F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+46
Arcolino
Rasabino
Célio Saldanha
Fagner
Bia
Juliano Toledo
Devaney
Márcio
Vasuilvan
Lucas Filho
Gleison Elias
Zenilde
VitorA
CarlosB
Sargento
Anderson Luiz Louzada
Fernando
Azzi
Gustavo
Presbítero Waldir Alves
Aurelio
Demar
Sonemus
LuckCesar
Marcelo Almoedo
Roberto Melo Manso
Gerson Witezak
Clovis
Gil Rocha
Alan
Pr. Francisco Belvedere
Bruno Azeredo
ReFonteles
Erivelton
Rondinelly
José Herminio
Paulo Cesar
Valdomiro
Santos
Edison
Denis
Jefté
Carlos Henrique
Pereira
Norberto
Samuel Matos
50 participantes

    Livre-Arbítrio realmente existe?


    Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 482
    Data de inscrição : 28/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Denis Qui 09 Jul 2009, 00:19

    Irmão Samuel,

    Não varão, em não creio em livre arbítrio, como eu já afirmei por aqui.
    E esta passagem é prova disso.

    Eu creio em livre agência, como também já falei por aqui.O homem pode agir livremente limitado pelo propósito de Deus. E esta passagem é apenas uma prova disso. Adão poderia pegar do fruto da árvore da vida, mas não pegou porque o seu arbítrio não é livre. Percebe ?

    Vou colocar outra passagem semelhante em hermenêutica para o irmão meditar :

    MC 4
    11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
    12 Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.


    Um grande abraço, varão !!

    Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 371
    Data de inscrição : 10/02/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Samuel Matos Qui 09 Jul 2009, 00:45

    Denis,

    Vamos colocar os pingos nos is.

    Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações.
    Fonte: Wikipédia

    Estou escrevendo este post e me vem na cabeça o seguinte, eu posso decidir pela ação de clicar no botão enviar, ou posso simplesmente fechar o browser. Se eu posso escolher entre essas duas ações, por definição segundo o wikipédia eu tenho livre arbítrio. Correto?
    avatar
    Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 482
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : DF
    Igreja : ...
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 452
    Data de inscrição : 28/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Denis Qui 09 Jul 2009, 01:34

    Irmão Samuel,

    Entendo que:

    Livre arbítrio compreende a capacidade, no caso, do homem, totalmente livre de se arbitrar efetivamente ( escolher/decidir )sobre tudo em qualquer aspecto da sua própria vida.

    Estamos falando de teologia: Se Adão pudésse arbitrar livremente por comer do fruto da árvore da vida, ele o teria feito. Porque ele não o fez? Porque o seu arbítrio foi limitado pela ação/propósito de Deus. Isso, no meu entender, quebra totalmente a questão do livre arbítrio.

    Quanto à definição da Wikipédia, acredito ser muito superficial, existe uma linha de estudo científico que prova que não temos livre arbítrio em cerca de 80% de nossas ações e decisões. As ações e decisões tomadas pelo nosso cérebro se tornam efetivas mediante o peso inconsciente de nossas experiências de vida, traumas, felicidades, tristezas, decepções. Nossas ações e decisões são induzidas por nossa memória inconsciente e genética.

    O que ainda está em estudo, cientificamente, é a questão dos insights( os 20% restantes ), pensamentos criativos que fogem das decisões cotidianas.

    Só citei isso para esclarecer que o conceito , da wikipédia por exemplo, é muito superficial.

    A questão do irmão decidir clicar no botão enviar ou não , por exemplo, é fortemente influenciada pelo seu próprio cérebro. Por todo o histórico do debate, o seu cébro vem sendo condicionado a fechar um conceito sobre esse assunto, ou , quem sabe, a me convencer de sua posição sobre o mesmo. Portanto, o arbítrio do irmão está sendo ferido pelo que seu próprio cérebro deseja.

    Se o irmão não clicásse no botão enviar agora , provavelmente clicaria depois ou debateria sobre este assunto mais tarde ou buscaria falar sobre isso com outra pessoa, porque o seu cérebro dispararia uma carga hormonal que lhe geraria ansiedade por não ter clicado.

    Somos escravos de nossa natureza carnal. Que o diga Paulo quando disse " o que quero fazer, isso eu não faço. O que não quero fazer , faço. Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte ?"

