F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 416
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qua 13 Mar 2013, 10:05


    MateusAlcântara Hoje à(s) 09:38


    O Gil pensou que eu fosse unitarista pelo fato de ter postado João 1:18 em outra versão bíblica. Eu sempre cri na trindade, atualmente estou estudando sobre o assunto.
    Quem é unitarista (Gleison, por exemplo), se o Espírito Santo não é Deus, como ele tem a capacidade de ouvir, falar, ficar triste, ter poder e outros atributos que só uma pessoa tem? Tipo, Jesus chamou o ES de "outro consolador", mostrando que Jesus foi um consolador e ele foi uma pessoa, dando a entender o ES ser também uma pessoa, não um poder. É muito complicado esse assunto.

    Irmão, me desculpe.

    É que alguns unitaristas aqui estavam, quando convinha, usando textos da ARC.

    Eu tenho usado a ARA desde o início, supondo que seja a versão que eles mais se identificam (é a mais próxima da Novo Mundo, por exemplo). Inclusive, já tinha postado inúmeras vezes o porquê Apoc 5:14 tem na ARC uma leitura exclusiva e abandonada, pois só tem suporte de poucos manuscritos tardios(século IX em diante).

    Então, quando você postou, achei que estivesse fazendo o mesmo... foi mal Rolling Eyes

    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 13 Mar 2013, 10:15

    .
    José Herminio, em particular. Mas estendo a qualquer outro Trinitariano que queira responder.

    Tenho curiosidade em saber. Vamos "fantasiar" um pouco.

    Vamos supor que um dia você venha aceitar o Unitarismo (hipótese apenas).

    Hoje, você chega a pensar, como declarar essa fé aos seus irmãos de onde você congrega?

    E, mesmo NÃO declarando aos irmãos, imagina o que se espera deles, a reprovação por exemplo, a ponto de até não ser aceito mais como irmão Cristo por eles ou, na pior da hipótese, ser chamado de herege ou excluído do rol de mebros da Igreja? Ou nunca passou pela sua cabeça isso?
    .
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 13 Mar 2013, 11:14

    Olá irmãos
    Paz a todos!

    Gleison Elias
    Algo a ser considerado e relembrado, é que o um bom e saudável estudo bíblico não deve conter crenças pré-concebidas.

    Creio que todos os unitaristas (exceto espíritas) deste fórum, todos, eram trinitarianos, mas que, com um bom estudo sem preconceito se tornaram unitarianos.

    Não conheço nenhum trinitariano que era um invicto unitariano... quem conhecer me apresente...
    Bom, se o conceito dogmático dado pelos homens como: unitariano - quer dizer crer somente a Deus Pai - como Rei e Deus de Israel e do universo - eu conheço vários a preencherem este requisito, que se tornaram trinitarianos, após o evangelho ser dado aos homens, e cito até as palavras e testemunho de um:

    "E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
    Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
    E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
    Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."
    João 20:26-29

    E sobre essa específica frase:
    Creio que todos os unitaristas (exceto espíritas) deste fórum, todos, eram trinitarianos, mas que, com um bom estudo sem preconceito se tornaram unitarianos.
    Será!!????
    Será mesmo que é através de bom estudo que muitos que outrora criam em Jesus-Deus - e hoje não O creem - foi por através de fidedigno estudo???

    Ora, irmão, o simples diálogo entre qualquer cristão e um descrente, sobre os manuscritos do Novo Testamento em que se lance argumentos e dúvidas quanto a redação do Novo Testamento de Cristo - pode levar tal cristão a apostatar-se de sua fé a Cristo (de imediato) e não mais crendo-o como antes (através da dúvida e da incredulidade)!
    E eu conheço N pessoas nesta condição...

    e grande parte delas não chegaram a tal conclusão por meio de estudo acurado na Escritura, mas deram crédito a astúcia de outrem na investida da incredulidade contra a fé na palavra escrita - lançando dúvidas quanto a Cristo!!!
    Aliás, esse não é a muito o estratagema de Satanás sobre os homens ?????
    Meu caro irmão, acaso a incredulidade não é muito mais fácil de se aceitar, do que a fé???
    Para que aceitemos incredulidade, basta qualquer argumento do engano e da mentira! mesmo que não tenha fundamento algum!
    Exemplo???
    "O Novo Testamento foi completamente adulterado por Roma!"
    Ou:
    "O Novo Testamento foi mexido (não todo) mas em alguns lugares de maneira que não se tem como confiar"!
    - Ora, basta que um cristão a isso dê lugar e crédito, para que toda a sua "fé" em Cristo seja minada!
    E essa palavra não se deriva da palavra de Deus, tampouco seja a palavra de Deus - mas por crê-la - ela se torna grande responsável em fazer tanto incrédulos (a permanecerem na sua incredulidade) quanto fazer crentes (a desistirem da sua fé em Cristo) e uma simples arma da mentira e do engando pode levar anos de estudo de um crente a ruir-se - principalmente se seus estudos não o levaram a conhecer o Senhor, não estando bem respaldado e fundamentado na verdade, que é Cristo!

