F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+12
Marcelo Almoedo
Gilcimar
Jose Nildo
Gleison Elias
Chico Costa
Valdomiro
Lúcio Monteiro
Norberto
Maria Madalena
RBianch
Anderson Luiz Louzada
Vasuilvan
16 participantes

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado


    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3455
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qui 24 Out 2013, 11:18

    Lúcio, meu amigo, esta tua postagem, poderia muito bem sido postada por mim...

     
    Eis uma pergunta iluminada! Subimos de patamar quando discernimos que descansar não é não trabalhar. Deus não está descansando OU trabalhando. Desde o final do sexto dia da criação, Deus está descansando E trabalhando. Uma mulher, ao descansar da gestação, se empenha depois no trabalho de criação do bebê. Deus passou a descansar da criação, e trabalhar no cumprimento de seu propósito de santificar o seu nome e fazer sua vontade ser plenamente feita na terra e no céu. Por que podemos ter certeza de que Deus nunca descansou no sentido que se costuma atribuir ao termo, de se desfazer do cansaço ou renovar as suas forças? escreveu:
      Nunca pensei uma vírgula diferente disso...       Você já deve ter lido que entendo o shabat, como cessação de atividade.  Ou seja o shabat significa que ao final do sexto dia, DEUS, iniciou um período de sol a sol, no qual Ele não produziu mais nada, pois a criação estava terminada.   Então, assim como a mãe cuida do filho, DEUS, no primeiro dia da semana, passa a trabalhar novamente, agora na manutenção da sua obra criada, nos seis dias.

      Então, percebe que o a cessação da atividade no dia sétimo, tronou o dia abençoado e consagrado a Ele, por isso o sétimo dia lhE pertence e chama-os de meus sábados, distinguindo-os dos sábados dos Judeus, que Ele chama-os de vossos sábados...

     Assim como você identifica que muitos adventistas tem um sábado bem mais laboriosos que os outros dias, assim também considero o sábado.   Não considero o sábado um dia exclusivamente para descanso físico, mas sim, um dia para fazer exclusivamente os trabalhos de interesse de DEUS.

      Posso até passar todo o sábado trabalhando, contanto que eu não aufira lucro pessoal, que não produza lucros para mim.  Posso tanto trabalhar em obra evangelística como trabalhar em prol de ajudar pessoas que necessitem, seja de mantimentos, seja mão-de-obra.  

     Sábado passado, visitamos um lar de velhinhos aqui da minha cidade e foi muito prazeroso e emocionante.  Saí fortalecido e com o espírito alimentado, pois mais um dia, consegui dedicar, em obediência ao senhor DEUS, mesmo com todo o mundo discordando disso e trabalhando contra.


      Então amigo Lúcio, veja que compreendo perfeitamente, assim como você, o real significado do dia, que DEUS percebeu que o homem, eternamente precisaria...

    Jose Nildo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 66
    Data de inscrição : 17/09/2013

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, ...

    Mensagem por Jose Nildo Dom 27 Out 2013, 22:16

    A respeito do descanso semanal que poderia ser em qualquer dia da semana e, não necessáriamente nos sábados, entendo como sendo uma proteção para quem trabalha e precisa realmente de um dia de descanso.
    Jeová instituiu esse preceito divino como prelúdio da CLT atual que vigora em todas as nações civilizadas.
    Hoje, com CLT e tudo, muita gente trabalha sábado, domingo ou feriado e nada acontece e nem há punição alguma. No tempo de Moisés alguém foi apedrejado até a morte por ter sido flagrado apanhando lenha num sábado !!!

    Leia-se: apedrejado porque desobedeceu uma ordem de Jeová. Por que será que ele revogou essa ordem e hoje todos podemos praticar a desobediência total a todas as ordenanças e mandamentos dele sem qualquer punição ??

    Leiam o tópico "Deus comete erros?"
    Ajudem-me na minha santa ignorância.
    Muita paz e fiquem com Deus
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 29 Out 2013, 13:58

    Vasuilvan, meu amigo,

    Vamos trabalhar o que já pensamos igual. Assim, tiraremos conclusões úteis  e, ao final do estudo, passaremos a descansar desse assunto e a trabalhar' em outros.

