F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???


    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 27 Jun 2014, 18:48

    Edison escreveu:A nossa divergência é quanto a existência de vida entre a morte física até a primeira ressurreição ou segunda ressurreição.

    OK?

    Percebo que você tem uma forma de crença diferente dos outros que creem na continuidade da vida após ou fora de um corpo morto...

    Você não crer num tormento eterno de Ímpios ao mesmo tempo em que os salvos desfrute de uma vida eterna...

    Agora estás equivocados quando disse que eu creio que o homem é só um saco de carne cheio de ossos..!

    Eu não disse isso..!

    Leia novamente minhas postagens anteriores...

    Fique na paz..!


    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2508
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sex 27 Jun 2014, 22:19

    Gilcimar,

    O que acontece com o homem ao morrer fisicamente?
    O que acontece com sua consciência, sua imaginação, seu raciocínio, seu afeto, sua memória, sua fé, entre o momento da sua morte física até a sua ressurreição, independente de ser na primeira ou na segunda ressurreição???



    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 27 Jun 2014, 22:32

    Edison escreveu:O que acontece com o homem ao morrer fisicamente?
    O que acontece com sua consciência, sua imaginação, seu raciocínio, seu afeto, sua memória, sua fé, entre o momento da sua morte física até a sua ressurreição, independente de ser na primeira ou na segunda ressurreição???

    Boas perguntas mas a questão do tópico é uma e   não são essas mesmo embora se relacionem inevitavelmente...

    Mas antes precisamos definir se o homem tem uma alma e se está é eterna ou não...

    Por isso a pergunta do tópico é :

    A  alma do Homem é eterna ?

    A pergunta deve ter sido feita para quem acreditar que o Homem tem uma alma no sentido de ter uma entidade que o mantem vivo ou não após a morte do corpo...

    Pois nem se cogitou na pergunta se O homem é uma alma mas já se diz que ele tem uma alma......

    Eu prefiro antes resolver a questão do tópico do que entrar nas tuas questões..!

    Elas são importantes  mas temo desviar da questão principal do tópico...

    Fique na paz..!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sáb 28 Jun 2014, 21:51

    OK. A alma do homem é eterna em Cristo. Fora de Cristo não é eterna.

    avatar
    Cassia Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 98
    Idade : 65
    Cidade/Estado : rj
    Religião : cristao
    Igreja : Saal
    País : alemanha
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 154
    Data de inscrição : 27/05/2011

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Cassia Santos Dom 29 Jun 2014, 13:01

