F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 7496
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Ter 21 Jun 2016, 22:15

    .
    Resposta à Mensagem Nº635

    Olá Gilcimar.

    Gilcimar escreveu:
    Agora querer deslocar a tua própria questão para discutir estado intermediário num contexto
    geral e não em particular dentro da trindade já é descaracterizar demais o tópico...

    E você afinal está a responder a quem ?,, será ao Norberto visto que não cita nomes ?

    Gilcimar escreveu:Eu sugiro que o fórum crie regras para corrigir quem insiste a qualquer custo debater assim...

    Sabe uma coisa Gilcimar,, se existe uma regra que precise ser criada, ela chama-se 
    NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO NOS DEBATES
    ,, porque você insiste a todo o custo

    debater com essa postura,, acusa os outros de falaram e depois não consegue provar.

    Gilcimar escreveu:A tua pergunta sobre Jesus ter morrido totalmente eu já respondi depois das respostas do Valdomiro...

    Só pode mesmo ser resposta ao Norberto,, ele tocou nesse assunto.

    Gilcimar escreveu:Será que você pode nos respeitar?

    Eventualmente quando você conseguir aprender a respeitar terá condições de pedir respeito,
    até lá não o poderá esperar,, pois pede aquilo que não consegue fazer.

    Gilcimar escreveu:Abra um tópico sobre o estado intermediário e vamos continuar isso lá..

    Para quê Gilcimar ?,, você depois não vai lá responder,, inventa desculpas só para não debater....

    Até aqui mesmo neste tópico,, se algo lhe for questionado (como já tem acontecido),, você
    inventa uma daquelas suas desculpas e foge da conversa, porque não é conveniente
    tentar responder quando sabe que não tem argumentos.


    Gilcimar escreveu:Aqui é trindade e unicismo e Unitarismo..

    Tomara que fosse realmente,, e que você não fugisse das conversas.

    Quem sabe um dia você reveja o tópico e vá perceber quantas vezes deixou de entrar
    no assunto por não ter como responder.


    Entretanto faz falta a regra que proíbe acusar os outros sem provas......


    .

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 22 Jun 2016, 09:09

    Caro Tazuch, Paz!


    Em qual parte do tema do tópico entra essa questão da alma ter que estar morta ?[/size]
    Se Jesus  (o ser, seja ele o que for) não morreu, mas apenas o corpo, então pode-se afirmar que ele como Deus não morreu. Aliás é isso que os trinitarianos dizem.

    Olha, continuo vendo falhas de percepção em tua argumentação.  Mas, esse tópico não é o espaço para eu te mostrar.


    Ou seja, alguém fazendo afirmações em um tópico, sejam elas dentro ou fora do assunto,
    é no direito dos restantes defender ou refutar essas afirmações, você ou outro membro
    se não defender a afirmação a mesma perde validade e não serve mais para argumentar.
    Perceba, bom amigo, que eu não te proibi de nada, nem disse que você não pode falar o que quiser dentro da questão. Mas, algo só perde a validade quando é eficazmente refutada, não quando aquele que acredita estar refutando pensa que o fez.


    Por isso Valdomiro, essa sua argumentação "contra" o Gilcimar não tem sustentação,,
    no geral aquilo que tenta dizer ao Gilcimar sim,, mas nunca esse ponto de querer provar
    que a alma morreu,,, porque não o conseguirá fazer.
    .
    "Contra"? Eu não confrontei o Gilcimar, pelo contrário, seguindo a questão da necessidade da mortalidade da alma, que é como muitos acreditam e também os irmãos adventistas, Jesus não poderia ter morrido e continuado vivo em outro plano, ou em outro aspecto. . Isso mostra, dentro dessa linha teológica, que ele não pode ser Deus de jeito nenhum.

    Você não percebeu que o argumento é a favor do unitarismo, endossado pela perspectiva da mortalidade da alma. Ou seja, unitarismo e mortalidade da alma se alinham nessa questão e isso não foi refutar Gilcimar, mas mostrar que a mortalidade da alma confirma o unitarismo e é um postulado de fé adventista, abraçado por pessoas de outras religiões e por vários e vários unitaristas.

