Olá Clébio,
Minhas respostas à su apostagem anterior:
Clébio escreveu:Pois bem...ao que parece, Apoc. 20:1,2, aparesenta este Ser chamado diabo, satanás, antiga serpente como um só Ser.
Você tem razão aqui não fala de anjo caído.
Clébio escreveu:Sim, ele era um anjo. Veja o que a Escritura nos diz...
”E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” (2 Cor. 11:14).
Não vejo o texto dizendo que Satanás era um anjo, diz que ele se transforma em anjo de luz.
Como é sabido a palavra anjo, portuguesa, indica sempre um mensageiro celestial de Deus, mas a palavra grega no original significa simplesmente mensageiro sem indicar se é um humano ou anjo mesmo.
Vamos ver o contexto da passagem, para não estarmos tirando ela para fora do contexto.
O Apóstolo Paulo está falando de falsos apóstolos,
"Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos" (2 Coríntios 11:5)
"Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo." (2 Coríntios 11:13)
e depois é que menciona a passagem essa. ”E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”
e por fim "Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras."
Se Satanás era um anjo de luz segundo entendo sua posição Clébio, e passou a demónio, como ele pode voltar a ser anjo de luz? Tanto é demónio como anjo conforme deseja?
Duas interpretações possíveis:
Paulo leva-nos até ao Éden quando diz “assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” .
Os falsos mestres são assim equiparados ao primeiro falso mestre, a serpente. Este pensamento é levado até ao versículo 13. Falando dos falsos mestres do seu tempo, Paulo diz, “ Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.” Isto não é de se admirar , diz ele, quando alguém considera o protótipo de todos os falsos mestres, a serpente, é vista como um mensageiro do próprio Deus.
As suas palavras reais são “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” A serpente apresentou-se a Eva como alguém que podia dar-lhe entendimento comunicando a mente de Deus. “Deus sabe...” disse ela. A mensagem da serpente, “É certo que não morrereis,” foi aceite por Eva, e tem sido a filosofia que tem dominado o pensamento humano desde então. Praticamente toda a gente religiosa, não importa a denominação, acredita que é imortal; e todas as pessoas, quase sem exceção agem como se nunca fossem morrer. Assim a primeira mensagem, uma mentira, da serpente é o primeiro credo dos homens, e o primeiro mensageiro mentiroso transformou-se, na mente dos homens, num mensageiro da luz celestial. Não é de admirar que mensageiros de menos importância sejam mantidos em grande estima, e constituem uma ameaça importante para os crentes.
Segunda Interpretação
Os adversários aqui devem ser falsos mestres(judaizantes) e entre eles havia um líder a quem Paulo chama aqui de Satanás que assim como a serpente no Éden passou como "anjo" ou mensageiro de Deus, tendo conhecimento que Eva não possuia, esse adversário tinha ministros e estavam contrariando a obra de Cristo. E passavam por "mensageiros de luz" porque eles se apresentavam como apóstolos, como parte dos verdadeiros crentes, mas por dentro estavam minando a igreja ensinando um falso evangelho.
"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais."(2 Coríntios 11:3,4)
Esses adversários aparecem em Apocalipse 2:9;3:9 onde lemos sobre a "
sinagoga de Satanás,
desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem"
Em 1 Tessalonicenses Paulo falando dos judeus que andavam a barrar o caminho do Evangelho diz:
"Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez,
sofreram dos judeus,
15 os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e
são adversários de todos os homens" (1 Tessalonicenses 2:14-14) e depois mais adiante no mesmo contexto diz "Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho." (v. 18).
Em Romanos fala do mesmo problema:
"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles,
18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.
19 Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.
20 E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés
a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco." (Romanos 16:17-20)
Sumário: Qualquer que seja a interpretação a passagem não diz que Satanás era um anjo, mas sim que se faz passar por um anjo/mensajeiro de luz.
Clébio escreveu: “Houve peleja no Céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelajaram o dragão e seus anjos;” (Apoc. 12:7).
O que foi dito acima sobre "anjos" se aplica aqui, podemos ler "o dragão e seus mensageiros" sem ir contra o texto original. E para além do mais, Clébio, você acredita que os que seguem Satanás são demónios não? Como diz aqui anjos?
O livro de Apocalipse é altamente figurativo e não pode ser lido literalmente, por exemplo a mulher no céu vestida de sol com a lua sob os pés, isso não pode ser literal, o dragão também não pois atira estrelas para a terra, e se caissem estrelas literais na terra, não mais existiria terra. Por isso cada coisa tem o seu significado. O céu certamente não é literal pois não tem esses elementos. E não sei como alguém pode acreditar que pode haver rebelião onde Deus habita, como orariamos "Seja feita a tua vontade na terra como no céu"? A vontade é feita lá ou não? Quando qualquer anjo se pode rebelar a qualquer momento não me parece muito abonativo.
O Apocalipse é similar a Daniel onde aparecem animais e bestas, o que representam eles? Reinos, poderes políticos etc.
Em Apócalipse tampouco ficamos às escuras porque no próprio livro temos a interpretação:
"Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis... E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição. 12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora." (Apocalipse 17:9,11,12)
Vemos que a besta é um rei, as sete cabeças são sete montes, os chifres são dez reis,a mulher é uma cidade, as águas são povos....
