F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???


    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 06 Jan 2017, 12:58

    A biblia fala que o homem é uma alma e as vezes fala que tem..
    O problema é pensar que o homem depois que morrer torna-se uma alma ou espirito desencarnado..

    Não existe imortalidade inerente no homem ..

    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1041
    Data de inscrição : 20/03/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Sex 06 Jan 2017, 13:24

    Não existe imortalidade inerente no homem ..

    @Anderson
    NO HOMEM, no que é peculiar a ALMA, pode-se dizer que é MORTAL. E este é o Tópico né.

    @Gilcimar
    O problema é pensar que o homem depois que morrer torna-se uma alma ou espirito desencarnado..

    @Anderson
    Falando somente por mim, não penso, tenho certeza, logo não vejo como PROBLEMA, mais incompreensão de quem vê como você Gilcimar.

    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 06 Jan 2017, 13:37

    Tua certeza não é prova ..

    Ter certeza de alguma coisa não é prova que tal coisa é assim segundo a nossa certeza.

    Biblicamente falando o homem nunca é um ser que continua vivo sem corpo..

    Alguém atribui ao termo alma um conceito que convém para sustentar uma tese sem nenhum respaldo seguro..

    Com todo respeito desprezo a tua certeza por falta de fundamento por parte daquilo que eu considero uma regra ( a bíblia)

    Abraços!!!
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Sex 06 Jan 2017, 16:07

    @Gilcimar
    Tua certeza não é prova ..

    @Anderson
    Não disse que minha certeza é prova. Disse? Disse que eu tenho certeza.

    @Gilcimar
    Certo o homem, mais o espírito fica.
    Se na Bíblia diz numa parte que é o corpo que valta ao pó e em outra ela fala do homem, então que escreveu precisa entrar num consenso.

    @Gilcimar
    Com todo respeito desprezo a tua certeza por falta de fundamento por parte daquilo que eu considero uma regra ( a bíblia)

    @Anderson
    De boa. ( Eu sei que o evangelho é importantíssimo ao ponto de ser uma regra ).
    Mais o fato é que ele foi escrito por Homens, e o homem é falho. Foi na época que as escrituras foram escritas e ainda hoje o HOMEM continua sendo falho.

    Mesmo o homem sendo inspirado por DEUS, a sua falha não sumiu, e até hoje persiste, assim como até hoje DEUS, continua a inspirar o HOMEM.

    Que Jesus te ilumine sempre!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sex 06 Jan 2017, 16:20

    Gilcimar escreveu:A biblia fala que o homem  é uma alma e as vezes fala que tem..
    O problema é pensar que o homem depois que morrer torna-se uma alma  ou espirito desencarnado..

    Não existe imortalidade inerente no homem ..

    O exemplo é Jesus Cristo homem (I Tim. 2:5).

    O Jesus Cristo homem viveu depois da morte?

    Sim, viveu (Apoc. 1:13 / 14:14).

    Por que viveu?

    Porque a sua alma (Cristo/Deus) tem a Vida Eterna.

    Então quando você é gerado de Deus (Cristo, a alma de Jesus homem) você traz a natureza do Pai, que é eterna I Jo 5:1-18-20).

    Veja, Deus cria/gera a sua alma e o seu pai com sua mãe geram seu corpo.

    Então quando essa alma desce ao corpo gerado pela mãe, essa alma torna-se alma vivente. Antes disso você é somente uma alma.

    Gen. 2:7 diz que o homem TORNOU-SE alma vivente.