    Vasuilvan escreveu:"Nunca pensei uma vírgula diferente disso...  Você já deve ter lido que entendo o shabat, como cessação de atividade.  Ou seja o shabat significa que ao final do sexto dia, DEUS, iniciou um período de sol a sol, no qual Ele não produziu mais nada, pois a criação estava terminada.   Então, assim como a mãe cuida do filho, DEUS, no primeiro dia da semana, passa a trabalhar novamente, agora na manutenção da sua obra criada, nos seis dias."

    A "vírgula" em que nós divergimos, bom amigo, [em cujo coração tenho a imerecida honra de morar “depois do Anderson, que chegou primeiro”],  é quanto à expressão "de sol a sol". Penso que você a acrescentou [pois não consta em Gênesis 2:2] por imaginar que o descanso começado por Deus no sétimo dia foi de 24 horas como você imagina que os outros seis dias tiveram. Talvez você pense que, depois da semana da criação, com duração de 144 horas literais, Deus voltou a trabalhar, na manutenção da criação, do primeiro ao sexto dia da semana seguinte, descansando  novamente  no sábado seguinte, e assim por diante, fazendo isso ininterruptamente até os dias de hoje. Não tenho certeza se é assim que você pensa. Peço confirmar o que você defende, para melhor construirmos as réplicas e as tréplicas, tudo “na paz do Senhor”.

    Para você entender como pensam milhões de cristãos, peço considerar  por um pouco a verdade bíblica de que  Deus definitivamente cessou a atividade da criação física e continua a descansar dela por tempo indefinido até HOJE.

    As EVIDÊNCIAS de que o descanso sabático de Deus não terminou 24 horas depois de ter começado são as seguintes:

    PRIMEIRA EVIDÊNCIA:  Quando Gênesis 2:2 menciona que, depois de seis dias ou períodos criativos, “Deus descansou”, o verbo hebraico está no imperfeito, indicando uma ação inacabada ou em andamento. Uma tradução mais precisa do texto é:  "E... Deus passou a descansar nesse [sétimo] dia...", como já colocado anteriormente.

    Você disse acima :  “shabat é a cessação de uma atividade”, e não a interrupção de uma atividade para retomada na semana seguinte e assim por diante. Lembre-se do exemplo da mulher que, ao passar a descansar do bebê, não  descansa apenas um dia, mas passa a descansar por tempo indefinido daquele bebê. No  sétimo dia, Deus passou a descansar da criação e a trabalhar na manutenção da criação, como você falou, ou seja, o trabalho ou atividade é ininterrupto. Mesmo tendo cessado ou “passado a descansar" da atividade de criar, ao mesmo tempo passou a trabalhar em outra atividade, como disse Jesus ao justificar aos fariseus porque ele estava trabalhando no sábado: “Meu Pai trabalha [ou "está trabalhando" - NM] até agora e eu trabalho ["estou trabalhando" - NM]”.

    SEGUNDA EVIDÊNCIA  - Não há menção de que “houve tarde e manhã, sétimo dia”, ao passo que "houve tarde e manhã" dos seis primeiros dias nos versículos 1, 8, 13, 19, 23 e 31 do primeiro capítulo de Gênesis. Isto é muito significativo e indica que o sétimo dia ou o período de descanso de Deus ainda está em andamento.

    TERCEIRA EVIDÊNCIA  - A explicação que é dada sobre o assunto no capítulo 4 do livro de Hebreus não é apenas uma evidência, mas uma comprovação de que o descanso sabático de Deus da atividade daquela criação física não terminou nem terminará. A ênfase do livro de Hebreus não é que o cristão passa a descansar em Cristo, mas além disso, passa a trabalhar em Cristo. Peço relê-lo atentamente para melhor compreender a explicação.

    Citamos o exemplo da mulher que fica de resguardo ou descanso por quarenta dias a partir do parto, e depois, sem voltar ao trabalho da gestação anterior, se empenha a trabalhar na produção e gestação de um novo filho. Precisa ainda tal mulher ficar rememorando a cada semana o dia em que começou a descansar do primeiro filho? Ou deve agora se concentrar inteiramente em sua nova gestação? Para um cristão que já deixou de "tomar leite" e "avançou à madureza" (Hebreus 6:1), além de "deleitar-se  no Senhor" ou passar a descansar, ele passa a viver "em novidade de vida"  e, à base de obras de fé, submete-se todos os dias de sua nova vida a ser santificado pelo Senhor.

