F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    irmão Edson
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 271
    Data de inscrição : 01/08/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por irmão Edson Qui 28 Out 2010, 14:41

    Em tempo para Jefte

    Voce Diz :

    Lembremos de uma coisa:
    O mandamento diz respeito ao homem, e não a Deus.
    O homem é que não pode fazer em forma de ídolo, imagem alguma à semelhança de homem ou mulher, ou animal ou qualquer coisa que há na terra ou no céu.


    Esta sua afirmação me fêz lembrar um ditado popular

    "FAÇA O QUE EU MANDO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO."



    Hoje carecemos de exemplos a seguir , me parece que pelo seu parecer não podemos esperar exemplos de Deus , porque ele faz o que quer! insensato !!!




    Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1100
    Data de inscrição : 18/04/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Pereira Qui 28 Out 2010, 18:26

    Amado Edson,

    O Filho recebeu autoridade do próprio Pai para realizar a obra da Criação.

    Ele é o EXECUTOR da Criação. Isto é um fato Bíblico que náo se pode negar.

    “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

    Sempre que algo é ordenado ou feito EM NOME DE uma autoridade superior, por ordem da autoridade superior, foi a própria autoridade superior quem fez, embora ela própria não seja, necessariamente, a executante.

    Imagina que o presidente de minha empresa me diga: "Vá até o departamento de engenharia e fale EM MEU NOME, ordenando que eles substituam a grade da frente do prédio por uma que seja um metro mais alta". Então eu vou até o departamento de engenharia e falo EM NOME DO PRESIDENTE passando fielmente as instruções que me foram dadas. O departamento de engenharia acata a determinação, substitui a grade e dá o serviço por terminado.

    No dia seguinte, quando todos chegam ao trabalho e vêem a grade nova, perguntarão: QUEM substituiu a grade?

    A primeira resposta, bastante errônea que receberão será: "O departamento de engenharia".

    Na realidade, o departamento de engenharia foi o instrumento usado para que a grade fosse substituída, mas o departamento de engenharia não pode, por si só, efetuar obras por conta própria.

    A segunda resposta, igualmente errônea apontaria para a minha pessoa, pois fui eu que me dirigi ao departamento de engenharia para ordenar que a grade fosse substituída. Contudo, eu também não possuo autoridade em mim mesmo para efetuar mudanças no prédio, e o próprio departamento de engenharia não me obedeceria se eu não dissesse que estava ordenando EM NOME DO PRESIDENTE.

    A terceira resposta, que seria a correta, seria: "O presidente substituiu a grade". O fato do presidente não ter ido lá, ele mesmo, para substituir a grade é muito compreensível, pois ele dispõe de um departamento para tratar destas coisas, enquanto ele trata de outras mais decisórias e menos operacionais.

    Outro exemplo que temos é que no Reino de YAOHU UL (O Pai), nós somos os Seus embaixadores e instrumentos de Sua vontade para executar as Suas determinações; contudo, nenhuma autoridade há em nós mesmos para fazermos tais coisas, pois apenas executamos as ordens que nos são dadas.

    É, portanto, necessário, que entendamos que sempre que fazemos algo EM O NOME DE YAOHU UL ou EM O NOME DE YAOHUSHUA (O Filho), na realidade não somos nós que o fazemos, mas sim YAOHU UL ou YAOHUSHUA por meio de Seus servos, os quais somos nós, pois Ele não sairá de Seu trono para fazer o que Ele já nos ordenou que fizéssemos.
    irmão Edson
    irmão Edson
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 271
    Idade : 66
    Cidade/Estado : Santo Andre- Sp
    Religião : Filho de Deus
    Igreja : meu teclado do computador
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -15
    Pontos de participação : 287
    Data de inscrição : 01/08/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por irmão Edson Seg 01 Nov 2010, 13:38

    Para Pereira


    O Filho recebeu autoridade do próprio Pai para realizar a obra da Criação.

    Ele é o EXECUTOR da Criação. Isto é um fato Bíblico que náo se pode negar.

    “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”


    Voce tirou este vesiculo daqui:

    15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
    17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
    18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
    19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

    A Jesus foi dado o poder de criação depois da sua ressurreição , quando ele diz todo o poder é me dado no céu e na terra , ele não disse foi me dado tudo o poder novamente........, depois da ressurreição há uma criação espiritual .


    Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

    E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.


    Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

    Voce citou que ele é antes de todas as coisas , querendo dar consistência que ele pré existiu , no céu e me fazer acreditar que esta criação é a mesma de Genesis 1;1

    Se ele é o criador de todas as coisas, como ele pode ser o primogênito de toda a criação,ou primogênito dos mortos, primogênito quer dizer que ele é o primeiro de mundos irmãos que irão ressuscitar e herdar e vida eterna

    Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


    Se criou todas as coisas então ele é o criador do Deus Pai

    Veja a nova criação , não consiste de arvores , casas , animais , ela é espiritual em Cristo, este é o mundo que ainda não conhecemos , este é o reino que ele veio nos trazer , por isso que ele diz ser de outro mundo .

    ELE È ANTES DE TODAS AS COISAS

    Justamente o que esta escrito acima , ele é o primogênito da criação ou seja primogênito significa primeiro ou seja o principal da nova criação.


    TODAS AS COISAS SUBSISTEM POR ELE.

    Primeiro a duvida é a palavra todas as coisas, da uma idéia de toda criação homens , animais , céus , terra etc.,
    Todas as coisas se referem as coisas que ele criou no mundo espirituais para a nossa salvação , tronos , potestade, , denominações , o novo homem transformado pelo poder do seu Espírito.