    É uma pena que você, não sei porquê, não percebeu nada disso e até achou que eu estava "contra" (?) o Gilcimar nessa questão, quando, na verdade, ele se põe a favor ao defender a mortalidade da alma! Essa questão é positiva, não negativa.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 22 Jun 2016, 09:36

    Resposta a mensagem 643:::::

    Gilcimar

    Tudo o que Jesus fez aqui na terra como homem está estabelecido como tal:
    O evangelho do Senhor é eterno; e suas palavras jamais passarão!
    Então, isso é para sempre; não precisa do Senhor estar em forma humana para tal; como na verdade não está!
    Sabe onde Ele está???
    Ele mesmo responde:
    Todo poder me é dado no céu e na terra!
    Vemos que, embora o Senhor esteja a direita do Pai; mas... TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA LHE SÃO DADOS !!!!

    Embora não se perceba; o Adão que era apenas uma alma vivente e pecadora e mortal - que morreu e já nada nos poderia fazer - porque os mortos não louvam a Deus, nem na morte haja ciência ou conhecimento algum - mas, o que Adão fez, continua em nós todos operando de forma brutal!
    Embora ele seja um mortal e finito ser; e agora, nem ser é, porquanto morto está!
    Isso é só para mostrar que a sua obra aqui na terra feita, nos desgraçou o tempo todo no qual  vivemos! até também nos consumir a mesma morte!

    Agora imagina só o feito de Cristo; o feito da VERDADE aqui na terra como homem???
    Por isso, São Paulo explica que há um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus homem!
    Porquanto foi seu ato; seus atos: sua vida inteira e morte e justiça (de homem) e ressurreição é que nos salvou, e também com Deus nos reconciliou!
    Amém!

    Mas o Senhor é o eu sou!
    compreende ???!!!!!
    espero que sim !!!!

    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 22 Jun 2016, 11:26

    Tzaruch...

    Valdomiro me refutou em nada pois eu nem sei se tenho algo para ser refutado no assunto deste tópico ma se ele refutou alguma coisa ele não agiu contra mim mas ao meu favor pois se eu creio em algo errado a refutação é uma benção pois me fará repensar e até enxergar um possível erro...

    Mas lamento que tua preocupação seja de querer refutar alguma coisa e não de esclarecer ou agir como o Valdomiro agiu comigo...

    De qualquer forma vale até deslocar todo um tema de um tópico para um outro e acho isso pura vaidade como se eu estivesse preocupado em ser refutado e tive problemas em admitir que o outro está certo ou tem argumentos melhores que o meu...

    Mas com toda sinceridade , honestidade, inocência, justiça, eu continuo discordando de você....

    Cristo morreu completamente e Valdomiro tem toda razão em dizer que a MORTALIDADE completa do SER conta mais a favor do Unitarismo do que do trinitarismo....

    E se a Trindade é uma verdade ela deixou de ser trindade por algum momento e não vejo problema nenhum nisso.....

    Para muitos Unitarianos a imortalidade incondicional da alma é o CARNEGÃO do tumor TRINDADE....


    Eu não vejo como negar isso agora...

    Será que um pouco de sinceridade de minha parte e coragem de admitir as cosas é negativo para mim...

    Acho que não logo não vejo justo o comportamento de alguns quanto a minha coragem e sinceridade de admitir o que no momento não posso negar...

    Abraços!!!!




    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Dom 26 Jun 2016, 14:55

    Eu resolvi ler as quase 4000 postagens desse tópico que já está dividido atualmente em 4 blocos de quase 1000 postagens...

    Parece que as respostas e explicações trinitarianas são quase todas ilógicas...

    As explicações unitaristas parecem ser mais lógicas....

    Então me veio uma pergunta para os unitarianos:

    Todas as respostas que os unitarianos dão para explicar o unitarismo são respostas sempre lógicas?


    Abraços!!!