    Já para que a fé nos seja aceita: somente pela palavra da verdade!

    Para isso, cabe algumas palavras da verdade expressa no evangelho do Senhor quanto a fé:
    Porventura achará fé na terra o Filho do Homem quando vier???
    E outra vez:
    E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará...
    e a parábola do semeador, em que parte das sementes ao caírem na beira do caminho, o inimigo veio e retirou o que foi semeado no coração.

    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 13 Mar 2013, 11:47

    mateus alcântara,

    se o espírito é de deus, claro que tem emoções. uai...
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por José Herminio Qua 13 Mar 2013, 12:01

    José Herminio, em particular. Mas estendo a qualquer outro Trinitariano que queira responder.

    Tenho curiosidade em saber. Vamos "fantasiar" um pouco.

    Vamos supor que um dia você venha aceitar o Unitarismo (hipótese apenas).

    Hoje, você chega a pensar, como declarar essa fé aos seus irmãos de onde você congrega?
    • Não cheguei a pensar, mas se fosse unitariano aos poucos declarava, sabendo que alguma consequência poderia ocorrer!

    E, mesmo NÃO declarando aos irmãos, imagina o que se espera deles, a reprovação por exemplo, a ponto de até não ser aceito mais como irmão Cristo por eles ou, na pior da hipótese, ser chamado de herege ou excluído do rol de mebros da Igreja? Ou nunca passou pela sua cabeça isso?

    Não passou, mas poderia ter essas consequências e se caso ocorresse alguma exclusão por conta disto, seria um cristão solo sem placa, um movimento crescente que acho interessante, conheço alguns via online que declaram serem cristãos sem placa, uma das dificuldades nesse movimento, é o partir do pão e do vinho e a integração em uma unidade do corpo de Cristo.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 13 Mar 2013, 15:22

    Hermínio disse:

    Não precisa mas eu vou responder, confesso que não, pois todos textos apresentados como argumento de que Jesus é Deus tinham alguma interpretação diferente da tua parte.
    E vice-versa!
    Existem aqueles que não querem ver e os que não podem ver!
    Preciso respeitar tua percepção dos fatos!
    Deus continue te abençoando meu prezado irmão!

    Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 13 Mar 2013, 15:28

    Gleison,

    Você me pediu um comentário sobre o verso 14 de Ap. 5, mas eu pensei que você houvesse atinado sobre isso na postagem que fiz.

    Ao que parece a questão que o Gil Rocha apresentou é o fato do verso indicar “prostrarem e adorarem” a Deus e o Cordeiro conjuntamente.

    Não sei se você percebeu quando eu mostrei que “prostrar e adorar” são coisas que acontecem tanto para Deus quanto para homens, sem que mesmo ocorrendo para homens Deus se oponha, pois não significa necessariamente um culto. E tanto pode acontecer para Deus e homens isoladamente, como para Deus e o homem simultaneamente.

    Se você notou, não fiz uso em minha exposição da expressão “o que vive para sempre”. Não se faz necessário, pois pode haver uma “adoração” conjunta, conforme a Bíblia testemunha, sem que isso signifique um culto para os dois.

    Informei que a grandiosidade do evento de Apocalipse no que se refere a Cristo já havia sido predita. Não ocorreu nada lá que o Pai não anunciasse antes que aconteceria. Tudo foi providência do Pai e o mérito de Cristo se deu porque ele venceu, não porque ele é o próprio Deus.

    Mas, o desfecho de tudo se dará conforme está predito em 1Co 15:28 “E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”

    Relembre que Apocalipse não apresenta Jesus como Deus. O livro tem apenas 22 capítulos, mas tem 92 vezes a ocorrência da palavra Deus, sem qualquer indicação de que o Cordeiro seja esse Deus. E esse verso de I Co. mostra que o Filho se sujeitará a Deus. Logo, tudo afirma que Deus é apenas um e não uma pluralidade trina.

    Apenas a arbitração humana transforma aquele que não foi identificado como Deus em Apocalipse no próprio Deus apresentado ali. É como se não adiantasse que algumas dessas ocorrências da palavra “Deus” nesse livro fosse justamente o Cordeiro (Jesus) afirmando que tem um Deus sobre, que é o Deus apresentado em Apocalipse.

    Caro Gleison, não sei se o fiz perceber, caso não, me explique o que quer ou por e-mail, ou por mensagem privada, ou aqui mesmo se desejar.

    Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 13 Mar 2013, 15:34

    .
    Gil Rocha, Paz!

    Ao passo que você tem usado a Revista e Atualizada (Texto usado por uma boa parte dos cristãos brasileiros), eu tenho usado a ACF, justamente por ser a mais “trinitariana” das versões. As inserções que fizeram nela serve pra mostrar o esforço dos que ficaram do lado dos introdutores do dogma trinitário.