    Dou como comparação que esta criação não é a de Genesis 1;

    Porque o criador de Genesis ( Jeová que eu não creio que é o Pai de Jesus)

    Diz que tudo que ele fez durara para sempre Ecl 3 ;14 , só que o Deus Pai através de Jesus criara um novos céus e uma nova terra, onde não haverá trevas só a luz que o Pai é a luz e o cordeiro a lâmpada.

    Bruno Azeredo
    Bruno Azeredo
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 212
    Idade : 37
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Fundamentalista cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 322
    Data de inscrição : 14/10/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Bruno Azeredo Ter 02 Nov 2010, 23:52

    Será que Cl 1.15 Diz que Jesus É um Ser Criado?[1]
    Jack Cottrell[2]

    PERGUNTA: Será que as referências neo-testamentárias a Jesus como “primogênito” (por exemplo, Cl 1.15) e “unigênito” (por exemplo, Hb 5.5) implicam que Ele é um ser criado?

    RESPOSTA: É verdadeiro que o aspecto humano de Jesus de Nazaré e assim, o ser humano, Jesus de Nazaré, teve o seu começo (veio à existência pela primeira vez) no ventre de Maria, quando a promessa do anjo, em Lc 1.35, foi cumprida. Nesse mesmo momento, o aspecto divino de Jesus, a saber, a segunda pessoa da Trindade, o Logos eternamente-existente, entrou em um relacionamento com o aspecto humano no evento que chamamos de ENCARNAÇÃO (Jo 1.14). Assim, tecnicamente pode-se falar do Jesus humano como sendo “gerado” (metaforicamente) por Deus o Pai, e como sendo o filho “primogênito” de Maria (Lc 2.7). É improvável, entretanto, que tais textos como Cl 1.15 e Hb 5.5 estejam se referindo a este evento. Visto que a natureza plena de Jesus é tanto humana quanto divina, é impossível compreender tais textos como implicando que Jesus Cristo é um “ser criado”.

    Uma cuidadosa exegese das passagens em questão também mostra que isso é verdadeiro. Hb 5.5 está citando Sl 2.7, onde Deus o Pai, como o Grande Rei, diz ao Messias (v. 2), no evento de sua posse como co-Regente (v. 6): “Tu és Meu Filho, hoje Te gerei.” Alguns pensam que isto se refere a algum evento como “geração” eterna e com base nisto eles postulam uma relação de “eterna filiação” entre o Pai e o Filho (e, portanto, uma eterna subordinação do Filho ao Pai). Eu discordo fortemente desta interpretação. Eu creio que o apóstolo Paulo nos mostra que o “hoje” no Sl 2.7 está se referindo à RESSURREIÇÃO de Jesus dentre os mortos, da mesma forma quando ele a cita em At 13.33. Ele diz que Deus cumpriu suas promessas aos patriarcas “visto que Ele ressuscitou a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és Meu Filho; hoje Te gerei.” Isto é a que Hb 5.5 está se referindo. Jesus é, portanto, o (primeiro) gerado DENTRE OS MORTOS.

    A linguagem de Jesus como “primogênito” é usada também de sua ressurreição, quando ele é chamado de “o primogênito dentre os mortos” (Ap 1.5) e “o primogênito dentre os mortos” (Cl 1.18). Este é também o significado de Rm 8.29, onde ele é chamado “o primogênito dentre muitos irmãos.” Ou seja, ele foi o primeiro a receber uma natureza humana glorificada, mas não o último. Todos os redimidos, no fim, receberão um corpo glorificado como o Seu (Rm 8.23; Fp 3.21); tornar-se-ão conformados à sua (glorificada) imagem e serão recebidos na família glorificada de Deus, na qual Ele é o irmão mais velho (Rm 8.14-23; Hb 2.10-17). Veja também 1Co 15.20, onde o Jesus ressuscitado é chamado de “as primícias dos que dormem,” ou seja, dos que estão mortos.

    Entretanto, isso não explica totalmente Cl 1.15 onde Jesus é chamado de “o primogênito [prototokos] de toda a criação.” Isto não pode ser uma referência à NOVA criação (iniciada na sua ressurreição), uma vez que o verso 16 está claramente se referindo à criação original de toda a realidade criada. No entanto, Jesus (“o Filho amado” de Deus, verso 13) não pode ser uma parte, mesmo que seja a primeira parte, dessas coisas criadas, uma vez que o verso 16 diz claramente que “POR ELE todas as coisas – TODAS as coisas – foram criadas.” Ele não pode ser o Criador de todas as coisas e ser uma das coisas criadas. Isso é semelhante a Jo 1.3, que diz do Logos eterno: “Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” Ou seja, tudo o que veio à existência (ou seja, foi criado; que tem um começo) veio à existência ATRAVÉS do Logos. Isso significa que Ele próprio não pode estar entre essas coisas que vieram à existência. Da mesma forma, Ap 5.11-14 claramente separa Jesus, o Cordeiro de Deus, da categoria das coisas criadas, já que “cada coisa criada” é retratada como adorando igualmente ao Pai e ao Cordeiro.

    Assim, em que sentido Jesus é o “primogênito de toda a criação”? A resposta é que o termo “primogênito” (prototokos) carrega outra conotação além de prioridade no tempo; ele também é usado no sentido de prioridade em posição ou hierarquia. (Neste aspecto, é semelhante à palavra grega “arche”, que tanto pode significar “começo” quanto “soberano”.) Este último sentido parece ser o significado pretendido em Cl 1.15. Quando examinamos o contexto completo (versos 13-20), vemos que ele está cheio de referências ao governo, liderança e superioridade de Cristo sobre todas as coisas. O versículo 13 refere-se ao Seu Reino. O verso 16 O retrata como sendo o Criador e assim, superior a tudo que foi criado: “Tronos, domínios, soberanos ou autoridades.” O versículo 17 diz: “Ele é antes (“pro”) de todas as coisas”; a palavra “pro” significa não apenas prioridade no tempo, mas também na posição. No versículo 18 Ele é a “cabeça do corpo, a igreja.” Em oposição à propaganda feminista, a palavra “cabeça” (kephale) significa “soberano, líder, único em autoridade.” Em suma, “para que Ele mesmo tenha o primeiro lugar em tudo” (verso 18).