Clébio escreveu:“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, e o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e com, ele , seus anjos.” Apoc. 12:9.
Mais uma vez a passagem não fala que o diabo é um anjo rebelde, mas sim que de alguma forma é a antiga serpente e Satanás. O céu é o mesmo céu anterior, ou seja simbólico de algo. Geralmente na Bíblia, céu representa uma posição elevada que alguém (estrelas, sol, lua) ocupam. Por isso mostra que essa entidade perde essa posição sendo atirada para a terra.
Quando aconteceu essa suposta guerra, antes da criação de Adão e Eva? Apocalipse diz que não: No versículo 1 do capítulo 4, João recebe o seguinte convite: "Sobe para aqui, e
te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas."
Porque foi simbolizado este poder político através do diabo e Satanás e da serpente antiga?
Porque estes representam o pendor da carne, e quando homens motivados pelo pendor da carne se opõem aos servos de Deus, actuam da mesma forma que a serpente no princípio. Um exemplo típico são aqueles que se opuseram a Cristo quando pregava o evangelho em Israel. Ele disse aos escribas e fariseus:
"Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?" (Mateus 23:33).
Noutra ocasião disse-lhes: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44).
Em ambas passagens Jesus referia-se claramente à serpente do Éden, cuja mentira semeou a semente do pecado e conduziu à condenação e morte do homem. Todos aqueles que de forma similar operam contra Deus são em sentido figurado, descendentes da serpente, ou a sua "semente," usando a expressão de Génesis; e estão destinados a ser destruidos por Cristo, a semente da mulher (Génesis 3:15).
Nisto tudo temos uma linguagem simbóblica firmemente baseada nos fatos que ocurreram no Éden, onde por primeira vez o homem se opôs a Deus e o pecado apareceu no mundo, não por causa de um monstro imortal, mas através do próprio homem, instigado pela serpente.
É interessante que em uma Bíblia que eu tenho chamada Pastoral (Católica) tem esse comentário sobre o dragão em Apocalipse 12:
"O Dragão personifica o mal, inimigo de Deus. Trata-se do egoísmo, orgulho e auto-suficiência que deformam os indivíduos e os grupos sociais..."
Há quem diga que o Dragão representa o império romano que perseguia e matava os crentes, Jesus nas cartas às igrejas no apócalipse diz:
Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova" (Apocalipse 2:10)
e
"Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita."(v 13)
Era o diabo, anjo caído que ia pegar nos crentes e joga-los na cadeia, e ele tinha um trono em Éfeso e habitava lá? Ou segundo a sua crença isso deveria ser num inferno? Não o assento do poder Romano ficava nessa cidade.
Pedro se referindo também à persiguição romana(?) escreveu
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:

.
Talvez Pedro tivesse usando Provérbios 28:15 dando uma dica:"
Como leão que ruge e urso que ataca, assim
é o perverso que domina sobre um povo pobre."
Acho que ninguém acredita que o anjo caído diabo anda literalmente rugindo como um leão e que come pessoas...
Clébio escreveu:Que ser é este que apresentou a Deus e que feriu a Jó de tumores malignos?
Foi Deus que testou Jó instigado pelo adversário:
"Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade,
embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa." (Jó 2:3)
"Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei;
o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! 22
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." (Jó 1:21,22))
"
temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios." (Jó 2:10)
e
"Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e
se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro." (Jó 42:11)
Vemos aqui que esse adversário (sim adversário porque é o que a palavra no Antigo Testamento em hebraico "satan" significa, não é um nome próprio), não tem poder, ele incitou Deus a testar Jó, e Deus o fez como confirmam as passagens acima. A palavra "satan" aparece muitas vezes mais no Antigo Testamento mas os tradutores para português acharam que não se tratava do anjo caído por isso não colocaram Satanás no texto, mas escreveram inimigo ou adversário. Mas há um lugar em que eles se enganaram: Veja
"Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel." (1 Crónicas 21:1)
Veja a passagem paralela em 2 Samuel 24:1 onde fala do mesmo incidente:
"Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá."
Quem é o adversário aqui? A palavra "satan" não tem nada de mal em si mesma, significa adversário e pode ser qualquer um que se oponha a outro, mau ou bom.
Tem outras passagens onde a palavra "satan" descreve humanos, como o rei David, ou um anjo do Senhor em Números. Use uma concordância e veja.
No final do livro Deus repreende os amigos de Jó mas não repreende um anjo caído porquê?
Qualquer que seja o adversário de Jó não fala que é um anjo que pecou.
E para além do mais, se não há qualquer referência a Satanás em Génesis ou a um anjo caído, nenhum aviso de Deus, como as pessoas entenderiam a palavra adversário quando lessem este livro? O Antigo Testamento abrange um período longuíssimo de tempo, onde nunca se fala em anjos caídos, sempre os humanos são culpados e castigados.
Clébio escreveu:Qual a origem deste personagem?
O anjo caído chamado Satanás, diabo, Lúcifer, não existe na Bíblia canônica, no livro de Enoque talvez.
Clébio escreveu:
Há alguma profecia lançada a ele? Se sim, qual?
Claro que não, o Antigo Testamento tem um silêncio total sobre esse diabo e Satanás em que você acredita.