    No meu caso isso não quer dizer que eu prefira uma ou outra, pois temos que entender os motivos de existência de ambas e cotejar com os originais e pesar as evidência no que se refere aos originais . Sobre I Jo. 5.7, nem Pickering defende I Jo. 5.7 com a redação da ACF. Mas existem muitas tentativas que buscam legitimar a inserção no texto bíblico para que o consideremos como Bíblia, mas não convencem nem mesmo aos trinitários como um todo.

    Em I Tm. 3.16 ter “Deus se manifestou em carne” e concluir com “Deus foi justificado no Espírito”, já que o sujeito é o mesmo, é algo que nem foi profetizado e nem é possível dizermos que Deus, em algum momento, precisou ser justificado no Espírito? Deus “ser justificado no Espírito” é algo sem qualquer sentido e sem contexto bíblico.
    Mas, você disse:

    I Timóteo 3:16 = 600 manuscritos gregos trazem a leitura "Deus se manifestou em carne", 4 manuscritos tem leituras particulares, 3 manuscritos dizem "quem" em lugar de "Deus".
    Porém, não adianta um ou vários copistas, exatamente hoje, 13/03/2013, por exemplo, produzirem mil ou dez mil cópias com a expressão “Deus se manifestou em carne” isso não tornará a leitura saída da pena do apóstolo, porque teríamos amanhã, dia 14/03/2013, mais dez mil favorecendo essa leitura. Uma informação importante que faltou você dizer é que os 600 são de muitos séculos depois de Cristo. Produzido em uma época em que o dogma da trindade já estava consolidado no seio daqueles que eram responsáveis pelas cópias.

    Outra coisa que faltou você dizer foi que a grafia da palavra “Deus” e a palavra “Aquele” é bem diferente em nossas línguas, mas não é em grego. “ΘΣ” (Theos abreviado) e “ΟΣ” (o pronome) diferem apenas pelo traço do theta e a barra de contração que se costumava colocar sobre as abreviações. Houve um cristão reformado chamado Johan J. Wettstein, que em 1715 (os elaboradores do TC que nasceriam mais de um século depois) notou que um antigo manuscrito que supostamente atestaria “Deus se manifestou em carne” apresentava um borrão de tinta vasado do outro lado do papel que fazia parecer um traço no meio do “O” (ômicron) transformando-o em um “Θ” (theta) e que tinha um traço superior com uma tinta diferente da original, transformando-o na abreviação de Theos (ΘΣ). Ele percebeu isso comunicou aos cristãos da época e logo perdeu o diaconato que tinha na igreja e depois o emprego. Assim, não importa se 600 ou 600.000, se todas seguirem o texto adulterado serão todas falsificadas.


    Entãos as diferenças entre nossas traduções não são opções do tradutor
    As duas coisas acontecem opção do tradutor e variantes textuais. Achar que é apenas uma das duas é se privar da verdade.


    Se for para lutar com a ACF, melhor ainda, abro mão de João 1:18 mas ganho outros tantos a meu favor
    Esse é um grande problema a meu ver. Você não quer o texto verdadeiro, quer o texto que “prove” o dogma. O estudante das Escrituras não pode preferir bíblias, ele precisa buscar a verdade do Texto Sagrado como um todo, independente da tradução que adota. Aliás eu até estranhei você querer provar a suposta deidade de Jesus a partir de um texto que você nem acredita ser verdadeiro. Seria, então, Jo. 1.18, a partir do Texto Crítico, uma mentira piedosa que você está disposto a aceitar em nome da trindade ou recusar em nome de uma versão que contem outro texto espúrio, como I Jo. 5.7 com redação data pela ACF?


    Assim, senhores unitaristas, escolham a espada com a qual pretendem lutar.
    Você acha que se trata disso? Sinceramente, já não tenho tanto ânimo para dialogar com pessoas dessa visão!


    Se for para acatar o Texto Recebido como original, e portanto a Corrigida, amém, vocês enfraquecem meu argumento em Apocalipse mas tem que aceitar a Claúsula Joanina, aí, direi eu: sejam bem vindos ao Trinitarismo
    E o Majoritário tem a cláusula? Bem, são declarações de engessamento como essa que mostram que o teu objetivo é fazer que se aceite o trintitarismo a todo custo tentando restringir a pesquisa.
    Até parece que a Comma Joanina termina com a expressão “e esses três são UM DEUS SÓ” ou “e esses três são UM MESMO DEUS”.


    Como até agora vocês não revelaram no que acreditam sobre a evidência textual...
    Foi falta de atenção tua. A não ser que seja a primeira vez que você está dialogando com unitarianos e eu acho que não; os unitarianos buscam a verdade encaraando a realidade das variantes ao invés de eleger um texto, à moda mulçumana.

    A busca é pela verdade, não na defesa de uma versão bíblica. Deve-se buscar a evidência, não um texto. Enquanto se colocar em termos de preferir “Deus unigênito” ou “três são os que testificam no céu” você não está buscando a evidência, mas o texto.