    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 27 Jun 2016, 10:59

    Eu ainda aguardo resposta dos unitarianos pois vai me orientar na minha leitura dos seus argumentos e perguntas nas quase 4000 postagens desse tópico...

    Abraços!!!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 27 Jun 2016, 15:56

    Gilcimar Paz!

    Gilcimar escreveu:Todas as respostas que os unitarianos dão para explicar o unitarismo são respostas sempre lógicas?
    Não, caro amigo! Mas, o serão o tanto quanto possível.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 27 Jun 2016, 16:06

    Obrigado Valdomiro pela resposta sensata e cautelosa!

    "O serão o tanto quanto possível"

    Assim sigo minha leitura!

    Abraços!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 28 Jun 2016, 14:10


    A expressão "Filho de Deus" aplicada a Jesus incomodavam os fariseus por causa de sua ligação com a condição de Cristo ou por outra coisa?

    Fiquei com esta questão na mente e resolvi compartilhar para receber ,quem sabe, esclarecimentos!

    avatar
    Maicon Douglas
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6
    Idade : 34
    Cidade/Estado : Salvador
    Religião : Estudante da Bíblia
    Igreja : Sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 20
    Data de inscrição : 28/06/2016

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Maicon Douglas Qua 29 Jun 2016, 20:03

    Olá a todos.

    Boa noite. Espero contribuir para o conhecimento bíblico de todos.

    Gosto de ler a Palavra de Deus e enxergar a base das doutrinas que as religiões acreditam e pregam com o que a Bíblia diz, mesmo diante de pequenas nuances e significados nos seus variados dogmas, controversos ou não.

    Acredito que o Deus verdadeiro só pode ser achado na Bíblia.

    Porém, vejo as religiões acreditar que “O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e juntos, sem excluir, eles são um Deus. A Trindade é eterna, sem começo e sem fim, e igual.” Victor Paul Wirewille: "Jesus Christ Is Not God", American Christian Press,
    The Way International, New Knoxville 45871 (1975 and 1981), p. 4.


    O Credo Atanasiano declara:
    “Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade... O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus. Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores.”


    A Igreja Adventista do Sétimo Dia, no site Oficial, apesar de nem sempre terem esse conceito, diz "Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação."


    CGADB - Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil , a máxima entidade representativa das Assembleias de Deus, acredita, " [...]em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo."

    Assembleia de Deus Ministério Madureira, dissidente da CGADB, desde 1989, afirma a crença "Num só Deus eterno subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo."

    A Igreja Presbiteriana do Brasil, oficialmente, afirma "um Deus Trino que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas distintas, mas um só Deus igualmente divino em eternidade e majestade, sem subordinação."

    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, entende :"Na Trindade há três pessoas distintas: Deus, o Pai Eterno; Seu Filho, Jesus Cristo; e o Espírito Santo. Nós cremos em cada um Deles.Estas três pessoas são um em perfeita unidade, harmonia de propósito e doutrina" ( eles acreditam que todos os três são Deuses, separados em corpos, mas unidos na mentalidade e propósito.)

    A Congregação Cristã no Brasil, no seu Hinos de Louvores e Súplicas a Deus - Livro nº 5, Pontos de Doutrina e da Fé nº 2, informa: "Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade estão o Pai, o Filho e o Espírito Santo."

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Arvore-Lapis--->>>Em contrapartida existe religiões cristãs que não são trinitárias, contrariando a maioria. Diante disto, eis algumas delas:

    Os Membros da Igreja de Deus Internacional "creem que O Pai: Deus Todo-Poderoso é Salvador sobre todos, maior que o Filho e o Espírito Santo. O Filho: é Deus, mas não é Todo-Poderoso como o Deus Pai, Ele é igual ao Pai como Deus, pois foi gerado pelo Pai mas não é maior do que Ele porque foi enviado por Deus Pai. O Espírito Santo: é parte do Pai e do Filho e também é chamado de Deus, mas não como uma pessoa."