    Grande abraço , varão!!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Jefté Qui 09 Jul 2009, 09:34

    Denis

    Livre arbítrio é a liberdade de viver, de querer, de escolher, de crer etc.
    E embora nos seja dito o que não devemos fazer, contudo podemos desobedecer, isto é livre arbítrio.
    E sobre a árvore da vida, a qual o Senhor proibiu seu acesso ao homem, isso é totalmente explicável pelo fato do homem ter se tornado mortal (oposto de vida eterna), pois como poderia ele morrer e viver eternamente? ou se morre, ou se vive!

    E se formos pesar o livre arbítrio, por causa de algo que não podemos fazer, então nem Deus pode tê-lo, porque o Senhor não pode mentir jamais!
    Imagine, o Senhor Deus é Todo-poderoso, mas não pode mentir (nesse quesito o homem possui então maior livre arbítrio, pois sempre mentiu e ainda mente).
    Por isso mesmo, o livre arbítrio é a nossa liberdade de viver, querer e decidir o melhor p/ nós, inclusive sobre a fé, pois tendo-a, o Senhor nos não negará.
    E não a tendo, simplesmente ignoraremos Sua existência e buscaremos as coisas que nos são mais preciosas neste mundo - e embora não as consigamos, isto não não quer dizer que não temos livre arbítrio.

    avatar
    Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 482
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : DF
    Igreja : ...
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 452
    Data de inscrição : 28/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Denis Qui 09 Jul 2009, 11:36

    Irmão Jefté,

    É por este motivo que não trato a questão do livre arbítrio, mas da livre agência. Falo do livre arbítrio teológico ( a capacidade de escolher a vida, escolher crer ) , nesse eu não creio.

    Eu citei a questão do estudo científico, em resposta ao irmão Samuel, só para deixar registrado que a definição de livre arbítrio não é tão simples assim.

    Quanto à sua pergunta :


    E sobre a árvore da vida, a qual o Senhor proibiu seu acesso ao homem, isso é totalmente explicável pelo fato do homem ter se tornado mortal (oposto de vida eterna), pois como poderia ele morrer e viver eternamente? ou se morre, ou se vive!

    Se não havia a possibilidade de Adão "morrer e viver eternamente", ele não precisaria ser expulso do Édem, exatamente por este motivo. Entende ?

    Um grande abraço, varão !!
    avatar
    Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 371
    Idade : 40
    Cidade/Estado : SP
    Religião : Cristão
    Igreja : Assembléia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 388
    Data de inscrição : 10/02/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Samuel Matos Qui 09 Jul 2009, 11:57

    Denis,

    Mas não tem da a ver irmão, a questão da árvore da vida que você cita, Adão não comeu porque passou a não ter mais essa possibilidade, não porque o seu arbítrio lhe foi tirado.

    Por exemplo eu posso decidir ir viajar para o Japão, só que eu não tenho como ir pra lá, então não tenho livre arbítrio? Claro que não, o livre arbítrio só existe é claro diantes das possibilidades, dentro dos caminhos possíveis. Crer em Cristo é sempre uma possibilidade para aqueles que já ouviram falar Dele, por isso creio que a salvação é sim uma escolha nossa.

    Deus disponibilizou a salvação para todos, mas a condicional de ser salvo é crermos.
    avatar
    Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 482
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : DF
    Igreja : ...
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 452
    Data de inscrição : 28/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Denis Qui 09 Jul 2009, 14:46

    Irmão Samuel,

    Teologicamente , escolher crer e ser salvo, por si só, eu não acredito ser possível.

    Como eu já afirmei neste mesmo tópico:

    Se existir livre arbítrio( para a salvação ), o amor de Deus é condicional e a Graça não é Graça!!!

    Complemento :

    Se existir livre arbítrio( para a salvação ), somos salvos por nossas obras, a obra de decidir crer e a obra de se manter perseverando para não cair. Entendo que isso invalida o "está consumado" na cruz. Entendo também que isso destrona a Graça e o amor incondicional de Deus.

    Esse entendimento vem , também, do presuposto que o amor é contrário à ira. Portanto, se Deus ama alguém e esse amor é incondicional, ELE não derramará a SUA ira sobre esse alguém independente do que este alguém faça ou decida. ELE o amará porque o elegeu em amor para si ( decidiu amá-lo ), o tomou por filho por adoção segundo o beneplácito de SUA própria vontade.

