F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+46
Arcolino
Rasabino
Célio Saldanha
Fagner
Bia
Juliano Toledo
Devaney
Márcio
Vasuilvan
Lucas Filho
Gleison Elias
Zenilde
VitorA
CarlosB
Sargento
Anderson Luiz Louzada
Fernando
Azzi
Gustavo
Presbítero Waldir Alves
Aurelio
Demar
Sonemus
LuckCesar
Marcelo Almoedo
Roberto Melo Manso
Gerson Witezak
Clovis
Gil Rocha
Alan
Pr. Francisco Belvedere
Bruno Azeredo
ReFonteles
Erivelton
Rondinelly
José Herminio
Paulo Cesar
Valdomiro
Santos
Edison
Denis
Jefté
Carlos Henrique
Pereira
Norberto
Samuel Matos
50 participantes

    Livre-Arbítrio realmente existe?


    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 09 Out 2011, 11:02

    Na Paz Nesse Domingos meus amigos.

    Um bom dia a todos

    Se esse ser é onipotente, então todas as ocorrências, incluindo cada ação humana, todo o pensamento humano, e cada sentimento humano e aspiração é também obra Sua; como é possível pensar em responsabilizar o homem por seus atos e pensamentos perante esse todo-poderoso Ser? Ao distribuir punições e recompensas, Ele estaria, até certo ponto, julgando a si mesmo. Como isso pode ser combinado com a bondade, e justiça atribuídas a ele? " 
    Deus ser onipotente poderia criar um mundo onde estamos ignorando que ele é mais livre do que nós. Como resultado, estaríamos em um estado constante de felicidade (o céu na terra). É inútil para você dizer que ele nos permite exercer a nossa vontade, a fim de que possamos aprender com nossos erros. Deve-se perguntar se Deus é onipotente porque ele não pode criar-nos à perfeição, sem nós, passando por essas lutas. A única razão pela qual seu pai ou o meu pai nos diz para ir à escola e lutar por nossos erros é porque não tem o poder de incutir em nós a capacidade de funcionar adequadamente, usando seu próprio poder. Será que o seu pai irá fazê-lo implorar por comida quando ele pode dar a você? Ele faz você ir para a escola para que você possa prever-se no futuro, porque ele sabe que não estará sempre lá com você. No entanto, o seu "Santo Padre" é eterno, por isso essa lógica não se aplica. Não há necessidade de você se esforçar para aprender alguma coisa, a menos que seja a intenção de Deus por você existir sem ele. Claro que isto é totalmente contrária a perspectiva judaico-cristã. 
    Em conclusão, o conceito de livre-arbítrio não tem justificação. Pois é totalmente contrário à visão de Deus ser o criador de todas as coisas. Além disso qualquer tentativa de justificar o conceito de "livre arbítrio" só serve para ilustrar uma das maiores contradições da fé judaico-cristã, minando assim a ele. 

    Jeremias 18:06  Eu não posso fazer para você, casa de Israel, como fez este oleiro fez? diz o Senhor. Na verdade como o barro na mão do oleiro assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel " 



    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1956
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Dom 09 Out 2011, 12:02

    Olá irmãos

    Engraçado:::::::
    Se o homem fazendo o que faz... e tendo feito o que o que fez; se não tem livre arbítrio - o que será que ele faria c/ livre arbítrio ???
    O que falta ou faltou aos homens fazerem p/ que tenha o livre arbítrio ???
    Será que ele seria muito bonzinho e faria só o bem ???
    Bom, hoje ele faz tanto o bem quanto o mal - a medida do possível e quando sua consciência o permite...

    Muito engraçado;
    Deus criou o homem DEU-LHE um mandamento a cumprir: Não tocar na árvore do bem e do mal; e ele desobedeceu!
    O que será que quer dizer essa desobediência?
    Será que isso é escravidão de caráter ???
    Será que é controle remoto ?
    Será que quando Deus diz ao homem p/ não tocar na árvore da ciência do bem e do mal, era p/ ele tocar ????
    E se ele (o homem) não tocasse ele teria o livre arbítrio, mas como ele tocou ele não o tem ???
    Se o homem tocasse ou não o homem tem o livre arbítrio, tanto que desobedeceu e tocou!