    Milhares de anos depois de passar a descansar da primeira criação, o escritor inspirado Paulo declarou: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura. as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5:17 - Almeida Atualizada).

    Observe-se que Paulo já declarara em Atos que “não se eximiu de falar aos cristãos todo o conselho de Deus”. Ele nunca falou sobre a manutenção da necessidade de observar o sábado semanal à maneira judaica, mas dedicou quase um capítulo inteiro do livro de Hebreus para falar sobre como um cristão  passa a descansar de suas próprias obras anteriores. As obras da lei eram inúteis para produzir salvação e santificação, sendo portanto fúteis ou inúteis quanto a de fazer tijolos no Egito, empenhar-se em alvos materialistas no mundo de hoje  e entregar-se ao pecado, como fazíamos quando éramos escravos dele.

    É digno de nota que, segundo Deuteronômio 5:15, a observância de um dia de sábado semanal foi introduzida na Lei  para os judeus se lembrarem de que eram escravos na terra do Egito, trabalhando arduamente em um projeto vão: fazer tijolos para outros desfrutarem. Depois da morte de Jesus, que veio a ser o verdadeiro descanso ou motivo de cessação do trabalho em  obras mortas,  houve alguma instrução de Jesus, o Senhor do Sábado, para os cristãos guardarem o sábado semanal para se lembrarem de que foram "escravos do pecado", e agora, são livres?

    Na reflexão que o escritor inspirado faz sobre o assunto, Paulo vai muito mais além de os cristãos "passarem a descansar" [quiçá de modo permanente] em Cristo. Eles passam a se empenhar em "obras de fé", em união com Deus e seu Filho Jesus. Essa nova etapa envolve sua santificação, que os sacrifícios de animais não conseguem realizar, mas o sacrifício de Jesus passa a conseguir (Hebreus 2:11).

    O que Deus quer de nós - a nossa santificação - é trabalho de Deus na "semana" seguinte à criação, a fase da santificação, não só do nome de Deus, mas de todos os que estão ao lado desse nome, a saber, os que permitem ao Senhor Jesus fazer realizar essa obra na vida deles. Os sacrifícios de animais e as coisas elementares da antiga aliança conseguiram conscientizar os homens de sua necessidade de salvação. Mas, apenas o sacrifício de Jesus, qual cordeiro de Deus, fez os judeus passarem a descansar do trabalho inútil e ineficaz de ofertar animais, visando o perdão dos pecados, a salvação e a santificação.

    Por exemplo: Você trabalhou no catolicismo durante seis períodos de sete anos, e depois, passou a descansar  aos 43 anos, não somente por um sétimo “dia” ou período de sete anos, mas talvez por tempo indefinido. Todavia, enquanto passa a descansar do trabalho à maneira católica, passa a trabalhar à maneira da IASD.

    Outro exemplo: a mulher que descansou da gravidez de um filho. Ela  pode vir a engravidar de novo e acumular o descanso ou a cessação de várias gravidezes,  sem deixar de trabalhar em uma outra, como na gestação de um novo filho, a criação deles, a dedicação a um novo marido depois de sua viuvez etc.

    Um verdadeiro cristão é aquele que  “entra no descanso de Deus”, ou seja,  aquele que cessou, ou passou a descansar de suas próprias obras de auto-justificação pela Lei, assim como Deus descansou das Suas obras da criação. Não somente isto: além de “descansar de suas próprias obras”, o cristão tem de dedicar toda a sua vida a prestar num serviço sagrado a Deus dia e noite, ininterruptamente, ou de sábado a sábado, para usar a linguagem de Isaías 66:23.

    Por isso, em vez de incentivar a observância dos sábados semanais e a abolição apenas dos sábados festivais, Paulo usou de paciência com os judeus que tinham dificuldade de descontinuar uma prática já vivida por mais de 1.500 anos, para aderir à realidade a que aquela prática representava. A REALIDADE tipificada pela prática de guardar um sábado semanal e sábados festivais era ou estava relacionada a CRISTO (Colossenses 2:16-17).

