Deus te abençoe em graça e em conhecimento
“Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante 1) A UM LEOPARDO, 2) E TINHA QUATRO ASAS DE AVE NAS SUAS COSTAS: tinha também este animal 3) QUATRO CABEÇAS, e foi-lhe dado domínio”. Dn. 7:6.
OS SIGNIFICADOS DESSA PROFECIA
1)-O LEOPARDO:[b] Foi escolhido nesta passagem profética por causa das suas características semelhantes A DA BESTA E DE SEU REINO.
-O LEOPARDO é um animal selvagem, que se destaca pela sua grande VELOCIDADE em capturar a sua presa. Semelhantemente também, a besta será VELOZ em sua manifestação ao mundo, fazendo alianças de paz (Is. 28:18), com as nações restantes da 3ª guerra mundial.
Por outro lado, após estabelecer seu sistema apóstata de governo, este líder fará uma FEROZ PERSEGUIÇÃO AOS SANTOS EM TODO O MUNDO.
“E foi-lhe permitido fazer [b]GUERRA AOS SANTOS, E VENCÊ-LOS; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua e nação.” Ap. 13:7
2) QUATRO ASAS DE AVE NAS SUAS COSTAS
Representa seu poder mundial, sem fronteiras, sobre os quatro ventos da terra.
“E depois de ti se levantará outro reino inferior ao teu; E UM TERCEIRO REINO de metal, o qual TERÁ DOMÍNIO SOBRE TODA A TERRA.” Dn. 2:39.
3) QUATRO CABEÇAS, e foi-lhe dado domínio
Estas quatro cabeças do leopardo serão QUATRO REIS E REINOS, que se levantarão da mesma nação do BODE PELUDO, a partir dos 42 meses da primeira besta.
"Mas o BODE PELUDO é o rei da Grécia, e a ponta grande que tinha entre os olhos é o rei primeiro.
O ter sido quebrada, levantando-se QUATRO em lugar dela, significa que QUATRO REINOS se levantarão da mesma nação, mas não com a força dela.
SIMBOLOGIAS REFERENTES AO PERÍODO DO LEOPARDO
O VENTRE E COXAS DE COBRE. Dn 2:32.
O BODE PELUDO. Dn. 8:5-21.
FALSO CRISTO. Mt. 24:24
A APOSTASIA. II Ts. 2:3
O 3º SELO – O CAVALEIRO DO CAVALO PRETO. Ap. 6:5-6.
A BESTA QUE SUBIU DO MAR. Ap. 13:1-10.
O SÉTIMO REI. Ap. 17:11.
ALGUNS ACONTECIMENTOS DO REINADO DO LEOPARDO
Na área sócioeconômica:
No pós-guerra, esse líder apresentará as soluções para os problemas mundiais, usando de engano esse líder, se apresentará ao mundo como alguém justo e poderoso.
“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. Mt. 24:11.
“E adoraram o Dragão que deu a besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? Ap. 13:4
Na área política - Governará todo o mundo.
“E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de metal, o qual terá domínio sobre toda a terra”. Dn. 2:39.
O Apóstolo João confirma o domínio mundial dela:
“...E deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação”. Ap. 13:7b.
Na área religiosa - os objetivos do leopardo – 1ª besta
Este ser manifestar-se-á com as coordenadas proféticas materiais semelhantes a do Messias; pois assim, como Jesus veio para os seus, e os seus não o receberam (Jo. 1:11), os judeus e o mundo a receberão, para cumprimento que o Senhor disse:
“Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.” Jo. 5:43.
Usando de engano, esse ser virá com cinco características proféticas do próprio MESSIAS, esperadas pelos judeus em Zacarias. 6:12-13.
1º. O leopardo - 1ª besta virá como o rebento da terra seca (Is. 53:2 assolada pela 3ª guerra Mundial).
2º. Virá da região de Belém Efrata.
3º Edificará um templo em Jerusalém.
4º. Virá com ostentação e glória.
5º. Fará aliança com os judeus (Is. 28:15).
“E ele firmará um concerto com muitos por uma semana...” Dn. 9:27a
Nota: A parte restante da profecia de Zacarias (6:13), cumprir-se-á no período do QUARTO ANIMAL – ANTICRISTO.
-Muitos cristãos que não possuírem o conhecimento profético daquela época, por causa das perseguições se escandalizarão
“Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão”. Mt. 24:10.
Violarão seu concerto com Cristo, e aceitarão o engano desse líder:
“E aos violadores do concerto ele com lisonjas perverterá...” Dn. 11:32.
-O mundo a adorará
Um dos prodígios da 1ª besta que toda a terra se maravilhará, será a cura de uma de suas cabeças - um dos seus reis, ferido de morte pela espada.
“E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” Ap. 13:3.
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Ap. 13:8.
-Enganará o mundo e se possível fora, até os escolhidos
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mt. 24:24.
-Lançará a verdade por terra
“E lançou a verdade por terra; fez isso e prosperou.” Dn. 8:12c, 7:25.
-Blasfemará contra Deus[b]
[b]“E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.” Ap. 13:6.
A DURAÇÃO DO PERÍODO DO LEOPARDO – A 1ª BESTA
“E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses”. Ap. 13:5.
Esses 42 meses do leopardo - 1ª besta, não se referem ao tempo total do seu reinado; pois ele irá além, até a consumação (Dn. 9:27 - Ap.16:10), cerca de 14 anos.
OS 42 MESES se referem ao tempo do 3º selo, que é o mesmo tempo de “PROVAÇÕES” sobre a Igreja “GENTIA”; e os outros três anos e meio do QUARTO ANIMAL - 2ª besta=o anticristo, se referem ao tempo do “4º Selo,” da perseguição sobre a outra parte do povo de Deus, “OS REMANESCENTES ISRAELITAS,” em cumprimento da última semana de Daniel, “SETE ANOS” sobre “O TEU POVO.” (Dn. 9:24a).
O LIVRAMENTO PARA A IGREJA, NO PERÍODO DO LEOPARDO – 1ª BESTA
O período do leopardo será um tempo de grandes provações para a Igreja gentia, mas também o Senhor prometeu um “guardamento” não coletivo, mas individual para o Cristão.
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. Ap. 3:10.
Quando passares pelas águas (3ª guerra mundial) estarei contigo, e quando pelos rios, (as duas bestas) eles não te submergirão... Is. 43:2.
Próximo estudo: Daniel e o animal terrível
Jaime e Júlio