F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 29 Dez 2015, 20:16

    Ernesto, Paz!

    Voce é quem está dizendo que Jesus desde a eternidade. Mq. 5.2 não diz isso. Diz que suas saídas são desde a eternidade.

    Você precisa provar que Cristo é uma designação atemporal, diante da afirmação da Bíblia que diz que Jesus foi feito Cristo e não que Cristo foi feito Jesus.

    Eu também defendo Fp.2.6, mas forma de Deus não quer dizer Deus, pois se for, quando se esvaziou ele deixou de ser Deus. Você credita que ele deixou de ser Deus quando se fez homem?

    Parte da natureza divina do Pai? Ele é um pedaço?

    Jesus possui tudo que o Pai lhe deu a possuir, mas isso não foi dele um consubstancial com o Pai!

    Ap. 3.12 mostra que, usando o teu linguajar, o Jesus já "retornado" ao seu estado de "Cristo", pois Apocalipse o apresenta já glorificado,  diz ter um Deus sobre ele. Logo ele não pode ser esse mesmo Deus.

    Mas, o verso que você está procurado é At. 2.36 "Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo."


    Paz!

    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1921
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Ter 29 Dez 2015, 21:07


    Valdomiro diz:

    Parte da natureza divina do Pai? Ele é um pedaço?

     
    Ernesto responde;
     
    Fazes perguntas que eu, como humano não te posso responder, mas, não posso fugir do que a bíblia diz;
     
    João 1:1 diz: No principio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Nesta passagem há duas pessoas, um era Deus, o outro era o verbo, (palavra) também era Deus.
    Agora eu não posso te dizer, se o Deus (verbo) era um pedaço do Deus Pai, ou se o verbo que foi expelido da boca de Deus se tornou uma pessoa,
     Eu creio nos escritos da palavra de Deus, assim como ela é; e se nesta minha caminhada encontro algo que deixa dúvidas, eu aceito a advertência de Deut. .29;29, As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus, porém as reveladas são para nós, e nossos filhos para sempre etc.
     
    Abraços    Ernesto

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 29 Dez 2015, 23:01

    Ernesto, Paz!

    Eu, assim como você, também creio na Palavra. E está escrito: "Eu disse: vós sois Deuses" (Jo. 10.34). Logo, o Verbo era Deus, e aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida também eram Deuses.

    Então, bom amigo, se for por essa via, temos um monte que são Deus, tudo na base de Dt. 29.29.

    Mas, acredito que nenhum deles precisa ser o Deus de quem falou Jesus em Jo. 17.3, ou em Ap. 3.12!

    Existe um sentido que a palavra "Deus" é aplicada que até mesmo Jesus só aplica ao Pai, e isso não precisamos de Dt. 29.29 para lermos nas Escrituras.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Qua 30 Dez 2015, 08:44

    Valdomiro diz:

    Eu, assim como você, também creio na Palavra. E está escrito: "Eu disse: vós sois Deuses" (Jo. 10.34). Logo, o Verbo era Deus, e aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida também eram Deuses.

    Ernesto responde;

    Somente tem um porém;

    O verbo que SAIU da boca de Deus era¨Deus¨também; João se referiu diretamente ao VERBO que é o Criador deste mundo. João 1:3,e não aos deuses que andam por aí.
    E para confirmar as palavras de João temos as palavras do próprio Jesus em João 17:8, porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e tem verdadeiramente conhecido QUE SAÍ DE TI, e creram que me enviaste.
    Também 16;27, pois, o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que SAÍ DE DEUS.
    Certamente há muitos deuses por aí, mas o ¨Deus¨verbo, é especial porque SAIU DE Deus.

    Abraços   Ernesto



     


    .
    Valter
    Valter
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 17
    Idade : 52
    Cidade/Estado : SP
    Religião : sou cristão
    Igreja : somos nós (cristãos)
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 31
    Data de inscrição : 10/06/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valter Qua 30 Dez 2015, 10:41

    Olá, bom dia a todos!

    Fiquei bastante tempo sem acompanhar este fórum, mas gostaria de saber se este tópico já foi respondido pelos unitaristas...

    "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (João 1:1-4)

    Se eu crer que Jesus era Deus e era Luz (e continua sendo Deus e também Luz), afeta minha salvação?