    Boa Tarde,

    A Alma nao é eterna se fosse, estaria contardizendo os ensinamentos Biblicos onde mostra que a Alma morre, porque ela e a propria pessoa, e quando Adao foi formado do pó do Solo, ele veio a ser uma Alma vivente, ou seja seu corpo passou a ter vida, lemos em Genesis 2:7 "E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente";quando Adao morreu deixou de existir, pois retornou ao solo.É verdade que, em uns poucos lugares, a Bíblia menciona a “alma” da pessoa como partindo e mesmo retornando ao corpo morto, mas nestes casos a palavra “alma” é usada no sentido de “vida”, perdida ou recuperada. (Gênesis 35:16-19;"Partiram então de Betel. E havendo ainda um bom trecho de terra antes de se chegar a Efrate, Raquel passou a dar à luz, e o parto lhe era difícil. 17 Mas, aconteceu que, enquanto estava tendo dificuldades no parto, a parteira lhe disse: “Não tenhas medo, pois terás também este filho.” 18 E o resultado foi que, enquanto a sua alma partia (porque estava morrendo), ela chamou-o pelo nome de Ben-Oni; mas o seu pai chamou-o de Benjamim. 19 Raquel morreu assim e foi enterrada no caminho de Efrate, isto é, Belém.(1 Reis 17:17-23 " E depois destas coisas aconteceu que o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, e a sua doença tornou-se tão severa que não sobrou nele fôlego. 18 Então ela disse a Elias: “Que tenho eu contigo, ó homem do [verdadeiro] Deus? Chegaste a mim para lembrar-me do meu erro e para fazer morrer meu filho.” 19 Mas ele lhe disse: “Dá-me teu filho.” Então o tomou do colo dela e o carregou para cima ao quarto de terraço onde morava, e deitou-o no seu próprio leito. 20 E começou a clamar a Jeová e a dizer: “Ó Jeová, meu Deus, é também à viúva com que resido como forasteiro que tens de trazer prejuízo, fazendo-lhe morrer o filho?” 21 E passou a estender-se três vezes sobre o menino e a clamar a Jeová, e a dizer: “Ó Jeová, meu Deus, por favor, faze a alma deste menino voltar para dentro dele.” 22 Jeová escutou finalmente a voz de Elias, de modo que a alma do menino voltou para dentro dele e este reviveu. 23 Elias tomou então o menino e o levou do quarto de terraço para baixo à casa, e o entregou à sua mãe; e Elias disse então: “Vê, teu filho está vivo.”) A palavra “alma” é usada mais vezes na Bíblia para descrever criaturas visíveis de carne e sangue, sim, criaturas vivas. (Gênesis 1:20;"E Deus prosseguiu, dizendo: “Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face da expansão dos céus - 2:7 " E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.) Por isso, a Bíblia declara repetidas vezes que as almas morrem. (Ezequiel 18:4"Eis que todas as almas — a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho — a mim me pertencem. A alma que pecar — ela é que morrerá.- 20" A alma que pecar — ela é que morrerá. O próprio filho não levará nenhuma [culpa] pelo erro do pai e o próprio pai não levará nenhuma [culpa] pelo erro do filho. A própria justiça do justo virá a estar sobre ele mesmo, e a própria iniqüidade do iníquo virá a estar sobre ele mesmo. ;Atos 3:23 "Deveras, toda alma que não escutar esse Profeta será completamente destruída dentre o povo ; Revelação [Apocalipse] 16:3 "E o segundo derramou a sua tigela no mar. E este se tornou em sangue como de um morto, e morreu toda alma vivente, [sim,] as coisas no mar.) A Palavra de Deus diz que as almas, depois de mortas, ‘não estão cônscias de absolutamente nada’. — Eclesiastes 9:5, 10 "Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida."Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.

    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 29 Jun 2014, 17:48


    Edison escreveu: OK. A alma do homem é eterna em Cristo. Fora de Cristo não é eterna

    O Homem tem ou é uma Alma ?

    Não adianta falarmos que a alma do Homem é imortal se antes não decidimos isso....

    A Bíblia em algum momento fala da alma do Homem e em outros fala do Homem como uma alma...

    Uma coisa é certa :

    O Homem não pode ser uma alma e ter uma alma ao mesmo tempo numa mesma relação contextual.....
    A Alma com o sentido de uma entidade inteligente e consciente é um contexto onde o homem é uma alma....( Gênesis 2:7)
    A Alma com um outro sentido é a alma onde o homem pode ter uma alma...
    O Homem não pode ter e ser uma alma no mesmo sentido...
    Está deve ser a proposta do uso do termo nas escrituras..!





    avatar
    Cassia Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 98
    Idade : 65
    Cidade/Estado : rj
    Religião : cristao
    Igreja : Saal
    País : alemanha
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 154
    Data de inscrição : 27/05/2011

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Cassia Santos Dom 29 Jun 2014, 18:06

    Gicilmar,o homem nao tem uma Alma ele é uma alma e morre como mostra os textos Biblicos. A imortalidade da Alma é um ensino nao Biblico. o que vc nao consegue entender?
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 29 Jun 2014, 18:16



    Cassia escreveu: Gicilmar,o homem nao tem uma Alma ele é uma alma e morre como mostra os textos Biblicos. A imortalidade da Alma é um ensino nao Biblico. o que vc nao consegue entender?

    As escrituras apresenta duas situações...

    O Homem Tem alma - 1 Tessalonicenses 5 :23
    O Homem é uma alma- Gênesis 2:7

    As duas situações não pode fazer parte de uma mesma relação contextual..

