F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Stanley K
Marcelo Almoedo
Vasuilvan
RBianch
Papista
Gleison Elias
Rodrigues
Gilcimar
Jefté
Ernesto
14 participantes

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer


    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2592
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Benedito Bernal Ter 01 Set 2015, 21:54

    @Marcelo Almoedo

    Me permita dar o meu parecer antes do Papista !

    Você foi feliz de novo... Sim, claro que Deus sendo ONIPOTENTE não precisaria criar o MAL sequer para QUALIFICAR ou SER REFERÊNCIA para o BEM ! Seria razoável imaginar que Deus não via graça na perfeição absoluta ? Assim como no game não há graça sem desafio ? rabbit

    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 01 Set 2015, 22:07

    Boa noite


    Olá Benedito veja que a  própria bíblia nos diz ...
    Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.Colossenses 1:16
    Criação de Satanás é uma das idéias mais desconcertantes e contra-intuitivo na Bíblia. Mesmo que possamos de alguma forma conseguir absolver Deus é encarregado de criar o próprio mal, ele ainda é culpado de criação de Satanás, uma entidade a quem ele sabia que iria transformar o mal. Então, eu tenho que perguntar: o que Deus estava pensamento quando criou um anjo que vai se rebelar contra Ele mesmo e trazer dor horrível e sofrimento para a humanidade.


    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Scan2
    Almoedo
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Benedito Bernal Ter 01 Set 2015, 22:16

    @Marcelo Almoedo

    Sim, eu sei ! É que na minha reflexão, o MAL tinha seu propósito e até por isto Deus o criou ou idealizou ! Deus criou as bactérias que nos causam a doença mas também nos deu inteligência para criar a cura !
    Já reparou que em tudo neste universo existe o outro lado da moeda ? Os opostos qualificando-se a si mesmos ?
    Exemplos, BELO/FEIO,VIDA/MORTE,MUITO/POUCO.TUDO/NADA,SAUDE/DOENÇA,FELICIDADE/TRISTEZA, etc...

    Sempre achei interessante esta bi-polaridade tão natural de existir ! Como você qualificaria o BELO não existindo o feio ?
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 02 Set 2015, 00:00

    Bom dia

    Benedito, Desculpe a demora, tive de me ausentar por algumas minutos.
    Sim, eu sei ! É que na minha reflexão, o MAL tinha seu propósito e até por isto Deus o criou ou idealizou ! Deus criou as bactérias que nos causam a doença mas também nos deu inteligência para criar a cura !
    Benedito, você já percebeu que cada avanço da ciência "Deus" aprende um novo milagre.
    Já reparou que em tudo neste universo existe o outro lado da moeda ? Os opostos qualificando-se a si mesmos ?
    Exemplos, BELO/FEIO,VIDA/MORTE,MUITO/POUCO.TUDO/NADA,SAUDE/DOENÇA,FELICIDADE/TRISTEZA, etc...
    Sempre achei interessante esta bi-polaridade tão natural de existir ! Como você qualificaria o BELO não existindo o feio ?
    No seu caso, continua achando ou acreditando, porque Deus(es) não tem não a ver com a lei da polaridade.

    Acredito que tudo o que você acentuou, para mim é a realidade, é natural  a moral é um fenômeno humano, o produto da nossa evolução como uma espécie social, onde bom e mal, treva e luz, preso e solto, claro e escuro, preto e branco, vida e morte etc...... não tem nada a ver com qualquer deuses. Esses  conceitos de bom e mal, belo e feio etc...não perde o sentido na nossa consciência, da mesma forma como os conceitos de "verdadeiro" e "falso" permanecem inalteradas .

    Almoedo
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Benedito Bernal Qua 02 Set 2015, 00:15


    @Marcelo Almoedo

    Se não me engano. Não foi Socrates que apreciando aquele amontoado de deuses gregos sentiu existir um outro deus, o deus desconhecido ? Embora ele nunca soubesse entender que deus seria este !
    Pois é, algo sempre existiu para que tudo tenha vindo a existir posteriormente... depois de anos sendo religioso, hoje me sinto como Socrates, tenho fé em um ser supremo mas não é mais o religioso e nem autor de livros sagrados ! Não sei o que é só sinto que existe !

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 02 Set 2015, 01:01

    Benedito permita-me te falar uma coisa

    No meu caso, que sou cético total, tenho duas base de convicção.

    A primeira seria "Não Sei"... Que pode ser entendido como "Não sabemos".

    E a outra seria:.. Acredito como você e todos, mais em polo diferente,  que a morte seja o fim de tudo.

    Posso está errado? Claro!!! E você certo? claro!, mas podemos está todos errados? claro....na minha realidade ninguém sabe.....