    Quanto à questão de “monogenes” ser considerado “único” não há problema algum, mas é sempre único em relação ao seu gerador. O significado de “único Deus” a partir do TC não tem sentido e extrapola o significado da palavra dentro da Bíblia. Tanto é que o próprio David Stern que é da linha messiântica que, ao que parece, tem a Jesus como Deus tal qual o Pai (mas existem messiânicos unicistas e unitários), por entender de cultura judaica reconhece, nesse mesmo comentário: “No grego, o termo monogenês theos é para o povo judeu uma frase chocante e problemática. “Theos” significa “Deus”, e “monogenês” pode tanto significar “unigênito” quanto “único”. Se monogenês é um adjetivo, a frase pode ser traduzida como “Deus unigênito” ou “Deus único”. Esse segundo conceito é estranho à Tanakh e ao resto do Novo Testamento e também inconsistente com o restante do Evangelho de Yochanan; enquanto o primeiro conceito não faz sentido no contexto da sentença.” Ou seja, o objetivo dele foi tentar harmonizar a incoerência que ele mesmo vê na redação daquele texto constante do TC. Mas, o sentido de “único” ou “singular” não pode estar desassociado de alguma filiação, pois não é simplesmente “único” ou simplesmente “singular”. Monogenes está sempre associado a alguém que foi gerado e teve um princípio a partir de outro, por isso não foi usado apenas “monos”, mas “monogenes”.

    No texto Majoritário encontramos “monogenes” em

    Lc. 7.12 "filho único de sua mãe"
    Lc. 8.42 "Porque tinha uma filha única"
    Lc. 9.38 "Porque é o único que tenho"
    Jo. 1.14 "a glória do unigênito do Pai"
    Jo. 1.18 "O Filho (Deus?) unigênito"
    Jo. 3.16 "O filho unigênito"
    Hb. 11.17 "ofereceu o seu unigênito"
    I Jo. 4.9 "Deus enviou seu Filho unigênito"

    Se atentarmos para Jo. 1.18 com “Deus unigênito” perceberemos que essa redação destoa de todas as ocorrências e mesmo dos usos que o próprio João faz dessa palavra em outros momentos e se agregarmos a ela a palavra “theos”, então, destoará de toda a Bíblia.


    Champlin destaca que a redação "monogenes theos" é a única presentes nos manuscritos anteriores ao século IV, tendo sido confirmada pelos papiros P66 e P75, que remontam ao início do século III, pré-nicenos, portanto.
    Você quer dizer com isso que o texto que você prefere, ou seja, o da ACF está errado? Ou você acha o texto da ACF certo e usa um errado (o TC) para tentar nos convencer que Jesus é o próprio Deus tal qual o Pai é?

    Você disse que Pickerin fez questionamentos de cunho teológico para rejeitar “monogenes theos”, mas não é verdade. Ele mesmo apura sobre P66, e coloca em seu livro, que o copista “edita [i.e, introduz as opiniões do copista], como faz com todo o mais” e de P75 se informa que foram encontradas “mais 257 outras leituras singulares”, ou seja, existem expressões particulares do copista. Em P66 esse número é de 482, e, em ambos os casos há um percentual de, respectivamente, 40% e 25% de leituras sem sentido nessa introduções. Antes que você diga qualquer coisa sobre qual texto adotar, como eu disse antes: devemos buscar a verdade e não um texto de preferência particular.

    Os Pais pré-nicenos são uma salada. A eleição ao título de “Pai” foi dado por quem? (a ninguém chameis de pai). Mas, deixa isso para lá! O fato é que Orígenes admitia um “deutero theos”, ou seja, um “segundo deus”. Mas, dizia: só o Pai é HO THEOS. Irineu idem, sempre ao se referir ao Pai chamava-o de HO THEOS e Filho apenas de THEOS. Já dá para notar por esses fatos que existe um sentido em que esses supostos “pais”(?) usavam a palavra que o trinitarismo se encarregou de omitir e tenta nos fazer crer que eles viam Jesus como Deus tal qual o Pai, o que não é verdade. Clemente? Qual Clemente? Se for o de Roma (curiosamente a Roma do I séc) foi bispo entre 88 e 97, falecido em 102 d.C. O escritor Luigui Padovese (que é católico e trinitário) reconhece que ele “nunca atribui a Cristo o título de Deus” (Introdução à Teologia Patrística, Ed. Loyola – 2004, pg. 63).


    Sobre o texto de Ap. 5, parece que algumas coisas não estão sendo levadas em consideração ou percebidas, e talvez seja necessário eu repetir.

    Lá traz foi feita a pergunta pelo Gil Rocha:

    diga-nos se a adoração que você presta ao Cordeiro é a mesma que presta a Deus. E se não é, como você explica o comportamento dos anciãos em Apoc 5
    Essa pergunta foi respondida na postagem de nº 576.

    E você mesmo reconhece que Deus é um e o Cordeiro é outro quando diz:

    Sabia eu que vocês costumam questionar a adoração a Jesus, mas neste versículo, se Deus é adorado (e Ele é) o Cordeiro o é, igualmente.
    Apenas não atinou que a exaltação de Jesus (o Cordeiro) já havia sido prenunciada e que alguém ser “adorado” ao lado de Yahweh não torna esse alguém o mesmo Deus que Yahweh conforme demonstrado na postagem de nº 576.