    Obrigado, Paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 30 Dez 2015, 11:16

    Ernesto, Paz!

    Esse "porém" só é um "porém" a partir do ponto de vista que você adota. A palavra "verbo", "razão" ou "logos" não é definida em lugar algum ou em qualquer dicionário de língua grega como representando ou indicado uma pessoa. Por outro lado a linguagem figurada é uma constante em toda a Bíblia.

    Jesus tanto é o verbo, como é a porta, o pão e etc. Semente em sentido figurado a "palavra" que sai da tua boca será você. É por isso que Jo. 1.1 não diz que o Verbo era o ente Deus, mas apenas o QUALIFICA como Deus. A função linguística ali é predicativa e não atributiva.

    Em Jo. 1.3 não está dito que Jesus é o criador, mas o meio pelo qual (ou instrumento pelo qual) as coisas foram criadas. Isso faz muita diferença.

    Citar Jo. 17.8 e frisar a expressão "QUE SAÍ DE TI" não muda muita coisa, já que Jesus é Filho de Deus, e como Filho ele deve, realmente, ter saído de seu Pai. Não cremos no adocionismo.

    A questão não é se há muitos deuses ou  não, mas se o vocábulo pode ser aplicado de maneira legítima em um sentido polissêmico a alguém que não seja o Altíssimo Deus de Israel, e, olha só, pode!!! Moisés, os juízes, o rei de Israel, os anjos, e Jesus, cada deles afirmando que tem um Deus, em sentido pleno, acima deles.

    Isso deveria nos convencer que dois ou três não são o mesmo Deus, mas apenas UM, e este é o Pai.

    Paz!
    Valdomiro.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Qua 30 Dez 2015, 12:30

    Valdomiro diz:


    Esse "porém" só é um "porém" a partir do ponto de vista que você adota. A palavra "verbo", "razão" ou "logos" não é definida em lugar algum ou em qualquer dicionário de língua grega como representando ou indicado uma pessoa. Por outro lado a linguagem figurada é uma constante em toda a Bíblia. 


    Ernesto responde;


    Olá meu irmão!  Parece que o irmão me confunde com trinitarianos tradicionais, porque reiteradas vezes eu tenho apresentado a minha maneira de interpretar a divindade..Para mim existe um Deus soberano, mas isso não impede que o filho também seja Deus. Principalmente quando se trata do próprio filho. Porque o termo ¨Deus¨ é um titulo, e nos é dito que Deus enviou seu filho como a expressa imagem do Pai,  e este filho sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder.Heb.1:3, Isto quer dizer que foi lhe concedido ser também Todo Poderoso, Quem somos nós para colocar nosso Salvador em xeque? 


     Vamos ao texto;


     A palavra "verbo", "razão" ou "logos" não é definida em lugar algum ou em qualquer dicionário de língua grega como representando ou indicado uma pessoa,



    Ernesto responde:


    O dicionário grego, ou outro qualquer pode não definir o verbo como pessoa. Mas, Em João deixa claro que se trata de uma pessoa, visto que este verbo é o Criador deste mundo,1:3, e, nele estava a vida, e Jesus disse; Eu sou a ressurreição e a vida; logo vemos que se trata de uma pessoa sim.
    Quanto a linguagem figurada, Eu não me atrevo a aplicar a linguagem figurada a mensagens diretas como esta.


    Abraços   Ernesto
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 30 Dez 2015, 12:38

    --

    Ernesto,

    Peço que leia a bíblia sem pré-interpretações. Não seja como os trinitarianos muito menos como os que se dizem unitaristas no fórum mas estão bem longe do unitarismo comum.

    Ao ler "todas as coisas", pergunte a bíblia que coisas são essas.
    Ao ler "princípio", pergunte a bíblia que princípio é esse.

    Não use pré-interpretações equivocadas que a Igreja lhe deu.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 30 Dez 2015, 13:28

    Ernesto, Paz!


    Para mim existe um Deus soberano, mas isso não impede que o filho também seja Deus
    Isso é a linha perigosa de tua interpretação.

    Quando um unitariano admite que o termo “Deus” é aplicado a Jesus, assim como a Moisés e a vários outros não intenta dizer que Jesus é uma deidade (no sentido que hoje se usa o termo Deus), assim como Moisés, Juízes e etc não eram.