    Note-se que a ausência de qualquer menção à obrigatoriedade da observância do sábado semanal em escritura posterior à morte do Senhor do Sábado, Jesus, decorre do seguinte fato: abster-se de trabalhar em dias de sábado semanal não estava alistado entre as coisas essenciais que os cristãos deveriam se abster, conf. abaixo:

    Atos 15:28-29 escreveu:"Pois, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde." (Almeida Atualizada).
    Esse texto encerra a decisão dos apóstolos e presbíteros reunidos em Jerusalém, inspirados pelo espírito santo. Não acha você que é o suficiente para dirimir qualquer dúvida na mente de alguns quanto a se ainda é necessário a observância de sábados semanais pelos cristãos?

    Lúcio
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qui 31 Out 2013, 11:10


    José Nildo escreveu:A respeito do descanso semanal que poderia ser em qualquer dia da semana e, não necessáriamente nos sábados, entendo como sendo uma proteção para quem trabalha e precisa realmente de um dia de descanso.
    Jeová instituiu esse preceito divino como prelúdio da CLT atual que vigora em todas as nações civilizadas.
    Hoje, com CLT e tudo, muita gente trabalha sábado, domingo ou feriado e nada acontece e nem há punição alguma. No tempo de Moisés alguém foi apedrejado até a morte por ter sido flagrado apanhando lenha num sábado !!!

    Leia-se: apedrejado porque desobedeceu uma ordem de Jeová. Por que será que ele revogou essa ordem e hoje todos podemos praticar a desobediência total a todas as ordenanças e mandamentos dele sem qualquer punição ??

    Leiam o tópico "Deus comete erros?"
    Ajudem-me na minha santa ignorância.
    Muita paz e fiquem com Deus

    Amigo José Nildo, para poder te ajudar, primeiro preciso saber de onde você tirou a ideia de que DEUS revogou os seus mandamentos... Penso que esteja enganado quanto a isso. Isso é muito importante para a sua e para a minha compreensão... Cite aqui os versos que te deram esse entendimento e talvez possamos te dar um novo entendimento sobre estes versos.

    Fique na paz de DEUS...
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Gleison Elias Qui 31 Out 2013, 11:23

    vasuilvan, ele se referiu à ordem de punir quem não dedique o sábado, por exemplo.
    deus não revogou essa ordem? então vamos correr atrás de 90% dos foristas para apedrejar! com qual começamos ? Smile
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Maria Madalena Seg 04 Nov 2013, 14:17

    TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO

    O INFERNO é perfeito? Sim, é perfeito para morada de iníquos, sanguinários, patricidas, não arrependidos de suas maldades.

    O PARAÍSO é perfeito? Sim, é perfeito para os justos

    A LEI de Deus dada a Moisés no Monte Sinai (Sacerdócio Levítico) ERA PERFEITA? Sim, era perfeita para ser exigida de um povo obstinado, rebelde, que esquecia de Deus e sempre estava disposto a praticar o mal.

    A SÃ DOUTRINA de Cristo (Sacerdócio Real) é perfeita? Sim, é perfeita para os filhos humildes, que jamais se esquecem do Senhor e está em comunhão com Ele o tempo todo, em toda hora, em todo lugar, todos os dias.

    Tudo o que Deus faz é perfeito
    Deus Seja Louvado
    Madalena
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Ter 05 Nov 2013, 00:09



