Olá, David, olhei seus argumentos. Vou tentar ser resumido nas minhas respostas...
Olá irmão devaney... Paz do Senhor Jesus
Me perdoe... Eu simplesmente
não vi esta mensagem do irmão. Por esse motivo, não havia feito comentário a respeito.
1) O argumento de Paulo em II Tm 2:17,18 refere-se somente à ressurreição dos demais salvos, pois ele mesmo admite que uma ressurreição há havia acontecido, no verso 8: Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho.. Não vejo dificuldade que Paulo criticasse os que dizem que a ressurreição ainda não havia acontecido, porque:
- ele admite que Jesus já havia ressuscitado no mesmo texto; então ele se referia somente à ressurreição dos demais, caso contrário seria incoerente consigo mesmo;
Eu creio que o irmão, assim como eu, é fundamentalista, no bom sentido da palavra, ou seja, é um discípulo do Senhor que procura estar fundamentado na Palavra de Deus. Nesse sentido, buscamos crer e basear nossos princípios naquilo que está escrito. Assim, "só vale" para nós, aquilo que tem base bíblica, que tem base na Palavra de Deus. Tendo essa premissa em mente, gostaria de refletir com voce em algumas questões:
As ressurreições, lembradas pelo irmão foram, de alguma forma, avisada antes de ocorrerem, através da Palavra de Deus, de forma que conseguimos não confundí-las com a "ressurreição dos mortos" que ocorrerá na vinda do Messias?
Mat 12:40 - Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Mateus 26:31-32
31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
32 Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.
João 2:19-22
19 Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do templo do seu corpo.
Joa 10:17 - Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Apo 11:11 - E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.O Senhor Jesus, o "LOGOS", a Palavra de Deus, havia dito que ressuscitaria. A ressurreição das duas testemunhas também está registrado que acontecerá.
Acredito que concordamos que essas, acima, estão bem registradas de forma, que é inequívoco, não há como confundi-las com a ressurreição geral, citada por Paulo e por João, no Apocalipse.
EU entendo que o pré-tribulacionismo procura fugir, do termo “primeira ressurreição”. Principalmente pela dificuldade de defender a "ressurreição secreta" durante a suposta vinda do Senhor, em segredo. Alguns, entretanto, desistiram de negar o termo, mas tentam ensinar que esta é dividida em duas partes, para assim, ensinar uma vinda a mais do Senhor, secretamente. Mas penso que não encontramos isso nas Escrituras, pelo contrário, encontramos que “todo olho o verá”, quando de sua volta.
Pessoalmente, eu torço por voce, nessa nossa troca de ideias. O pre-tribulacionismo nos tira da terra, no período mais negro, da história do homem.
O argumento de Paulo em II Tm 2:17,18 refere-se somente à ressurreição dos demais salvos... .. Não vejo dificuldade que Paulo criticasse os que dizem que a ressurreição ainda não havia acontecido, porque:
Nós esperamos uma ressurreição geral, irmão. Essa “ressurreição geral”, que João chama de “primeira ressurreição” ainda não aconteceu! E é nesse sentido que o pré-tribulacionismo precisa fazer alguns malabarismos, usando textos fora de seu contexto, para tentar basear seu ensinamento. Biblicamente só haverá duas ressurreições gerais, e uma delas é chamada de “primeira ressurreição” e esta se dará quando da vinda do Senhor Jesus!
- até eu, pré-tribulacionista, combateria na época Himeneu e Fileto, pois de fato a ressurreição dos demais irmãos não tinha ainda acontecido. Isso não é problema.
Eu não estava querendo insinuar que o irmão defende algo herético. A intenção foi mostrar que Paulo defendia que a ressurreição geral dos salvos ainda não ocorrera! E que o Apóstolo exortava que quem ensinasse o contrário, fazia apenas porque “havia se desviado da verdade”.
2) Sobre o termo "última trombeta": bons argumentos merecem boas respostas.