    Mas no seu caso você traz a existência, curiosamente, aquilo que acusam equivocadamente o unitarismo, ou seja, fala de um Deus maior e um Deus menor e mistura isso com o trinitarismo alegando haver só um Deus (maior e menor ao mesmo tempo, em dois entes diferentes). Essa é uma solução confusa e perigosa quando há uma muito, mas muito mais simples de ser percebida e aceita.

    Você precisa acender o sinal de alerta para o diteísmo.

    Eu já disse e repito: Tudo que Jesus faz o faz porque Deus o concedeu fazer, até mesmo a tua reivindicação de que ele sustenta todas as coisas:

    Jo 3:35 O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.

    Jo 13:3 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas”

    1Co 15:27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

    Ef 1:20 Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja


    Não se pode dizer que Jesus Cristo é o Todo-Poderoso porque há um que lhe sujeita todas as coisas, mas não é sujeito a ele. Esse que não lhe é sujeito é o Cabeça de Cristo, e por isso, aquele que é o Cabeça de Cristo e que também é o Deus de Cristo, este sim, é o Todo-Poderoso, pois tem também poder sobre Jesus Cristo.

    Por causa desses versos, bom amigo, toda vez que você ler que tudo está sujeito a Jesus Cristo, saberá porque e quem foi que fez isso.

    Ninguém negou que João associou o Verbo a uma pessoa, assim como ninguém pode negar que também o Pão, a Porta e etc foram associados DE FORMA TÃO DIRETA a uma pessoa, de tal modo que não podemos negar nenhuma dessas afirmações diretas, mas não é difícil concluir que isso não é uma asseveração de identidade, pois subjaz a ideia de associação e não de identidade. Como eu disse, mesmo direta, a expressão de Jo. 1.1 não se pode alegar identidade de Deus quando fala do Verbo. É direta e clara como predicativo e não como atributivo. Ignorar isso é sugerir que a Bíblia não foi escrita, já que é da escrita se conclui o que ali está dito. E pelo que está escrito todos os gramáticos concordam que ali está um predicativo.


    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Qua 30 Dez 2015, 15:48

    A paz do Senhor Jesus Valdomiro!

    Fique tranquilo, não houve tom agudo. Apenas o mesmo tom que você usou. Se você não foi agudo antes, então, estamos todos bem!!!
    Amém!

    Não vejo confusão alguma nos escritores Sagrados sobre a pessoa de Cristo. A confusão está no que professa os defensores do dogma trinitário ao quererem atribuir deidade a Jesus.

    A confusão nunca é dos trinitários. A confusão é feita exatamente por aqueles que negam a divindade de Cristo. E não é o caso de verem confusão nos escritores sagrados, mas de fazer confusão não considerando o que está escrito, e ainda desconsiderando também detalhes que estão lá como o que eu citei.  Se Ele é um mero homem como dizem não há necessidade de fazer tal citação "Jesus Cristo homem" como é feita em mais de um caso.

    Mas, bom irmão, não vou alimentar tuas questões subjetivas. Pois triste é inventarem a estória do “ora homem, ora Deus”, quando a Bíblia não fala uma linha nesse sentido.

    Por incrível que pareça, a Bíblia fala e ainda explica por que.

    Está muito claro que você não quer aceitar o que está escrito. É uma pena. SEMPRE é mais abrangente que uma única ocasião. Isso é fácil de perceber em qualquer língua. Entende-se que ele SEMPRE orava e Deus SEMPRE respondia, o teor da oração não precisa estar explicito diante de uma alegação tão clara como essa.

    Vamos organizar a confusão que você faz aqui. Concordamos que Jesus é homem. Ele ora, concordamos nisso. Todavia não vemos Ele ficar fazendo orações quando executa suas maravilhas. A Bíblia testifica, confirma que a autoridade que Jesus recebeu do Pai, é na posição de Filho homem, e aqui concordamos, por isso é bom organizar e esclarecer esta bagunça argumentativa que você faz.

    Agora vejamos, Jesus ressuscitou outras duas pessoas, o filho duma viuvá (Lucas 7.11-15) e a filha de Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55) e Ele não orou, simplesmente deu a ordem.

