A paz do Senhor Jesus Valdomiro!
Que diferença desta sua réplica com sua primeira participação de retorno na msg 525. Nesta última resposta percebi um tom agudo, não falta de educação, mas um pouco áspero. Deve ter se irritado com a minha resposta.
Mas tudo bem, faltou aquele mesmo tom amistoso da outra mas o exemplo de educação continua... Espero que não fique mais irritado agora.
Essa estória de como homem e como Deus (pensamento subjacente dessa tua afirmação) é por tua conta. A Bíblia nunca ensinou isso. Triste pra vocês unitaristas não perceberem isso. Porque na visão de vocês, os escritores inspirados estavam meio confusos, ora eles precisavam inserir homem quando escreviam Jesus Cristo, e ora não. Agora, já que você se diz conhecedor da trindade, (não parece mesmo) faça um levantamento dos versos em que isso acontece (adiciona-se homem a Jesus Cristo) e analise o contexto. Se fizer isso perante a doutrina da trindade irá perceber mais uma vez que temos razão (intrinsecamente), mas sabemos que irá negar. De preferência use uma boa tradução, ACF.
Você é quem está dizendo que foi um dos 4 casos. Jesus disse: “EU SEI QUE SEMPRE ME OUVES”. Para cada resposta atendida inclusa no SEMPRE há uma oração correspondente que dá causa ao atendimento, doutra sorte a palavra SEMPRE perde o sentido. Isso é uma conclusão bastante simples para qualquer leitor imparcial.
Quer dizer que não foi? Então bastou ele dizer que SEMPRE ora ao Pai, e vale pra tudo?
Outrossim você praticamente desconsidera a explicação do porque Ele orou na ocasião. Agora dizer que Ele não orou nos outros 3 casos, porque disse isso nesta ressurreição de Lázaro, é extravagantemente forçado. Vê ai, vamos orar uma única vez e vale por todas.
O fato é que Jesus também é homem como sabemos que é, Ele ora sim
àquele que se tornou Seu Pai no plano salvífico. Ora, bastava você citar João 17, é uma baita oração.
Mas o que estamos debatendo aqui é se Jesus precisa orar para realizar o maior dos milagres?
Ou se tem a liberdade de fazer o que quiser por ser também Deus.
Desculpe-me, eu não sabia que você iria ter dificuldade de entender isso. Eu não entendi porque não fecha, vou lhe mostrar isso.
Olha, uma coisa é a pessoa dizer: “Eu estou orando por causa disso” (isso é justificar a oração). Outra coisa é a pessoa dizer: “Eu disse isso para que...” (isso é justificar uma frase da oração).
Prestem atenção o que escreveu o Valdomiro. Conforme o Valdomiro, quando Jesus orou:
"Pai, graças te dou, por me haveres ouvido".
João 11:41 Jesus depois ao observar:
42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
Explicando porque orou.
Todavia conforme o Valdomiro, Jesus não estava explicando porque orou, por Ele não ter dito quando foi explicar o porque orou "por causa disso".
Ou seja, para o Valdomiro, precisaria estar assim: Eu fiz
esta oração por causa disso e daquilo.
Está explicado porque eu não havia entendido, é porque não faz sentido. Vamos ratificar isso nos próximos comentários do Valdomiro.
” Você está achando que o “EU BEM SEI QUE SEMPRE ME OUVES” é por causa do “GRAÇAS TE DOU”? Meu amigo, se permita pensar fora do condicionamento trinitário. A expressão “EU BEM SEI QUE SEMPRE ME OUVES” está indiscutivelmente ligada a frase anterior “POR ME HAVERES OUVIDO”. Aqui eu não preciso insistir no óbvio
Percebam ai: O óbvio do Valdomiro é que
"Pai, graças te dou, por me haveres ouvido" está dividido!!??
Leiam ai, é o que o Valdomiro está afirmando. Que a explicação está relacionada a apenas
uma parte da oração e não ela toda, e ainda que por esta divisão existir (na exegese do Valdomiro claro) Jesus justificou
uma frase da oração (uma parte) e não a oração.
Se você ou mais alguém divide a oração que Ele fez, é por sua conta ou na conta de algum outro que pensa igual. Pois pra mim, ainda que a explicação esteja sim interligada a parte B da oração,
a justificação é pela oração, não por parte dela. É só ler a explicação. Jesus explica: Pai, eu disse aquilo por causa da multidão.
E como de costume, lança-se palavras ao vento quando se diz:
Não perceber isso é por tua conta! E se você não perceber, sinceramente, não adianta, mais uma vez, continuarmos. O que Jesus disse está muito na cara. Eu até sugiro, respeitosamente, que, se você ainda não perceber, peça a alguém que trabalhe com interpretação de texto em tua igreja para te ajudar.Não há porque continuarmos
neste ponto irmão, pra mim é mesmo impossível fazer esta separação.