    Olhe os sinônimos de TORNAR-SE: transfigurar-se, converter-se, transformar-se, fazer-se, virar, ficar.


    avatar
    Maicon
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : Tenho preferido ver ou participar de debates online ao vivo...
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 318
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Nenhuma, porém não sou ateu !
    Igreja : Não sou cristão.
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 750
    Data de inscrição : 28/01/2015

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Maicon Sex 06 Jan 2017, 21:42

    Pra mim complicou, essa sua resposta levanta questões a meu ver Edison. Onde está escrito que o Deus cristão cria/gera a alma de uma maneira que a alma pareça ser algo diferente do corpo ? Gn 2:7 não te ajuda, o corpo formado não tinha movimento em si mesmo e por si mesmo, o soprar nas narinas o fôlego da vida é que lhe deu movimento (Atividade/Tornando-o animado), quando o homem expira e perde esse fôlego, ele volta a esse estado anterior. O que você chama de só alma, é a mesma coisa que sem movimento, sem atividade, inanimado. Alma/Corpo em si não podem ser viventes (animados em movimento) sem o fôlego da vida (espírito). Se a alma/corpo tivesse imortalidade, o homem não perderia esse espírito. Alguns consideram esse espírito uma parte imaterial do próprio homem, então o caso seria de imortalidade do espírito, não da alma pra esses... é um tema muito abrangente biblicamente...
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Clébio Sáb 07 Jan 2017, 13:54

    Maicon,

    Concordo plenamente contigo....

    Também é o meu raciocínio...
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sáb 07 Jan 2017, 17:04

    Maicon escreveu:Pra mim complicou, essa sua resposta levanta questões a meu ver Edison. Onde está escrito que o Deus cristão cria/gera a alma de uma maneira que a alma pareça ser algo diferente do corpo ? Gn 2:7 não te ajuda, o corpo formado não tinha movimento em si mesmo e por si mesmo, o soprar nas narinas o fôlego da vida é que lhe deu movimento (Atividade/Tornando-o animado), quando o homem expira e perde esse fôlego, ele volta a esse estado anterior. O que você chama de só alma, é a mesma coisa que sem movimento, sem atividade, inanimado. Alma/Corpo em si não podem ser viventes (animados em movimento) sem o fôlego da vida (espírito). Se a alma/corpo tivesse imortalidade, o homem não perderia esse espírito. Alguns consideram esse espírito uma parte imaterial do próprio homem, então o caso seria de imortalidade do espírito, não da alma pra esses... é um tema muito abrangente biblicamente...


    Maicon, eu já coloquei pelo menos uma dezena de vezes essa questão aqui no fórum . E não tenho dificuldade nenhuma e expor de novo a minha fé e a minha convicção.

    Precisamos voltar lá atrás antes do “haja luz”.

    O que existia antes do “haja luz”? Existia um Deus Eterno, absolutamente invisível, quando tudo o que existia era o nada.

    Este Deus Eterno invisível tinha em seu infinito ser, atributos diversos tais como ser Pai, ser Filho, ser Consolador, ser criador, ser salvador, ser libertador, ser curador, ser advogado, ser juiz, ser Senhor dos Exércitos, ser Rei, ser Príncipe, ser profeta, ser sacerdote, ser cordeiro, ser leão, ser sacrifício, etc., etc., etc., e tinha também como objetivo ser um Deus Visível.

    Então da imensidão do infinito nada, imaginemos vir de dentro desse “nada”, do Grande Deus invisível, existente de Si mesmo, um pequeno ponto de Luz que foi tomando forma e se fez uma TEOfania.

    Essa Teofania estava com Deus foi chamado o Deus Filho-Palavra através pelo qual
    “Damos graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
    O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
    Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
    O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    Porque NELE foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
    E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele
    (Col 1:12-17).

    Este ainda não é Jesus. Este é Cristo, uma TEOfania a primeira imagem do Deus invisível.
    Em Jesus Deus atingiu o ápice do Seu processo de Se tornar visível.

    Note que esse Filho-Palavra que surge no princípio, estava com Deus e era o próprio Deus.

    Então através do Filho-Palavra Deus passou a exercer o seu atributo de Criador conforme vemos em Gen. 1.

    No sexto dia Deus (entenda-se aquela Teofania que era o Filho-Palavra) disse:
    “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26).

    Aí está o modelo de criação do homem. Ela foi criado por um Deus Espírito semelhante à Sua imagem desse Deus Espírito, ou seja, à imagem representada numa TEOfania.
    Então em Gen. 1:27 o homem foi criado um homem-espírito/alma representado numa teofania semelhante à Deus.

