Jorge Paulo Barbosa, para não desviarmos o assunto do tema do tópico, vamos abordar o arrebatamento considerando o contexto da 70 semanas.
Jorge Paulo Barbosa disse:
Correto. É exclusividade do povo israelita, que é o povo de Daniel (Dan. 9:24a).
Ao final da sexagésima nona semana profética de Daniel 9, o messias apareceria, efetuaria, pela sua morte, a redenção de todos quantos creram, crêem e creriam no messias prometido.[/quote]
O texto diz que o Messias entra em cena DEPOIS DA 69a semana.
"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas......" (Dan 9:25).
"Até ao Messias", ou seja, até o Messias ser apresentado e dar início ao Seu ministério, terá corrido 69 semanas previstas dentro do contexto das 70 semanas (Jo 1:25-38).
A partir de então, Jesus começa seu ministério messiânico que era exclusivamente para o povo de Daniel, os israelitas (Mat. 15:24) dando início à 70a semana que é a última semana.
Se considerarmos que Jesus teve um ministério de 3,5 anos, desde o Seu batismo até a crucificação, concluímos que o Messias foi cortado na metade da 70a semana (Dan. 1:26a).
O Messias é cortado DEPOIS da 69ª semana, ou seja, seu ministério redentor é interrompido para com Israel por causa da rejeição que impuseram a Ele.
“E DEPOIS das sessenta e duas semanas será cortado o Messias......” (Dan. 9:26).
Os seis propósitos das 70 semanas são: "para cessar a transgressão(1), e para dar fim aos pecados(2), e para expiar a iniqüidade(3), e trazer a justiça eterna(4), e selar a visão e a profecia(5), e para ungir o Santíssimo(6) -Dan. 9:24-.
- CESSAR A TRANSGRESSÃO
[i]"Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.
E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.
Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso"
Israel tinha transgredido contra Deus. Israel cometeu o maior pecado da sua existência. Israel transgrediu a linha da misericórdia. Mas as setenta semanas foram determinadas para cessar essa transgressão.
Transgredir é fazer algo contra e neste caso foi algo contra Deus. Então Deus os cortou da Oliveira boa (Rom. 11). Deus os cegou para que nós os gentios tivessem a oportunidade de também sermos enxertados na boa Oliveira apesar da nossa natureza de zambujeiro bravo.
Então quando se cumprir o tempo dos gentios, quando os gentios atingirem a sua plenitude, Deus se voltará para Israel novamente para fazer cessar a transgressão e afastar de Jacó a impiedade.
Isso é prova de que as setenta semanas não estão concluídas.
- DAR FIM AOS PECADOS
"E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos" (Mat 27:25).
Aqui se estabelece o seu pecado capital. Até hoje pesa sobre Israel essa sentença que o próprio Israel chamou para si.
Eles foram cegados. Eles não podiam crer em Jesus. Não havia como crer. E Deus fez isso por amor a nós ramas de zambujeiro bravo.
Então conhecendo a situação de Israel em relação a Ele, sabendo que eles O estavam crucificando por terem sido cegos pelo próprio Pai, clamou assim: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Luc. 24:34).
Mas Deus ainda não concluiu as setenta semanas. Ainda faltam 1260 dias que é o tempo de Israel reconhecer o seu José do Egito, o Seu Yeoshua, o seu Messias (Apoc. 11). Existem 144000 mil judeus, 12000 de cada tribo que crerão no Messias Jesus quando aqueles dois profetas, um representando a Lei (Moisés) e o outro representando os profetas (Elias) anunciarão o Evangelho tal qual lhes foram entregues no Monte da Transfiguração (Mat. 17).
Enquanto isso não acontece, os gentios vivem os últimos momentos do tempo que Deus lhes deu. Após 2000 anos, brecha esta que Deus abriu na metade da última semana, estamos na iminência do arrebatamento. Estamos na meia-noite (Mat. 25). Meia-noite é a divisa entre um dia e outro. É a divisa entre o dia dos gentios e o dia dos judeus.
Então à meia-noite ouviu-se um clamor. À meia-noite ouviu-se um alarido. À meia-noite toca-se uma trombeta, uma mensagem ecoa no meio dos gentios. Uma mensagem convocando a Igreja-Noiva a se levantar do sono denominacional, a se separar das demais virgens néscias, das virgens que deixaram o Espírito Santo se ir delas, se acabar.
