Amém Valdomiro.
Valdomiro, eu não só acho como tenho certeza do que você disse.
Veja você mesmo oque você disse no poste n°254:
Valdomiro disse 254: Chega a ser uma trindade heterodoxa, pois os que “descobriram” a existência de uma trindade no decorrer de estudos que levaram 500 anos, concluíram que o Filho foi sempre Filho e que o Pai foi sempre Pai e que o Espírito, sempre Espírito.
No seu primeiro discurso (Mens 254), você disse que os caras "estudaram" 500 anos para chegarem a tais conclusões, agora no seu segundo discurso (Mens 261), você muda a estratégia para colocar a revelação em xeque; Como se a revelação fosse algo que não devamos dar credito.
Tudo isso, Porque eu comentei a diferença entre estudar letras ao ser ensinado pelo Espírito por meio da revelação?
Ainda que os católicos digam que o estudo deles seja por revelação, , contudo não devemos criminalizar a revelação por causa disso. Independente do que os católicos digam, devemos crer nos dons do Espírito Santo!
Nunca devemos tratar a revelação como sendo algo que não devamos dar credito!
Retenha o que for bom!
E outra coisa Valdomiro, não coloque letras em meus textos.
onde foi que eu disse que me fora revelado alguma coisa?
Observe bem, oque foi que eu disse: (exortei) veja:
Por um acaso, eu disse algo errado com essas palavras?
E no final da minhas palavras, eu disse:
Veja você mesmo que em momento algum eu lhe expus que algo me fora revelado!
É você quem está dizendo isso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------//-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASSUNTO 2:
Quer dizer então que a fé verdadeira, é aquela que faz uma pessoa ler a bíblia inteligivelmente?
Para resumir, a fé é um dom de Deus que não veio para os analfabetos?
Imagino você pregando isso em uma igreja lá no sertão, no meio do mato onde o grau de escolaridade é quase zero!
Valdomiro, entendo perfeitamente que o ensino do Espírito Santo têm que concordar com oque está nas escrituras!
Foi por isso que exortei antes a respeito dos estudos da bíblia, temos que tomar cuidado para não se apegar muito às letras, e uma coisa que vejo muito nos unitaristas é isso: "Mais no grego a palavra certa é tal, mais no hebraico disse assim, e em tal tradução disse daquele jeito, e a gramatica correta é esta, e por ai vai".
Por acaso isso não está sendo se apegar demasiadamente às letras?
Quem é espiritual se guia pelo Espírito, e não por letras, mais às letras testificam com o Espírito que em nós habita!
As letras são testemunhas, mais a verdade é o Espírito!
Você não vai conseguir entender Deus (que é Espírito), pelas letras.
Mais pelo Espírito entenderá não só as letras, mais até mesmo o invisível!
Novamente você leva um assunto que é totalmente Espiritual para o lado literal.
Lá no texto literal está escrito: "O Verbo era Deus." Concordo com vc!
Ou seja: Nas letras não está escrito que o Verbo era YHWH.
Concordo com você que "literalmente" no texto, não diz YHWH.
Mais saindo das letras, até porque não sirvo a Deus por letras, mais pelo Espírito, como é mesmo o nome de Deus pelo Espirito aonde as letras testificam?
Por um acaso o nome de Deus não é YHWH?
Veja Valdomiro a diferença entre aqueles que entendem pela letra e pelo Espírito!
Agora usa a gramática para fundamentar a sua fé?
Onde Deus literalmente é um predicativo, e YHWH é um nome próprio de um predicativo?
Simples: Se o Verbo era Deus, e Deus é um predicativo, logo o Verbo será predicativo igualmente a Deus. Ou você está a imaginar que o Verbo era nome próprio de Deus? Acredito que não!
E se YHWH é o nome próprio do predicativo Deus, logo YHWH também era nome próprio do predicativo Verbo.
Pois o Verbo era Deus!
Não me alembro muito bem dessa aula no ensino médio, mais de uma coisa eu sei, minha fé não está alicerçada nisso!
Para mim YHWH é o nome de Deus, e o Verbo era Deus; Logo no meu simples entender da fé comum, entendo que o Verbo era Deus YHWH.
Reconheço sim Valdomiro, que não existe outro Deus além de YHWH.
Mais você, pelo jeito, não reconhece que o Verbo era esse único Deus o qual é YHWH!
Porque será hein?
E sobre explicar-lhe dos que Deus chamou de deuses tenho este testemunho de João Batista:
Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
João 3:34
Na minha Bíblia está escrito assim:
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:7
UM oque?
Com certeza existe essas estórias que você disse.
