O Senhor nos diz que não nos tenta além do que possamos suportar, então fica complicado supor hoje, que não teremos forças para uma tribulação que só poderia vir a ocorrer no futuro.
Já a questão do abrasar-se que Paulo mencionou, referia-se aos solteiros, não aos que viviam apartados:
1Co 7:8-11 "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher."
por Pr. Francisco Belvedere Ter 09 Dez 2008, 19:23
Olha eu acho que texto sem contxto é pretexto. Oideal é analizarmos esse texto no original em Grego e o contexto de cada palavra. Também o contexto geral da pericope. Digo isto, pq algums equiviocos são cometidos por falat de analise adequada do texto.
Como por exemplo o texto do veu, no cap 11, em que a palavra Veu no original so aparece uma unica veze não tem nada a ver com qoeu se interpreta por ai.
Creio na inerrancia e inspiração da Bíblia, mas não das traduções e interpretações.
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Também acredito na importância da contextualização e na busca do sentido nas línguas dos originais da Bíblia, e a postagem que fiz foi justamente nessa busca e tentando atender a exigência da irmã Duda, qual seja, deixando o "achismo" de lado. Claro que aquela postagem é um parecer de como entendo tais passagens bíblicas, longe de intencionar ser a palavra final sobre o assunto.
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Eu ainda tenho dúvidas em relação a este tema (como um outro forista postou na página anterior): Como fica a questão da violência contra o cônjuge ? Uma mulher casada com um esposo que chega em casa bêbado agride a esposa e os filhos, coloca em risco a vida deles, não provê o sustento para a família... O que fazer? Será que Yeshua realmente deseja que esta mulher continue sofrendo? Será que ela terá de conviver com isso pelo resto da vida? Não seriam as advertências descritas na Palavra um aviso àqueles que queriam viver uma vida desregrada (nos dias de hoje seria o mesmo que abandonar uma pessoa para casar com outra por causa da aparência física, atração sexual, comodi$mo, enfim, motivos banais), casando-se e descasando-se com certa frequência? O que dizer para um homem que cumpre com seu papel de esposo, chefe de família, pai zeloso e tem uma esposa que não cumpre com suas obrigações de esposa, mãe, etc...? Seria correto dizer para ele: Aguente firme meu irmão, não se separe, YHWH vai mudar essa situação, é só uma questão de tempo... Mas quanto tempo ele deve esperar por isso? Um ano? Dez anos? Uma vida inteira? E o sofrimento desse homem ao ver seu lar desestruturado. E o sofrimento de ser infeliz por se ver obrigado a estar ao lado de uma pessoa que não está nem aí para ele, o trata com total indeferença (não só ele mas os fihos também)... O que fazer?
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Eu acredito que muito dos aspectos levantados pelo achi envolvem infidelidade no que tange aos votos conjugais. O grande problema é que muitos só vêem infidelidade quando se trata de sexo, e todo o restante não é encarado como infidelidade.
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Valdomiro escreveu:Le Fernandes, Shalom u'Bracha! Kol tov!
Eu acredito que muito dos aspectos levantados pelo achi envolvem infidelidade no que tange aos votos conjugais. O grande problema é que muitos só vêem infidelidade quando se trata de sexo, e todo o restante não é encarado como infidelidade.
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Estava escolhendo um assunto para começar a debater, e acho que encontrei o primeiro... hehehe...
Bom, vou começar sendo "quase" breve...
Deus fez um conjunto de leis, se são os do VT ou do NT não está em questão no momento, mas o certo é que há mandamentos e recomendações na Bíblia acerca de vários assuntos, e devemos obedecê-las.
Porém, como um Deus que, além de justo, também é misericordioso, e que, entendo eu, não julga apenas pelo que está escrito, também abre algumas exceções às regras que ELE mesmo ordenou.
Deus ordenou sobre a indissolubilidade do casamento. Casamento é aliança, e Deus não é um Deus de quebrar alianças e exige o mesmo de seus filhos.
Porém, tais alianças envolvem seres humanos falhos, e estas exceções que citam (marido violento, mulher que trai e etcs) decorre da falha humana, e não da lei que Deus estabeleceu!!
E o que está ocorrendo neste tópico, na verdade, entre os evangélicos de forma geral, dado o grande número de divórcios que a igreja vem tendo, infelizmente, é que as exceções estão sobrebujando à regra...
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Pr. Francisco Belvedere escreveu:Olha eu acho que texto sem contxto é pretexto. Oideal é analizarmos esse texto no original em Grego e o contexto de cada palavra. Também o contexto geral da pericope. Digo isto, pq algums equiviocos são cometidos por falat de analise adequada do texto.