    Estamos a deriva e cada um encontre o seu caminho que achar que seja o certo.......é o que pode te dizer no momento.

    Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 02 Set 2015, 01:17

    Bom dia

    Benedito
    Se não me engano. Não foi Sócrates que apreciando aquele amontoado de deuses gregos sentiu existir um outro deus, o deus desconhecido ?
    Acho que você está se referido a uma visita do apóstolo Paulo em campanha missionária na Grécia em Atenas, cidade de Sócrates. 

    pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. Atos 17:23

    Almoedo
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Benedito Bernal Qua 02 Set 2015, 09:27


    @Marcelo Almoedo

    A sua primeira opção: "Não sei...", é a minha que sou agnóstico deista e digo que sobre Deus e suas coisas o homem está na sua ignorância !
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Papista Qua 02 Set 2015, 15:37

    Benedito Bernal escreveu:
    @Papista

    Realmente no minimo, o MAL é uma consequencia de Deus existir, pois, ele mesmo confessa TER o conhecimento do MAL, ele é o primeiro a saber e querendo, pratica o MAL também !

    E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente."
    Gênesis 3:22

    E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
    Exodo 4:11

    Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
    Isaías 45:7


    Na ONISCIÊNCIA Deus criou o MAL criando o diabo e optou pelo casal edênico escolhendo o MAL !

    Prezado Benedito,
    conhecer algo não significa que você pratica. Por exemplo, um médico, do sexo masculino, por conhecer muito bem o processo de gestação sem necessariamente engravidar, o que não pode. Deus é onisciente, de fato. sabe tudo. O fato de Ele saber, não implica o Seu fazer.
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Papista Qua 02 Set 2015, 15:53

    Prezado Marcelo,
    já estou preparando sua resposta. Me desculpe estar demorando. Meu tempo está dividido.
    Pense bem sobre a sua lógica sobre causa/responsabilidade.
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Benedito Bernal Qua 02 Set 2015, 16:03


    @Papista

    Então Deus é a fonte do MAL, conhecia o MAL, para que ?
    Se você tivesse ONISCIÊNCIA e sabendo que com a faca o fulano mataria, você mesmo assim entregando a faca para ele não seria tão culpado quanto ?
    Ao criar o diabo já sabendo da tragédia, só ai é um exemplo de que criou o mal !
    Sabendo da queda do casal edênico foi Deus, ele mesmo, o primeiro que optou pelo erro !

    - Deus previa o mal ? Sim.
    - Deus tem obrigação de criar ? Não.
    - Quem criou o praticante do mal ? Deus.
    Logo, Deus criou o mal e é tão responsável quanto o praticante !

    Se o PAPA tivesse onisciência elegeria um bispo ou padre sabendo que este seria pedófilo ?

    Não tem como Deus saber antecipadamente e não ser o maior responsável, a não ser que ele seja OBRIGADO a criar ! Ele é ou foi OBRIGADO a criar ?

    Porque sabendo do mal que ele mesmo permitiu acontecer, ficou irado a ponto de fazer o diluvio por exemplo ?

    Como pode alguém sabendo que ia dar errado ficar BRAVO por de fato dar errado ?


    RBianch
    RBianch
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 658
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Ipatinga/MG
    Religião : Espírita
    Igreja : Desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 61
    Pontos de participação : 1029
    Data de inscrição : 12/08/2013

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por RBianch Qua 02 Set 2015, 16:48

    Benedito,

    Para fazer todos estes questionamentos você está considerando a onisciência como uma linha reta de conhecimento do tempo e espaço, mas, considerá-la assim é completamente ilógico, contraditório para quem acredita na existência de Deus.

    Deus em sua onisciência conhece todos as possíveis vertentes e suas consequências para o futuro, e não o futuro exato, pois, contrariaria todos seus outros atributos.

    Portanto, Deus não criou o mau. Toda criação parte da simplicidade e da ignorância. O mau se desenvolve na ausência do bem.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 02 Set 2015, 17:44

    Boa tarde

    Deus aprisiona Adão e Eva em um pomar com uma árvore proibida no meio do jardim e ainda permiti que a serpente vaguei livremente. Além disso, desde Adão e Eva não têm o conhecimento do bem e do mal no momento em que cometem o pecado, eles não podem ser responsabilizados por não saberem ainda que desobedecer a Deus é mau. Você pode muito bem culpar o cego para não ver ou o surdo para não ouvir.
    Papista
    já estou preparando sua resposta. Me desculpe estar demorando. Meu tempo está dividido.
    Esteja a vontade para responder os questionamentos e junte mais esse na sua programação.

