Creio que esse assunto será de grande controvérsia pelo que eu vejo nos irmãos hoje.
Mas, que o Senhor nos ajude na inteira busca da Verdade!
Aos irmãos,
Conforme a fé, e fé na verdade, opinem!
Márcio, paz!
É realmente dificílimo conseguir uma reposta objetiva do Jefté. Tem que garimpar mesmo e nem sempre conseguirmos alguma coisa.
Que bom que você achou esse trecho.
Não sabia que eu estava por esse pé... ¿ ¿ ¿ ¿É realmente dificílimo conseguir uma reposta objetiva do Jefté. Tem que garimpar mesmo e nem sempre conseguirmos alguma coisa.
Que bom que você achou esse trecho.
Bem, o que houve aqui foi uma tentativa de formar uma paralelo entre Ap 5.13 e 1Cr 29.20 a fim de retirar Jesus do culto prestado a Deus no céu. O paralelo é baseado na frase "prostraram-se perante o Senhor e o rei" onde "prostraram-se" se baseia num termo hebraico traduzido pelo verbo "proskyneo" na septuaginta, que pode significar prostrar-se ou adorar. Em 1Cr 29.20 deve referir-se a "postrar-se" como esclarace o termo anterior, "inclinaram-se", e asim o termo não invoca culto. Então, não precisamos de uma interpretação "alternativa" aqui para não incluir Davi como o objeto de adoração aqui. Logo, é sem fundamento o paralelo com Ap 5.13 e a proposta de uma interpretação "alternativa" para retirar Jesus do culto aqui narrado. Além disso, 1Co 29.20 deixa claro que só o Senhor foi adorado aqui, quando diz que toda a congregação louvou ao Senhor (aqui obviamente "louvou" refere-se a culto, e não um elogio como fazemos a amigos), mas não diz que louvou a Davi. Além de tudo, a proposta em Ap 5.13 não está sobre o verbo "adorar" e sim na cena como um todo, que obviamente trata-se de um culto, conforme já expus na postagem anterior. Então, por essa e outras, esse paralelo é notavelmente falho. Sobre a questão da "glória" e Is 48.11 não resta muito o que dizer, dado o que já foi exposto nesta postagem e na postagem anterior. Mas talvez seja proveitoso reforçar outra vez que a proposta em Ap 5.13 não está baseada num termo em particular, nem mesmo o termo "glória", mas na cena, que obviamente mostra um culto. Nosso amigo Valdmomiro procura traçar paralelos baseado no termo em si, e por isso este também é um paralelo notavelmente falho. Além do mais, como foi dito, Ap 5.13 deixa "implicitamente claro" que o Cordeiro é distinto de toda a criação.É possível lermos em I Cr. 29.20, que Davi e Yahweh, são "adorados" no mesmo momento. Aqui também a Gramática é clara. Está escrito textualmente que eles foram “adorados”. A gramática não nega, quem nega são as traduções. Na Septuaginta lemos: “κάμψαντες τὰ γόνατα προσεκύνησαν τῷ κυρίῳ καὶ τῷ βασιλεῖ”. A Almeida Corrigida Fiel traduziu por “inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR e o rei”. Mas, um verso como esse denuncia que não é uma ação que esteja sendo relacionada aos dois (mesmo essa usada para "adoração") que irá caracterizar um culto a ambos, pois se Deus foi cultuado, Davi também foi cultuado. Mas, certamente há uma maneira alternativa (mais coerente e contextual) de entender esse verso de I Cr. 29.20, assim como há o de Ap. 5.13, tudo em respeito a própria Escritura que diz ser “O Pai, o único Deus verdadeiro” (Jo. 17.3) e que “para nós há um só Deus, o Pai” (I Co. 8.6) e que esse Deus não é dois, ou três, mas UM (Gl. 3.20).
Cássia,O próprio Jesus disse: “É a Javé, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” (Lucas 4: É evidente que, embora Jesus seja poderoso e de natureza divina, a Bíblia não o retrata como um objeto de adoração.