Bruno, Paz!
Na verdade o “paralelismo” cumpriu o propósito de sua citação. O verso de I Cr. 29.20, isoladamente diz uma coisa, mas contextualmente, forçosamente, mostra outra. É isso que está ocorrendo em cima de Ap. 5.13. Mas, de qualquer forma, tua análise sobre “prostrar” e “inclinar” está incompleta, pois há ocorrências de adoração cultual, nesses mesmos moldes. Na verdade, a conjugação dessas duas ações reforça o ato, ou seja, seria o caso contrário do que você pretendeu, pois inclinar-se e adorar (prostrar) denotaria ainda mais a evidência de culto. Busque outras ocorrências e verá! Mas, como eu disse, o objetivo foi alcançado, pois traz à tona a evidente necessidade de se contextualizar os textos bíblicos. Uma visão isolada será o que o leitor quiser, mas a contextual não!
Você fala em sabermos que é Jesus, e em Apocalipse, Jesus é, dentre outras coisas Cordeiro, mas nunca Deus. Então, o que o Livro de Revelações fala do Cordeiro (“Deus Cordeiro”?):
Ap. 5.12 fala do Cordeiro que foi morto! Mas, a Bíblia diz que Deus é imortal (I Tm. 1.17). O “Deus Cordeiro” não é imortal, logo não pode ser Deus.
Ap. 21.22 fala do Senhor Deus Todo-Poderoso e fala de outro personagem: o Cordeiro; como seres distintos. Um é o Senhor Deus Todo-Poderosos (título nunca aplicado a Jesus) e o outro é Cordeiro.
Ap. 22.2 fala do trono de Deus e do Cordeiro. Novamente, um é Deus o outro é Cordeiro.
Ap. 15.3 fala do cântico de Moisés, servo de Deus, e do cântico do Cordeiro. Mais uma vez Um é Deus, o outro é Cordeiro, não Deus.
Bem, em Apocalipse os exemplos são muitos. A cena toda de Apocalipse, não uma parte da cena, apresenta um como Deus, este UM, não é o Cordeiro, e sim o Pai (Ap. 1.6). Assim, a citação de I Cr. 29.20 é notavelmente útil para mostrar a quem pensar que o “Deus Cordeiro” foi cultuado que, tal como lá no passado os contextos relacionados ao assunto não abonam o entendimento de que Davi tenha sido cultuado, assim, também, os contextos relacionados ao Cordeiro não o colocam como objeto de culto; pelo contrário, com já citei, ele é um cultuador declarado. Ou seja, além de não pedir culto para si, ele indica quem adorar e afirma adorar a esse que indica, juntamente com os de sua nação. Afirmar que aquela exaltação (já prevista conforme os textos que falam da glorificação de Jesus no NT) em Apocalipse significa um culto ao Cordeiro é uma rebelião contra tudo o que o próprio Cordeiro (Jesus Cristo) falou e ensinou acerca do assunto. E o pior é que a base para esse desvirtuamente é apenas a vontade humana de ver ali um culto para tentar legitimar o cristoteismo.
O estudo do contexto de Is. 48.11 mostrou um quadro completamente diferente do que propõe a linha trinitariana, que em Apocalipse seria, ainda que ilegítima, apenas binitariana, porque nesse texto sagrado o Espírito Santo (como “terceira pessoa”) teria sumido do mapa apocalíptico: Sem trono, sem glória, sem culto, sem exaltação, sem adoração, sem menção e etc (Tentar-se-á ver ele com outro nome ou identificação). Se apegará a Is. 48.11, isoladamente, quem achar que deve, assumindo seu desprezo pelos contextos e mantendo, assim, um teologia artificial.
De modo que em respeito aos contextos, sim Jesus é digno de adoração (aqui tomando em sentido diverso ao de culto), pois o Digno de culto Jesus mesmo informa e cultua a ESSE também: “A Yahweh teu Deus adorará, e SÓ a ele prestarás culto” (Palavras de Jesus alertando ao Diabo a quem ele, Jesus, cultuava).
Sobre tua explicação eu já tinha entendido, talvez você que não tenha entendido o que eu disse em cima de tua afirmação. No mais, tua justificativa é precária pois tenta colocar Jesus em uma posição que nem ele mesmo se colocou, nem ensinou, nem seus discípulos ensinaram. Vale a pena repetir: Ele cultua, ensina a quem cultuar, nunca exigiu culto e sua exaltação estava predita. A questão realmente deveria ser simples assim.
Por fim lamento profundamente sua frase: “Portanto, se Ele não é digno de adoração, ninguém mais o é”, pois ela deixa de cristoteista para beirar a cristolatria. Uma vez uma colega minha, católica, disse “Quem é o Filho, seu SUA mãe?”. Ai é “Quem é o Pai, sem o seu Filho”?.
Bem....
O Deus Imortal, através de seu Filho, que morreu e ressuscitou, nos ilumine!
Na Paz!