F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+5
Vasuilvan
Maria Madalena
Adauto
Ernesto
Ezacno
9 participantes

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman


    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3455
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Vasuilvan Qui 02 Jul 2020, 21:22

    Maria Madalena escreveu:
    Vasuilvan escreveu:Sem a lei, você vive continuamente sem saber que está a provocar Deus.


    O Espírito Santo é o GUIA - que convence do pecado, da justiça e do juízo (e não a lei)


    O instrumento que o Espírito santo usa pra guiar e convencer do pecado é a Lei.
    Porque, pecar é desobedecer a Lei.

    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1956
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Jefté Qua 08 Jul 2020, 11:09

    Olá irmãos

    Acho que o tópico desse crítico textual e autor "Bart D. Ehrman" deveria ser sobre:

    "Como eu - Bart D. Ehrman - me tornei incrédulo ?!!!"

    Pois quem é o INCRÉDULO para me dizer QUEM CRISTO JESUS seja !!!???
    Melhor, mil vezes, ele me dizer de si mesmo que ele seja, do que vir me dizer sobre Alguém que ele nem mais creia!

    Interessante:
    Todos os livros bíblicos vetero e neotestamentários foram escritos pelos homens da fé.
    No entanto, me vem um livro de um ateu!
    Um incrédulo!

    Seria o mesmo que Judas Iscariotes vir me escrever sobre Jesus ...
    avatar
    Waiky
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 19
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Evangélica
    Igreja : Igreja de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 48
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Waiky Seg 03 Ago 2020, 12:03

    A pergunta certa não é "Como Jesus se tornou Deus", mas sim "Como Deus se tornou homem".

    Aprendi uma coisa na vida que é quando o questionamento está partindo do ponto errado, todas as demais discussões não chegarão à perspectiva correta, serão no máximo embates que quase sempre não levam a lugar algum. Por isso, eximo-me de debater sobre este ponto de vista e apenas alerto que um ponto de vista mais interessante seria debater sobre "Como Deus se tornou homem", tendo em vista que Jesus não se tornou alguma coisa, Jesus simplesmente É.

    Também tenho dificuldades em compreender como debatedores céticos anseiam que os crédulos retirem a perspectiva de fé na discussão, tendo em vista que a fé é aquilo que o indivíduo acredita como verdadeiro. Ora, se o indivíduo tem fé que Jesus é Deus e não se tornou Deus, para este indivíduo historicamente Jesus enquanto Jesus era Deus, independentemente do que as pessoas daquela época o consideravam ou deixavam de considerar, até porque qualquer pessoa sensata sabe que em todo decorrer da história da humanidade sempre houve pessoas com perspectivas e entendimentos diferentes de um mesmo objeto, a exemplo de hoje, que há pessoas que acreditam que a terra é plana e outras que não e consequentemente alguém poderia escrever um livro cujo título seria: "Como ainda no século 21 a terra se tornou plana", e aí debateremos sobre o livro do indivíduo que já tomou sua posição de "fé", mas quem discorda dessa posição tem que eliminar a sua fé, seria isso justo?








    avatar
    Adelia Franchi
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : sociologia com extensão em antropologia. Perita judicial ambiental
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 72
    Idade : 40
    Cidade/Estado : Florianópolis/Santa catarina
    Religião : cristã por opção
    Igreja : sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 4
    Pontos de participação : 153
    Data de inscrição : 13/07/2020

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Adelia Franchi Seg 10 Ago 2020, 22:48

