Clébio escreveu:Sandro,
Bom dia,
Voltando à análise daquele texto que citei, a saber, II Cor. 11:14, e como foi demonstrado por ti duas interpretações ao mesmo texto, logo convém uma análise ao seu contexto.
Não é de se admirar que no v. 03, traz a seguinte informação: “ Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”. (2 Cor. 11:13).
Primeiramente notamos aqui uma clara alusão de um Ser (serpente) agiu em desconformidade aos preceitos divinos. Isso é fato.
Sim, concordo que a serpente enganou Eva com a sua astúcia.
Se voltarmos ainda as páginas da nossa Bíblia, encontramos a atuação desse Ser e sendo ainda aplicada à Serpente uma profecia, senão vejamos: “Porei inimizade entrei ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gn 3:15).
Sim aqui mostra que haveria inimizade entre a descêndencia da serpente e o descendente da mulher.
Temos João chamando aos fariseus:
"Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?"
Jesus também faz o mesmo:
"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração."
Mas, ainda 2 Coríntios trata de outros assuntos, e é bem verdade que faz também claras referências a falsos mestres, comungo também dessa linha de raciocínio contigo, mas não menosprezando as referências ao Ser ali mencionado e nem os atos a ele atribuído.
Você diz...
Qualquer que seja a interpretação a passagem não diz que Satanás era um anjo, mas sim que se faz passar por um anjo/mensageiro de luz.
Como bem asseverou, realmente ali não diz que seja um anjo, mas que se faz passar por um anjo. Concordo!
Mas aí vem a dúvida: Por que passaria ele então a transformar em anjo de luz? Para quê? Por que estaria assumindo essa forma?
O interessante é destacar que quando se transforma em algo, é sempre com atribuições ao mal, conforme a transformação verificada no Éden.
Não esqueça que o que temos como "anjo" de luz, é no original "mensageiro de luz". E no Éden não vemos tansformação nenhuma.
Depois você explica alguns símbolos em Apócalipse segundo a sua igreja. Sem entrar em detalhes se concordo ou não com a interpretação estou vendo que está dizendo que a mulher é um símbolo, certamente a igreja não está no céu literamente.
Em Daniel 8:3,9,10
"Então, levantei os olhos e vi, e eis que, diante do rio, estava um carneiro, o qual tinha dois chifres, e os dois chifres eram altos, mas um, mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último.
De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa. 10 Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou"
Aqui com linguagem profética similar fala de um carneiro onde um dos seus chifres chegou ao céu e lançou à terra alguns do exército e estrelas que lá estavam e os pisou.
Temos ainda Daniel 12:3 fala dos crentes " Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente"
Isso mostra como na Bíblia esses corpos celestes, e céu geralmente são símbolos de posição exaltada/priviligiada, poder. Mais à frente falo mais disso.
A lua geralmente está associada à religião. O sol ao Messias.
Em relação ao dragão, como eu já havia mencionado só pode ser um poder político usando a interpretação dada pelo anjo. Em Daniel também temos o mesmo tipo de profecia, com animais. A última besta em Daniel parece ser esse mesmo dragão:
"Depois disto, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível, espantoso e sobremodo forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez chifres. (Daniel 7:7)
Apocalipse 12:3
"Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas."
(Clébio, nota que diz que o dragão é um sinal...)
A semelhança dessas bestas é significante, especialmente dado o contexto da visão de Daniel, onde fala de impérios sendo representados por animais/bestas:
"Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi alarmado dentro de mim, e as visões da minha cabeça me perturbaram.
16 Cheguei-me a um dos que estavam perto e lhe pedi a verdade acerca de tudo isto. Assim, ele me disse e me fez saber a interpretação das coisas:
17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra...
23 Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços."(Daniel 7:15,16,17,23)
Essa interpretação tem sido mantida por muitos estudantes Bíblicos por séculos, veja o comentário de Matthew Poole
"E eis um grande dragão vermelho: veja Apo. 12:7,9,17. Os interpretes mais judiciosos, pelo grande dragão vermelho, entendem os imperadores romanos que primeiro perseguiram a igreja Cristã, dos quais Cláudio foi o primeiro; no entanto alguns entendem isso como o diabo, a antiga serpente; mas a maioria e os melhores intérpretes entendem isso como sendo os imperadores pagãos, pelos quais o diabo fez o seu trabalho, chamado grande dragão, devido à vastidão do seu império; um dragão vermelho, pela sua crueldade contra os cristãos." (Matthew Poole, "Comentário do Novo Testamento", Nota sobre Apocalipse 12:3, ano 1685).
Depois você fala da Lua e do Éden..
Continuamos sem qualquer informação ainda que o diabo é um anjo caído.
Sandro escreveu...
O Céu certamente não é literal...
Uma das coisas de grande importância que podemos assinalar é que o Céu é onde Deus está. Em termos do livro de Apocalipse, "Deus habitará com os homens" (Ap. 21.3). O ponto alto da história bíblica da redenção de Deus é "a cidade santa", Deus com seu povo. Em tal comunidade, Deus enxugará toda lágrima e não haverá nem pranto, nem luto, nem dor, "porque as primeiras coisas passaram" (Ap.21.4). Quanto a isto é importante saber ainda:
O céu é um lugar real, literal. Este mundo é apenas a ante-sala do próximo. Esta existência é breve e incidental em relação às alturas eternas da próxima. O Coração, em seu anseio por Ter algo melhor apóia a conclusão que deve haver um lugar para nós, após a morte física e vinda do Salvador. Lendo João 14.2,3 vemos que por duas vezes Jesus chama o céu de lugar. Realmente o céu é um lugar literal, físico, é um lugar na presença de Deus, um lugar que Cristo nos está preparando.