    E até hoje cristãos e não cristãos ficam debatendo uma coisa que é óbvia!
    Não sei não, mas parece que os homens (não somente os da fé) não estão sabendo nem o be-á-bá da verdade...
    E digo: Não é só o homem que tem o LIVRE ARBÍTRIO - mas também animais: Várias vezes já disse p/ um cachorro: Não faça isso, e ele mesmo sabendo que não é p/ fazer, faz...
    Parece até o homem...
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 09 Out 2011, 12:18

    Muito engraçado; Deus criou o homem DEU-LHE um mandamento a cumprir: Não tocar na árvore do bem e do mal; e ele desobedeceu!
    O que será que quer dizer essa desobediência?



    O SEU SER TODO PODEROSO ONISCIENTE - ONIPOTENTE - ONIPRESENTE - NÃO SABIA ANTECIPADAMENTE O RESULTADO DESSA ORDEM?????
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Dom 09 Out 2011, 13:11

    Olá Marcelo Almoedo

    Sobre:
    Jefté disse: Muito engraçado; Deus criou o homem DEU-LHE um mandamento a cumprir: Não tocar na árvore do bem e do mal; e ele desobedeceu!
    O que será que quer dizer essa desobediência?
    Marcelo diz:
    O SEU SER TODO PODEROSO ONISCIENTE - ONIPOTENTE - ONIPRESENTE - NÃO SABIA ANTECIPADAMENTE O RESULTADO DESSA ORDEM?????
    O Senhor Deus Todo-poderoso e onisciente e onipresente e onipotente sabia antecipadamente todas as coisas muito antes delas virem a existir!
    E sendo Todo-poderoso, onipotente tem todo poder de não interferir na criação em nada pois é todo poderoso, você se esquece ??
    Ou Ele não é todo-poderoso p/ ser livre,
    e deixar o homem também livre?
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 09 Out 2011, 13:18

    Mui amigo Jefté, você diz:

    E sendo Todo-poderoso, onipotente tem todo poder de não interferir na criação em nada pois é todo poderoso


    Deus não pode ser todo-poderoso e permitir o livre arbítrio ao mesmo tempo

    Além disso não pode existir o livre arbítrio a todos, se Deus é todo-poderoso. Se você tivesse um livre arbítrio, Deus não saberia o que você faria amanhã e não seria onipotente.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Dom 09 Out 2011, 13:32

    Marcelo Almoedo

    Sobre isso:
    E sendo Todo-poderoso, onipotente tem todo poder de não interferir na criação em nada pois é todo poderoso

    Deus não pode ser todo-poderoso e permitir o livre arbítrio ao mesmo tempo

    Que teoria é essa sua ???
    Acaso essa lei é de quem ?? tua ???
    Não tem nada a ver isso que você está afirmando!
    Pense bem: a vida, a nossa vida não é uma novela ou filme em que tudo é artificialmente feito.
    Deus sabe nossa escolha, mas somos nós que escolhemos, qual é o problema ???
    É como num jogo de dados: o dado tem de 0 a 6 opções; e se 7 pessoas cada qual escolhesse uma delas como provável resultado; e o jogador jogasse o dado e tendo ele que cair numa só - acaso isso tiraria o livre arbítrio do jogador sendo que um deles teria que ter acertado ??
    Jamais ????
    Tudo está oculto em Deus que tudo criou, contudo o livre arbítrio e a escolha é nossa, é pessoal, sou eu quem opto por fazê-lo, por ser um determinado profissional, sou eu quem escolho a mulher que quero casar, sou eu que tenho sentimentos p/ ela, e não Deus.

    E quanto a isso:
    Além disso não pode existir o livre arbítrio a todos, se Deus é todo-poderoso. Se você tivesse um livre arbítrio, Deus não saberia o que você faria amanhã e não seria onipotente.
    De onde veio essa lei ???
    Acaso ela é bíblica ???
    ou é uma lei dos homens ???
    Se for dos homens, vejamos o que a Bíblia diz:

    "De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado." (Rom. 3:4)
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 09 Out 2011, 14:03

    Eu aqui Dnovo.

    Pense bem: a vida, a nossa vida não é uma novela ou filme em que tudo é artificialmente feito.Deus sabe nossa escolha, mas somos nós que escolhemos, qual é o problema ???


    DEUS SABE NOSSA ESCOLHA "Aqui você ja diz tudo, mesmo inconscientemente".