    Papista você poderia me dizer o que causou o pecado de Lúcifer? Ele não comeu de qualquer árvore para que ele herdasse a natureza do pecado ou o conhecimento do mal. Será que Lúcifer já tinha o conhecimento do bem e do mal, quando Deus o criou, ao contrário de Adão, que teve o conhecimento depois de comer a fruta? e aproveita o embalo e diz qual foi o conhecimento do BEM E DO MAL que Adão e Eva herdaram depois da queda?

    Almoedo
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Benedito Bernal Qua 02 Set 2015, 17:49

    @RBianch
    Sua colocação é sensata, pena que não unanime entre os cristões !
    O que você entende acerca da arvore do conhecimento do bem e do mal?
    Adão e Eva pecaram ao comer da fruta ?
    O que Deus quis dizer por tornaram-se como ele sabedores do bem e do mal ?
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Papista Qua 02 Set 2015, 18:51

    Marcelo Almoedo escreveu:Boa noite

    Papista vou agora te mostrar que, se Deus existe, o Diabo não. 

    Uma ressalva para aqueles que pensam o porque eu estou começando com a premissa de que "Deus existe" por favor , não me entendam mal, apenas estou suavizando sobre religião, para acentuar o meu proposito. OK. 

    Até porque, tenho vários amigos que passamos muitas horas discutindo sobre quem ganharia em uma luta, entre Drácula ou o robô de Perdidos no Espaço. Isso não significa que eu acredito em algum deles...

    E agora vamos lógica meu rapaz:

    As pessoas que acreditam que o diabo existe também não pode acreditar em Deus.

    Deus é todo poderoso, onisciente, e tudo de bom.

    Deus criou todas as coisas

    Deus criou Satanás, que se rebelou contra Deus e foi expulso para o inferno, onde agora ele governa.

    O diabo é a causa do sofrimento no mundo.

    Desde que Deus criou o Diabo então Deus é responsável pelo sofrimento no mundo, o que significa Deus não é tudo bom.

    Um crente pode dizer que não é culpa de Deus que Satanás escolheu a se rebelar contra Deus.

    Mas se Deus não sabia que Satanás rebelaria diante de Deus quando o criou, então Deus não é onisciente.

    Então, Deus sabia, quando ele criou o Diabo, Satanás, que acabaria por se rebelar e ainda Deus escolheu criar Satanás de qualquer maneira.

    Portanto Deus ainda pode ser considerado a causa do sofrimento no mundo.

    Um crente pode contrariar dizendo que Deus tinha para criar o mal, porque sem o mal, nós, humanos, não seria capaz de perceber bem. Não pode ser bom no mundo sem o mal, eles diriam.

    Mas Deus é todo-poderoso, o que significa que ele pode fazer qualquer coisa

    Isso significa que ele pode criar um mundo onde o bem existe (e é percebido como tal) sem a necessidade do mal.

    O crente diria que "isso é impossível.

    Mas nada é impossível para Deus, se ele não pode fazer um mundo que está tudo bem sem o mal, então Deus não é todo poderoso.

    Se você acredita que o diabo existe, você deve acreditar que Deus não é tudo de bom, nem tudo sabe ou não todo-poderoso.

    Almoedo
    Prezado Marcelo,
    vou postar uma resposta de S.Tomás de Aquino que é quase igual a minha (eu tentei formular um exemplo prático, mas a pressa na resposta é mais importante). Com a vantagem de S. Tomás ser muito melhor que eu.
    Art. 2 – Se o sumo bem, Deus, é causa do mal.

    (Supra, q. 48, a. 6; II Sent., disto XXXII, q. 2, a. 1; dist. XXXIV, a. 3; dist. XXXVII, q. 3, a. 1; II Cont; Gent.., cap. XLI; III, cap. LXXI; De Malo, q. 1, a. 5; Compend. Theol., cap. CXLI; ln Ioan., cap. IX, lect. ad Rom., cap. I, lect. VII).

    O segundo discute-se assim. – Parece que o sumo bem, Deus, é causa do mal.

    1. – Pois, diz a Escritura (Is 45, 6-7): Eu Sou o Se­nhor, e não há outro. Eu o que formo a luz e crio as trevas, o que faço a paz e crio o mal; e outra passagem (Am 3, 6): Se acontecerá algum mal na cidade, que o senhor não fizesse?

    2. Demais. – O efeito da causa segunda reduz-se à causa primeira. Ora, o bem é a causa do mal, como já se disse1. Sendo portanto Deus a causa de todo bem, como mais acima se de­monstrou2, segue-se também que todo o mal vem de Deus.

    3. Demais. – Como diz Aristóteles, a causa da salvação de uma nau é idêntica à do perigo3. Ora, Deus é a causa da salvação de todas as coisas. Logo também é a causa de toda perdi­ção e de todo mal.