    A Igreja unitarista, afirma crer "em um Deus, o criador da vida, nosso Pai providencial; em Jesus, o melhor entre os filhos de Deus, nosso verdadeiro Mestre; e no Espírito Santo como sendo a presença ou o poder de Deus, que ilumina o intelecto, limpa o coração, fortalece a vontade, acalma, encoraja e traz alegria." ( para a maioria deles, o Espírito Santo não é uma pessoa, Jesus não é Deus igual ao pai; e, por fim, Deus, o Criador, não é totalmente definido, mas o reconhecem como sendo único e não trino).

    A Igreja Voz da Verdade acredita na existência de "UM SÓ DEUS,e não TRÊS DEUSES. Um só Deus ,se manifestando de várias formas: como PAI,criador do mundo,como FILHO,veio resgatar o homem do pecado e como ESPÍRITO SANTO está atuando hoje em nossas vidas." ( OBS: Colocam assim o Pai e o Filho como personificações, e não como personalidades distintas, de acordo com o conceito atual da trindade.)

    As Testemunhas de Jeová, no seu site oficial, diz: "Nós adoramos o único Deus verdadeiro, Jeová, o Criador todo-poderoso. [...]Cristo não é o Deus Todo-Poderoso[.] Nós o consideramos como nosso Salvador e o Filho de Deus. O espírito santo é o poder de Deus em ação, é sua força ativa."

    Existem outras que endossam uma posição anti-trinitária como: Cristadelfianismo , Igreja de Deus do sétimo dia, Igreja congregacional unitarista, entre outras.

    Diante disto, se faz necessário pesquisar e ir além de bases filosóficas ou teológicas. Visto que o Filho de Deus, Jesus Cristo, escolheu pessoas simples como apóstolos, em que, muitas delas eram pescadores, ( ser pescador era considerado uma profissão humilde na época de Cristo) compreende-se que para entender a Palavra de Deus, não é necessário recorrer a filósofos e teólogos como chave central de entendimento bíblico. A Própria Bíblia declara:

    Mateus 11:25 "Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos." João Ferreira ARA.

    De fato, alguns desses humildes, que não tinham nenhuma instrução acadêmica ou avançada eram Pedro e João. A Bíblia Diz:

    Atos 4:13 "Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." Nova Versão Internacional

    Destarte, "Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus[...]"João Ferreira ARA.
    Percebemos, portanto, que, para podermos conhecer a Deus e a Cristo é necessário humildade. Mas a humildade, muitas vezes, consiste em fazer mudanças quando percebemos que temos de alinhar os nossos pensamentos com os de Deus, o Pai.

    Só assim,  "[...]o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação[...]" 2 Coríntios 1:3 João Ferreira ACRF, poderá revelar-nos preciosos conhecimentos a respeito do Teu propósito.

    Devido a minhas pesquisas pessoais, percebo que muitas religiões, infelizmente, distorcem o que a Bíblia diz. Mas, á vista de tantas crenças e seus mais variados significados fica difícil dizer qual a que mais se adeque ao Primitivo Cristianismo.


    Diante do exposto, fico confuso quanto ao dogma da trindade. Visto que eu pesquiso as religiões, seus dogmas e seu fundo histórico, vejo muitas contradições em diversas religiões. Sou curioso e gostaria de saber, realmente, e, de maneira sincera, qual texto fala da trindade, relacionado com o seu atual significado teológico.
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Qua 29 Jun 2016, 22:54


    Este tema é sempre bom, e eu estou estudando ele já há uns três anos e de lá pra cá mudei muito minha forma de pensar e o fórum mim ajudou bastante com sua multi-ideias que nos leva a todos os extremos do mesmo tema.
    Os textos a baixo mostra profecias que se concretizaram em Cristo e que muitos não levam em conta, mas que só olhando para elas poderemos compreender estes tema

    Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis. Dt12:5
    E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
    E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo
    Levítico 26:11,12
    Também te faço saber que o Senhor te edificará uma casa.
    E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.
    Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.
    Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti.
    Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre.
    1 Crônicas 17:10-14
    E agora, Senhor Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra, que disseste ao teu servo Davi.
    Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?
    Atende, pois, à oração do teu servo, e à sua súplica, ó Senhor meu Deus; para ouvires o clamor, e a oração, que o teu servo faz perante ti.
    Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a oração que o teu servo orar neste lugar.
    2 Crônicas 6:17-20
    Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaria vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
    Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor
    Isaías 66:1,2
    a glória do Senhor entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa. E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um homem se pôs em pé junto de mim. E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre Ezequiel 43:4-7
    Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
    Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
    Mas ele falava do templo do seu corpo.
    João 2:19-21
    Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
    De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra Ef 1:9-10
    Foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
    E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. Col 1:19-20
    Todos os textos acima citados nos leva a um entendimento maior, os texto do velho testamento dizem que Deus escolheria um lugar, UMA CASA, para sua habitação, vem Salomão e construiu uma casa para Deus, mas ele mesmo sabia que aquela casa não seria de fato a casa de Deus, pois ele diz: na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? E ele de fato tinha razão, pois o próprio Deus diz que não habita em casa feita por homens, mas Deus por Ezequiel diz que tinha uma casa do qual ela seria sua habitação perpetua, mas é claro que não era feita de tijolos, então Deus gera uma Criança em Maria, esta Criança cresceu e se fez servo de Deus em tudo, filho obediente, e o escritor aos hebreus diz:
    Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hb 12:2
    Aqui diz que Cristo fez o que fez pelo gozo, a alegria que esta prometida a ele de se a sentar ao lado direito de Deus, o caso é que Jesus é a casa de Deus eternamente e nós também somos se conservamos nossa fé Nele Hb 3:6
    Este é o grande mistério, Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo.
    Deus nos fez congrega em Cristo e é em Cristo que temos o encontro com Deus, pois Deus está em Cristo, Jesus é onde Deus estabeleceu seu trono, e nele temos uma unidade com o Pai.
    Minha conclusão é que trindade, unicidade e unitarismo estão incorretos, pode ter um ou dois termos certos, mas pela bíblia tem muitos mais conceitos que foram abolidos pelos Criadores destas doutrinas, e outros que foge totalmente da verdade, e do que foi escrito pelos apóstolos.
    Muitos textos nos confundem, pois eles nos leva a diversos extremos, de homem à Deus, e de Deus à homem, fora as outras ideias de que ele seja um anjo, mas se analisamos todos os textos de Paulo por exemplo, e não levamos em consideração as sua fontes e criamos ideia sobre outras ideias sem saber de fato o que Paulo, Pedro e qualquer outro realmente pensava, poderemos se afasta cada vez mais da verdade do que eles pensavam, por isto o melhor caminho é olhar para Jesus e enxerga a própria escritura aparte dele, não é olha Jesus segundo as escrituras, mas olhar para o que se manifestou nele como verdade, pois ele é a interpretação das escrituras, ele é a verdade das sobras que tinham nas escrituras, nos arquétipos alegóricos da lei e dos profetas.
    Jesus foi ungido pelo Espirito santo, também foi gerado pelo espirito santo e foi ressuscitado pelo Espirito santo.
    aqui os unicistas tem toda razão, o Espirito Santo é o pai eterno.
    Jesus foi feito Senhor e Cristo, se foi feito, por que não era.
    Neste ponto os unitaristas estão correto.
    Na trindade não vejo nada que possa dizer que esta correto, mas só o termo da exposição, Pai Filho e Espírito Santo, que poderia ser mas enfático se fosse assim:
    Pai Filho e a Igreja, pois o que diz Paulo: Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, também diz: tudo é vosso e vos de Cristo e Cristo de Deus, se o Espirito Santo fosse um ser aparte, Paulo poderia ter dito, tudo é vosso e vos do Espirito Santo e o Espirito Santo do pai e do Filho, joão poderia também ter dito: nossa comunhão é com o Pai o filho e o Espirito Santo, mas o que ele diz: nossa comunhão é com o pai e com seu Filho Jesus Cristo