    A NEW VERSION INTERNATIONAL (NVI) – NOVA VERSÃO INTERNACIONAL reflete esse entendimento quando traduz Cl 1.15, dizendo que Jesus é o “primogênito SOBRE toda a criação.” Que este é o significado correto é visto no versículo 16, que fornece a RAZÃO por que Jesus é o “prototokos” sobre todas as coisas: “Pois [“hoti,” porque] por Ele todas as coisas foram criadas.” Não faria sentido dizer que Ele é o primeiro ser criado, porque ele criou todas as coisas. Mas faz todo o sentido dizer que Ele é o SOBERANO de toda a criação, porque ele próprio é o seu CRIADOR.

    O ensaio de Wilhelm Michaelis sobre “prototokos” no “Theological Dictionary of the New Testament – Dicionário Teológico do Novo Testamento” de Kittel-Friedrich (volume 6: páginas 878-879) diz que, mesmo em Cl 1.18, a palavra indica mais que prioridade no tempo. Aqui “ela traz consigo uma referência à posição superior e à dignidade de Cristo,” com a palavra “arche” (traduzida como “começo”, mas também significando “soberano”), no mesmo versículo apontando na mesma direção. Da mesma forma “prototokos” em 1.15 “apoia uma compreensão hierárquica. Como o Cristo de toda a criação usufrui da posição de um prototokos em relação a toda a criatura, assim Ele também o faz e sobretudo como o Senhor ressuscitado.” Michaelis diz que Cl 1.15 e 1.16 juntos mostram que “Cristo é o mediador na criação, a quem todas as criaturas, sem exceção, devem a sua criação.” Portanto, “primogênito de toda a criação” “não se limita a indicar a prioridade no tempo do Senhor pré-existente. Se a expressão se refere à mediação da criação através de Cristo, não se pode dizer, ao mesmo tempo, que Ele foi criado como a primeira criatura.” O único sentido possível é que “primogênito de toda a criação” signifique “a supremacia única de Cristo sobre todas as criaturas como o Mediador de sua criação.”
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 03 Nov 2010, 12:00

    Caro Edson, Paz!

    Você disse: “Não sei se te chamo de Unitarista ou Dualista ( brincadeirinha)”.
    Pois é, eu também fico meio confuso com a linha unicista, pois ora fala de Deus e Jesus como se fossem duas pessoas distinta, ora fala dele com se fosse uma só. Os irmãos trinitaristas às vezes agem assim também.

    Para mim o Unitarismo é muito claro e simples. Só o Pai é Deus (ente de culto). Mas, assim como Juízes, Reis e até Moisés foram chamados, cada um de “Deus”, sem serem entes cultuais, coisa permitida pelo campo semântico e o caráter polissêmico dessa palavra, não deveríamos querer atribuir “Deidade” no sentido cultual a nenhuma delas, e, de fato, não fazemos isso, assim também não deveríamos querer fazer isso com relação a Jesus, que nunca disse ser Deus.

    No caso de Estevão eu sugeriria a você reler a passagem. Tua memória está te traindo, e sendo traído por ela você está fazendo uso do teu ponto de vista teológico para argumentar. Como diz o verso? “ Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; 56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” O que a Bíblia diz que Estevão viu? Objetivamente? A resposta é dada pelo próprio verso: “ viu a glória de Deus, e Jesus”. Perceba que o verso não diz que Estevão viu Deus face-a-face, mas “viu a glória de Deus”, do que ele pode ver, ele viu Jesus à direita, ou como segue, à mão direita de Deus. O verso não diz que Estevão viu a Deus. Mas sua Glória e Jesus à sua mão direita. Dizer que Estevão viu a Deus é ir além do que está escrito. Agora, a questão do trono é outra coisa, pois a pergunta contrária é também oportuna, será que ele fica sempre no trono? Será que nos assentaremos no colo dele que estaria no colo do Pai? Pois também está escrito que o que vencer vai se assentar no trono dele, assim como ele venceu e se assentou com seu Pai no seu trono?? Agora, o difícil é dizer que somos o mesmo ente com o Pai porque estaremos todos em seu trono.

    Na Paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 03 Nov 2010, 12:56

    Bruno prezado irmão, Paz!

    O argumento “Ele não pode ser o Criador de todas as coisas e ser uma das coisas criadas”, é válido apenas se você achar que geração e criação são a mesma coisa. Ou seja, se você criar um texto literário e considerar que gerar um filho segue o mesmo processo criativo, isto é, a partir do nada.