    Ai a sua lógica para Jesus dizer que o Pai "SEMPRE" o ouve, é que bastou ele dizer isso ao efetuar a ressurreição de Lázaro, que serviu para tudo.
    Enquanto eu digo que o termo "SEMPRE" ali, está totalmente vinculado com o fato Dele mesmo justificar por que orou. Em outras palavras:

    Pai, eu sei que SEMPRE me ouves, porque está em mim, assim como eu em ti, mas eu disse aquilo por causa da multidão. Esta é a interpretação. Você ou quem quer que seja não aceitar é outra história, é só avaliar a autoridade e o contexto tanto da ressurreição de Jairo como as outras duas para perceber que Jesus justificou a oração, isso porque Ele não precisa orar, é homem e também Deus.

    Também não é caso de entender Deus ai como um agente passivo. Até porque Bíblia diz: "O Pai é quem faz as obras". Então, caro Stanley, o sobrenatural depende do Pai para acontecer.

    Este aqui não é o ponto de nosso debate aqui. Você está se apoiando nisto por não ter nada mais o que dizer quanto a Jesus não demonstrar nenhuma dependência do Pai para fazer o que fazia e faz.
    Agora já que tocou no assunto, João 14 é um dos capítulos mais claros da divindade de Jesus. Isso só vem a mostrar o quanto você sempre lança trechos ao vento. Enquanto segue-se desde o verso 1 a igualdade que há em Jesus e Deus Pai incontestável, ai quando chega no verso 10, você tem a coragem de lançar uma pequena parte isolada como se fosse definir e anular todo o resto . Aqui percebemos porque você quer que "SEMPRE" seja válido para tudo, é porque você lança mão de todo o contexto das passagens bíblicas e se apega a algo como se fosse um socorro para sua necessidade de "sustentar" o unitarismo. Ora, eu sei que as doutrinas da Bíblia são por revelação, mas casos assim basta uma simples leitura, pois o verso seguinte anula sua suposta ideia de dependência de Jesus do Pai e ratifica novamente a igualdade com o Pai veja:

    11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

    Não perceber isso lendo João 14 já é absurdo, ainda mais quando utilizamos da sua mesma "lógica" em destaque, "O Pai que está em mim é quem faz as obras" verso 10 considerando que Cristo diz que o Pai está nele, isto já se adapta perfeitamente com a trindade, pois Jesus também tem a natureza divina, por isso o Pai está Nele (Deus), com muita facilidade percebemos que o verso 11 esclarece isso quando Jesus ainda diz que Ele faz as mesmas obras.

    Ora, sabendo que a intenção do Valdomiro é colocar o pai como tendo exclusividade das obras e Jesus apenas um mero homem, se isso que o Valdomiro supõe fosse possível, Jesus estaria dizendo coisas no mínimo contraditórias, pois Ele diz primeiro que o que faz as obras é o Pai, mas logo em seguida diz que faz as mesmas obras.
    Enfim, este não é o que estávamos debatendo, mas serve pra mostrar que a tudo o que você se refere para cogitar a doutrina unitarista não há nenhum cabimento possível, muito menos plausível.

    Você ainda não aceitou, e está tentando distorcer a verdade dita nos versos que citei que Jesus precisa do Pai, não só para ressuscitar, mas para tudo na esfera sobrenatural. Se o Pai não outorgar a ele, ele não pode. Vamos repetir:

    Aqui mais uma vez fica claro a confusão que faz o Valdomiro. Mostrei acima que na Bíblia não temos suporte nenhum para dizermos que o Filho só faz porque o Pai outorgou, temos na Bíblia a afirmação de que uma das divindades se fez carne, e como carne assumiu o papel de servo para nos salvar. O Valdomiro e unitaristas se apropriam desta realidade (natureza humana de Jesus explicada como é exatamente na Bíblia) para dizer que o Pai outorgou. Todavia o relato da Bíblia não é que o Pai outorgou, pois se assim fosse, não haveria necessidade de dizer que ele se fez como servo, o ensinamento é que Ele doou a si mesmo para salvar os homens, assim sendo Ele não poderia ser anteriormente homem para ter na Bíblia uma narrativa de que Ele se fez homem.

