F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???


    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2255
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Maria Madalena Qua 22 Out 2014, 15:27

    Clebio

    Exato. Paulo viveu o que escreveu.

    O que eu disse é que Paulo vivia o que escrevia, só não sabia expor claramente em suas CARTAS.

    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1125
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 15:35

    Maria,

    Imagine se Paulo não vivia o que escrevia por ser a escrita não fiel ao que realmente ele queria expor...

    Se Paulo não vivia o que escrevia logo não faz sentido tudo o que ela disse até agora, não acha?
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 15:40

    Maria,

    Dizer que Paulo não sabia expor o que cria e vivia...

    Pois bem, como você sabe que aquelas palavras ditas por Paulo não retrata o que realmente ele quis expor?
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 15:49

    Maria como o tópico aqui envolve outro assunto. Tô postando lá no outro e você me responda, ok?!
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Maria Madalena Qua 22 Out 2014, 18:23

    Clébio escreveu:Maria,

    Imagine se Paulo não vivia o que escrevia por ser a escrita não fiel ao que realmente ele queria expor...

    Se Paulo não vivia o que escrevia logo não faz sentido tudo o que ela disse até agora, não acha?

    Clebio

    Acho que tenho de colocar letras bem grandes pra voce enxergar o que escrevi, né?

    Eu disse que Paulo VIVIA o que escrevia (e não o contrário)
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por José Herminio Qui 23 Out 2014, 10:55

    Gilcimar escreveu:Eu não disse que você disse mas eu apenas respondi a pergunta do tópico dizendo que a alma não pode ser eterna e  se existe alguém que pode matar a alma logo Mateus 10:28 não prova  que a alma é imortal  pois aqueles não podem por isso mas porque não tem a capacidade que só Deus tem...

    Com respeito a alma ser o próprio homem me diz uma coisa:

    O homem é um corpo com uma alma ou é uma alma num corpo?
    Te pergunto isso por causa das falas de Maria Mãe de Jesus:

    Olha só o que ela disse!!!


    Lucas 2:46 : A Minha Alma engrandece ao Senhor,


    Quem engrandeceu o Senhor?

    A Maria ou a alma dela?

    Pois se foi a alma dela logo não foi ela exceto se ela for a própria alma...

    Com certeza absoluta os textos que fala da alma do homem não querem passar a ideia de alma como uma entidade  consciente e inteligente a parte do corpo pois como resolver isso nas falas de Maria quando disse que foi sua alma que engrandeceu  a Deus e não ela?

    Abraços..!


    Homem é composto por duas partes corpo e alma segundo o texto de Mt 10:28
    Tanto o corpo qto a alma podem engrandecer.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Qui 23 Out 2014, 12:01

    Mateus 10:28 não contradiz o que ensina Gênesis 2:7

    Você está dando para o termo alma em Mateus 10:28  o sentido que a Bíblia não dá....
    De qualquer forma a tentativa de sustentar que a alma é eterna porque aqueles só podem matar o corpo foi quebrada quando se entende que alguém pode ser temido por fazer mais que matar o corpo ao fazer perecer os dois no inferno...
    Por outro lado o assunto do tópico é se Alma é eterna ou não e isso já foi resolvido...

    Tem outro tópico para tratar da composição do Homem...
    E mateus 10:28 não ensina que a alma que não pode ser morta por aqueles é a parte do homem que o mantem consciente sustentando o "EU" do homem vivo depois da morte do corpo do contrário não não deveria ser o homem que voltasse ao pó quando morresse e a explicação que se dá depois dizendo que é por ele ser pó é que voltaria para ali segundo lemos Gênesis 3:19 não faria nenhum um pouco de sentido...
    Não dá para estruturar tua crença só com alguns textos sem analisar tudo isso que digo e outras coisas mais....

    Mas apesar de te respeitar muito eu fico com aquilo que Gênesis 2:7 ensina....