    Depois que mostrei os significados da palavra “proskyno” que não significa culto em todas as ocorrências, você disse:

    Mas, embora a palavra original, traduzida por adoração, admita mais de um significado, observem os foristas essas três situações, nas quais a mesma palavra original foi usada:
    Pois é, mas eu nunca vi um trinitariano esclarecer previamente esse questão. Qual seja, de que a palavra “adoração” admita mais de um significado. Só depois que os unitarianos expõem a questão é que os trinitarianos reconhecem. E faz o que você fez, traz uma listinha típica com a ocorrência da palavra sem atinar para os contextos.

    Você trouxe nessa questão:

    Atos 10
    25 Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou.
    26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.
    É ai onde reivindicamos a boa exegese!

    Quer dizer que Cornélio, depois de ter sido informado pelo anjo que um homem iria visita-lo, o próprio texto dá inclusive o nome desse homem, Simão Pedro, e sendo Cornélio respeitado pelos judeus por sua conduta, a quem a Bíblia chama de “Piedoso e temente a Deus” (At. 10.2), teria resolvido convidar os parentes e amigos íntimos para, na presença de todos em uma reunião, transformar o recém chegado Pedro, a quem ele acabara de conhecer, no “Deus Pedro” e resolveu, na contramão dos motivos que o tornaram digno de receber a visão e a salvação de Deus, se revelar o idólatra de Pedro? Será que Cornélio perdeu a noção? Parece que a única interpretação possível, na mente trinitariana, da expressão de Pedro “Ergue-te, que eu também sou homem”, a despeito de todo o contexto da vida de Cornélio, o temente a Deus, é que ele (Cornélio) teria passado a acreditar que existia um “Deus Pedro” e que Pedro teria informado a ele que não!

    O outro texto que você trouxe:

    Apocalipse 22
    8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
    9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
    Parece que João enlouqueceu! Depois de passar a vida toda servido a Deus. Preso por causa do evangelho. Um homem idoso, o ancião que foi achado digno de receber de Deus a revelação das coisas futuras através de uma visão de seu Senhor Jesus, resolveu chutar o balde e cultuar ao njo responsável por levar a mensagem! A lucidez do velho João tornou-se senil no meio da visão e passou a achar que o anjo deveria ser cultuado? Tem lógica achar que João resolveu cultuar o anjo?

    Sem a conotação de culto que sempre querem dar a essa palavra (proskyno) os textos se mantem, porque Deus é também digno de reverência, inclusive se mantém a fidelidade desses dois homens. Pedro se vendo igual a Cornélio não aceitou a reverência que é o ato comum entre superior e inferior. E o Anjo se admitindo conservo, ou seja servo como João, não iria apontar outro anjo para João reverenciar, mas a Deus. Claro, haverá sempre a opção trinitariana de ver esses dois fiéis servos como adoradores de anjos e de homens nas horas vagas!

    Você comparou o comportamento de Pedro e do Anjo com Jesus nas seguintes ocorrências:

    João 9
    36 Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?
    37 E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.
    38 Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
    39 Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
    Esse é bem interessante e mostra a distorção da visão trinitariana dessas ocorrências.

    Já no versos 10 e 11 desse capítulo, mostra qual é o entendimento do cego acerca de quem o curou: “Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? 11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus”. Nada de entende-lo como Deus por causa da cura.

    Depois de cogitarem se que curou o cego era pegador ou não o cego diz no verso Jo 9:31: “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.” Mais uma vez nada de vê-lo como Deus, mas como um temente a Deus que faz a sua vontade.

    O cego continua suas impressões sobre que o curou em Jo 9:33: “Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.” Aqui novamente ele reconhece Jesus como vindo de Deus, não como o próprio.

    No verso 37 Jesus se declara Deus ou Filho de Deus? No v.38 o cego o “adora”. Mas e agora, isso significava que Jesus era o próprio Deus a despeito do que o próprio cego já havia reconhecido antes? Significou um culto por parte do cego? Se o seu senso de observação lhe permitir vou sugerir que você leia o verso 40 “E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?” O que há de especial nesse verso? Esse verso nos diz que os FARISEUS (quem nos os conhece?) que vieram com o cego se incomodaram com uma coisa? Justamente com a insinuação de Jesus de que eles era cegos! E o que há de estranho nisso? Releia o verso 38 que você citou! O que está dito nele? Que o cego que tinha vindo com os fariseus falar com Jesus o “adorou”. Ora, eles notam uma insinuação de Jesus e deixam aquilo que seria considerado um ato de idolatria em público de lado? O que a boa exegese nos sugere? Que é mais fácil perceber uma indireta de que um culto? Ora, o cego reverenciou a Jesus. Os fariseus não se incomodaram por não viram nada que sua cultura já não o fizesse.

    Mt. 14 idem.