    É como num jogo de dados: o dado tem de 0 a 6 opções; e se 7 pessoas cada qual escolhesse uma delas como provável resultado; e o jogador jogasse o dado e tendo ele que cair numa só - acaso isso tiraria o livre arbítrio do jogador sendo que um deles teria que ter acertado ??


    Não para o jogador, mais para um ser ONISCIENTE saberia de todos os resultados antecipadamente.

    De onde veio essa lei ???
    Acaso ela é bíblica ???




    Salmo 139 : 01-5

    Senhor, tu me sondas, e me conheces

    Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento

    Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos

    Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces

    Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 10 Out 2011, 01:37

    Oi Dnovo

    É como num jogo de dados: o dado tem de 0 a 6 opções; e se 7 pessoas cada qual escolhesse uma delas como provável resultado; e o jogador jogasse o dado e tendo ele que cair numa só - acaso isso tiraria o livre arbítrio do jogador sendo que um deles teria que ter acertado ??



    I João 3:20  - Porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.


    A lógica básica por trás de seus argumentos é o seguinte


    01 - Jefté com o seu livre-arbítrio, tem duas opções A e B, Ele pode escolher livremente entre A e B.

    02 - Deus é onisciente (tudo sabe e tudo ver).

    03 - Deus sabe que ele irá escolher A.

    04 - Deus não pode estar errado, já que um ser onisciente não pode ter conhecimento falso.

    05 - A partir de 3 e 4, você escolhe um A e não pode escolher B.

    06 - A partir de 1 e 5, onisciência e livre-arbítrio não pode co-existir.


    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Clovis Ter 11 Out 2011, 17:33

    Demar,

    Obrigado pela gentileza de sua resposta. Permita-me tecer algumas considerações, tendo em mente que o que eu pedi foi:

    1. Gostaria de ver um texto bíblico em que ocorre o termo livre-arbítrio.
    2. ...serve um texto em que ocorre um sinônimo de livre-arbítrio.
    3. ...um texto em que o conceito de livre-arbítrio é necessário para que o texto faça sentido.

    Vamos trabalhar com a sua definição de livre-arbítrio, ou seja,
    "poder que possui a vontade de se determinar de MODO LIVRE". Pois, vamos adiante.

    À primeira pergunta você respondeu
    "e eu gostaria de ver textos bíblicos em que existam as expressões: “bicicleta”, “Internet”, “avião”, “telefone”, “eletricidade”". Pela sua resposta, concluo que não existe a expressão livre-arbítrio na Bíblia então você apela para outras palavras que também não estão ali. O que eu peço é que você considere as classes de palavras que você menciona, destaco dois aspectos: são produtos tecnológicos descobertos ou inventados bem depois da criação e queda do homem e, são coisas e não alegadas faculdades humanas. Se alguém me dissesse que uma faculdade humana é "bicicleta" ou que a "alma tem eletricidade", então penso que não seria demais pedir que me mostrasse na Bíblia esses termos.

    Quanto ao segundo pedido, você disse que
    "mesmo que a expressão moderna "livre-arbítrio" não exista na Bíblia, a existência dele é FATO NOTÓRIO (que não precisa ser provado...)". Bom, já não estou mais pedindo a ocorrência do termo livre-arbítrio, mas sim de um sinônimo dele. Mas você não tem nenhum sinônimo de livre-arbítrio para apresentar, então diz que a existência dele é fato notório. Isto pode até existir no direito civil, mas quando se trata de doutrina não existe fato notório, tudo tem que ser provado pela Escritura. Notório é algo que é evidente, mas quando se trata de doutrina, esta deve ser evidente na Escritura e não na cabeça do intérprete. Por exemplo, se eu lhe disser que "é evidente ou notório que o homem é uma unidade dicotômica", espera-se que eu tenha pelo menos meia dúzia de textos bíblicos que provem isso. Você diz, ainda, que livre-arbítrio é "liberdade de resolução", "deliberação que depende só da vontade", etc., mas essas expressões tampouco ocorrem na Bíblia.

    Vamos ao terceiro pedido. Você apresenta alguns textos que, suponho, acredita que o conceito de livre-arbítrio seja necessário para que o mesmos, por exemplo, Gl 6:7; Sl 28:4; Ap 22:12; 2Co 5:10 e Ez 12:2. Mas será que realmente uma vontade livre, com poder de auto-determinação, é necessário para explicar esses versículos? Vejamos.