    Esse alguém não fez nada para que Deus o amásse, não há nada nesse alguém que chame a atenção de Deus para que Deus o ame, é totalmente imerecedor , está morto no pecado e cego para a verdade. Mas aprouve a Deus amá-lo, mesmo sendo um condenado à perdição totalmente imerecedor, um perseguidor e assassino de cristãos ( Paulo ), um ladrão, uma prostituta, um traficante...etc Deus se manifesta a ele e ele finalmente têm o véu de sua incredulidade rasgado, o entendimento aberto para contemplar a Graça de Deus e então passa a crer irresistivelmente pela presença do Espírito santo em sua vida.

    Foi chamado para crer, chamado para ser santo, chamado para ser a luz do mundo,o sal da terra, chamado para ser filho. Foi adotado pelo pai. Foi achado pelo Bom Pastor nos campos, perdido e sujo e levado até o aprisco.

    Não são as ovelhas que escolhem o pastor , mas o pastor quem escolhe as ovelhas e as chama pelo nome.

    Varão , eu creio piamente que Jesus não pagou o preço por um aprisco, Ele não comprou uma "fazenda". Jesus não pagou o preço por uma espécie de purgatório onde entra quem quer e sai quem quer.

    Acredito que, aquele que crê no livre arbítrio, não pode crer que Jesus morreu por sua vida, que Jesus pagou um preço por sua vida, que Jesus levou os seus pecados, suas iniquidades naquela cruz, que Jesus é o seu salvador pessoal.

    Na minha concepção, acreditar em livre arbítrio é o mesmo que dizer, em outras palavras que Jesus morreu para pagar o preço por um aprisco, este aprisco foi comprado e está salvo. Quem quiser entrar nele entre quem não quiser vai para o inferno, quem quiser sair fique a vontade. Afinal, o apisco foi comprado, já as ovelhasentram e saem se quiser.

    É a mesma coisa crer que Jesus não é O Pastor das ovelhas, mas o pastor de um aprisco, onde pode não haver nenhuma ovelha, caso nenhuma queira entrar. Isto é , o pastor não teria dado a vida pelas ovelhas. Entende ? Não interessaria se há ou não ovelha, interessa que está consumada a compra do aprisco.

    É o mesmo que crer que Deus só vai amar quem quiser entrar no aprisco, enquanto estiver no aprisco e amado de Deus, se sair , torna-se alvo da ira de Deus . O amor de Deus seria totalmente condicional e inconsistente. não teria relevância nenhuma em nossas vidas.

    Peço ao irmão , em amor, que, pelo menos, leve em consideração o que escrevi !!

    Um grande abraço, varão!! Em Cristo.
    avatar
    Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 120
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Cristã
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 69
    Data de inscrição : 08/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Paulo Cesar Qui 09 Jul 2009, 16:07

    Eu considero meio confusa a posição do Denis. Ele diz que não acredita em livre-arbítrio. OK, sem problema. Só que, se ele não acredita em livre-arbítrio, então ele deveria acreditar no Determinismo. Mas curiosamente ele também não acredita no Determinismo. Então ficamos sem saber no que exatamente crê o Denis.

    Por outro lado, ele diz que, embora não temos livre-arbítrio, temos no seu lugar uma tal de livre-agência (que nada mais é do que o livre-arbítrio com uma roupagem nova). Esta livre-agência me garante a liberdade de escolher entre coisas triviais, ou seja, a roupa que vou vestir, o que vou beber, comer, etc. Mas não posso escolher entre crer ou não crer em Cristo.

    Fazendo uma avaliação de sua posição, eu diria que o Denis acredita nas duas coisas que ele tanto nega: no livre-arbítrio e no Determinismo. Para as coisas triviais, livre-arbítrio; para as coisas espirituais, Determinismo. Só falta ele se dar conta disso.
    Pereira
    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1100
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
    Religião : Evangelico
    Igreja : Nao tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 3856
    Data de inscrição : 18/04/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Pereira Qui 09 Jul 2009, 19:56

    Na realidadeó que os amados entendem como salvação?