Fazendo afirmações não quer dizer que torne as coisas realidade. Ainda não fala de o diabo e demónios como anjos caídos.
Ao que parece aqui, chegamos num ponto em comum, pois concorda que a antiga Serpente é Satanás.
Nunca neguei que acredito no que fala a Bíblia, ela fala em Satanás, em serpente, em diabo e em demónios. Agora a interpretação dessas coisas não é mesma que a sua.
Em se tratando do “Céu”, como já vimos acima, é um lugar real. O Texto está claro em dizer que a guerra não começou na Terra, mas no céu. E a história do pecado é longa e tétrica. O pecado é um mistério para cuja presença nenhuma desculpa pode ser encontrada. Ele não se originou na Terra, mas começou no céu. Este Ser, embora o mais honrado de toda a hoste angélica, ele teve provavelmente grande inveja do Criador, e, cobiçando-lhe o trono, começou a semear a discórdia entre os anjos, provocando assim, a rebelião.
Lá não menciona que satanás teve inveja, cobiçar trono, semerar discórdia entre anjos para provocar rebelião, fala numa guerra entre Miguel e Satanás e seus anjos, que no original é uma guerra entre Miguel e Satanás e seus mensageiros nesse céu que não é literal. Não diz que Satanás é um anjo mas que tem mensageiros, não demónios.
Eu mostrei como o anjo interpretou essas coisas como "cabeças, chifres etc." mostra que o dragão não é o que você está dizendo.O céu não é literal porque não contem essas coisas, para além do mais a mulher dá à luz nesse céu, mas o filho dela ainda é arrebatado para Deus. Ou seja esse céu onde está a mulher e o dragão tentando devorar o filho dela não é o mesmo lugar. Quem é o filho da mulher? ele nasceu dela no céu?
Por tudo isto é que creio, amado.
Mas você não acabou respondendo à questão fulcral, onde diz que o diabo e satanás e seus demónios foram anjos e pecaram?
Interessante ainda é o que Paulo diz...”Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12Imagine agora...Quem são esses seres aos quais, Paulo exorta-nos a lutar? Somente homens?E quanto à expressão: “hostes espirituais”?A que se referem esses lugares celestiais citados pelo apóstolo?
Concordo plenamente com o que Paulo diz, essa gente que tem poder, seja político seja religioso encontram-se em lugares celestiais, ou seja segundo as Escrituras, em posições de poder. Existem dois grupos nos lugares celestiais.
Aí diz que não é contra carne e sangue porque nós os crentes não andamos matando os outros com espada literal, no versículo anterior fala da armadura de Deus, e também Paulo em suas cartas como você Clébio já citou anteriormente em outra resposta a nossa arma é a Palavra de Deus. A guerra é a nivel intelectual/espíritual. Os príncipes das trevas são esses grandes neste mundo(século) que são caluniadores e adversários que são falsas igrejas de Cristo etc.
Paulo também diz que os crentes estão em Efésios 1:3 "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo"
e Efésios 2:6 "e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;"
Os crentes agora estão nas regiões celestiais.
Em lugar algum aqui fala de anjos, ou satanás ou diabo ou demónios.
Aqui fala que o bisbo não seja soberbo (orgulhoso) porque senão terá o mesmo fim que o diabo.Ainda para entendimento, em 1 Timóteo 3:2,6, diz..” Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível ... não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”.Esta condenação diz respeito a quem?
Vejamos de onde surge a soberba:
Jesus disse:
"Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,
22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura." (Marcos 7:21,22)
"15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo." (1 João 2:16)
Estas passagens dizem claramente que esses sentimentos surgem do coração e/ou do mundo não que um anjo caído sentiu isso e anda fazendo os outros sentirem o mesmo.
Como eu já falei acima eu não nego a existência do diabo, Satanás, mas não acredito que seja um anjo de Deus que pecou.
Já agora olhando 2 Coríntios 12:7
Não entendo segundo a sua crença, que o diabo e satanás é um anjo caído colocando todas as forças para a destruição dos crentes, aqui envia um anjo seu (mensageiro) para prevenir que Paulo se ensoberbecesse e no final não caísse na condenação do diabo. Clébio como é que um anjo de Satanás(usando o mesmo tipo de tradução que aparece em outras passagem, estranho que aqui não tenham traduzido aggelos como anjo mas como mensageiro) pode fazer isso?
Original: "καὶ τῇ ὑπερβολῇ τῶν ἀποκαλύψεων. διὸ ἵνα μὴ ὑπεραίρωμαι, ἐδόθη μοι σκόλοψ τῇ σαρκί, ἄγγελος Σατανᾶ[anjo/mensageiro de Satanás], ἵνα με κολαφίζῃ, ἵνα μὴ ὑπεραίρωμαι."
Português " E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte."
Fique na paz!!!
Paz de Cristo.