    A partir das palavras
    "o que o homem semear, isso também colherá" (Gl 6:7) você conclui que o livre-arbítrio nada mais é que a lei da semeadura e da colheita, conceito este defendido pelo espíritas. Mas será que a semeadura depende da vontade ou do estado da pessoa? Vejamos o verso seguinte, que diz "o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. (Gl 6:8). O mesmo princípio vemos em Romanos, "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito" (Rm 8:5), portanto, a semeadura para a vida ou para a morte não depende da vontade livre, e sim da pessoa estar na carne (não regenerada) ou no Espírito (nascida de novo), pois "os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Rm 8:8). Quando você identifica livre-arbítrio com a lei da causa e do efeito, você torna sua definição de livre-arbítrio contraditória.

    O salmista ora dizendo
    "dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa" (Sl 28:4) e será que é obrigatório que tais ímpios tenham uma vontade-livre? Ao contrário, o contexto deixa claro que eles tinham uma vontade escrava, escravizada ao pecado. O texto diz que eles "têm mal nos seus corações" (Sl 28:3). O coração, na Bíblia, é o mais íntimo do ser, a origem de tudo. Se o coração está contaminado com o pecado, então nada procede da pessoa que seja boa diante de Deus. Portanto, a vontade do pecador não é livre de determinação, mas é condicionada pela maldade de seu coração.

    Quando Jesus diz
    "o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" (Ap 22:12; Cf 2Co 5:10) está referindo-se a crentes, os quais tiveram suas vontades renovadas quando foram tornados "feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Ef 2:10). Como crentes, sabemos que "Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:13). Portanto, não poderemos nos gloriar de fazer boas obras, pois não foi a nossa própria vontade, mas a vontade de Deus sendo realizada em nós que produziu o bem que fizemos. Então, por que os galardões? graça, meu irmão, pura graça.

    Finalmente, você cita Ezequiel que testemunha sobre Israel
    "que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve" (Ez 12:2). Isso prova ou requer que a vontade do homem seja livre? De jeito nenhum só prova que são casa rebelde. Será que depende do poder de autodeterminação de suas vontade o ouvir e ver? Ou da operação milagrosa do Senhor? Vejamos: "Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje" (Dt 29:4). Isaías já proclamava "...ele virá, e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão" (Is 35:4-5).

    Concluindo, você falou, falou, falou e não mostrou onde a Bíblia diz que o homem tem livre-arbítrio, não apresentou nenhum sinônimo de livre-arbítrio e tampouco passagens bíblicas que mostram que a vontade do homem tem o poder de auto-determinação.

    Em Cristo,

    Clóvis
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Qua 12 Out 2011, 21:52

    Olá irmão Clóvis
    você pergunta:
    1. Gostaria de ver um texto bíblico em que ocorre o termo livre-arbítrio.
    2. ...serve um texto em que ocorre um sinônimo de livre-arbítrio.
    3. ...um texto em que o conceito de livre-arbítrio é necessário para que o texto faça sentido.

    "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gen. 2:16-17)
    (foi dado ao homem um mandamento a cumprir)

    "ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
    E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
    Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
    Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
    Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
    E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
    Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais."
    (Gen. 3:1-7)
    (e o homem descumpriu)

    "E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gen. 3:11)
    (essa é a PROVA do livre arbítrio)

    Não é porque não existe o verso que Deus diz ao homem: você tem livre arbítrio - que faz c/ que o livre arbítrio não exista.
    A desobediência do homem a Deus é a prova do livre arbítrio!
    Será que não vemos ?
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 13 Out 2011, 09:35

    DEUS TODO PODEROSO CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA – UM SER ONISCIÊNTE – ONIPOTÊNTE E ONIPRESENTE – SABEDEDOR DO PASSADO PRESENTE E FUTURO MESMO ANTES DE TODA A SUA CRIAÇÃO.
    PERGUNTO ISSO É VERDADE?

    ESSE TITULO FAZ JUS A SEU DEUS?