    Ou seja, o que é salvação?
    avatar
    Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 482
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : DF
    Igreja : ...
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 452
    Data de inscrição : 28/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Denis Sex 10 Jul 2009, 00:02

    Irmão Paulo Cesar,

    Peço ao irmão que avalie com carinho meus posts que falam de crer ou não em livre arbítrio. Acredito que apenas o post acima , que redigi em resposta ao irmão Samuel, possa comprovar que não creio no livre arbítrio.

    Já, quanto ao determinismo, ele me leva ao auge do meu entendimento. Ele transpõe a revelação.
    Nem tudo na vida de um cristão é um círculo fechado, um entendimento fechado. Aquele que pensa saber tudo ,nada sabe.
    Eu não nego o determinismo. Apenas prefiro não me aprofundar nele . A questão de que "Deus criou Adão para pecar" é uma questão viável na minha cabeça, mas prefiro não me aprofundar nela. Entende? Eu estaria fugindo do que Deus me deu por conveniência de sabedoria.

    Todo cristão reconhece que o seu entendimento tem limites. Veja Paulo, por exemplo :

    RM 11
    33 O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
    34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
    35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
    36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


    Por tudo o que tenho escrito até agora , acredito que está mais do que claro que eu não creio em livre arbítrio para a salvação.Creio em livre agência, podemos agir livremente desde que esta ação não fira o plano de Deus a nosso respeito ( ou o amor ou a ira ).Se for o amor , creremos. Se for a ira, não creremos.


    Fazendo uma avaliação de sua posição, eu diria que o Denis acredita nas duas coisas que ele tanto nega: no livre-arbítrio e no Determinismo. Para as coisas triviais, livre-arbítrio; para as coisas espirituais, Determinismo. Só falta ele se dar conta disso.

    Varão, crer em determinismo, como eu disse, tem uma implicação muito mais abrangente do que esta. Quanto ao livre arbítrio , neste contexto, é apenas uma questão conceitual em que não vejo relevância, já que estamos falando de filosofia de crença geral. Na minha , o livre arbítrio não se encaixa.

    Irmão, a livre agência é uma doutrina !!

    O homem é um agente moral livre, mas ele não tem um livre-arbítrio. O homem é somente livre para agir de acordo com sua natureza, e o mesmo nasce com uma natureza pecaminosa

    Um grande abraço , varão!!
    avatar
    Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 371
    Idade : 40
    Cidade/Estado : SP
    Religião : Cristão
    Igreja : Assembléia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 388
    Data de inscrição : 10/02/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Samuel Matos Sex 10 Jul 2009, 00:30

    Concordo com o irmão Paulo Cesar, fica difícil saber no que realmente crê o irmão Denis.

    Essa livre agência, é exatamente o livre arbítrio, não tem nem roupagem nova, é como se o irmão dissesse, eu não creio em livre arbítrio, mas creio na livre agência (que é o livre arbítrio).
    avatar
    Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 120
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Cristã
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 69
    Data de inscrição : 08/12/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Paulo Cesar Sex 10 Jul 2009, 08:22

    Cunharam o termo 'livre-agência' para diferenciá-lo de 'livre-arbítrio' por causa da conotação negativa que o termo 'livre-arbítrio' foi assumindo ao longo da história. Nos primeiros séculos da Igreja, o termo 'livre-arbítrio' era até um "divisor de águas" entre cristãos e pagãos. Se era cristão, defendia o livre-arbítrio. Se era pagão, defendia alguma forma de Determinismo, comos os estóicos, os maniqueus, os platonistas, etc.

    Só que o termo 'livre-arbítrio' foi maculado por conta de alguns hereges que o defendeu. Então, se não me engano Lutero, criou o termo 'livre-agência' para dissociá-lo dessa conotação negativa do livre-arbítrio.

    Lutero poderia muito bem manter o termo 'livre-arbítrio' e explicar o que ele entende pelo termo. Só que ele decidiu fazer diferente: criar o termo 'livre-agência', que nada mais é do que o mesmo livre-arbítrio sem essa conotação negativa.

