Ezacno escreveu:(EHRMAN, 2014) escreveu:"Estudiosos modernos têm debatido o significado das conexões óbvias entre Jesus e Apolônio, mas não se trata de um mero debate recente."
Neste livro o autor afirma que existiram dois filhos de Deus e um deles é esse Apolônio. As histórias de nascimento e ascensão aos céus são parecidas entre outros detalhes.
A seguir, estão as notas do rodapé a respeito de Apolônio.
(EHRMAN, 2014) escreveu:2 Tradução de F. C. Conybeare, Philostratus: The Life of Apollonius of Tyana [Filóstrato: a vida de Apolônio de Tiana], Loeb Classical Library (Cambridge, MA: Harvard University Press, 1950), vol. 2.
3 Visto que Filóstrato escreveu após os Evangelhos estarem em circulação, é inteiramente possível — conforme muitos críticos salientaram — que tenha sido influenciado pela descrição de Jesus e que, como resultado, ele mesmo tenha criado as semelhanças entre seu relato de Apolônio e as histórias dos Evangelhos. Pode de fato ser verdade, mas minha opinião é que os leitores pagãos não teriam dificuldade em aceitar a ideia de que Apolônio fosse mais um “homem divino”, como outros amplamente conhecidos.
O próprio autor destaca que muitos críticos salientaram a possibilidade de que os textos sobre Apolônio possam ter sido baseados nos Evangelhos. Sendo assim, desde já, vou descartar os argumentos de Ehrman que fazem menção de Apolônio para dar como exemplo de um ser divino de fato. Ainda assim, Ehrman faz menção de Apolônio para chamar a atenção com relação a como os povos antigos aceitavam que uma pessoa era divina ou se tornou divina. Penso que Apolônio lembra mais a mitologia do que a algo que tivesse sido alguma vez real.
Amor vincit omnia