    Prezados amigos
    Esta é minha mensagem exordial.
    Em que pese o extenso e admirável currículo do autor, Bart D. Ehrman, não vejo importância em seu livro que estimule meu interesse nem ao menos minha curiosidade em sua leitura.
    A julgar pelo seu sobrenome, o autor é de ascendência judaica. Ehrman com um só “n” final; os sobrenomes alemães não judeus terminam com dois “n”s, Mas este é apenas um detalhe que nada acrescenta.
    Trata-se de mais um texto, dentre tantos outros, no qual um declarado ateu se dedica a depreciar convicções religiosas na vã tentativa de anular a crença em Deus e em Jesus baseado em “evidências” históricas.
    A meu ver o livro é inútil. Se o objetivo do autor é dar elementos aos ateus para justificarem sua postura, o que é desnecessário pois um ateu não necessita de argumentos, apenas a negação lhe é suficiente, qualquer argumento lhes é supérfluo. Para aqueles que creem em Deus e em Jesus, quaisquer argumentos contrários são inúteis na tentativa de abalar sua fé.
    Todos os ateus ao manifestarem suas opiniões buscam os seus argumentos no ataque à linha judaico-cristã. Desconheço a existência de algum texto ou livro que conteste Deus com argumentos originados na linha islâmica. Talvez por medo porque, se algum ateu o fizesse seria condenado à morte, assim como o foram, na França há poucos anos, os editores do pasquim Charlie hebdo (hebdo em francês significa semanal).
    Estou convicta de que a história, a ciência e a religião são faces de uma mesma inseparável realidade. Embora apresentem aspectos diferentes, por vezes incongruentes, o bom estudioso as considera em seu conjunto, procura seus pontos de convergência, busca harmoniza-las e jamais as colocar em oposição.
    Adelia F
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Vasuilvan Ter 11 Ago 2020, 10:16


    Adelia Franchi disse:
    Para aqueles que creem em Deus e em Jesus, quaisquer argumentos contrários são inúteis na tentativa de abalar sua fé.

    Amada irmã em Cristo jesus, amei sua mensagem. No entanto creio que essa afirmação destacada careça ser melhor apreciada.

    Por meio da literatura cristã, somos alertados de que a fé cristã a todo momento sofreria ataques e ameaças. É comprovado por estudos e pesquisas que existe um período na vida em que esse ataque é mais certeiro e produz mais vítimas, anulando ou esfriando a fé de muitos.

    É de conhecimento que no período da faculdade, em média 2/3(dois terços) dos cristãos têm sua fé colocada em questionamento pela ideologia marxista ateia ( a fé vai literalmente para o paredão).

    Nas faculdades, onde o ambiente é completamente dominado por esse pensamento, a fé de muitos literalmente sucumbe aos argumentos humanistas e apelos materialistas.

    É nessa ocasião que o jovem cristão passa por um choque de realidade onde as tentações se revestem de uma roupagem mais ideológica e formal.

    Diante de uma mensagem apelativa que oferta ao jovem cristão uma vida autônoma e totalmente livre de padrões comportamentais, a sementinha adormecida do ego orgulhoso e egoísta, até então controlada pelo evangelho, agora volta a pulsar com toda força.

    É um pensamento ateu que tem um viés de idolatria, pois tira o Deus criador do Seu lugar e passa a divinizar o homem, o qual se auto pertence, passando a ser ele a fonte determinante de todas as verdades.


    É nesse terreno frio da liberalidade moral, onde a juventude dos hormônios aliada à idade da inconsequência, faz enfermar a fé de muitos cristãos.








    Clébio e Adelia Franchi gostam desta mensagem

    avatar
    Adelia Franchi
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : sociologia com extensão em antropologia. Perita judicial ambiental
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 72
    Idade : 40
    Cidade/Estado : Florianópolis/Santa catarina
    Religião : cristã por opção
    Igreja : sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 4
    Pontos de participação : 153
    Data de inscrição : 13/07/2020

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Adelia Franchi Ter 11 Ago 2020, 12:12

    Olá Ezacno, por favor, veja o ítem "jogando conversa fora".
    abraço, Adelia
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Ernesto Ter 11 Ago 2020, 15:36

    Adelia diz;

    Esta é minha mensagem exordial.
    Em que pese o extenso e admirável currículo do autor, Bart D. Ehrman, não vejo importância em seu livro que estimule meu interesse nem ao menos minha curiosidade em sua leitura.
    A julgar pelo seu sobrenome, o autor é de ascendência judaica. Ehrman com um só “n” final; os sobrenomes alemães não judeus terminam com dois “n”s, Mas este é apenas um detalhe que nada acrescenta.

