Ernesto diz:
Ernesto, lembra-se do que Jesus disse ao Nicodemos? (Jo 3:4-5)
Ele disse que temos de nascer da água (nascimento natural) e do Espírito (nascimento espiritual).
O nascimento natural acontece aqui na terra. Já o nascimento espiritual acontece no céu.
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12,13)
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" (1 Pedro 1:23).
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tiago 1:18).
A glorificação da alma, ou redenção da alma, ou salvação da alma, ou mudança da natureza da alma de pecaminosa para santificada, acontece por ocasião do novo nascimento, acontece quando somos gerados pela Palavra e nossa alma passa a ter a semente incorruptível.
Esse novo nascimento do Espírito não acontece na carne. Esse é um nascimento espiritual e a nossa alma que é espírito, é quem sofre essa transformação e passa a ser incorruptível porque O Incorruptível a gerou e pela adoção em Cristo passamos a ser participantes da natureza Divina.
"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" (Efésios 2:1-6).
Veja, "nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus".
O Ernesto de fora, o Ernesto cabeça, tronco e membros, o Ernesto consciência, raciocínio, memória, imaginação, afeto, se assenta, está vive, atua em Limeira-SP.
Mas o Ernesto de dentro, o Ernesto gerado pela Palavra, que tem a semente incorruptível, o Ernesto nascido de novo, não por vontade da carne e nem pela vontade do homem seu pai, este se assenta, habita os lugares celestiais porque o novo nascimento o inclui em Cristo.
O novo nascimento real é esse que a Bíblia nos mostra. É o novo nascimento gerado pelo Espírito e não na carne.
Não vale um nascimento psicológico, intelectual. As pessoas até podem parar de beber, parar de fumar, parar de prostituir, roubar, matar, etc. etc. etc., sem ter alcançado o novo nascimento.
As igrejas são craques em fazer a moralização das pessoas, sendo que hoje em dia até isso está difícil de ver. O AAA tira o alcoólico do vício, ou mantem o vício em "quarentena". As clínicas de recuperação conseguem manter o vício em "quarentena", ou seja, o vício que é gerado e alimentado por um espírito maligno, um demônio, de alguma maneira se aquieta em razão de técnicas que o viciado adquire.
Por exemplo, eles não podem nunca mais colocar uma dose ou uma tragada de droga na boca, porque aquilo ativa o espírito do vício que ali está acoitado nele.
Concluindo, sei que a palavra Teofania significa aparição de Deus. Mas eu uso o termo teofania (com "t" minúsculo) para representar a alma humana, porque nossa alma é um corpo celestial, diz II Cor. 5:1-8.
E como àqueles a quem veio a Palavra são chamados "deuses" não há nada errado em afirmam que nossas almas, nossos corpos celestiais serem "deuses". E à nos não somente veio a Palavra mas fomos gerados por ela. Somos filhos-Palavra, assim como Jesus é o Deus-Palavra.
Bem, o Pedro escreveu essas coisas cerca de cinquenta dias depois da ressurreição de Mat. 27:53. Ele provavelmente não tinha a dimensão daquele acontecimento. A revelação do que aconteceu por ocasião da morte de Jesus e Sua ressurreição, foi revelado a Paulo vários anos depois e descrita na carta aos efésios por volta do ano 63 DC.
Então somente depois que o próprio Senhor Jesus revelou o Evangelho com exclusividade (Gal. 1:11-12) ele abriu para a Igreja que o Senhor Jesus desceu no inferno e levou cativo o cativeiro (Ef.4:8-10) e que Pedro deu mais alguns detalhes em sua primeira carta escrita por volta do ano 69 DC (I Pe 3:18-20). Veja que é alguns depois da revelação de Paulo.
Isso, a meu ver, justifica Pedro dizer, naquela ocasião, que Davi estava na sepultura, ou nas partes baixas da terra, porque até então todos sabiam que os mortos desciam ao Sheol.
Mas em Mat. 27:52-53 os corpos (teofanias+corpos físicos=corpos glorificados) dos santos que estavam no Sheol se levantaram DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS (as primícias dos que dormem), e segundo Paulo subiram ao céu levados por Jesus. E penso que Davi estava entre eles.
Vejamos o que é teofania, Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa
Ao vc. aplicar a teofania a Moisés dizes com isso que ele se transformou num personagem celestial antes de ser glorificado pelo sacrifício de Cristo. Isto é surreal, porque a glorificação é no corpo físico da terra, Queres provas? I Cor.15: 52-53, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ultima trombeta, por que a trombeta soará, e os mortos RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, e nós seremos transformados.
Porque convêm que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade , e que, isto que é mortal se revista da imortalidade. A transformação do corpo não será no céu , mas, na terra.
Ernesto, lembra-se do que Jesus disse ao Nicodemos? (Jo 3:4-5)
Ele disse que temos de nascer da água (nascimento natural) e do Espírito (nascimento espiritual).