    Curiosamente, em Gen. 1:27, o verbo CRIAR usado no texto, no hebraico é “barã” ou “bará” que significa “cortado para fora” ou “saindo de dentro de” ou seja, “trazer à existência de dentro da Existência”. Outro significado para o verbo “bará” é “criar a partir do nada”.

    Quando chegou no “oitavo” dia, ao rever a Sua criação, Deus viu que algumas plantas e ervas criadas lá no 3º dia ainda não tinham vindo à existência. Elas estavam criadas, suas sementes estavam internadas na terra, porem suas naturezas exigiam chuvas e também que a terra fosse revolvida, lavrada, movimentada, porem não havia homem para lavra-la.

    Veja, o texto diz que não havia homem para lavrar a terra (Gen. 2:5).

    Aí está a revelação. O homem criado (barã) lá no sexto dia, era um homem-alma/espírito. Esse homem precisava de um corpo para interagir com a terra e lavrar a terra.

    Então Deus FORMOU (Yatsar ou Asah) do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente (Gên 2:7).

    O verbo Yatsar ou Asah significa “formar usando uma matéria prima pré-estabelecida” .

    Então veja, no sexto dia Deus criou (bará) o homem à Sua imagem e semelhança. E no “oitavo” dia Ele formou (Yatsar) um corpo do pó da terra, para colocar ali a Vida que estava naquela alma (teofania) criada no 6º dia.

    Assim o homem TORNOU-SE OU PASSOU A SER alma vivente.




    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Ernesto Sáb 07 Jan 2017, 18:14

    Olá Edison;

    Uma bela explanação sobre a criação, mas, esqueceu alguns pontos bíblicos que não se encaixam no conteúdo apresentado.
    Veja a primeira mensagem sobre o homem.
    Gen 1:26,E disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Agora vem a semelhança) e, que domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre tudo o reptil que se move sobre a terra.
    Vamos parar aqui,
    Veja; aqui não fala sobre a natureza de Deus, mas, sobre a atuação da divindade, Deus criou o homem para dirigir, dominar, administrar este planeta o qual Deus estava terminando de criar. Deus é Espirito mas, ele não disse nada sobre a natureza dele, ele apenas criou um terráqueo para administrar este planeta assim como Deus administra todo o universo.
    Basta lermos adiante veremos que Deus criou homens com a natureza terrena, e não espiritual.
    O verso 29, E disse Deus; Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente que está sobre a face de toda a terra. E toda arvore em que há fruto de arvore que dá semente vos servo-ão para alimento. Só os terrenos comem do fruto, espírito não.
    Meu cero Edison: Aqui temos dois pontos importantes que discordam da tua colocação, veja: Primeiro: Deus não disse que eles seriam iguais em natureza,( espíritos) eles seriam semelhantes para administrar a terra. Outro ponto: Se Deus os tivesse feito espíritos então eles não podiam comer os frutos da terra.
    Eu sei que muitos perguntam, qual a ligação dos versos de Gen1:26,com o verso 2:7? A primeira pagina que vai do capitulo um, até o 2:3, é um prefácio, ou o relato concentrado da criação, Os detalhes começam com 2:4, em diante.
    Se alguém quiser que seja diferente então precisa provar que Deus criou espíritos que se alimentam dos frutos da terra,

    Abraços Ernesto





    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 08 Jan 2017, 09:29

    O Maicon não está me deixando mais falar..

    As postagens dele me mantem só assistindo..

    Deus seja louvado!