    Considere que esse tipo de raciocínio (que ele não tem origem, porque criou todas as coisas) levanta, no entanto, algumas dificuldades para quem pensa assim, envolvendo o Espírito Santo. Ao observarmos o argumento proposto, considerando o conjunto das Escrituras, temos, por exemplo, versículos como Lc. 10.22 que diz: “... e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar". Ora, pelo princípio da exclusão completa e absoluta, então, decorre que o Espírito Santo está de fora do conhecimento de quem é Deus, pois se somente o Filho conhece o Pai, e o Pai, o Filho; então, o Espírito não conhece nenhum dos dois, mas isso é algo que sabemos não ser plausível afirmar, não por causa do versículo em si, pois, de fato, nos baseando apenas nesse verso, isoladamente, que é o que fazem com os versos 2 e 3 de João 1, essa conclusão seria inevitável e, na realidade, até que poderia ser assim mesmo, mas, justamente por causa de outros versículos das Escrituras, que complementam e esclarecem aquela passagem, essa exclusão não é plausível, e a prova disto encontramos em I Co 2.11 “ Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” Além disso precisamos refletir ainda acerca do Espírito Santo considerando o “argumento da exclusão”, pois se João 1.1-3 fala do Logos numa pretendida condição de existencialidade eterna e todo o restante sendo criado por Ele, então, pelo princípio da exclusão completa, defendida pelos trinitários, o Espírito Santo passa a fazer parte das coisas abrangidas pela expressão “todas as coisas foram feitas por intermédio dele”, tendo sido “criado” pelo Verbo em algum tempo na eternidade, já que em Jo. 1.1 diz apenas que estavam juntos Deus e o seu Verbo, não é verdade? Assim, mesmo que se reivindique a ideia de procedência relativamente ao Espírito isto não resolveria o requerimento proposto, que aliás, diz J. N. D. Kelly “Agostinho sempre encontrou dificuldade para explicar... em que difere [o Espírito] da geração do Filho”. Temos ainda Hb. 1.6 “E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Ora, se são absolutamente todos, então o chamado Anjo do Senhor também deve reverenciar Jesus; mas, ai surge um outro problema, pois os trinitarianos veem nesse chamado Anjo do Senhor o próprio Jesus, o que mais uma vez mostra a falibilidade da argumento da exclusão completa. Quanto lemos em Cl. 1.16 “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.”, então, seu Pai, o Deus que é INVISÍVEL (e o verso diz todas as coisas invisíveis), também foi criado por ele? Já que ele criou todas as coisas que há nos céus, e nos céus é onde Deus habita? Certamente que a expressão “todas as coisas” não deve ser entendida no sentido amplo e irrestrito. Ainda em Jo. 3.35 lemos: “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos”, embora se diga “todas as coisas”, o Pai não está incluído, a exceção não está dita no próprio evangelho de João, mais em textos correlatos à subordinação das coisas, conforme se prova em I Co. 15.27 “Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas”. Até mesmo que lemos “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, claro está que a expressão “todos pecaram” exclui um, o Senhor Jesus Cristo, pois “em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Logo se percebe que esse argumento, traz mais dificuldades para um trinitariano que soluções. Aqui não se pretende afirmar que o Filho foi o meio de sua auto-criação, pois fica provado que tais palavras não denotam uma expressão absoluta de totalidade das coisas existentes, pelo contrário, é de se notar pelos exemplos dados que Ele não está incluído na expressão “todos as coisas” por duas razões simples: 1) Por haver sido gerado, não simplesmente criado, pelo Pai antes, e, 2) por ser o executor da ordem criativa do Pai. Assim, como não foi intenção do escritor sagrado afirmar que o Pai se auto-entregou ou se auto-submeteu ao Filho nas palavras “todas as coisas” (I Co. 15.27), quanto lhe submete tudo, assim também a criação de tudo pelo Filho no o exclui de uma origem. “Todas as coisas” lhe foram entregues menos uma, o próprio Pai; também quando se diz “todos os anjos” (Hb. 1.6) se excetua um, que é a teofania de Yahweh, o Anjo do Senhor. Quando se diz “todos pecaram” se exclui um: o Senhor Jesus. De igual modo quando se usa a expressão “Todas as coisas ...” (Jo. 1.3), ao se fala da criação se excetua um, ele próprio, que foi gerado pelo Pai. E, se é forte aplicar a palavra criação, como objetivamente está escrito em Ap. 3.14 “princípio da criação de Deus” com relação ao Filho, não o é o termo geração (Hb. 1.5), no entanto ambas denotam irremediavelmente início. O artifício da teologia pós-apostólica da “geração eterna do Filho” não é ensinado na Bíblia nem de forma direta, nem de forma indireta.

    Na Paz!
    Valdomiro
    irmão Edson
    irmão Edson
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 271
    Idade : 66
    Cidade/Estado : Santo Andre- Sp
    Religião : Filho de Deus
    Igreja : meu teclado do computador
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -15
    Pontos de participação : 287
    Data de inscrição : 01/08/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por irmão Edson Qua 10 Nov 2010, 12:29

    Querido Valdomiro , não o sou mais uniscista do jeito que você conhece , porque o unicista crê que Jesus é o Jeova do velho testamento, eu já não creio assim , quanto a Jesus ser 1’00% homem e 100% Deus tambem não se sustenta

    Acredito que Jesus é um homem igual a nós até a ressureição , depois é lhe dado todo poder nos ceus e na terra dadas pelo Deus Pai , O Pai é quem da o Poder e o Filho é quem recebe, Cristo não faz nada por si mesmo

    Acredito depois da ressurreição ele é adorado nos céus e assenta no trono Do Deus pai , ele passa a ser a parte visível do Deus invisível ai acredito na fusão .

    Veja Valdomiro a visão de Estevão mostra isso

    Quando tomamos "a mão direita de Deus" no seu sentido literal. Será que JESUS está assentado à mão direita de Deus, como registra Atos 2:34, ou está em pé à destra de Deus, como está registrado em Atos 7:55 e 56? Será que JESUS está assentado sobre a mão direita de Deus estendida, ou está assentado ao lado da mão direita? Será que JESUS está no seio do Pai? (João 1:18). O que comentar a respeito de Apocalipse 4:2, que descreve um trono no céu, e um que está assentado no trono? Será que o Pai está assentado no trono, e JESUS está assentado ao lado? O que dizer então, a respeito do fato de JESUS ser O que está assentado no trono? (Apocalipse 4:2,8; 1:8,18).