    Lúcio escreveu:A "vírgula" em que nós divergimos, bom amigo, [em cujo coração tenho a imerecida honra de morar “depois do Anderson, que chegou primeiro”], é quanto à expressão "de sol a sol". Penso que você a acrescentou [pois não consta em Gênesis 2:2] por imaginar que o descanso começado por Deus no sétimo dia foi de 24 horas como você imagina que os outros seis dias tiveram. Talvez você pense que, depois da semana da criação, com duração de 144 horas literais, Deus voltou a trabalhar, na manutenção da criação, do primeiro ao sexto dia da semana seguinte, descansando novamente no sábado seguinte, e assim por diante, fazendo isso ininterruptamente até os dias de hoje. Não tenho certeza se é assim que você pensa. Peço confirmar o que você defende, para melhor construirmos as réplicas e as tréplicas, tudo “na paz do Senhor”.
    Não não penso perfeitamente desta forma. Sim, o sol a sol não é bíblico, é meu mesmo, de acordo com o que entendo, levando em consideração a lógica humana dos outros seis dias...
    Também não penso que DEUS tenha voltado a abençoar e consagrar, agora, o décimo quarto dia. Penso, que desde então, Ele tenha trabalhado de forma ininterrupta, pois como a obra da criação já se deu por completa, inclusive com o seu memorial, que é o sábado, para o bem do homem, porque DEUS percebeu que lhe era necessário...
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Gleison Elias Ter 05 Nov 2013, 02:55

    Deus dedicar um dia a ELE?

    Deus não é deus pra isso... Ele é um deus zeloso, que pensa em nós, em momento algum descansa para si, mas se dedica a nós.

    Da mesma forma que Deus não adora a si mesmo, não guarda o sábado. A lei foi dada à humanidade.

    O que aconteceu no primeiro sábado é a cessação, parou, a semana criativa.

    Quando uma obra de construção de uma instituição é acabada, há grande comemoração entre os colaboradores e esse dia fica marcado na memória de todos até o fim da mesma.
    Da mesma forma, os anjos certamente se rejubilaram ao fim da criação, e concluído a obra, o presidente disse:
    "Esse dia está abençoado, será dia de festa enquanto essa organização estiver de pé. Nela não trabalharemos para interesses próprios, mas na meta de iniciar um novo tempo na organização: Dedicaremos esse dia aos clientes, aos cuidados do produto, na qualidade de nossa organização e não no lucro pessoal."

    Daquele tempo em diante, todos os colaboradores que são admitidos pelo presidente na organização, seja qual for esta pessoa, ela tem o dever de respeitar o dia e de trabalhar do modo que quiser a fim de ajudar a organização e não ela mesma.

    Mas, se a organização comemora esse dia até que ela acabe, quanto mais na organização universal de nosso Deus!
    Até quando esse dia será especial? Até 1980 anos atrás? Quando Jesus morreu acabou-se o motivo de comemorar as obras de Deus?
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Ter 05 Nov 2013, 16:43



    Gleison escreveu:Quando uma obra de construção de uma instituição é acabada, há grande comemoração entre os colaboradores e esse dia fica marcado na memória de todos até o fim da mesma.


    Até quando esse dia será especial? Até 1980 anos atrás? Quando Jesus morreu acabou-se o motivo de comemorar as obras de Deus?
    Quanta sapiência hein menino...?

    temos indicações de que isso foi criado para ser eterno...
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Mar 2014, 16:40

    Temos que saber uma coisa :

    O que foi estabelecido neste  caso por causa do Homem ?

    A existência  de um dia na semana , O mandamento , ou os dois ...

    O que foi abolido ?

    O dia , o mandamento  ,os dois ou nada ....

    Se foi o dia  ou os dois , porque o dia ainda existe ?

    Outra pergunta :

    Qual a relação do dia com o mandamento  ?

    O mandamento existe porque o dia é santo  ou o dia é santo por causa do mandamento ..?

    As respostas a essas perguntas  podem nos ajudar a entender melhor o sétimo dia ou sábado semanal...
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 11 Mar 2014, 19:19

    Boa noite

    Gilcimar
    O que foi estabelecido neste  caso por causa do Homem ?
    A existência  de um dia na semana , O mandamento , ou os dois ...
    O que foi abolido ?
    Não o homem para o sábado <>  Lembre Gilcimar que o homem foi feito "em primeiro lugar", e, em seguida, o sábado foi nomeado para seu bem-estar,Gênesis 2:01-03 . O sábado não foi "primeiro" feito ou contemplado, uma vez que o sábado foi destinado para ser "bom"

    Podemos ver que Jesus quis dizer, olhando para a próxima frase de Marcos 2:27: ". E não o homem por causa do sábado" Seu ponto era que o sábado foi feito para servir as pessoas, em vez de pessoas que estão sendo criados para servir ao sábado. O sábado era um servo, não um mestre. Ele estava se dirigindo a importância relativa do sábado, não o que as pessoas específicas foram dadas no sábado. O sábado era para ser uma bênção, não um fardo.