    Abraços!!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Ter 10 Jan 2017, 15:37

    Ernesto escreveu:Olá Edison;

    Uma bela explanação  sobre a criação, mas, esqueceu alguns pontos bíblicos que não se encaixam no conteúdo apresentado.
    Veja a primeira mensagem sobre o homem.
    Gen 1:26,E disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Agora vem a semelhança) e, que domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre tudo o reptil que se move sobre a terra.
    Vamos parar aqui,
    Veja; aqui não fala sobre a natureza de Deus, mas, sobre a atuação da divindade, Deus criou o homem para dirigir, dominar, administrar este planeta o qual Deus estava terminando de criar. Deus é Espirito mas, ele não disse nada sobre a natureza dele, ele apenas criou um terráqueo para administrar este planeta assim como Deus administra todo o universo.
    Basta lermos adiante veremos que Deus criou homens com a natureza terrena, e não espiritual.
    O verso 29, E disse Deus; Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente que está sobre a face de toda a terra. E toda arvore em que há fruto de arvore que dá semente vos servo-ão para alimento. Só os terrenos comem do fruto, espírito não.
    Meu cero Edison: Aqui temos dois pontos importantes que discordam da tua colocação, veja: Primeiro: Deus não disse que eles seriam iguais em natureza,( espíritos)  eles seriam semelhantes para administrar a terra. Outro ponto: Se Deus os tivesse feito espíritos então eles não podiam comer os frutos da terra.
    Eu sei que muitos perguntam, qual a ligação dos versos de Gen1:26,com o verso 2:7? A primeira pagina que vai do capitulo um, até o 2:3, é um prefácio, ou o relato concentrado da criação, Os detalhes começam com 2:4, em diante.
    Se alguém quiser que seja diferente então precisa provar que Deus criou espíritos que se alimentam dos frutos da terra,

    Abraços    Ernesto

    E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou
    (Gênesis 1:26,27).

    Ernesto, você esqueceu de explicar a criação à imagem de Deus.

    Quanto à semelhança a tua interpretação é até discutível, mas e a criação à imagem de Deus????

    Você tem de admitir que o Grande Jeová Eterno, por ocasião da criação tinha uma imagem.

    Uma imagem é uma representação visual, ou uma forma, etc.

    Então ali em Gen. 1:27 está o Filho-Palavra (Cristo) criando o homem à Sua imagem, ou seja, com a mesma forma, ou com a mesma representação visual Dele.

    Cristo ali não tinha carne, não tinha corpo físico, terreno. A Sua imagem, a Sua forma, estava representada numa Teofania. Cristo só passou pelo processo de Gen. 2:7, como Adão, uns 4.000 anos depois através da Maria.

    Até então Ele era um ser espírito, uma alma, criando o homem à Sua imagem.

    Que imagem? Uma imagem representada numa teofania.

    E assim somos nós; Tal pai, tal filho.

    E Paulo nos ensina que se há corpo natural há também corpo espiritual (I Cor. 15:44).

    Agora, com relação à essa interpretação de que os primeiros capítulos de Gênesis são apenas um "briefing" da criação, é apenas uma tentativa de fugir da verdade, pois se assim fora, onde está o detalhamento do "briefing"?

    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Ernesto Qua 11 Jan 2017, 08:22



    Edison diz:

    E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1:26,27).

    Ernesto, você esqueceu de explicar a criação à imagem de Deus.

    Quanto à semelhança a tua interpretação é até discutível, mas e a criação à imagem de Deus????

    Você tem de admitir que o Grande Jeová Eterno, por ocasião da criação tinha uma imagem.

    Uma imagem é uma representação visual, ou uma forma, etc.

    Ernesto responde:

    Eu não discordo que o homem tem sido criado segundo a imagem divina, eu ainda não encontrei na bíblia sobre uma imagem divina, mas, deve possuir uma imagem desde a eternidade, porque ele foi, é ,e continua sendo visível aos anjos, mas a imagem não torna Adão um espírito, antes o contrario; ele já foi criado visível, veja, ele foi criado com o objetivo de administrar este planeta, e, foi criado para se alimentar dos frutos da terra, isso prova que desde o começo da criação do homem foi terreno.
    Cristo, quando veio a terra tomou a forma humana, deixou de ser espírito, mas isso não altera a imagem que Cristo também podia possui-la nos dias da eternidade.
    Nesta parte eu concordo contigo; só discordo que Cristo tivesse criado primeiro o Adão espírito para depois fazer dele um Adão de carne e ossos. Isso cheira que Deus errou ao fazer Adão espírito, para depois consertar a natureza errada de antes. Porque;vc. Vê que já era plano de Adão administrar esta terra, por isso ele não podia ser criado de uma forma celestial para depois mudar de natureza.
    Abraço Ernesto
    RBianch
    RBianch
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 658
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Ipatinga/MG
    Religião : Espírita
    Igreja : Desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 61
    Pontos de participação : 1029
    Data de inscrição : 12/08/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por RBianch Qua 11 Jan 2017, 09:51