    Mas, em contrário, diz Agostinho que Deus não é o autor do mal, porque não é causa da tendência para o não-ser4.

    Solução. – Como resulta do que já foi dito5, o mal consistente na deficiência da ação é sempre causado pela deficiência do agente. Em Deus porém não há nenhuma deficiência, pois Ele é a suma perfeição, como já antes se demonstrou6. Por onde, o mal consistente na deficiência da ação, ou causado por deficiência do agente, não se reduz a Deus como a sua causa. – Porém, o mal consistente na corrupção de certas coisas reduz-se a Deus como à sua causa. E isto é claro tanto nas coisas naturais como na ordem do voluntário. Pois, já se disse7 que um agente produtor, pela sua virtude, de uma forma, da qual resulte corrupção e deficiência, causa, pela mesma virtude a corrupção e a deficiência. Ora, é manifesto que a forma principalmente visada por Deus nas coisas criadas é o bem da ordem do universo. Esta, porém, requer, como antes foi dito8, existam certos seres susceptíveis da deficiência, que por vezes realmente têm. E assim Deus, causando, nas coisas, o bem da ordem do universo, por conseqüência e como por acidente causa as corrupções delas, conforme diz a Escritura (1 Rg 2, 6): O Senhor é o que tira a vida e a dá. E no dito da mesma (Sb 1, 13) – Deus não fez a morte– deve-se entender a morte como visada em si mesma. Pois, à ordem do universo per­tence também a da justiça, exigindo que se inflija uma pena aos pecadores. E, neste sen­tido, Deus é o autor do mal que é pena, não porém do que é culpa, pela razão supra exposta.

    Donde a resposta à primeira objeção. – As passagens citadas se referem ao mal da pena, não porém ao da culpa.

    Resposta à segunda. – O efeito da causa segunda deficiente reduz-se à causa prima não deficiente, quanto ao que ele tem de entidade e de perfeição; não porém quanto ao que tem de deficiência. Assim, tudo o que na claudica­ção é movimento é causado pela virtude motora; mas o que nela é obliqüidade não vem da virtude motora mas da curvatura da perna. E seme­lhantemente, tudo o que é realidade e ato na má ação reduz-se a Deus como à sua causa; mas o que nela é deficiência não é causado por Deus, mas pela causa segunda deficiente.

    Resposta à terceira. – A submersão da nau é atribuída ao nauta, como à causa, porque não fez o necessário para a salvação dela; mas Deus não deixa de fazer o necessário à salvação. Por onde o símile não colhe.
    http://permanencia.org.br/drupal/node/802

    Eu não sabia que você era ateu. Aliás eu pensava que o fórum era protestante.
    Talvez seja o caso até de eu desistir, porque eu sei que não irei te convencer. E por outro lado isso vai me causar profundo pesar não poder fazer nada em relação a sua salvação.
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Papista Qua 02 Set 2015, 19:03

    Deus aprisiona Adão e Eva em um pomar com uma árvore proibida no meio do jardim e ainda permiti que a serpente vaguei livremente. Além disso, desde Adão e Eva não têm o conhecimento do bem e do mal no momento em que cometem o pecado, eles não podem ser responsabilizados por não saberem ainda que desobedecer a Deus é mau. Você pode muito bem culpar o cego para não ver ou o surdo para não ouvir. escreveu:

    O Éden não era uma prisão Marcelo.
    Prezado Marcelo, por que eles desobedeceram? Porque queriam ser deuses!
    Vamos supor que você tem dois filhos bem pequenos. Agora vc está passeando com eles por uma usina nuclear e tem um porta que é proibida entrada por conta da radiotividade. Ao invés de você explicar para eles que não podem entrar ali porque iriam ficar contaminados com a radioatividade, essa radiação iria alterar o sistema celular deles, e essas células iriam se reproduzir, causando um câncer que geraria a morte deles, apenas você os proibe de entrar pela porta. Apesar de eles não entenderem nada sobre energia nuclear, câncer e morte a tarefa é apenas obedecer.
    Espero que tenha entendido a comparação imprecisa.
    Eles apenas não tinha inclinação para o mal, não significa dizer que eram sem cérebro.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Gleison Elias Qua 02 Set 2015, 19:18

    --

    Papista,

    Tente responder sem citar textos inteiros. Muitas vezes não é necessário, e só "polui visualmente" o tópico.

    E se usar o botão "CITAR", edite a mensagem citada para apenas as partes mais importantes para o entendimento de sua resposta.

    E por suma, se não conseguir, apenas indique a quem e a qual mensagem (número) está respondendo.

    Obrigado!

    Conteúdo patrocinado


    Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer - Página 10 Empty Re: Jesus não se sacrificou e é absurdo Deus morrer

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 09:35