E digo mais ainda:
Que também existem outras estórias que dizem por ai; que não precisa ter revelação do Espírito Santo, pois na Bíblia já esta tudo revelado a qual já é suficiente!
Mais vou contar agora uma história verídica: Que Deus continua o mesmo ontem, hoje e eternamente! Quem muda é os homem!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------//-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASSUNTO 3:
Então rasga joão 1.1,14,18 / Hebreus 1.2,3,4 / Filipenses 2.6,7,8 / e etc...
Sendo Deus quem é, nada lhe é impossível; Ou existe algo que lhe seja impossível?
Cada um tem o direito de acreditar no que quiser.
Eu acredito que Deus chama pelo nome aquilo que não existe, e até aquilo que já exista o faz como se não existi-se!
Não devemos nunca duvidar do seu poder...O que é impossível e inacreditável para o homem, Deus faz e acontece!
Vamos lá, Vamos recapitular e colocar os pingos nos í's:
Paulo disse: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; (Filipenses 2:5-7)
Cristo não se sentia ser forma de Deus, Ele "era" forma de Deus (sendo Verbo), não teve o sentimento da usurpação, mais teve o "sentimento" da humilhação, e esvaziou-se (não de um sentimento) a si mesmo da forma que era (era Deus), para fazer-se (tomar outra forma) semelhante aos homens (sendo Jesus).
Tá bem explicadinho?
Foi por isso que eu disse: "se "fazer" carne, é deixar de ser oque era antes, para fazer-se como um de nós"
Para você tudo isso foi apenas sentimentos? E não algo que se concretizou?
ASSUNTO 4:
Como disse Paulo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
Estamos falando das coisas do Espírito.
O homem natural é homem carnal, e nele há um espirito, conforme Jó disse: "Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido. "
Mais quem dá entendimento ao espírito do homem é a inspiração do Todo Poderoso; e Jesus disse assim a Nicodemos (homem natural):
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."
O que é nascido da carne é carne, e tem um espirito;
Mais quem é nascido do Espírito é espirito e não mais carnal;
E todos que são espirituais entendem que temos duas naturezas, a terrena e a divina!
Só os espirituais entendem estas coisas!
Foi por isso que eu usei o ensino de Paulo aos profetas: "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão"
Veja que o espirito do profeta está sujeito ao profeta.
Sendo o profeta apenas um; como pode ele mesmo se sujeitar a si mesmo?
Sabe como Valdomiro?
Sujeitando o espirito do homem, ao homem espiritual nascido do Espírito!
Continuação na próxima postagem
Se você acha que eu disse algo diferente disso está sem entender o que tenho dito.
Mas, o grande problema é que aquele pessoal que estudou 500 anos para dizer que O Pai foi sempre Pai, o Filho sempre Filho e o Espírito Sempre Espirito, também dizem que foram revelados pelo "ESPÍRITO" sobre isso, e ai? Quem está com a revelação? Eles que dizem que o Filho foi sempre Filho ou você que diz que o Filho só se tornou Filho quando nasceu fisicamente? Vocês, eles e você, dizem que foram "revelados" pelo espírito, mas a verdade pode estar em coisas que divergem?
Valdomiro, eu não só acho como tenho certeza do que você disse.
Veja você mesmo oque você disse no poste n°254:
Valdomiro disse 254: Chega a ser uma trindade heterodoxa, pois os que “descobriram” a existência de uma trindade no decorrer de estudos que levaram 500 anos, concluíram que o Filho foi sempre Filho e que o Pai foi sempre Pai e que o Espírito, sempre Espírito.
No seu primeiro discurso (Mens 254), você disse que os caras "estudaram" 500 anos para chegarem a tais conclusões, agora no seu segundo discurso (Mens 261), você muda a estratégia para colocar a revelação em xeque; Como se a revelação fosse algo que não devamos dar credito.
Tudo isso, Porque eu comentei a diferença entre estudar letras ao ser ensinado pelo Espírito por meio da revelação?
Ainda que os católicos digam que o estudo deles seja por revelação, , contudo não devemos criminalizar a revelação por causa disso. Independente do que os católicos digam, devemos crer nos dons do Espírito Santo!
Nunca devemos tratar a revelação como sendo algo que não devamos dar credito!
Retenha o que for bom!
E outra coisa Valdomiro, não coloque letras em meus textos.
onde foi que eu disse que me fora revelado alguma coisa?
Observe bem, oque foi que eu disse: (exortei) veja:
Gerson Witezak escreveu:"De nada adianta o homem estudar tanto ao ponto de se apegar às letras, pois o verdadeiro conhecimento de Deus não está nas letras, mais sim no Espírito de Deus que penetra até as profundezas de Deus!"