    Outro ponto, Cristo significa ungido, e ele foi ungido não com olho, mas com o Espirito Santo, significando dizer que o Cristo é o Próprio Espirito, Cristo é a unção no Homem Jesus, Jesus disse: eu não faço nada de mim mesmo o pai (Espirito Santo) que esta em Mim é quem faz as obras, muitos textos corrobora esta minha exposição, quando olhamos para todos os textos aqui citados e muitos outros e sintetizamos todos eles, podemos veR tudo o que foi aqui dito
    avatar
    Maicon Douglas
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6
    Idade : 34
    Cidade/Estado : Salvador
    Religião : Estudante da Bíblia
    Igreja : Sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 20
    Data de inscrição : 28/06/2016

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Maicon Douglas Qui 30 Jun 2016, 11:41

    Elielson Ribeiro, obrigado pela sua posição.

    Só gostaria de entender o seguinte:

    Você acredita que exista 1 Deus em 3 pessoas, unificados em espírito com um único corpo espiritual, sendo todos poderosos e insubordinados, mas com o mesmo propósito?

    Ou, você acredita que Deus, o Pai, é o único que é todo poderoso; e o Filho, Jesus Cristo, é subordinado ao Pai, tanto em poder como em obediência e submissão, separados em corpos espirituais distintos, mas unificados no sentido de que Jesus é o único que mais assemelha-se ao Pai, dentre os outros filhos angélicos, nas qualidades, mentalidade e propósitos determinados pelo Pai?

    E quanto ao espírito santo, ele seria uma pessoa com corpo espiritual distinto; ou uma força espiritual, a energia abundante vinda de Deus, o Pai, sendo este espírito santo sem personalidade, mas com personificação, e, podendo ser distribuído para outras criaturas espirituais e terrenas, inclusive derramada em Jesus na sua unção, e passada para outros discípulos?
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Qui 30 Jun 2016, 22:41

    a paz do Senhor irmão maicon.

    irmão eu entendo assim, Deus o Pai é o Espirito, e o Espirito Santo não é um ser aparte do Pai, é a mesma pessoa, Jesus foi feito Filho de Deus em poder, pelo que eu vejo nos evangelhos e no velho testamento é que Jesus foi um servo fiel, mesmo sendo a imagem de Deus não se utilizou disto para usurpa o trono de Deus, pelo contrario se fez servo obediente, isto é incontestável, outro coisa, segundo Paulo o único herdeiro de Deus é Jesus (Gal 3:16), isto fica logico, que se Jesus fosse o próprio Deus ele  não poderia herda sua própria herança, pois já seria sua, mas há algo mais profundo,  as profecias nos indica Cristo com o tabernáculo de Deus com os homens (Ap 21:3; Sal 78:69; Ez 37:24-28; Lev 26:10-12; Is 8: 13-14) nós só passamos a ser casa de Deus se entivemos ligados a Cristo(Hb 3:6; Col 2:9-10) mas ele é o próprio santuário de Deus, e quando você mim pergunta se existe uma unidade de pensamentos entre Cristo e Deus, eu digo, existe Mais que isto, Deus casou com Cristo, isto é, tornaram-se um, (Espirito e corpo), ou seja, quem quiser ver a Deus deve olhar para Jesus, pois Deus está em Jesus, corporalmente, em nós Deus não está corporalmente, mas pela Fé, mas nós seremos possuídos por Deus e nos tornaremos a imagem de Cristo ( Ef1:13-14; 1Jo 3:2)

    Não existem três Deuses nem três pessoas distintas, primeiro porque Deus não dá para ser quantificado, segundo porque ele não é uma criatura com corpos físicos como imaginamos, quando olhamos para o velho testamento vemos todas as figuras que representa Deus, como aquele que está assentado sobre o globo da terra, mas também vemo-lo como aquele que os céus dos céus não o pode conter, Paulo diz: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
    E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
    Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
    Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
    Atos 17:24-28