Sim...
A biblia é o manual que temos disponivel. Nós interpretamos segundo a medida de sabedoria e compreensão que vamos recebendo, segundo a direção do Espírito Santo.
Eu gostaria que os irmãos com conhecimento maior, do original no grego, exponha aqui para compreender-mos melhor o sentido do que foi dito nos textos principais sobre o assunto.
Experiências são importantes, mas devemos compreende-las à luz da palavra e da vontade de Deus, e evitar o caminho contrário.
Abraços,
Última edição por Alexandre em Qua 10 Dez 2008, 13:10, editado 1 vez(es)
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Vagner Luis escreveu:Porém, tais alianças envolvem seres humanos falhos, e estas exceções que citam (marido violento, mulher que trai e etcs) decorre da falha humana, e não da lei que Deus estabeleceu!!
Além disso, como já foi mencionado, uma coisa é o divórcio e apartar-se do conjuge, devido a estes motivos de "infidelidade", como agressão física, verbal, traição, etc. Outra diferente, é voltar a se casar.
Nós temos em nossa mente que é impossível ser feliz solteiro (e sem sexo), ainda mais após já ter conhecido o casamento. Será que isso é verdade mesmo ?
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No pouco que conheço de grego koinê, a postagem do Valdomiro foi profundamente coerente.
Vagner Luís escreveu:E o que está ocorrendo neste tópico, na verdade, entre os evangélicos de forma geral, dado o grande número de divórcios que a igreja vem tendo, infelizmente, é que as exceções estão sobrebujando à regra...
Concordo contigo, Vagner... O divórcio tem que ser exceção (adultério, violência familiar, etc), mas está virando regra. O tal divórcio por "incompatibilidade de gênios", então, é de amargar...
O pior é que os pastores aceitam numa boa... Não há critérios para se realizar segundos, terceiros, quartos casamentos, etc...
Quando fui me casar com dona Chirley(4º casamento, nas condições que expus anteriormente), eu havia sido casado no civil com minha 1ª esposa (os demais, concubinato), e o pastor da igreja que ministrou meu casamento foi muito radical, e quase não celebrou o casamento. No final, deixou bem claro que só estava ministrando por dois motivos:
1º - Estava entendendo que eu só me divorciei da 1ª esposa e contraí os dois outros casamentos em uma época em que estava desviado do Evangelho;
2º - Porque eu ainda não havia sido casado em cerimônia religiosa.
Na época achei excesso de zelo. Hoje vejo que ele foi coerente. Pode até ter se excedido um pouco, mas se todos fizessem o que ele fez, não haveria esta baderna que existe hoje em dia.
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por Pr. Francisco Belvedere Qua 10 Dez 2008, 23:06
O termo traduzido por infidelidade em Mateus é "porneia", que tem conotação de promiscuidade e relação sexual ilicita. Creio que o sentido ai está bem claro.
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Pois é amado irmão Belvedere, por usar “porneia” o escritor sagrado realmente deixou bem claro que ele não estava se referindo apenas a promiscuidade ou relação sexual ilícita, pois essas práticas na vida de uma pessoa casada chama-se “moicheia”, ou seja, adultério. Ao usar uma palavra que não significa exatamente e estritamente adultério o Senhor transmitiu que devemos levar em consideração todos os usos e significados de porneia, e sobre isto fiz um comentário em uma postagem anterior.
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Irmaos, eu parto do principio da totalidade da Palavra de Deus e das diferentes aliancas nela contida.No caso do divorcio e da Lei Mosaica e do Senhor Jesus no Sermao do Monte, a clareza do Senhor que expoe que quando do AT a pena do adulterio era a morte, quando divorcio era permitido pela lei(tolerado por Deus devido a durza de coracao) nao era devido ao adulterio pois segundo a lei o adultero era condenado a morte. Mas por outras razoes a carta de divorcio era apresentada, tais motivos foram ficando tao "frouxos" e absurdos, por que a lei foi abusada pelos homens, divorcio ocorrendo por qualquer causa.
O Senhor Jesus no sermao do Monte onde Ele faz referencia a lei Mosaica, Deut 24:1-4 (Matthews versos 27-28) vai alem do ato fisico adulterio, para o olhar e entao adulterio no coracao, devido a lascivia/conscupiciencia..em Ingles a palavra e "lust", traduzindo esta palavra para o Portugues:http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=lux%FAria&id=1624.