    Não consigo entender essa teoria de sermos 3 em 1. Corpo + alma + espírito = scratch
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Qua 11 Jan 2017, 12:57

    @RBianch
    Não consigo entender essa teoria de sermos 3 em 1. Corpo + alma + espírito

    @Anderson
    Caro amigo, é complexo mesmo, principalmente através da Bíblia, que muito pouco tem registrado e ainda sim o pouco que tem é por metáfora ou parábola.

    ESPÍRITO, ALMA E CORPO

    Os sentidos humanos registram no Homem um aspecto palpável: o corpo; e um aspecto sensível, mas impalpável, a psique ou manifestações psicológicas. O físico e o psíquico conjugados formam a personalidade – o ser humano diferenciado, característico e único. O corpo é formado pelo sistema de memória física, ou seja, a herança atávica transmitida pelos genes, partículas submicroscópicas da intimidade celular. A psique, ou alma, é gerada pela convergência da memória física e do aprendizado recebido do meio ambiente. Ambos se originam de outros indivíduos, outras personalidades.
    Além das atividades psicofísicas, o indivíduo apresenta outro tipo de manifestação, cujas origens não são do corpo ou da psique. Essas pertencem a outra ordem de memórias a que chamamos espírito. Portanto, o Homem é levado à ação mediante três tipos de estímulos: o físico, o psíquico e o espiritual. A memória física, impropriamente chamada instinto, é regida, na sua reação, pelo condicionamento do mundo físico, do meio ambiente. Reage através do sistema nervoso do grande simpático ou neurovegetativo. A memória psicológica, ou da psique, interage por processos seletivos, que proporcionam a ação consciente dos sentidos e se faz paralelamente à percepção inconsciente, ou subliminar. O processo seletivo escolhe imagens, formando as idéias e estas associadas formam o pensamento. A memória espiritual existe e funciona num plano adimensional, num organismo paralelo ao conjunto psicofísico, que denominamos espírito. A herança do espírito transcende o tempo, pois representa o acervo de muitas vidas. Como conseqüência das três faixas vibratórias – a física, a psíquica e a espiritual –, todas agindo no mesmo veículo, o ser humano apresenta variações de comportamento a cada momento. A hegemonia de uma ou outra faixa determina a tônica que caracteriza uma pessoa. Ela é predominantemente animalizada, psíquica ou espiritualizada. Essa tônica varia conforme as circunstâncias, principalmente em função da idade.
    RBianch
    RBianch
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 658
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Ipatinga/MG
    Religião : Espírita
    Igreja : Desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 61
    Pontos de participação : 1029
    Data de inscrição : 12/08/2013

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por RBianch Qua 11 Jan 2017, 13:08

    Anderson, boa explicação, mas, ainda assim não "concordo". Creio ser mais lógico o homem ser apenas o espírito e, assim como as roupas que usamos, o corpo e a psique são apenas as "roupas" do espírito usadas enquanto encarnado. Dizer que o ser é a junção dos três acho errado, pois, sem o espírito a psique e o corpo não "vivem", o que não se aplica ao espírito sem as outras duas.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Qua 11 Jan 2017, 15:29

    Ernesto escreveu:

    Edison diz:

    E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1:26,27).

    Ernesto, você esqueceu de explicar a criação à imagem de Deus.

    Quanto à semelhança a tua interpretação é até discutível, mas e a criação à imagem de Deus????

    Você tem de admitir que o Grande Jeová Eterno, por ocasião da criação tinha uma imagem.

    Uma imagem é uma representação visual, ou uma forma, etc.