Foi mesmo? Rsrs. Você tenta nos convencer que o SEMPRE, foi só uma vez, e, ainda assim, para uma representação de Deus no papel de homem, e foi eu que distorci. Rsrs.
Vou te explicar o meu ponto de vista sobre o "SEMPRE" depois você me explica o seu se quiser.
O presidente da república me deu autorização legal para recolher todo o dinheiro de um certo imposto e dar ao grupo da cruz vermelha quando estivesse em ação no país, isso era uma tramitação legal feita entre nós, de que aquilo seria assim. E isso já é efetivado por 2 anos, onde sempre eu trago a ocorrência e resgato o dinheiro federal para ajudar a cruz vermelha.
Um dia decorrente de um dos casos em que a cruz vermelha estava em ação e o presidente estava também presente, eu me aproximo do presidente perante o grupo da cruz vermelha e digo: Sr. presidente, lhe agradeço grandemente por ter me ouvido mais uma vez nesta causa. (Em particular agora:)
Eu bem sei que SEMPRE me ouves, eu disse isso por causa do grupo da cruz vermelha presente. Eu não estou diretamente trocando os papéis aqui, onde eu seria supostamente Jesus e o presidente o Pai, mas sim fazendo uma alusão ao termo "SEMPRE".
Ainda que já estivesse estipulado que todo o fundo de um imposto estava liberado para atender os casos da cruz vermelha, eu cheguei a frente do presidente à frente de todos os presentes e exclamei que ele SEMPRE me ouve, mas em seguida expliquei em particular o porque disse aquilo. Logo o "SEMPRE"
não está ligado aquele episódio sempre acontecer,
mas sim ao fato da justificação. Em outras palavras, olha eu sei que a coisa já está certa entre nós. NÃO QUE EU SEMPRE AJO DAQUELA MANEIRA. Acho que ficou claro a diferença.
O brabo mesmo é você inferir que o SEMPRE dito uma vez queira dizer que Jesus sempre ore ao Pai para fazer milagres.
Ai não dá irmão.Quando eu li essa frase eu pensei que você fosse, pelo menos, tentar desfazer o que eu disse (artifícios?), mas você usou o artifício da pura subjetividade e fazendo isso não provou absolutamente nada. E já que você disse eu que me dei mal, para te ser sincero, não tenho visto você se dar bem em nenhuma de tuas explicações.
Elas estão ai. Cabe a você refutá-las. Mas por favor, não me venha com estes argumentos inconsistentes como os supra referenciados, porque deste modo os de bom senso irão perceber que você está inventando coisas que não existe.
Apenas concordo com o que Jesus disse em mais de uma ocasião onde ele se mostra dependente de Deus. Você é que precisa mostrar que o que quer que Jesus faça não tem dependência ou autoridade prévia dada por Deus
Quem conhece a doutrina da trindade, percebe facilmente a bagunça que faz o unitarismo quando argumenta sobre coisas assim.
Aproveitam do fato de existir a natureza humana de Cristo, ai Ele, chora, ora ao Pai, sente fome etc, você Valdomiro sendo unitarista, distorce os versos e a Bíblia isolando as passagens que afirmam isso se apropriando do fato
Dele (Jesus) ser também homem, mesmo que de modo distorcido no contexto unitarista, os trinitários concordam, não há dúvidas,
Jesus também é humano, o Deus que se fez carne. Se Ele se fez carne e se sujeitou à outra divindade, obviamente é como homem, aliás isso está explícito nas Bíblia. Todavia além de fazer esta bagunça teológica que é digna de prêmio por melhor inconsistência bíblica, quando partem para a outra natureza de Jesus, o seu caminhar enquanto aqui na terra, os seus feitos, assim como estes de ressuscitar alguém claramente pela sua vontade livre, liberar virtude para curar como está escrito, ai vem o Valdomiro e os unitaristas e simplesmente dizem que isso acontece
mas por dependência de Deus. Ora, Jesus como homem nós concordamos, Ele ora ao Pai, a divindade se tornou um homem que é o filho unigênito do Pai (que também se tornou Pai porque Jesus se tornou seu filho) mas tudo aquilo que a Bíblia mostra que Jesus fez livremente, agindo de modo livre sem restrição alguma, como sendo a própria palavra,
o Valdomiro direciona tal ação dependente de Deus, e olhando
para o Jesus homem, sabemos que a virtude vem mesmo de Deus,
mas no pensamento de vocês unitaristas não, o Jesus homem faz porque Deus está apenas usando Ele para fazer. A inconsistência neste caso fica amplamente clara quando lemos:
9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; Colossenses 2 Verso no qual os unitaristas
diante de como eles veem Jesus Cristo, precisaria ser retirado da Bíblia sagrada.