    Mt. 2 achar que Maria admitiria um culto ao seu Fiho a quem ela sabia ser “Filho do Altíssimo” como foi anunciado e não o próprio Altíssimo é realmente uma leitura descontextual da época. Reverência e presentes são práticas comuns para com os reis. E ali estava um.

    Você pode até agregar mais algumas poucas ocorrências onde se diz que Jesus foi adorado em seu ministério, vai encontrar até demônios “adorando” Jesus, ou seja, foram expulsos do céu por rejeitar a Deus, e vieram para a terra adorar Jesus (?). Aproveite para se perguntar porque ninguém, nenhum judeu, nem mesmo os hipócritas fariseus que levaram Jesus a prisão e ao julgamento alegaram que seus discípulos estavam praticando idolatria, já que Deus havia determinado na Lei, que os fariseus cuidavam guarda, que não havia aparecido para que ninguém fizesse figuras dELE. Justamente para não adorar ao visível.

    Talvez como último apelo se diga: “Ahh, mas Jesus aceitou”. Mas, ele aceitou a reverência. Ele mesmo se reconhecida como Mestre e Senhor. Era grande profeta, um rabino. Mt 21:46 deixa muito claro a razão da reverência do povo: “E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta.” O povo não via Jesus como Deus, mas como profeta. Não há nenhuma impropriedade em reverenciá-lo.

    Mas, você disse em algum lugar que o problema não está nas traduções, mas no texto grego adotado! Aqui se prova que o problema é duplo. Tradução e texto grego afetam a compreensão das Escrituras.

    Para encerrar, talvez até a minha participação, por agora, gostaria de comentar o check list que você trouxe:

    A tática apresentada pelos Unitaristas resumida:
    1º) Em qualquer variante, independente da família e da evidência, escolha a mais desfavorável a Divindade de Jesus;
    E a sua é que fiquemos como a espúria porque ela é favorável a deidade de Cristo.

    2º) Caso a anterior não seja suficiente, escolha a tradução (mesmo que menos próvável) que desfavoreça a Divindade de Jesus;
    E a sua é: Caso um unitariano aponte isso, acuse-o de ficar com a menos provável, ainda que você mesmo fique.
    3º) Se as anteriores falharem, invente uma interpretação que não aceite a Divindade de Jesus.
    E a sua é: Caso as anteriores falhem, invente qualquer calúnia como alegar que buscar a melhor tradução e compreensão é uma invenção, todas as vezes que for contra o trinitarismo.
    Garanto que em qualquer debate que já vi, a alternativa Unitarista se contempla em 1 ou mais destes 3 pontos
    E eu garanto que há muito mais táticas trinitarianas. Essas são só algumas delas.
    Mas, garanto também que, no geral, essas tuas observações são a de alguns, pois há trinitarianos conscientes que entendem as complexidades das questões e respeitam a pesquisa nas fontes disponíveis, mesmo discordando das conclusões.

    Desculpem-me os demais leitores pelo tamanho da postagem. É que foram aparecendo postagens novas e eu achei oportuno comentar alguma coisa.

    Não estranhem se eu não der sequência. Vejo algumas posturas que me desmotivam a participar.

    Paz!
    Valdomiro.
    .
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por José Herminio Qua 13 Mar 2013, 16:10

    Valdomiro,

    E vice-versa!
    Existem aqueles que não querem ver e os que não podem ver!
    Preciso respeitar tua percepção dos fatos!
    Deus continue te abençoando meu prezado irmão!

    Isso mesmo, existem, mas eu quero ver e posso ver, eu não tenho venda doutrinária que impedem, se tiver de acordo com a palavra de Deus, eu mudo de opinião ou até de igreja , por isso eu li as 31 páginas do debate e vou continuar lendo a respeito e volto a dizer o unitarismo não tem base bíblica sem entrar mérito da interpretação diferente e tangenciada, eu li os teus argumentos e preciso respeitar a tua percepção dos fatos, embora alterados.

    []s
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 13 Mar 2013, 16:19

    Tudo bem meu irmão Hermínio nos respeitamos!!!

    Só acho curioso você dizer que o unitarismo não tem base bíblica sem entrar nos méritos da interpretação, quando não se precisa de nenhuma interpretação ou mérito para entender, por exemplo, em Jo 17:3 "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (ACF) Quem precisa tangenciar alguma coisa para afirmar que não é apenas o Pai?

    Há várias ocorrências na Bíblia dizendo que Deus é UM, nenhuma dizendo que Deus seja três. Fica a cargo de quem afirmar que Deus seja três? Do texto ou de "interpretações" trinitárias?

    Há coisas que, se tiverem de acontecer, só ocorrem no seu devido tempo.

    Mas, deixa como está!!!

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Diego Rios
    Diego Rios
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 17
    Idade : 40
    Cidade/Estado : Araçatuba/SP
    Religião : CRISTO
    Igreja : IPI - Ig. Presbiteriana Independente
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 20
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty minha experiência...