    Ernesto responde;

    Olá Adélia, vc, me surpreende com a sua colocação dos nomes. Eu sou um filho de alemão,¨Menslin¨Meus ancestrais são da extinta Pomerânia, temos até uma cidadezinha com este nome que no século 13 foi famosa por expulsar os Wikins do seu território, hoje é apenas um lugarejo se mantendo com turismo.
    Eu nunca ouvi dizer que meu nome é de descendência judaica, para mim é novidade, mas, eu estou ansioso de conhecer melhor a minha linhagem, se acaso achar meu nome no rol judaico, por favor me avise. Eu sempre estou aqui presente.

    Vamos ao assunto que interessa;

    Eu me baseio estritamente na palavra de Deus, porque todo ser vivente é influenciado pelo ambiente em que vive; e o vivente homem não foge a regra. Ninguém vira alcoólatra sem ter influencias externas, Tudo começa com uma pequena semente, veja a queda de Eva. A pergunta sem aparente malicia ; Não é assim que Deus diz? Eva em sua ingenuidade respondeu sem malicias a pergunta, depois que a serpente se sentiu dono da conversa, retrucou, com uma resposta bem definida ¨Certamente não morrereis¨Eva recebeu a semente da dúvida, e deu no que deu.
    O mesmo se dá com o tópico deste livro tão comentado do ateu Barth D. Ehrman.
    Aqui temos dois caminhos, os dois levam o cristão ao ateísmo. O primeiro; é o livro, se alguém deste fórum adquirir e ler, certamente o livro falará por si mesmo, Se a fé do leitor estiver bem alicerçada em Deus, certamente o livro logo vai para o lixo, ou vendido á casa do sebo por uma ninharia. Mas, se o leitor tiver uma fé pouco vacilante ele mergulha no ateísmo e será difícil de ele retornar.
    O outro caminho menos perigoso, é, os participantes deste fórum, por uma questão de delicadeza dar oportunidade ao autor do tópico fazer suas preleções sobre a qualidade do livro. Eu ja vi vários incautos naufragar na fé (principalmente alunos universitários) só por dar trela ao bate papo de ateus.
    Aqui estamos para, juntos, através das nossas mensagens trazer conhecimento da palavra de Deus aos neófitos que tem o desejo de conhecer á Jesus.

    Abraços Ernesto







    Clébio gosta desta mensagem

    avatar
    Adelia Franchi
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : sociologia com extensão em antropologia. Perita judicial ambiental
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 72
    Idade : 40
    Cidade/Estado : Florianópolis/Santa catarina
    Religião : cristã por opção
    Igreja : sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 4
    Pontos de participação : 153
    Data de inscrição : 13/07/2020

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Adelia Franchi Ter 11 Ago 2020, 20:44

    Olá Ernesto. Me perdoe a equivocada generalização; um meu amigo judeu, de sobrenome Bergman me informou que a terminação "...man", quando com um "n" é judaica enquanto que "..mann" é alemão não judeu, Assim, Herman é de origem judaica e Hermann não é.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Ernesto Qua 12 Ago 2020, 08:49

    Adelia diz:


    Olá Ernesto. Me perdoe a equivocada generalização; um meu amigo judeu, de sobrenome Bergman me informou que a terminação "...man", quando com um "n" é judaica enquanto que "..mann" é alemão não judeu, Assim, Herman é de origem judaica e Hermann não

    Ernesto responde.

    Olá Adelia, Eu não tenho muito conhecimento de nomes judaicos mas, eu percebi que o nome que termina com ¨man¨é de origem judaica. Haberman etc

    Abraços Ernesto
    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Ezacno Sex 14 Ago 2020, 14:27

    Ezacno escreveu:
    Ehrman (2014) esteve tentando entender o que o termo “Jesus Deus” significava para os primeiros cristãos. Mas, logo percebeu que seria algo complicado determinar o que os antigos pensavam a respeito de qualquer coisa, uma vez que, diferentes judeus pensavam diferentes coisas a respeito de muitas coisas.

    Ehrman (2014) declara que “é como o que alguns episcopais dizem a respeito deles mesmos hoje em dia: reúna quatro em uma sala e você encontrará cinco opiniões. Com os judeus antigos era igual”. Podemos perceber que esta situação não é tão diferente assim neste próprio fórum!

    Retomando de onde parei, continuemos com as análises seja argumentando a favor ou argumentando contra. Vamos lá pessoal?!

    Ehrman (2014) levanta a seguinte questão: "Pode haver um espectro de divindades no judaísmo?".