    Eu não creio na "Imortalidade da alma" como é pregado por aí...

    Mas a Bíblia também fala que o Homem tem alma...



    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Dom 29 Jun 2014, 19:06

    Gilcimar escreveu:
    Edison escreveu: OK. A alma do homem é eterna em Cristo. Fora de Cristo não é eterna

      O  Homem tem ou é uma Alma ?

      Não adianta falarmos que a alma do Homem é imortal se antes não decidimos isso....

      A Bíblia em algum momento fala da alma do Homem e em outros fala do Homem como uma alma...

      Uma coisa é certa :

      O Homem  não pode ser uma alma  e ter uma alma ao mesmo tempo numa mesma relação contextual.....
      A Alma com o sentido de uma entidade inteligente e consciente é um contexto onde o homem é uma alma....( Gênesis 2:7)
      A Alma com um outro sentido é   a alma onde o homem pode ter uma alma...
      O Homem  não pode ter e ser uma alma no mesmo sentido...
      Está deve ser a proposta do uso do termo nas escrituras..!

     

     


    Gilcimar, eu respondi na postagem no. 113.

    O homem tem alma e é alma.

    Quanto à imortalidade repito; A alma só é imortal em Cristo.

    A alma morre somente em Apoc. 20:15.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 29 Jun 2014, 19:16

    Edison escreveu:O homem tem alma e é alma.

      Isso não resolve a questão...


      Pois você não pode dizer que o Homem é e tem ao mesmo tempo alma na mesma relação contextual....

     Vai ter que explicar em que sentido o Homem é uma alma e em que sentido ele tem uma alma...
    Assim o homem é imortal em Cristo ( Alma imortal)
    E não tem uma alma imortal como se fosse parte do homem que o mantem vivo após uma  suposta morte só do corpo...
     Não podemos trabalhar as duas situações num mesmo contexto pois além de ser contraditório está muito longe de uma lógica textual...

     A situação não está resolvida..!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Dom 29 Jun 2014, 20:57

    Já mostrei na Bíblia. Se você não concorda é outra coisa.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 29 Jun 2014, 21:16


    Edison escreveu: Já mostrei na Bíblia. Se você não concorda é outra coisa.


    Confesso que eu não vi e nem fui convencido disso sinceramente..

    Não pode julgar que eu não concordei pois está impondo a mim uma coisa sem considerar minha sinceridade e honestidade em avaliar o que você postou...

    De qualquer você não deu a explicação abaixo que eu pedi...

    Vai ter que explicar em que sentido o Homem é uma alma e em que sentido ele tem uma alma...

    Você não mostro um texto explicando claramente em que sentido o homem é uma alma e em que sentido tem pois num mesmo sentido é impossível....


    Por favor não faça mais juízo precipitado contra mim como se de fato mostrou uma coisa e eu não concordei...


    Aguardo a explicação ou pelo menos de onde postou ela..!


    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Seg 30 Jun 2014, 11:15

    Gilcimar, você leu minha exposição 113?

    Além disso já expus aqui e acredito assim, que Gen. 1:27 e Gen. 2:7 são momentos e acontecimentos distintos.

    Em Gen. 1:27 a Escritura usa o verbo CRIAR ("bará" no hebraico - criar do nada). Já em Gen. 2:7 o verbo usado é FORMAR ("Yatsar" no hebraico - criar a partir de algo).
    Isso faz diferença no entendimento da criação e "formação" do homem como ser.

    Resumindo: Em Gen. 1:27 o homem era apenas uma alma, uma teofania, um corpo teofânico como nos ensinou o apóstolo Paulo em II Cor. 5:1. Essa alma é imortal quando nascida de novo e mortal se não nascida de novo.
    A alma foi criada imortal pelo Deus imortal. Porem, em razão do pecado, a alma recebeu sentença de morte e ficou sujeito à morte.
    O calvário resgatou a nossa imortalidade, no entanto, o corpo físico ainda está sujeito à morte até que a ressurreição conclui o resgate total e absoluto.
    "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (I Cor. 15:54).

