Boa noiteErnesto Eu entendo o seu ponto de vista, mas, justificação é uma coisa, e Salvação é outra, Exemplo:
Jesus diz ao Pai; O Ernesto e o Marcones são dois homens pecadores, mas, eles acreditam no meu sacrifício;(fé)bem no fundo eles nos amam. De vez em quando ainda escorregam no pecado, mas, eles não tem prazer de pecar, ainda não são perfeitos, e o inimigo se aproveita de suas fraquezas e consegue - os derrubar. Mas, depois de pecar, eles vem arrependidos me pedir por perdão, porque reconhecem o seu pecado e estão arrependidos. Eles continuam sendo pecadores, mas, eu prometi a eles que os perdoaria caso viessem pedir o perdão, Com o meu sacrifício na cruz eu os JUSTIFICO, e os incluo na lista dos salvos. ( Jesus nos justifica porque possuímos fé no sacrifício dele, Mas ainda falta a concretização da salvação.
Justificação é um ingresso ao livro dos salvos, passaporte para receber a vida eterna)
Salvação; a concretização desta promessa na vinda de Cristo.
O que você tenta explicar ou justificar não tem nada a ver com o requisito entre a salvação se seria pela obras ou pela fé? Nesse sua mensagem, que ate parece tirar do verso de Gálatas 2:16 quando Paulo explica que os judeus são salvos pela fé, não pela guarda da lei, ou seja, sacrifícios de animais, leis alimentícios e/ou mantendo os dez mandamentos, apenas em crer e ter fé no único sacrifício que é o de Jesus, pelo qual podemos ate fazer a referencia no mesmo verso que você nos trouxe Hebreus 10:26-27
A primeira declaração de Paulo sobre a “justificação” é que ela não vem por meio da lei. Essa maneira negativa de introduzir o termo sugere que não era a maneira original de Paulo de explicar o evangelho. Em vez disso, seus oponentes estavam usando a palavra, dizendo que as pessoas só poderiam ser justificadas (ou declaradas justas) guardando a lei. Verso 11. Paulo usa a terminologia deles, mas muda tudo. Mesmo aqueles que tentam guardar a lei não podem ser justificados por fazer a lei, porque todos falham em algum ponto ou outro.
No contexto, Paulo, em uma carta a um grupo específico de pessoas sobre um assunto específico naquele momento específico, usa palavras que depois se invertem. Paulo estava atacando aqueles que achavam que os cristãos deveriam seguir a lei judaica e ser circuncidados. Ele até mesmo lista as práticas cultas judaicas e declara essas OBRAS (da Lei) desnecessárias
Mas a questão aqui é saber se a salvação é pela fé ou pelas obras?
Efésio 2:4-9 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Se você está salvo, seu antigo eu está morto - acabado. Você recebeu a vida eterna. E isso é feito pela graça, o favor imerecido de Deus.
Temos uma variedades de ramificações do cristianismo que acreditam que serão salvas pelas obras, Testemunha de Jeová, Metodista, Mórmon, Católica etc.., mas somente o Evangelismo Protestante coloca a maior ênfase na fé, mas ainda pede obras para mostrar essa fé. No entanto, sem fé, essas obras são vazias. Se alguém deve aceitar o que está escrito na Bíblia, então uma pessoa é considerada justa por sua fé. E é recompensado por suas obras fiéis acima de sua justiça fiel em Jesus. Assim esta escrito e assim entendo.
Então, como isso se relaciona com os salvos pela fé ou pelas obras Ernesto?