gloriar diante de DEUS.E a dita causa de Abraão não poder se gloriar diante de DEUS é porquepelas obras o galardão é imputado segundo a DÍVIDA.Por isso Pires, confira a sua gramática, e entenda que nem sempreo que não é afirmação terá que ser condição. Pires escreveu:Outra coisa precisa ser observada :
Se Abraão foi justificado pelas obras, tem do que se
gloriar, mas não diante de Deus.
Está claro que as obras que Abraão pudesse
ter, não serviriam para nada diante de Deus
ou seja, não serviriam para justifica-lo.
Pois, só que você começou a falar das obras de Abraão e nem sequerfoi ver de quais obras exatamente se está a debater.E nem percebeu que por essas obras é que o "SE" era de causa e não de condição.Mas foi bom, pelo menos percebeu que as obrasde Abraão não serviram para o justificar....E também vai perceber que não tem mais nenhuma outra obra de Abraão quese esteja a falar a não ser essa mesma OBRA que não o justifica perante DEUS. Pires escreveu:Por fim o verso 3 não deixa dúvidas ao
afirmar que foi através da fé que Abraão foi justificado
: Creu Abraão em Deus, e isso
lhe foi imputado por justiça.
E você viu o verso 3 sem confirmar no 4 se foi imputado o galardãosegundo a graça ou segundo a dívida ?Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
-Romanos 4:4 ACF-Portanto continua certo que Abraão não foi justificado segundo a graça.E com um pouco mais de atenção e LEITURA você teria entendido o que foiisso de Abraão CRER em DEUS,, mas o seguinte verso dá a explicação.Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras,quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
-Tiago 2:21 ACF-Será que agora você conseguiu ver que Abraão creu que DEUS iria ressuscitarIsaque e dai que ofereceu o seu filho primogênito sobre o ALTAR ?E percebeu que foi por essa obra que Abraão foi justificado ?E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
-Tiago 2:23 ACF-Dois versos na frente estava a resposta a confirmar, Abraão de fatoCREU em DEUS, mas foi justificado pelas OBRAS, e por essa causanão pode ser gloriar diante de DEUS.E ai Pires, custava assim tanto você ter procurado e visto todo estecontexto onde mostrava claramente que Abraão foi justificado pelas OBRAS ?E a parte da gramática,, se tiver dúvida chame um professor de Português,e ele que venha pela gramática mostrar o contrário do que ficou explicadoacerca de o "SE" ser uma causa e não uma condição como erradamente pensou.