    Última edição por Marcelo Almoedo em Qui 13 Out 2011, 09:53, editado 1 vez(es)
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Qui 13 Out 2011, 09:49

    Olá Marcelo Almoedo

    Você diz:
    DEUS TODO PODEROSO CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA – UM SER ONISCIÊNTE – ONIPOTÊNTE E ONIPRESENTE – SABEDEDOR DO PASSADO PRESENTE E FUTURO MESMO ANTES DE TODA A SUA CRIAÇÃO.

    PERGUNTO ISSO É VERDADE?

    ESSE TITULO FAZ JUS A SEU DEUS?
    Pergunto a você:
    Como pode você saber disso se o que está escrito você não é capaz de crer?
    Acaso você não podendo ver a Deus te falando; e acaso mesmo ouvindo Dele poderia nem crê-lo, como você um dia saberá que é verdade aquilo que é verdade ???
    Porque desde que desconfie que haja a VERDADE, como e quando você se dará contas de que a Verdade só pode ser por nós conhecida e aprendida se a crermos; pois não podemos nós homens pecadores e mortais conhecer a verdade senão crendo-a, pois vivemos num mundo de mentiras e ilusões.
    Acaso desconfia de que o mundo não seja de mentiras e ilusões ???
    E acaso desconfia de que além de nós haja a verdadeira verdade e que nela a mentira não tem parte alguma, pois pertence a esse mundo e ao príncipe das trevas ??/

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 13 Out 2011, 09:57

    Como pode você saber disso se o que está escrito você não é capaz de crer?



    PORQUE EU NÃO SOU BURRO E NEM TÃO POUCO ANALFABETO.

    EU TAMBEM LI O LIVRO DE HERRY POTTER, E POR ACASO TENHO QUE CRER NA SUA HISTORIA?

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Qui 13 Out 2011, 11:05

    Olá Marcelo Almoedo

    Sobre a pergunta no quote:
    Como pode você saber disso se o que está escrito você não é capaz de crer?
    Você diz:
    PORQUE EU NÃO SOU BURRO E NEM TÃO POUCO ANALFABETO.

    EU TAMBEM LI O LIVRO DE HERRY POTTER, E POR ACASO TENHO QUE CRER NA SUA HISTORIA?
    Quando você assim diz se coloca como o parâmetro a todas as coisas; pois ao que parece se torna juiz a julgar todas as coisas.
    Não sabes tu que podes estar totalmente equivocado ???
    Ora, os homens já viveram anos não sabendo da simples verdade da terra!
    Os homens já viveram anos acreditando na mentira.
    E você acaso é sabedor de todos os mistérios e de toda a ciência ???
    Certamente que não!
    Então, como diz:
    Não sejamos sábios a nossos próprios olhos...
    E outra vez:
    Seja Deus verdadeiro e todo o homem mentira.

    E digo:
    Já ouvi de homens que morreram pela mentira, acreditando-a!
    Somente que os homens não sabem o fim de todas as coisas; nem para onde vão suas almas após a morte!
    E quem é que vai garantir isso ??
    A ciência ???
    O Big Bang???
    Os cientistas ???/
    Os homens ???
    Você ???

    Está escrito:
    "Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios." (Ecl. 8:8 )

    Também a Palavra de Deus diz:
    "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tg. 4:14)

    Pergunto: Acaso a palavra de Deus não está dizendo-nos a pura verdade?

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 13 Out 2011, 13:56

    Oi Eu dnovo.

    Jefté como sempre você tenta desviar o tema, mas essa pergunta que fiz ela vai pendurar até você responder, será que ela por si só, não se faz entender, favor RESPONDA para que possamos continuar na mesma questão.


    Você diz - Não sabes tu que podes estar totalmente equivocado




    SERÁ MESMO QUE ESSES ATRIBUTOS A SEU DEUS ESTOU EQUIVOCADO?

    DEUS TODO PODEROSO CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA – UM SER ONISCIÊNTE – ONIPOTÊNTE E ONIPRESENTE – SABEDOR DO PASSADO PRESENTE E FUTURO MESMO ANTES DE TODA A SUA CRIAÇÃO.


    PERGUNTO ISSO É VERDADE?

    RESPONDA SIMPLESMENTE SIM OU NÃO


    Ora, os homens já viveram anos não sabendo da simples verdade da terra! Não sejamos sábios a nossos próprios olhos...
    E outra vez: Seja Deus verdadeiro e todo o homem mentira.