    Obviamente então, a descrição de JESUS à mão direita de Deus, tem que ser figurativa ou simbólica. Na verdade isso fica evidente, por haver várias referências, através de toda a Bíblia, à mão direita de Deus. No Salmo 16:8,

    Davi escreveu: "O SENHOR, tenho o sempre à minha presença; estando ele à minha direita não serei abalado". Será que isso significa que o SENHOR estava sempre, fisicamente, presente á mão direita de Davi? O Salmo 77:10 diz: "E logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo". Será que o salmista prometeu se lembrar dos anos, quando Deus tinha uma mão direita? O Salmo 98:1 declara, a respeito do SENHOR: "A sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória". Será que isso significa que Deus derrotou Seus inimigos, tendo a mão direita mantida às costas, e esmagando-os com uma mão direita física?

    Não se pode deixar de atentar para outro termo bíblico, o qual por vezes é apresentado nas Santas Escrituras: "Assentado" à destra de Deus, Hb 10.12, em vez de simplesmente dizer que ele está à destra de Deus como lê-se em Rm 8.34. Tal fraseado, parece indicar, que em determinada época, Jesus o homem recebeu toda glória, autoridade e poder. Isso se deu de fato por ocasião da sua ressurreição, sua ascensão e recebimento pelos anjos no céu,

    Valdomiro, ate para mim não seria muito difícil de acreditar que Jesus está num trono do lado direito do trono do Deus Pai , mais infelismente não consigo chegar a esssa conclusão porque a bíblia só fala de um trono que pertença a a Deus Pai e ao cordeiro

    1 E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

    Quanto a apc
    21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

    Eu noto que nos relatos bíblicos que ha em alguns relatos um exagero , como Jesus disse se o teu olho te escandalizar arranque-o fora ...., o fogo que queima de dia e de noite , .., só de pensar já se comete adulterio....
    .
    Creio que o fato real é que Jesus se assentou no trono de seu Pai , porque ele é o herdeiro de todos as coisas, agora se assente comigo quer dizer: que estaremos junto dele para sempre.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 10 Nov 2010, 13:31

    Caro Edson, Paz!

    Não neguei a linguagem figurada na Bíblia, sabemos que ela existe. A diferença é que você acha que ela aponta para a “fusão”. Mas, justamente por vermos essa mesma linguagem sendo aplicada a pessoas, até citadas por você mesmo, que não se “fundiram” com Deus, é que entendemos clara a distinção entre Jesus e seu Pai, mesmo na glória. Aliás isso é muito perceptível no episódio que estamos comentando. “Em pé a direita de Deus.” e continua em Apocalipse. Facilmente dois, não um; são percebidos nesses relatos. Essa leitura não nos dá a mínima ideia de que Estevão tenha entendido um único ser ali ao invés de dois.

    Quanto à questão de Trono. A linguagem, ainda que se considere a figurada, mostra todos participando dele e no entanto, não são um único Deus. Ali o “assentar no trono” significa vitória “Ao que vencer”. De qualquer forma, diferentemente do que você falou existe também Tronos em Apocalipse “distintos” do Trono de Deus. Ap. 4.4 “ E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos...” e há outros versos também. Mas, qualquer que seja a linha figurativa que se queira dar a essas passagens, tentar dizer que Deus e o Cordeiro irão se fundir, por se falar de cada um em um trono ou de um no trono do outro é ir além do que está escrito. Pois todos os outros de quem se diz que também se assentam em tronOS, também se assentarão no Trono do Cordeiro pois são vencedores, e nem de longe se insinua uma fusão de todos os entes ali envolvidos para se tornarem um único SER.

    Sobre o único trono pertencente a Deus e ao Cordeiro, devemos endossar relembrando que também Jesus irá fazer com que esses vencedores se assentem em seu trono, então, por consequência no Trono de Deus e consequentemente são o próprio Deus. Isto se for entendido da forma que você quer entender tornando-os um só, “literalmente”, com o Pai. Já que você parece entender que terem um único trono significa “literalmente” serem o mesmo Deus (mais uma vez o princípio trinitário na tua linha de interpretação). Mas, mesmo se dizendo que os vencedores vão assentar no Trono, ainda assim esses vencedores são seres distintos, tanto quanto Deus é do Cordeiro. Aliás se o único trono significa fusão futura, então, por que João deixa essa conclusão para nós ao invés de ele mesmo, que disse ter recebido A REVELAÇÃO, não nos revelou essa “verdade”?

    Que se reconheça a linguagem figurada ou simbólica, mas dai partir para um concepção ou pressuposição que não é afirmada na Bíblia, já é praticar eisegese.

    Havia um Bispo da antiguidade que cria semelhante a você, nesse aspecto. Foi Marcelo de Ancira. Ele admitia que Jesus saiu de Deus, viveu como um “divíduo” de Deus, portanto Deus também, e no futuro iria ser “reabsorvido” pelo Pai, deixando de existir como pessoa no futuro. Em “homenagem” a ele, os Bispos Conciliares acrescentaram no Credo Niceno “O seu Reino não terá fim” para dizer que ele assim como o Pai viverão na eternidade futura distintamente, mas no mesmo propósito. (Obs. Aqui não estou apoiando ou reprovando esse conceito niceno, apenas relatando)

    No demais grande Edson, o problema é que você infere muito e, via de regra, vai além do que está escrito, e já nem percebe, para dar suporte ao que ensina.

    Abraços!
    Na Paz!
    Valdomiro
    irmão Edson
    irmão Edson
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 271
    Idade : 66
    Cidade/Estado : Santo Andre- Sp
    Religião : Filho de Deus
    Igreja : meu teclado do computador
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -15
    Pontos de participação : 287
    Data de inscrição : 01/08/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por irmão Edson Dom 14 Nov 2010, 16:21

    Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

    Valdomiro , Paz,

    Partindo deste versículo , sou forçado a acreditar que ‘ nunca foi visto por alguém ,incluem os homens e seres celestiais

    Mais não posso negar que na eternidade veremos a Deus

    Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

    Existe em João 14, também esta vontade de se ver a Deus Pai , então Jesus disse que a única maneira de se ver Deus era atraves dele isso combina com:

    Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.


