A Mulher Tomada em Adultério
http://www.monergismo.com/textos/lei_evangelho/teonomia-mulher-adultera-pena_bahnsen.pdf
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Márcio Gomes escreveu:Então o irmão entende, que se todas as condições alí fossem satisfeitas, o Senhor não iria falar:
- Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra.
Ele iria falar:
- O que que vocês estão esperando? Manda ver as pedras em cima dela e dele.
É isso?
Márcio Gomes escreveu:Irmãos Xan e Bruno.
Vê se eu entendi bem, o que os irmãos querem dizer: A armadilha era o fato do adúltero não estar junto com a adúltera e se Jesus mandasse a apedreja-la, estaria demonstrando que não conhecia a Lei. É isso? E a mulher só não foi apedrejada porque todos alí tiveram relações sexuais com ela~, e por isso foram embora.
Eu entendo que a armadilha era que o Senhor ensinava o amor, o perdão, arrependimento, novidade de vida. O Senhor ensinava por exemplo, como ficar sem culpa ao colher espigas no Sábado, entre outras coisas "polêmicas", até então. Então queriam ver como ele se sairia de uma "enrascada" dessas. É isso que entendo que era a armadilha que queriam pegar o Mestre.
Abraços,
Márcio Gomes
Márcio Gomes escreveu:Então o irmão entende, que se todas as condições alí fossem satisfeitas, o Senhor não iria falar:
- Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra.
Ele iria falar:
- O que que vocês estão esperando? Manda ver as pedras em cima dela e dele.
É isso?
Xan escreveu:Vou apenas resumir o comentario de forma objetiva, vejamos:
1) A Biblia nao revela que os acusadores da adultera tiveram um 'caso' com ela.
2) Yeshua veio para cumprir a Torah e nao para dar "jeitinho brasileiro".
Márcio Gomes escreveu:Então o irmão entende, que se todas as condições alí fossem satisfeitas, o Senhor não iria falar:
- Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra.
Ele iria falar:
- O que que vocês estão esperando? Manda ver as pedras em cima dela e dele.
É isso?
Devaney escreveu:
Xan, só uma coisa não ficou clara na minha mente. Vamos esquecer essa hipótese dos acusadores terem cometido adultério com a acusada. ELA tinha caído em pecado, independente disso.
O fato de Jesus não a ter condenado ali, e praticamente a absolvido ao falar "nem eu te condeno", é o que o Márcio quis apontar.
Devaney escreveu:E tem outra: se um pecador apenas fosse pilhado e o outro não, "anulava-se" a pena do único confesso que foi achado?
José Herminio escreveu:
Há mais esse texto:
Mt 5
33 ¶ Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor.
34 Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus,
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei,
36 nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.
[]s.