    Logo Deus é incompreensível, inexplicável (Rm 11:33-36) se nós não compreendemos direito a física e todos os seus ramos e toda as ciência que podem ser quantificadas e explicavel, quanto mais Deus, que é pai de tudo isto, o que de Deus se pode conhecer na natureza se manifesta e também nos homens, pois faz parte da natureza, mas se não conhecemos direito nem a natureza, como conheceremos a Deus sendo ele pai da eternidade como o compreendemos ele neste nível?  (Rm1:19 Sal 19:1), e quem quer ver Deus o Pai, olhe para Jesus, pois ele diz: a tanto tempo estou convosco e não mim tente conhecidos? Quem mim vê a mim vê o pai (Jo14:9) mas você mim perguntou se há uma subordinação entre Cristo e Deus, se Cristo foi obediente, nisto se ver uma subordinação, mas isto é uma parte do todo, pois ele mesmo (Jesus) foi feito por Deus sua morada, é o que diz Paulo (Col 1:19) nele se reunimos em um corpo, a única forma de estudar Deus é em sua manifestação em Jesus Cristo e na Igreja, fora disto só na eternidade.


    Você perguntou se Cristo é o único que mais assemelha-se ao Pai, dentre os outros filhos angélicos, Jesus não é um anjo, pois diz o escrito aos hebreus assim: não foi a anjos que sujeitou o mundo futuro(2:5) vejo o contexto, ele diz que foi ao homem que ele sujeitou tudo debaixo de seus pés (Hb1:2; 2:7-11), ele é um homem e Cristo como já disse é o Espirito Santo o Pai.


    de uma forma simples, Deus habita corporalmente em Jesus.
    e todo assunto começa e termina nisto
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 30 Jun 2016, 23:41

    Eu fiz uma pergunta sobre um ponto em particular na postagem 654:

    A expressão "Filho de Deus" aplicada a Jesus incomodavam os fariseus por causa de sua ligação com a condição de Cristo ou por outra coisa?

    Fiquei com esta questão na mente e resolvi compartilhar para receber ,quem sabe, esclarecimentos!

    Será que é possível alguém me ajudar neste ponto?

    Abraços!!!
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Sex 01 Jul 2016, 07:04

    a paz do Senhor irmão gilcimar.


    se olhamos para está expressão que Jesus disse veremos que incomodava muito, pois ele não fava como sendo um Filho de Deus, mas o Filho de Deus, e os judeus disseram: não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo (Jo 10:33) depois disso ele usa o texto do salmistas, para expor que todos os homens são filhos de Deus,mas ele diz:aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: blasfema, porque disse: sou Filho de Deus? todos nós somos Filhos de Deus, mas Jesus antes de Nós foi feito o Cristo, foi santificado, para nos santifica (Hb 2:19-11) e por isto ele dizia o que disse e isto incomodava dos judeus.
    avatar
    Maicon Douglas
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6
    Idade : 34
    Cidade/Estado : Salvador
    Religião : Estudante da Bíblia
    Igreja : Sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 20
    Data de inscrição : 28/06/2016

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Maicon Douglas Sex 01 Jul 2016, 14:20

    Elielson Ribeiro

    Boa tarde. Obrigado pela tua resposta. Mas acho que fiquei com dúvidas quanto a esta definição.

    Elielson Ribeiro escreveu:irmão eu entendo assim, Deus o Pai é o Espirito, e o Espirito Santo não é um ser aparte do Pai, é a mesma pessoa

    Eu pesquisando em fontes religiosas encontrei esses textos:

    1  Reis 22:21 " Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê?" João Ferreira ARA

    Salmos 104:4 "Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador." João Ferreira ACRF

    Mateus 12:43 " "Jesus continuou: - Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra." " NTLH

    João 4:24 "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João Ferreira ARA

    1 Coríntios 15:45 " Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante." João Ferreira ARA

    Portanto, pelo que li nas Escrituras Sagradas, nessas passagens vemos que Deus, o Pai, é espírito, assim como os anjos obedientes, anjos desobedientes ( demônios) e Jesus Cristo são também espíritos. Então, quaisquer seres sobre-humanos, invisíveis e poderosos são chamados corretamente de espíritos.

