Eu já respondi... Disse que não precisavamos dessas denominações didáticas:Devaney escreveu:Mensagem do dia 7, sábado (curiosamente...)
Ronaldo, não pedi um entendimento pessoal. Pedi a base bíblica clara, que permite a nós, mortais, afirmarmos:
1) Que existe essa divisão.
2) O que diferencia um tipo de lei de outro.
Por outro lado já perguntei varias vezes, se a Lei do incesto não foi reafirmado na Nova Aliança, por que ela continuaria válida ?Tudo bem irmão, não precisamos dessas denominações didáticas para afirmar que a Lei do incesto(Torah) assim como a Lei do sábado no sétimo dia, continuam na nova aliança. O que não ocorre com a circuncisão que foi substituida pelo batismo e com os sacrificios que ficaram caducos ao encontrarem sua plenitude na morte de Cristo.
Vejam só o que consta nas Lições Bíblicas, publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus, do 3º trimestre de 2002, a Lição nº 02: "A Ética Cristã e os Dez Mandamentos":
TEXTO ÁUREO: O cumprimento da lei e dos profetas
Mt 5.17-18 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.
A lei que o crente é obrigado a cumprir consiste nos princípios éticos e morais do AT (7.12; 22.36-40; Rm 3.31; Gl 5.14;); bem como nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (28.20; 1 Co 7.19; Gl 6.2). Essas leis revelam a natureza e a vontade de Deus para todos e continuam hoje em vigor. As leis do AT destinadas diretamente à nação de Israel, tais como as leis sacrificiais, cerimoniais, sociais ou cívicas, já não são obrigatórias (Hb 10.1-4; e.g., Lv 1.2,3; 24.10).