    Poderíamos facilmente dizer: "A circuncisão foi feita para seres humanos, não para os anjos." Esta afirmação é verdadeira, mas não deve se concentrar no primeiro semestre, como se isso significasse que a circuncisão foi feita para todos os seres humanos. Foi dada a Israel apenas, e não o resto do mundo. Da mesma forma, Jesus disse que o sábado foi feito para o homem, mas ele não disse, nem que ele quis dizer, que ela foi feita para todos os seres humanos.


    Marcelo Almoedo
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Mar 2014, 19:31



    Marcelo...


    O sábado não foi estabelecido só aos Judeus pois qualquer um que quisesse observa-lo seria aceito por Deus ,sem a rejeição natural a algo restrito a só um grupo , segundo podemos ler Isaías 56 : 4,6
    Quanto ao numero de coisas que foi dado a Israel é mais de um mas só os Sábado e algum outro mandamento é considerado restrito a Israel sem explicação de outras coisas ter sido sido dada a Israel e não ser considerada restrito a eles ...
    Não seria seguro particularizar o que foi apresentado Universalmente...
    O termo "homem" abrange um numero maior que o termo "Judeu"..
    Mas gostaria que respondesse as questões que fiz no tópico anterior...
    De qualquer forma tua participação sempre é bem vista por mim...
    Esperarei as respostas as questões da postagem anterior..




    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty 'TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO' REFUTA SUA PRÓPRIA VERSÃO DE GÊN. 2:2

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qua 12 Mar 2014, 07:48



    Interessante que temos um representante das “testemunhas de Jeová” aqui entre nós discutindo este tema. Isso é bem incomum. Eu até postei noutro local a minha participação inicial num debate sobre o tema da validade do preceito do sábado para os cristãos num blog de um tal Queruvim, que me disseram ser o maior apologista dessa organização religiosa no Brasil (grande defensor da “superioridade” da Tradução do Novo Mundo, a versão bíblica particular das Testemunhas de Jeová). Em tal debate me propus a apresentar as razões por que cremos que o sábado é ainda preceito válido e vigente para a Igreja. Apresentei minha mensagem inicial, depois a 1a. razão (com a resposta de um apologista TJ convidado), a seguir apresentei a 2a. razão (mesmo apologista deu sua resposta), mas vejam o que aconteceu em seguida, segundo perceberão na minha mensagem de protesto aos próprios organizadores do debate:

    ESTRANHA MEDIDA ARBITRÁRIA DE DEBATEDORES TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
    Mensagem enviada a pessoas ligadas à liderança do blog em que se promovia um debate entre um apologista das TJ's e eu, como representante dos cristãos observadores do sábado:

    Amigos, eu não sei que ligação vocês têm com os debates promovidos pelo irmão de vocês que se assina Queruvim, e do qual fui convidado a participar. Ocorre que, de repente, vejo comentários de que O DEBATE SE ENCERROU, sem que nenhuma informação isso me tenha sido passada, muito menos de RAZÕES por tal fato.

    Deixei em registro o meu texto para a CONTINUIDADE da participação mas nem sei se vão considerá-lo. E também escrevi o seguinte comentário dirigido a um dos comentaristas à parte:

    “Ei, que história é essa que TERMINOU?! Quem terminou e POR QUÊ? Quando mal cheguei à 3a. das razões por que o sábado é válido aos cristãos. . . Isso está me parecendo MUITO SUSPEITO. . . Será mesmo que foi resolvido dar fim a um debate, sem nem sequer eu ter sido notificado da mínima intenção disso?

    “Como disse, nem comecei a apresentar a 3a. RAZÃO e já terminam assim, abruptamente, sem permissão de irmos até o fim nas nossas argumentações? Isso é justo? É essa a metodologia dos debates aqui?

    “Será que perceberam que as razões seguintes vão só desmontando a prosopopeia dispensacionalista, à moda russelita, que defendem?