    Deus formou o homem do pó da terra e nada mais além disso foi dito quando a Bíblia fala da formação do homem e ainda mais você ainda não me respondeu se para você o homem é uma alma num corpo ou se é um corpo com uma alma...

    O texto que fala da formação do homem não reza assim: O homem foi formado do pó da terra mais alma e espirito.....

    Apenas fala do pó....

    Umas outras perguntas :

    Quem é o pó, o homem todo ou só seu corpo?

    Quem volta a terra quando morrer, o homem ou só seu corpo?


    Quem engradeceu ao senhor, Maria ou a sua alma?

    Desculpa querido mas se você não discute estas perguntas  comigo não vai progredir ao me fazer te entender e eu quero te entender...
     Não quero te convencer a mudar de conceito pois apenas mostro as razões pelas quais eu ainda creio diferente.....

    Deus te abençoe amado..!
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por José Herminio Qui 23 Out 2014, 13:51

    Você está dando para o termo alma em Mateus 10:28 o sentido que a Bíblia não dá....
    De qualquer forma a tentativa de sustentar que a alma é eterna porque aqueles só podem matar o corpo foi quebrada quando se entende que alguém pode ser temido por fazer mais que matar o corpo ao fazer perecer os dois no inferno...
    Por outro lado o assunto do tópico é se Alma é eterna ou não e isso já foi resolvido...

    Eu estou interpretando conforme o texto nem para direita ou para esquerda pela qual diz que o homem só pode matar o corpo nada além disso, e o texto não diz que Deus mata alma e sim que faz perecer no inferno o corpo e a alma concernente com os textos de (Mt 25:41,49 a passagem do Rico e Lázaro Apocalipse 20.)

    E mateus 10:28 não ensina que a alma que não pode ser morta por aqueles é a parte do homem que o mantem consciente sustentando o "EU" do homem vivo depois da morte do corpo do contrário não não deveria ser o homem que voltasse ao pó quando morresse e a explicação que se dá depois dizendo que é por ele ser pó é que voltaria para ali segundo lemos Gênesis 3:19 não faria nenhum um pouco de sentido...
    Não dá para estruturar tua crença só com alguns textos sem analisar tudo isso que digo e outras coisas mais....

    A minha crença não muda nada nos textos supracitados com: de (Mt 25:41,49 a passagem do Rico e Lázaro Apocalipse 20.) já a aniquilação sim , tem que fazer um enorme esforço buscar em outras passagens forçando intepretações.


    Mas apesar de te respeitar muito eu fico com aquilo que Gênesis 2:7 ensina....

    Deus formou o homem do pó da terra e nada mais além disso foi dito quando a Bíblia fala da formação do homem e ainda mais você ainda não me respondeu se para você o homem é uma alma num corpo ou se é um corpo com uma alma...[/quote]

    Eu respondi sim, mas vou repetir de novo: Eu sou ser composto por duas partes corpo e alma conforme o próprio ensinamento de Jesus Cristo em Mt10:28.
    Sim Deus formou o home do pó da terra "corpo" e soprou nas narinas (vida)o sopro de Deus.


    -Quem é o pó, o homem todo ou só seu corpo?
    Corpo
    -Quem volta a terra quando morrer, o homem ou só seu corpo?
    Corpo

    - Quem engradeceu ao senhor, Maria ou a sua alma?

    Maria composta por alma e corpo.
    Pois á biblia se refere a alma de diversas maneiras
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qui 23 Out 2014, 17:00


    Jesus não falava em GREGO com os Seus discípulos, então ninguém sabe que termo foi usado quando declarou que não pode matar a alma. Esse é o primeiro problema.

    O segundo problema é tomar uma PARÁBOLA como base de doutrina, o que é um erro interpretativo crasso. As parábolas, os textos simbólicos e poucos claros não podem respaldar doutrinas.