    Se Cristo é a imagem ou seja a figura do Deus invisivel,como abaixo:

    5 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;


    3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;


    E se acreditarmos que o consolador só viria depois da ressurreição, ou seja o consolador é o Espirito Do Pai não mais visicel em Cristo ,

    17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.


    mais agora no nosso coração. Quando Jesus falava era como se o proprio Deus Pai falasse
    devido Deus Pai não lhe ter dado O Espirito por medida.

    Acredito que sendo O Deus Pai invisivel , no céu e na terra , ele na ressureição torno o cordeiro a sua parte visível

    Porque penso assim , se em Cristo está a plenitude De Deus , ou seja Cristo ao se expressar , expressa a total vontade do Deus Pai , eles são um ,em pensamentos, atitudes, caracter, etc

    O Porque de se ter dois seres com os mesmos conhecimentos, porque não se fundirem em só , um é o cordeiro , a parte visível , a sua destra , o seu poder , a sua mão a direita.

    Ai justificaria o singular do trono de Deus e do Cordeiro.

    Valdomiro , existe uma publicação da CPAD, o Apostolo dos pés Sangrento que se trata de um indiano que tinha duvidas sobre a trindade, a cada teólogo da sua época que ele perguntava, cada um tinha uma resposta diferente, que não o convencia.

    Ate que um dia em seus monentos de meditação foi lhe dado uma visão , ele foi elevado ao céu por um anjo , e o anjo disse a ele ,vê ali no centro um trono e um assentado sobre ele, este é Cristo , aqui no céu como na terra não é possível ver Deus , mais ali esta Cristo ele é a imagem visível do Deus invisível.

    Em apc diz que o cordeiro é a lâmpada, e Deus Pai é a luz, a luz só é vista através da lâmpada,!

    Na minha humilde concepção é incoerente se ter dois seres distintos em dois tronos distintos, tento o mesmo Espirito , é coerente para mim o Cristo assentado no trono do Deus Pai , tendo nele a plenitude do Deus Pai.

    Im abraço mestre Valdomiro.






    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 14 Nov 2010, 20:19

    Ok, prezado Edson!

    É como eu disse: Você infere muito e termina indo além do que está escrito.

    I Co. 11.7 diz, acerca do homem: "imagem e glória de Deus" e isso, independente de grau, não o torna o próprio Deus.(I Co. 11.49; II Co. 13.18; etc)

    Na Paz!
    Bruno Azeredo
    Bruno Azeredo
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 212
    Idade : 37
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Fundamentalista cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 322
    Data de inscrição : 14/10/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Bruno Azeredo Seg 15 Nov 2010, 23:10

    Já repararam que as cartas de Inácio de Antioquia contêm declarações explícitas de Divindade à Jesus?? Vejam esses exemplos, todos tirados de sua carta aos efésios:
    "Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja que foi grandemente abençoada com a plenitude de Deus Pai, predestinada antes dos séculos para existir sempre, para uma glória que não passa, inabalavelmente unida, escolhida na paixão verdadeira, pela vontade do Pai e de Jesus Cristo, nosso Deus." Mais a frente, ele diz: "Imitadores que sois de Deus, reanimados pelo sangue de Deus." E depois, pouco mais distante, declara: "Existe apenas um médico, carnal e espiritual, gerado e não gerado, Deus feito carne." Depois, ele faz uma declaração trinitária, embora aqui não fique explícito a Divindade de Jesus e do Espírito. É como se segue: "porque sois as pedras do templo do Pai, preparadas para a construção de Deus Pai, levantadas até o alto pela alavanca de Jesus Cristo, que é a cruz, usando a corda, que é o Espírito Santo." Mais tarde, falando da pessoa de Cristo, ele diz: "Portanto, façamos tudo como se ele morasse dentro de nós, para sermos templos dele e ele próprio ser o nosso Deus dentro de nós, como o é de fato e como aparecerá diante de nossa face, se o amarmos justamente." E depois: "De fato, o nosso Deus Jesus Cristo...". E parece que não pára: "Toda ignorância dissipada e todo reino foi arruinado, quando Deus apareceu em forma de homem."

    Vocês podem ler esta carta de Inácio aos efésios aqui http://arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=217:inacio-aos-efesios&catid=84&Itemid=100031
    Se o link não der certo, acessem arminianismo.com, depois "categorias" e depois "patrística".
    Isso tudo afora outras cartas que eu li dele e encontrei outras declarações claras da Divindade de Jesus. Pelo menos na tradução em português, isto é indiscutível, a não ser que alguém aqui não saiba ler bem em português. Tô procurando na net algumas obras de cristãos de antes de 325 d.C para reunir alguns bons comentários sobre o que eles dizem a respeito da Trindade e da Deidade de Jesus. Tô cansado desse argumento fajuto de que a Trindade nunca foi ensinada antes de 325 d.C. Se tiverem bons links sobre isto, me passem, por gentileza.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 16 Nov 2010, 14:29

    Caros irmãos, Paz!

    Não somente judeus, mas também historiadores, de um modo geral, reconhecem Inácio de Antioquia, um destacado cristão não judeu, como o primeiro a se afastar das raízes judaicas do cristianismo. Na verdade, a partir dele começa a surgir o antissemitismo cristão e com essa nova tendência também o afastar-se do eterno conceito de Deus, como um único e um só. Se ele é antigo em sua declaração, isso não legitima suas afirmações, pois antigos também o eram os Gnósticos que já estavam presentes no tempo do apóstolo João, nem por isso tem os Gnósticos fundamento em suas em suas doutrinas pela antiguidade, principalmente quando elas destoam daquilo que a Bíblia ensina desde sempre que Deus é UM, não “dois” ou “três”. Foi ele um dos primeiros a sugerir a primazia de Roma sobre a Igreja.(1). Foi o primeiro a propor a substituição de Israel como povo de Deus, quando a Bíblia diz que dos dois Deus fez um só povo (2). Que o batismo tinha que ter o consentimento do Bispo e por ai vai... Independente de sua coragem e martírio, Inácio propôs muitas mudanças que a Bíblia nunca ensinou!