    Sabemos que esse revestimento do corpo corruptível pela incorruptibilidade da imortalidade resgatada por Jesus ainda virá, porem potencialmente já o temos pela fé nas Escrituras.
    Por isso o apóstolo Paulo desafiava a morte assim:
    "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
    Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
    Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."
    (I Cor. 15:55-56).

    Ele "morreu". Seu corpo voltou ao pó e virou pó novamente porque sua origem é a terra - a amaldiçoada terra (Gen. 3:17). Por isso nosso corpo morre. Ele é terra. Até que a terra seja restaurada, purificada e revestida da incorruptibilidade do Eterno, ela e aquilo que é formado a partir dela, morre.
    No entanto, aquela fé, aquela convicção, aquela esperança, que Paulo tinha e distribuía para a Igreja continua viva, nele, hoje vivendo naquele edifício, naquela casa, não feita por mãos, eterna, nos céus.

    Isso é tão real quanto este teclado que estou vendo e tocando agora.

    João viu um grupo de judeus "mortos" ali em Apoc. 6:9-10.
    Eram almas conscientes, que morreram sob a lei, por isso reclamavam e exigiam vingança.
    Eles não viveram a Graça trazida por Jesus "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".
    Eles não receberam isso. Mesmo depois do Calvário muitos deles mantiveram seus olhos cegados pelo próprio Deus, para que nós gentios, tivéssemos acesso àquilo que era deles.
    Veja a reação de Estevam que morreu sob a Graça: "Senhor, não lhes imputes este pecado" (At. 7:60)

    Eu sei que dizem que João teve apenas uma visão, um êxtase, ou algo assim.
    Da mesma forma dizem que em Mat. 17, de igual forma, tiveram apenas uma visão, um êxtase, um sonho, ou algo assim.
    Sei também que a experiência de Saul na casa da pitonisa foi apenas uma sessão espírita onde demônios se manifestaram.

    abs.


    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Seg 30 Jun 2014, 11:42

    Edison...


    Desculpa Edison mas em Gênesis 1:27 o homem ainda não era uma alma...

    Não podemos deduzir isso com a relação que você fez....

    A Bíblia diz que o homem tornou-se uma alma vivente a partir da junção de dois elementos segundo descritos em Gênesis 2:7..

    Não podemos nunca dizer que o homem é uma alma e tem uma alma ao mesmo tendo no mesmo sentido...

    O arranjo que você fez para construir este argumento não é seguro e consistente...

    A Alma não é uma criação direta, imediata , mas produto de algo que foi relacionado com um outro...

    Não podemos separar criação de formação...
    O homem foi criado a partir do momento que foi formado ...
    É lógico que a ideia do homem já existia na mente de Deus quando este disse que façamos o homem a nossa imagem  mas ele veio a existir e ser tornou um ser inteligente e consciente a partir do momento que se tornou uma alma vivente..
    Nunca podemos dizer do Homem de uma alma  com uma alma dentro...
    Se você crer assim tudo bem mas eu discordo pois Gênesis 1:27 não deixa isso claro e você constrói isso lá com teu entendimento.....

     Não julgo tua sinceridade mas não consigo entender que o homem  já existia como alma antes de ser uma alma...
     E nem que o homem foi formado com uma alma  mas se tornou uma alma a partir da junção de elementos...

     Não faz sentido nenhum formar uma alma vivente com uma alma...
     Como vou formar uma alma se ela já existisse antes ?

     Não consigo entender como você por causa das razões que te apresentei mesmo que eu respeite as tuas convicções..!

    Fique na paz amado..!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Seg 30 Jun 2014, 15:08

    Gilcimar, eu sei esse é o ensino adventista.

    É por isso que os adventistas tem de considerar Mat. 17, Apoc. 6:9 e outras Escrituras similares, como meras figuras abstratas, frutos de uma imaginação mental.

    É por isso que não digerem a questão da morte do corpo sem morte da alma (Mat. 10:28).
    O Estevam teve o corpo morto, mas a alma não. Assim que seu corpo morreu, sob as pedras judias, ele assumiu seu corpo teofânico, seu edifício eterno (II Cor. 5).