    “Espero que NÃO TERMINE, e se o Apologista que discutia comigo não puder mais participar, que outro assuma o seu lugar. Será que não têm gente gabaritada para isso?

    “Mas se não tiver mesmo jeito, se estão ENCERRANDO os debates, lembrem-se que ficaram pendentes vários pontos. Por exemplo, O QUE SIGNIFICA A PALAVRA “SANTIFICAR”? Nunca o ATJ quis responder-nos isso.

    “Por que não analisam Jesus dizendo em Mar. 2:27--”o sábado foi feito por causa do homem JUDEU, e não o homem JUDEU {foi criado} por causa do sábado”. . . Que tal analisarem essa absurda possibilidade das palavras de Cristo que corresponderia a como preferem entender a questão?

    “E o fato de que a LEI DE DEUS e a LEI DE CRISTO são uma só e a mesma? Citar Gál. 6:2 para provar algo diferente foi um “tiro” que saiu pela culatra.

    “E a citação de Efé. 6:1-3 que arbitrariamente o ATJ disse que não tem nada a ver com o Decálogo, quando TEM TUDO A VER? Basta ver como Paulo o identifica aos efésios como sendo “o primeiro mandamento com promessa”. Eles certamente o conheciam, pois era da LEI DE DEUS/LEI DE CRISTO, a qual acatavam, a mesma Lei Universal que sempre teve como fundamento o AMOR.

    “Vamos lá, gente, não desistam não. Ainda há o restante a debater da 3a. razão, além da 4a., 5a., 6a. quiçá até a 7a., 8a. . .

    “Pois é, espero que voltem atrás de qualquer decisão de encerrar os debates quando ele mal se iniciou.

    Abraços e tenham uma feliz boa semana”.


    Então, não me permitiram continuar com as 3a., 4a., 5a., 6a., e possivelmente até uma 7a. razão.

    Seja como for, apenas comentaria ao amigo TJ aqui que alegou que a tradução mais precisa de Gên. 2:2, 3 seria que “Deus passou a descansar no sétimo dia” (e tal tradução seria a Novo Mundo, que difere nesse ponto de todas as demais traduções internacionais, unanimente registrando “descansou”), o que pode parecer tão conveniente para ele. Mas A PRÓPRIA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO nos resolve o problema.

    Vejam o que essa mesma tradução nos apresenta em Êxo. 31:17:

    “. . . porque em seis dias Jeová fez os céus e a terra, e no sétimo dia repousou e passou a tomar fôlego”.

    E o que diz em Heb. 4:4:

    “Porque num lugar ele disse do sétimo dia o seguinte: ‘E Deus decansou no sétimo dia de todas as suas obras’”.

    Logo, a própria TNM nos mostra o ERRO de como traduziram Gên. 2:2, 3. Não tem respaldo de nenhum outro tradutor gabaritado de outras versões internacionais, e é contraditado PELA PRÓPRIA TNM ao traduzir Êxo. 31:17 e Heb. 4:4, em que o PRETÉRITO SIMPLES é naturalmente empregado.

    Mas para complicar mais ainda a situação dessa falsa tradução de Gên. 2:2, 3, temos as palavras de Jesus, rebatendo os que O criticavam por realizar obras de cura no sábado: “Meu Pai tem estado trabalhando até agora e eu estou trabalhando” (TNM).

    Ora, como é que Deus “passou a descansar”, quando Jesus diz que Ele TEM ESTADO TRABALHANDO? A contradição é inescapável.


    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Qua 12 Mar 2014, 22:43

    "Foi-me mostrada então uma multidão que sofria em agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: “Pesado foste na balança, e foste achado em falta.” Daniel 5:27. Perguntei quem era aquela multidão. O anjo disse: “Estes são os que já guardaram o sábado e o abandonaram.” Ouvi-os clamar com grande voz: “Acreditamos em Tua vinda e a ensinamos com ardor.” E enquanto falavam, seus olhares caíam sobre suas vestes, viam a escrita e então choravam em alta voz. Vi que eles haviam bebido de águas profundas, e enlameado o resto com os pés — pisando o sábado a pés; e por isso foram pesados na balança e achados em falta". {VE 101.1}
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Norberto Sex 14 Mar 2014, 12:26

    .
    Vasuilvan,

    Esse texto com a referência {VE 101.1} e de onde?
    .
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Vasuilvan Sex 14 Mar 2014, 12:54


    OK Norberto, perdão...Não sei porque, mas copiei e colei todo o texto inclusive a referência da autoria, mas não colou corretamente...