    De qualquer forma, independentemente dessa característica dele, há uma afirmação dos analistas de Inácio que os trinitários NÃO colocam ao lado dessas declarações de “Jesus é Deus” (até Ário dizia isso) e etc, e ela é bem importante, pois a requerida deidade do Filho, reconhecida por Inácio, tem cerne na filiação divina de Cristo, mas não preteritamente, não em uma condição eterna, mas tem início com a encarnação, portanto temporal. E, com base na encarnação se reconhece que: “É a partir dela que há uma Trindade (3) (ou tríade) de Deus, Cristo e o Espírito Santo”(4). Essa “trindade” TEMPORAL (portanto não é trindade de fato) será vista também em Tertuliano décadas depois com uma adaptação de mais um passo na construção do dogma trinitário. Para Tertuliano será antes da encarnação, mas igualmente temporal. Ou seja, ambos reconhecem a temporalidade do Filho.

    ________________________________


    (1) http://www.catolicosdobrasil.com.br/tag/papa-bento-xvi/page/7/
    (2) http://aliancarenovada-searcher.blogspot.com/2010/05/quem-tem-autoridade-sobre-o-canon_11.html
    (3) Destaque-se que aqui também a palavra trindade é adaptação de Padovese, não de Inácio que viveu no ano 107 d.C, portanto antes de Tertuliano, “inventor” da palavra “trindade”.
    (4) Padovese, Luigi in Introdução a Teologia Patrística, Edições Loyola – 1992, pág. 63
    Bruno Azeredo
    Bruno Azeredo
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 212
    Idade : 37
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Fundamentalista cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 322
    Data de inscrição : 14/10/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Bruno Azeredo Ter 16 Nov 2010, 22:05

    Caros amigos do forum, conforme demonstrei acima, enquanto for correta a tradução do documento mencionado, a saber, carta de Inácio aos efésios, comprova inequivocamente que a doutrina da Trindade, ou no mínimo, a doutrina da Divindade de Jesus Cristo, era crida e ensina aos cristãos antes de 325 d.C (Nicéia). Isto é o que se quer provar aqui. Fale-se o que quiser de Inácio, mas pelas cartas que eu particularmente li dele, todas mostram-no como cristão ortodoxo. Inácio, dizem, foi discipulo pessoal de apóstolo João. Outras cartas sua, como eu dissera, trazem declarações da mesma natureza. Mas Inácio não é o único ortodoxo, conforme minhas pesquisas, a declarar explicitamente a Divindade de Jesus antes de 325 d.C.
    Portanto, O FATO é que, aqueles que dizem que a Trindade jamais foi ensinada antes de 325 d.C são ignorantes quanto a realidade de certos documentos históricos que provam justamente o contrário.

    Meditem, e Deus os abençoe.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 16 Nov 2010, 23:47

    Olá irmãos

    Gostaria de dizer que não é por Inácio afirmar ou não em suas cartas a divindade de Jesus ou a Trindade, que eu também acredito!
    Nunca!

    Eu creio em Cristo, na Sua divindade, na Sua palavra, no Seu eterno poder; na Sua eterna imutabilidade, na Sua benignidade; e na Sua Unidade junto ao Pai, pelo próprio Cristo Jesus, e pela Sua própria palavra e feitos nos evangelhos; nas epístolas, no Velho Testamento, e no Apocalipse.
    Eu muito bem sei Quem é que por mim se entregou na cruz do Calvário!!! e que vive para sempre!!!
    É por tudo isso que eu creio em Deus-Cristo.
    Como disse Jesus: Eu e o Pai somos um!

    É assim; e é por isso que eu creio que Jesus é!
    Como disse o Senhor:
    "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados." (Jo. 8:24)

    Creio também em I João 5:7-8
    "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, e esses três são um; e três são os que testificam na terra: o sangue, a água e o espírito, e esses três concordam num."

    E creio também na inerrância das Escrituras apesar das falhas humanas, e/ou da má intenção dos homens, estilo hoje, por exemplo: pois produzem diversas e contraditórias e confusas versões das Escrituras.
    Mas isso, principalmente hoje; justamente hoje, pois estamos nos dias do anticristo; e como disse Jesus: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mat. 18:7)

    Lamento muito pelos irmãos, hoje, estarem cada vez mais fáceis em aceitar a dúvida do que a fé.
    De maneira que ao ler a palavra (pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus), então, de modo que em vez de lermos a palavra p/ crermos e por ela crescermos na fé; muitos estão des-confiando da mesma; e em vez de atentarmos nela - estamos muito é dando crédito ao que muitos dizem dela; exemplo: os tradudores adulteraram-na; ou ela foi tendenciosamente mudada p/ te ensinar a mentira... etc.

    Jesus disse: "Se vós permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."
    Pergunto pois: Onde está a palavra de Jesus???
    Perdeu-se no vento??
    Morreu com os apóstolos??
    Foi esquecida???
    Foi adulterada???
    Passou-se como a neblina???

    E onde estão as palavra ditas por Deus em Deuteronômio 8:3 que diz:
    "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou como o maná que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso viverá o homem."