    Ademais, Jesus no Seu ensino global não ensinava nada de imortalidade da alma. E para não haver dúvidas sobre a questão, basta responder nossas 30 perguntas aos que creem na imortalidade da alma, e não vejo nenhum dualista disposto a isso.

    Eis novamente o link onde se encontrará tal questionário, aqui mesmo neste Fórum:


    http://www.forumevangelho.com.br/t4529-perguntas-pertinentes-aos-crentes-na-imortalidade-da-alma

    E eis a concatenação de textos que antecede o questionário, que já mostra como indo-se aos ALICERCES do relato bíblico da criação já se percebe que não há fundamento para essa doutrina que não aproxima ninguém de Jesus Cristo, e sim de conceitos pagãos, de onde deriva:

    a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

    b) Na ‘desmontagem’ do homem (morte), como tratado por Salomão em Ecl. 12:7,  o pó volta à terra, como era, e o espírito-‘ruach’ (fôlego vital) volta para Deus que o deu. O texto fala tanto do pó quanto do espírito-‘ruach’ de TODOS os homens (não só dos salvos). Na morte do homem não consta que SAI qualquer “alma imortal”.

    c) Davi usa linguagem semelhante à de Salomão em Ecl. 12:7 no Sal. 104:25-29 falando da morte DOS ANIMAIS: Deus remove a respiração-‘ruach’, e esses ANIMAIS voltam ao pó.

    d) Temos então Salomão no Ecl. 3:19-21 falando didaticamente sobre como a sorte de homens e animais é idêntica na morte. “Assim como morre um, morre o outro” porque tanto homens como animais “têm o mesmo fôlego de vida-‘ruach’”.

    e) Davi prossegue dizendo que na morte não há a mínima consciência—Sal. 146:3, 4; pois os mortos “não louvam ao Senhor” nem os que “descem ao silêncio” (um paralelo muito instrutivo—Sal. 6:5, 115:17), sendo que a sua própria morte representaria para ele a não-existência (Sal. 39:13).

    f) E no antiquíssimo livro de Jó, aquele Patriarca confirma como a morte é a inexistência em termos bem claros: Jó 7:21, 14:7-14. E ele ainda fala de quando se encontraria com o seu Redentor—não quando morresse e fosse de imediato para o céu com sua alma, mas sim quando Ele Se levantasse sobre a Terra, e O veria com o seu próprio corpo renovado: Jó 19:25-27.

    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qui 23 Out 2014, 17:04


    ODE AO REI DE BABILÔNIA EXPLICA PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

    Eis uma importante reflexão sobre a parábola do rico e Lázaro. Para entendê-la devidamente, vejamos uma situação bem semelhante de relato fictício no Velho Testamento, o chamado “Ode ao rei de Babilônia” (Isa. 14:9-11):

    Isaías usa o famoso “Ode ao Rei de Babilônia” para falar da derrocada do império do famoso rei e o seu triste fim. Notem o tipo de linguagem empregado:

    “O inferno-{sheol} desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós. Já foi derrubada na SEPULTURA-{sheol} a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão”. -- Isa. 14:9-11.

    Eis algo interessante: O cenário descrito NÃO É DE ALMAS NO SEOL, e sim de cadáveres nas sepulturas. O “inferno” é no original sheol, que alguns interpretam como uma espécie de depósito de almas, tendo um lado bom (“o seio de Abraão”) e uma “banda podre”--o local dos ímpios, separado do espaço dos salvos por um abismo intransponível, tudo isso sendo deduções com base numa PARÁBOLA! Só que--como regra de boa Teologia--não se firmam doutrinas sobre parábolas, textos simbólicos e pouco claros.

    E também interessante é o fato de que os reis estavam sentados nos seus tronos! Puxa, parece que se confirma aquele dito popular de que “quem já foi rei, sempre será majestade”. Até no além, no mundo dos mortos! . . .