Por um acaso, eu disse algo errado com essas palavras?
E no final da minhas palavras, eu disse:
Gerson Witezak escreveu:"E vou explicar como vejo as coisas no decorrer das respostas abaixo."
Veja você mesmo que em momento algum eu lhe expus que algo me fora revelado!
É você quem está dizendo isso.
ASSUNTO 2:
Se o “Espírito de Deus” te ensinar diferente do que é perfeitamente inteligível na Bíblia sagrada este não pode ser o Espírito de Deus. Então, o que posso te dizer é que fé piedosa sem fundamentação sólido nas escrituras não é a verdadeira fé.
Quer dizer então que a fé verdadeira, é aquela que faz uma pessoa ler a bíblia inteligivelmente?
Para resumir, a fé é um dom de Deus que não veio para os analfabetos?
Imagino você pregando isso em uma igreja lá no sertão, no meio do mato onde o grau de escolaridade é quase zero!
Valdomiro, entendo perfeitamente que o ensino do Espírito Santo têm que concordar com oque está nas escrituras!
Foi por isso que exortei antes a respeito dos estudos da bíblia, temos que tomar cuidado para não se apegar muito às letras, e uma coisa que vejo muito nos unitaristas é isso: "Mais no grego a palavra certa é tal, mais no hebraico disse assim, e em tal tradução disse daquele jeito, e a gramatica correta é esta, e por ai vai".
Por acaso isso não está sendo se apegar demasiadamente às letras?
Quem é espiritual se guia pelo Espírito, e não por letras, mais às letras testificam com o Espírito que em nós habita!
As letras são testemunhas, mais a verdade é o Espírito!
Você não vai conseguir entender Deus (que é Espírito), pelas letras.
Mais pelo Espírito entenderá não só as letras, mais até mesmo o invisível!
Eles não acrescentaram, em momento algum, a palavra YHWH como você fez.
Novamente você leva um assunto que é totalmente Espiritual para o lado literal.
Lá no texto literal está escrito: "O Verbo era Deus." Concordo com vc!
Ou seja: Nas letras não está escrito que o Verbo era YHWH.
Concordo com você que "literalmente" no texto, não diz YHWH.
Mais saindo das letras, até porque não sirvo a Deus por letras, mais pelo Espírito, como é mesmo o nome de Deus pelo Espirito aonde as letras testificam?
Por um acaso o nome de Deus não é YHWH?
Veja Valdomiro a diferença entre aqueles que entendem pela letra e pelo Espírito!
Na versão que eu uso diz que o “Verbo era Deus”. Mas, ao que parece, justamente por ignorar a gramática, você ignora também que esse termo “Deus” na frase “era Deus” não se refere ao ENTE Deus. É um predicativo não um nome próprio.
Agora usa a gramática para fundamentar a sua fé?
Onde Deus literalmente é um predicativo, e YHWH é um nome próprio de um predicativo?
Simples: Se o Verbo era Deus, e Deus é um predicativo, logo o Verbo será predicativo igualmente a Deus. Ou você está a imaginar que o Verbo era nome próprio de Deus? Acredito que não!
E se YHWH é o nome próprio do predicativo Deus, logo YHWH também era nome próprio do predicativo Verbo.
Pois o Verbo era Deus!
Não me alembro muito bem dessa aula no ensino médio, mais de uma coisa eu sei, minha fé não está alicerçada nisso!
Para mim YHWH é o nome de Deus, e o Verbo era Deus; Logo no meu simples entender da fé comum, entendo que o Verbo era Deus YHWH.
Que bom que você reconhece isso. Então, a questão está liquidada, já que Jesus diz que esse Deus, que é de uma classe especial e exclusiva é o Pai (Jo. 17.3).
Mas, de qualquer forma você precisaria me explicar, porque Moisés, Anjos, Reis, Juízes foram chamados de “Deus” por Deus Yahweh? Não só existe um? Porque esse UM chama alguns de seus servos de “Deus”? Você saberia explicar?
Reconheço sim Valdomiro, que não existe outro Deus além de YHWH.
Mais você, pelo jeito, não reconhece que o Verbo era esse único Deus o qual é YHWH!
Porque será hein?
E sobre explicar-lhe dos que Deus chamou de deuses tenho este testemunho de João Batista:
Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
João 3:34
O Espírito Santo de Deus não pode revelar nada que contradiga o que está Escrito. Por exemplo, alguém diz que Deus é três. Isso está escrito? Não. Mas, alguém diz que foi revelado? E dizem que se aceita isso por revelação. Eis o problema, pois a Bíblia diz: “Deus é UM” (Gl. 3.20).