    Ehrman (2014) escreveu:
    [...] antes de entrar em detalhes sobre como isso podia acontecer, preciso fazer duas colocações gerais sobre o monoteísmo judaico. A primeira é que nem todo israelita antigo mantinha uma visão monoteísta — a ideia de que existe um só Deus. Evidência disso pode ser vista já no verso que citei da Torá, o começo dos Dez Mandamentos. Observe como o mandamento é formulado. Ele não diz: “Você deve acreditar que existe um só Deus”. Ele diz: “Você não terá outros deuses diante de mim”. Esse mandamento, conforme declarado, pressupõe que existem outros deuses, mas nenhum deles deve ser adorado à frente do, ou em vez do, Deus de Israel. Conforme veio a ser interpretado, o mandamento também significava que nenhum desses outros deuses deveria ser adorado junto e nem sequer depois do Deus de Israel. No entanto, isso não significa que os outros deuses não existem. Eles simplesmente não devem ser adorados.


    Na mensagem anterior, o autor observou que os antigos judeus tinham pensamentos diferentes sobre um mesmo assunto. Agora, neste outro trecho Ehrman aponta que não existe uma negação da existência de outros deuses, mas, apenas que esses outros devem ser ignorados.

    Algo interessante ocorre em seguida que é a apresentação da palavra e conceito de henoteísmo que faz uma contraposição ao monoteísmo. Ehrman (2014) apresenta as seguintes definições: "Monoteísmo é a visão de que de fato só existe um Deus. Henoteísmo é a visão de que existem outros deuses, mas existe um só Deus a ser adorado".

    Outra observação de Ehrman é que os Dez Mandamentos expressam uma posição henoteísta assim como a maior parte da bíblia hebraica, porque, apenas um livro reafirma com insistência uma posição monoteísta. Este livro de forte posicionamento monoteísta é o livro de Isaías.

    Vou para por aqui hoje, mas, amanhã volto dar continuidade fazendo uma observação interessante quanto ao tal possível espectro de divindade. Porém, antes de encerrar, gostaria de levantar a oportunidade de reflexão quanto à natureza desses tais deuses: como se dá a existência desses deuses e qual ou quais observações é possível fazer desses deuses na relação entre as pessoas e Deus?
    avatar
    Ezacno
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 97
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Maranhão
    Religião : Nenhuma
    Igreja : Nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 223
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Ezacno Sáb 15 Ago 2020, 10:59

    Bom dia,


    Embora Ehrman (2014) afirme que o livro de Isaías represente a visão minoritária do monoteísmo na bíblia hebraica, considera que os judeus se deslocaram para o monoteísmo no tempo de Jesus. Entretanto, tal posicionamento, segundo Ehrman (2014), não impede uma visão de outros “deuses” dentro do único reino divino existente.

    É possível perceber que estes outros “deuses” a quem Ehrman (2014) se refere são apenas seres divinos/celestiais como anjos, querubins, serafins, entre outros. Em outras palavras, são deuses, mas, não são como Deus. Além disso, percebi que Ehrman considera a escala de poder entre estes seres celestiais e os homens, isto é, são muito mais poderosos que os humanos. Disto é que provem o tal espectro de divindade.

    De acordo com os dois parágrafos anteriores, podemos considerar que estes deuses são, na verdade, diferentes reflexos do Deus único?



    Ehrman (2014) escreveu:
    Na época do Novo Testamento, encontramos autores judaicos referindo-se a tais entidades como principados, domínios, potestades e autoridades — seres divinos sem nome no reino celestial, ativos também aqui na terra (por exemplo, Ef 6:12, Cl 1:16). Essas divindades situam-se em uma escala hierárquica, em um contínuo de poder. Alguns seres cósmicos são mais poderosos que outros. Desse modo, os textos judaicos falam dos grandes anjos Miguel, Gabriel e Rafael. São potestades divinas muito acima dos humanos, embora igualmente bem abaixo de Deus.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Tzaruch Sáb 19 Ago 2023, 16:30





    Olá a todos.








    5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.



    Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.







    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 P_up_en


    Conteúdo patrocinado


    Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman - Página 4 Empty Re: Como Jesus se tornou Deus - Livro por Bart D. Ehrman

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 05:25