    Agora voltando diretamente ao tema debatido, vejam a interpretação do Valdomiro:

    Logo, Jesus afirmou que disse isso (POR ME HAVERES OUVIDO) por causa da multidão, porque Jesus mesmo sabia que o Pai SEMPRE HOUVE, mas a multidão não. Camarada, é muito evidente isso. Cool Wink


    Na ideia do Valdomiro, Jesus justificou a oração para informar à multidão que O Pai sempre ouve a Ele. affraid
    É mesmo inacreditável que alguém cogite tal coisa. Mas em debates nós vemos de tudo.

    42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.


    Está claro pelo próprio texto que não é isso. O povo judeu, esperava o Messias, o enviado, esta era a profecia. E a intenção de Jesus em momento nenhum da Bíblia era mostrar pra alguém que o Pai ouve a Ele, só no raciocínio do Valdomiro mesmo, ou de unitaristas. Pois a crença das pessoas seguem uma dispensação de acordo com a profecia Bíblica. O que quero dizer com isso, no A.T. os eleitos de Deus criam apenas nas promessas de um salvador, e pela fé nas promessas alcançaram a vida eterna, no tempo de Cristo os presentes precisavam crer no cumprimento da promessa, o Messias estava ali, e nós atualmente que Cristo é o Filho de Deus, o próprio Deus que veio em carne para nos salvar.
    Ai vem o Valdomiro e diz que Jesus queria que a multidão percebesse que o Pai ouvia e atendia tudo que Ele pedia. Shocked  Desanimador!

    Se você não estiver conseguindo ver o sentido ai. Eu só lamento, e está fora do meu alcance fazer você aceitar o elementar.

    Eu dou graças a Deus que uma interpretação assim esteja longe do meu alcance Valdomiro.

    Só não diga mais que alguém se deu mal, porque você não quis aceitar essa obviedade.

    Eu me referia a você ter dito no outro tópico que Jesus precisa orar ao Pai para efetuar o maior dos milagres, uma ressurreição. E quanto mais debatemos mais fica óbvio e claro a TOTAL inconsistência argumentativa que você levanta para de algum modo sustentar essa ideia que Jesus precisa orar ao Pai. Chega ao ponto de fazer o que fez, usar claramente uma justificação de Jesus por ter orado, justificação esta relacionada ao cumprimento da profecia do A.T. o Messias esperado. Em seguida você se apropria do termo "SEMPRE" distorcendo de tal forma a palavra no contexto que cogitou algo que não há suporte em nenhum lugar na Bíblia, cogitar que Jesus precisava mostrar a multidão que o Pai ouvia a Ele quando Ele ia efetuar algum milagre. Realmente não dá pra continuar debatendo irmão. Cada um fica com sua opinião.

    O exemplo da “cruz vermelha” apenas te complica, porque se você tem ordens do presidente, você está sob a autoridade dele, logo você não é independente,

    De modo algum. O Exemplo que dei só serve pra comprovar como você se apega em algo que não existe para deliberadamente apenas rebater o argumento alheio. Eu expliquei claramente no meu exemplo que não se tratava de troca de papéis, mas aplicando o termo "SEMPRE" de modo explicativo. Ficou claro no texto que não se tratava de autoridade a utilização do termo "SEMPRE" Veja:

    "Eu bem sei que SEMPRE me ouves, eu disse isso por causa do grupo da cruz vermelha presente. Eu não estou diretamente trocando os papéis aqui, onde eu seria supostamente Jesus e o presidente o Pai, mas sim fazendo uma alusão ao termo "SEMPRE"."


    Mas é habitual você dar destaque apenas e exclusivamente àquela vírgula que lhe convém e ignorar todas as palavras restantes. Típico.

    e no teu exemplo, você não pode dizer que SEMPRE ele te ouve se nunca tiver pedido nada a ele antes.

    Bastava você perceber que também no meu exemplo era algo estabelecido, na verdade eu não tinha que ter pedido e nem justificado, justifiquei por causa do grupo da cruz vermelha. Todavia nem mesmo neste exemplo você entendeu.

    E pra piorar vem você me dizer que 2+2 é igual a 4.  "[...]Assim o teu exemplo não é um paralelo exato,[...]"  Rolling Eyes

    Eu fiz a observação que não era um paralelo exato.

    Você ainda não mostrou que Jesus é independente de Deus de forma objetiva em lugar algum.

