Rudi escreveu:Respondendo a mensagem 54.
Graça e paz a todos.Vasuilvan escreveu:1- Grego: τελος [telos] (Substantivo neutro). Fim. Terminação, consumação, conclusão. Meta, alvo, finalidade, propósito, objetivo.Taxa, tributo, imposto.(http://dicionariobiblico.blogspot.com.br/2008/03/fim.html).
2- Tradução de Telos (filosofia) em Outra Língua:
Português
O Telos (filosofia) em Português
A teleologia (do grego τέλος, finalidade, e -logía, estudo) é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade.
No primeiro caso, dicionáriobíblico, colocaste em negrito a parte que lhe é favorável, mas deves notar que o sentido primeiro é " Fim. Terminação, consumação, conclusão".
Note também que no próprio link que deixou, a palavra usada em Rm10.4 é fim.
Não conheço nenhuma tradução séria que faz uso de outra palavra neste versículo.
No segundo caso, quanto a tradução filosófica, realmente não merece crédito. O que Platão e Aristóteles elaboraram não vem ao caso.
E com certeza, a meta da lei não é Cristo, ou alvo da lei seria Cristo? A finalidade da lei é Cristo? De modo algum.Vasuilvan escreveu:Aqui vc me acusa de fraudar a tradução do texto para defender um ponto de doutrina. Também entendo que isso não é ser sábio, por isso mesmo que não o faço.
Por outro lado, eu não te acusei de fazer isso, mas te sugeri que vc analisasse a palavra, TELOS, sob outros adjetivos claramente expressos nos dois textos acima.
perceba que não estou inventado nada. vc sim, foi tendencioso ao apresentar somente os significados que abonem o teu entendimento. talvez isso não seja sábio.
Caro Vasuilvan, não sou eu a estar tendencioso. Veja, Strong é o léxico grego mais respeitado nas questões de tradução Bíblica, (ao menos é que sei ) foi esta a tradução que encontrei. Veja se encontra outra no dicionário de Strong.
Ademais, o restante do versículo assim pede a tradução:
Rm 10.3
Pois Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê.
doutra forma...
O objetivo da lei é Cristo para justificação.. isto é totalmente sem sentido.
Ora, a justificação esta condicionada ao término da lei. A lei constitui um impedimento a justificação.
Galatas 3.10
Pois todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição. Porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece na prática de todas as coisas escritas no livro da lei.
Para a justificação, não podemos estar debaixo da lei. Se alguém for julgado pela lei, será condenado, pois todos pecam. e Tiago diz:
Tiago 2.10
Pois qualquer um que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, torna-se culpado de todos.
Então como seremos justificados perante a lei? Por isso o fim da lei é Cristo.
Também, este texto de Gálatas nos deixa claro o sentido de Rm 10.4
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Gálatas 3:19-25
“Mas AGORA QUE CHEGOU A FÉ [representando Cristo], NÃO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DE AIO ( OU TUTOR) [a Lei].” (Gál 3:25) A comparação da Lei como sendo um “AIO” ( ou TUTOR, ou GUIA) também aponta para o término dela, pois um tutor não mantém a tutela de uma criança para sempre, ou não precisamos mais de guia depois que estamos em Cristo.
Assim, para que os servos de Deus pudessem ser justificados, ou declarados justos, a Lei precisa findar.Vasuilvan escreveu:Pois o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
E então? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
Romanos 6.14,15
Rudi, todas as vezes que desobedecermos algum mandamento de Deus, estaremos debaixo da Lei. Ou vc vai desmentir Paulo e dizer que não peca mais?
VEJA o quanto esse verso de Romanos náo atende as tuas expectativas. O verso é claro em afirmar que não devemos pecar, mas como vc saberá distinguir entre o certo e o errado, sem a existência da Lei?
Sim o verso é claro que não devemos pecar, porém também é muito claro em afirmar que não estamos debaixo da lei, pois se assim for, somos malditos!
Como já afirmei, não é só desobedecendo a lei que pecamos, mais abaixo explicarei isto novamente.
SE podemos fazer o bem, e não fazemos, pecamos...Vasuilvan escreveu:Não Rudi, a estrada permance porque ainda temos a possibilidade de pecar. se vc interromper essa estrada, vc não consegue mais chegar ao ALVO, OBJETIVO, FINALIDADE da Lei.
É a lei que precisa te conduzir ao perdão. Esse perdão só reside em Cristo jesus. somente Ele pode te perdoar e te purificar dos pecados.
Se vc me diz que não precisa mais dessa estrada, vc está me dizendo que não precisa mais ir a Cristo.
Creio que não seja essa sua verdadeira intenção. Enquanto estivermos na carne, existirá a possibilidade de pecarmos e isso significa a necessidade de um justificador para nós.
Por que precisaria da estrada depois de chegar a Cristo, isto é um retrocesso. Se já estou em Cristo, justificado, não voltarei atraz. Estou dizendo que já estou em Cristo, ou Cristo vive em mim, já sou justificado, agora, não serei justificado no futuro, pois a lei não justifica ninguém, nem obras, apenas a graça de Cristo, somente ela.
Aqueles que julgam que precisam de obras, de obediência etc... para alcançarem salvação, estão afirmando que a graça não é suficiente, que o sacrifício de Cristo não é suficiente.
Vasuilvam escreveu:Não Rudi, a exortação de perseverança, existente em toda a bíblia, não condiz com esse teu entendimento.
Mateus 24.13 mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Veja, não existe perdão sem confissão de pecados. Eu não posso ser perdoado por um pecado que ainda nem cometi. Então, os pecados perdoados por Cristo acontece no momento da nossa conversão e também se estende ao longo da nossa vida, à medida que que pecamos e somos constrangidos pelo Espírito Santo para nos arrepender. Bem, mas se a Lei, não me mostrar o pecado, então o Espírito Santo não consegue fazer o trabalho de forma eficiente.
Este verso de Mateus 24.13 só faz sentido no contexto, na parusia. Aqueles que perseguidos nos últimos dias não se dobrarem perante a besta.
Esta querendo dizer que se não confessarmos todos os pecados não seremos perdoados? Impossível de se fazer tal façanha. Não tem ideia do quanto peadores somos? Na justificação somos perdoados de todos os pecados, de toda a vida, não somente dos passados e dos que confessamos.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus,
Romanos 8:1
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Romanos 8:33
Devemos sim confessar nossos pecados, mas isto não significa estar sob a lei, pelo contrário, somos constrangidos pelo amor, pelo Espírito de Deus em nós.
Quem nos separará do amor de Cristo?
Já é tarde, continuarei a responder outro dia.
Rudi, aqui só consigo te orientar a se aprofundar um pouco mais no que seja está debaixo da lei.
Está debaixo da lei, não é o que vc pensa ser. Está debaixo da lei, não é evitar o adultério e nem evitar a mentira. Pois tudo isso, na realidade é viver na graça, ou seja, resistir ao que é pecaminoso.
Quando vc se dispuser a investigar um pouco mais a fundo, sem a amarras, alcançará liberdade nestes conceitos.