    E digo:
    Já ouvi de homens que morreram pela mentira, acreditando-a!
    Somente que os homens não sabem o fim de todas as coisas; nem para onde vão suas almas após a morte!



    E VOCÊ E SUA CRÊNÇA COM CERTEZA SABE QUE ESTÃO SALVOS E COM A PASSAGEM GARANTIDA DE IDA PARA O PARAISO. Enquanto os bilhões e bilhões de pessoas que já morreram e os bilhões que vivem e acredita em outros deuses vão se lascar no fogo eterno por não se aderir a sua crença. Meus Deus! Um simples exemplo para você meditar sobre a questão. Quantas pessoas acreditam em astrologia, numerologia, Psychics e magia, etc..etc.. As pessoas são facilmente enganadas, e especialmente em grandes números. Além disso, o "crentes" não pode mesmo nem concordar entres eles mesmo.

    Cerca de 433.000.000 de muçulmanos acreditam que o Alcorão foi trazido por um anjo do céu; 335000000 hindus acreditam que um de seus deuses, Shiva, tem seis braços; 153000000 budistas acreditam que será reencarnado; 904000000 cristãos acreditam que um deus criou o mundo em seis dias, Josué parou o sol por gritar com ele, e Jesus nasceu de uma virgem e anulou as leis naturais para realizar milagres.

    Por que devemos acreditar em qualquer desses contos fantásticos, que nos trouxe a 2-3000 anos atrás por homens ignorantes e supersticioso?




    Pergunto: Acaso a palavra de Deus não está dizendo-nos a pura verdade?


    Pergunte a seu concorrente, e você terá uma boa resposta.
    Aurelio
    Aurelio
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 66
    Cidade/Estado : São Paulo / SP
    Religião : Sem religião
    Igreja : Sem religião
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 84
    Data de inscrição : 26/06/2011

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Aurelio Qui 13 Out 2011, 20:54

    Marcelo Almoedo, salve!

    Em poucas linhas você sintetizou toda fragilidade religiosa que existem por esse mundão afora.

    E VOCÊ E SUA CRÊNÇA COM CERTEZA SABE QUE ESTÃO SALVOS E COM A PASSAGEM GARANTIDA DE IDA PARA O PARAISO. Enquanto os bilhões e bilhões de pessoas que já morreram e os bilhões que vivem e acredita em outros deuses vão se lascar no fogo eterno por não se aderir a sua crença. Meus Deus! Um simples exemplo para você meditar sobre a questão. Quantas pessoas acreditam em astrologia, numerologia, Psychics e magia, etc..etc.. As pessoas são facilmente enganadas, e especialmente em grandes números. Além disso, o "crentes" não pode mesmo nem concordar entres eles mesmo.

    Para SABER é preciso estudar, se empenhar anos, passar pelo ensino fundamental, depois ensino médio e mais tarde o ensino superior, uma faculdade... E só então se tornar um profissional qualificado, um doutor.

    Para CRER em qualquer absurdo não precisa de nada. Nada de nada!... Simplesmente NADA!... Absolutamente NADA!... Não precisa ter bom senso. Não precisa ser lógico. Não precisa nem saber ler. Nadinha de nada, basta ter fé. cheers cheers cheers

    Que legal, heim!...

    O mundo está repleto de religiões "verdadeiras". Cada uma mais esquisita que a outra porém todas "genuínas", segundo seus apóstolos, profetas e videntes. O mundo está infestado de crentes querendo dar o seu sangue para provar sua fé. E vez ou outra vemos no noticiário um mártir se explodindo por ai.

    A Bíblia diz que "Sem fé é impossível agradar a Deus". Acho muito estranho o Deus, que se diz verdadeiro, tenha escolhido esse caminho. O mesmo caminho das fábulas e folclores, dos contos mitológicos, dos fraudadores que tiram proveito do simplório que acredita.



    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Norberto Dom 16 Out 2011, 23:03

    .
    Prezados leitores e participantes,

    O presente tópico analisado enquanto bloqueado temporariamente.

    Constatamos que o tema foi desviado com as últimas postagens, para questões que não dizem respeito a existência ou não do livre arbítrio.

    Doravante, não serão aceitas neste tópico, participações fora do tema, mesmo que em resposta a algum texto já postado.

    Administrador

    .

    Conteúdo patrocinado


    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 19 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 01:12