    Eu digo: Ora, elas estão nas Escrituras!
    Nas Escrituras que nós temos; naquelas que sabemos, foram feitas por homens tementes (pois Deus sempre teve os seus), como por exemplo, na Reforma, Erasmo de Roterdã, e outros que fizeram as Edições chamadas Texto Recebido, que é o texto tradicionalmente conhecido.
    Creiamos! Amém!

    Também gostaria de dizer que confio plenamente nas versões Almeida Fiel e Almeida Revista e Corrigida que são fidedignas e feitas por homens idôneos, como ensinou Paulo a Timóteo, e homens tementes a Deus.
    E sei que todo o ser humano pode falhar e é falho, mas Deus não!
    E sei do cuidado que tem o Senhor de cuidar de Sua Palavra - porque sei muito bem a Quem ela pertence! E o que nela está envolvido: a saber: Sangue, Vida, e Morte do Filho de Deus; e juramento, D'Aquele que além de ser impossível que minta, ainda se interpôs com juramento: Deus Pai. Amém!

    Jefté
    Maalheiros
    Maalheiros
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 17
    Idade : 63
    Cidade/Estado : Fortaleza-Ce
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 34
    Data de inscrição : 17/11/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Maalheiros Qua 17 Nov 2010, 19:28

    Na doutrina cristã, a unidade do Pai, do Filho e Espírito Santo como um só Deus em três pessoas. A palavra "Trindade" não aparece na Bíblia. É uma doutrina formulada no início da Igreja para interpretar a forma como Deus se revelou, em primeiro lugar para Israel, em seguida, Jesus como Salvador, e finalmente como Espírito Santo, preservador da igreja. A doutrina da Trindade desenvolveu nos primeiros séculos da igreja e foi explicitamente declarado no Conselho de Nicaea em 325
    Bruno Azeredo
    Bruno Azeredo
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 212
    Idade : 37
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Fundamentalista cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 322
    Data de inscrição : 14/10/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Bruno Azeredo Qui 18 Nov 2010, 21:28

    lá irmãos

    Gostaria de dizer que não é por Inácio afirmar ou não em suas cartas a divindade de Jesus ou a Trindade, que eu também acredito!
    Nunca!

    Eu creio em Cristo, na Sua divindade, na Sua palavra, no Seu eterno poder; na Sua eterna imutabilidade, na Sua benignidade; e na Sua Unidade junto ao Pai, pelo próprio Cristo Jesus, e pela Sua própria palavra e feitos nos evangelhos; nas epístolas, no Velho Testamento, e no Apocalipse.
    Eu gostaria de afirmar o mesmo. Não é porque Inácio falou ou deixou de falar que eu crerei, porque se fosse assim, eu abandonaria o dispensacionalismo hoje mesmo, já que os primeiros pais, pelo menos de acordo com os escritos que tenho lido deles, eram na maioria pós-tribulacionistas, embora contraditoriamente a maioria falasse da segunda vinda em termos de iminência (veja por exemplo, didaque, epístola de barnabe, pastor de hermas, e o próprio Inácio).
    Enfim, eu creio em examinar a Escritura com sinceridade, ainda que venhamos a cometer equívocos. Mas claro, também não desvalorizo a opinião dos primeiros pais; apenas não a supervalorizo!
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 21 Nov 2010, 00:45

    Cristãos dizem-se monoteístas, isto é seu deus é único. Mas, ao mesmo tempo, afirmam ser Deus uma trindade. Como se explica isso?

    O Catolicismo ensina que há um só deus; mas diz que em Deus há três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Façamos uma análise para ver se três pessoas podem ser uma.

    Jesus, se filho de Deus (Mateus, 16:16), seria o “deus filho”; logo Deus já não seria um só. Sendo ele chamado “nosso Deus e Salvador” ( I Pedro, 1: 1), já temos dois deuses. O espírito santo, que alguns cristãos afirmam ser apenas o poder de Deus, é apresentado por outros cristãos como uma terceira pessoa de Deus. Mas, como monoteístas, os cristãos não podem admitir terem três deuses. Falam de um deus uno e trino ao mesmo tempo, dizem ser três pessoas em um só deus. Trindade não é coisa original dos cristãos, mas a deles é a mais confusa, porque os povos mais antigos eram politeístas, e os cristãos consideram-se monoteístas.
    Afirma-se que a trindade divina é composta de três pessoas (pai, filho, espírito santo), mas ao mesmo tempo um só deus. Seria como três exemplares de um livro. São três exemplares, mas um único livro. Isso quer dizer que a mente de cada uma dessas três pessoas é a mesma, assim como um computador com três monitores, mas um único disco rígido. Vejamos a possibilidade disso:

    Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai (Mateus 24, 36). Essas palavra atribuídas a Jesus desfaz a teoria trinitária acima. Se o filho não sabe de uma coisa que o pai sabe, já não podem ser a mesma pessoa. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre” (João, 14: 16). “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito” (João, 14:26). Não há como alguém pedir algo a si mesmo. E o “outro ajudador”, que é a chamada terceira pessoa, “Espírito Santo”, deveria ser enviado pela segunda pessoa, o pai. Destarte, são apresentados como três pessoas distintas. São três deuses? Os cristãos não podem admitir isso, porque dizem que Deus é único. Daí surgem as mirabolantes tentativas de explicação da trindade-unidade.

    Alguns Cristãos, como as testemunhas de Jeová, afirmam que realmente Deus é único, Jeová ou Javé, não existindo tal trindade; que Cristo não é deus, mas “o Filho de Deus”, e o Espírito Santo é o “o poder de Jeová”. Não sei, entretanto, o que dizem eles da afirmação de Pedro: “...nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” ( I Pedro, 1: 1).

    Há muita contradição da Bíblia, mas a tal trindade-unidade, como se vê pelas citações acima, não tem explicação convincente.


    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 18 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 07 maio 2024, 00:56