Você afirma que depois da 7a. Trombeta Jesus voltará. Sim, mas não imediatamente após. Veja como acontece a sequência dos fatos após Apocalipse 11:15 (que, aliás, contém um texto no futuro: Ele REINARÁ - isso vai acontecer de fato, mas não imediatamente):
Parece ser claro, que a vinda do Senhor será após a sétima trombeta, que seria a última:
1 corintios 15:52
num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.Quando será o momento da vinda do Senhor? Será logo em seguida ao toque da sétima trombeta? Lendo no Apocalipse, fica nos parecendo que ainda “rolará” alguns momentos de tribulação na terra, após o toque da última trombeta, pois faltará ainda o “terceiro ai”!
Apocalipse 11:14-15
14 É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.O que percebo, é que o Senhor virá após o toque da última, trombeta, a sétima, mas isso parece que se dará ainda após o “terceiro ai”, ou seja, precisamos refletir em algumas questões que se sucedem após o toque da sétima trombeta.
Os “meso tribulacionistas” dizem que é precisamente nesse momento, de Apocalipse 11:15, que o Senhor virá! Antes do terceiro “ai”.
11:15 - toque da última trombeta
11:16-19 - louvor a Deus pela aplicação de sua justiça sobre a Terra
12:1,2 - Israel é tipificado pela mulher com dores de parto, à semelhança do discurso de Jesus em Mateus 24 (o "princípio das dores" é usado com o substantivo para dores de parto)
12:3-4 - Satanás quer destruir Israel, para impedir a volta de Jesus
12:5-6 - Israel concebe o Messias - ACEITA-O - e é levado para escapar do diabo durante 1260 dias - ou seja, três anos e meio, que é o período da tribulação.
12:7-12 - Satanás e as hostes de demônios são expulsos do espaço e sabem que "pouco tempo lhe resta" - ou seja, Jesus ainda não voltou, pois quando volta, Satanás é acorrentado por mil anos.
12:13-18 - confirmação que Satanás tenta destruir Israel, mas o povo eleito vai para o deserto e é sustentado por Deus por mais 3,5 anos.
EU confesso, irmão, que já vi muitas interpretações para Apocalipse 12. Alguns que tentam ver na “mulher vestida de sol” como sendo a igreja, outros que vêem como sendo Maria, e outros como sendo Israel. Eu entendo que se trata de Israel, principalmente porque o Messias veio de Israel, e não dá igreja, embora alguns argumentem que Israel é a igreja do Senhor, antes do Messias encarnar. Mas o meu entendimento é parecido com o que o você deu, acima.
Mesmo se considerarmos que os 1260 dias do verso 5 são os mesmos 3,5 anos do verso 14, temos Israel fugindo do diabo por um tempo, antes mesmo da vinda de Jesus. Isso impede que você afirme que a trombeta COINCIDA com a volta de Jesus.
É verdade, falta o “terceiro ai”, que possivelmente é o envio de satanás para agir unicamente na terra, como registrado abaixo.
Apocalipse 12:12
12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. EU SEI que você vai argumentar comigo que Apocalipse descreve cenas na terra, no céu e no inferno, e que alguns capítulos estão fora de ordem. Mas a sequência NO CÉU, onde o sinal da mulher é visto, é o mesmo nível que o capítulo 11. Portanto, não há uma INTERLOCUÇÃO de fatos.
A grande questão, irmão, é que o Senhor vem para buscar o seu povo após o toque da “última trombeta”. Se é no instante desse “toque”, os meso tribulacionistas estão com a razão, em seus ensinamentos, pois falta o “terceiro aí”, ou seja, falta ainda algumas questões da “Ira de Deus” sobre o momento do tribulo na terra. Mas se a ressurreição é após o “terceiro ai”, os “pós tribulacionistas” estão com a razão! O que não consigo enxergar base bíblica é no “Pré-tribulacionismo”. Por melhor advogado que seja o homem, será difícil defender duas vindas do Senhor, uma invisível e outra visível. Alguns tentam basear o pré tribulacionismo apenas em parábolas bíblicas, visto que claramente, com passagens bem delimitadas, é muito difícil.
Em Mateus 24:30-31, existe de fato uma menção a uma trombeta: Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:30-31.