    Esse texto pertence à obra Vida e Ensinos de Ellen White... página 101...
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 21 Mar 2014, 20:23


    Creio que estas reflexões abaixo ajudam a esclarecer bem o tema:


    EM APENAS 4 PALAVRAS CRISTO DETONA COM O ANTI-SABATISMO
    1) Em apenas quatro palavras Jesus Cristo detona com o anti-sabatismo: “O sábado foi estabelecido POR CAUSA DO HOMEM”.

    Ele não Se refere ao “homem judeu”, pois consta o termo grego anthropós, o homem universal, o mesmo que deixa pai e mãe e une-se a sua mulher (Mat. 19:5, 6). E casamento (instituído junto com o sábado, ao tempo da criação) é coisa só para judeu?

    2) Outra forma em que se detona com a falsa teologia neoantinomista anti-sabática é mostrar o absurdo de fazer Jesus pensar só no homem judeu, reinterpretando o texto exatamente como os anti-sabatistas gostariam que Ele tivesse dito:

    “O sábado foi estabelecido por causa do homem judaico, e não o homem judaico {foi criado} por causa do sábado”.

    Não dá certo! Deus não criou o “homem judaico”. Ele criou somente O HOMEM-anthropós. O fato de depois ter-se tornado judeu, egípcio, francês, brasileiro já são OUTROS FATORES.

    Ademais, recordemos que Jesus era tanto homem--pois até Se identificava frequentemente como “Filho do homem”--como judeu, o que destrói as alegações insistentes de alguns de que Ele violava o sábado, baseando-se, por incrível que pareça, em declarações dos Seus acusadores!

    3) E a detonação do anti-sabatismo prossegue, pois Jesus JAMAIS iria falar a tolice teológica de que o sábado, se fosse preceito cerimonial, como tantos alegam, foi feito por causa do homem, pois as cerimônias não foram feitas por causa do homem-anthropós.

    4) E no vs. 28 Ele liquida o assunto de vez ao declarar-Se “Senhor do sábado”, não para dizer que podia fazer, então, o que quisesse com o sábado, mesmo violá-lo, como certos exegetas incompetentes ensinam, e sim que tinha AUTORIDADE para corrigir a forma de considerá-lo. Afinal, Ele era Senhor de TODA a lei, e nem por isso poderia matar, roubar, mentir, adulterar. . . E o que fazer com suas palavras em Mat. 5:19? Se violasse o mínimo dentre os mandamentos, ou falasse de qualquer dos mesmos em termos de diminuir a sua importância, o próprio Cristo teria de ser considerado “o mínimo no reino dos céus”, por Suas próprias palavras. E o sábado era um dos mandamentos “máximos” na lei.

    Quando Ele expulsou os cambistas do Templo indagaram-Lhe--“Com que autoridade fazes isso?” Ele não diz ser “maior do que o Templo” para diminuir sua importância ou rebaixá-lo como algo que se tornou inútil. Até o chama de casa de Deus. Ele quer é demonstrar ter autoridade sobre o mesmo, como também se dá com o sábado--para corrigir distorções em ambos. E eles também distorciam o 5º. Mandamento, quando lhes convinha (ver Mar. 7:9-12).

    5) Enquanto as cerimônias são de DEPOIS do ingresso do pecado, justamente como o meio de superá-lo apontando a Cristo, o sábado é de ANTES disso (Gên. 2:2, 3), como reconhecem os documentos confessionais clássicos, históricos e ainda oficiais das Igrejas-mãe das quais tantas outras derivaram, como os das Igrejas Luterana, Presbiteriana, Batista, Metodista, etc. Os pentecostais têm confirmado isso mais recentemente.


    Conteúdo patrocinado


    MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado - Página 5 Empty Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 06:19