    Jesus passou a ser alma vivente depois da gravidez da Maria. Maria foi a terra do Adão.

    Jesus não foi uma exceção da criação. Ele foi o modelo.

    A Bíblia diz que Deus não deixou a alma de Jesus no inferno (At. 2:31).

    Depois da queda no Edem, as almas eram levadas para o inferno enquanto os corpos apodreciam na sepultura, na terra.

    Jesus levou o cativeiro consigo após descer às profundidades do inferno e resgata-los de lá (Ef. 4:8-9, I Pe 3:18-20.

    CATIVEIRO =
    1. Privação da liberdade sem obrigação de servidão.
    2. Estado da pessoa cativa. = CLAUSURA, PRISÃO
    3. Tempo que dura esse estado.
    4. Lugar onde se está cativo. = CÁRCERE, PRISÃO

    Alma, espírito e corpo tem divisões diz a Bíblia (Heb. 4:12).

    "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam (PLURAL) plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tes 5:23).

    Concluindo. Você diz: "o homem se tornou uma alma".

    Só que a Escritura diz que o homem tornou-se "alma vivente" (Gen. 2:7). A expressão "alma vivente" indicaa existência nesta dimensão.

    TORNAR = MUDAR PARA.

    Agora, veja bem. Essa questão, numa primeira análise, não altera em nada a questão "salvação". A única diferença é que os adventistas e TJs salvos, se surpreenderão ao ver que a morte simplesmente lhes trocam de lugar. A morte não muda a personalidade, o caráter, a fé, as convicções religiosas, morais, intelectuais, etc.
    Lembra de Mat. 7:21-23??? Eles acreditavam nas obras que tinham feito em Nome de Jesus e reivindicavam recompensa por aquilo. Note que eles não perderam a consciência, a memória, o raciocínio, etc.

    abs
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Seg 30 Jun 2014, 17:08

    Edison escreveu: Gilcimar, eu sei esse é o ensino adventista.

    Não mistura as  coisas ..

    Esquece o Adventismo...

    Estamos discutindo assuntos Bíblicos  e minha crença é segundo a Bíblia e não por influência denominacional...

    Eu até agora tenho apresentado textos Bíblicos que sinceramente eu entendo e não seguindo um Script denominacional...

    Ainda mais é proibido pelas Regras do Fórum ficar mencionando organizações nas discussões com o espirito que você está fazendo...

    Eu te convido a discutirmos só as ideias sem atribui-las se é de Grupo A ou B Ou C pois isso não ajuda em nada nas conclusões...


    De qualquer forma é insustentável dizer que a Alma vivente foi formada por uma alma...

    Isto tá muito longe de ser uma verdade Bíblica..

    O homem se tornou uma alma vivente por  efeito do folego de vida  no Pó ( corpo) e não existe nas escrituras nenhuma passagem ou vestígios de que antes disso o Homem já existia como alma vivente...

    Eu não preciso do Adventismo para descrer nisso e eu discordo por influência Bíblica e não por espirito Denominacional...

    Tenha mais cuidado na hora de julgar as razões de minhas crenças e o que me influencia..

    Fique na paz..!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Qui 10 Jul 2014, 18:09

    Gilcimar,

    Como você sinceramente cria nisso antes de conhecer o adventismo???

    Por que você não responde as questões colocadas?

    Por exemplo:

    -O que é matar o corpo e não matar a alma? (Mat. 10:28)

    -O que considerar ir ao terceiro céu fora do corpo? (II Cor. 12:2-3).

    -O que é pecar fora do corpo? (I Cor. 6:18).

    -Como explicar a presença do Moisés e do Elias ali no monte sendo que ambos tinham morridos? (Mat. 17).

    -Como explicar as almas sob o altar em Apoc. 6:9?

    -Como explicar as divisões entre corpo, espírito e alma citado em Heb. 4:12?

    -Como explicar a relação que a Bíblia faz entre nós e o templo considerando que o tempo é composto de três partes distintas?


    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? - Página 9 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 10:41