Acabou-se a presença do Espírito Santo (o azeite) em maio à sua algazarra góspel, ao seu carnaval travestido de "Marcha para Jesus", em meio a púlpitos que se transformaram em verdadeiros palanques de políticos incrédulos, corruptos, anti-cristos travestidos de uma moralidade que não existe mais em suas igrejas.
Elas estão às escuras. De nada adianta adereçar suas lâmpadas com teologia, com modismos, com dons, com templos repletos de pessoas buscando prosperidade terrena.
Elas tem a lâmpada (Sal 119:105). Essa lâmpada teve azeite um dia. Essa lâmpada produziu luz para pecadores um dia. Mas desdenharam ao preservar o azeite. O azeite se foi e não perceberam. E hoje andam prá lá e prá cá buscando o Azeite. Vão para os montes, vão buscar água no Jordão, procuram luz com suas "fogueiras santas", seus encontros de jovens, de casais, em células, etc. etc. etc. mas estão as escuras.
"Eis aí o Noivo, saí-LHE ao encontro" diz o alarido, a trombeta, a mensagem que ecoa agora na meia-noite.
Elas sabem que o Noivo está chegando, de alguma maneira elas ouvem o alarido, mas não teem azeite para acender sua lâmpada, sua Bíblia.
E enquanto saem desesperadamente a buscar azeite, buscar o Espírito santo, há uma Igreja-Noiva prudente que preservou o azeite de sua lâmpada. A sua lâmpada, a sua Bíblia produz Luz para seus pés e para O caminho.
E nesse tempo em que estão buscando o Azeite, buscando o Espírito Santo que deixaram acabar, é quando a Virgem prudente sei vai encontrar o seu Noivo nos ares.
Essa igreja néscia não vê a Igreja Prudente se ir. É secreto prá ela. Elas estavam buscando o Azeite. Sua lâmpada estava apagada. E quando voltam, ainda pensando que o arrebatamento estava por acontecer, diz a Bíblia que a Porta estava fechada. Não conseguem mais entrar em Jesus. Jesus estará fechado para elas.
Jorge Paulo Barbosa disse:
As setentas semanas são o último período de oportunidade a Israel. um período de juízo e também de redenção.
Correto. É exclusividade do povo israelita, que é o povo de Daniel (Dan. 9:24a).
Ao final da sexagésima nona semana profética de Daniel 9, o messias apareceria, efetuaria, pela sua morte, a redenção de todos quantos creram, crêem e creriam no messias prometido.[/quote]
O texto diz que o Messias entra em cena DEPOIS DA 69a semana.
"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas......" (Dan 9:25).
"Até ao Messias", ou seja, até o Messias ser apresentado e dar início ao Seu ministério, terá corrido 69 semanas previstas dentro do contexto das 70 semanas (Jo 1:25-38).
A partir de então, Jesus começa seu ministério messiânico que era exclusivamente para o povo de Daniel, os israelitas (Mat. 15:24) dando início à 70a semana que é a última semana.
As setenta semanas gira em torno do messias, seu aparecimento, obra, morte e ressurreição. Ao final da septuagésima semana, Israel seria rejeitado pela decisão que tomaram em rejeitar o messias e mata-lo.
Se considerarmos que Jesus teve um ministério de 3,5 anos, desde o Seu batismo até a crucificação, concluímos que o Messias foi cortado na metade da 70a semana (Dan. 1:26a).
O Messias é cortado DEPOIS da 69ª semana, ou seja, seu ministério redentor é interrompido para com Israel por causa da rejeição que impuseram a Ele.
“E DEPOIS das sessenta e duas semanas será cortado o Messias......” (Dan. 9:26).
Os seis propósitos das 70 semanas são: "para cessar a transgressão(1), e para dar fim aos pecados(2), e para expiar a iniqüidade(3), e trazer a justiça eterna(4), e selar a visão e a profecia(5), e para ungir o Santíssimo(6) -Dan. 9:24-.
- CESSAR A TRANSGRESSÃO
[i]"Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.
E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.
Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso"
Israel tinha transgredido contra Deus. Israel cometeu o maior pecado da sua existência. Israel transgrediu a linha da misericórdia. Mas as setenta semanas foram determinadas para cessar essa transgressão.