    Mas quem tem realmente o ônus de mostrar que Jesus é dependente para fazer o que está registrado na Bíblia é você Valdomiro. Ou por que você acha que pra GRITANTE maioria mesmo aqueles que não entendem nada de trindade admitem que é impossível que Jesus não seja divino? É porque provar e admitir que seja com uma leitura simples da Bíblia é fácil, o difícil é provar o contrário com tudo que se é testificado de Cristo na Bíblia.

    Preciso saber se você entendeu, o que já foi exposto. Porque se não houver entendido de nada adiantará eu falar de outros pontos!
    Entendi Valdomiro. E creio que depois desta minha postagem você entendeu que descordo plenamente de ti (o que não é novidade neste tema), e que de fato cada um fica com sua opinião.

    Graça e paz!
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Antonio Qua 30 Dez 2015, 20:17

    Stanley K: Aqui mais uma vez fica claro a confusão que faz o Valdomiro. Mostrei acima que na Bíblia não temos suporte nenhum para dizermos que o Filho só faz porque o Pai outorgou, temos na Bíblia a afirmação de que uma das divindades se fez carne, e como carne assumiu o papel de servo para nos salvar. O Valdomiro e unitaristas se apropriam desta realidade (natureza humana de Jesus explicada como é exatamente na Bíblia) para dizer que o Pai outorgou. Todavia o relato da Bíblia não é que o Pai outorgou, pois se assim fosse, não haveria necessidade de dizer que ele se fez como servo, o ensinamento é que Ele doou a si mesmo para salvar os homens, assim sendo Ele não poderia ser anteriormente homem para ter na Bíblia uma narrativa de que Ele se fez homem. "

    Resposta: Prezado é isso que eu vejo claramente na crença trinitariana: três divindades! Por mais que vocês procurem desvencilhar do fato que essa crença é politeísta, acabam por assim dizer usando suas próprias palavras para expressar assim. Seria impossível que três pessoas distintas, separadas, com mente, caráter e propósitos, distintas uma da outra ser apenas uma divindade! Se fosse tipo unicismo eu calava a boca! Mas não é unicismo! O que você e demais trinitarianos creem é em três divindades, e você mesmo já disse isso acima.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 30 Dez 2015, 20:25

    Stanley, Paz!

    O bom amigo, infelizmente, continua subjetivo. Mas, vamos lá…


    Se Ele é um mero homem como dizem não há necessidade de fazer tal citação "Jesus Cristo homem"

    Engraçado essa tentativa. Quer dizer que quando a Bíblia junta o nome de Yahweh com o que ele é, ou seja, Deus é uma junção sem necessidade? Se Yahweh é Deus para quê juntar, não é mesmo? Ele deve ser outra coisa também? Vide: I Cr. 20.28 (Bíblia de Jerusalém), e em várias outras ocasiões está escrito Yahweh Deus. Desculpe-me, mas esse argumento só convence, se é que convence, a quem diz isso. O irônico disso é que você está querendo ver um “Jesus Cristo Deus” onde está dito apenas “Jesus Cristo homem”. Indo, de forma subjetiva, para além do que está escrito.


    A Bíblia testifica, confirma que a autoridade que Jesus recebeu do Pai, é na posição de Filho homem

    Bom amigo, você não pode tentar resolver uma “bagunça” causando mais. Você precisa provar que o que Jesus recebeu de Deus, como, por exemplo, toda autoridade e um nome sobre todo nome como homem e não como Filho de Deus. Vou aguardar tuas provas, para não ficarmos no campo da subjetividade.

    Você ainda não provou o paradoxo que você tem proposto, qual seja, que Deus SEMPRE ouvia Jesus porque Jesus tinha um lado Deus e Independente.

    O filho da viúva e a filha de Jairo estão dentro do EU SEI QUE SEMPRE ME OUVE. Para cada resposta do SEMPRE existe uma oração correspondente. Além do mais a Bíblia está repleta de versos que mostram que Jesus recebeu poder do Pai para fazer as coisas.  Agora, confusão mesmo é sugerir que ora ele é um coitado que depende de Deus porque é homem, ora ele é o “super-power” que faz o quer. Isso sim é confusão.

    Assim como tua explicação do “Jesus Cristo homem” só serve a ti mesmo e algum correligionário, o mesmo ocorre com tua explicação do SEMPRE. Foge-te  o detalhe que ele disse: “eu sei que sempre me ouves” porque ele era alguém que orava.


    Isso porque Ele não precisa orar, é homem e também Deus.

