David, a minha pergunta continua para você e para o meu irmão Ernesto:
""""Por que a Igreja depois de salva, depois de redimida, depois de nascida de novo, depois de estar branca como a neve por ter-se lavado na Palavra e no sangue do Cordeiro, tenha a obrigatoriedade ou a necessidade de sofrer esse julgamento que é a grande tribulação. Para purgar o quê???""""
Não há ânsia alguma. O que há é revelação das Escrituras. O Enoque está dentro do contexto do mundo pré-diluviano. Enoque é o sétimo depois de Adão (Jud 1:14). A Igreja-Noiva que é arrebatada a exemplo de Enoque, é a sétima depois de Jesus considerando as sete eras dentro do tempo dos gentios (Apoc. 2 e 3).
E penso que você também não captou outro detalhe que envolve os dias de Noé. Nos dias de Noé havia um profeta na terra (Amos 3:7). Profeta este ignorado pelo mundo e inclusive por outro descendentes de Adão.
Nenhuma tribulação ocorrida na terra, considerando inclusive o cataclismo do diluvio, se compara com a Grande Tribulação.
Olhe o que Jesus disse:
"Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.
E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias" (Mar 13:19-20).
O arrebatamento ocorrerá no limiar da Grande Tribulação. Não tenho dúvidas de que o arrebatamento acontecerá em meio de grande aperto para a Noiva.
Mas ela não passa pela Grande Tribulação porque não há justificativa divina, escriturística, para que ela passe por esse juízo.
Então é um equivoco teu querer comparar as tribulações pelas quais passou o povo de Deus, quer seja o grupo israelita, quer seja o grupo gentio, desde o principio da criação.
Passagens tem, por crer depende do tipo de fé que tem cada um. Uma fé intelectual erigida em cima de metodologias teológicas cuja base é a razão e a lógica, certamente não consegue crer.
Por falar em tipo e antitipo, "metodologia" muito usada por Paulo, disse ele que a Agar era a Jerusalém natural e que a Sara é a Jerusalém celestial (Gal. 4:26-26). Ele disse que a pedra de onde tiravam água no deserto era Cristo (I Cor. 10:4). E agora? Tem alguma metodologia de interpretação que digere isso?
""""Por que a Igreja depois de salva, depois de redimida, depois de nascida de novo, depois de estar branca como a neve por ter-se lavado na Palavra e no sangue do Cordeiro, tenha a obrigatoriedade ou a necessidade de sofrer esse julgamento que é a grande tribulação. Para purgar o quê???""""
Outra coisa: Quando o Senhor faz menção “aos dias de Noé”, Ele mesmo explica...
Mateus 24:37-39
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquê assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Perceba que a semelhança com os dias de Noé é no sentido de que, naqueles dias, as pessoas “comiam, bebiam, casavam e davam –se em casamento...” ou seja, viviam suas vidas como achavam que deviam viver, e o dilúvio veio inesperadamente levando a todos! Assim será também quando o Senhor vier: os juízos de Deus levarão a todos aqueles que não estão preparados, e só ficará os salvos!
Perceba que na sua ânsia por encaixar a doutrina pre-tribulacionista, o amigo vem logo com Enoque, mas veja que o Senhor não referiu-se a ele, mas ao modo de viver dos ímpios
Não há ânsia alguma. O que há é revelação das Escrituras. O Enoque está dentro do contexto do mundo pré-diluviano. Enoque é o sétimo depois de Adão (Jud 1:14). A Igreja-Noiva que é arrebatada a exemplo de Enoque, é a sétima depois de Jesus considerando as sete eras dentro do tempo dos gentios (Apoc. 2 e 3).
E penso que você também não captou outro detalhe que envolve os dias de Noé. Nos dias de Noé havia um profeta na terra (Amos 3:7). Profeta este ignorado pelo mundo e inclusive por outro descendentes de Adão.
As Escrituras dizem que os dias da GT serão abreviados por causa dos escolhidos: É por amor aos eleitos que o Senhor abreviará aqueles dias! Os santos serão perseguidos pelo anticristo, e muitos serão martirizados! Creio que por isso, o Senhor abreviará aqueles dias! Essa é a verdade que encontramos nas Escrituras e tudo o que passar disso é apenas especulação!
Nenhuma tribulação ocorrida na terra, considerando inclusive o cataclismo do diluvio, se compara com a Grande Tribulação.
Olhe o que Jesus disse:
"Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.
E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias" (Mar 13:19-20).
O arrebatamento ocorrerá no limiar da Grande Tribulação. Não tenho dúvidas de que o arrebatamento acontecerá em meio de grande aperto para a Noiva.
Mas ela não passa pela Grande Tribulação porque não há justificativa divina, escriturística, para que ela passe por esse juízo.
Então é um equivoco teu querer comparar as tribulações pelas quais passou o povo de Deus, quer seja o grupo israelita, quer seja o grupo gentio, desde o principio da criação.
Amigo a salvação é pessoal! Todos que aceitaram verdadeiramente ao Messias, são Templo do Espírito Santo e anseiam pelo encontro com o Messias! Mas essa onda de “três vindas” chega a ser engraçado, porque não há uma só passagem bíblica que dê apoio a isso. No grego é que a evidência para uma vinda única do Senhor torna-se ainda mais forte e notória: Sempre quando é mencionado sobre a vinda do Senhor, se fala de PAROUSIA. Em nenhum momento se fala de “arrebatamento secreto” e muito menos arrebatamento sem “parousia”.
Passagens tem, por crer depende do tipo de fé que tem cada um. Uma fé intelectual erigida em cima de metodologias teológicas cuja base é a razão e a lógica, certamente não consegue crer.
Por falar em tipo e antitipo, "metodologia" muito usada por Paulo, disse ele que a Agar era a Jerusalém natural e que a Sara é a Jerusalém celestial (Gal. 4:26-26). Ele disse que a pedra de onde tiravam água no deserto era Cristo (I Cor. 10:4). E agora? Tem alguma metodologia de interpretação que digere isso?