    Sobre o espírito santo encontrei outras fontes bíblicas, pois sou muito curioso sobre isso, e encontrei o seguinte:

    Lucas 9:26 "Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. João Ferreira ARA

    Salmos 89:18 "Pois a Jeová pertence o nosso escudo, e, ao Santo de Israel, o nosso rei." Tradução Brasileira ( TB10)

    Atos 3:14 "Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino. " NVI

    Então, consegui ver que: Deus, o Pai; Jesus Cristo, o Filho, e os anjos, filhos angélicos, todos eles, são espíritos e santos. Portanto, os seres espirituais obedientes a Deus, e inclusive o próprio Deus, o Pai, são chamados coerentemente de espíritos santos.

    Eis então a minha dúvida: Porque o espírito santo, seria uma pessoa espiritual, se os filhos angélicos de Deus, o Pai, são chamados como tais? O que o distingue como tendo uma personalidade própria?

    O espírito santo, é santo, pois procede de Deus. Assim como os anjos, enquanto fiéis ao seu Pai e Deus, são santos. Bem como Cristo, pela sua obediência e fidelidade a seu Pai e Deus, também é santo. Todos, espíritos santos.

    Para muitos religiosos, o espírito santo habita neles, ou mora, quando estes são obedientes e tementes a Deus, o Pai. Realmente, vi isso na Bíblia.

    1 Coríntios 3:16  "Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? "

    O fato do espírito santo habitar nos cristãos fiéis e sinceros, não nos torna literalmente parte dele.

    Fiquei pensando sobre o texto que você mencionou. Achei bem interessante.

    Elielson Ribeiro escreveu:mas ele é o próprio santuário de Deus, e quando você mim pergunta se existe uma unidade de pensamentos entre Cristo e Deus, eu digo, existe Mais que isto, Deus casou com Cristo, isto é, tornaram-se um, (Espirito e corpo), ou seja, quem quiser ver a Deus deve olhar para Jesus, pois Deus está em Jesus, corporalmente, em nós Deus não está corporalmente, mas pela Fé, mas nós seremos possuídos por Deus e nos tornaremos a imagem de Cristo.  


    Então, eu gostaria de saber também, o que significa Jesus e Deus, o Pai, tornarem-se parte do mesmo Espírito e mesmo corpo. Em que sentido em Jesus Cristo habita corporalmente a plenitude da divindade? Quais bases bíblicas corroboram esta concepção?


    Desculpe pelas minhas perguntas, é que amo a Palavra de Deus, mas estou indignado em como as religiões a distorcem. Gostaria de saber como e do porquê o senhor entende desta maneira, para edificação mútua e uma busca do correto entendimento da Palavra de Deus.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Sáb 02 Jul 2016, 08:44

    Olá irmãos

    Acaso não exitiriam provas de que o Espírito Santo seja uma pessoa, com vontade e personalidade própria ?
    Eis algumas:


    Ele se entristece:
    Efésios 4.30
    "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."

    Ele glorifica a Cristo e há de receber do que é de Cristo:
    "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." (Jo. 16:14)

    Ele é um [outro] Consolador (não é o Pai), pois o próprio Pai é quem O enviaria:
    João 14.16
    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"

    É também o próprio Cristo quem O enviaria:
    "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." João 16.7

    Ele é que reparte os dons, particularmente a cada um como quer:
    -I Coríntios 12.11
    "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."

    Embora os dons Ele repartisse particularmente, mas só nos diria tudo o que tiver ouvido, não falando de si mesmo:
    "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (Jo. 16:13)

    E Ele mesmo é o que intercede por nós, a Deus, e o faz com gemidos inexprimíveis:
    "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rom. 8:26)

    Tem intenção própria: E Deus, que examina os corações, sabe qual é a INTENÇÃO do Espírito ao vê-Lo interceder por nós:
    "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Rom. 8:27)

    Ora, além do Espírito Santo entristecer-se... e distribuir particularmente dons como quer; e de ouvir tudo para no-lo dizer; e até rogar por nós a Deus...
    Também Cristo, que está a direita de Deus, também INTERCEDE POR NÓS A DEUS!
    "Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e TAMBÉM intercede por nós." (Rom. 8:34)

    Selá

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 44 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 16:26