    Seja como for, por que o profeta não ilustra a chegada do ímpio rei ao SEOL, com almas dos antigos reis, já mortos, e todas as demais “almas” o recepcionando? Qual nada, o cenário todo é de mortos, sepultura, bichinhos por baixo e por cima. . .

    É exatamente porque o ensino bíblico não é de “almas” habitando lugar nenhum. Notem como os mortos “despertam” para interagirem, na sequência do relato fictício. Pois aí está mais uma comprovação de como os que estão nas sepulturas entraram no “sono da morte” (Sal. 13:3).

    Em Isaías ainda lemos sobre essa esperança judaica-cristã na RESSURREIÇÃO:

    “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos”. Isa. 26:19.

    Como também lemos do profeta Daniel, falando do que se esperaria no final:

    “E naquele tempo se levantará Miguel, . . . E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. (Dan. 12:1-3).

    Ah sim, e para os que insistem em que o “seio de Abraão” seria equivalente ao sheol, que tal vermos o uso que Salomão faz ao termo sheol em Ecl. 9:10?

    “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura-{sheol}, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

    E eis agora, referindo-se ao rei do Egito, mais personificação de quem partiu deste mundo e se acha no mundo dos mortos:

    “Segundo Eze. 32:21, os ímpios já no Sheol estão falando de sua destruição. יְדַבְּרוּ לֹו operada por muitos, ‘ali falam com ela {a terra do Egito e suas multidões (vs. 18)}, dirigem-se a ela, saúdam-na’, numa alusão a Isa. 14:9, onde o rei de Babel, quando descendo ao Sheol, é saudado com malicioso prazer pelos reis já ali”. -- Keil & Delitzsch (site de antologias de comentaristas bíblicos www.e-sword.net).

    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Maria Madalena Qui 23 Out 2014, 18:01

    A Paz de Deus a todos
    Minha contribuição ao tópico:

    2 Né. 9: 16
    16 E certamente, como vive o Senhor, pois o Senhor Deus disse-o e é sua eterna palavra, a qual não pode passar, os justos ainda serão justos e os imundos ainda serão imundos; portanto os imundos são o diabo e seus anjos; e irão para o fogo eterno para eles preparado; e seu tormento é como um lago de fogo e enxofre, cuja chama ascende para todo o sempre e não tem fim.

    Mos. 28: 3
    3 Ora, eles desejavam que a salvação fosse declarada a toda criatura, porque não podiam suportar que qualquer alma humana se perdesse; e até mesmo a ideia de que alguma alma tivesse de sofrer o tormento eterno fazia-os tremer e estremecer.

    Alma 12: 17
    17 Terá então chegado o tempo em que seus tormentos serão como um lago de fogo e enxofre, cujas flamas ascendem para todo o sempre; e então terá chegado o tempo em que serão acorrentados a uma destruição eterna, segundo o poder e o cativeiro de Satanás, tendo-os ele subjugado de acordo com sua vontade.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 23 Out 2014, 23:41

    Boa noite

    Deus criou o homem com uma alma? Se nós temos uma que é imortal? Onde está esse ensinamento na Bíblia? O que exatamente é o homem?

    Almoedo
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Qui 23 Out 2014, 23:52

    José herminio....

    Você está respondendo segundo entende o que o texto diz mas eu vejo outro entendimento porque relaciono todos os outros textos que falam do assunto onde há muitos problemas teologicos e conflitos se eu for entender como você....

    Eu encerro com você por causa disso pois você diz que o texto diz o que você entende mas não explica os outros textos e nem neutraliza coisas importantes que eu disse quando perguntei quem é pó...

    Quem volta a terra?

    O homem é indivisível na morte e a alma e espirito que tem não é como você tenta passar sem sucesso....

    Mas para finalizar com você vou te deixar uma ultima questão que infelizmente não tenho esperança que responderá biblicamente...

    Veja o que Maria disse:

    Lucas

    1.46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
    1.47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,

    A alma de Maria engrandeceu ao Senhor e seu espirito se alegrou... e seu corpo?