Você ainda não conseguiu provar o que alega, já que você não crê que em Fp. 2.6 se fale da ocorrência de um esvaziamento verdadeiro, pois acha que Jesus fazia as coisas porque é Deus, anulando o esvaziamento, dentro daquilo que você acredita.
Eu nem sei como você tem coragem de citar Fp 2:6. A Bíblia é clara quanto a isso, bastava ler. Está explicando também porque o esvaziamento, em que sentido, e lá está escrito, no âmbito de se fazer homem. Deus não é homem, mas elaborou um plano, se fez semelhante aos homens (Jesus Cristo) para salvar os homens. É o que diz lá de maneira clara. Mas você e os outros que não creem na divindade de Jesus, MAIS UMA VEZ complica o verso, a teologia e até a explicação que tem lá.
Diante do que Jesu falou e pelo fato de ele se referir ao Pai como sendo seu Deus, até mesmo depois de glorificado (Ap. 3.12) você precisa deduzir, pelos vários versículos que informam que Jesus depende de Deus, que tudo que ele fazia o fazia pelo poder dado a ele por Deus.É inconsistência demais irmão. Se Ele (Jesus) já era Deus, sabemos que o que o Jesus HOMEM fazia vinha de Deus, sim, só que Ele é o próprio Deus. Quando olhamos pra Cristo, é preciso ter a ótica da divindade, e do Jesus homem, se não acontece como você faz, pensa estar entendendo algo, e não está entendendo nada.
Depois você cita 1 Cor. 15:27, como se isso fosse lhe ajudar em algo. Peço aos leitores que acompanhem mais uma grave inconsistência do Valdomiro ou melhor dos unitaristas.
No verso 22 Paulo traz o contexto de qual natureza estava tratando, vejamos:
22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.Paulo traz um comparativo para o quadro de Adão, o primeiro homem.
23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.Vou organizar pra você Valdomiro. Jesus Cristo (o homem) foi a primícia dos que dormem, em seguida todos os outros homens que estão em Cristo.
24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.No juízo final, o Jesus homem que é Deus que se fez homem, entrega o reino àquele que no plano salvífico se tornou seu Pai, por isso aqui Paulo não deixa de citar Deus, "o Pai".
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
1 Coríntios 15:25-27Os unitaristas não entendem esta passagem, pois perguntam como poderia Jesus se sujeitar a si mesmo?
E sujeitou mesmo, porque também é Deus. Paulo traz esta explicação obviamente por revelação do Espírito, e a inferência de que Jesus tenha se sujeitado a si mesmo é verdadeira, pois o Jesus de natureza humana obviamente se sujeitou à sua outra natureza divina. Em suma a única dependência que existe ai é esta,
a de que a divindade teve que se sujeitar se fazendo servo para nos salvar, isso não quer dizer que para nascer o Jesus homem, a divindade Cristo deixou de existir.
28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.Observe que agora no verso 28 Paulo já não diz Deus "Pai", e por que? Porque depois de tudo terminado, esta distinção da divindade ter se sujeitado para nascer como homem e ter que se sujeitar a si mesmo (sendo Deus) para então ter o nome que está acima de todos no céu e na terra,
irá ser desfeita. Isso pode ser ratificado pela própria Bíblia em Filipenses 3 veja:Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Filipenses 3:20,21Você obstinado em não aceitar a trindade, nunca aceitou isso, mas a resposta está ai (já respondendo o Norberto também) é só confirmar na palavra.
Se o osso não pode, por si só, ressuscitar ninguém é fácil concluir (e não está errado) que Deus operou o milagre. Se Jesus diz que faz as coisas com a autoridade de Deus, e ainda diz que "O Pai é quem faz as obras". Quem somos nós para dizer que ele faz com independência, não é mesmo?
Descordo de ti mais uma vez Valdomiro, porque os ossos, é dedução lógica, a não ser que alguém diga que foram os ossos. Mas no caso de Jesus nós temos claramente na Bíblia os dois lados da moeda. Vocês unitaristas entendem muito mal um dos lados, o do Jesus homem. Agora quando se trata do Jesus Cristo divino, fazem um malabarismo sem tamanho para alterar o que está escrito, negando assim a divindade de Cristo.
Não há dependência alguma, há um propósito, e este propósito se cumpriu com uma das pessoas de Deus se manifestando em carne, se fazendo homem para nos salvar.
Graça e paz!