Mas repare que esta trombeta SUCEDE e NÃO ANTECEDE a volta de Jesus, que ocorre após o sinal no céu do Filho do Homem. E esse ajuntamento dos escolhidos, que erradamente muitos vinculam ao Arrebatamento, na verdade é para juntar ISRAEL (que é o povo que toda a passagem de Mateus 24 se refere) para o julgamento que se faz em Jerusalém sobre as nações VIVAS.
Eu creio que devemos interpretar os textos bíblicos a luz da própria Escritura! Essa trombeta, sem dúvida, é a mencionada por João, em Apocalipse, e é precisamente a “última trombeta” registrada por Paulo, em 1 COrintios 15:52.
A ressurreição geral, falada nas Escrituras são duas, separadas pelo intervalo de mil anos! Ou o sujeito ressuscita na primeira ressureição, ou na segunda! Fora disso, não existe outra ressurreição geral, biblicamente falando! Mesmo que alguém sugira a ressurreição de alguns, quando da ressurreição do Senhor, creio que, biblicamente, aqueles voltaram a morrer, motivo pelo qual Paulo foi enfático, ao dizer que a ressurreição (geral dos salvos) ainda não aconteceu.
3) Sobre ser a primeira ressurreição segundo a cronologia de Apocalipse : discordo de novo. No próprio Apocalipse, existem ressurreições antes da volta de Jesus e que não é nem o Arrebatamento e nem a ressurreição do Senhor:
A ressurreição do Senhor Jesus foi individual, dEle, somente. Não foi uma ressurreição geral de salvos. Também a ressurreição das duas testemunhas são específicas, de apenas dois indivíduos. Parece ser bastante claro que não é desta ressurreição que o escritor bíblico se refere quando fala da “primeira ressurreição”. Esse termo, quando empregado por João, tem o sentido de geral, de ressurreição dos salvos, de tal maneira, que é “bem aventurado aquele que faz parte da primeira ressurreição”, ou seja, são todos os salvos da história do homem, até aquele momento.
A "Primeira" que fala Apocalipse 19 não é em caráter ordinal. De forma alguma.
Os pré-tribulacionistas são bem literalistas, principalmente quando a questão parece defender o seu ponto de vista. Eu mesmo agia assim. Como já disse, eu espero que você esteja com a razão irmão, pois o “pré-tribulacionismo” nos tira da terra, durante o período mais sem paz da história do homem! Mas, apesar disso, temos de ser realista. E nas Escrituras percebe-se claramente que João, ao usar o termo “primeira ressurreição”, se referia a ressurreição geral! E, no contexto, se referia aos salvos de todas as épocas! Como até aquele momento, nenhuma ressurreição geral ainda havia ocorrido, aquela é chamada de “primeira”.
Confesso que para mim tanto faz que o Arrebatamento seja antes ou concomitante à Volta de Jesus. A nossa obrigação, seja de um jeito ou de outro, é estarmos em condições de ouvir o chamado de Deus.
É verdade, irmão Devaney.
Mas eu noto que Deus tem um "paralelo" em relação ao Arrebatamento da igreja no antigo testamento.
Tanto Enoque como Noé eram homens de Deus. Ambos eram tementes a Deus e ambos fatalmente visualizariam o dilúvio, pela longevidade dos homens antigos. Mas Enoque foi arrebatado (trasladado) ANTES do Dilúvio acontecer. Noé teve alguns sofrimentos extras, mas esteve na terra durante o dilúvio.
Enoque seria uma "figura" da Igreja e Noé uma "figura" de Israel, para demonstrar que se quiser, Deus tem poder para livrar de um tormento mundial uma pessoa.
Quando era pre tribulacionista usei muito esse argumento para ensinar o arrebatamento secreto. Esse parece ser muito bom. Mas o problema é que não existe ensinamentos neo testamentário fazendo analogia entre igreja e Enoque e, simultaneamente, Israel e Noé, com relação as coisas que hão de acontecer.
O que percebemos claramente é que as Escrituras nos ensinam duas ressurreições gerais, separadas pelo intervalo de mil anos!
Que o Senhor nos abençoe
David