O Senhor Jesus foi alem da proibicao do adulterio fisico para a lascivia no olhar que penetra o coracao e assim e adultero. Tambem em Matthews versos 31-32 a visao do Senhor e differente da de Deut 24 em relacao a instrucao de Moises, porem Ele nao extende ou aprofundao ensino em relacao ao divorcio, mas restringe ainda mais! Nas instrucoes de Moises ha permissao para divorcio(que nao inclui adulterio! mas outras clausulas). Entao o que Moises permitiu, Jesus Cristo proibiu. Gracas a Deus que O Senhor mesmo nos mostra na Palavra que a adultera, "pega no ato" nao foi apedrejada... Gloria a Deus pela Graca! Porem ha muitos clamando "graca" o que parece rebeliao, desobediencia, obstinacao etc a mesma antiga dureza de coracao propria ao homem/mulher - que vai de encontro a propria instrucao do Senhor Jesus. Oras aquilo que o Senhor expressamente proibe, como aquilo que e obsoleto, afinal O Senhor e acima de Moises e de qualquer outro..Ele eh a Autoridade maxima, acima de homem, acima da lei. Porem certamente Ele nao invalidara as Escrituras , Ele veio para fulfill a lei e nao destruir, para redimir e salvar. Mt 5:18-20 A lei por Ele interpretada eh firme, alianca eterna, a enfase e toda em Jesus Cristo, como diz a musica "It's ALL about Him", e nao nos.
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Em sua postagem, existem de fato duas coisas novas no debate:
1) No Antigo Testamento, se alguém era pego em adultério, era condenado à morte. Portanto, o outro cônjuge, o traído, ficava automaticamente livre para contrair outras núpcias, pois estava ligado ao casamento somente enquanto o outro vivesse ainda.
2) Jesus foi enfático ao dizer que o divórcio só foi concedido ao homem por causa da "dureza de vosso coração", ou seja, Deus nunca aprovou divórcios, mas sabia que devido à situação humilhante de adultério, o cônjuge traído não precisaria ficar sem escape da contaminação. Mas nunca entendi que este cônjuge, mesmo divorciado, poderia casar-se de novo.
Evidentemente, há controvérsias.
Dias atrás, conversando com um obreiro um pouco simples, perguntei se o pastor presidente da igreja dele tinha explicado sobre esse assunto. Ele me respondeu laconicamente: "Pelo que eu entendi, se você for o corno, pode se casar de novo sim." Eu não sabia se dava risada ou se ficava bravo com o irmão, e quando eu falei que isso era uma maneira no mínimo avançadinha demais, ele me disse: "Mas assim não fica claro para vc entender ?"
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por Pr. Francisco Belvedere Qua 04 Fev 2009, 11:08
Pessoal, estou posatndo isso aqui, depois de ler alguas coisas que me assstaram. Tem textos na internet e justamente batem com um comentario Biboico (tudo evangelico) que eu tenho, que afirma que quando Jesus disse, que a anão ser causa de imoralidade (aluma traduções dizem infidelidade) que vem do grego Porneia, o homem poderia se divorciar e contrair outra matrimonio, se refere apenas à quando o homem descobrisse que a mulher com quem se casara não era mais virgem. Fora isso não existe razão. O comenterio Bibliblico de F.Davidson que tenho, afirma que a meulher, segundo esse rincipio pertece ao primeiro homem que teve realçao sexual com ela, naõ podendo casar com ninguém a não ser com esse homem, sob a culpa de adulterio.
Eu não concoirdo, mas esse pessoal argumeta muito bem, inclusive citandoi que os textos de Mracos e Lucas, não mecionam excessão, e Paulo tb não da abertura para divorcio e recasamento.
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E a poligamia caro Devaney, onde entra? No período A.C. era permitido a Poligamia. Logo não tinha problema divorciar-se, pois outro casamento sem divórcio ou com, era permitido! Jesus quando citou a dureza do coração, ele quis apenas explicar o que já ocorria.
O que os irmãos acham da CFW, que permite novo casamento, em caso de abandono obstinado da esposa? Não seria um caso de infidelidade a aliança feita?
Zilton, ainda bem que não és da Dios es Amor!rs Se não teria que procurar sua primeira parceira sexual e se casar com ela, se não ficaria só o resto da vida! Fique em paz. Siga sua consciência. É através dela que o Espírito Santo trabalha.
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Seria interessante você trazer para cá o argumento, talvez não todo o escrito, mas os pontos principais, naquilo que você considerou bem fundamentado, ainda que não concorde.