    Maria é alma deste texto?

    Maria é espírito deste texto?

    Não, Maria é pó que se torna alma vivente quando recebe o fôlego de vida assim como aconteceu com o primeiro homem formado....

    Se a Bíblia diz que homem foi formado do pó da terra por que eu vou acrescentar mais alguma coisa neste material formador?

    Posso perguntar assim: Que tipo de coisa Deus usou para formar o homem?

    O Pó da terra .....

    O Fôlego de vida apenas lhe deu vida tornando numa alma vivente com consciência e inteligência..

    Foi necessário que o homem tivesse um corpo vivo para ser considerado num ser vivo pois quando ainda não tinha não era um ser vivo e consciência é próprio de seres vivos o que o homem só teve quando teve um corpo vivo...

    Não existe homem vivo com corpo todo morto ...

    Eu encerro aqui sem mais com você...

    Fique na paz amado e obrigado por debater comigo..!








    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Maria Madalena Sex 24 Out 2014, 08:34

    1 Né. 14: 3

     3 "E aquele grande abismo que foi cavado para eles por aquela grande e abominável igreja, fundada pelo diabo e seus filhos a fim de que ele pudesse levar para o inferno as almas dos homens—sim, o grande abismo que foi cavado para a destruição dos homens encher-se-á com aqueles que o cavaram, para sua completa destruição, diz o Cordeiro de Deus; não a destruição da alma, a menos que isso signifique ser lançada naquele inferno que não tem fim".


    Convidado
    Quando se diz: "destruição da alma" não é a alma deixar de existir, mas sim, significa que será lançada num tormento eterno, que não tem fim.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 24 Out 2014, 18:05

    Obrigado pela contribuição Maria em expor a forma que você crer...!!!!
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Janete Sex 24 Out 2014, 23:57

    Segundo meu entendimento, o homem é triuno. Creio em tricotomia e compreendo da seguinte forma:
    O corpo, formado do pó da terra é apenas a "embalagem", "instrumento" por meio do qual o homem vai experimentar a vida através dos sentidos. Essa "capa" será governada ou pela alma (no homem caído) ou pelo espírito (no homem regenerado).

    A alma, é a individuação de cada um, é o que de fato somos, é o que carrega todos os registros de vontades, sentimentos, intelecto, experiências, personalidade, etc. É nela que reside nossa consciência do ego e antes de ser orientada, faz o homem pecar. É ela que receberá a Vida eterna ou não.

    O espírito é uma espécie de "cordão umbilical". Pertence a Deus que o deu e volta para Deus quando morremos. É o que sustenta a vida do indivíduo, é o que nos comunica com as revelações de Deus, é onde o ES habita. No homem regenerado, o espírito retoma seu lugar de origem (antes da queda), quando o homem pode se relacionar com Deus. Então, tem domínio sobre a alma e o corpo.

    Antes da conversão, o homem está morto em delitos e pecados e vive em trevas, porque a alma está dominando sobre seu espírito, então o homem não consegue se relacionar com Deus, que é Espírito.

    Na criação, Deus forma o corpo do pó, sopra o espírito nas narinas e assim, o homem se torna uma alma vivente (indivíduo).

    Sobre a pergunta do tópico:
    Não me consta que a alma seja algo combustível como o corpo. Só se no plano espiritual, houver algum tipo de fogo diferente para queimar eternamente sem consumir. Me soa estranho que Deus ressuscite o homem que amou para lançá-lo num tormento eterno. À mim, os textos que se referem ao inferno são metafóricos no sentido de ser um evento e não um lugar de tormento e o homem que não for revestido de incorruptibilidade, será aniquilado da existência.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sáb 25 Out 2014, 00:31

    Obrigado a você também Janete por contribuir com a forma como você sinceramente crer....!!!!!

    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? - Página 16 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 06:42