O nascimento natural acontece aqui na terra. Já o nascimento espiritual acontece no céu.
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12,13)
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" (1 Pedro 1:23).
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tiago 1:18).
A glorificação da alma, ou redenção da alma, ou salvação da alma, ou mudança da natureza da alma de pecaminosa para santificada, acontece por ocasião do novo nascimento, acontece quando somos gerados pela Palavra e nossa alma passa a ter a semente incorruptível.
Esse novo nascimento do Espírito não acontece na carne. Esse é um nascimento espiritual e a nossa alma que é espírito, é quem sofre essa transformação e passa a ser incorruptível porque O Incorruptível a gerou e pela adoção em Cristo passamos a ser participantes da natureza Divina.
"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" (Efésios 2:1-6).
Veja, "nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus".
O Ernesto de fora, o Ernesto cabeça, tronco e membros, o Ernesto consciência, raciocínio, memória, imaginação, afeto, se assenta, está vive, atua em Limeira-SP.
Mas o Ernesto de dentro, o Ernesto gerado pela Palavra, que tem a semente incorruptível, o Ernesto nascido de novo, não por vontade da carne e nem pela vontade do homem seu pai, este se assenta, habita os lugares celestiais porque o novo nascimento o inclui em Cristo.
O novo nascimento real é esse que a Bíblia nos mostra. É o novo nascimento gerado pelo Espírito e não na carne.
Não vale um nascimento psicológico, intelectual. As pessoas até podem parar de beber, parar de fumar, parar de prostituir, roubar, matar, etc. etc. etc., sem ter alcançado o novo nascimento.
As igrejas são craques em fazer a moralização das pessoas, sendo que hoje em dia até isso está difícil de ver. O AAA tira o alcoólico do vício, ou mantem o vício em "quarentena". As clínicas de recuperação conseguem manter o vício em "quarentena", ou seja, o vício que é gerado e alimentado por um espírito maligno, um demônio, de alguma maneira se aquieta em razão de técnicas que o viciado adquire.
Por exemplo, eles não podem nunca mais colocar uma dose ou uma tragada de droga na boca, porque aquilo ativa o espírito do vício que ali está acoitado nele.
Concluindo, sei que a palavra Teofania significa aparição de Deus. Mas eu uso o termo teofania (com "t" minúsculo) para representar a alma humana, porque nossa alma é um corpo celestial, diz II Cor. 5:1-8.
E como àqueles a quem veio a Palavra são chamados "deuses" não há nada errado em afirmam que nossas almas, nossos corpos celestiais serem "deuses". E à nos não somente veio a Palavra mas fomos gerados por ela. Somos filhos-Palavra, assim como Jesus é o Deus-Palavra.
Outro ponto muito importante. Se eu te perguntar onde se acha Davi, vc. não pode dizer que ele está no céu, porque Atos 2:29 diz:... Davi que ele morreu e foi sepultado. e entre nós está até hoje a sua sepultura. O v. 34, Porque Davi não subiu aos céus etc.
Agora vem o desafio, mostre na bíblia que Davi subiu ao céu, sendo que Pedro disse que ele está entre eles na sepultura. Se não puderes mostrar na bíblia a presença de Davi no céu, mostre pelo menos um outro qualquer que foi com seu nome ao céu. O nome fica sempre com o corpo, isto prova que , o que vai ao céu não é uma pessoa, o espirito ou alma que tu afirmas estar no céu não tem personalidade, (vida própria) portanto; a pessoa é o corpo o resto são detalhes.
Bem, o Pedro escreveu essas coisas cerca de cinquenta dias depois da ressurreição de Mat. 27:53. Ele provavelmente não tinha a dimensão daquele acontecimento. A revelação do que aconteceu por ocasião da morte de Jesus e Sua ressurreição, foi revelado a Paulo vários anos depois e descrita na carta aos efésios por volta do ano 63 DC.
Então somente depois que o próprio Senhor Jesus revelou o Evangelho com exclusividade (Gal. 1:11-12) ele abriu para a Igreja que o Senhor Jesus desceu no inferno e levou cativo o cativeiro (Ef.4:8-10) e que Pedro deu mais alguns detalhes em sua primeira carta escrita por volta do ano 69 DC (I Pe 3:18-20). Veja que é alguns depois da revelação de Paulo.
Isso, a meu ver, justifica Pedro dizer, naquela ocasião, que Davi estava na sepultura, ou nas partes baixas da terra, porque até então todos sabiam que os mortos desciam ao Sheol.
Mas em Mat. 27:52-53 os corpos (teofanias+corpos físicos=corpos glorificados) dos santos que estavam no Sheol se levantaram DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS (as primícias dos que dormem), e segundo Paulo subiram ao céu levados por Jesus. E penso que Davi estava entre eles.