Transgredir é fazer algo contra e neste caso foi algo contra Deus. Então Deus os cortou da Oliveira boa (Rom. 11). Deus os cegou para que nós os gentios tivessem a oportunidade de também sermos enxertados na boa Oliveira apesar da nossa natureza de zambujeiro bravo.
Então quando se cumprir o tempo dos gentios, quando os gentios atingirem a sua plenitude, Deus se voltará para Israel novamente para fazer cessar a transgressão e afastar de Jacó a impiedade.
Isso é prova de que as setenta semanas não estão concluídas.
- DAR FIM AOS PECADOS
"E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos" (Mat 27:25).
Aqui se estabelece o seu pecado capital. Até hoje pesa sobre Israel essa sentença que o próprio Israel chamou para si.
Eles foram cegados. Eles não podiam crer em Jesus. Não havia como crer. E Deus fez isso por amor a nós ramas de zambujeiro bravo.
Então conhecendo a situação de Israel em relação a Ele, sabendo que eles O estavam crucificando por terem sido cegos pelo próprio Pai, clamou assim: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Luc. 24:34).
Mas Deus ainda não concluiu as setenta semanas. Ainda faltam 1260 dias que é o tempo de Israel reconhecer o seu José do Egito, o Seu Yeoshua, o seu Messias (Apoc. 11). Existem 144000 mil judeus, 12000 de cada tribo que crerão no Messias Jesus quando aqueles dois profetas, um representando a Lei (Moisés) e o outro representando os profetas (Elias) anunciarão o Evangelho tal qual lhes foram entregues no Monte da Transfiguração (Mat. 17).
Enquanto isso não acontece, os gentios vivem os últimos momentos do tempo que Deus lhes deu. Após 2000 anos, brecha esta que Deus abriu na metade da última semana, estamos na iminência do arrebatamento. Estamos na meia-noite (Mat. 25). Meia-noite é a divisa entre um dia e outro. É a divisa entre o dia dos gentios e o dia dos judeus.
Então à meia-noite ouviu-se um clamor. À meia-noite ouviu-se um alarido. À meia-noite toca-se uma trombeta, uma mensagem ecoa no meio dos gentios. Uma mensagem convocando a Igreja-Noiva a se levantar do sono denominacional, a se separar das demais virgens néscias, das virgens que deixaram o Espírito Santo se ir delas, se acabar.
Acabou-se a presença do Espírito Santo (o azeite) em maio à sua algazarra góspel, ao seu carnaval travestido de "Marcha para Jesus", em meio a púlpitos que se transformaram em verdadeiros palanques de políticos incrédulos, corruptos, anti-cristos travestidos de uma moralidade que não existe mais em suas igrejas.
Elas estão às escuras. De nada adianta adereçar suas lâmpadas com teologia, com modismos, com dons, com templos repletos de pessoas buscando prosperidade terrena.
Elas tem a lâmpada (Sal 119:105). Essa lâmpada teve azeite um dia. Essa lâmpada produziu luz para pecadores um dia. Mas desdenharam ao preservar o azeite. O azeite se foi e não perceberam. E hoje andam prá lá e prá cá buscando o Azeite. Vão para os montes, vão buscar água no Jordão, procuram luz com suas "fogueiras santas", seus encontros de jovens, de casais, em células, etc. etc. etc. mas estão as escuras.
"Eis aí o Noivo, saí-LHE ao encontro" diz o alarido, a trombeta, a mensagem que ecoa agora na meia-noite.
Elas sabem que o Noivo está chegando, de alguma maneira elas ouvem o alarido, mas não teem azeite para acender sua lâmpada, sua Bíblia.
E enquanto saem desesperadamente a buscar azeite, buscar o Espírito santo, há uma Igreja-Noiva prudente que preservou o azeite de sua lâmpada. A sua lâmpada, a sua Bíblia produz Luz para seus pés e para O caminho.
E nesse tempo em que estão buscando o Azeite, buscando o Espírito Santo que deixaram acabar, é quando a Virgem prudente sei vai encontrar o seu Noivo nos ares.
Essa igreja néscia não vê a Igreja Prudente se ir. É secreto prá ela. Elas estavam buscando o Azeite. Sua lâmpada estava apagada. E quando voltam, ainda pensando que o arrebatamento estava por acontecer, diz a Bíblia que a Porta estava fechada. Não conseguem mais entrar em Jesus. Jesus estará fechado para elas.