    Ernesto responde:

    Eu não discordo que o homem tem sido criado segundo a imagem divina,  eu ainda não encontrei  na bíblia sobre uma imagem divina, mas, deve possuir uma imagem desde a eternidade, porque ele  foi, é ,e continua sendo visível aos anjos, mas a imagem não torna Adão um espírito, antes o contrario; ele já foi criado visível, veja, ele foi criado com o objetivo de administrar este planeta, e, foi criado para se alimentar dos frutos da terra, isso prova que desde o começo da criação do homem foi terreno.
    Cristo, quando veio a terra tomou a forma humana, deixou de ser espírito, mas isso não altera a imagem que Cristo  também podia  possui-la nos dias da eternidade.
    Nesta parte eu concordo contigo; só discordo que Cristo tivesse criado primeiro o Adão espírito para depois fazer dele um Adão de carne e ossos. Isso cheira que Deus errou ao fazer Adão espírito, para depois consertar a natureza errada de antes. Porque;vc. Vê que já era plano de Adão administrar esta terra, por isso ele não podia ser criado de uma forma celestial para depois mudar de natureza.
    Abraço   Ernesto


    Ernesto, fomos criados exatamente igual ao primogênito da criação.

    Simples assim. O Pai criou os demais filhos exatamente igual criou o primogênito. E o primogênito antes de se encarnar era uma alma, uma Teofania. Lá em Gen. 18 era um homem. Lá em Gen. 14 também era uma homem. Passando por Moises em Ex. 33 era um homem. Lá no fogueira ardente era um homem (Dan. 3). Lá com Jacó era um homem (Gen. 32).
    Entendeu????

    A tua alma "é um homem" Ernesto. Você, eu, não somos este homem já alcançados pelos anos. Você é igual ao primogênito da criação.

    O nosso corpo carnal é o negativo do corpo espiritual, o positivo.

    É essa alma que passa pelo novo nascimento, ou o nascimento do Espírito.

    Te gerar da água coube aos seus pais. Porem gerar do Espírito coube ao Criador, ao Pai dos espíritos (Heb. 12:9).

    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Qua 11 Jan 2017, 16:53

    @RBianch
    Anderson, boa explicação, mas, ainda assim não "concordo".

    @Anderson
    Está certo, amigo, mas é isto: o corpo e alma é uma roupagem mesmo para espirito, que sem eles não teria como ficar aqui na terra. Essa junção é apenas aqui no físico.

    Diz um espírito aqui no vale: filho o ser humano é: Corpo e Alma e o Homem, Corpo, Alma e Espirito.

    Até os animais tem ALMA, mas, não tem espírito. Alma é energia anímica, que anima o Corpo. O espírito é imagem e semelhança de Deus, é criativo, inteligente, e tem livre-arbítrio.

    Temos uma expressão na Bíblia que diz: então Deus, se fez homem.
    E tem outra onde diz que: Deus é Espírito.

    @RBianch
    Dizer que o ser é a junção dos três acho errado, pois, sem o espírito a psique e o corpo não "vivem", o que não se aplica ao espírito sem as outras duas.

    @Anderson
    Seu raciocino está certo outra vez. Então como explicar? Vou tentar.

    Bem eu disse que até os animais possuem ALMA, mas, não espírito. Logo eles vivem sem o espírito, e por que não o homem? Porque o Homem é trinario e quando isso se desfaz, ou seja há o desencarne, ou "desjunção", destes plexos, então o corpo morre.

    Uma analogia simples: supomos que o Cérebro fosse o Espírito e, a Alma, o coração, o restante dos órgãos o Corpo. Na medicina sabemos que a pessoa é considerada morta depois que Cérebro para mesmo se o coração continuar batendo e outros órgãos continuarem funcionado. Claro eles vão parar também pois o Cérebro não mais vai enviar sinais a eles. Certo que o espírito não morre, mas, lembre-se eu quis aqui apenas tentar explicar de uma forma mais simples.

    No mais precisamos falar como se dá o processo de DESENCARNE.

    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? - Página 42 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio 2024, 11:40