    Mensagem por Diego Rios Qua 13 Mar 2013, 22:22

    Bem, eu como um ex-católico e posteriormente ingressado no sistema evangélico dominante, sempre fui trinitarista.

    A verdade é que na nossa sociedade já assumimos sem sequer tentar entender, o trinitarismo. É óbvio q é verdade! Todo mundo fala. Os líderes mais proeminentes falam sem qualquer resistência.

    Essa ausência de resistência ao dogma não desperta nenhum estímulo em levar adiante todas a contradições que vemos com a ideia de Deus ser 3.

    Algum trinitarista pode negar que achou no mínimo estranho quando leu que Jesus, sendo Deus, que é Onisciente, não sabia o dia da sua volta?

    Ou que Jesus, sendo Deus, se sujeitou a ser tentado pelo Diabo, criatura, que lhe ofereceu o domínio sobre todas as coisas que já são suas?

    Ou mesmo Cristo se referindo ao Pai como um indivíduo totalmente dissociado de si mesmo?

    Ou quando o jovem rico lhe chamara de BOM MESTRE, Jesus não se permitiu ser comparado a DEUS em bondade?

    Todas estas inquietações eu ignorava e abafava... guardava como uma incapacidade minha de compreender. Ou arrumava desculpas fajutas para justificar as contradições entre os textos bíblicos e a doutrina da trindade.

    Eu tinha minhas dúvidas, até achar muito material legal na internet que correspondiam à minha retraída percepção de quem era Jesus.

    O material que o irmão Valdomiro produziu é muito esclarecedor. Em diversas situações eu os tomei como fontes bem lúcidas de informação.

    Posso dizer que sou unitarista hj. Mas a transição foi difícil. Tive que abrir mão de muitos conceitos que eu tinha assimilado compulsoriamente.

    O problema é que eu não tenho ainda coragem de me declarar abertamente... sair do armário... hehehe..

    A razão, infelizmente, é a crueldade e intolerância evangélica. Eu acredito que num futuro próximo, quando as resistências começarem a ganhar visibilidade, possamos tratar destes assuntos abertamente no Brasil.

    Diego Rios.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 13 Mar 2013, 23:47

    Na verdade, durante as 31... 42.. 43.. paginas deste tópico, poucas (poucas!) vezes os unitarianos lançaram argumentos em favor ao unitarismo, mas sim, contra o trinitarismo.
    Sempre refutando... refutando... refutando...
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qui 14 Mar 2013, 08:26


    Norberto Ontem à(s) 10:15


    .
    José Herminio, em particular. Mas estendo a qualquer outro Trinitariano que queira responder.

    Tenho curiosidade em saber. Vamos "fantasiar" um pouco.

    Vamos supor que um dia você venha aceitar o Unitarismo (hipótese apenas).

    Hoje, você chega a pensar, como declarar essa fé aos seus irmãos de onde você congrega?

    E, mesmo NÃO declarando aos irmãos, imagina o que se espera deles, a reprovação por exemplo, a ponto de até não ser aceito mais como irmão Cristo por eles ou, na pior da hipótese, ser chamado de herege ou excluído do rol de mebros da Igreja? Ou nunca passou pela sua cabeça isso?

    Já que abriu a pergunta a todos:

    O que você coloca deve passar pela cabeça de qualquer pessoa que deseja romper com o grupo ao qual pertence, e a reação que sofrerá é normalíssima.

    Exemplo: Corintiano (da Gaviões) que queira ser Palmeirense, Petista que queira ser Tucano, Católico que queira virar protestante, e vice-versa, e etc.

    Isso me lembrou do que dizem por aí: "as pessoas mudam de mulher mas não de time".
    Amplio neste momento para dizer que as pessoas mudam de mulher, de partido, de fé, mas não de time Shocked Como pode ser isso... Smile

    O fato é que, em todas as áreas da vida, romper é traumático para quem deixa e para quem é deixado, mas as mudanças e rompimentos são parte da vida e acontecem em todas as áreas. Não é apenas na teologia.


    (Vamos continuar esperando sua posição para Apoc 5:14)


    Última edição por Gil Rocha em Qui 14 Mar 2013, 08:45, editado 1 vez(es)
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qui 14 Mar 2013, 08:43

    .
    E Valdomiro,

    Concordo que devemos analisar as evidências em cada caso, embora lendo os argumentos em favor do Majoritário, creia que Dr. Burgon, Dr. Pickering, etc. tem razão em sua posição. Não é uma mera questão matemática ou estatística, você leu e sabe disso.

    Mas não significa que eu advogue a perfeição do Tmaj em tudo, Apoca 5:14 é um exemplo de irrazoabilidade de seguir o Tmaj em tudo.




    Quanto a seu questionamente de que Cornélio e João teriam enlouquecido, se achassem que Pedro e o Anjo eram Deus, eles não precisavam supor isso para sentir o impulso de se prostar e adorar. Só Jesus não reagiu a estes impulsos, em nenhum momento.