Na minha Bíblia está escrito assim:
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:7
UM oque?
Aliás, essa estória de que a Bíblia só não é suficiente me soa com um pedido de licença para achar o que quiser e atribuir isso a alguma revelação do Espírito.
Com certeza existe essas estórias que você disse.
E digo mais ainda:
Que também existem outras estórias que dizem por ai; que não precisa ter revelação do Espírito Santo, pois na Bíblia já esta tudo revelado a qual já é suficiente!
Mais vou contar agora uma história verídica: Que Deus continua o mesmo ontem, hoje e eternamente! Quem muda é os homem!
ASSUNTO 3:
Não, não. Isso é você quem sugere. Nós não acreditamos que o que é imortal possa se tornar mortal,
Então rasga joão 1.1,14,18 / Hebreus 1.2,3,4 / Filipenses 2.6,7,8 / e etc...
pois ai a palavra imortalidade se referindo a Deus se tornaria uma palavra sem força e relativa.
Sendo Deus quem é, nada lhe é impossível; Ou existe algo que lhe seja impossível?
Não acreditamos que o onisciente possa se tornar ignorante a ponto de não saber o dia da própria volta, porque ai onisciência não faria parte da natureza de Deus, mas seria uma qualidade acidental, assim como a imortalidade seria uma qualidade acidental que Deus poderia ter ou não poderia ter e por ai vai.
Cada um tem o direito de acreditar no que quiser.
Eu acredito que Deus chama pelo nome aquilo que não existe, e até aquilo que já exista o faz como se não existi-se!
Não devemos nunca duvidar do seu poder...O que é impossível e inacreditável para o homem, Deus faz e acontece!
Vadomiro escreveu:Foi mesmo? Então, vamos recapitular!!!Gerson escreveu:Eu não disse que Ele extinguiu-se
Você disse na postagem 196:A não ser que você esteja confundindo o “humilhar-se” que é um estado de sentimento com materialidade da carne, alguma coisa está errada, não está?Gerson escreveu:se "fazer" carne, é deixar de ser oque era antes, para fazer-se como um de nós
Ora, meu amigo todos sabemos que Jesus ao se tornar carne se humilhou, mas foi VOCÊ quem disse que ele deixou de ser o que era para ser como um de nós. Você é eterno? Acho que não. Então, se ele era eterno e se fez como um de nós, é lógico que tornou-se passível de extinção. A não ser que você queira reconsiderar o que disse!
Vamos lá, Vamos recapitular e colocar os pingos nos í's:
Paulo disse: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; (Filipenses 2:5-7)
Cristo não se sentia ser forma de Deus, Ele "era" forma de Deus (sendo Verbo), não teve o sentimento da usurpação, mais teve o "sentimento" da humilhação, e esvaziou-se (não de um sentimento) a si mesmo da forma que era (era Deus), para fazer-se (tomar outra forma) semelhante aos homens (sendo Jesus).
Tá bem explicadinho?
Foi por isso que eu disse: "se "fazer" carne, é deixar de ser oque era antes, para fazer-se como um de nós"
Para você tudo isso foi apenas sentimentos? E não algo que se concretizou?
ASSUNTO 4:
Eu tenho plena convicção que sim. E se você acredita nisso, está deve descartar a chamada “Terceira Pessoa”, ou você acredita que o espírito de Gerson é um outro Gerson dentro de Gerson? E ai um indivíduo seria formado por dois seres: O próprio indivíduo e o seu espírito? Todo mundo com dupla personalidade? É isso?
Como disse Paulo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
Estamos falando das coisas do Espírito.
O homem natural é homem carnal, e nele há um espirito, conforme Jó disse: "Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido. "
Mais quem dá entendimento ao espírito do homem é a inspiração do Todo Poderoso; e Jesus disse assim a Nicodemos (homem natural):
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."
O que é nascido da carne é carne, e tem um espirito;
Mais quem é nascido do Espírito é espirito e não mais carnal;
E todos que são espirituais entendem que temos duas naturezas, a terrena e a divina!
Só os espirituais entendem estas coisas!
Foi por isso que eu usei o ensino de Paulo aos profetas: "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão"
Veja que o espirito do profeta está sujeito ao profeta.
Sendo o profeta apenas um; como pode ele mesmo se sujeitar a si mesmo?
Sabe como Valdomiro?
Sujeitando o espirito do homem, ao homem espiritual nascido do Espírito!
Continuação na próxima postagem