    ??? É você dizendo isso e a Bíblia dizendo que Jesus orava. Não sei como você consegue acreditar no teatro de Jesus Cristo. Orava só para fazer média com o pessoal que o via orar, mas não precisava porque é Deus. Desculpe-me irmão. Não creio em um Cristo dissimulado.


    João 14 é um dos capítulos mais claros da divindade de Jesus.

    E é? Ora, prezado amigo, o verso já começa te desdizendo, ao trazer “Credes em Deus e crede também em mim”. Ele não diz Credes em mim como Deus, mas em Deus e em mim. Ou seja, devemos crer em dois, mas só um dos dois é identificado como Deus. É Jesus quem diz isso. O verso 10 apenas dá uma “paulada” em que acha que Jesus esteja se fazendo Deus, mas desde o primeiro verso  a informação de somente um é Deus está muito clara.

    Você está lendo errado o trecho “mesmas obras” (leia abaixo Jo. 5.36), já que, ao que parece, não leu o resto que diz que crer nele farão as obras que ele faz (ou seja, as mesmas) e ainda maiores. Será que quem fizer as obras que Jesus disse que fariam é porque são Deus também? Ou, no mínimo, é Jesus também? Teu argumento não tem qualquer sustentação contextual.


    Mostrei acima que na Bíblia não temos suporte nenhum para dizermos que o Filho só faz porque o Pai outorgou, 

    E é???  affraid
    Jo 5:26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
    Jo 5:36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
    Jo 8:28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.
    Jo 10:18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
    Jo 10:25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
    Jo 12:49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
    Jo 12:50 E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.
    Jo 14:31 Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou.

    Some a estes os que citei para o Ernesto na postagem anterior.

    Se você afirmar que o “se fazer carne” é a causa disso, não pode requerer nada da natureza da suposta deidade, porque tudo é suprido pelo poder de Deus dado a ele. Ou seja, você fica sem qualquer prova real dessa suposta natureza da deidade, já que ele teria se esvaziado (da Deidade?) para se fazer servo e tal. Então, o que quer que ele faça o faz por outorga do Pai. E tuas “provas” (não vi, mas você diz que tem) zeram. Fica completamente sem sentido você querer negar a necessidade de Jesus de buscar no Pai tudo que tem, considerando que você se refugia na encarnação para negar a dependência de Jesus. Esse mesmo Jesus que não mais em carne, mas glorificado, disse que tinha um Deus em Ap. 3.12.

    Estes são só alguns versos. Assim, caro amigo, todos percebem que você não mostrou nada além de ideias próprias. Apenas o que tu achas porque é trinitariano.


    Mas quem tem realmente o ônus de mostrar que Jesus é dependente para fazer o que está registrado na Bíblia é você Valdomiro.

    Na verdade, diante de tantas evidências contrárias é você, bom amigo, quem precisa provar alguma coisa. Até agora está em dívida.

    Na sequência você segue com a subjetividade e repetição de argumentos cujas respostas já estão nas postagens anteriores, para os quais não se faz necessário eu me alongar.

    Paz
    Valdomiro.


    Última edição por Valdomiro em Qui 31 Dez 2015, 13:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Pequenas correções na grafia)
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Qui 31 Dez 2015, 09:47

    Ernesto diz:
     
     Olá colegas deste tópico; Eu vejo que este debate não leva a lugar nenhum, Os trinitarianos encontram passagens que provam a divindade de Cristo, e os unitaristas, rebatem estas passagens com outras, afirmando que Cristo não é divino.
    Eu vejo que podemos ofender a divindade nos debates. Por isso eu saio deste tópico, e mantenho firme  fé  na divindade das três pessoas, e explico porque.
     As três pessoas atuam em união, mas, com ações independentes.
    A bíblia não nos fornece muito a respeito do Espirito Santo, por isso eu só respondo pelo que eu leio na bíblia. Ela diz apenas que ele procede do Pai. O Espirito Santo  é um ¨Ser¨(pessoa) ¨divino¨ embora subordinado a poderes superiores. Contudo; ele possui ação própria. João 15;26, diz que ele será enviado para agir. Isso prova ser uma pessoa. Uma força ativa  é aplicada, e não pode ser enviada, Uma força ativa é gerada e não pode retornar ao seu gerador para dialogar com ele, Rom.8:26, O Espirito Santo intercede por nós, diante do nosso Pai celeste.
     