    Quanto a sua explicação para Apocalipse 5, gostaria de um exemplo de quando Deus compartilhou sua honra, Glória, Louvor e Adoração com alguém.



    Valdomiro
    Outra coisa que faltou você dizer foi que a grafia da palavra “Deus” e a palavra “Aquele” é bem diferente em nossas línguas, mas não é em grego. “ΘΣ” (Theos abreviado) e “ΟΣ” (o pronome) diferem apenas pelo traço do theta e a barra de contração que se costumava colocar sobre as abreviações. Houve um cristão reformado chamado Johan J. Wettstein, que em 1715 (os elaboradores do TC que nasceriam mais de um século depois) notou que um antigo manuscrito que supostamente atestaria “Deus se manifestou em carne” apresentava um borrão de tinta vasado do outro lado do papel que fazia parecer um traço no meio do “O” (ômicron) transformando-o em um “Θ” (theta) e que tinha um traço superior com uma tinta diferente da original, transformando-o na abreviação de Theos (ΘΣ). Ele percebeu isso comunicou aos cristãos da época e logo perdeu o diaconato que tinha na igreja e depois o emprego. Assim, não importa se 600 ou 600.000, se todas seguirem o texto adulterado serão todas falsificadas.

    Engraçado, Dr. Pickering relata que um dos manuscritos importantes que possuem a leitura "Aquele" possuia a leitura "Deus", atestada por peritos no século XVIII, que apenas duas décadas mais tarde observaram que o "traço" apagou-se, fenômeno que o tempo vinha providenciando.

    Você leu também que numa transmissão normal, não é possível explicar como um texto adulterado, surgido muito tempo depois, poderia chegar a uma proporção tão grande de manuscritos, até porque, a explicação dos críticos, uma rescensão no século IV, não possui nenhuma evidência que tenha havido.


    Gil
    Entãos as diferenças entre nossas traduções não são opções do tradutor

    Valdomiro
    As duas coisas acontecem opção do tradutor e variantes textuais. Achar que é apenas uma das duas é se privar da verdade.

    Sim, e não quis negar isso. Minha afirmação dizia respeito aos versículos que estavámos discutindo: João 1:18, I Timóteo 3:16 e Apocalipse 5:14.

    Veja que não sou tão desonesto ou ignorante quanto você parece supor em suas postagens. Sou honesto e, quanto a ignorância, sim, tenho muito a aprender sobre o Deus Eterno, uma vida é pouco para isso, peço a ELE conceder-me crescimento na graça e no conhecimento, guiado pelo Espírito Santo.
    .
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qui 14 Mar 2013, 09:08

    Gleiso
    Na verdade, durante as 31... 42.. 43.. paginas deste tópico, poucas (poucas!) vezes os unitarianos lançaram argumentos em favor ao unitarismo, mas sim, contra o trinitarismo.
    Sempre refutando... refutando... refutando...

    Não esquenta, isso é assim desde que Ário começou a pregar o Unitarismo.
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Qui 14 Mar 2013, 10:35

    Mas não significa que eu advogue a perfeição do Tmaj em tudo, Apoca 5:14 é um exemplo de irrazoabilidade de seguir o Tmaj em tudo.

    Gente,

    Eu pensei uma coisa e escrevi outra (depois reclamamos dos copistas Very Happy )

    Onde digitei Tmaj (texto majoritário) leia-se TR (Texto Recebido). Como disse antes, TC e Tmaj concordam nessa variante. Nela o TR fica sozinho, como em I João 5:7.

    Embora não haja um testemunho perfeito e a salvo de debate, no que se refere a manuscritos, reafirmo que respeito muito os irmãos que tem o TR como expressão do original, divinamente preservado. (TR concorda com o Tmaj quase sempre).

    Perder a confiança na palavra é que seria perder tudo.

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Sex 15 Mar 2013, 09:21

    .
    Gil Rocha, em 14/03/13, na sua mensagem 628, você cobrou-me:

    Gil Rocha escreveu:(Vamos continuar esperando sua posição para Apoc 5:14)

    Mas, dois dias atrás, em 12/03/13, já tinha dado meu entendimento, na mensagem 603.

    Vou repetir com alguns poucos acréscimos:

    Versão RA:

      Ap 5.14 ”E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.


    Versão RC:

      Ap 5.14 ”E os quatro animais viventes respondiam: Amém! E também os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo sempre.


    Analisando:

      - terminando o versículo em “prostraram-se e adoraram" fica igual, em analogia, a "adoração" que os Israelitas prestaram a Yahweh e a Davi. A adoração naquele momento não fez de Davi Deus igual aYahweh.

      - com o acréscimo "ao que vive para sempre" fica ambíguo. "O que vive para sempre" é o que estava assentado sobre o Trono? É o Cordeiro já que foi morto e vive para todo o sempre? Ou os dois são "O que vive para sempre" (conceito trinitário)?


    Por fim estou aguardando você indicar - solicitei aqui - alguma situação em Apocalipse que O Cordeiro é identificado como Deus de forma clara sem ser por inferência.
    .

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 42 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 08:52