    Alguns calvinistas até preferem usar o termo 'livre-arbítrio' e consideram o termo 'livre-agência' uma manobra para confundir os cristãos. Por exemplo, R. C. Sproul, em Os Eleitos de Deus, até diz que o livre-arbítrio é um conceito bíblico: "Jonathan Edwards fez outra distinção que é útil no entendimento do conceito bíblico do livre-arbítrio."
    avatar
    Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 482
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : DF
    Igreja : ...
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 452
    Data de inscrição : 28/11/2008

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Denis Sex 10 Jul 2009, 08:25

    Irmão Samuel,

    Se o irmão crê que a questão de o homem não ter a capacidade de crer em Deus por si mesmo, é abrangida pelo conceito de livre arbítrio . Amém !

    Os irmãos me perdoem, sinceramente, mas me parece que os irmãos não têm acompanhado os meus posts, ou não os tem levado em consideração. O fato de os irmãos não concordarem com a minha "forma de crer", de maneira nenhuma, implica em os irmãos afirmarem que eu creio no livre arbítrio para a salvação. Principalmente em se tratando desta última resposta acima, que redigi ao irmão Samuel.

    De qualquer forma, repito :

    Se os irmãos crêem que a questão de o homem não ter a capacidade de crer em Deus por si mesmo, é abrangida pelo conceito de livre arbítrio . Amém !

    Um grande abraço a todos !! Em Cristo!!
    Pereira
    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1100
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
    Religião : Evangelico
    Igreja : Nao tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 3856
    Data de inscrição : 18/04/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Pereira Sáb 11 Jul 2009, 11:25

    Na realidade o homem é sempre responsabilizado ou penalizado por suas escolhas. Contra fato não exite argumentos.
    Erivelton
    Erivelton
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 249
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : evangélico
    Igreja : Quadrangular
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 340
    Data de inscrição : 29/06/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Erivelton Dom 12 Jul 2009, 13:34

    Citação de Samule Matos:
    Pessoal,
    surgiu essa discussão no meu site e gostaria de saber o que o pessoal pensa a respeito do livre arbítrio.
    O caso colocado lá foi o de Judas, afinal Judas teve alguma chance de não trair Jesus ou já estava determinado. Ele teve ou não livre arbítrio?
    Outro exemplo é o caso das profecias que envolvem pessoas, se foi profetizado, que chance tem a pessoa de ir para outro caminho? nesse caso como fica o livre arbítrio?
    Samuel eu entendo que a predestinação acontece em casos especias para se fazer cumprir as escrituras. Até hoje Deus está trabalhando para suas escrituras se cumprir.
    Judas para mim foi predestinado a cumprir uma profecia. Pedro foi predestinado a negar Jesus por 3 vezes, O galo foi predestinado a cantar depois que podero o negasse. Os discípulos de Jesus foram predestinados a não serem presos com Jesus etc...
    Agora os mostérios de Deus são ocultos a nossa sabedoria e gostaríamos de fazer uma pergunta: Quem foi Judas?
    Não poderia ser ele um anjo predestinado?
    Tenho minhas dúvidas a respeito.
    Ele não teve livre arbítrio para mesmo que quisesse não trair a seu mestre. O galo mesmo que não quisesse teria que cantar no exato momento que Deus o quisesse.
    Por fim livre arbítrio no caso de predestinação não existe, mas de uma forma geral todos possuem esta liberdade.
    Pereira
    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1100
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
    Religião : Evangelico
    Igreja : Nao tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 3856
    Data de inscrição : 18/04/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Pereira Ter 14 Jul 2009, 20:59

    O livre arbitrio existe por causa do conhecimento do bem e do mal que o homem possui.

    Com este conhecimento o homem torna-se responsavel por suas escolhas pois tem dentro de si as leis de ULHIM.
    avatar
    ReFonteles
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 79
    Idade : 34
    Cidade/Estado : São Paulo
    Religião : Evangélica
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 85
    Data de inscrição : 08/07/2009

    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por ReFonteles Qua 22 Jul 2009, 14:20

    Acredito que existe, mas para todas as escolhas existem as consequencias. Judas teve a opção de não trair Jesus sim, mas foi movido por algo maior, tanto que era ganacioso demais e pelo nosso Deus ser Onicisciente, sabia o que Judas iria fazer!

    Conteúdo patrocinado


    Livre-Arbítrio realmente existe? - Página 9 Empty Re: Livre-Arbítrio realmente existe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 12 maio 2024, 04:11