    Cristo é divino porque ele saíu do Pai pelo verbo (palavra do Pai). Deus falou, e o poder da palavra se tornou o filho. João 1:1, e João 17:8. Portanto, ele é tão eterno quanto o Pai visto ser parte do Pai.
    Sabemos que o Pai é soberano, mas, a soberania do Pai não tira a divindade do filho, do contrario não seria filho.
    Para nossa Salvação precisamos ir a Cristo e não ao Pai, Foi Cristo que morreu por nós. Embora o Pai particípa do plano da nossa salvação.
    O Pai entregou este mundo sob a administração do Filho, por isso, é ele que estará conosco na nova terra, a nova Jerusalem.
     Isaias 66;23, E será que, desde uma lua nova até a outra, e desde um sabado á outro, virá toda a carne a adorar diz o SENHOR.
     Em Marcos 2;28, diz: Assim o filho do homem ATÉ DO SÁBADO É SENHOR. Portanto; Sendo Cristo a base da nossa Salvação, e ser o nosso Deus na nova terra; João 21:3, Esta passagem não deixa dúvidas. Cristo SERÁ nosso DEUS. Se esta frase fizesse referencia ao Pai, João diria que ele É NOSSO DEUS, e não será no futuro.
     Não importa se alguem não quer receber Cristo como seu Deus, para mim  desde já o tenho como meu Deus, assim como tenho ao Pai como meu Deus.
    Obs. Eu discordo da trindade tradicilnal porque eles afirmam que Cristo é eterno e não tem laços familiares com o Deus Pai.
    Espero que deixei bem claro a minha maneira de conhecer a divindade.
     
    E não continuarei dialogando neste tópico;
     

    Abraços    Ernesto
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 31 Dez 2015, 11:08

    --

    Negativo Ernesto...

    Não há nenhum verso qur indique que Jesus é Deus no mesmo sentido que o Pai....
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 31 Dez 2015, 13:34

    Caro Ernesto, Paz!

    Grato pelo diálogo.

    Respeito tua posição. Ainda que ache complicada do ponto de vista da fé. Para você Jesus não é eterno, mas é o mesmo Deus que o Pai, mas só o Pai é sobre todos. (um contrassenso se os dois são o mesmo Deus),

    Curiosamente o embrião da trindade vem desse tipo de pensamento. Vários dos antigos "pais da igreja" (Tertuliano foi um deles) começaram a defender uma posição semelhante que no final, com o passar de dezenas e até centenas de anos, os concílios chegaram a uma """evolução""" dogmática que desembocou na "trindade" como a conhecemos hoje.

    A tua posição é mais dedutiva do que afirmativa. A Bíblia não diz em lugar algum, como bem frisou o Gleison, que Jesus seja o mesmo Deus que o Pai. E ainda diz o contrário que o Pai é o Único em uma categoria que Jesus colocou apenas ele. Cristo disse isso quando ainda estava na terra (Jo. 17.3), e confirmou já glorificado (Ap. 3.12).

    Como você reconhece que Jesus não é eterno, e eu acredito nisso também, falta, apenas, reconhecer que alguém não eterno não pode ser inerentemente Deus. E só há um que é de eternidade a eternidade, e este é o Pai de Jesus.

    No mais, felicidades para você e a família em 2016!

    Paz
    Valter
    Valter
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 17
    Idade : 52
    Cidade/Estado : SP
    Religião : sou cristão
    Igreja : somos nós (cristãos)
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 31
    Data de inscrição : 10/06/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valter Sex 01 Jan 2016, 21:08

    Olá Valdomiro, tudo bem?

    A pergunta abaixo já foi respondida:

    Se eu crer que Jesus é Deus e também Luz, conforme João 1:1-4 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.", afeta minha salvação?

    Obrigado, Paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 01 Jan 2016, 21:18

    Valter, Paz!

    A pergunta já foi respondida em outras postagens.

    Mas, respondendo objetivamente tua pegunta. Se for conforme Jo. 1.1-4 certamente não afeta tua Salvação.

    E certamente há, ainda, a questão da consciência que, penso, tem peso diante de como Deus nos vê.

    Paz!
    Valdomiro.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 38 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 12:16